Sunteți pe pagina 1din 26

2

O COMPUTADOR:
CORPO E ALMA
Marcus Henrique Soares Mendes Antnio de Pdua Martins e-Tec BRASIL Informtica Bsica

Houston, temos um problema

De software ou hardware?

Meta
Conhecer as partes indispensveis de um computador, suas funes bsicas e seu funcionamento.

Objetivos
Ao final desta aula, voc dever ser capaz de: 1. Diferenciar hardware de software; 2. Descrever como o ser humano e o computador interagem entre si; 3. Reconhecer os principais hardwares de um computador.

Pr-requisito
Antes de iniciar esta aula, voc deve conhecer as funes bsicas de um computador e suas aplicaes gerais, como visto na Aula 1 Conhecendo a informtica.

O PC e voc
Com o que aprendemos na Aula 1, saber que os computadores e a informtica esto muito presentes em nossa vida j no mais novidade. Escolas, bibliotecas, hospitais, supermercados, farmcias..., esses so apenas alguns exemplos de onde podemos nos deparar com computadores. Mas ser que sempre estamos realmente cientes dos computadores que nos cercam? Quando voc olha um objeto, j percebe instantaneamente algum processo informatizado? Vamos ver? Imagine um dia normal de um estudante ou trabalhador como voc. s seis da manh, o despertador do telefone celular toca. hora de ir trabalhar! Da voc demora a se levantar, fica um pouco atrasado e, para ganhar tempo, esquenta o leite no forno de microondas. Ao chegar empresa ou escola, necessrio passar o crach de identificao em uma leitora. Na hora do almoo, aproveita e vai ao caixa eletrnico pagar uma conta de luz; para isso feita a leitura do cdigo de barras impresso na conta. No fim do expediente, antes de ir estudar, decide passar em um supermercado para comprar alguns produtos. Na fila do caixa, percebe que existe uma leitora de cdigo de barras pela qual todos os produtos passam a fim de serem includos na sua compra. Quantos exemplos de uso da informtica voc notou? Se bem lembramos, informtica significa informao automtica. Acima, seu despertador utilizou a informao do horrio seis da manh para despertar no momento certo, automaticamente. O microondas esquenta o leite durante o tempo informado por voc no painel. O crach traz a informao de que voc de fato pertence quele local de trabalho ou estudo, ento seu acesso liberado. A seqncia de nmeros na conta de luz compreendida pelo leitor e sua dvida paga. A leitora de cdigo de barras do caixa de supermercado consegue associar o cdigo presente na embalagem com o preo daquele produto. Somamos cinco encontros com a informtica e computadores! Veja que num dia totalmente normal voc utiliza intensivamente a informtica.

31
AULA 2 O computador: corpo e alma

32
e-Tec Brasil Informtica Bsica

ATENO!
A sociedade moderna depende cada vez mais da informtica em suas atividades; h quem diga que a informtica um recurso to indispensvel quanto a energia eltrica.

Voc pode estar se perguntando: qual a relao entre telefone celular e forno de microondas com informtica? Lembra-se da ltima aula? Esses produtos funcionam como se fossem computadores, s que cada um tem sua funo especfica bem definida, diferentemente dos computadores de propsito geral. Assim como os computadores convencionais, de uso geral, os exemplos citados so constitudos de uma parte externa chamada hardware, que internamente possui programas ou softwares que controlam suas funes. Hardware e software so as duas partes fundamentais de um computador. A seguir vamos aprender mais sobre esses dois aspectos principais de um computador. Preparado? Vamos l!

Hardware
A palavra hardware j utilizada livremente em portugus. Sua origem vem da lngua norte-americana. Inicialmente, referia-se a qualquer artefato tecnolgico, durvel e fcil de montar, mesmo que fosse feito de madeira. Atualmente, nos EUA, hardware utilizado amplamente: chaves, maanetas, ferramentas tudo isso chamado de hardware, especialmente os objetos feitos de metal. No mundo da informtica, hardware a parte mecnica e fsica da mquina, com seus componentes eletrnicos. Pode-se dizer que o hardware o corpo do computador. qualquer parte do computador que voc pode tocar. a parte do computador que d vontade de chutar quando o computador trava.

