Sunteți pe pagina 1din 19

Biblioteca - Citacoes

Pgina 1 de 19

Referncia Fone: (51) 33203696 e 33203586 Fax: (51) 33203548 E-mail: bceref@pucrs.br

Orientaes para Apresentao de Citaes em Documentos segundo a ABNT NBR 10520


Objetivo Auxiliar na apresentao de citaes e notas de rodap, atravs de explicaes e exemplos dos dispositivos contidos na ABNT NBR 10520 - Informao e documentao - citaes em documentos - Apresentao de agosto de 2002. Esperamos elucidar as dvidas mais freqentes apresentadas pelos nossos usurios.

SUMRIO Conceito de citao Tipos de citao Citao direta Citao de at 3 linhas Citao com mais de 3 linhas Citao indireta Citao de citao Dispositivos gerais Indicao da citao Indicao da fonte da citao includa na frase Indicao da fonte da citao no includa na frase Coincidncia de autores com o mesmo sobrenome e data Diversos documentos de um mesmo autor num mesmo ano Diversos documentos de um mesmo autor em anos diferentes mencionados simultaneamente Diversos documentos de vrios autores mencionados simultaneamente Sistema de chamada Sistema autor-data Sistema numrico Informao verbal Documentos obtidos via Internet Trabalhos em fase de elaborao Traduo Pginas, volumes, tomos e sees Supresses, interpolaes, acrscimos ou comentrios nfase em trechos da citao Notas de rodap Notas de referncia Notas explicativas

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 2 de 19

Como referenciar esta pgina Dicas ndice

Conceito de citao a meno, de uma informao retirada de outra fonte, quer seja escrita ou oral, em qualquer suporte, para esclarecer, sustentar ou ilustrar o assunto em discusso. As citaes podem aparecer no texto e/ou em notas de rodap.

Tipos de citao Podem ser: citao direta, citao indireta e citao de citao.

Citao direta

a reproduo literal do texto, ou parte dele, expresso por outro autor, devendo conservar-se a grafia e pontuao original. Deve-se informar o(s) autor(es), ano(s) e a(s) pgina(s) consultada (s). Existem dois tipos de citao direta: citao direta de at trs linhas e citao direta com mais de trs linhas.

a) Citao direta de at 3 linhas

Deve iniciar e terminar por aspas duplas. Se o texto original j contiver aspas duplas, substitu-las por aspas simples. A indicao da fonte da citao pode estar inserida no texto ou aps a citao. Exemplos: Segundo Castro (2001, p. 23): "Os deveres do conduta do anestesiologista constituem predicados importantes quando se quer avaliar a qualidade do procedimento." ou "A expresso 'furiosa' dessa esttua de que fala Rebelais, corresponde tambm realidade." (BAKHTIN, 1987, p. 89).

b) Citao direta com mais de 3 linhas

Deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que do que a utilizada no texto. No se utilizam

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 3 de 19

aspas. A indicao da fonte da citao pode estar inserida no texto ou aps a citao. Nota: se o documento for datilografado, utilizar apenas o recuo de 4 cm. Exemplo:

ou

Citao indireta a reproduo das idias de outro autor, com redao prpria, mantendo-se sua fidedignidade. Esta forma prefervel a uma longa citao direta. No se utilizam aspas para esse tipo de citao, nem a(s) pgina(s) de onde foi extrada a idia.

Exemplos: A bblia comeou a ser escrita no ano 1.000 a.C. e foi finalizada em 100 d.C., com a morte do ltimo apstolo, So Joo, levando aproximadamente 1.150 anos para ser concluda (GHELLER, 1997).

Verificou-se que a associao voluntria significa um crescimento pessoal e profissional (A LIDERANA..., 2001).

Deve-se evitar o manuseio de documentos raros sem a utilizao de luvas (CAMARGO; PIN, 2001; COELHO, 2000; FERREIRA, 2005; KRONBAUER, 1993).

