Sunteți pe pagina 1din 3

A Literatura importante para o Ser Humano?

Pode-se afirmar que a literatura importante para o ser humano pois permite a cada pessoa, enquanto leitora ou ouvinte, descobrir-se a si mesma. No possvel encontrar ou formular uma viso especfica de um texto dito literrio que no fira a conscincia visual que cada pessoa tem do mundo. Tal como cada pessoa um ser uno, dotado de capacidades e dons especficos, tambm a literatura um objeto em constante crescimento, um projeto inacabado. A partir da viso que cada um tem da literatura possvel verificar a impossibilidade de constituio de uma definio especfica. Da ser possvel inferir que a literatura um elemento importante para a nossa formao enquanto pessoa e enquanto leitor. No s nos permite estabelecer ligaes com a nossa personalidade bem como com o que nos rodeia, como, por outro lado, facilita a hiptese de nos tornarmos criadores da mesma. Tal como cada pessoa um ser uno e completo, tal caraterstica transferida para a literatura aquando do contato mtuo com a mesma.

Inveno Observao Interna Ideias Leitura de contos dos pais aos filhos; Hora do conto na Escola; Observao externa Ideias Manuel Antnio Pina: - organizador fundamental; - fuga rotina; - proteo contra a automatizao; Meditao Intrnseca Definio - Ser humano; - literatura; Meditao Extrnseca Gnero/espcie Literatura: - produto social; - produto cultural; Tipos de literatura: poesia, literatura infantil, literatura light, romances, narrativa de viagens,

Disposio Tese A literatura um meio fundamental para a descoberta do verdadeiro Eu.

Sentimentos - fuga; - priso; - revoluo;

Sentimentos - Evaso; - Monotonia; - Liberdade; - Alegria; - Aborrecimento;

Diviso Ser humano: - criana; - adulto; - criador; - recetor;

Causa/efeito - Raciocnio estruturado; - Compilador de respostas; - Fonte de cultura;

Frase Tpico A literatura, um meio para a descoberta do verdadeiro eu.

Imagens - Priso; - Revoluo;

Imagens - Infncia; - Vida adulta;

Conveniente/Inconveniente Circunstncias - Fomentador de interao e equilbrio social; - econmicas; - sociais; - culturais; - polticas.

Argumento

Exemplos Revoluo de Abril;

Exemplos - escola; - famlia;

Exemplos P.N.L.; P.R.L.;

Exemplos Famlias desestruturadas; Regimes Polticos;

Exemplo

A literatura um meio fundamental para a descoberta do verdadeiro Eu. Sendo a pessoa um ser humano social, encontra na literatura, produto da cultura social, para percecionar os problemas sociais que a rodeiam. Todavia esta ao dificultada, entre outros motivos, pelos modelos ou regimes pr-estabelecidos dado o seu interesse na manuteno de valores e institutos sociais aliceradores de uma viso prpria do mundo. Numa sociedade dominada, por exemplo, por um regime totalitrio, qualquer pessoa defensora de ideias diferenciadas vista como um alvo a abater dado o facto de poder fomentar outras pessoas a insurgir-se contra ideias passadistas e at atrasadas. Um dos meios usados a venda exclusiva de obras veiculadoras dos ideais do Poder, o que dificulta a abertura das pessoas a novas vivncias e consequentemente a uma iliteracia sociocultural patolgica. No entanto, surgem sempre elementos mais ousados que buscam novas formas de transmisso destes conhecimentos proibidos. Para tal ocultam o sentido real dos textos, permitindo assim a cada leitor descobrir o texto por si mesmo. Conjugado com as experincias pessoais de cada um, possibilita uma evaso da realidade que o rodeia. Junta-se a este facto a estruturao de raciocnios cada vez mais complexos, capazes de alicerar novas formas de luta contra as mentalidades preestabelecidas. No universo social vo surgindo assim novos focos de combate, cada vez mais numerosos, passiveis de conduo ao caos social. No entanto, este aparente caos constitui na realidade a assuno de uma multiplicidade de mentes que buscam os melhores meios possveis para a criao de uma sociedade cada vez mais justa e equilibrada pela anlise dos erros do passado. Estes novos leitores, ainda que implicitamente no se deem conta, esto a contribuir para a formao de novas geraes de leitores, dotados de uma mentalidade sociocultural mais aberta. Neste sentido, cada pessoa vai descobrindo as suas reais capacidades e contribuindo com novos elementos para a literatura, objeto inacabado e em constante evoluo.

S-ar putea să vă placă și