CURIOSIDADE!
O termo travar, muito utilizado em informtica, refere-se parada repentina de funcionamento do computador devido a algum problema inesperado que pode ser causado por falha do software ou do hardware do computador. Tomara que seu computador nunca trave!

33
AULA 2 O computador: corpo e alma

CURIOSIDADE!
Hardware: Hard em ingls significa duro ou slido. Ware um termo j antiquado na lngua inglesa, que significa produto. Assim, hardware originalmente significava algo como bens ou produtos slidos, durveis.

Sou HARD mesmo.

34
e-Tec Brasil Informtica Bsica

Software
Softwares so programas ou conjunto de instrues que permitem que o computador execute uma determinada tarefa. O software intangvel, voc no pode toc-lo. a parte do computador que, quando trava, voc somente pode falar mal. No tem como chut-la.

Travei. Me chuta agora que eu quero ver!

Nas Aulas 4, 7, 8 e 9 voc vai aprender mais sobre softwares. Na Aula 4, estudar o sistema operacional, que um software essencial para o funcionamento do computador. J nas Aulas 7, 8 e 9 voc ser apresentado aos softwares aplicativos, os quais desenvolvem tarefas especficas.

CURIOSIDADE!
A pessoa que desenvolve softwares conhecida como programador. Para a criao dos programas de computador, o programador utiliza algoritmos. Voc se lembra da aula anterior? Esses algoritmos so escritos em uma determinada linguagem de programao.

35

ATIVIDADE 1 ATENDE AO OBJETIVO 1


Imagine que voc o gerente responsvel por um hotel na cidade em que mora. O seu hotel, muito prspero, dispe de um cibercaf, onde os hspedes podem fazer lanchinhos e utilizar a internet. Ao checar se est tudo bem, voc recebe a seguinte lista de problemas: Computador 1: O programa de checar e-mails no funciona. Computador 7: O fio que liga a fonte do computador se partiu. Computador 8: A tela do monitor est rachada, impedindo que o usurio veja o que est escrito. Computador 11: Um determinado tipo de vdeo da internet no funciona. Diferencie qual destes problemas de hardware e qual de software.

Conceito de computador
J falamos bastante dele. Na aula passada, vimos sua origem. Mas como podemos definir o computador com nossas novas informaes? Ser que alguma coisa mudou? Veja a definio a seguir:

ATENO!
Um computador um equipamento eletrnico com a capacidade de receber dados, process-los, armazen-los e devolvlos como informaes ao usurio.

Pela definio de computador, voc pode perceber que ele responsvel por quatro funes, consideradas bsicas, que so: entrada (ou seja, o recebimento de dados), processamento, armazenamento e sada (ou seja, a devoluo dos dados processados ao usurio). Vamos ver cada uma dessas funes a seguir.

AULA 2 O computador: corpo e alma

36
e-Tec Brasil Informtica Bsica

Entrada
Permite que o ser humano se comunique com o computador. Quando voc digita um conjunto de dados seu nome, o nmero de fregueses de uma loja etc. est utilizando a funo de entrada. necessrio utilizar algum perifrico de entrada para enviar dados para o computador.

ATENO!
Perifricos? Calma! Esse termo vai ser abordado na prxima aula. Por enquanto, adiantamos que perifricos so tipos de hardware que, como o texto diz, servem para voc colocar informaes no computador. Os perifricos podem realizar outras funes alm da entrada, mas vamos deix-las para a prxima aula. Mas, com o que j explicamos, voc poderia imaginar quais perifricos voc utilizaria para colocar os dados em um computador?

Processamento
a principal funo do computador. realizado pela Unidade Central de Processamento, a famosa CPU (Guarde essa sigla, ela ir aparecer novamente!), que responsvel por processar instrues, realizar clculos e gerenciar o fluxo de informaes dentro do computador.

Armazenamento
composto por dispositivos de armazenamento que permitem a leitura e/ou gravao de dados. O computador utiliza os dados obtidos nesses dispositivos para executar as tarefas. Em geral, esses dispositivos so chamados de memria.

