Sunteți pe pagina 1din 48

Introduo ao Direito Civil Introduo

Alguns aspectos da concepo patrimonial-liberalista, que, vitoriosa na Revoluo Francesa, deu tom maioria dos diplomas substanciais da poca, a exemplo do que se passou com o cdigo civil brasileiro editado em 1916. At para que as propostas metodolgicas anunciadas h pouco no venham a caracterizar suposta propaganda enganosa, que esta empreitada no se reveste de qualquer propsito inovador. Destina-se, unicamente, a abrir oportunidade para a considerao e ponderao dos valores tericos da nossa ordem substantiva, do nosso Novo Cdigo Civil.

A Ordem Jurdica Embora o homem deva continuar sendo o centro da ateno, at porque feito imagem e semelhana de DEUS, no deve mais ser concebido segundo o individualismo quase egostico que impregnou a codificao napolenica e, de resto, os vrios diplomas poca promulgados, como o brasileiro de 1976. Em nossa sociedade impe a releitura e categorias jurdicas, sob os ares do individualismo.

A Suma A nova maneira de ver e compreender os fenmenos scio jurdicos fez ver outra categoria, um terceiro gnero ( Ascenso, 1994, p.206), denominado de interesse social, relevante e supra-individual. Nessa esteira esto as questes de Famlia, do Trabalho, da Habitao, de Consumo etc. Tanto os interesses difusos quanto os coletivos e os individuais homogneos, devido a sua configurao meta individual, so tidos como sociais, to relevantes quanto os individuais indisponveis, pblicos, da ordem jurdica e do regime democrtico, realados pelo texto constitucional.

Realidade O Direito no nasce do nada. Brota das realidades do mundo dos fatos, as quais se impem mesmo contra os cdigos, ainda que muitos relutem em aceitar a sua natural fora matrizes. O Direito precisa de maiores aberturas sociais, como advertiu Piero Perlingieri ( 1997, p.). Impossvel pensar o Direito como algo pronto e

acabado. Ao contrario, tem de ser visto como um sistema em construo, mvel, aberto, permevel e sensvel natura evoluo dos fatos e s constantes mutaes axiolgicas.

O Tridimensionalismo uma integrao normativa de fatos segundo valores (1994,p.). Sua idia (a do Direito como realidade trivalente ou tridimensional), doutrinariamente foi exposta pela primeira vs nos idos de 1940. Segundo advente Miguel Reale, 1994,p. Se relacionam dinmica e convergentemente. Tem-se que a cincia jurdica (sinnimo de jurisprudncia no sentido amplo e clssico). O Direito a normatividade da realidade cotidiana, social, eis que dotada de relevncia axiolgica (valor).

Do Estado Liberal ao Estado Social A Revoluo Francesa, no sculo XVIII, foi um divisor de guas na histria da humanidade. Os ideais libertrios e a efervescncia cultural, artstica, social, filosfica, poltica etc. O liberalismo da poca pregava a auto-suficincia e o hermetismo do Direito emanado do Estado. O ser humano era visto como um fim em si mesmo, sujeito ou titular de direito. A nova concepo, a orientar a leitura dos preceitos, nada tem de arbitrria ou aleatria, nem se traduz em exerccio do gosto pessoal.

O Direito Civil em novo perfil O divrcio no era concebido, tampouco as unies estveis fora do casamento. Era gerido segundo o patriarca e entre os conjugues no havia isonomia. A propriedade era compreendida como direito absoluto, tal modo que o direito do senhor ou amo em nada se esmaecia, ainda que o domnio ou a forma como ele era exercido. O intervencionismo e o dirigismo, de resto, foram traos marcantes dessas recentes leis. O legislador constitucional, no podendo fazer ouvidos moucos s transformaes, em 1988, poca da promulgao da Carta Poltica, recepcionou as linhas sociais presentes naqueles diplomas. Institui de vez o Estado Social. Impondo o respeito s pautas, diretrizes, axiolgicas pelas leis infraconstitucionais.

A Constitucionalizao do Direito Civil Significa fenmeno pelo qual a ordem civil, ordinariamente privada, submetida s diretrizes da Lei Maior, direta ou indireta. E como o homem vive em meio as seus semelhantes, igualmente merecedores de proteo jurdica, o principio da isonomia. Nessa perspectiva, sem embargo da estrutura codificada de 1916, que se manteve na linha ideolgica originria, brotou uma gama enorme de micros sistemas, multidisciplinares, como da lei n 8.078/90 voltados ao enfrentamento dos problemas vividos nas cidades.

Pautas axiolgicas da Repblica Com o advento da Carta de 1988, os fundamentos sucumbiram ao sentido social a adotado, aos ideais de solidariedade, socializao etc. O Homem passou a ser valorizado no pelo ter, isto , pela sua aptido de possuir acervos econmicos, mas pelo ser que toda pessoa representa, seja ou no dotada de posses (Meireles, 1988, p. 91-95)

A funcionalizao do Direito e o seu sentido promocional As mudanas experimentadas pela sociedade reverteram a perspectiva de outrora, deslocando a primazia do individual para o coletivo; da vontade para norma jurdica; da liberdade para a cooperao (Justen Filho, 1987,p, 39)

A socializao e a solidariedade do Direito Tais fenmenos esto imbricados, como se fizessem parte do mesmo contexto. Alis, a prpria sociologia define a socializao como o sentimento coletivo, da solidariedade e do esprito de cooperao nos indivduos associados, um processo de integrao mais intensa dos indivduos no grupo ( Ferreira,1986. P. 1602). J a solidariedade, entendida como o sentido moral que vincula o individuo vida, aos interesses e s responsabilidade de um grupo social, de uma nao, ou da prpria humanidade.(Ferreira,1986.p. 1607).

SANTOS, Jos Camacho. O Novo Cdigo Civil Brasileiro em suas coordenadas axiolgicas: do liberalismo. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n59, 1 out. 2002.

Cartilha Cidad Direito Civil

Introduo Esta Cartilha Cidad Direito Civil contm as informaes necessrias sobre os direitos e deveres que os cidados devem ter perante a sociedade e o governo, a fim de orient-los no desenvolvimento de suas aes.

SUMRIO

CAPTULO 1 - LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL ...................................................................... 3


A) B) C) D) E) F) G) H)

COMO OCORRE O INCIO E O FIM DA VIGNCIA DE UMA LEI? .................................................................... 4 NO QUE CONSISTE O TERMO VACATIO LEGIS E SUA FINALIDADE.............................................................. 5 O JUIZ PODE DEIXAR DE JULGAR UM CASO A ELE SUBMETIDO? JUSTIFIQUE. .......................................... 6 ALEGAO DE DESCONHECIMENTO DA LEI E SEU DESCUMPRIMENTO. .................................................... 7 COMO A LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL DISCIPLINA A APLICAO DA LEI NO ESPAO? ............. 8 APLICAO DA LEI E FINS SOCIAIS. ........................................................................................................... 9 NO QUE CONSISTEM OS TERMOS: ATO JURDICO PERFEITO, DIREITO ADQUIRIDO E COISA JULGADA?.. 12 QUAIS OS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS QUE CUIDAM DA EFICCIA DA LEI? CONSAGRAM DIREITOS FUNDAMENTAIS? ..................................................................................................................................... 16

CAPTULO 2 - DIREITOS DA PERSONALIDADE ...................................................................................26


A) B) C) D) E) F) G) H) I) J) K)

DIFERENA ENTRE CAPACIDADE E PERSONALIDADE;............................................................................. 27 MAIORIDADE CIVIL; .................................................................................................................................. 27 QUANDO COMEA E QUANDO TERMINA A PERSONALIDADE CIVIL;.......................................................... 28 CAPACIDADE PLENA, INCAPACIDADE ABSOLUTA E INCAPACIDADE RELATIVA;........................................ 28 AUSNCIA DA PESSOA NATURAL; ............................................................................................................ 29 DIREITOS DA PERSONALIDADE: INTEGRIDADE FSICA, HONRA E IMAGEM; .............................................. 29 DIREITOS DA PERSONALIDADE E DOAO DE RGOS E TECIDOS; ....................................................... 30 DIREITO AO NOME E DEMAIS IMPLICAES;............................................................................................ 30 DOMICLIO DA PESSOA NATURAL;............................................................................................................ 30 PESSOAS JURDICAS: CONCEITO E CLASSIFICAES. ............................................................................ 31 ATRIBUTOS DO DIREITO DE PERSONALIDADE. ........................................................................................ 32

CAPTULO 3 - DOS BENS ..........................................................................................................................33 BENS CORPREOS E INCORPREOS ............................................................................................................... 34 BENS MVEIS E IMVEIS.................................................................................................................................. 35 REGIME DOS BENS IMVEIS ............................................................................................................................. 35 REGIME DOS BENS MVEIS ............................................................................................................................. 36 BENS FUNGVEIS E INFUNGVEIS ...................................................................................................................... 37 BENS CONSUMVEIS E NO CONSUMVEIS ...................................................................................................... 38 BENS DIVISVEIS E INDIVISVEIS ....................................................................................................................... 39 BENS SINGULARES E COLETIVOS .................................................................................................................... 40 BENS RECIPROCAMENTE CONSIDERADOS: PRINCIPAIS E ACESSRIOS. PERTENAS .................................. 40 FRUTOS, PRODUTOS E RENDIMENTOS ............................................................................................................ 41 BENFEITORIAS .................................................................................................................................................. 42 BENS PBLICOS E PARTICULARES................................................................................................................... 42 CONCLUSO ...............................................................................................................................................44 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ..........................................................................................................44

Captulo 1 - Lei de Introduo ao Cdigo Civil

a) Como ocorre o incio e o fim da vigncia de uma lei? Art. 1o Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. 1o Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia trs meses depois de oficialmente publicada. (Vide Lei 2.145, de 1953) 2o (Revogado pela Lei n 12.036, de 2009). 3o Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo deste artigo e dos pargrafos anteriores comear a correr da nova publicao. 4o As correes a texto de lei j em vigor consideram-se lei nova. Art. 2o No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. 1o A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. 2o A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. 3o Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia.

