Sunteți pe pagina 1din 7

CURSO CONTROLE DA VIA AREA

CURSO CONTROLE DA VIA AREA


1. ESTRUTURA DO CURSO 1.1. O curso Controle da Via Area um projeto educacional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), subordinado ao seu Depto. Cientfico. um curso presencial para capacitao de mdicos e estudantes de medicina no uso de diferentes tcnicas e dispositivos que permitam o controle das vias areas com maior segurana. 1.2. O curso Controle da Via Area Ncleo SBA Vida propriedade intelectual da SBA. 1.3. O recursos materiais para realizao do Curso so provenientes de aquisio pela SBA atravs de compra, parceria com fornecedores e dos quesitos de responsabilidade do solicitante, constantes nos item 8 deste regulamento. 1.4. O Curso ter carga horria total de 8 horas, ministrado em dois perodos consecutivos (manh e tarde), com atividades tericas e prticas, onde ser feito o desenvolvimento, treinamento e desenvolvimento de habilidades para controle adequado da via area. 1.5. Cada verso do Curso contar, necessariamente, com 01 coordenador, 05 instrutores e at 2 funcionrios de apoio da SBA. 2. Objetivos 2.1. Capacitao para o manuseio das vias areas, atravs do desenvolvimento de habilidades tcnicas com vrios dispositivos e tcnicas para adequado controle ventilatrio. 2.2. Ensino e treinamento do gerenciamento de crises de origem respiratria e das medidas destinadas a minimizar o dano decorrente da manipulao das vias areas. 3. Pblico Alvo 3.1. Mdico Anestesista. 3.2. Mdico de outras especialidades. 3.3. Mdico em especializao e Residentes. 3.4. Estudantes de medicina. 4. Competncias dos egressos do Curso 4.1. Reconhecer os principais problemas relacionados ao controle ventilatrio. 4.2. Reconhecer os principais critrios para previso de dificuldades para o controle da via area. 4.3. Adotar condutas mais seguras em situaes de alto risco para complicaes respiratrias, como gestantes, obesos e pacientes com estmago cheio. 4.4. Usar as tcnicas recomendadas para laringoscopia direta, insero de dispositivos supraglticos, laringoscpios pticos, videolaringoscpios e fibroscopia flexvel. 4.5. Reconhecer as principais indicaes e as contra-indicaes para uso destes dispositivos. 4.6. Reconhecer a situao no-intuba e no-ventila e adotar condutas apropriadas. 4.7. Indicar o acesso invasivo via area. 4.8. Usar dispositivos para cricotirostomia e intubao retrgrada. 5. Metodologia 5.1. Sero usados mdulos tericos e estaes prticas para o desenvolvimento das habilidades, de acordo com o programa: 5.1.1. Mdulos Tericos Problemas durante o controle das vias areas Como reconhecer uma via area difcil (VAD) Anlise crtica dos algoritmos para controle da VAD Via area em situaes especiais Gestante Obesidade mrbida Intubao do paciente acordado Dispositivos para controle das vias areas Mscaras larngeas e dispositivos supraglticos Curso Controle da Via Area - Ncleo SBA Vida 1

Laringoscopia direta Laringoscpios pticos e vdeolaringoscpios Intubao por fibroscopia flexvel Acesso invasivo 5.1.2. Estaes prticas Mscaras larngeas e dispositivos supraglticos Laringoscpios pticos e vdeolaringoscpios Intubao por fibroscopia flexvel Acesso invasivo: Cricotirotomia e ventilao a jato transtraqueal (VJTT) Acesso invasivo: Intubao retrgrada 6. Equipe do curso 6.1. Para cada verso deste curso, ser indicado pelo coordenador do Ncleo SBA Vida e aprovado pela Diretoria da SBA, um coordenador do curso Controle da Via Area. 6.2. A coordenao do curso ser feita por um membro ativo, instrutor do curso Controle da Via Area e portador do TSA. 6.3. Entre cinco e oito instrutores do Curso Controle da Via Area, da SBA, de acordo com item 11.2 deste regulamento. 6.4. O solicitante dever franquear a participao de Instrutores em Treinamento, em nmero mximo de 04 (quatro), por solicitao da SBA. 6.4.1. A participao deste Instrutor em Treinamento no ter nenhum tipo de nus para a SBA e/ou solicitante. 6.4.2. Podero ser convocados como instrutores curso Controle da Via Area Ncleo SBA Vida, aps indicao por uma das regionais da SBA, mdicos anestesistas membros ativos da SBA, com notrio saber no assunto a ser abordado, portadores do TSA, desde que sua indicao seja confirmada pelo Coordenador do Ncleo SBA Vida e aprovada pela Diretoria da SBA. 6.5. At dois funcionrios da SBA responsveis pelo transporte, preparo, apoio e limpeza do material do curso. 7. Recursos necessrios para o Curso 7.1. Para a apresentao terica 7.1.1. Sala de aula com cadeiras para o total de inscritos (24 at 40), com pelo menos 10 cadeiras sobrando, obedecendo a disposio da figura 01. As cadeiras podem apresentar disposio escolar (com pranches), cadeiras com braos (com previso para canhotos) ou cadeiras e pranchetas. 7.1.2. 01 mesa com 03 cadeiras dispostas frente da sala, para utilizao pelos Instrutores. 7.1.3. Telo para projeo. 7.1.4. Um microfone ou sistema de microfonia porttil (preferido). 7.1.5. Computador com software Office 2010, com cd-rom, entrada USB, e sada para data-show. 7.1.6. Um profissional para executar sistema de projeo.