Barbosa e Cunha (2004) observam que o dlar baixou, apesar do preo do combustvel continuar aumentando.

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 4 de 19

Citao de citao a meno direta ou indireta, das idias de determinado autor, das quais no se teve acesso ao documento original. Recomenda-se evitar este tipo de citao, utilizando-a somente em caso de total impossibilidade de consulta sua fonte original.

A indicao da fonte feita pelo sobrenome do autor da obra citada (no consultada), ano, seguido da expresso latina apud ou citado por. Aps, indica-se o sobrenome do autor da obra consultada, seguido do ano de publicao, precedido por vrgula. Quando for citao direta incluir a(s) pgina(s) aps a data de publicao, precedida de vrgula. Exemplos: citado por No texto: Segundo Marques e Ribeiro (2000 citados por OLIVEIRA, 2001), o Servio de Ateno Mdico-Sanitrio da Sucia tem uma tradio de mais de cem anos. Ou em nota de rodap: ________
MARQUES; RIBEIRO, 2000 citados por OLIVEIRA, 2001.

apud No texto: "O dispositivo ortodntico no deve produzir machucados ou sensao dolorosa." (BRENNER, 1989 apud GAUSMAN, 2001, p. 53). Ou em nota de rodap: ________
BRENNER, 1989 apud GAUSMAN, 2001, p. 53.

Sugere-se que a indicao da fonte do documento citado na obra consultada seja mencionada em nota de rodap, visto que esta no constar na lista de referncias. Somente a obra consultada deve constar na lista de referncias.

Exemplo: Segundo Fernandes (1999 apud ROSA, 2001) esta situao verificada em todos os pases latinoamericanos. Em nota de rodap: ________
FERNANDES, Eunice Maria. Administrao pblica. Porto Alegre: SGE, 1999. 132 p.

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 5 de 19

Na lista de referncias: ROSA, Armando G. Planejamento em instituies governamentais. Porto Alegre: Viso, 2001. 126 p.

Dispositivos gerais

Indicao da citao

Se a indicao da fonte da citao estiver includa na frase, a mesma deve aparecer apenas com a inicial maiscula seguida de parnteses, com a data de publicao do documento. Quando for citao direta incluir a(s) pgina(s) aps a data de publicao, precedida de vrgula.

Exemplo com autor pessoal: Segundo Fonseca (2004, p. 36): "Se no houver mecanismos jurdicos que assegurem a proteo dos direitos humanos, esse valor no ser concretizado pelo Poder Pblico."

Exemplo com dois autores: Tonetto e Reck (2001, p. 134) destacam: "Este autoconhecimento pressupe conhecer seus limites [...]"

Exemplos com mais de trs autores: Cechinatto et al. (2003) afirmam que o direito pblico, tendo em vista a proteo da pessoa humana chamado de direito fundamental. Neste contexto, Couto e outros (2004, p. 52) destacam que: "No capitalismo no a simples ausncia do patro que promove a superao do despotismo da diviso laboral."

Exemplo com autor institucional: De acordo com a Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (2001, p. 24): "[...] no horizonte 2001/2010, o esforo estratgico da PUCRS ser centrado em sete reas estratgicas [...]"

Exemplo sem autor(es), com a entrada pelo ttulo:


Obras sem autoria devem ser indicadas pelo ttulo completo do documento citado,

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 6 de 19

seguido do ano de publicao. Quando for citao direta incluir a(s) pgina(s) aps a data de publicao, precedida de vrgula.

Segundo o Guia de clareamento dental (1996, p. 8): "A causa mais comum do escurecimento dental o tratamento endodntico realizado de modo inadequado e sem os cuidados tcnicos."

