Sunteți pe pagina 1din 8

Cia.

Nitro Qumica Brasileira Documento de Dados

Cdigo Reviso

DD 00052 01 de 08/2006 SMA 1/8

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico rea FISPQ Pginas CIDO SULFRICO 98%

NOME COMERCIAL DO PRODUTO: CIDO SULFRICO 98%


No interesse da Segurana, Sade Ocupacional e Meio Ambiente, deve-se informar todos os funcionrios, usurios e clientes sobre os dados includos nesta ficha (FISPQ).

1. IDENTIFICAO DO PRODUTO QUMICO E DA EMPRESA


Nome Qumico: cido Sulfrico 98% Fornecedor/fabricante: Companhia Nitro Qumica Brasileira Endereo: Av. Dr. Jos Artur Nova, 951 So Paulo - SP Contato para informaes: (0xx11) 2246-3100 Telefone de Emergncia: (0xx11) 6297-0209 Email: fispq@nitroquimica.com.br Pr-Qumica: 0800 11 8270 2. COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES

Nome Qumico: cido Sulfrico 98% Sinnimos: Sulfato de Hidrognio, leo Vitrial, cido Fertilizante, cido para Bateria Famlia Qumica: cido Inorgnico Frmula: H2SO4 Peso Molecular: 98,08 N CAS : 7664-93-4

3. IDENTIFICAO DOS PERIGOS


NOME QUMICO N CAS % LIMITES DE OPCIONAL TOLERNCIA (ACGIH) 98% TWA: 1 mg/m3 STEL: 3 mg/m3 TWA: 1 mg/m3 IDLH (NIOSH)

cido Sulfrico

7664-93-4

15 mg/m3

O cido Sulfrico corrosivo a pele, as nvoas e vapores so corrosivas e txicas ao sistema respirtrio.Causa severas queimaduras aos olhos.Pode contaminar cursos de guas, tornando-os imprprios para consumo.Evitar exposio a materiais incompatveis.

EFEITOS AGUDOS :
Elaborador: Silvio Arajo Sigilo: Compartilhado Interessadas com Partes Aprovador: Murilo Campanelli

Cia. Nitro Qumica Brasileira Documento de Dados

Cdigo Reviso

DD 00052 01 de 08/2006 SMA 2/8

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico rea FISPQ Pginas CIDO SULFRICO 98%

Ingesto: Eroso dentria. Queimadura da boca, garganta e abdmen. Nuseas, vmitos de sangue e tecidos dilacerados. possvel a perfurao do trato gastrointestinal. Sangue via urina. Inalao: Irritao do nariz e garganta. Edema de laringe, edema pulmonar. Bronquites e pneumonites. Contato com a Pele: Produz graves queimaduras e ulceraes. Contato com os Olhos: Produz profunda ulcerao/necrose da crnea. Conjuntivite. Leses nas plpebras. Possvel cegueira.

EFEITOS CRNICOS: Podem ocorrer: eroso dental, conjuntivite, traqueobronquite, enfisema, estomatites, gastrites e dermatites. CONDIES DE SADE AGRAVADAS PELA SUPER-EXPOSIO: Problema crnico respiratrio, gastrointestinal, nervoso, leses da pele e dos olhos.

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS


PROCEDIMENTOS DE EMERGNCIA E PRIMEIROS SOCORROS: Inalao: Levar a vtima para um local fresco, arejado e chamar um mdico. Aplicar inalao com oxignio, presso positiva com soluo a 5% de bicarbonato de sdio. Pele: Remover rapidamente as roupas contaminadas. Lavar o local atingido com gua abundante por pelo menos 15 minutos. Utilizar uma soluo de bicarbonato a 2% para melhor neutralizar o cido residual na pele. A seguir, lavar a rea exposta com gua e sabo. Chamar um mdico. Olhos: No permitir que a vtima mantenha os olhos fechados. Separar as plpebras cuidadosamente e lavar continuamente com gua at que a vtima esteja sob cuidados mdicos. Ingesto: Nunca administrar qualquer produto ou substncia por via oral a um indivduo inconsciente ou em estado convulsivo. Exceto se houver expressa contra-indicao, faa com que a vtima (consciente e alerta) beba 1 a 2 copos de gua ou leite para baixar a concentrao do cido. No provoque vmito. No tente neutralizar o cido com bicarbonato de sdio. Chamar um mdico. Ao prestador de primeiros socorros recomenda-se o uso de luvas de procedimento e lavagem prvia do local contaminado. NOTAS PARA O MDICO: Irritante pele, mucosa, olhos e trato respiratrio. Pode causar edema agudo do pulmo. Recomenda-se assistncia respiratria e tratamento sintomtico.

