Sunteți pe pagina 1din 8

Erick Carvalho de Mello Graduando em Histria, UFF.

Os Guerreiros de pedra do sul da Glia - Uma diferente leitura da Helenizao 1

Abstract: This article intends to describe how the different authors treat the Hellenistic influence of the continental Celts from the South of Gaul.A priori, we will analyze the Celtic statuary of Entremont and Roquepertuse, as well as the classical texts, the old historiography, the new papers and archeological studies on the topic. This paper aims to show that the ancient Celts were not Hellenized, but they shaped the Hellenistic influence into a new Celtic form of expression. Keywords : Celts, Hellenization, statuary. Resumo: Este artigo pretende dissertar sobre como os diferentes autores tratam influncia helenstica dos celtas continentais do sul da Glia. Pretendemos analisar, a priori, a estatuaria celta de Entremont e Roquepertuse, bem como os textos clssicos, a antiga historiografia sobre o tema e os novos trabalhos e estudos arqueolgicos sobre o assunto. Este trabalho objetiva mostrar que os antigos celtas no foram helenizados, mas moldaram" a influncia helenstica em uma nova forma de expresso cltica. Palavras-chave: Celtas, Helenizao, estaturia.

O presente trabalho constitui parte de nosso trabalho de pesquisa de iniciao cientfica com vistas realizao de monografia de final de curso. preciso destacar que as vises aqui apresentadas representam nossas primeiras observaes sobre o tema.

Introduo
A proposta deste trabalho analisar a estaturia celta do sul da Glia no unicamente por seu vis estilstico, evidenciando a leitura inicial das alegorias presentes em sua forma e representao, mas, tambm,de entender que esta estaturia uma forma de expresso celta que questiona a hiptese de helenizao destas populaes. Em verdade, defendemos que uma anlise de tal estaturia seu papel, formas, estilos e alegorias , demonstra que os chamados guerreiros de pedra constituem fonte importante para o estudo das relaes gregos-brbaros no sul da Frana e para o questionamento das teses de helenizao de tais populaes.

Das leituras acerca de uma helenizao Celta


Nos estudos mais antigos sobre o tema, principalmente os que foram feitos no primeiro quartel do sculo XX, notamos de maneira clara que por mais que o estudo seja sobre algum aspecto relacionado de forma primria s populaes celtas, o ponto de partida das anlises reside nas sociedades mediterrneas com que esses se relacionavam, o que ocasiona de maneira constante nestes trabalhos, a idia de se propor a todo custo posicionar os estudos acerca dos celtas, bem como os trabalhos arqueolgicos que floresciam poca, a viso das nicas fontes com as quais se tinha em mos, os relatos clssicos. Neste sentido, a medida que estes autores perpetuavam a viso das fontes clssicas, assimilam entre outros fatores grande parte das idias contemporneas aos grupos dominantes que as escreveram como forma de efetivar-se e legitimar-se frente aos brbaros. Allen (1912: 13 -14), por exemplo, considera que a transio do perodo de Hallstatt para o de La Tne se d unicamente em virtude da interferncia dos contatos gregos sobre estas populaes de modo a transform-las e que os antigos celtas do continente no apresentavam nenhuma idia ou motivos prprios de expresso; a seu ver, eles simplesmente copiavam das populaes vizinhas e o faziam de maneira tal que a prpria cpia se tornava irreconhecvel. Exemplificava ele suas consideraes com descries de autores clssicos como Polbio, por exemplo, quando este diz que Estes [os celtas] dormiam em camas feitas com folhas e se alimentavam com carne e eram exclusivamente ocupados com a guerra e a agricultura, suas vidas eram bem simples, e eles no possuam nenhum conhecimento de qualquer cincia ou arte. (Histria; Livro II 17). Henri Hubert (2001: 619), algum tempo mais tarde, cita o prprio Romilly Allen e segue a idia de que os Celtas eram altamente influenciados pelos povos mediterrneos e que sua produo material era uma cpia de outros grupos, tal qual Alexander Bertrand ao reproduzir a mesma idia acerca das moedas celtas em seus escritos de arqueologia celta e gaulesa (1876: 387). Os estudos de maneira geral seguiam a tendncia de sempre colocar os Celtas como um produto da influncia mediterrnea, talvez no s pelo estgio em que se encontravam os estudos da arqueologia proto-histrica na poca de seus escritos, mas tambm pela crena irredutvel no discurso propagado pelos autores clssicos como Csar, Estrabo e Polbio dentre outros.