Princpio da continuidade da lei:

Em regra, a lei ter vigncia at que seja modificada ou revogada por outra lei posterior. Exceo: Lei temporria que tem prazo determinado para vigorar e estabelece a data final de sua vigncia.

Lei temporria prazo determinado

Lei Excepcional Aplica durante uma condio ou situao determinada

prev data final de vigncia

Vigora durante uma situao


4

Revogao: a supresso da fora obrigatria da lei, retirando-lhe a eficcia. Espcies: - Ab-rogao: revogao total da lei. - Derrogao: revogao parcial da lei. Formas: - Expressa: a lei revogadora clara e expressa quanto a retirada da lei revogada; - Tcita: decorre de duas circunstncias: - incompatibilidade da lei nova com a lei revogada; - a lei nova regula inteiramente a matria de que tratava a lei revogada.

Repristinao: a restaurao da vigncia da lei revogada por ter a lei revogadora perdido sua eficcia. Em regra, ela no aplicada. Exceo: O nosso ordenamento jurdico admite a repristinaao desde que expressamente determinada.

Princpio da irretroatividade da lei (art. 6)

A lei ter eficcia geral e imediata e, em regra, opera seus efeitos sobre fatos pendentes e futuros, ou seja, ter eficcia ex nunc. Exceo: Entretanto, possvel que a lei opere efeitos retroativos, desde que preenchidos os seguintes requisitos: - no ofenda o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada; - quando houver determinao expressa do legislador no sentido de aplic-la a casos pretritos. Obs.: No existe no nosso direito a retroatividade tcita da lei.

b) No que consiste o termo vacatio legis e sua finalidade.

Conceito: o intervalo de tempo entre a data de publicao da lei e sua entrada em vigor;

Prazos: - No territrio nacional: 45 dias aps ser oficialmente publicada. Obs.: 45 dias - diferente de 1 ms e meio. - Nos Estados estrangeiros (quando admitida): 3 meses depois de publicada oficialmente. Obs.: 3 meses - diferente de 90 dias.

Obs: A vacatio legis no se aplica aos atos administrativos, que tm obrigatoriedade a partir da publicao, conforme o art. 5 do Decreto n. 572/1890, que no est revogado pela LICC.

Contagem do prazo: Segue a regra do art. 8, 1, da LC n. 95, de 1998, segundo a qual: A contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleam perodo de vacncia far-se- com a incluso da data da publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subseqente sua consumao integral.

Alterao de lei durante a vacatio legis: Se durante a vacatio legis ocorre nova publicao de seu texto para correo de erros materiais ou falhas ortogrficas, o prazo da obrigatoriedade comear a correr novamente a partir da ltima publicao, ou seja, a alterao prorrogar o incio da vigncia da lei.

Correo a texto de lei em vigor: Considera-se lei nova, tornando-se obrigatria apenas aps o decurso da vacatio legis. Obs.: Admite-se que o juiz, ao aplicar a lei, possa corrigir os erros materiais evidentes, especialmente os de ortografia, mas no os erros substanciais, que podem alterar o sentido do dispositivo legal, sendo imprescindvel neste caso nova publicao.

c) O Juiz pode deixar de julgar um caso a ele submetido? Justifique.

O juiz possui a caracterstica de indeclinabilidade, ou seja, no pode se negar a julgar um caso por falta da lei. No entanto, ele pode ser impedido ou suspeito de julgar um caso.
6

Os requisitos para ele estar impedido so: ser parte na causa; ser mandatrio, perito, promotor ou testemunha na causa; ter proferido sentena em 1 grau; o advogado da causa ser seu cnjuge, parente em linha reta ou colateral t o 2 grau; a parte ser seu cnjuge, parente em linha reta ou colateral at o 3 grau; ser representante processual ou por motivo de foro ntimo. Os requisitos para ele estar suspeito so: ter amizade ntima; ter inimizade capital; a parte ser credor ou devedor do juiz ou de seu cnjuge, parente em linha reta ou colateral at o 3 grau; o juiz ser herdeiro presuntivo; ser donatrio; ser empregador; receber ddivas; aconselhar partes; subministrar meios; ser interessado ou por motivo de foro ntimo.

d) Alegao de desconhecimento da lei e seu descumprimento.

Art. 3. Ningum se escusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece. Esse dispositivo cuida da vedao ao erro de direito. A ningum dado alegar o desconhecimento da lei para furtar-se ao seu cumprimento.

O art. 337 do CPC dispe que o juiz pode determinar que a parte faa prova de seu direito, quando a norma invocada for municipal, estadual, estrangeira ou costumeira. Fora dessas hipteses, o juiz no pode alegar que no conhece alei.

Art. 337. A parte, que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinrio, provar-lhe- o teor e a vigncia, se assim o determinar o juiz.

Direito municipal ou direito estadual: de outro lugar que no seja o de sua jurisdio.

Direito estrangeiro: no pode ser dos pases integrantes do MERCOSUL, pois essas normas o juiz deve conhecer, tendo em vista o Protocolo da Las Leas. Alm disso, os documentos oficiais de pases do MERCOSUL no precisam de traduo juramentada. J, se a parte juntar documentos espanhis, o juiz pode exigir a tradio juramentada, em que ambos terem sido feitos no mesmo idioma.

e) Como a Lei de Introduo ao Cdigo Civil disciplina a aplicao da lei no espao? Princpio da Territorialidade Temperada:

Em razo do conceito jurdico de soberania estatal, a norma deve ser aplicada dentro dos limites territoriais do Estado que a editou. Essa a idia do princpio da territorialidade.

Entretanto, essa regra tem se mostrado insuficiente para abranger a imensa gama de relaes jurdicas estabelecida entre pessoas de diversos pases, sobretudo com a globalizao, que intensificou o descolamento de pessoas pelo globo.

Contrapondo-se

regra

da

territorialidade,

tem-se

princpio

da

extraterritorialidade que admite a aplicabilidade no territrio nacional de leis de outros Estados, segundo princpios e convenes internacionais.

Nessa linha, amoldando-se a ordem jurdica internacional contempornea, o Brasil adotou a o princpio da Territorialidade Moderada (temperada ou mitigada), segundo o qual no absoluta a regra de que a lei nacional tem aplicao dentro do territrio delimitado pelas fronteiras do Estado brasileiro, sendo admitido que, em certas circunstncias especiais, a lei estrangeira tenha eficcia dentro do nosso territrio, sem que isso comprometa a soberania do pas.

o que se verifica na LICC, que adota, simultaneamente, a territorialidade nos arts. 8 e 9 e a extraterritorialidade nos arts. 7 e 10.

Portanto, um dos objetivos da LICC definir qual o direito material, se o nacional ou o estrangeiro, ser excepcionalmente aplicado s relaes jurdicas estabelecidas entre brasileiros e estrangeiros, no Brasil e no exterior.

f) Aplicao da lei e fins sociais.

Processo Sociolgico Ou Teleolgico

O processo sociolgico ou teleolgico objetiva adaptar a finalidade da norma s exigncias sociais, ao bem comum, conforme prescreve o artigo 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Destaca tal processo que a interpretao no pode cingir-se a uma arte dialtica pura, desenvolvendo-se como mtodo geomtrico num crculo de abstraes, mas sim deve penetrar nas necessidades prticas da vida e da realidade social. Ao aplicador do direito no se pode permitir quedar-se surdo s exigncias da vida, porque o fim da norma no deve ser a imobilizao ou a cristalizao da vida, e, sim, manter contato ntimo com ela, segui-la em sua evoluo e a ela adaptar-se, o que resulta assim que a norma se destina a um fim social, de que o aplicador do direito deve participar ao interpretar o preceito normativo. O processo teleolgico procura o fim, a ratio do preceito normativo, para a partir dele determinar o seu sentido, ou seja, o resultado que ela precisa alcanar com sua aplicao. Nesse diapaso dever o intrprete e aplicador atender as mudanas socioeconmicas e valorativas, examinando a influncia do meio social e as exigncias da poca, o desenvolvimento cultural do povo e os valores vigentes na sociedade, concluindo-se assim que as expresses "finssociais" e "bem comum" do artigo 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil devem ser entendidas como snteses ticas da vida em sociedade, pressupondo uma unidade de objetivos na conduta social do homem. Tal dispositivo consagra o critrio teleolgico, sem desprezar os demais processos interpretativos, por conter apenas diretrizes norteadoras ao aplicador do direito. A interpretao legal essencialmente teleolgica, pois deve buscar a finalidade social e valorativa da norma, ou seja, o resultado que se pretende alcanar na sua atuao prtica. A norma contida no artigo 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil indica ao intrprete-aplicador o critrio do fim social e do bem comum como idneos adaptao das leis s novas exigncias sociais e seus valores, constituindo uma
9

espcie de janela da norma, pois propicia a norma a ser aplicada respirar a atmosfera ftico-social e valorativa que a envolve, sendo dever do intrpreteaplicador abrir essa janela perscrutando as necessidades prticas da vida social, a realidade scio-cultural e seus valores. Fazendo isto, estaremos injetando vida a norma, atualizando-a para que se compatibilize com os anseios vigentes da sociedade.