Sada
responsvel por mostrar a resposta do processamento de dados ao usurio, ou seja, permite que o computador se comunique com o ser humano.
Memria secundria

37
AULA 2 O computador: corpo e alma

Unidades de entrada

Memria principal

Unidade de sada

Placa-me

Unidade central de processamento

Figura 2.1: Esquema de funcionamento do computador.

ATENO!
Placa-me? O que isso? Ela ser apresentada mais frente nessa aula. Saiba, por enquanto, que ela contm os encaixes para a conexo da unidade central de processamento e dos hardwares de entrada, sada e armazenamento.

38
e-Tec Brasil Informtica Bsica

Como funciona o computador?


Pequenos mdulos de software - agentes - surgiram atravs de caminhos lgicos, agrupando, consultando, reagrupando. Eles rapidamente estabeleceram que toda a memria da nave, at o mdulo central (...), estava em frangalhos. Nenhuma quantidade de interrogaes podia determinar o que havia acontecido. O prprio mdulo central (...) parecia estar danificado.
Douglas Adams

Vamos acompanhar o funcionamento de um computador? O que o usurio deve fazer para que o computador execute alguma funo desejada? E qual o papel do prprio computador hardware e software nesse processo? Inicialmente o usurio deve fazer uso de um hardware da unidade de entrada para enviar um dado ao computador ou solicitar que seja carregado algum dado da memria secundria. Esse dado vai para a Memria Principal (MP), que tambm conhecida como memria RAM (Random Access Memory Memria de Acesso Aleatrio) do computador, pois tudo o que est sendo executado em um dado instante pelo computador tem que estar na MP. A MP um dispositivo de armazenamento. Da a Unidade Central de Processamento (CPU, a sigla vem do termo em ingls Central Processing Unit) se comunica com a MP para pegar os dados enviados pelo usurio e process-los. Aps o processamento, a CPU devolve a resposta para a MP, que, por sua vez, disponibiliza a resposta tanto para as unidades de sada quanto para a memria secundria. Voc deve ter notado que o computador, por meio das unidades de entrada, recebe dados, que, aps processados, so retornados atravs das unidades de sada em formato de informao. importante saber diferenciar dado de informao.

Dado
Dado algum tipo de material em formato desorganizado que no significa nada isoladamente.

39
AULA 2 O computador: corpo e alma

Informao
Informao o resultado da transformao dos dados em algo til para o usurio. Por exemplo, se eu disser para voc Trinta e cinco., isso um dado ou uma informao? Voc consegue entender o sentido desse texto? No, pois falta um complemento, algo que faa com que esse valor faa sentido para voc. Logo, trinta e cinco um dado.

Trinta e cinco

? ? ? ? ??

No entanto, se eu disser: Esse livro tem trinta e cinco pginas., a frase agora possui significado. H um contexto, algo de til transmitido para o receptor. Ento, o trinta e cinco passa a ser uma informao.

40
e-Tec Brasil Informtica Bsica

Este livro tem trinta e cinco pginas.

ATIVIDADE 2 ATENDE AO OBJETIVO 2


Agora voc vai se imaginar no papel de um software que necessita carregar dados que precisam ser transformados em informao para um computador. Um perifrico de entrada lhe pede: Por favor, faa com que esses dados digitados pelo usurio sejam processados. Voc olha os dados passados e l encontra: 17+ 5 Qual seria sua primeira atitude? Para onde os dados devem ser encaminhados, assim que entram no computador? Descreva todo o percurso at a resposta ao usurio. Considere duas situaes: a primeira, na qual o usurio quer apenas armazenar os dados na memria secundria e a segunda, na qual o usurio no quer armazenar os dados na memria secundria. Discuta essa atividade com seu tutor no plo.

Ns podemos nos aprofundar um pouquinho mais e pensar sobre como de fato o computador entende o que digitamos. Isso me lembra a clssica piadinha a seguir:

41
AULA 2 O computador: corpo e alma

- P p o p? - P... p p o p.

