Sunteți pe pagina 1din 28

2008

Morar na Argentina

www.argentina.ar

Morar na Argentina

Morar na Argentina

ndice 1. Argentina 2. Estudar na Argentina 3. Dados teis 4. Diretrio 5. Diretrio eletrnico 6. Fontes pg. 3 pg. 10 pg. 13 pg. 18 pg. 27 pg. 28

Argentina.ar

Morar na Argentina

1. ARGENTINA
REPBLICA ARGENTINA

Localizao e limites A Repblica Argentina est no hemisfrio sul ocidental. Sua capital a Cidade Autnoma de Buenos Aires, situada ao leste, na costa do Rio da Prata. O Territrio est dividido em 23 provncias: Buenos Aires, Catamarca, La Rioja, Mendoza, Misiones, Neuqun, Ro Negro, Salta, San Juan, San Luis, Chaco, Chubut, Crdoba, Corrientes, Entre Ros, Formosa, Jujuy, Tucumn, La Pampa, Santa Cruz, Santa Fe, Santiago del Estero, Tierra del Fuego. Poro Antrtica A Antrtica Argentina a parte do territrio nacional compreendido entre os meridianos 25 e 74 de Longitude Oeste, ao sul do paralelo 60 Sul. Fronteiras da poro Americana:

Capital Cidade Autnoma de Buenos Aires. Superfcie total 3.761.274 Km2. Clima Quente, Temperado, rido e frio. Idioma Espanhol. Originrios: Araucano, Guarani, Quchua. Populao estimativa 40.000.000 hab. Sistema poltico Republicano, Representativo e Federal. Moeda Peso ($)

Norte Limita com as Repblicas da Bolvia e do Paraguai, cujo ponto extremo est na confluncia dos rios Grande de San Juan e Mojinete, na provncia de Jujuy, Lat. 2146'S; Long. 6613'O. Sul Com a Repblica do Chile e o Oceano Atlntico, at seu extremo austral no Cabo San Po, situado na ilha Grande de Tierra del Fuego, Lat. 5503'S; Long. 6631'O. Leste Com a Repblica Federativa do Brasil, Repblica Oriental do Uruguai e o Oceano Atlntico. O ponto extremo oriental est situado ao nordeste da cidade de Bernardo de Irigoyen, na provncia de Misiones, Lat. 2615'S; Long. 5338'O. Oeste Limita com a Repblica do Chile. O ponto extremo est situado entre o Cerro Agassis e o Cerro Bolados no cordo Mariano Moreno-, no Parque Nacional Los Glaciais, provncia de Santa Cruz, Lat. 4933'S; Long. 7334'O.

Extenso territorial
REPBLICA ARGENTINA Superfcie total Por sua extenso, ocupa a segunda posio entre os pases da 3.761.274 Km2. Amrica do Sul. Tem uma superfcie total de 3.761.274 Km, entre os quais, 2.791.810 Km correspondem ao Continente Americano; 969.464 Km ao Continente Antrtico, incluindo as Ilhas Oradas do Sul e as ilhas austrais, Georgias do Sul e Sandwich do Sul.

A imensido do territrio argentino oferece todas as paisagens: bosques, selvas, quilmetros de praias, lagos, diques, cataratas, campos de gelos e glaciais, altiplanos desrticos, com vales e com cerros

Argentina.ar

Morar na Argentina

multicoloridos. As maiores plancies orientais e a impressionante cordilheira dos Andes ao oeste, a qual possui o cume mais alto do hemisfrio ocidental, o Aconcgua, de 6.959 metros.

Clima
REPBLICA ARGENTINA Clima Quente, temperado, rido e frio.

Quente

Apresenta-se no ngulo nordeste. Os ventos dominantes provm do Norte, Nordeste e Leste. Subtropical sem estao seca: nas provncias de Misiones e Corrientes, norte de Entre Ros e a seo oriental do Chaco. So temperaturas altas e precipitaes abundantes em todo o ano. Tropical com estao seca: inclui parte de Salta, oeste de Formosa e do Chaco, a plancie oriental de Tucumn, quase todo Santiago del Estero e o N.O. de Santa Fe. O perodo seco dura at a metade do ano. Clima tropical serrano: no N.O, as serras subandinas, os vales e quebradas. Temperado No centro do pas, inclui a provncia de Buenos Aires, grande parte de Entre Ros, centro e Sul de Santa Fe, na faixa oriental de Crdoba e um setor ao Nordeste de La Pampa. Temperado pampeano: na faixa da ribeira do ParanPlata. Temperado com influncia ocenica: no litoral bonaerense, em Mar del Plata e Necochea. Temperado das serras: nas serras e vales da provncia de Crdoba. rido Estende-se do Noroeste a Sudeste do pas, na Puna, os Andes de Catamarca, La Rioja e San Juan, a zona vizinha pr-andina e a Patagnia extra-andina. Apresenta quatro variedades conforme a altura e a latitude. rido de montanha: Acima dos 3.000 m.s.n.m. (metros sobre o nvel do mar), na Puna e nos Andes, desde Catamarca at Mendoza. A amplitude trmica muito grande, tanto na dimenso diria como anual, e se produzem geadas todo o ano. rido das serras e campos: ao leste dos Andes, e a regio das serras pampeanas. A temperatura mdia anual de 18 C. A amplitude trmica maior entre o dia e a noite. rido de estepe: ao norte da Patagnia, com temperatura mdia menor a 15 C. Produzem-se geadas com freqncia e precipitaes muito escassas. rido frio: ao sul da Patagnia, com temperatura mdia cerca dos 10 C. Frio