No entanto, autores mais prximos trabalham com outras idias, mtodos e hipteses. Suas consideraes se mostram atravs de uma relao direta no apenas com os novos dados arqueolgicos dos quais estes dispem, mas tambm no estudo destes de maneira a se repensar o uso das fontes clssicas, para desta forma responder pelo menos algumas das inmeras lacunas presentes nos estudos de tais populaes. o que vemos nos estudos recentes de Dominique Garcia (2004) dentre outros autores, que trabalha com novas consideraes e descobertas acerca dos celtas do sul da Glia. Ao contrrio de Henri Hubert, que muitas vezes se apoiava diretamente nas fontes irlandesas tardias, por no ter maiores dados para comparar com as fontes clssicas, estes estudos tm a cultura material dos celtas como fator importante em suas anlises, possibilitando a formulao de hipteses a partir do cruzamento de dados textuais e materiais. Para Cunliffe (1997: 16-18), este avano dos achados arqueolgicos cobre um perodo que vai de 1870 a 1970, onde as progressivas escavaes e descobertas foram delineando a forma como estudamos hoje os celtas antigos. Neste sentido, importante ponderarmos como se deu o desenvolvimento dos estudos clticos no incio do sculo XX e sua diferena em relao s pesquisas mais recentes. Assim que, para Cunliffe, acabou por ocorrer uma domesticao da imagem que se tinha dos celtas antigos, e a partir da passouse, gradativamente, a estud-los de outra maneira, at chegarmos forma como se apresentam as anlises atuais, legando aos celtas o direito de ter sua prpria identidade e formas de expresso que no podem ser reduzidas a meras influncias mediterrneas.

Da importncia massaliota na analise dos contatos


Arnaldo Momigliano (1991: 51-58), por exemplo, tem como ponto central da influncia e helenizao dos povos celtas a Massala, que seria, tanto por proximidade geogrfica quanto pela prpria formao das estruturas econmicas e sociais, o ponto de maior foco da distribuio e troca cultural no perodo helenstico, englobando inmeras rotas de influncia entre colonos gregos e as tribos de origem celto-lgure. A prpria formao e assentamento da colnia fcida de Massala ao sculo VI a.C. mostrase possvel atravs do contato com as populaes nativas. Esta relao inicial se faz presente, dentre outros, no relato de Trogo Pompeu (escrito por Justino; Livro XLIII, 3.) quando este narra da fundao de Massala e suas primeiras interaes com a tribo dos Segobrigii, revelando uma relao inicial amistosa com a qual passou a se manter comrcio e como nos coloca Tacla (2001: 33-36) relaes diplomticas nos moldes da antiguidade, que se caracterizavam, sobretudo, pela prtica da hospitalidade. Tais interaes representam uma importante fonte de contatos que nos permitem traar atravs de uma delicada analise das redes e rotas que se formam, uma maneira de entendermos o quo tnue se mostra o conceito de helenizao, principalmente ao aplic-lo aos grupos celtas dessa regio.