Eles conseguem se comunicar com uma nica slaba! A tecnologia deles avanadssima! Vamos fugir! Cancelem a invaso!!

Os computadores tambm usam uma codificao muito simples para entender dados e transform-los em informao. Na linguagem dos computadores, s temos os nmeros 0 e 1. Impossvel? Vamos ver? Os computadores so capazes de distinguir dois estados distintos, como, por exemplo, a ocorrncia ou no de impulsos eltricos, a presena ou no de luz. Podemos representar cada estado distinto como um dgito. Por exemplo,

42
e-Tec Brasil Informtica Bsica

a presena de impulso eltrico equivale a 1 e a ausncia do mesmo equivale a 0. A cada dgito que representa um estado distinto, damos o nome de BIT (BInary digiT), que a menor unidade de informao que um computador pode armazenar. Um conjunto de 8 bits reunidos com uma nica identidade forma um Byte (B). Exemplos de Bytes: 00001111, 11110110 e 01010101. Mas ser que combinar apenas dois nmeros, o zero e o um, suficiente para possibilitar ao computador entender todos os dados e as informaes complexas com que o alimentamos? Vamos seguir o raciocnio: como um byte representa 2 valores (1 ou 0) e um byte contm 8 bits, ou seja, oito posies que podem ser 0 ou 1, isso quer dizer que para cada uma das oito posies temos duas opes (0 ou 1) de nmeros para colocar. Para a posio 1 temos: 2 opes ( 0 ou 1) Para a posio 2 temos: 2 opes ( 0 ou 1) Para a posio 3 temos: 2 opes ( 0 ou 1) Para a posio 4 temos: 2 opes ( 0 ou 1) Para a posio 5 temos: 2 opes ( 0 ou 1) Para a posio 6 temos: 2 opes ( 0 ou 1) Para a posio 7 temos: 2 opes ( 0 ou 1) Para a posio 8 temos: 2 opes ( 0 ou 1) ... Portanto, para calcularmos o nmero mximo possvel de nmeros binrios em um byte, basta calcular 2x2x2x2x2x2x2x2, ou seja, basta fazer 2 (que so as opes 0 ou 1) elevado a 8 (que quantidade de posies de um byte), cujo resultado igual a 256. Para os computadores, representar 256 nmeros binrios o suficiente. Por isso, um byte possui 8 bits, que gera exatamente 256 nmeros binrios distintos que variam de 00000000 at 11111111. Os bytes, por meio dos seus 256 nmeros binrios, conseguem representar todas as letras (maisculas e minsculas), sinais de pontuao, acentos, sinais especiais, enfim, todo tipo de caractere do nosso alfabeto. Para que isso acontea, necessrio um esquema de codificao. Os computadores utilizam uma tabela que combina cada nmero binrio com seu smbolo e com o

nmero decimal correspondente. Existem diferentes esquemas de codificao. O que utilizado praticamente em todos os computadores pessoais a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange Cdigo Padro Americano para Troca de Informao). Nessa tabela, cada byte representa um caractere ou um sinal. A funo principal da tabela ASCII prover a comunicao do ser humano, que utiliza o sistema decimal (utiliza dez dgitos: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9), com o computador, que usa o sistema binrio (usa dois dgitos: 0,1).

43
AULA 2 O computador: corpo e alma

Caractere 0 1 A B a b # $

ASCII 00110000 00110001 01000001 01000010 01100001 01100010 00100011 00100100

Outro esquema de codificao, o EBCDIC (Extended Binary Coded Decimal Interchange Code Cdigo Estendido de Caracteres Decimais Codificados em Binrio para o Intercmbio de Informaes) principalmente utilizado em mainframes da IBM. Tanto ASCII quanto EBCDIC tm capacidade para 256 caracteres, o que suficiente para as lnguas inglesa e europias ocidentais. E os outros alfabetos, como ficam? Para resolver esse problema, foi proposto o esquema denominado UNICODE, o qual utiliza 16 bits para representar um caractere, da utilizando o raciocnio anterior, est lembrado? Quantos caracteres teremos nesse esquema? Se voc imaginou 216 est correto! Com isso, o UNICODE capaz de representar 65.536 diferentes caracteres.