Argentina.ar

Morar na Argentina

Frio rido ventoso: na Patagnia, com precipitaes escassas e no inverno se apresentam tempestades de neve. mido austral: ao sul da provncia de Santa Cruz e a provncia de Tierra del Fuego. Clima de neve: de tipo glacial, compreende a faixa da cordilheira austral, na zona de gelo continental de Santa Cruz e em manchas glaciais que h na alta cordilheira patagnica. Ocenico frio: nas ilhas austrais. O frio dura grande parte do ano, com precipitaes de neve e so freqentes as tempestades. Temperatura. Converses De C a F: multiplicar 1,8 e acrescentar 32. De F a C: subtrair 32 e multiplicar por 5/9.

Temporadas Vero: de 21 de dezembro a 20 de maro. Outono: de 21 de maro a 20 de junho. Inverno: de 21 de junho a 20 de setembro. Primavera: 21 de setembro a 20 de dezembro.

Idioma
REPBLICA ARGENTINA

O idioma oficial da Argentina o Castelhano ou Espanhol. Trazido pelos conquistadores espanhis, enriqueceu-se a partir do convvio com os povos indgenas nativos e mais tarde pela influncia dos sucessivos movimentos imigratrios, produzidos desde finais do sculo XIX.

Idioma Espanhol. Originrios: Araucano, Guarani, Quchua.

Como trao distintivo, a fala coloquial, utiliza-se vos, em vez de t. Em todo o territrio convivem diferentes dialetos, todos inteligveis entre si. Em algumas regies, tambm se falam as lnguas dos povos originrios: Araucano, Guarani e Quchua.

Populao
REPBLICA ARGENTINA Populao estimada Habitam o territrio nacional cerca de 40 milhes de argentinos. 40.000.000 hab. A grande maioria da populao de origem europia, principalmente, o espanhol e italiano. Tambm, h uma minoria indgena. Por sua vez, possvel encontrar um nmero importante de coletividades radicadas em diferentes zonas do pas como, alemes, rabes, armnios, bolivianos, brasileiros, catales, croatas, escoceses, eslovenos, galegos, gregos, ingleses, irlandeses, italianos, judeus, peruanos, poloneses, portugueses, suos, ucranianos e bascos, entre outros.

Argentina.ar

Morar na Argentina

Sistema poltico
REPBLICA ARGENTINA

O sistema de governo da Repblica Argentina Republicano, Representativo e Federal, e se organiza em trs poderes:

Sistema poltico Republicano, Representativo e Federal.

Poder Executivo: com sua primeira figura o Presidente - eleito para um perodo de quatro anos mediante voto popular direto, que se elege a cada quatro anos e com possibilidade de ser reeleito s por um perodo consecutivo-; um Vice-presidente, chefe do Gabinete - nomeado pelo Presidente-, ministros e secretrios. Poder Legislativo: composto pelo Senado, com trs senadores por cada provncia e trs pela cidade de Buenos Aires. So eleitos de forma direta por seis anos. Cmara de Deputados, conformada por duas cmaras, est integrada por 257 membros eleitos de forma direta por quatro anos e com possibilidade de serem reeleitos. Poder Judicial: Corte Suprema de Justia, cmaras federais e de apelao, juizes federais, ordinrios e de paz.

Moeda
REPBLICA ARGENTINA

A moeda Argentina o peso ($). As notas que se emitem so de $ 100; $ 50; $ 20; $ 10; $ 5 e $ 2. Moedas de $ 1; 50 centavos; 0,25 centavos; 0,10 centavos e 0,05 centavos.

Moeda Peso ($)

O dlar estadunidense a moeda internacional de maior difuso. As moedas estrangeiras podem ser trocadas em bancos ou casas de cmbio autorizadas, onde necessrio apresentar o passaporte.

IVA Na Argentina 21%.

Tax free (isento de imposto) Para recuperar o IVA dos produtos tax free, importante conservar as faturas ou tquetes das compras e preencher um formulrio que se retira no Aeroporto.