Curso Controle da Via Area - Ncleo SBA Vida

Figura 01. Sala de aula terica.

7.2. Para o treinamento prtico 7.2.1. As estaes prticas idealmente devem ser em ambiente separado das apresentaes tericas. Se o espao para as aulas tericas for o mesmo da prtica, recomenda-se uma sala com dimenso mnima de 150 m2. Quando realizado em sales amplos, pode-se optar por arranjo das estaes prticas sem necessidade de divisrias, desde que permitam que cada estao esteja afastada a uma distncia mnima de 6 metros da outra. Itens necessrios na sala de treinamento prtico: 7.2.2. Telo para projeo. 7.2.3. 01 microfone ou sistema de microfonia porttil (preferido). 7.2.4. Computador com software Office 2010, com cronmetro instalado, com entradas de cd-rom, USB e sada para data-show. 7.2.5. 01 profissional para executar sistema de projeo ou controle com passador de slides. 7.2.6. Em ambientes menores, sugere-se a montagem de 04 estaes com divisrias, todas no mesmo ambiente, contendo no mnimo 12 m2 cada uma, criando 04 espaos separados, conforme ilustrado na figura 02. 7.2.7. As estaes devero conter: 02 tomadas de 110 volts em cada estao (total = 08). 04 conversores 220-110, caso a voltagem do local seja 220 volts. 01 mesa de apoio em cada estao de 80 x 80cm, totalizando 04. 05 pranches para serem utilizados como mesa de apoio, para distribuio nas estaes (40 x 140 cm). 7.2.8. Espao adicional para funcionar como depsito, com cerca de 12 m2, no mesmo ambiente das estaes prticas.

Curso Controle da Via Area - Ncleo SBA Vida

Figura 02. Disposio das divisrias para estaes prticas do curso

7.2.9. O solicitante dever disponibilizar os seguintes materiais: QTD 1 20 4 4 2 3 10 2 1 1 MATERIAL Suporte para soro Pacotes pequenos de gaze ou 1 pacote grande de gaze lcool A 70% 250 ml Gel lubrificante hidroflico de 100 ml (tipo KY) Rolo de esparadrapo largo Caixa de luvas de procedimentos (1 de cada tamanho P, M e G) Toalhas para forrar os pranches que serviro de mesa de apoio ou 1 rolo lenol de papel para forrar as mesas Rolos de fita para embrulho Cilindro pequeno de ar comprimido ou oxignio Vlvula redutora de ar comprimido (para 3,5 Kg/cm-2)

8. Obrigaes do solicitante 8.1. Solicitar o curso secretaria da SBA, informando data prevista e local de realizao, com antecedncia mnima de 60 dias. 8.2. Enviar confirmao da disponibilidade do espao fsico e operacional do local que ser realizado o curso. 8.3. Determinar e comunicar SBA, logo aps a confirmao do agendamento do curso, o nome de um mdico que ser o coordenador local do projeto, com dados de endereo, telefone e e-mail. O coordenador local do projeto ser o responsvel, da parte do solicitante, pelos contatos com a Secretaria da SBA e o coordenador do curso para a organizao local do projeto e os ajustes operacionais necessrios. 8.4. Providenciar e custear a estrutura fsica e recursos udio visuais para a realizao do Curso. 8.5. Providenciar e custear dois coffee-break, sendo um pela manh e outro tarde, nos intervalo do curso, que podero coincidir com o intervalo do evento (mediante solicitao prvia ao coordenador do curso), da jornada ou congresso em que o curso Controle da Via Area estiver sendo realizado. 8.6. Providenciar e custear refeies e hospedagem para a equipe do curso 8.6.1. Reservas de dirias de hotel para o Coordenador, quatro instrutores do curso e um funcionrio da SBA (equipe do curso Controle da Via Area Ncleo SBA Vida).

