Sunteți pe pagina 1din 5

Ajuda para metodologia

Biografia de Galileu Galilei


Biografia deste importante cientista dos sculos XVI e XVI, vida e obras, inveno do telescpio, estudos e teorias cientficas, Renascimento Cientfico, frases

Galileu: um dos maiores astrnomos da histria

Quem foi Grande Fsico, Matemtico e Astrnomo, Galileu Galilei nasceu na Itlia no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princpio da Inrcia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Cientfico dos sculos XVI e XVII. Descobertas, idias e estudos Galileu foi o primeiro a contestar as afirmaes de Aristteles, que, at aquele momento, havia sido o nico a fazer descobertas sobre a fsica. Neste perodo ele fez a balana hidrosttica, que, posteriormente, deu origem ao relgio de pndulo. A partir da informao da construo do primeiro telescpio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronmica e, com ela, pde observar a composio estelar da Via Ltea, os satlites de Jpiter, as manchas do Sol e as fases de Vnus. Esses achados astronmicos foram relatados ao mundo atravs do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi atravs da observao das fases de Vnus, que Galileu passou a enxergar embasamento na viso de Coprnico (Heliocntrico O Sol como centro do Universo) e no na de Aristteles, onde a Terra era vista como o centro do Universo. Por sua viso heliocntrica, o astrnomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisio, onde declarava que o sistema heliocntrico era apenas uma hiptese. Contudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocntrico e deu continuidade aos seus estudos. Muitas idias fundamentadas por Aristteles foram colocadas em discusso por indagaes de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e

pesados carem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade. Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Catlica por suas convices cientficas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecnica) foi publicada mesmo com a proibio da Igreja, pois seu local de publicao foi em zona protestante, onde a interferncia catlica no tinha influncia significativa. A mesma instituio que o condenou o absolveu muito tempo aps a sua morte, em 1983. Frases de Galileu Galilei: - " A Matemtica o alfabeto com que Deus escreveu o Universo." - "Mea o que mensurvel e torne mensurvel o que no ." - " Todas as verdades so fceis de entender, uma vez descobertas. O caso descobri-las".

http://www.suapesquisa.com/biografias/galileu/

Biografia de Galileu Galilei


Galileu Galilei
Galileu Galilei nasceu em 15 de Fevereiro de 1564 na cidade de Pisa. Filho de Vicenzo Galilei e de Giulia Ammannati, herdou do pai um grande gosto pela msica e uma enorme aptido para a matemtica, e da me um carcter forte e persistente. Em 1574 a sua famlia mudou-se para Florena e Galileu foi estudar para o Mosteiro de Camaldolese. Com apenas 17 anos ingressou na Universidade de Pisa, para estudar Medicina, onde permaneceu durante quatro anos, tendo abandonado esse curso para se dedicar ao estudo da fsica, da astronomia e da matemtica. Aos 25 anos foi nomeado professor de Matemtica da Universidade de Pisa e em 1592 tornou-se professor na Universidade de Pdua, onde permaneceu at aos 43 anos. Aqui efectuou diversas descobertas. Algumas das descobertas mais importantes so as leis do pndulo e a lei da queda dos graves. Entre as suas invenes contam-se a do termoscpio e do telescpio. No incio do sculo XVII surgiram os primeiros telescpios na Holanda. Galilleu desenvolveu/aperfeioou o seu prprio telescpio e foi o primeiro a observar as manchas solares, os quatro principais satlites de Jpiter e as fases de Vnus. As suas primeiras descobertas foram publicadas no Sidereus Nuncius (1610), manuscrito que causou sensao pela Europa inteira nos anos seguintes, baseado no princpio do telescpio, comeou a produzir os primeiros microscpios.