Telecomunicaes Servio telefnico: fixo ou domiciliar, mvel, e pblicos - na rua e em locutrios. Servio postal: cobre todo o pas, sendo o Correio Argentino o principal provedor.

Argentina.ar

Morar na Argentina

Meios de comunicao: circulam mais de 200 jornais. Os de maior tiragem so publicados na Cidade de Buenos Aires e a maioria das cidades tm seus jornais locais. H cerca de 1.500 estaes de rdio, de amplitude modulada e de freqncia modulada. Os principais canais de TV que transmitem desde Buenos Aires so: Canal 13, Amrica TV, Telefe, Canal 9 e Canal 7, sendo este ltimo de propriedade estatal e o nico de alcance totalmente nacional. As grandes cidades tm seus prprios canais com programaes locais e repetidoras dos canais de ar, da Cidade de Buenos Aires. Tambm destaca-se um importante nmero de canais de TV a cabo, com programao local e internacional. Servio de internet: com cobertura em todas as cidades importantes e centros tursticos. Para domiclios particulares pode-se contratar um provedor que oferecer alternativas de servio e tarifas. Por sua vez, pode-se ter acesso desde locais comerciais, cyber e/ou locutrio, onde se cobra uma tarifa pelo tempo de uso. Hotis, bares, restaurantes, confeitarias, aeroportos, centros comerciais, entre outros, costumam oferecer servio sem fio gratuito para seus clientes.

Centro de Informao para estrangeiros 0800-555-0016 turista@turismo.gov.ar

Cdigo telefnico Para ligar Argentina do exterior: 00 + 54 + Cdigo de rea + nmero de telefone.

Cdigo de rea por Cidade Ciudad de Buenos Aires: 11 Buenos Aires. La Plata: 221 Buenos Aires. Mar del Plata: 223 Buenos Aires. Baha Blanca: 291 Catamarca: 3833 Crdoba: 351 Corrientes: 3783 Chaco. Resistencia: 3722 Chubut. Rawson: 2965 Entre Ros. Paran: 343 Formosa: 3717 San Salvador de Jujuy: 388 La Pampa. Santa Rosa: 2954 La Rioja: 3822 Mendoza: 261 Misiones. Posadas: 3752 Neuqun: 299 Ro Negro. Viedma: 2920 Salta: 387 San Juan: 264

Argentina.ar

Morar na Argentina

San Luis: 2652 Santa Cruz. Ro Gallegos: 2966 Santa Fe: 342 Santa Fe. Rosario: 341 Santiago del Estero: 385 Tucumn. San Miguel de Tucumn: 381 Tierra del Fuego. Ushuaia: 2901

Eletricidade A corrente eltrica na Argentina de 220 volts, 50 ciclos de corrente alterna. Sugere-se trazer transformadores.

Horrio O fuso horrio corresponde a GMT-3. Em algumas provncias pode mudar, tanto na temporada de vero como na de inverno.

Horrio comercial Bancos e casas de cmbio: de segunda sexta, de 10h a 15h. Escritrios comerciais: Em geral de 9h a 12h e de 14h a 19h. Lojas e vendas: nas grandes cidades de 9h a 20h. Nas cidades do interior do pas costumam fechar ao meio-dia. Aos sbados, o horrio de 9h a 13h. Cafs, confeitarias e pizzarias: nas grandes cidades abrem, aproximadamente, de 8h a 24h. Nos restaurantes o almoo se serve a partir das 12h30 e o jantar a partir das 20h30. Muitos estabelecimentos oferecem comidas rpidas a toda hora.

Gorjetas costume deixar 10% do valor do servio em cafs e restaurantes. Alguns lugares o incluem na conta final. Tambm habitual dar uma gorjeta aos porteiros, carregadores e acomodadores nos espetculos.

Meios de transporte interno Aluguel de carros: so oferecidos em diferentes cidades e pode-se pagar em dinheiro vista ou com carto de crdito. Geralmente, deve-se apresentar a carteira de motorista legal para o territrio argentino e um documento de identidade ou passaporte. Coletivo ou nibus de curta distncia: seu percurso urbano dentro de uma cidade- ou interurbano conecta vrias cidades-. o meio de transporte mais utilizado. A passagem econmica e varia de acordo