Tanto os autores clssicos quanto os vestgios arqueolgicos, nos mostram o que podem ser tidas como provas desta suposta helenizao das populaes clticas. Estrabo nos diz que a colnia grega de Massalia em seu tempo servia como uma espcie de escola para os brbaros e que ensinava os Galatae a se aproximarem tanto dos gregos a ponto de at mesmo escreverem seus contratos em grego (IV 1.5). Tais interaes podem ser confirmadas com os vestgios arqueolgicos, mas devem ser analisadas com cautela para que no se entenda como uma aculturao destas populaes pelos gregos. Anlises arqueolgicas dos assentamentos clticos prximos a Massala e demais colnias gregas do sul da Frana, como Roquepertuse e o oppidum de Entremont, nos trazem comprovaes mesmo que especulativas do tamanho dessa interao para com os ideais gregos. Levando-se em conta que, como coloca Rankin (1987: 46-47), esta influncia exercida por Massala no era nem de longe unilateral, havendo sim trocas de ambos os lados nas relaes entre celtas e Massala, no s pela rivalidade entre os assentamentos, mas tambm por haver na troca econmica, uma interao cultural. Atravs da qual se afigurou a importncia do contato celta com os massaliotas ao se mostrar latente em sua organizao e sobrevivncia de traos notoriamente relacionados a costumes tradicionais das populaes nativas que so verificados desde o final da Idade do Bronze.

Do questionamento da helenizao atravs dos vestgios arqueolgicos


Partimos do estudo referente estaturia em pedra presente nos stios localizados prximo a bacia do Rdano e que provavelmente manteriam contato com as colnias gregas do sul da Glia. Este estudo inicialmente trata dos stios da regio oriental do Languedoc e ocidental da Provena na atual Frana, onde atravs dos stios de Roquepertuse e Entremont encontramos dois grupos diferentes em certas formas e alegorias da estaturia, mas que, como afirma Lescure (2001: 362-363) possuem um incontestvel parentesco estilstico. Pela anlise de estudo de textos e principalmente de transcries arqueolgicas sobre os referidos stios, levamos em considerao dentre seus achados trs tipos de objetos definidos por Witt (1996) como: importaes, imitaes e transformaes. Temos como exemplo prtico disto, o naturalismo da estaturia presente ao sul da Glia, bem como do prprio uso de pedra em tais imagens, que entre os inmeros smbolos prprios dos celtas se afiguram de forma a representar esta influencia esttica do mediterrneo em alguns dos grupamentos celtas, na medida em que estas representaes passam a ser reproduzidas entre os mesmos, mas com a presena de formas, adornos e referncias tipicamente celtas presentes em carter geral. Assim sendo, a lgica das transformaes coloca em foco a idia de que a celtizao dos elementos gregos to forte quanto a prpria presena destes elementos entre os grupos celtas aqui estudados. No tocante estaturia celta do Sul da Glia encontrada em santurios como aqueles de Glanon, Roquepertuse e Entremont, temos por certo que representam a mxima

utilizao dos meios tcnicos de expresso helenas combinada com traos e estilos fortemente celtas como nos diz Pierre Leveque (1987: 173-174). As figuras sentadas com suas pernas cruzadas e tronco ereto nos remetem descrio de Diodoro Sculo (V, 28) e Ateneu (IV, 151) sobre a maneira Celta de banquete onde estes se sentavam sobre peles no cho em crculo na posio tal qual se encontram representada na estaturia. Arcelin e Rapin (2002: 31-40), atravs do estudo da especificidade da estaturia do sul da Glia, demonstram ser possvel identificar os inmeros outros elementos celtas presentes na estaturia guerreira. A estaturia feita em pedra representa formas guerreiras com adornos tpicos alocadas em destaque nos santurios celtas. Como Dominique Garcia (2004: 111-119) nos afirma, a organizao dos santurios se tornou cada vez mais influenciada pelas formas talo-gregas, porm os elementos celtas perduraram. Alm da bvia representao humana rara entre os celtas, podemos encontrar na estaturia, cotas de malha, espadas em estilo lateniano, torques, elmos, sapatos, e cabeas decepadas, alm da prpria posio agachada da estaturia que evidenciada em Ateneu (IV, 151) como costume celta, mostram a celtizao das representaes. Os guerreiros de pedra ento analisados poderiam como diz Dominique Garcia (2004: 119) representar uma espcie de gnese local, ligada elite guerreira que necessitava possuir a maior parte dos elementos celtas em suas representaes. As cabeas decepadas como afirma Cunliffe (1997: 209-210), eram de vital importncia no culto presente na sociedade celta, pois significava possuir e reter o poder da pessoa morta, mostrando-se assim, em muitos casos, uma salvaguarda da pessoa em oferta aos deuses e, ademais, denotam, juntamente com os outros elementos j citados e presentes na estaturia, uma influncia grega inicial, no entanto mergulhada em elementos celtas. Tencionamos afirmar que se mostra claro dizer que no uma questo dos celtas no conseguirem imitar perfeitamente a arte helenstica, pois eles de fato eram capazes de tais reprodues, mas sim que eles se apropriavam dos temas helensticos e transformavam estes segundo os seus prprios conceitos e viso de mundo, incorporando assim uma idia que se faz interessante ressaltar de que a tida helenizao dos celtas no era s uma via de mo dupla como tambm uma celtizao de conceitos helensticos que chegavam at eles.