Curso Controle da Via Area - Ncleo SBA Vida

8.6.2. Providenciar caf da manh, almoo e jantar para a equipe do curso. O almoo dever ser servido em restaurante no mesmo local do evento, ou prximo, para agilizar as atividades do curso e evitar atrasos. 8.7. Providenciar e Custear Passagem area e translados 8.7.1. Passagens areas da equipe do curso Controle da Via Area Ncleo SBA Vida. 8.7.2. Providenciar translado na chegada e na sada (aeroporto/hotel e hotel/aeroporto) a todo os membros da equipe do curso. 8.7.3. Fornecer meio de transporte para a ida e a volta do local da realizao do curso de acordo com as orientaes do coordenador do curso. 8.7.4. Fornecer reembolso das despesas de transporte da residncia at o aeroporto da equipe do curso. Os valores dos recibos apresentados devero ser pagos em dobro, para o pagamento do meio de transporte na volta da equipe do curso para seus respectivos Estados de origem. Todos os recibos sero apresentados no primeiro dia do curso pelo funcionrio da SBA para a secretria da regional ou da instituio solicitante. Estes valores devero ser pagos para a funcionria da SBA, que ficar responsvel pelo repasse do reembolso para cada membro da equipe do curso. 8.8. Despesas com transporte do material do curso e estrutura fsica 8.8.1. Todas as despesas de transporte do material para realizao do curso Controle da Via Area devero ser pagas diretamente pelo solicitante transportadora. 8.8.2. Ao valor do transporte includo, pela transportadora, um porcentual correspondente a seguro de transporte. 8.8.3. No ato da solicitao de realizao do curso, o solicitante dever encaminhar documento assinado, contendo autorizao para que a cobrana do transporte seja feita pela transportadora. 8.8.4. Caber ao solicitante arcar com todos os custos com a estrutura fsica e recursos udio visuais para a realizao do curso. 8.9. Responsvel local pelo material do Curso 8.9.1. Dever ser fornecido pelo solicitante SBA, com no mnimo 15 dias de antecedncia, endereo completo e nome da pessoa responsvel pelo recebimento do material correspondente de propriedade da SBA, a ser entregue por uma transportadora. 8.9.2. Esta pessoa ficar responsvel pelo recebimento do material, conferncia do nmero de volumes constantes da nota de entrega, recebimento das chaves e notas fiscais originais que acompanham os equipamentos, termo de responsabilidade pelo envio dos equipamentos assinado pela SBA, armazenamento em local seguro e entrega de tudo ao funcionrio da SBA. 8.9.3. Ao trmino do curso, o funcionrio da SBA deixar todo o equipamento embalado, contatar a transportadora solicitando a coleta e deixar todos os equipamentos, documentao recebida e chaves, com a mesma pessoa que ficar responsvel em entreg-la transportadora. 8.10. Divulgao do Curso 8.10.1. Caber ao solicitante divulgar o curso com o seguinte nome: Curso Controle da Via Area Ncleo SBA Vida. 8.10.2. Todo o material promocional do curso dever conter as logomarcas da SBA e do Curso Controle da Via Area Ncleo SBA Vida. 8.10.3. As logomarcas da SBA e do Curso Controle da Via Area Ncleo SBA Vida somente podero ser utilizadas para divulgao dos cursos autorizados pela SBA. 8.11. Cadastramento do Curso na Comisso Nacional de Acreditao (CNA/AMB) 8.11.1. Aps a confirmao do agendamento do Curso Controle da Via Area - Ncleo SBA Vida, pela secretaria da SBA, o solicitante dever encaminhar SBA o protocolo da solicitao de cadastramento deste curso junto CNA/AMB. 8.11.2. O solicitante dever cumprir as exigncias da CNA quanto ao envio dos nomes e CPF dos participantes do Curso Controle da Via Area Ncleo SBA Vida, para crdito de pontos para a recertificao do Ttulo de Especialista em Anestesiologia. 8.11.3. O solicitante dever enviar SBA, cpia do documento encaminhado CNA, contendo os nomes dos participantes do Curso Controle da Via Area Ncleo SBA Vida. 9. Perodo de execuo 9.1. Dois perodos (manh e tarde). 10. Carga Horria 10.1. 08 horas/aula. Curso Controle da Via Area - Ncleo SBA Vida 5

11. Nmero de vagas 11.1. Para realizao do curso, o nmero mnimo e mximo de inscritos dever ser de 20 e 40, respectivamente. 11.2. O nmero de instrutores ser determinado pelo nmero de participantes em cada turma. Para turmas de at 24 inscritos sero designados 5 instrutores, para 40 inscritos sero designados 8 instrutores. 12. Local de execuo 12.1. Em qualquer local, desde que atenda as condies para o adequado treinamento terico-prtico, com a anuncia da Diretoria da SBA. 13. Custos do curso 13.1. Para regionais da SBA, o valor de reembolso ser de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), correspondente manuteno, reposio e seguro contra perda, dano, extravio e/ou roubo dos equipamentos do curso. 13.2. Para outras instituies solicitantes, o valor da taxa ser definido pela Diretoria da SBA. 13.3. A SBA emitir boleto bancrio contra a Regional/instituio solicitante do curso, com data de vencimento de 15 (quinze) dias antes da data prevista para realizao do curso. 13.4. Caso o depsito no seja efetuado at a data limite, a realizao do curso ser suspensa. 13.5. Qualquer nus pela suspenso do curso ser responsabilidade da regional/instituio solicitante. 14. Certificados 14.1. A SBA conferir um certificado de participao aos alunos do Curso Controle da Via Area Ncleo SBA Vida. 14.2. A impresso e entrega dos certificados aos participantes ser de responsabilidade do solicitante do curso. 15. Casos omissos 15.1 Os casos omissos sero resolvidos pelo coordenador, cabendo recurso Diretoria da SBA e ao solicitante do curso.

Curso Controle da Via Area - Ncleo SBA Vida

S-ar putea să vă placă și