Eqidade

Pode-se dizer que o artigo 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil est a consagrar a eqidade como elemento de adaptao e integrao da norma ao caso concreto. A eqidade apresenta-se como elemento de adaptao e integrao da norma ao caso concreto, a capacidade que a norma tem de atenuar o seu rigor, moldandose ao caso concreto. Nesta sua funo, a eqidade no pretende quebrar a norma, mas adapt-la s circunstncias scio-valorativas do fato concreto no instante de sua aplicao. Nesse contexto a parmia dura lex, sed lex merece ser revisitada, pois a finalidade da norma no ser dura, mas justa; da o dever do intrprete ao aplicar a norma ao caso concreto, sem desvirtuar-lhe as feies e torcer sua direo, arredondar as suas arestas e adaptar sua rigidez. Contrapondo-se aos positivistas, RO j afirmava com sutileza ao tratar da eqidade e o julgamento contra a lei: Adaptar a lei a casos concretos, suprir-lhe os erros e as lacunas, mitigar-lhe a rigidez com escopo dehumanistas, de benignitas, no significa ser lcito ao juiz, em princpio, julgar contra legem. Sem dvida casos ocorrem, rarssimos, nos quais pode o juiz encontrar-se em face de lei obsoleta, ou manifestamente inqua, no mais correspondente s condies sociais do momento e cuja aplicao rgida e formal possa causar dano ordem pblica, ou social. Nesta hiptese, melhor ser considerar-se a lei inadaptvel ao caso concreto, por dissonncia com os elementos de fato e socorrer-se, para a soluo do conflito, das demais fontes do direito.

10

Inquestionvel que o artigo 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil permite ao intrprete-aplicador corrigir a inadequao da norma realidade ftico-social e aos valores positivados, harmonizando o abstrato e o rgido carter da norma realidade, mitigando seu rigor, corrigindo-lhe os desacertos, ajustando-a do melhor modo possvel ao caso emergente. No demais aqui lanar a seguinte concluso: "O juiz a viva vox juris. A melhor interpretao da lei a que se preocupa com a soluo justa, no podendo o seu aplicador esquecer que o rigorismo na exegese dos textos legais pode levar a injustias (STF, Cincia jurdica, 42:58)." A eqidade, em diversas acepes, encarada como suprema regra de justia que os homens devem obedecer, confundindo-se com a prpria idia de justia, o que no facilita o trabalho, face a indagao que perdura: o que justia?

Fim Social

No existe norma que no contenha uma finalidade social imediata. Sendo assim, o conhecimento do fim uma das preocupaes precpuas da cincia jurdica, como deve ser do aplicador do direito. "O fim a causa final ou aquilo em razo do qual algo se faz." O princpio da finalidade da norma deve nortear toda a tarefa interpretativa, seno, a aplicao da norma em desconformidade com seus fins, constitui ato de burlar a norma, pois quem desatende ao fim normativo est desvirtuando a prpria norma. Destaca-se que esse fim, no poder ir de encontro ao bem comum, nem ser antisocial. Ausente a definio legal de "fim social" o intrprete-aplicador em cada caso concreto dever averiguar se a norma a ser aplicada atende a finalidade social, que varia no tempo e no espao, aplicando o critrio teleolgico na interpretao da lei, sem desprezar os demais processos interpretativos. Considerar-se- assim como fim social o objetivo de uma sociedade, encerrado na somatria de atos que constituram a razo de sua composio, abrangendo assim o til, a necessidade social, seus anseios, o equilbrio de interesses e etc..
11

No h norma jurdica que no deva sua origem a um fim, a um propsito, caso contrrio, a norma seria uma reunio de palavras vazias. A aplicao da lei deve seguir a marcha dos fenmenossociais, recebendo, de forma ininterrupta, vida e inspirao da sociedade, produzindo assim a maior soma possvel de energia jurdica. CARLOS MAXIMILIANO acentua: "Desapareceu nas trevas do passado o mtodo lgico, rgido, imobilizador do Direito: tratava todas as questes como se foram problemas de Geometria. O julgador hodierno preocupa-se com o bem e o mal resultantes do seu veredictum. Se certo que o juiz deve buscar o verdadeiro sentido e alcance do texto; todavia este alcance e aquele sentido no podem estar em desacordo com o fim colimado pela legislao o bem social." No se pode permitir, como j alardeava IHERING, o retorno aos tribunais da Idade Mdia, em que as decises judiciais no estavam em harmonia com o sentido jurdico do povo, pois no vigor, na energia do sentimento jurdico de cada cidado, que possui o Estado o mais fecundo manancial de fora, a garantia mais segura da sua prpria durao. O sentimento jurdico a raiz de toda rvore; se a raiz nada vale, tudo o mais no passa de uma miragem. Venha uma tempestade e toda a rvore ser arrancada pela raiz.

g) No que consistem os termos: ato jurdico perfeito, direito adquirido e coisa julgada?

Ato Jurdico Perfeito O Estado, preocupado com a paz e a justia social em que ele prprio se estabiliza na sua organizao poltica, impe regras no intuito de fornecer segurana nas relaes jurdicas para que o caos no se estabelea. Por isso que a regra geral a da definitividade, da respeitabilidade e da exigibilidade do ato jurdico perfeito e acabado. O artigo 5 inciso XXXVI, da Constituio da Repblica, alberga a garantia de segurana na estabilidade das relaes jurdicas, na qual est inserido o ato jurdico perfeito. O ttulo ou fundamento que faz nascer o direito subjetivo todo ato lcito que tenha a finalidade imediata de adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos, denomina-se ato jurdico perfeito.
12

Entende-se ento que, ato jurdico perfeito aquele que sob o regime de determinada lei tornou-se apto para dar nascimento aos seus efeitos desde que seja feita a devida verificao de todos os requisitos que lhe so indispensveis. O ato jurdico perfeito negcio fundado na lei, portanto, no emana dela. Segundo a viso civilista, um ato jurdico stricto sensu. Ao se analisar a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, percebe-se que ela no se limita a uma lei introdutria ao Cdigo Civil, mas, constitui sim, em uma lei de introduo s leis. Prescreve o artigo 6 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil; "A lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitando o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada." No seu pargrafo 1, est elencado que; " Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. Deve, este pargrafo, ser entendido como se referindo aos elementos necessrios existncia do ato, e no s execuo ou aos seus efeitos materiais. Inexiste ato jurdico perfeito com base em atos ou negcios invlidos. Se, se tratar de ato anulvel e, portanto, ratificvel, somente aps a ratificao, poder tal ato dar ensejo ao ato jurdico perfeito. Releva considerar que cada ato deve ser regido de acordo com o regime jurdico que lhe peculiar, mas numa interao com a totalidade do sistema, pois o direito h de ser sempre interpretado num todo, especialmente com a Constituio Federal que a norma fundamental para a validade de todo o sistema. O ato jurdico perfeito, em outras palavras, consagra o princpio da segurana jurdica justamente para preservar as situaes devidamente constitudas na vigncia da lei anterior, porque a lei nova s projeta seus efeitos para o futuro, como regra. um fundamento constitucional que marca a segurana e a certeza das relaes jurdicas na sociedade. uma garantia aos cidados como fator da prpria convivncia social.. uma forma que o Estado tem de garantir a estabilidade nas relaes jurdicas, para poder promover um sistema de Leis que no se sujeitam as deliberaes pessoais que poderiam advir pela fora do poder que alguns possuem e que
13

poderiam a vir a ser usadas, em detrimento daqueles considerados menos aquinhoados social e economicamente.

Direito Adquirido O presente tema faz parte de uma complexa rea do Direito. O princpio da segurana das relaes jurdicas, onde todos sem exceo se submetem Lei e jurisdio, formam o substrato do chamado Estado Democrtico de Direito. num regime democrtico de direito que a ordem normativa se origina do povo, e onde a Lei prevalece sobre todos e ao prprio organismo estatal, fazendo com que se curvem s decises judiciais. Com certeza, no poder haver progresso, notadamente social e econmico, sem permanncia e estabilidade das relaes jurdicas. Com clareza, entende-se que, em relao Constituio, Direito Adquirido no prevalece contra a mesma, exceto se j recebeu guarida na prpria Carta Magna. A Constituio Federal em seu art. 5, inciso XXXVI, consagrou que: "a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada.". Observa-se a que a Lei Maior, erigiu e defende como norma constitucional, a manuteno dos chamados direitos adquiridos. Tudo com a finalidade de estabelecer uma segurana nas relaes jurdicas. A funo especfica da garantia do direito adquirido assegurar, no tempo, a manuteno dos efeitos jurdicos de normas modificadas ou suprimidas. Direito adquirido, trata-se de uma garantia individual, pois tutela a situao subjetiva de um ou mais indivduos determinados. Os direitos adquiridos consubstanciam-se em situaes jurdicas individuais concretas. A garantia dos direitos adquiridos apresenta-se como norma constitucional geral e abstrata. Segurana jurdica consiste na certeza que determinada pessoa tem, de que as relaes realizadas por ela sob a gide de determinada norma, devem perdurar mesmo que tal norma seja revogada expressa ou tacitamente. O direito Adquirido um direito fundamental, sendo alcanado pela Constituio Federal e na Lei de Introduo ao Cdigo Civil, em seu art. 6, 2 , onde est
14

declarado que: Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum que por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo prefixo, ou condio preestabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem." O Direito Adquirido segundo, CAIO MARIO: So os direitos definitivamente incorporados ao patrimnio do seu titular, sejam os j realizados, sejam os que simplesmente dependem de um prazo para seu exerccio, sejam ainda os subordinados a uma condio inaltervel ao arbtrio de outrem. A lei nova no pode atingi-los, sem retroatividade. So conseqncias de fatos jurdicos passados, mas conseqncias ainda no realizadas, que ainda no se tornaram de todo direito fundado sobre um fato jurdico que j sucedeu, mas que ainda no foi feito valer. (PEREIRA, 1961, p.125).