Se a indicao da fonte da citao no estiver includa na frase, ela deve aparecer em letras maisculas, seguida da data de publicao do documento. Quando for citao direta incluir a(s) pgina(s) aps a data de publicao, precedida de vrgula. Exemplo com autor pessoal:

Exemplo com autor institucional:

Exemplo sem autor(es), com a entrada pelo ttulo:


Obras sem autoria devem ser indicadas pela primeira palavra do ttulo em letras maisculas seguida de reticncias e do ano de publicao. Quando for citao direta incluir a(s) pgina(s) aps a data de publicao, precedida de vrgula.

"As alternativas de reproduo em laboratrio so a total inverso do processo cientfico convencional, segundo cientistas." (MDICOS..., 2002, p. 22).

Exemplo sem autor(es), com a entrada pelo ttulo que inicia por artigo:

Se o ttulo do material citado iniciar por artigo (definido ou indefinido), ou monosslabo, este ser includo na indicao de fonte.

O movimento social, com o intuito de realizar uma transformao social, uma das tarefas mais importantes da atualidades (O COOPERATIVISMO..., 2002).

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 7 de 19

Coincidncia de autores com o mesmo sobrenome e data

Acrescentar as iniciais de seus prenomes. Exemplo: (DUARTE, A., 1989) (DUARTE, C., 1989) Persistindo a coincidncia, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplo: (SILVA, Neiva, 2000) (SILVA, Nvea, 2000)

Diversos documentos de um mesmo autor num mesmo ano

Acrescentar letras minsculas aps a data sem espacejamento. Exemplo: (VIEIRA, 2001a) (VIEIRA, 2001b)

Diversos documentos de um mesmo autor em anos diferentes mencionados simultaneamente

Indicar as datas separadas por vrgula, em ordem cronolgica. Exemplo: (LIMA, 1999, 2000, 2001)

Diversos documentos de vrios autores mencionados simultaneamente

Separar por ponto e vrgula, em ordem alfabtica. Exemplos: Vrios aspectos influenciam nestas formas de pesquisas. Porm, os principais pesquisadores so unnimes em evidenciar os aspectos sociais (CECHINATTO, 1991; CRESPO, 1990; FAGUNDES, 1994).

H controvrsia sobre o desarmamento no Brasil (ALCNTARA et al., 2004; CAMARGO et al., 2005; RUSSEL et al., 2005).

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 8 de 19

Sistemas de chamada

As citaes podem ser indicadas no texto, seguindo um sistema de chamada: numrico ou autor-data, que pode remeter para as referncias ou para as notas de rodap. O sistema numrico no deve ser utilizado quando h notas de rodap. IMPORTANTE: O mtodo adotado, deve ser seguido consistentemente em todo o trabalho.

Sistema autor-data

a forma de identificar as citaes feitas no texto remetendo-as para a lista de referncias, ordenada alfabeticamente, no final do trabalho.

Indicar a fonte da citao. Exemplo com autor pessoal: No texto: Segundo Castro (2003) foi prevista uma mudana no comportamento da populao. ou Foi prevista uma mudana no comportamento da populao (CASTRO, 2003). Na lista de referncias: CASTRO, Rdio B. D. Histria do Brasil. Porto Alegre: Viso, 2003. 340 p.

Exemplo com trs autores: No texto: Compreende-se melhor a situao com a afirmao de Silva, Macedo e Almeida (1998, p. 34): A vinda da famlia real portuguesa ao Brasil, trouxe consigo a burocratizao do ensino pblico de Portugal. ou A vinda da famlia real portuguesa ao Brasil, trouxe consigo a burocratizao do ensino pblico de Portugal. (SILVA; MACEDO; ALMEIDA, 1998, p. 34). Na lista de referncias: SILVA, Ana; MACEDO, Gustavo A.; ALMEIDA, Rita. Histria do Brasil. 3. ed. Porto

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 9 de 19

Alegre: Biblios, 1998. 323 p.

Exemplo com mais de trs autores: No texto: Nogueira e outros (2001, p. 68) afirmam que: Alguns programas passaram a recebe apoio e possuir pessoal altamente qualificado. ou Alguns programas passaram a receber apoio e possuir pessoal altamente qualificado. (NOGUEIRA et al., 2001, p. 68). Na lista de referncias: NOGUEIRA, Anselmo A. et al. Administrao de recursos humanos. Porto Alegre: Rosfac, 2001. 201 p.