Em 1632, Galileu publicou Dialogo Sopra i Due Massimi Sistemi del Mondo, onde produzia uma conversa entre trs personagens: Salviati, Sagredo e Simplicius. Nesta obra, Galileu afirmou que a terra girava em torno do sol, o que contrariava a teoria aceite e defendida pela Igreja Catlica. Os Dilogos foram proibidos e Galileu foi interrogado diversas vezes, mas apesar das ameaas de tortura, Galileu manteve as suas convices sobre a teoria heliocntrica, que segundo o Santo Ofcio de Roma, era incompatvel com a Sagrada Escritura. Galileu foi obrigado a negar a publicamente a teoria copernicana e condenado a viver em priso domiciliria em Arcetri, onde escreveu as obras "Discorsi", "dimonstrazioni matematiche intorno a due nuove scienze", "Aattinenti alla meccanica" e "I movimenti locali", que foram secretamente publicadas na Holanda em 1638. Diz a lenda que, quando foi julgado por heresia, em 1633, e forado a rejeitar a sua crena de que a Terra se movia volta do Sol, Galileu teria murmurado: "Eppur si muove" ("No entanto move-se"). Morreu em 8 de Janeiro de 1642 em Arcetri, completamente cego. Acervo: 16 frases e pensamentos de Galileu Galilei.

Frases e Pensamentos de Galileu Galilei


No se pode ensinar nada a um homem; s possivel ajud-lo a encontrar a coisa dentro de si. Galileu Galilei Nunca encontrei uma pessoa to ignorante que no pudesse ter aprendido algo com a sua ignorncia. Galileu Galilei A verdade filha do tempo, e no da autoridade. Galileu Galilei "A cincia humana de maneira nenhuma nega a existncia de Deus. Quando considero quantas e quo maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, ento reconheo claramente que o esprito humano obra de Deus, e a mais notvel." Galileu Galilei No me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razo e intelecto, pretenda que no os utilizemos. Galileu Galilei

Galileu Galilei
15/02/1564, Pisa (Itlia) 08/01/1642, Arcetri (Itlia)

Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Galileu Galilei foi responsvel por uma revoluo na fsica e na astronomia

O pai de Galileu Galilei queria que ele fosse mdico e o mandou estudar em Pisa. Mas o jovem estava mais interessado em fsica e matemtica. A vocao do aluno tambm descontentou o professor Orazio Morandi, que o estimulava a seguir a carreira artstica. Sua primeira contribuio cincia se deu no Duomo de Pisa. O sacristo acabara de acender uma lmpada pendurada numa longa corda e a empurrara. O movimento pendular foi medido com as batidas do corao de Galileu. Ele percebeu que o tempo de cada oscilao era sempre igual e formulou a lei do "isocronismo" do pndulo. Assim, encontrou o primeiro uso prtico para aquela regularidade e desenhou um modelo de relgio. A famosa torre inclinada de Pisa fez parte de uma outra experincia para contestar a tese de Aristteles de que, quanto mais pesado fosse um corpo, mais velozmente cairia. Galileu deixou cair da mesma altura duas esferas iguais em volume, mas de peso diferente. Ambas tocaram o solo no mesmo instante. Em seu livro, "Saggiatore" ("Experimentador") combateu a fsica aristotlica e argumentou que a matemtica deveria ser o fundamento das cincias exatas. Galileu desenvolveu os fundamentos da mecnica com o estudo de mquinas simples (alavanca, plano inclinado, parafuso etc.). Entre suas criaes se destacam: o binculo, a balana hidrosttica, o compasso geomtrico, uma rgua calculadora e o termobaroscpio: feito para medir a presso atmosfrica, porm, serviu como termmetro. Em 1609, construiu um telescpio muito melhor que os existentes e explorou os cus como nunca fora feito antes. Alm de estudar as constelaes Pliades, rion, Cncer e a Via Lctea, descobriu as montanhas lunares, as manchas solares, o planeta Saturno, os satlites de Jpiter e as fases de Vnus. As descobertas foram publicadas no livro "Siderus Nuntius" ("Mensageiro das Estrelas"), em 1610.

A partir de suas descobertas astronmicas, defendeu a tese de Coprnico de que a Terra no ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrria ao dogma da Igreja, foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar (abjurar) suas idias publicamente. Foi banido para uma vila de Arcetri, perto de Florena, onde viveu em um regime semelhante priso domiciliar. As longas horas ao telescpio causaram sua cegueira. A amargura dos ltimos anos de sua vida foi agravada pela morte de sua filha Virgnia, que se dedicara vida religiosa com o nome de soror Maria Celeste. Em 1992, mais de trs sculos aps a morte de Galileu, a Igreja reviu o processo da Inquisio e decidiu pela sua absolvio.

S-ar putea să vă placă și