Argentina.ar

Morar na Argentina

com a cidade e distncia. Paga-se com moedas, fichas ou carto magntico. Estes dois ltimos devem ser comprados nos comrcios aderidos. Os percursos e horrios devem ser consultados em cada cidade em algumas se vendem guias com os percursos e em outras se oferece uma programao de horrios nas bilheterias. Este tipo de meio de transporte oferece o servio chamado diferencial. Sua oferta horria menor e o custo da passagem tem um valor mais alto. Neste caso, pode-se viajar sentado, no inverno com calefao e no vero com ar-condicionado. Coletivo ou nibus de longa distncia: utilizam-se para percorrer grandes distncias dentro do pas e pases limtrofes. O custo varia de acordo com a companhia, o tipo de servio e a distncia. Em geral, cobra-se vista e algumas empresas aceitam carto de crdito. As passagens podem ser compradas nos terminais, em agncias de viagens ou por internet. Deve-se apresentar documento de identidade ou passaporte. Minibus: utilizam-se para percursos interurbanos. O custo depende da empresa e da distncia. Este servio costuma ser utilizado para deslocar-se desde os aeroportos, ou desde zonas suburbanas cidade. Remise: utiliza-se para viagens curtas e longas. A tarifa varia conforme a cidade, e a distncia. O servio sempre contratado atravs de uma agncia de remise. Subte (metr): oferece-se na Cidade de Buenos Aires, e o mais eleito para deslocar-se de maneira rpida. As diferentes linhas cobrem todos os pontos estratgicos da cidade. Sua tarifa fixa e a passagem se compra nos guichs de cada estao. Tem duas modalidades: carto magntico - subtepass-, que se paga em dinheiro ou carto magntico subtecard, que se pode carregar com carto de crdito. Horrio: de segunda a sbado de 6h a 23h. Domingos de 8h a 22h. Txi: Dependendo da cidade, pode-se tomar diretamente na rua ou ligando para uma agncia de rdiotxi. As tarifas variam conforme a cidade e a distncia. Paga-se vista e algumas agncias oferecem conta corrente para seus clientes. Trem: um meio de transporte popular e barato. Oferece percurso urbano, interurbano e longa distncia. Os preos e horrios variam conforme a cidade, o tipo de servio e a distncia. Bonde: veculo eltrico que circula nas cidades de Crdoba, Rosario e Mendoza. Sua tarifa econmica e tem percursos similares aos coletivos urbanos.

Argentina.ar

Morar na Argentina

2. MORAR NA ARGENTINA
A Argentina um pas acostumado a receber cidados de todo o mundo. A histria de seus habitantes est composta por laos sanguneos e culturais estrangeiros. A identidade argentina no seria o que se no fosse pela presente e enriquecedora influncia dos imigrantes. um pas onde o amlgama entre suas razes nativas e os traos forneos se sentem e se vivem em todos os lugares. As oportunidades de investimento, no somente nas atividades econmicas mais tradicionais - como as agropecurias ou industriais - seno tambm em software, indstrias culturais, laboratrios, bens imveis ou turismo, crescem vertiginosamente em um contexto econmico que favorece e propicia este tipo de atividades. Por sua vez, a sua oferta educativa goza de muito prestgio na Amrica Latina, propondo uma rede de instituies pblicas e privadas de excelente qualidade e com custos muito acessveis ou at gratuitos em alguns casos. A variedade de carreiras de graduao e ps-graduao, assim como sua especializao temtica, so traos distintivos do sistema educativo do pas. Provavelmente, uma das caractersticas mais reconhecidas da Argentina seja sua agitada e a diversa vida cultural. Uma rede de mais de 500 museus nacionais; festivais de projeo internacional; festas nacionais que so verdadeiros encontros multitudinrios; a presena argentina na agenda de todos os artistas mundialmente reconhecidos; uma capital que condensa uma das maiores ofertas teatrais da Amrica Latina e o centro mundial do tango; entre muitas outras atividades, convertem nosso pas em um grande condensador de cultura. E, por ltimo, outro trao que merece ser destacado sua amplitude climtica e territorial, que oferecem um amplo leque de opes na hora de eleger um lugar para morar: desde frio extremo e neve at temperaturas tropicais em pleno inverno; desde regies selvticas at ridas estepes; desde zonas cordilheiranas at amplas praias, passando por tranqilas serras, a Argentina alberga praticamente todas as alternativas de residncia.

Direitos dos estrangeiros O mbito normativo argentino um dos mais avanados em relao aos direitos dos estrangeiros. Desde o incio, e mantendo-se em suas posteriores modificaes, a Constituio Nacional Argentina resguarda e reconhece a igualdade jurdica, cultural, econmica e poltica dos estrangeiros frente lei. Mais informao: ver Constituio Nacional Argentina no site web do Senado da Nao. www.senado.gov.ar/web/consnac/consnac.htm Baixar Constituio Nacional em pdf. www.argentina.gov.ar/argentina/portal/documentos/constitucion_nacional.pdf Na Argentina no existem leis que impedem a permanncia ou estabeleam um nmero limite de imigrantes. Aqueles que queiram radicar-se, trabalhar ou estudar no pas somente devem cumprir com certos trmites para obter sua permanncia legal.