Exemplo com autor institucional: No texto: De acordo com a Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (2001, p. 24): [...] no horizonte 2001/2010, o esforo estratgico da PUCRS ser concentrado em sete reas estratgicas [...] ou [...] no horizonte 2001/2010, o esforo estratgico da PUCRS ser concentrado em sete reas estratgicas [...] (PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001, p. 24).

Na lista de referncias: PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL. Plano estratgico da PUCRS: 2001-2010. Porto Alegre: PUCRS, 2001. 36 p.

Exemplo sem autor(es), com entrada pelo ttulo: No texto: Conforme o Manual de normalizao de trabalhos acadmicos (2002) os padres gerais devem ser adotados em todo o trabalho. ou Os padres gerais devem ser adotados em todo o trabalho (MANUAL..., 2002). Na lista de referncias: MANUAL de normalizao de trabalhos acadmicos. Porto Alegre: Viso, 2002. 86 p.

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 10 de 19

Sistema numrico

Deve-se usar numerao nica e consecutiva em algarismos arbicos, remetendo para a lista de referncias ao final do trabalho, parte ou captulo, no iniciando a numerao a cada pgina. Indica-se a numerao no texto entre parnteses, alinhada ao texto ou situada pouco acima da linha do texto, sempre aps a pontuao que finaliza a citao. Recomenda-se seguir um padro durante todo o texto do trabalho. Exemplos: No texto: Diz Gonzaga: "Moral uma cincia com base no entendimento humano."
12

Diz Gonzaga: "Moral uma cincia com base no entendimento humano." (12) Na lista de referncias:
12

GONZAGA, Maurcio G. Filosofia. So Paulo: Hockfeller, 2002. 144 p.

Informao verbal (palestras, debates, comunicaes etc.)

Indicar entre parnteses a expresso: informao verbal. Em nota de rodap, mencionam-se os dados disponveis. Exemplos: Informao verbal No texto: O acordo ortogrfico ainda no est em vigor porque faltam as aprovaes dos parlamentos dos pases lusfonos da frica (informao verbal). Em nota de rodap: ___________
Notcia fornecida por Elvo Clemente em aula inaugural na PUCRS em mar. 2002.

Programa de televiso ou rdio No texto: Arns destaca que deveria existir um trabalho conjunto para erradicar a pobreza no pas (informao verbal). Em nota de rodap: ___________
Notcia fornecida por Zilda Arns no Programa de TV, Roda Viva, 22 out. 2001.

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 11 de 19

Documentos obtidos via Internet

Os documentos obtidos na Internet so citados da mesma forma que os demais. Quando for citao direta incluir a(s) pgina(s) (quando disponvel) aps a data do documento, precedida de vrgula.

O ano a ser indicado na citao o da data de publicao ou disponibilizao do documento na Internet, quando estiver disponvel.
Se a data no estiver indicada no documento, deve-se registrar uma data aproximada entre colchetes [ ], conforme indicado: [1998 ou 1999] um ano ou outro [1972?] data provvel [1981] data certa, no indicada no item [entre 1915 e 1925] use intervalos menores de 20 anos [ca. 1950] data aproximada [193-] dcada certa [193-?] dcada provvel [17--] sculo certo [17--?] sculo provvel Exemplos: Documento em HTML (sem paginao)

Pode-se omitir a paginao na citao direta de documentos


obtidos em formato HTML ou semelhante, quando no apresentarem esta informao.

No texto: Segundo Antunes ([2004]): " muito freqente ao elaborar uma estratgia de busca, o usurio ter de reformular sua questo para express-la nos termos do vocabulrio de uma base de dados." Na lista de referncias: ANTUNES, Joo Paulo. Servio de referncia. So Paulo: [2004]. Disponvel em: <http://www.referenciaonline.com.br/serv1.htm>. Acesso em: 25 nov. 2005.