44
e-Tec Brasil Informtica Bsica

MULTIMDIA
Para saber mais sobre a tabela ASCII, acesse o site www.cedaf. ufv.br/etec/inf.

MULTIMDIA
Voc sabia que cada nmero binrio pode ser transformado em seu correspondente nmero decimal e vice-versa? Para aprender a realizar essas transformaes, visite o site www.cedaf.ufv.br/ etec/inf.

Para facilitar a compreenso humana da capacidade de armazenamento, processamento e manipulao de dados nos computadores, foram estabelecidas as seguintes unidades de medidas:

1 Byte (B) 1 Kilobyte (KB) 1 Megabyte (MB) 1 Gigabyte (GB) 1 Terabyte (TB) 1 Petabyte (PB) 1 Exabyte (EB)

8 Bits 1.024 Bytes 1.024 Kilobytes 1.024 Megabytes 1.024 Gigabytes 1.024 Terabytes 1.024 Petabytes

Aproximadamente um caractere Aproximadamente mil caracteres Aproximadamente 1 milho de caracteres Aproximadamente 1 bilho de caracteres Aproximadamente 1 trilho de caracteres Aproximadamente 1 quatrilho de caracteres Aproximadamente quinquilho de caracteres

45
AULA 2 O computador: corpo e alma
Megabyte Gigabyte Terabyte Byte

Kilobyte

Mas quem faz o qu? Cada uma das funes bsicas do computador executada por um ou mais hardwares. Existem tambm outros hardwares tpicos que, apesar de no estarem diretamente relacionados s funes bsicas, so necessrios para o funcionamento do computador. Vamos ver alguns?

46
e-Tec Brasil Informtica Bsica

Hardwares tpicos de um computador


Gabinete
uma caixa metlica que serve para organizar e proteger os principais componentes do computador. Para os computadores pessoais, encontramos basicamente dois tipos de modelos de gabinetes: torre e desktop. O modelo torre o mais comum, apresentando-se na forma vertical, j o desktop apresenta-se na forma horizontal.
Balzs Kovcs Fonte: www.sxc.hu

Figura 2.2: Gabinete aberto, para a instalao de um novo sistema de resfriamento.

Placa-me (motherboard)
Placa de circuito impresso que aloja o processador e contm encaixes (slots) para a conexo dos demais hardwares de entrada, sada e armazenamento. A placa-me responsvel por interconectar cada um dos dispositivos do computador. Existem diversos fabricantes e modelos de placame. Um bom computador deve possuir uma placa-me de qualidade e que tenha bom desempenho. A placa-me de um computador, de acordo com suas especificaes, define o quanto esse computador pode evoluir, ou seja, o quanto ele pode ter o seu desempenho melhorado. Todo computador pessoal, para funcionar, necessita ter uma placa-me.

CURIOSIDADE
Voc j ouviu falar em upgrade? Em informtica, o termo upgrade usado para designar a ao de melhorar o desempenho do computador, normalmente realizado atravs da compra de peas mais novas e potentes.

47
AULA 2 O computador: corpo e alma

C B A D

Fonte: www.infowester.com

Figura 2.3: A placa-me de um computador.

A Soquete para o processador. Local onde esse encaixado B Slots para pentes de memrias RAM (memria principal) C Slot para placa de vdeo D Slots para demais componentes Placa de expanso Serve para que possamos acrescentar novos recursos ao computador. Essas placas devem ser conectadas nos slots de expanso existentes na placa-me. Em geral, essas placas so de: rede, som, vdeo, fax-modem, TV, captura de vdeo, entre outras. Slots de expanso um local que h na placa-me no qual as placas de expanso podem ser encaixadas. Algumas pessoas chamam os slots de soquetes ou barramentos. Existem diversos tipos de slots, tais como ISA, PCI, AGP e PCI Express.