Argentina.ar

10

Morar na Argentina

Radicar-se no pas Toda pessoa que desejar radicar-se na Repblica Argentina dever apresentar ante a Direo Nacional de Migraes uma documentao pessoal e a que for necessria para tramitar o enquadramento migratrio. Esta ltima varia conforme o tipo de radicao solicitada -permanente ou temporria- e em funo dos motivos da solicitao - familiar, trabalho, estudo, refugiado, acadmico, entre outros. Tambm, os modos e requisitos para obter a residncia temporria ou permanente definem-se de acordo com o pas de origem do solicitante. Mais informao: O detalhe da documentao que deve ser apresentado para cada caso pode ser consultado em: www.migraciones.gov.ar Para cidados nativos EXTRAMERCOSUL, sugere-se baixar o documento de texto elaborado pela Direo Nacional de Migraes. www.mininterior.gov.ar/migraciones/ExtraMERCOSUR.doc

Radicaes de menores de idade Se o estrangeiro for menor de 21 (vinte e um) anos e solteiro, dever contar com a autorizao de ambos os pais para radicar-se na Repblica Argentina. A mesma dever ser apresentada por escrito, outorgada ante Notrio Pblico Nacional, autoridade competente no estrangeiro, ou ante um agente da Direo Nacional de Migraes.

Cidadania Argentina Para obter a cidadania devem ser cumpridos os seguintes requisitos: Ser maior de 18 (dezoito) anos. Ter dois anos de residncia ininterrupta e documentada no pas, certificada pela Direo Nacional de Migraes. Documentao. Certido de nascimento legalizada pelo consulado argentino no pas de origem; Fotocpia de D.N.I. (Documento Nacional de Identidade), cdula, passaporte; Certificado de domiclio original; Justificativa de meios de vida, como contrato de trabalho, certificado de trabalho atual ou folha de pagamento. Caso seja autnomo, fotocpia de comprovante de pagamento de impostos; caso tenha filhos argentinos, acompanhar fotocpia das certides de nascimento e certificado de Migraes.

Mais informao: www.migraciones.gov.ar

Benefcio de asilo Na Repblica Argentina estabelece-se atravs da Lei N 26.165, Lei geral de reconhecimento e proteo ao refugiado. Rege-se pelas disposies de direito internacional dos direitos humanos aplicveis na

Argentina.ar

11

Morar na Argentina

Repblica Argentina, a Conveno de 1951 sobre o Estatuto dos Refugiados e seu Protocolo de 1967, assim como por qualquer outro instrumento internacional sobre refugiados que seja ratificado. Mais informao: No site web de Migraes. Seo Petio de Asilo e seo Norma. www.migraciones.gov.ar Sobre legislao dos diferentes pases: Site web de ACNUR. Seo Base de dados legal. Legislao nacional. www.acnur.org A Poltica Migratria Argentina define-se a partir do estabelecido na Lei N. 25.871. A mesma pode ser consultada no site web de Migraes. Seo Normas. www.migraciones.gov.ar

Argentina.ar

12

Morar na Argentina

3. DADOS TEIS

Migraes. Informao e formulrios on-line Desde o site da Direo Nacional de Migraes pode-se preencher e imprimir o Carto Migratrio para entrar no pas. Tambm, informa-se sobre todos os trmites que um estrangeiro deve realizar para entrar e permanecer na Argentina. Mais informao: www.migraciones.gov.ar No site governamental da Argentina, voc encontra um guia de trmites onde se explica detalhadamente todos os requisitos que devem ser cumpridos para entrar no pas, seja por estudo, intercmbio, trabalho, entre outros. Mais informao: www.argentina.gov.ar, na seo Trmites, entrar a Documentao e depois - Permisses para entrar no pas. Tambm na web de Chancelaria voc pode consultar sobre em que pases necessrio visto e a informao precisa para tramit-lo. Mais informao: www.mrecic.gov.ar, entrar em Chancelaria e depois em Assuntos Consulares.

Estudar na Argentina. Trmites indispensveis

Estudantes residentes Tm os mesmos benefcios que os estudantes argentinos. Os interessados devem se inscrever diretamente na universidade eleita e apresentar a documentao requerida. Geralmente, deve-se apresentar: ttulo de segundo grau ou certificado de regularidade que certifique que no deve matrias; Documento Nacional de Identidade (DNI) e fotocpia das duas primeiras pginas; duas fotos 4x4. O regime prev a revalidao prvia de estudos secundrios realizados no respectivo pas de origem. De todas as maneiras, cada faculdade informar se for necessrio apresentar outro tipo de documentao, como legalizaes especiais. Mais informao: revalidao de estudos secundrios. www.me.gov.ar/validez/estudio_exterior.html Estudantes no residentes Devero encaminhar-se ao Consulado Argentino em seu respectivo pas de origem e solicitar uma vaga sob o regime da Resoluo Ministerial N1523/90. As inscries realizadas sob esta modalidade, ficam isentas do cumprimento dos requisitos gerais de revalidao de estudos de nvel mdio. Uma vez graduados, os inscritos sob este regime devero solicitar autorizao do Ministrio de Educao para poder exercer na Argentina. Tanto para se incorporar s carreiras universitrias, como para desenvolver cursos curtos, estgios ou participar de programas de intercmbio universitrio, a Disposio N 20699 da Direo Nacional de Migraes (DNM) estabelece trs tipos de estudantes internacionais:

Argentina.ar

13

Morar na Argentina

Estudantes internacionais provenientes do MERCOSUL e estados associados. Bolvia, Brasil, Colmbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela Uma vez inscrito na instituio universitria e dentro dos 30 dias teis, dever se apresentar ante a DNM com a constncia de inscritos na instituio educativa, passaporte - ou cdula de identidade - vlido e vigente ou certificado de nacionalidade, certificado de carncia de antecedentes penais onde haja residido nos ltimos trs anos, legalizado ou comentado, certificado de carncia de antecedentes penais na Repblica Argentina e pagar a taxa respectiva. Estudantes internacionais provenientes de extra MERCOSUL, que no requerem visto para ingressar como turistas Argentina Uma vez inscrito na instituio universitria e dentro dos 30 dias teis, dever apresentar-se ante a DNM com constncia de inscrio na instituio educativa, passaporte -ou cdula de identidade- vlido e vigente ou certificado de nacionalidade, certido de nascimento legalizada, certificado de carncia de antecedentes penais onde haja residido nos ltimos cinco anos, legalizado ou comentrio, certificado de carncia de antecedentes penais na Repblica Argentina e pagar a taxa respectiva. Estudantes Internacionais provenientes de extra MERCOSUL, que requerem visto para ingressar como turistas Argentina A instituio universitria solicitar DNM a autorizao de entrada ao territrio nacional da pessoa estrangeira, atravs de um formulrio especfico. A DNM aprovar ou rejeitar a solicitao. No primeiro caso, a pessoa estrangeira solicitar o visto ante o consulado recebendo o visto sempre que comprove a identidade, carncia de antecedentes penais onde haja residido nos ltimos cinco anos, apresente certido de nascimento, comprove meios econmicos para sobreviver e hospedar-se na Argentina, possuir conhecimentos necessrios do idioma nacional e pagar a taxa respectiva. Os estudantes compreendidos nesta ltima categoria, que hajam cursado e sido aprovados em um curso de idioma castelhano, oficialmente, reconhecido e que posteriormente estejam inscritos e aceitos por uma entidade educativa oficialmente reconhecida com a finalidade de cursar uma carreira formal, podero efetuar a mudana de subcategoria migratria a estudantes formais em territrio. Uma vez finalizados os trmites, em todos os casos, outorgar-se- uma residncia temporria de dois anos, podendo prorrogar-se, enquanto houver carncia de antecedentes penais na Argentina, sua condio de aluno regular mediante pagamento da taxa especfica. Tambm, com antecipao, os estudantes que estiverem recebendo tratamento mdico e/ou medicao de forma regular devem informarse sobre a disponibilidade da prestao de dito tratamento e/ou medicamento na Argentina. Mais informao: www.migraciones.gov .ar ou Guia de trmites, em Documentao/Migraes, do site www.argentina.gov.ar

Cursos, estgios ou programas de intercmbio Para comparecer a cursos que durem mais de 90 dias, participar de programas de intercmbio cultural, estudantil, estgios ou estudos parciais dentro de uma carreira universitria, dever-se-o levar em considerao os seguintes requisitos: Estudantes internacionais provenientes de extra MERCOSUL que no requerem visto para ingressar na Argentina como turistas

Argentina.ar

14

Morar na Argentina

Uma vez inscrito na instituio universitria e dentro dos 30 dias teis, dever se apresentar ante a DNM com constncia de inscrio na instituio educativa e o curso em questo, passaporte - ou cdula de identidade - vlido e vigente ou certificado de nacionalidade, certificado de carncia de antecedentes penais onde haja residido nos ltimos cinco anos, legalizado ou com comentrios legais, certificado de carncia de antecedentes penais na Repblica Argentina. Estudantes internacionais provenientes de extra MERCOSUL que requerem visto para ingressar como turistas A instituio universitria solicitar DNM, a autorizao de ingresso ao territrio nacional da pessoa estrangeira, atravs de um formulrio especfico. A DNM aprovar ou rejeitar a solicitao. No primeiro caso, a pessoa estrangeira, solicitar o visto ante o consulado denunciado para comparecer ao curso pretendido. Para ser outorgado o visto, deve comprovar identidade, carncia de antecedentes penais onde haja residido nos ltimos cinco anos, certido de nascimento, meios econmicos para subsistir e hospedar-se na Argentina, conhecimentos necessrios do idioma nacional. Os estudantes do MERCOSUL e estados associados excetuados. Cumpridos estes trmites, em todos os casos ser outorgada uma residncia transitria especial, que ser de um ano, exceto que o prazo do curso, a participao nos programas de intercmbio cultural, estudantil, estgios ou estudos parciais dentro de uma carreira universitria seja inferior, em cujo caso, o prazo de residncia ser o da durao indicada. Mais informao: www.migraciones.gov.ar ou Guia de trmites, em Documentao/Migraes do site www.argentina.gov.ar