Documento em PDF (com paginao) No texto: Conforme Castro e Golin (2004, p. 26): "O servio de referncia o principal sentido da instituio." Na lista de referncias: CASTRO, ngelo Luis; GOLIN, Alex. A histria do servio de referncia. Cadernos de Biblioteconomia da PDO, Porto Alegre, v. 34, n. 5, p. 2540, ago. 2004. Disponvel em:

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 12 de 19

<http://www.cadernosdebibliopdo.br/historia2.htm>. Acesso em: 15 out. 2005.

Trabalhos em fase de elaborao

Deve ser mencionado o fato, indicando-se os dados bibliogrficos disponveis, somente em nota de rodap. Exemplo: No texto: Segundo Teixeira (em fase de elaborao) "Nietzsche o smbolo do filsofo que ousou tocar o intocvel, e chegar ao fundo do problema que ningum tinha ousado tocar e que de uma certa forma nem podia tocar." Em nota de rodap: ___________
Nietzsche e a metafsica, de autoria de Evilzio Teixeira, a ser editado em 2004.

Traduo

Indica-se o texto traduzido, com a expresso traduo nossa, entre parnteses, aps a indicao da fonte da citao. Exemplo: "A discriminao da cultura negra ocorre nos espaos formais e informais." (BERGMANN, 2000, p. 57, traduo nossa).

Pginas, volumes, tomos e sees

Devem ser indicados aps a data, separados por vrgula e precedidos pelo designativo, de forma abreviada (Para pgina: p. ; para volume v. ; para tomo: t.). Nota: A indicao das pginas consultadas obrigatria nas citaes diretas. Nas citaes indiretas optativa. Exemplo: "Os procedimentos adotados nesta pesquisa no so adequados para a digitalizao de um grande volume de obras." (VIEIRA; SALLES, 2002, v. 2, p. 234).

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 13 de 19

Supresses, interpolaes, acrscimos, comentrios, nfase ou destaque

Devem ser indicados do seguinte modo: - supresses: [...] - interpolaes, acrscimos ou comentrios: [ Exemplo de supresso:

Exemplo de comentrio:

nfase em trechos da citao

Deve-se destac-los indicando esta alterao com a expresso grifo nosso entre parnteses, aps a indicao da fonte. Exemplo:

Caso o destaque seja do autor consultado, usa-se a expresso grifo do autor. Exemplo:

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 14 de 19

Notas de rodap Segundo a ABNT (2002, p. 2) notas de rodap so: "Indicaes, observaes ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo aparecer na margem esquerda ou direita da mancha grfica." As notas de rodap podem ser: de referncia ou explicativas.

Notas de referncia Indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes das mesmas onde o assunto foi abordado. As notas de referncia so numeradas com algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para todo o captulo ou parte. IMPORTANTE: No iniciar a numerao a cada pgina. Ao utilizar-se notas de referncia no rodap das pginas em trabalhos acadmicos, estas devem constar tambm na lista de referncias no final do trabalho. Em artigos de peridicos no utilizam-se notas de rodap em virtude da legenda bibliogrfica, conforme ABNT NRB 6022. Em livros, pode-se utilizar notas de referncia ou lista no rodap das pginas e/ou lista de referncias no final dos captulos ou do livro.

A primeira citao de uma obra deve ter sua referncia completa. Exemplo: No rodap da pgina, onde aparece a nota: ___________
MEDEIROS, Marilu Fontoura de. Esfera pblica e legitimidade na construo da cidadania. Educao, Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 21, n. 36, p. 7-23, nov. 1998.