Coisa Julgada A caracterstica fundamental da jurisdio a definitividade na resoluo dos conflitos, o que a diferencia, sobremaneira das demais funes estatais. O poder-dever de solucionar os conflitos, por imperativo de segurana jurdica, h de ser definitivo, resolvendo de uma vez por todas, a querela pendente, seno, no haveria a pacificao social e os litigantes retornariam

indefinidamente a litigar perante o Judicirio, tornando instvel a relao jurdica. O instituto jurdico concebido para conferir imutabilidade s decises judiciais a coisa julgada, princpio germinado no direito romano, que est alado em nosso ordenamento jurdico categoria de direito fundamental, ocupando lugar destacado entre os institutos jurdicos diante de sua posio poltica, at mais acentuada, que jurdica, em razo da necessidade de se obter, com o pronunciamento jurisdicional, a certeza do direito, conferindo aos indivduos a segurana de suas relaes jurdicas. O pronunciamento judicial adornado com a coisa julgada define o direito, quanto a uma determinada situao, fazendo atuar a vontade concreta da lei. A Coisa Julgada qualidade dos efeitos do julgamento final de um litgio, ou seja, uma imutabilidade que a prestao jurisdicional adquire. Aps a tutela jurisdicional dada pelo Estado em julgamento final, faz com que a ordem jurdica e suas normas se projetem com fora e autoridade para regulamentao
15

definitiva da situao litigiosa. A res iudicanda transforma-se em res iudicata. Tudo conforme dispe o art. 468 do C.P.C.: " A sentena que julgar total ou parcialmente a lide, tem fora de lei nos limites da lide das questes decididas". Encerrada a relao processual, e tornado irrevogvel o julgamento e seus efeitos imutveis, o imperativo jurdico fora de lei entre as partes

h) Quais os dispositivos constitucionais que cuidam da eficcia da lei? Consagram direitos fundamentais?

A EFICCIA JURDICA E SOCIAL (EFETIVIDADE) DAS NORMAS DE DIREITOS FUNDAMENTAIS (Publicado no Datadez n 38, mai./jun. de 2007) Gisele Mazzoni Welsch Advogada e Mestranda em Direito Processual Civil pela PUC/RS

INTRODUO As normas de direitos fundamentais so os dispositivos mximos de proteo a direitos essenciais dos cidados, possuem tanto relevo dentro de nosso ordenamento jurdico. Alm disso, h que se considerar a trajetria percorrida por esses direitos, at alcanarem a consagrao no direito constitucional e internacional. Contudo, ainda hoje persiste o problema da eficcia e efetivao dos direitos fundamentais. Apesar de reiteradamente debatido em obras de flego - como "A Eficcia dos Direitos Fundamentais", do professor Ingo Wolfgang Sarlet, da clssica "Aplicabilidade das Normas Constitucionais", de Jos Afonso da Silva e do "O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas", de Lus Roberto Barroso - perdura essa questo, ainda no suficientemente bem resolvida, da efetividade das regras da Carta Magna. Neste presente estudo, se tratar de diferenas conceituais de Eficcia Jurdica, Aplicabilidade e Eficcia Social (Efetividade) na seara das normas de direitos fundamentais, alm da classificao das mesmas quanto eficcia e aplicabilidade, passando pela anlise do alcance do artigo 5, 1 da Constituio e, por fim, expondo o instrumento do mandado de injuno, como soluo constitucional para resolver a

16

questo da falta de regulamentao de dispositivo constitucional referente a direitos.

EFICCIA JURDICA E EFICCIA SOCIAL (EFETIVIDADE) DAS NORMAS DE DIREITOS FUNDAMENTAIS Deve-se distinguir da eficcia jurdica o que muitos autores denominam de eficcia social da norma, que se refere, como aponta Reale, ao cumprimento efetivo do Direito por parte de uma sociedade, ao "reconhecimento" do Direito pela comunidade ou, mais especificamente, aos efeitos que uma regra opera atravs do seu cumprimento. Em tal acepo, eficcia social a concretizao do comando normativo, sua fora realizadora no mundo dos fatos. Deliberadamente, ao estudar a capacidade de produzir efeitos, deixou-se de lado a cogitao de saber se estes efetivamente se produzem. A efetividade propugna no a eficcia jurdica como possibilidade da aplicao da norma, mas a eficcia social e os mecanismos para a sua real aplicao. A efetividade significa, portanto, a realizao do Direito, o desempenho concreto de sua funo social. Ela traduz a materializao, no mundo dos fatos, dos preceitos legais e simboliza a aproximao, to ntima quanto possvel, entre o dever-ser normativo e o ser da realidade social. A efetividade das normas depende, em primeiro lugar, da sua eficcia jurdica, da aptido formal para incidir e reger as situaes da vida, operando os efeitos que lhe so inerentes. No se trata apenas da vigncia da regra, mas tambm, e, sobretudo, da "capacidade de o relato de uma norma dar-lhe condies de atuao", isoladamente ou conjugada com outras normas. Se o efeito jurdico pretendido pela norma for irrealizvel, no h efetividade possvel. Assim, necessrio que se estabelea a diferena conceitual entre Eficcia Jurdica, Eficcia Social (Efetividade) e Aplicabilidade das Normas de Direitos Fundamentais para que seja possvel uma melhor compreenso sobre o assunto. Porm, no vigora na doutrina um consenso no que concerne a vigncia, validade e existncia da norma. A eficcia jurdica representa a qualidade da norma produzir, em maior ou menor grau, determinados efeitos jurdicos ou a aptido para produzir efeitos, dizendo respeito aplicabilidade, exigibilidade ou executoriedade da norma, a eficcia
17

social da norma se confunde com a idia de efetividade e designa a concreta aplicao dos efeitos da norma juridicamente eficaz. A eficcia social ou a efetividade est intimamente ligada funo social da norma e realizao do Direito. Complemente-se a opo de plano terico da "Eficcia Constitucional", com a compreensibilidade Bobbiniana, que aps dilucidar o problema da definio do Direito enquadrando-o na "Teoria do ordenamento jurdico", e no na "Teoria da norma", com lucidez expe: "O problema da validade e da eficcia, que gera dificuldades insuperveis desde que se considere uma norma do sistema (a qual pode ser vlida sem ser eficaz), diminui se nos referirmos ao ordenamento jurdico, no qual a eficcia o prprio fundamento da validade". Essas distines so relevantes, inclusive para perfeito entendimento da diferena entre eficcia jurdica e eficcia social ou efetividade. Se a norma no produz, no mundo dos fatos, o efeito que dela se esperava, ter-se- que a norma politicamente defeituosa, no que seja juridicamente "ineficaz". Exemplificando: a legislao federal instituidora dos extintos cruzado e cruzeiro real, como do hoje circulante real, os quais no lograram at agora, criar a estabilidade econmicomonetria a que visavam; a isso se ops, entre outros fatores, a inveterada convivncia da populao do pas com unidades monetrias de valor nfimo, a dificultar o prprio reconhecimento do poder de compra da moeda recm-criada. Vai longe da supor-se que aludida legislao no tenha sido juridicamente eficaz: haja vista que, por exemplo, os contratos firmados em cruzados, cruzeiros, ou cruzeiros reais, esto, hoje, sendo normalmente executados em reais. Pode discutir-se se a norma respectiva teve efetivas conseqncias no quadro econmico-financeiro do pas, ou que tenha atingido os propsitos a que visava; mas no se pode dizer que lhe tenha faltado eficcia jurdica e, muito menos, existncia ou validade. Por outro lado, como bem destaca o professor Ingo Wolfgang Sarlet, no h como dissociar a noo de eficcia jurdica da aplicabilidade das normas jurdicas, pois a eficcia jurdica representa justamente a possibilidade de aplicao da norma aos casos concretos, com a conseqente gerao dos efeitos jurdicos que lhe so inerentes. Na verdade, eficcia e aplicabilidade so fenmenos conexos, como bem definiu Jos Afonso da Silva, j que a eficcia jurdica seria uma
18

potencialidade e a aplicabilidade representaria a praticidade, a aptido de uma norma jurdica eficaz ser aplicada s situaes as quais se destina. Portanto, conclui-se que as noes de aplicabilidade e eficcia jurdica podem ser consideradas em dois aspectos, na medida em que uma norma somente ser eficaz juridicamente por ser aplicvel e na medida de sua aplicabilidade. H que se considerar a posio doutrinria de Eros Roberto Grau, o qual prope uma reviso e reformulao da noo de eficcia e efetividade luz da Constituio de 1988, partindo da idia de que a deciso pela aplicao do Direito no caso concreto constitui, na verdade, uma deciso pela sua execuo, isto , pela sua efetivao. O autor difere dos posicionamentos doutrinrios tradicionais ao defender o ponto de vista de que a eficcia social (ou efetividade) no se situa no plano da aplicao da norma, mas que se manifesta aps o momento da aplicao, j que nada garante que as decises tomadas pelo Judicirio sejam efetivamente cumpridas pelos seus destinatrios, tampouco garantindo que sejam realizados os fins buscados por elas. Alguns consensos so estabelecidos a partir da anlise ora travada: 1- Todas as normas jurdicas tm eficcia jurdica; 2- A Eficcia Jurdica sempre varivel; 3Todas as normas jurdicas tambm so, em alguma medida, diretamente aplicveis.Assim, considerando o objetivo desse trabalho, a eficcia jurdica deve, ento, ser definida como a possibilidade (no sentido de aptido) de a norma vigente (juridicamente existente) ser aplicada aos casos concretos e de gerar efeitos jurdicos na proporo de sua aplicabilidade, enquanto a eficcia social (ou efetividade) pode ser concebida como a soma da deciso pela efetiva aplicao da norma e do resultado concreto dela decorrente.