48
e-Tec Brasil Informtica Bsica

Unidade Central de Processamento (Central Processing Unit CPU) A CPU fica localizada na placa-me e responsvel por todo o processamento do computador. Tudo depende da CPU: fornecer dados, recuperar e processar informaes etc. A CPU um circuito integrado construdo em uma finssima pea de silcio. Nela, milhares ou at milhes de transistores esto alojados e interligados ao mundo externo por delgados fios de alumnio.

ATENO!
Muitas pessoas leigas em informtica, por desconhecimento, acabam chamando o gabinete de CPU, s que isso incorreto! Na verdade, a unidade central de processamento um dos vrios componentes que ficam localizados dentro do gabinete.

Os processadores no existem apenas nos computadores; podemos encontrar microprocessadores em microondas, controles remotos, entre outros dispositivos eletrnicos. A CPU pode ser subdivida em trs partes principais: unidade de controle, unidade lgico-aritmtica e registradores. A unidade de controle tem como principal funo controlar o ciclo do computador. Para isso utiliza o clock, o qual responsvel por produzir pulsos a uma taxa fixa para sincronizar as operaes do computador. Isso importante, pois o computador capaz de executar uma instruo por vez em cada ciclo. A Unidade Lgico-Aritmtica (ULA) executa as quatro operaes matemticas bsicas (adio, subtrao, multiplicao e diviso) e as comparaes lgicas (igualdade, menor que, maior que). A ULA pode executar uma nica operao por ciclo. Os registradores consistem numa pequena quantidade de memria interna CPU para manter dados temporrios.

CURIOSIDADE
Gordon Moore, o fundador da Intel, que uma das empresas mais conhecidas na produo de CPU (processadores das linhas Pentium e Celeron), constatou que a cada 18 meses a capacidade de processamento dos computadores dobra, enquanto os custos permanecem constantes. Essa constatao conhecida como lei de Moore, e na prtica significa que daqui a um ano e meio voc vai poder comprar um processador com o dobro da capacidade de processamento de uma CPU atual pelo mesmo preo que voc paga hoje.

49
AULA 2 O computador: corpo e alma

Fonte de Alimentao Tem como finalidade receber a tenso da rede eltrica (110 ou 220 volts em corrente alternada) e gerar tenses em corrente contnua necessria ao funcionamento das placas do computador.

EXPLICATIVO
A corrente eltrica que recebemos chamada corrente alternada. Alguns aparelhos eltricos, no entanto, dependem de um outro tipo de corrente, a corrente contnua. Definimos como corrente eltrica (ou corrente galvnica) um fluxo constante e ordenado de eltrons em um nico sentido. Na corrente alternada, a magnitude e o sentido do fluxo de eltrons varia ciclicamente. Assim, apenas a corrente contnua apresenta plos positivos e negativos.

50
e-Tec Brasil Informtica Bsica

Estabilizador
Equipamento que protege o computador de oscilaes na rede eltrica que, em geral, acontecem durante tempestades. Serve tambm para atenuar interferncias, quedas de voltagem e outras anomalias na rede eltrica. Composto normalmente por um fusvel de proteo e uma chave seletora da tenso da rede. fortemente recomendado que o cabo de energia que sai da fonte de alimentao seja ligado em um estabilizador em vez de ser ligado diretamente na tomada de sua residncia ou escritrio.

No-break
um aparelho que substitui o estabilizador e, alm disso, evita que seu computador desligue em caso de falta total de energia eltrica. Um no-break possui uma bateria que capaz de manter o funcionamento de um computador por algumas horas. O tempo exato depende da capacidade do no-break e do consumo do computador.

ATIVIDADE 3 ATENDE AO OBJETIVO 3


Observe o esquema de uma placa-me a seguir e complete os parnteses de acordo com a figura: ( ) Slot para placa de vdeo. ( ) Soquete para o processador. Local onde esse encaixado. ( ) Slots para demais componentes. ( ) Slots para pentes de memrias RAM (memria principal).