. Recomenda-se excluir do trabalho com cido Sulfrico os indivduos portadores de: doenas crnicas respiratrias (bronquite, asma, enfisema, etc.); doenas crnicas do aparelho digestivo e do sistema nervoso; problemas visuais e cardacos; dermatoses. De acordo com a legislao vigente, os exames peridicos devem ser feitos a cada 6 meses, sendo tambm obrigatrio o exame mdico por ocasio da cessao do contrato de trabalho, desde que o ltimo exame tenha sido realizado h mais de 90 dias.

Elaborador: Silvio Arajo

Sigilo: Compartilhado Interessadas

com

Partes

Aprovador: Murilo Campanelli

Cia. Nitro Qumica Brasileira Documento de Dados

Cdigo Reviso

DD 00052 01 de 08/2006 SMA 3/8

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico rea FISPQ Pginas CIDO SULFRICO 98%

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO


Ponto de Fulgor: No inflamvel Ponto de Auto-Ignio: No inflamvel Limites de Inflamabilidade no ar (% em volume): No inflamvel Procedimentos especiais de Combate ao Fogo: Em caso de incndio envolvendo este produto, procure circundar o fogo. Somente utilize gua se absolutamente necessrio e com bastante cuidado. gua aplicada diretamente sobre o cido sulfrico resulta em violenta liberao de calor. Para pequenas quantidades, o ideal a utilizao de p qumico e CO2 . Para incidentes de grandes propores, inundar a rea com gua, mantendo-se uma distncia segura do local; no aplicar jato direto de gua sobre o produto derramado. Por ser um forte agente desidratante, reage com materiais orgnicos, produzindo calor suficiente para causar ignio de materiais finamente divididos que estejam em contato direto com o produto. A reao com metais pode produzir gs hidrognio altamente inflamvel, principalmente no interior de tanques e tubulaes. Subprodutos da Combusto: Devido decomposio trmica, subprodutos txicos podem ser gerados; em caso de incndio recomendvel a utilizao de mscara autnoma e roupas de proteo.

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO


Avisar a equipe de segurana sobre o vazamento; evacuar o local mantendo apenas o pessoal necessrio para o atendimento de emergncia; remover todas as fontes de ignio; providenciar ventilao adequada. Utilizar EPIs para evitar inalao, contato com os olhos e a pele. Manter gua e combustveis longe do vazamento. Neutralizar pequenos derramamentos com carbonato de sdio(barrilha), colocar dentro de containers selados para posterior disposio. Se um agente neutralizante no estiver disponvel, absorver o material derramado com areia seca ou terra. No utilizar material orgnico para absorver o derramamento. Para grandes vazamentos, fazer um dique de conteno com terra ou areia com tamanho suficiente para conter o material vazado. Cobrir com barrilha ou soda, deixar neutralizar e diluir com gua em abundncia. Conter gases com cortina d'gua.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Precaues a serem tomadas no Manuseio e Armazenagem: Instalao de chuveiros de emergncia e lava-olhos, em local que propicie rpida utilizao de gua em abundncia, em situaes de emergncia. Armazenagem: Utilizar tanques de ao carbono, devidamente identificados, colocados em local seco, bem ventilado, piso resistente ao ataque cido, afastados de combustveis ou quaisquer outros materiais com que possa reagir. Os tanques devem estar protegidos contra possveis danos fsicos e da presena de gua. Em pequenas quantidades, pode ser armazenado em recipientes de vidro. Quando em contato com recipientes metlicos (vasilhames, tambores, containers e tanques de estocagem), o produto pode gerar hidrognio, criando condies propcias ocorrncia de exploses; por esse motivo, devem ser utilizadas ferramentas antifaiscantes a trabalhos executados nas proximidades. Utilizar bombas manuais para a decantao e esvaziamento de vasilhames. Para reduzir potenciais riscos sade, utilizar diluio suficiente ou ventilao exaustora local para controlar contaminantes no ar e assim manter as
Sigilo: Compartilhado Interessadas com Partes Aprovador: Murilo Campanelli