CLASSIFICAO DA EFICCIA JURDICA E APLICABILIDADE DAS NORMAS DE DIREITOS FUNDAMENTAIS Alexandre de Moraes apresenta a tradicional diviso de Jos Afonso da Silva em relao sua aplicabilidade em normas de eficcia plena, contida e limitada. As normas constitucionais de eficcia plena seriam aquelas que produzissem ou tivessem a possibilidade de produzir seus efeitos, desde a entrada da Constituio em vigor.
19

Para Ricardo Cunha Chimenti, as normas constitucionais de eficcia plena so auto-aplicveis, completas ou auto-executveis, bastantes em si ou normas de aplicao. So as normas constitucionais que prescindem de qualquer outra disciplina legislativa para serem aplicveis. Um exemplo seria a inviolabilidade do domiclio do artigo 5, inciso XI da Constituio da Repblica. As normas constitucionais de eficcia contida seriam aquelas que o constituinte regulou os interesses relativos a determinado assunto, mas possibilitou que a competncia discricionria do poder pblico restringisse o assunto. O autor paulista cita como exemplo o caso do inciso XIII, do artigo 5 da Constituio Federal de 1988 que estabelece a liberdade de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, desde que sejam respeitadas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. Para Chimenti, a norma constitucional de eficcia contida, redutvel, ou de integrao restringvel aquela que prev que legislao inferior poder compor o seu significado. A norma infraconstitucional (subalterna) pode restringir o alcance da norma constitucional por meio de autorizao da prpria Constituio. O exemplo do autor o 1 do artigo 9 da Constituio que autoriza a lei infraconstitucional a definir os servios essenciais e, quanto a eles, restringir o direito de greve. A eficcia da norma constitucional tambm poderia ser restringida ou suspensa em decorrncia da incidncia de outras normas constitucionais. O exemplo referente liberdade de reunio que, mesmo sendo consagrada no artigo 5 da Constituio, pode ser suspensa ou restrita em perodos de estado de defesa ou de stio. Finalmente, normas constitucionais de eficcia limitada so as que possuem e apresentam aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, em virtude de apenas incidirem totalmente sobre esses interesses depois de desenvolvida

normatividade posterior que desenvolva a sua aplicabilidade. O exemplo para o caso o da norma do Artigo 37, inciso VII, da Constituio de 1988. Eis o seu texto: artigo 37, inciso VII - o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica. Aqui est o condicionamento do direito de greve, no servio pblico, ao que regulamentar a lei.
20

Ricardo Cunha Chimenti trata das normas constitucionais de eficcia limitada lembrando que muitas vezes, a prpria constituio utiliza as expresses "nos termos da lei", "na forma da lei", "a lei dispor", "a lei regular", etc, para demonstrar que algumas de suas normas no possuem aplicabilidade imediata. So tambm chamadas de normas constitucionais de eficcia limitada, incompletas, no bastantes em si, de eficcia relativa, ou de integrao complementvel. So normas constitucionais no auto-aplicveis que dependem da interposio de lei para gerar seus efeitos principais. So tambm denominadas normas de eficcia mediata ou indireta. Inobstante suas limitaes, as normas de eficcia limitada vinculam o legislador infraconstitucional aos seus comandos e paralisam as normas precedentes com elas incompatveis. Trata-se aqui dos efeitos impeditivos de deliberao em sentido contrrio ao da norma constitucional e do efeito paralisante. Com efeito, Ingo Wolfgang Sarlet classifica as Normas de Direitos Fundamentais, quanto sua eficcia jurdica e aplicabilidade, em Normas de Eficcia Plena, Contida e Limitada. As normas de eficcia plena seriam aquelas diretamente aplicveis e que desde logo esto aptas para gerar a plenitude de seus efeitos, por possurem alta densidade normativa. As normas de eficcia limitada possuem aplicao mediata ou indireta e dependem de regulamentao para gerar os principais efeitos, por possurem baixa densidade normativa. As normas de eficcia contida, por sua vez, so aquelas diretamente aplicveis, de eficcia plena, mas sujeitas restrio dos efeitos por lei. A virtude dessa classificao est no fato de partir da idia de que todas as normas tm eficcia jurdica. Em todas as classificaes realizadas pela doutrina, se percebem dois grupos de normas: aquelas que dependem, para a gerao de seus efeitos principais, da interveno do legislador infraconstitucional e aquelas que, desde logo, por possurem suficiente normatividade, esto aptas a gerar seus efeitos e, portanto, dispensam uma interpositio legislatoris. De acordo com Jos Afonso da Silva, ao lado das normas de eficcia plena, situam-se as normas de eficcia contida, que, a exemplo das primeiras, se encontram aptas a produzir, desde logo, a plenitude de seus efeitos, encontrandose, porm, sujeitas a posterior restrio pelo legislador. A possibilidade de

21

restrio dos efeitos no se constitui em privilgio exclusivo das normas de eficcia contida. Destarte, percebe-se a existncia de normas constitucionais de alta densidade normativa, que, dotadas de suficiente normatividade, se encontram aptas a, diretamente e sem a interveno do legislador ordinrio, gerar os seus efeitos essenciais (independentemente de uma ulterior restringibilidade), bem como em normas constitucionais de baixa densidade normativa, que no possuem normatividade suficiente para gerar seus efeitos principais, ressaltando-se que, em virtude de uma normatividade mnima (presente em todas as normas constitucionais), sempre apresentam certo grau de eficcia jurdica. Raul Machado Horta explica que a separao entre normas constitucionais autoaplicveis e normas no auto-aplicveis, levando-se em considerao a eficcia da norma constitucional, a origem da concepo atual das normas constitucionais programticas. Uma anlise da Constituio em conjunto permite o vislumbre de normas de realizao imediata, ou seja, as normas de organizao, as de competncia, as declaratrias de direitos e deveres e as normas de princpio, ou seja, as normas diretivas ou programticas que, apesar de serem obrigatrias, exigem atividade legislativa posterior que esgote o comando normativo. que as Constituies modernas a partir do Sculo XX ampliaram concomitantemente o contedo das suas matrias e a presena das normas programticas em seus textos. O autor tambm estuda Vezio Crisafulli e conclui que o autor italiano contribuiu fundamentalmente para o estudo das disposies de princpio na Constituio e afirmou que no se pode fazer distino baseada na existncia de normas de eficcia programtica ou diretiva e normas de eficcia obrigatria, em razo de todas as normas constitucionais serem obrigatrias em Constituies rgidas. que a separao entre normas constitucionais meramente diretrias esfacelaria a Constituio, retirando dela uma parte fundamental. Citando Jos Afonso da Silva, para quem existem trs categorias de normas constitucionais, ou seja, as de eficcia plena, eficcia contida e eficcia limitada ou reduzida e, sob o ngulo da sua aplicabilidade, reconhece tambm as normas de eficcia plena e a aplicabilidade imediata da maioria das normas constitucionais.
22

A aplicabilidade imediata da norma programtica, no entanto, segundo Raul Machado Horta, questo distinta da exeqibilidade por si mesma da norma constitucional. A norma de princpio institutivo pode ser impositiva, medida que determina que o legislador crie lei integradora, ou facultativa, quando apenas permite a edio de uma lei. J a norma de princpio programtico aquela que determina um programa a ser seguido pelo Estado, por meio da regulamentao, pelo legislador comum, do direito em si previsto. A norma de princpio programtico enuncia princpio indicativo da finalidade do Estado, devendo ser observada como regra matriz para a elaborao, interpretao e integrao do sistema normativo nacional. As normas programticas so normas de aplicao futura e se limitam a enunciar comandos-valores, as principais linhas que devem ser seguidas pelo Estado, mas que desde a sua entrada em vigncia, devem ser observadas. A juridicidade da norma programtica confirma o entendimento pelo qual ela possui, desde a sua entrada em vigncia, o poder para invalidar as normas anteriores incompatveis com as novas determinaes constitucionais. Os direitos de defesa, dirigidos, em regra, a uma absteno por parte do Estado, assumem habitualmente a feio de direitos subjetivos, inexistindo maior controvrsia acerca de sua aplicabilidade imediata e justiciabilidade. J os direitos a prestaes exigem um comportamento ativo dos destinatrios, gerando dificuldades diversas, levando boa parte dos autores a negar-lhes aplicabilidade imediata e, em razo disto, plena eficcia.Assim, ao tratar o problema da eficcia dos direitos fundamentais, no h como desconsiderar suas funes precpuas (direito de defesa ou prestacional), nem suas formas de positivao no texto constitucional, j que ambos os aspectos constituem fatores intimamente vinculados ao grau de eficcia e aplicabilidade dos direitos fundamentais.