As citaes posteriores da mesma obra ou de um mesmo autor, podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando as seguintes expresses latinas:

Expresso latina Apud Idem ou Id. Ibidem ou Ibid. Opus citatum, opere citato ou op. cit. Passim

Significado Citado por, conforme, segundo Mesmo autor Na mesma obra Obra citada Aqui e ali, em diversas pasagens

Exemplo Clique aqui Id. 2001, p. 34. Ibid., p. 20. MEDEIROS, op. cit., p. 18. MEDEIROS, 1998, passim.

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 15 de 19

Loco citato ou loc. cit. Cf. Sequentia ou et seq.

No lugar citado Confira, confronte Seguinte ou que se segue

MEDEIROS, loc. cit. Cf. MEDEIROS, 1998. MEDEIROS, 1998, p. 20 et seq.

IMPORTANTE: As expresses Id., Ibid., op. cit. e Cf. somente podem ser utilizadas na mesma pgina ou folha da citao a que se referem.

a) Idem (Id.) mesmo autor O autor o mesmo, mas a obra citada diferente da mencionada na referncia anterior. Exemplo: Em nota de rodap: ___________
CAMARGO, Paulo. Desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Biblos, 2001. p. 54. Id. As fases dos desenvolvimento do pr-escolar. Porto Alegre: Biblos, 2003. p. 21-22.

b) Ibidem (Ibid.) na mesma obra O autor e a obra so os mesmos indicados na referncia anterior. Exemplo: Em nota de rodap: ___________
CENTENO, Jos. Histria do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Biblios, 2003. p. 52-53. Ibid., p. 65.

c) Opus citatum, opere citato (op. cit.) obra citada Informa que a citao de uma obra j mencionada no texto, mas que no a anterior. Exemplo: Em nota de rodap: ___________
SILVEIRA, Fbio. Inteligncia artificial. Porto Alegre: Nova Viso, 2001. p. 58. HOFFMANN, Carla. Redes neurais: uma introduo. 5. ed. Porto Alegre: Biblos, 2003. p. 13. SILVEIRA, op. cit., p. 201.

d) Passim (passim) aqui e ali, em diversas passagens Indica que a citao de uma obra j mencionada em diversas partes do texto. Exemplo: ___________

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 16 de 19

BARCELLOS, 2005, passim.

e) Loco citato (loc. cit.) no lugar citado Indica que a citao de uma mesma pgina j mencionada em referncia anterior. Exemplo: ___________
AHMAD; WILKE, 2002, p. 51-52. AHMAD; WILKE, loc. cit.

f) Confira, confronte (Cf.) Indica que a referncia deve ser conferida ou verificada em notas no trabalho. Exemplo: ___________
Cf. LEOTI; LONGARAY, 2005.

g) Sequentia (et seq.) seguinte ou que se segue Indica que outras pginas na seqncia foram consultadas, alm daquela indicada. Exemplo: ___________
NUNCIO, 2004, p. 137 et seq.

Notas explicativas Utilizam-se notas explicativas para comentrios, esclarecimentos ou explanaes, que no puderam ser includas no texto. A numerao em algarismos arbicos, de forma nica e consecutiva para todo o captulo ou parte. IMPORTANTE: No iniciar a numerao a cada pgina.

Exemplo: No texto: O soldado Drago Rodrigues Guimares, que procurava salientar seu papel empreendedor no que tange as iniciativas de defender as possesses portuguesas, afirma e prova, atravs de vrias testemunhas, que se esforou para convencer seus parceiros a resistir aos inimigos castelhanos [...]. No rodap da pgina, aparece a nota: ___________
Soldado de Companhia do Tenente Coronel de Drages do Regimento do Rio Grande.