Trabalhar na Argentina. Trmites migratrios A Argentina no estabelece restries nem limite de emprego de estrangeiros, desde que contem com visto de trabalho e residncia legal no pas. As regulamentaes locais sobre imigrao estabelecem trs tipos de residncia: permanente, temporria e transitria. Para instalar um negcio na Argentina necessrio ter a residncia permanente ou temporria. No h restries a respeito da nacionalidade dos diretores das companhias, mas devem contar com domiclio legal no pas. Para contratar trabalhadores estrangeiros, o contrato de trabalho deve estar de acordo com a legislao de trabalho vigente em todo o territrio nacional. As companhias que contratarem cientistas, profissionais ou tcnicos estrangeiros podem solicitar iseno do pagamento da maior parte dos impostos sobre estes funcionrios, sempre que forem contratados por um perodo inferior a 2 anos.

Mais informao: www.migraciones.gov.ar

Trabalhadores estrangeiros. Guia para tramitar o Visto Documento elaborado pela Direo Nacional de Migraes para estrangeiros que vierem trabalhar na Argentina.

Argentina.ar

15

Morar na Argentina

Descarregar arquivo em pdf: www.argentina.gov.ar/argentina/portal/documentos/visado_trabajadores.pdf

Chegar ao pas com contrato de trabalho prvio Requisitos: Contrato de trabalho subscrito pelo empregador e pelo estrangeiro cujo trabalho seja contratado com assinatura certificada por notrio pblico ou agente da Direo Nacional de Migraes. Estatutos sociais ou contrato de constituio social, devidamente inscritos. Constncias das contribuies e descontos da previdncia social efetuados pelo empregador a seus funcionrios nos ltimos seis (6) meses. Constncia de inscrio no sistema tributrio e cumprimento das trs (3) ltimas obrigaes vencidas. Formulrio da Direccin General Impositiva com lista de funcionrios no incio da atividade da empresa. Habilitao municipal, se corresponder.

Mais informao: www.migraciones.gov.ar

Segurana Social. Convnios Internacionais A Argentina mantm acordos de segurana social com Itlia, Grcia, Portugal, Espanha e os pases membros do MERCOSUL. Os trabalhadores provenientes destes pases esto isentos de contribuir com o sistema argentino de aposentadoria e penso, se estiverem cobertos em seus respectivos pases com sistemas similares. Mais informao: No site web da Administrao Nacional da Segurana Social (ANSES). Seo Convnios Internacionais. www.anses.gov.ar Tambm pode-se consultar sobre o Cdigo nico de Identificao do Trabalho (CUIL) para estrangeiros, atravs do servio telefnico gratuito 08002226737 ou por correio eletrnico a empresas@anses.gov.ar

Sobre o regime de trabalho para estrangeiros Para conhecer a norma e os procedimentos vigentes para contratar estrangeiros, ou para trabalhadores argentinos no exterior, voc pode consultar nas dependncias do Ministrio do Trabalho, Emprego e Segurana Social (MTEySS).

Argentina.ar

16

Morar na Argentina

Mais informao: No site web do Ministrio, www.trabajo.gov.ar Tambm se oferece informao atravs do telefone, (5411) 4310-6055 - de 11h a 15h30 e por correio eletrnico, ainterna@trabajo.gov.ar

Sobre o regime de aposentadoria privada Os estrangeiros com residncia de trabalho em relao de dependncia podem entrar ao regime de capitalizao, inscrevendo-se em uma Administradora de Fundos de Aposentadorias e Penses (AFJP) Mais informao: No site web da Superintendncia de AFJP, oferece-se informao sobre as Administradoras de Fundos de Aposentadorias e Penses (AFJP), norma vigente, entre outros. www.safjp.gov.ar

Programa Ptria Grande O Governo argentino criou o Programa Nacional de Normatizao Documentria Migratria Ptria Grande, o qual facilita o trmite de residncia temporria ou permanente- para todos os estrangeiros nativos dos Estados Parte do MERCOSUL e de seus Estados Associados, que entraram no territrio antes do dia 17 de abril de 2006. Mais informao: www.patriagrande.gov.ar 0800-333-PATRIA (728742)

Oportunidades de trabalho No site web do Ministrio do Trabalho, Emprego e Segurana Social oferece-se informao atravs da Bolsa de Trabalho, dos Escritrios de Emprego, do diretrio eletrnico de consultoras, entre outros. Mais informao: www.trabajo.gov.ar Seo Informao til.