SENTIDO E ALCANCE DO ART. 5, 1 DA CONSTITUIO DE 1988 O art. 5, 1 da Constituio de 1988 dispe: "As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata". Ocorre que a doutrina ptria no unnime quanto ao significado e alcance do preceito em exame. preciso, portanto, analisar a abrangncia da norma, isto , se ela aplicvel a todos os
23

direitos fundamentais (inclusive os situados fora do catlogo), ou se restrita aos direitos individuais e coletivos do art. 5 da Constituio. Anote-se, pois, primeiramente, que a aplicao imediata das normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais, expressa no pargrafo 1 do art. 5, da Constituio da Repblica do Brasil, significa que a sua exigibilidade no pode diferir por alegaes de condicionamentos a situaes adotveis apenas mediatamente. Todavia, a produo dos efeitos prprios e plenos das normas definidoras de direitos e garantias fundamentais pode apresentar dificuldades em razo da dependncia de esclarecimento ou integrao da mesma por norma

infraconstitucional assim avocada pelo prprio constituinte (so mltiplos os exemplos havidos nesse modelo no texto constitucional, especialmente no que se refere aos direitos fundamentais sociais - cf. nesse sentido o art. 7, da Constituio). Ao se afirmar que a norma relativa a um direito fundamental possui aplicabilidade imediata, deseja-se evidenciar sua fora normativa. Tomamos como exemplo o direito fundamental tutela jurisdicional efetiva. Como a essa norma no se pode atribuir funo retrica, no h como supor que o referido direito somente possa se expressar em conformidade com a lei, e que assim seja dela dependente. De modo que a norma do art. 5o, 1o, da Constituio Federal, j seria suficiente para demonstrar a tese de que o juiz no s deve interpretar a lei processual em conformidade com o direito fundamental tutela jurisdicional efetiva, como ainda deve concretiz-lo, atravs da via interpretativa, no caso de omisso ou de insuficincia de lei. De qualquer forma, ainda que os princpios da fora normativa da Constituio e da efetividade possam parecer uma superafetao diante da norma que afirma que o direito tutela jurisdicional efetiva tem aplicabilidade imediata (art. 5o, 1o, CF), parece importante mencion-los, especialmente porque o direito fundamental tutela jurisdicional efetiva, embora se dirija contra o Estado, inclusive contra o juiz, repercute sobre a esfera jurdica da parte. Ou seja, embora a aplicabilidade imediata desse direito seja inegvel, a tarefa interpretativa do juiz, por repercutir na esfera jurdica de algum que no faz parte

24

da relao vertical estabelecida em virtude do direito, no pode deixar de considerar os princpios que com ele possam colidir no caso concreto.

25

CAPTULO 2 - DIREITOS DA PERSONALIDADE

26

a) Diferena entre capacidade e personalidade;

A personalidade civil, como explica o art. 2 do Cdigo Civil de 2002, se inicia a partir do momento em que a criana nasce com vida, apesar de os seus direitos serem assegurados desde o momento da sua concepo, ou seja, desde seu estgio fetal. Inclusive, esse o alicerce usado para justificar a no permisso do aborto em caso de anencefalia (anomalia cerebral que causa da morte do beb logo em seu nascimento). J a conceituao para capacidade abre duas vertentes: a capacidade de ser parte e a capacidade de estar em juzo. Segundo Elpdio Donizetti Nunes, enquanto a primeira relaciona-se com a capacidade de gozo ou de direito (aptido para adquirir direitos e contrair obrigaes na vida civil), a segunda guarda relao com a capacidade de fato ou de exerccio (aptido para exercer por si os atos da vida civil)

b) Maioridade civil;

Em direito, maioridade refere-se idade em que a pessoa fsica passa a ser considerada capaz para os atos da vida pblica (ou seja, para exercer direitos prprios de adultos, contrair obrigaes e ser responsabilizado civil e penalmente por suas aes). A maioridade alcanada nos seguintes casos: Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada prtica de todos os atos da vida civil. Pargrafo nico. Cessar, para os menores, a incapacidade: I - pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independentemente de homologao judicial, ou por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; II - pelo casamento; III - pelo exerccio de emprego pblico efetivo; IV - pela colao de grau em curso de ensino superior;

27

V - pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia prpria.

c) Quando comea e quando termina a personalidade civil;

A personalidade civil tem comea com a concepo e termina com a morte respectivamente de acordo com os Artigos 2o e 6o descritos a seguir: Art. 2o A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. Art. 6o A existncia da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucesso definitiva.

d) Capacidade plena, incapacidade absoluta e incapacidade relativa; No caso do Cdigo de 2002, o termo capacidade relativo habilidade legal para agir na ordem civil, e, portanto, nem todas as pessoas so consideradas capazes, de acordo com os dizeres dos artigos 3o e 4o do Cdigo Civil. Art. 3o So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de dezesseis anos; II - os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica desses atos; III - os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. Art. 4o So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer: I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; II - os brios habituais, os viciados em txicos, e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido; III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; IV - os prdigos. Pargrafo nico. A capacidade dos ndios ser regulada por legislao especial.

28

e) Ausncia da pessoa natural;

Art. 22. Desaparecendo uma pessoa do seu domiclio sem dela haver notcia, se no houver deixado representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministrio Pblico, declarar a ausncia, e nomear-lhe- curador. Art. 23. Tambm se declarar a ausncia, e se nomear curador, quando o ausente deixar mandatrio que no queira ou no possa exercer ou continuar o mandato, ou se os seus poderes forem insuficientes. Art. 24. O juiz, que nomear o curador, fixar-lhe- os poderes e obrigaes, conforme as circunstncias, observando, no que for aplicvel, o disposto a respeito dos tutores e curadores. Art. 25. O cnjuge do ausente, sempre que no esteja separado judicialmente, ou de fato por mais de dois anos antes da declarao da ausncia, ser o seu legtimo curador. 1o Em falta do cnjuge, a curadoria dos bens do ausente incumbe aos pais ou aos descendentes, nesta ordem, no havendo impedimento que os iniba de exercer o cargo. 2o Entre os descendentes, os mais prximos precedem os mais remotos. 3o Na falta das pessoas mencionadas, compete ao juiz a escolha do curador.

f) Direitos da personalidade: integridade fsica, honra e imagem;

Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessrias administrao da justia ou manuteno da ordem pblica, a divulgao de escritos, a transmisso da palavra, ou a publicao, a exposio ou a utilizao da imagem de uma pessoa podero ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuzo da indenizao que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. Pargrafo nico. Em se tratando de morto ou de ausente, so partes legtimas para requerer essa proteo o cnjuge, os ascendentes ou os descendentes.

29

Art. 21. A vida privada da pessoa natural inviolvel, e o juiz, a requerimento do interessado, adotar as providncias necessrias para impedir ou fazer cessar ato contrrio a esta norma.

g) Direitos da personalidade e doao de rgos e tecidos;

Art. 13. Salvo por exigncia mdica, defeso o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, ou contrariar os bons costumes. Pargrafo nico. O ato previsto neste artigo ser admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial. Art. 14. vlida, com objetivo cientfico, ou altrustico, a disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. Fonte: Pargrafo nico. O ato de disposio pode ser livremente revogado a qualquer tempo.

h) Direito ao nome e demais implicaes;

Art. 16. Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome. Art. 17. O nome da pessoa no pode ser empregado por outrem em publicaes ou representaes que a exponham ao desprezo pblico, ainda quando no haja inteno difamatria. Art. 18. Sem autorizao, no se pode usar o nome alheio em propaganda comercial. Art. 19. O pseudnimo adotado para atividades lcitas goza da proteo que se d ao nome.

i) Domiclio da pessoa natural;

Art. 70. O domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo.

30

Art. 71. Se, porm, a pessoa natural tiver diversas residncias, onde, alternadamente, viva, considerar-se- domiclio seu qualquer delas. Art. 72. tambm domiclio da pessoa natural, quanto s relaes concernentes profisso, o lugar onde esta exercida. Pargrafo nico. Se a pessoa exercitar profisso em lugares diversos, cada um deles constituir domiclio para as relaes que lhe corresponderem. Art. 73. Ter-se- por domiclio da pessoa natural, que no tenha residncia habitual, o lugar onde for encontrada. Art. 74. Muda-se o domiclio, transferindo a residncia, com a inteno manifesta de o mudar. Pargrafo nico. A prova da inteno resultar do que declarar a pessoa s municipalidades dos lugares, que deixa, e para onde vai, ou, se tais declaraes no fizer, da prpria mudana, com as circunstncias que a acompanharem.

j) Pessoas jurdicas: conceito e classificaes.

Art. 40. As pessoas jurdicas so de direito pblico, interno ou externo, e de direito privado. Art. 41. So pessoas jurdicas de direito pblico interno: I - a Unio; II - os Estados, o Distrito Federal e os Territrios; III - os Municpios; IV - as autarquias, inclusive as associaes pblicas; (Redao dada pela Lei n 11.107, de 2005) V - as demais entidades de carter pblico criadas por lei. Pargrafo nico. Salvo disposio em contrrio, as pessoas jurdicas de direito pblico, a que se tenha dado estrutura de direito privado, regem-se, no que couber, quanto ao seu funcionamento, pelas normas deste Cdigo. Art. 42. So pessoas jurdicas de direito pblico externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico. Art. 43. As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a

31

terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo. Art. 44. So pessoas jurdicas de direito privado: I - as associaes; II - as sociedades; III - as fundaes. IV - as organizaes religiosas; (Includo pela Lei n 10.825, de 22.12.2003) V - os partidos polticos. (Includo pela Lei n 10.825, de 22.12.2003) 1o So livres a criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das organizaes religiosas, sendo vedado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. (Includo pela Lei n 10.825, de 22.12.2003) 2o As disposies concernentes s associaes aplicam-se subsidiariamente s sociedades que so objeto do Livro II da Parte Especial deste Cdigo. (Includo pela Lei n 10.825, de 22.12.2003) 3o Os partidos polticos sero organizados e funcionaro conforme o disposto em lei especfica. (Includo pela Lei n 10.825, de 22.12.2003)

k) Atributos do direito de personalidade.

Art. 11. Com exceo dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. Pargrafo nico. Em se tratando de morto, ter legitimao para requerer a medida prevista neste artigo o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau.