Elaborador: Silvio Arajo

Cia. Nitro Qumica Brasileira Documento de Dados

Cdigo Reviso

DD 00052 01 de 08/2006 SMA 4/8

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico rea FISPQ Pginas CIDO SULFRICO 98%

concentraes dentro dos melhores padres. Proteger instalaes eltricas contra a ao corrosiva dos vapores cidos.

8. CONTROLES DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL

EPI's para manuseio: Utilizar mscara facial com filtro para gases cidos ou protetor facial, luvas, botas, cala e bluso com capuz em PVC. Em altas concentraes, usar mscara autnoma e uniforme para gases cidos. Ambiente de Trabalho: Recomenda-se instalar sistema de exausto dotado de dispositivo para lavagem dos gases quando necessrio de forma a evitar inalao. Ter disponvel lava-olhos, chuveiros de emergncia e locais adequados para lavagem. Roupas contaminadas devem ser separadas das roupas normais e lavadas adequadamente aps neutralizao. Manter os EPI's limpos, em bom estado de conservao e devidamente higienizados. Observao importante: No comer, beber ou fumar um reas operacionais. Praticar higiene pessoal adequada aps utilizar o cido sulfrico, especialmente antes de comer, beber, fumar, utilizar toilette ou usar cosmticos.

- ROTULAGEM DE EMBALAGEM / RECIPIENTES: Causa severas queimaduras na pele e nos olhos. Perigoso se inalado Pode ser fatal se ingerido Reage violentamente com gua

Evitar respirar a nvoa, e o contato do produto com a pele, os olhos e a roupa; Evitar o contato com gua, materiais orgnicos, combustveis e metais pulverizados; Manter o recipiente fechado. Manuseio em local com ventilao adequada; Ateno! Produz reao violenta em contato com a gua; Em caso de inalao, remover o acidentado para local descontaminado. Se necessrio, fazer respirao artificial. Em caso de contato com a pele, retirar a roupa contaminada. Remova imediatamente o produto aplicando grande quantidade de gua. Em caso de ingesto: NO PROVOQUE VMITO. Em todos os casos, levar imediatamente a vtima a um mdico.

9. PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS

Aparncia e Odor: Lquido oleoso, sua colorao varia do incolor ao marrom escuro, dependendo da pureza. Inodoro. Reage violentamente com gua. Produz nvoa irritante. Densidade do Vapor (ar = 1): Densidade Relativa (gua = 1): Gravidade Especfica (96-98%): Percentagem de Volteis: pH: Ponto de Ebulio (760 mmHg): 3,4 1,846 1,84 No aplicvel <2 290 C - Decompe-se em SO3 e gua a 340 C.
com Partes Aprovador: Murilo Campanelli

Elaborador: Silvio Arajo

Sigilo: Compartilhado Interessadas

Cia. Nitro Qumica Brasileira Documento de Dados

Cdigo Reviso

DD 00052 01 de 08/2006 SMA 5/8

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico rea FISPQ Pginas CIDO SULFRICO 98%

Ponto de Fluidez (100%): Presso de Vapor: Solubilidade em gua: Solubilidade em outros Solventes: Limite de percepo de odor: Taxa de Evaporao (Acetato de Butila = 1): Viscosidade:

10,36 C < 0,001 mmHg 20C / 1 mmHg 146C. Solvel, reage violentamente com gua com aumento da temperatura. No disponvel 0,2 ppm No disponvel. 0C - 48,4 cp; 20C - 25,4 cp; 60C - 7,22 cp;

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estabilidade: Estvel temperatura ambiente em container fechado, sob condies normais de manuseio e estocagem.