51

ATIVIDADE 4 ATENDE AO OBJETIVO 1


Nas colunas a seguir, voc encontrar diversos termos relacionados informtica. Enumere na coluna da esquerda apenas aqueles que so hardwares vitais para o funcionamento do computador. Depois utilize a mesma numerao para relacion-los com suas funes na coluna da direita. ( ) Fonte de alimentao ( ) No-break ( ) Programa de calcular ( ) CPU ( ) Placa-me ( ) Mouse ( ) Processa os dados provenientes da memria principal. ( ) Transforma a corrente alternada em corrente contnua. ( ) Interconecta cada um dos dispositivos do computador.

RESUMINDO...

Em um dia totalmente normal voc utiliza intensivamente a informtica. Hardware e software so as duas partes fundamentais de um computador. Hardware a parte mecnica e fsica da mquina, com seus componentes eletrnicos. Software um programa ou conjunto de instrues que permite que o computador execute uma determinada tarefa. Um computador um equipamento eletrnico com a capacidade de receber dados, process-los, armazen-los e devolv-los como informaes ao usurio.

O computador, por meio das unidades de entrada, recebe dados que, aps processados, so retornados atravs das unidades de sada em formato de informao.

AULA 2 O computador: corpo e alma

52
e-Tec Brasil Informtica Bsica

Para um dado ser processado, ele precisa passar pela memria principal. Dado algum tipo de material em formato desorganizado que no significa nada isoladamente. Informao o resultado da transformao dos dados em algo til para o usurio. Bit a menor unidade de informao que um computador pode armazenar. Um conjunto de 8 bits reunidos com uma nica identidade forma um byte. O computador faz uso de esquemas de codificao para tornar possvel sua interao com o ser humano. O ASCII o mais utilizado pelos computadores pessoais.

Alguns hardwares importantes do computador so: placa-me, CPU, gabinete, fonte de alimentao, no-break, estabilizador e placas de expanso.

A placa-me responsvel por interconectar todos os dispositivos do computador. A CPU responsvel por executar todas as instrues do computador.

Informao sobre a prxima aula


Agora as partes fundamentais de um computador j so do seu conhecimento. Na prxima aula, voc ver os tais perifricos que j citamos aqui. At l!

53
AULA 2 O computador: corpo e alma

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES Atividade 1 simples identificar que os problemas dos computadores 7 e 8 so da parte fsica do computador: o monitor e o fio so itens que voc pode tocar. Portanto, so problemas de hardware. E quanto ao programa de checar e-mails e o vdeo da internet? Estas funes so controladas por programas, portanto so softwares. Repare que softwares so as partes do computador que voc no pode tocar. Voc no conseguiria consertar o programa de ler e-mails com uma chave de fenda, no ? Atividade 2 Toda informao passa pelas quatro funes bsicas do computador, que so: entrada (ou seja, o recebimento de dados), processamento, armazenamento e sada (ou seja, a devoluo dos dados processados ao usurio). Assim sendo, voc levar os dados 17+5 at a memria principal, para que sejam vistos pelo computador. Em seguida, eles devem ser encaminhados at a CPU, para que sejam efetivamente resolvidos. Feito isso, eles voltam para a memria principal. E da, se o usurio optar por armazenar a informao retornada, essa ser guardada na memria secundria. Por outro lado, se o usurio quiser receber a informao, voc dever lev-la para um perifrico de sada, para que o usurio possa ver a resposta. E a? Gostou da vida de um programa? Atividade 3 (C) Slot para placa de vdeo. (A) Soquete para o processador. Local onde esse encaixado. (D) Slots para demais componentes. (B) Slots para pentes de memrias RAM (memria principal).

54
e-Tec Brasil Informtica Bsica

Atividade 4 (1) Fonte de alimentao (-) No-break (-) Programa de calcular (2) CPU (3) Placa-me (-) Mouse (2) Processa os dados provenientes da memria principal. (1) Transforma a corrente alternada em corrente contnua. (3) Interconecta cada um dos dispositivos do computador.

Referncia bsica
RAMALHO, J. A. Introduo Informtica: teoria e prtica. 4.ed. So Paulo: Futura, 2003.

Referncia complementar
VELLOSO, F. C. Informtica: conceitos bsicos. 7.ed. Campus, 2004.

S-ar putea să vă placă și