Das especificidades da estaturia de Roquepertuse e Entremont


A estaturia de Roquepertuse e Entremont apresenta, juntamente com outros stios da regio, certas semelhanas estilsticas que podem evidenciar, como nos afirma Dominique Garcia (2004: 111-119), um culto ao Heri, ou at mesmo divindade guerreira da tribo. A estaturia de Roquepertuse, por exemplo, apresenta em suas representaes, guerreiros acocorados com ombros largos e corpo fino, uma cota de malha com desenhos geomtricos, um torque adornando o pescoo e braceletes alm de vestes ricamente adornadas, o que evidenciaria segundo Duceppe-Lamarre (2002) este culto ao Heriguerreiro. A datao de Roquepertuse mais tardia do que a de Entremont, sendo colocada como inicio do III a.C. Porm, como nos coloca Domenique Garcia, o reaproveitamento desta estaturia atravs dos sculos no santurio que tambm se modificou com o tempo adquirindo outros aspectos que no os iniciais (s vezes at mesmo pelo contato talo-

grego) nos faz correlacionar o uso e significado da estaturia com fatores diversos. Tal constatao, juntamente com o estudo de vestgios encontrados neste stio, faz com que Duceppe-Lamarre (2002) afirme que tal estaturia possa ter uma datao de um ou at dois sculos antes (V e/ou IV a.C.) e sendo mantida no santurio desde ento. A estaturia de Entremont, como nos descreve Arcelin e Rapin, possui peculiaridades em suas descries dignas de nota. Os achados dos stios arqueolgicos da regio mostram, entre outros itens, uma estaturia tambm ligada a uma imagem cultual do guerreiro com uma srie de alegorias em sua representao iconogrfica que apontam para
A : Figura de Roquepertuse; B : Figura de de Glanum ; C : Figura de Entremont. (Fonte: Duceppe-Lamarre. Fig 7, 2002:290)

isso. Os autores evidenciam a presena de torques, braceletes, espadas, escudos e uma cota de malha com adornos que mostram justamente elementos celtas tpicos do ofcio do guerreiro, condizentes com os achados arqueolgicos e com as fontes clssicas que os descrevem. A datao desta estaturia e do santurio a ela associada aproximadamente do final do II a.C. Porm estudos mais recentes, baseados nos armamentos e outros pequenos objetos do stio, apontam que a estaturia de Entremont, assim como a de Roquepertuse, pode ter sido de perodo anterior ao do santurio em que estava alocada, remontando aos sculo IV e V a.C, como nos afirma Duceppe-Lamarre. Estes achados mostram tambm inmeras representaes de cabeas cortadas que, como nos coloca Miranda Green (1997: 28-32), em conjunto com dos achados dos prticos tanto de Entremont quanto de Roquepertuse (com cabeas decepadas penduradas e os relatos de fontes tardias e clssicas tal como Tito Lvio, Diodoro e Estrabo), podem evidenciar alguma idia de culto a estas cabeas.