Condies a evitar: Escape e mistura com o ar: Lquido altamente corrosivo, no combustvel, reage ao contato com muitos metais quando forma gs hidrognio, facilmente inflamvel. Se a formao de gs hidrognio ocorrer em recinto fechado, h risco de formao de misturas com o ar de caractersticas explosivas. Entretanto, em contato com substncias combustveis, pode provocar ignio. incompatvel com fulminatos, picratos, carburetos, clorados, nitratos, materiais alcalinos, acetona, hidrocarbonetos e metais pesados, entre outros. Escape e mistura com a gua: Reage violentamente com a gua, liberando grande calor. No deve ficar prximo a locais midos para evitar corroso e decomposio (o que ocorre a 340C) com possibilidade de liberao de: dixido de enxofre (SO2) que um gs sufocante, irritante, txico e trixido de enxofre (SO3 ): vapor, sufocante, irritante, txico. Produtos perigosos resultantes da decomposio: A decomposio trmica do cido sulfrico pode produzir xidos de enxofre. Riscos de Polimerizao: no ocorre. Condies a evitar: gua, combustveis, calor, fontes de ignio ou outros produtos no compatveis.

11. INFORMAES TOXICOLGICAS


DADOS TOXICOLGICOS: LD50 (Oral em Ratos): 2.140 mg/Kg 3 LC50 (Inalao em Ratos): 510 mg/m Outros Riscos: cido sulfrico no considerado como carcinognico, embora alguns estudos associem a exposio ao cido sulfrico ou a nvoa do cido ao cncer na laringe. Entretanto, no h demonstrao de que ele possa agir como um carcinognico ou que possa provocar condies para tal ou at mesmo, que isto possa ocorrer em combinao com outras substncias.

Elaborador: Silvio Arajo

Sigilo: Compartilhado Interessadas

com

Partes

Aprovador: Murilo Campanelli

Cia. Nitro Qumica Brasileira Documento de Dados

Cdigo Reviso

DD 00052 01 de 08/2006 SMA 6/8

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico rea FISPQ Pginas CIDO SULFRICO 98%

12. INFORMAES ECOLGICAS


DBO / DQO: nenhum Toxicidade Aqutica: LC50 (gua salgada, PRAWNS) 42,5 ppm para 48 horas; Letal: (gua doce, BLUEGILL) 24,5 ppm para 24 horas. Inibidor da Atividade Bacteriolgica (estao de tratamento de efluentes): nenhum

13. CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO


Para pequenas quantidades: adicionar cautelosamente excesso de gua, sob agitao. As reaes de neutralizao devem produzir calor e fumos os quais podem ser controlados pela velocidade de adio. Adicionar lentamente em grande quantidade de soluo de carbonato de sdio e hidrxido de clcio, sob agitao. Aps neutralizar o material vazado ou derramado, diluir com gua em abundncia, mantendo o pH entre 5,5 e 8,5. Seguir a legislao pertinente para a disposio do efluente gerado. O derrame de cido sulfrico diretamente nos esgotos, rios e lagoas pode ocasionar a produo de gs sulfdrico (SO3) EPI's recomendados: uniforme de polister (cala e camisa); capacete; botina de segurana (couro hidrofugado); luvas de PVC; botas de borracha;

mscara panormica com filtro para cidos ou protetor facial; uniforme de trevira (sobrecala e bluso com capuz em PVC)

14. INFORMAES DO TRANSPORTE


TRANSPORTE RODOVIRIO: Nmero ONU: 1830 Nmero de Risco: 80 Nome adequado para Embarque: cido Sulfrico Classe de Risco: 8 Precaues especiais no Transporte: O veculo deve ter certificado para transporte de cido Sulfrico, expedido pelo INMETRO, e atender a NBR-7500. Deve portar EPI's, Kits de Emergncia, Ficha de Emergncia com Envelope e Simbologia de Risco. O veculo deve estar em boas condies gerais; o motorista vestido adequadamente, devidamente orientado e com certificado do Curso para Motorista Transportador de Produtos Perigosos. EPIs obrigatrios para o transporte: Capacete Segurana, Luvas em PVC/Neoprene, Sobrecala e Bluso com Capuz em PVC, Mscara Facial Inteira com Filtro para Gases cidos.