32

CAPTULO 3 - DOS BENS

33

Bens so valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relao de direito. Enquanto o objeto do direito positivo a conduta humana, o objeto do direito subjetivo podem ser bens ou coisas no valorveis pecuniariamente. So bens jurdicos os de natureza patrimonial, isto , tudo aquilo que se possa incorporar ao nosso patrimnio um bem: uma casa, um carro, uma roupa, um livro, ou um CD. Alm disso, h uma classe de bens jurdicos no-patrimoniais. No so economicamente estimveis, como tambm insuscetveis de valorao pecuniria: a vida e a honra so exemplos fceis de se compreender. Os bens podem ser classificados em: mveis e imveis, corpreos e incorpreos, fungveis e infungveis, consumveis e inconsumveis, divisveis e indivisveis, singulares e coletivos, comercializveis ou fora do comrcio, principais e acessrios, e pblicos ou particulares. Nosso artigo tratar de algumas das espcies ora classificadas.

Bens Corpreos e Incorpreos

J vimos que os romanos faziam distino entre bens corpreos e incorpreos. Bens corpreos so aqueles que nossos sentidos podem perceber: um automvel, um animal, um livro. Os bens incorpreos no tm existncia tangvel. So direitos das pessoas sobre as coisas, sobre o produto de seu intelecto, ou em relao a outra pessoa, com valor econmico: direitos autorais, crditos, invenes. As coisas corpreas podem ser objeto de compra e venda, enquanto as incorpreas prestam-se cesso. As coisas incorpreas no podem ser objeto de usucapio nem de transferncia pela tradio, que requer a entrega material da coisa. Em que pese ao silncio da legislao, essa distino que vem desde o Direito Romano de importncia relativa. Os bens incorpreos so entendidos como abstrao do Direito; no tm existncia material, mas existncia jurdica. As relaes jurdicas podem ter como objeto tanto os bens materiais quanto os imateriais.

34

Bens Mveis e Imveis

Essa classificao substituiu a das res mancipi e res nec mancipi. Desde a Idade Mdia, dada maior importncia aos imveis em detrimento dos mveis. Embora seja essa a orientao de nosso Cdigo Civil, podemos dizer que hoje os valores mobilirios j superam, em importncia, os bens imveis. Imveis so aqueles bens que no podem ser transportados sem perda ou deteriorao, enquanto mveis so os que podem ser removidos, sem perda ou diminuio de sua substncia, por fora prpria ou estranha. Semoventes so os animais. So essas noes que encontramos no art. 82: "So mveis os bens suscetveis de movimento prprio, ou de remoo por fora alheia, sem alterao da substncia ou da destinao econmico-social" (antigo, art. 47). O presente Cdigo acrescentou a dico: "sem alterao da substncia ou da destinao econmico-social", o que denota a idia que a compreenso dos bens mveis mais jurdica do que real. Aos direitos, quer recaiam sobre bens mveis, quer recaiam sobre imveis, tambm se aplica a diviso. Assim, os direitos de servido, uso e habitao so imveis. O usufruto ser mvel ou imvel, dependendo de seu objeto.

Regime dos Bens Imveis

Do ponto de vista estritamente natural, o nico bem imvel o terreno - uma poro de terra do globo terrestre. O legislador, porm, partindo do pressuposto da transferibilidade para distinguir os bens mveis de imveis, idealiza o conceito da imobilidade para outros bens que materialmente seriam mveis. Da, portanto, os conceitos dos arts. 43 e 44 do Cdigo de 1916, estatuindo quatro categorias de bens imveis: por natureza, por acesso fsica, por acesso intelectual e por determinao legal. So imveis por natureza no diploma passado (art. 43, I) "o solo com a sua superfcie, os seus acessrios e adjacncias naturais, compreendendo as rvores e frutos pendentes, o espao areo e o subsolo". O atual Cdigo descreve: "So bens imveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou

35

artificialmente" (art. 79). So tantas as restries ao espao areo e ao subsolo que a nova lei preferiu subtrair essa noo. Nos componentes do solo, algumas partes so slidas, outras lquidas, umas formam a superfcie, outras o subsolo. Se alguma das partes separada pela fora humana, passa a constituir-se em unidade distinta, mobilizando-se, como a rvore que se converte em lenha, e assim por diante. A gua, enquanto pertencente a um imvel, ser imvel; destacada pelo homem, torna-se mvel. As rvores e os arbustos, ainda que plantados pelo homem, deitando suas razes nos solos, so imveis. No sero assim considerados se plantados em vasos e recipientes removveis, ainda que de grandes propores. As riquezas minerais ou fsseis, que no regime do Cdigo anterior pertenciam ao proprietrio do solo, passaram a constituir propriedade distinta do patrimnio da Unio, a qual pode outorgar ao particular mera concesso de explorao de jazidas. So imveis por acesso fsica (art. 43, II do Cdigo anterior) "tudo quanto o homem incorporar permanentemente ao solo, como a semente lanada terra, os edifcios e construes, de modo que se no possa retirar sem destruio, modificao, fratura ou dano".

Regime dos Bens Mveis

So trs as categorias de bens mveis: por natureza, por antecipao e por determinao da lei. So mveis por natureza "os bens suscetveis de movimento prprio, ou de remoo por fora alheia, sem alterao da substncia ou da destinao econmico-social" (art. 82; antigo, art. 47). So, portanto, as coisas corpreas que se podem movimentar, por fora prpria ou alheia, com exceo daquelas que se agregam aos imveis. Existem bens mveis que a lei imobiliza para fins de hipoteca, como o caso dos navios (art. 825 do Cdigo de 1916). O atual Cdigo particulariza com sucesso a noo de bens mveis, inserindo na parte final do artigo a expresso "sem alterao da substncia ou da destinao econmico-social deles". Essa noo importante

36

e resulta em utilidade prtica, pois no pode ser considerado mvel aquele bem que, uma vez deslocado, perde sua finalidade. Modernamente, os bens mobilirios ganham maior dimenso, embora as fortunas ainda se faam com bens imveis. Avulta, pois, de importncia o regime jurdico a ser atribudo a determinados bens mveis. O direito moderno reconhece a categoria dos mveis por antecipao. So bens que, incorporados ao solo, destinam-se separao e sero convertidos em mveis, como o caso de rvores que se convertero em lenha, ou da venda de uma casa para demolio. Atribui-se-lhes, dada sua peculiaridade, a condio de coisas mveis. A qualidade mobiliria de seu objeto retroage data do contrato, em face de seu carter. O art. 83 (antigo, art. 48) considera mveis por determinao legal: I - as energias que tenham valor econmico; II - os direitos reais sobre objetos mveis e as aes correspondentes; II - os direitos pessoais de carter patrimonial e respectivas aes. O antigo art. 48 assim enunciava: "I - os direitos reais sobre objetos mveis e as aes correspondentes; II - os direitos de obrigao e as aes respectivas; III - os direitos de autor." Se os direitos sobre coisas imveis so imveis, os direitos sobre mveis devem ser mveis, assim como as respectivas aes.

Bens Fungveis e Infungveis

Bens fungveis so aqueles que podem ser substitudos por outros do mesmo gnero, qualidade e quantidade, tais como cereais, peas de mquinas, gado etc. Bens infungveis so aqueles corpos certos, que no admitem substituio por outros do mesmo gnero, quantidade e qualidade, como um quadro de Portinari, uma escultura ou qualquer outra obra de arte. O Cdigo Civil de 1916, no art. 50, dispunha: "So fungveis os mveis que podem, e no fungveis os que no podem substituir-se por outros da mesma

37

espcie, qualidade e quantidade." O atual Cdigo mantm a mesma redao (art. 85). A fungibilidade ou infungibilidade conceito prprio das coisas mveis. Os imveis, mormente aqueles que o so por sua natureza, so sempre infungveis, embora existam autores com opinies contrrias.

Bens Consumveis e No Consumveis

De acordo com o art. 86, "so consumveis os bens mveis, cujo uso importa destruio imediata da prpria substncia, sendo tambm considerados tais os destinados alienao" (antigo, art. 51). A caracterstica da consuntibilidade pode ser de fato, como os alimentos, ou de direito, como o dinheiro. So inconsumveis os bens que admitem uso reiterado, sem destruio de sua substncia. Tal qualidade deve ser entendida no sentido econmico e no no sentido vulgar, pois tudo que existe na face da terra inexoravelmente ser consumido, ou ao menos deixar de ser o que , para ser transformado. Algo que normalmente inconsumvel, isto , permite reiterado uso, como um livro, por exemplo, pode ser considerado consumvel se estiver nas prateleiras de uma livraria, pronto para ser alienado, amoldando-se dico legal do art. 86. No podemos confundir a noo de coisas consumveis com a de coisas fungveis: em regra, coisa fungvel sempre consumvel, mas pode acontecer que coisa infungvel seja consumvel. o exemplo do vinho raro que mencionamos na seo 15.4. O vinho essencialmente consumvel, mas pode ser infungvel. Do mesmo modo, coisa fungvel pode no ser consumvel, como, por exemplo, um automvel de srie de uma fbrica ou os livros de uma livraria destinados venda. Deve-se entender como bens consumveis todos aqueles que podem desaparecer por um s ato de utilizao. Inconsumveis so aqueles que permitem uso continuado, sem acarretar sua destruio total ou parcial. Note que o importante a destruio "jurdica". As mercadorias destinadas venda

38

no estoque do comerciante so sempre consideradas consumveis. Podero deixar de s-lo no momento em que forem adquiridas.