Concluso
Os motivos artsticos celtas presentes nos achados arqueolgicos so abundantes. Desta forma, nossa anlise segue em proposies embasadas nos dados arqueolgicos atravs da bibliografia atual sobre os mesmos, nos servindo como sustentao de um estudo mais aprofundado. Propomos assim, ao correlacionar estas fontes e estudos, uma anlise direta destes elementos celtas frente a uma possvel helenizao e, sobretudo, ressaltar a originalidade dos motivos celtas e de suas representaes, que atravs de tcnicas gregas e de motivos advindos desta mesma esfera acabam por realar o carter artstico celta , que faz uso de elementos nativos tradicionais (tais como as espirais, os torques, as cabeas cortadas, as figuras acocoradas, dentre outros) desenvolvidos base de uma apropriao da esttica naturalista, do talhe em pedra e dos motivos gregos (representaes vegetais, desenhos geomtricos, entre outros).

Documentao Textual: ATHENAEUS. The Deipnosophists. London: Harvard University Press, Loeb Classical Library (Trad. C. B. Gulick), (L. IV), 1969. CSAR. Comentrios sobre a Guerra Glica. Rio de Janeiro: Ediouro,1994. DIODORUS SICULUS. Library of History. London: Harvard University Press, Loeb Classical Library (Tran. C. H. Oldfather), Books IV, 59 VII, 2000. MARCUS JUNIANUS JUSTINUS. Epitome of the Philippic History of Pompeius Trogus. http://www.forumromanum.org/literature/justin/english/trans43.html POLYBIUS. History. http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/Polybius/2*.html STRABO. The Geography. http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/Strabo/home.html

Bibliografia: ALLEN, John Romilly. Celtic Art in Pagan and Christian Times. Nova York: Dover Publications; 2001. ARCELIN, Patrice & RAPIN, Andr. Images de laristocratie du second ge du Fer en Gaule mditerranenne - propos de la statuaire dEntremont. In GUICHARD V., PERRIN F. (dir.), Larstocratie celte la fin de lge du Fer (IIe s. av. J.-C.Ier s. apr. J.-C.), Actes de la table ronde internationale du Centre archologique europen du Mont Beuvray, 1999. Glux-en-Glenne (coll. Bibracte, 5), p. 29-66 BERTRAND, Alexandre. Archologie celtique et gauloise. Paris: Didier ; 1876. http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k2050150.chemindefer CUNLIFFE, Barry, The Ancient Celts. New York: Oxford university press; 1997. DUVAL, Paul-Marie. Les Celtes. Paris: Gallimard ; 1977 DUCEPPE-LAMARRE, Armelle. Unit ou pluralit de la sculpture celtique hallstattienne et latnienne en pierre en Europe continentale du VIIe au Ier s. av. J.-C. , Documents darchologie mridionale, numro 25, 2002, [En ligne], mis en ligne le 18 octobre 2006. URL : http://dam.revues.org/document395.html. Consult le 16 avril 2007. GARCIA,Dominique. La Celtique mditerranenne. Paris: Editions errance ; 2004. GOUDINEAU,Christian. Regard sur la Gaule. Paris: Editions errance ;1998. GREEN, Miranda. The Gods of the Celts. Nova Jersey: Sutton Publishing; 1986. HUBERT, Henry. Les Celtes. Paris: Editions Albin Michel ; 2001 LAING, Lloyd and LAING, Jennifer. Art of the Celts. New York: Themes and Hudson; 1992. LESCURE,Brigitte. La forteresse et le sanctuaire de Roquepertuse. In: Les Celtes. Milo: Palazzo Grassi ; 2001. LEVEQUE, Pierre. O Mundo Helenstico. Edies 70; 1997.

MOMIGLIANO, Arnaldo. Os limites da helenizao. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1991. TACLA, Adriene Baron. Diplomacia e Hospitalidade: Um estudo dos contatos entre Massala e as tribos de Vix e Hochdorf. Dissertao de Mestrado, Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ ; 2001 WITT, Constanze. Barbarians on the Greek Periphery? Origins of Celtic Art. University of Virginia, www.iath.virginia.edu/~umw8f/barbarians/first.html, PhD Dissertation; 1996. RANKIN, David. Celts and the Classical World. London: Routledge; 1996.

S-ar putea să vă placă și