Devem ser levados no caminho:


Elaborador: Silvio Arajo Sigilo: Compartilhado Interessadas com Partes Aprovador: Murilo Campanelli

No: 11-98% FOLHA: 7/8

REV: 02

Dois calos de dimenses apropriadas ao peso do veculo e dimetro das rodas; sinalizao - 100 metros de fita ou corda para isolamento da rea do acidente e da via, material para advertncia (mnimo de 4 placas refletivas para a corda ou inscries refletivas gravadas ao longo da fita), com dispositivos para fixao da corda e/ou fita, como por exemplo cavaletes e trips. Extintor para veculo trator e 01 extintor P Qumico Seco de 8 Kg para proteo carga. Jogo de ferramentas (alicate universal, chave de fenda philips, chave de boca) 04 cones para sinalizao da via 01 lanterna comum com duas pilhas mdias.

TRANSPORTE AREO: Nmero ONU: 1830 ; Nmero de Risco: 80 Nome adequado para Embarque: cido Sulfrico Classe IATA: 8 Grupo de Embalagem: II - Instrues 809 e 813 (para avio de passageiros e de carga, respectivamente). Precaues especiais no Transporte: Quantidade mxima a ser transportada depende do tipo de embalagem interna. Sendo de 1 litro para avies de passageiros e de 30 litros para avies de carga. Materiais para embalagem interna: vidro, plstico, metal (exceto alumnio).

TRANSPORTE MARTIMO: Nmero ONU: 1830 ; Nmero de Risco: 80 Classe IMO: IMDG Code - Page 8230 - Amdt. 25-89 Nome adequado para Embarque: cido Sulfrico Classe de Risco: 8 Precaues especiais no Transporte: Rtulo de corrosivo - Indicar o risco de reao com gua. Atentar para reatividade com outras substncias (item 7 desta FISP).

TRANSPORTE FERROVIRIO: Nmero ONU: 1830; Nmero de Risco: 80 Nome adequado para Embarque: cido Sulfrico Classe de Risco: 8 Precaues especiais no Transporte: Trem, transportando produtos perigosos, deve dispor: conjunto de equipamentos para o atendimento a acidentes, avarias e outras emergncias; equipamentos de proteo individual: Luvas e capacete de boa resistncia, de material adequado ao produto transportado, mscara panormica com filtro combinado para gases cidos, equipamentos de comunicaes; e materiais de primeiros socorros.

15. REGULAMENTAES

Regulamentao do Transporte Rodovirio de Produtos Periogosos (Decreto Lei 96.044 /88). Resoluo nmero 420 de 12.02.04 da ANTT
Norma Brasileira - NBR 7500 Lei 8.078 de 11/09/90 - Cdigo de Defesa do Consumidor (Artigos 31 e 33).

Elaborador: Silvio Arajo

Sigilo: Compartilhado Interessadas

com

Partes

Aprovador: Murilo Campanelli

No: 11-98% FOLHA: 8/8

REV: 02

16. OUTRAS INFORMAES


Fontes de Referncia : ADR/RID AIHA Cdigo de Defesa do Consumidor International Air Transport Association - Dangerous Goods Regulations International Maritime Dangerous Goods Code Legislao de rgos de Controle Ambiental: Estadual, Federal e Municipal. Manual de Emergncias - PR-QUMICA Material Safety Data Sheet Collection - Genium Publishing Corp. Normas ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas Portaria 3214 do Ministrio do Trabalho Regulamentao do Transporte Ferrovirio de Produtos Perigosos (Decreto Lei 98.973, de 21 de fevereiro de 1990). Regulamentao do Transporte Rodovirio de Produtos Periogosos (Decreto Lei 96.044 de 18 de maio de 1988) Resoluo n. 420, de 12 de fevereiro de 2004 e Resoluo 701 de 25 de agosto de 2004 Aprova as Instrues Complementares ao Regulamento de Transporte Terrestre de Produtos Perigosos. Niosh Pocked Guide do Chemical Hazards September/2005

Os dados e informaes constantes nesta ficha tem carter complementar, fornecidos de boa f, representando o que de melhor se conhece sobre a matria e no significando que o assunto tenha sido completamente exaurido. Prevalece sobre os dados desta ficha o disposto nos regulamentos governamentais existentes.

Elaborador: Silvio Arajo

Sigilo: Compartilhado Interessadas

com

Partes

Aprovador: Murilo Campanelli

S-ar putea să vă placă și