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 17 de 19

Dicas

Sempre que forem utilizadas as idias ou escritos de outro(s) autor(es), na elaborao de trabalhos acadmicos, artigos de peridicos e outros, deve-se citar a(s) fonte(s), para que a informao possa ser localizada para consulta. Outro fator a considerar, da maior relevncia, a questo da legislao (Lei n. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998) que rege os direitos autorais, que se no observada, pode incorrer em processo por apropriao indevida de autoria. Nas citaes, as chamadas pelo sobrenome do(s) autor(es), instituio responsvel ou ttulo includo na sentena, seguem os dispositivos contidos na NBR 6023 - Informao e Documentao - Referncias - Elaborao de agosto de 2002. Para maiores informaes sobre referncias voc pode consultar a NBR 6023, disponvel para consulta nas Bibliotecas da PUCRS e/ou o documento "Modelo de Referncias elaborado pela Biblioteca Central Irmo Jos Oto (PUCRS/BCE)" de acesso exclusivo para alunos, professores, pesquisadores e funcionrios da PUCRS no site da Biblioteca em: http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/biblioteca/Capa/BCEPesquisa/BCEPesquisaModelos. As citaes remetem sempre para a lista de referncias, independentemente do sistema de chamada utilizado. Ao utilizar-se o sistema autor-data, a lista de referncias ordenada alfabeticamente. Ao utilizar-se o sistema numrico, a lista de referncias elaborada em ordem numrica consecutiva crescente, conforme indicadas no texto do trabalho. Quando adotado o sistema autor-data para citaes no texto, pode-se fazer uso de notas de rodap, explicativas ou de referncia, utilizando-se o sistema numrico. Quando adotado o sistema numrico, no se pode utilizar notas de rodap, pois a numerao indicada, arbica e consecutiva, causaria confuso ao leitor. A indicao das pginas consultadas obrigatria nas citaes diretas. Nas citaes indiretas optativa. Em caso de dvida, venha Biblioteca Central e consulte um bibliotecrio ou envie e-mail para bceref@pucrs.br

Como referenciar esta pgina

Siga o modelo abaixo, conforme a NBR 6023: Referncias, informando a data que voc acessou este documento. Exemplo: Acesso em: 12 abr. 2003.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL. Biblioteca Central Ir. Jos Oto. Orientaes para apresentao de citaes em documentos segundo NBR 10520. Disponvel em: <http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/biblioteca/Capa/BCEPesquisa/BCEPesquisaModelos>. Acesso em:

Importante: Para dvidas em referncias verifique a NBR 6023: Referncias, disponvel para consulta nas Bibliotecas da PUCRS e/ou o documento "Modelo de referncias elaborado pela Biblioteca Central Irmo Jos Oto (PUCRS/BCE)" disponvel no site da Biblioteca Central: http://www.pucrs.br/biblioteca/

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 18 de 19

ndice

A | B | C | D |E | F | G | H |I | J |L | M | N | O | P | Q | R |S | T | U | V | X |Z

A Acrscimos Apud Autor desconhecido C Cf. Citao com mais de 3 linhas Citao de at 3 linhas Citao de citao Citao direta Citao indireta Comentrios E nfase Expresso latina G Grifo do autor Grifo nosso

I Idem ou Id Indicao da citao fonte da citao includa na frase autor pessoal dois autores mais de trs autores autor institucional sem autor(es), com a entrada pelo ttulo fonte da citao no includa na frase autor pessoal autor institucional sem autor(es), com a entrada pelo ttulo sem autor(es), com a entrada pelo ttulo que inicia por artigo Internet Interpolaes Informao verbal debates palestras comunicaes

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

Biblioteca - Citacoes

Pgina 19 de 19

Letras maisculas Letras minsculas Loco citato ou loc. cit.

N Notas de rodap Notas de referncia Notas explicativas O Opus citatum, opere citato ou op. cit.

P Palestras Passim Programa de televiso ou rdio

S Sequentia ou et seq. Sistema de chamada sistema autor-data sistema numrico Supresses T Trabalhos em fase de elaborao Traduo

Atualizado em 28 de fevereio de 2008.

proibida a reproduo do contedo desta pgina em qualquer meio de comunicao, eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita da Biblioteca Central Irmo Jos Oto - Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

file://C:\Users\Mendes\Desktop\Citacao.html

11/05/2010

S-ar putea să vă placă și