Bens Divisveis e Indivisveis

De acordo com o art. 87 do atual diploma, "bens divisveis so os que se podem fracionar sem alterao, na sua substncia, diminuio considervel de valor, ou prejuzo do uso a que se destinam". Complementa a noo o artigo seguinte, ao dizer que "os bens naturalmente divisveis podem tornar-se indivisveis por determinao da lei ou por vontade das partes". Embora a compreenso seja a mesma, as novas dices atualizam os conceitos dos arts. 52 e 53 do velho Cdigo. Conforme o art. 52 do Cdigo de 1916, "coisas divisveis so as que se podem partir em pores reais e distintas, formando cada qual um todo perfeito", enquanto estipulava o art. 53: "So indivisveis: I - os bens que se no podem partir sem alterao na sua substncia; II - os que, embora naturalmente divisveis, se consideram indivisveis por lei, ou vontade das partes." Nos bens divisveis, cada segmento repartido mantm as mesmas qualidades do todo. O bem indivisvel no admite fracionamento. Aqui, tambm, devemos entender a noo com temperamentos. Assim que para um diamante, por exemplo, dependendo de sua qualidade e pureza, seu fracionamento far com que haja perda de valor. Deve ser considerada a indivisibilidade material ou fsica e a intelectual ou jurdica, ambas decorrentes da lei, ou da vontade das partes. Normalmente, um imvel no construdo divisvel, porm as leis de zoneamento probem construes abaixo de determinada metragem. O imvel rural, por disposio de lei (Estatuto da Terra), no divisvel em reas de dimenso inferior constitutiva do mdulo rural, dimenso mnima que o legislador entendeu como produtiva. H obrigaes divisveis e outras indivisveis, de acordo com sua natureza ou

39

com a vontade das partes. H direitos que so sempre indivisveis, como as servides e a hipoteca.

Bens Singulares e Coletivos

Disciplinava o art. 54 do Cdigo de 1916: "As coisas simples ou compostas, materiais ou imateriais, so singulares ou coletivas: I - singulares, quando, embora reunidas, se consideram de per si, independentemente das demais; II - coletivas, ou universais, quando se encaram agregadas em todo." As coisas singulares podem ser simples e compostas. Singulares simples so as coisas constitudas de um todo formado naturalmente ou em conseqncia de um ato humano, sem que as respectivas partes integrantes conservem sua condio jurdica anterior, como, por exemplo, um animal, um edifcio. Singulares compostas so as coisas que se juntam, unindo diferentes objetos, corporeamente, em um s todo, sem que desaparea a condio particular de cada um. Surge aqui, mais propriamente, o conceito j visto de parte integrante, essencial e no essencial. O art. 89 do presente Cdigo dispe que "so singulares os bens que, embora reunidos, se consideram de per si, independentemente dos demais". Cabe, como se v, o exame do caso concreto.

Bens Reciprocamente Considerados: Principais e Acessrios. Pertenas

Depois de haver descrito os bens considerados em si mesmos, o legislador preocupa-se em classificar os bens, uns em relao aos outros, distinguindo-os em principais e acessrios. O art. 92 define: "Principal o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente. Acessrio, aquele cuja existncia supe a do principal" (antigo, art. 58). E dispunha o art. 59 do Cdigo anterior: "Salvo disposio especial em contrrio, a coisa acessria segue a principal." O acessrio pode no seguir o principal, pois a prpria lei admite o contrrio, embora a regra seja acessorium sequitur principale (o acessrio segue o

40

principal). O contrato, a vontade das partes, pode tambm subverter o princpio geral. No apenas o objeto corpreo pode ser acessrio, como tambm os direitos, como o caso da fiana e da clusula penal que possuem noo de subordinao a um contrato principal. Para que se configure o acessrio, h necessidade de pressupor a existncia de um bem principal, ficando assentado que o bem acessrio no tem autonomia. No basta a simples relao de dependncia com a coisa, pois no h que se confundir acessrio com a noo de parte integrante, que parte constitutiva da prpria coisa.

Frutos, Produtos e Rendimentos

Os frutos classificam-se em naturais, industriais e civis. Naturais so os provenientes da fora orgnica que se renovam periodicamente, como as frutas de uma rvore e as crias de um animal. Industriais so aqueles decorrentes da interveno do homem sobre a natureza, como a produo de uma fbrica. Civis so as rendas provenientes do capital, da utilizao de uma coisa frugfera pelo homem, como juros, alugueres e dividendos. Produtos so bens que se extraem da coisa, diminuindo sua substncia, pois no se produzem periodicamente, como os frutos. o caso do ouro extrado de mina, do petrleo, da pedra de pedreira etc. Rendimentos so os frutos civis; o Cdigo antigo foi, nesse aspecto, redundante. Todos esses bens, portanto, ingressam na categoria de coisas acessrias. Os frutos so classificados em pendentes, quando unidos coisa que os produziu; percebidos ou colhidos, depois de separados; estantes, depois de separados e armazenados; percipiendos, os que deveriam ter sido colhidos e no foram; e consumidos, os utilizados, que j no existem. Todas essas conceituaes so importantes, porque utilizadas nas relaes jurdicas constantes da Parte Especial do Cdigo, bem como em inmeras relaes jurdicas de outros compartimentos do Direito. Assim, o art. 1.215 (antigo, art. 512) estatui que os frutos naturais e industriais reputam-se colhidos e percebidos to logo sejam separados; os civis reputam-se
41

percebidos dia a dia. O possuidor de boa-f tem direito, enquanto ela durar, aos frutos percebidos. O art. 1.214 (antigo, art. 510) determina que os frutos pendentes, quando cessar a boa-f do possuidor, devem por ele ser devolvidos ao reivindicante. Devem ser tambm devolvidos os frutos colhidos por antecipao. O art. 1.232 do atual Cdigo acentua que "os frutos e mais produtos da coisa pertencem, ainda quando separados, ao seu proprietrio, salvo se, por preceito jurdico especial, couberem a outrem".

Benfeitorias

Benfeitorias so obras ou despesas feitas na coisa, para o fim de conserv-la, melhor-la ou embelez-la. Veja o que expusemos acerca das pertenas, cujo conceito pode se confundir com o de benfeitorias. Benfeitorias so obras, portanto, decorrentes da ao humana. Excluem-se de sua noo os acrscimos naturais ou cmodos, que se acrescem coisa sem interveno humana (art. 97 do atual Cdigo).

Bens Pblicos e Particulares

Segundo o art. 98, "so pblicos os bens do domnio nacional pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno; todos os outros so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem (antigo, art. 65). Acrescenta o art. 99: "I - os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praas; II - os de uso especial, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias; III - os dominicais, que constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades. Pargrafo nico. No dispondo a lei em contrrio, consideram-se dominicais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado." Aqui, os bens so considerados em relao a seus respectivos proprietrios. Na verdade, o art. 98 no exaustivo, pois h bens que a ningum pertencem.
42

Esses bens distinguem-se dos anteriores, porque o Poder Pblico no tem apenas a titularidade, mas tambm sua utilizao. Seu uso pelos particulares regulamentado, e a Administrao tanto pode permitir que os interessados ingressem em suas dependncias, como proibir. Os bens dominiais (ou dominicais) so os que formam o patrimnio dos entes pblicos. So aqueles, objeto de propriedade do Estado como de qualquer pessoa, como se particular fosse. Seu direito de propriedade exercido seguindo os princpios de direito constitucional, administrativo e civil, como as estradas de ferro, ttulos da dvida pblica, telgrafos, oficinas do Estado etc. Tambm nada impede a utilizao desses bens pelos particulares, subordinada s normas administrativas e s condies e limitaes impostas pelo Poder Pblico. Os bens pblicos, de qualquer categoria, so inalienveis e imprescritveis. A inalienabilidade dos bens pblicos decorre de sua prpria natureza. A faculdade de alien-los s pode ocorrer mediante desafetao, isto , por meio de lei ou ato administrativo que autorize essa alienao (art. 67 do Cdigo anterior), que poder dar-se s em relao a bens que no se destinem ao uso comum do povo, como mares, rios, estradas etc. Os arts. 100 e 101 do atual Cdigo absorvem justamente essa noo: os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem sua qualificao, na forma que a lei determinar; os bens dominicais podem ser alienados, observadas as exigncias legais. Pode-se concluir que os bens so coisas estimveis financeiramente, que se enquadram em uma determinada classificao e podem ser objetos de direito. Isto , podem ser reclamados.

43

CONCLUSO Com base no Cdigo Civil Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002, o contedo apresentado, permite que a populao, consciente de suas responsabilidades, deveres e direitos, seja respeitada e induzida prtica das aes voltadas a conquista de seus interesses e do Bem Comum.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS <http://www.webartigos.com/articles/30281/1/Classificacao-dosBens/pagina1.html> Acesso em 29 de abril de 2011. <http://www.fortium.edu.br/blog/rafael_alcantara> Acesso em 02 de maio de 2011. <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/2002/L10406compilada.htm> Acesso em 29 de abril de 2011. <http://pt.shvoong.com/law-and-politics/constitutional-law/745446-efic%C3%A1ciada-norma-constitucional/#ixzz1MeKk27bx> Acesso em 05 de maio de 2011 <http://jus.com.br/revista/texto/3762> Acesso em 11 de maio de 2011. <http://artigosjusrede.blogspot.com/2010/07/eficacia-juridica-e-socialefetividade.html> Acesso em 11 de maio de 2011 <http://www.rkladvocacia.com/arquivos/artigos/art_srt_arquivo20080731145116.pdf > Acesso em 29 de abril de 2011. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Maioridade> Acesso em 29 de abril de 2011. <http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=6384> Acesso em 02 de maio de 2011. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Vacatio_legis> Acesso em 02 de maio de 2011.

44

S-ar putea să vă placă și