Alugar ou comprar um imvel No site web da Cmara Imobiliria Argentina (CIA) oferece-se um buscador de propriedades para alugar ou comprar, que cobre todas as zonas do pas. Tambm se informa sobre as normas vigentes e notcias do setor. Mais informao: www.cia.org.ar

Argentina.ar

17

Morar na Argentina

4. DIRETRIO
Aeroportos argentinos Mais informao: www.aa2000.com.ar Aeroparque | AEP - Aeroparque Jorge Newbery (Cidade de Buenos Aires) O. Obligado S/N (011) 4130-4100/4300. Segunda sexta-feira, das 8h s 19h. Baha Blanca | BHI - Aeroestacin Civil Comandante Espora Ruta 007/05 Km. 675 (0291) 486-0325 Bariloche | BRC - Aeropuerto Internacional San Carlos de Bariloche Ruta Nacional 238 - S/N (02944) 40-5026 / 40-5037 Catamarca | CTC - General Felipe Varela Ruta Provincial 38 Km. 22 (03833) 43-0080 Chapelco | CPC - Chapelco Aviador Carlos Campos Ruta Provincial 234 S/N (02972) 42-7636 Comodoro Rivadavia | CRD - Aeropuerto Internacional Gral. Enrique Mosconi Km. 9 - Comodoro Rivadavia (0297) 454-8126 Crdoba | COR - Aeropuerto Internacional Crdoba "Ingeniero Aeronutico Ambrosio Taravella" Cno. Pajas Blancas Km. 8.5 (0351) 475-3008 Corrientes | CNQ - Fernando Piragine Niveyro Ruta 12 Km. 7 (03783) 45-8325 El Calafate | FTE - Aeropuerto Internacional El Calafate Ruta Provincial N11 (02902) 49-2499/49-1220/49-1230 Esquel | EQS - Aeropuerto Brigadier Gral. Antonio Parodi Ruta 40 (02945)-45-2688/45-2793 Ezeiza | EZE - Aeropuerto Internacional de Ezeiza Ministro Pistarini Av. Tte. Gral. Ricchieri S/N (011) 4480-5000 Formosa | FMA - Aeropuerto Internacional Formosa

Argentina.ar

18

Morar na Argentina

Ruta Nacional N11 Km. 1052 (03717) 45-2490 Iguaz | IGR - Capitn Krause Cno. Anexo a Ruta Provincial N101 (03757) 42-0915 Jujuy | JUJ - Aeropuerto Internacional Dr. Horacio Guzmn 35 Km. San Salvador de Jujuy (0388) 491-1109/491-1108 La Rioja | IRJ - Vicente Almandos Almonacid Ruta Provincial 5, Km. 7 (03822) 42-7239 Mar del Plata | MDQ - Aeropuerto Internacional Mar del Plata Brigadier Gral. Bartolom De la Colina Ruta Nacional N2 Km. 398 (0223) 479-0194 Mendoza | MDZ - Aeropuerto Internacional Ingeniero Francisco Gabrielli El Plumerillo" Ruta Nacional 40 N. S/N. Las Heras (0261) 448-7320/448-7257 Neuqun | NQN - Aeropuerto Internacional de Neuqun Juan D. Pern San Martn 5901 (0299) 444-0736/444-0486 Posadas | PSS - Aeropuerto Internacional Posadas, Libertador Don Jos de San Martn Ruta 12 (03752) 45-1104/45-2711 Resistencia | RES - Aeropuerto Internacional Resistencia Ruta 11 Km. 1003.5 (03722) 44-6800/01 Ro Gallegos | RGL - Piloto Civil Norberto Fernndez Ruta Nacional N3 Km. 8 (02966) 44-2059 Ro Grande | RGA - Aeropuerto Internacional Ro Grande Ruta Nacional N3 Acceso Aeropuerto S/N (02964) 42-2270/42-2271 Rosario | ROS - Aeropuerto Internacional Rosario Islas Malvinas Jorge Newbery S/N (0341) 451-1470 Salta | SLA - Aeropuerto Gral. Martn Miguel de Gemes Ruta 51 Km. 5 (0387) 424-1200/424-1185 San Juan | UAQ - Aeropuerto San Juan Ruta 20 Km. 12 (0264) 425-0487

Argentina.ar

19

Morar na Argentina

San Luis | LUQ - Aeropuerto Brigadier Mayor Ojeda Avenida Fuerza Area 3095 (02652) 42-2427/457 int. 120 (Trfico) 43-7015 (Operaciones) San Rafael | AFA - Aeropuerto Santiago Germano Ruta Provincial 143 S/N (02627) 43-6324 Santa Fe | SFN - Aeropuerto Sauce Viejo Ruta 11 Km. 457 (0342) 499-5058 Santa Rosa | RSA - Aeropuerto Santa Rosa Ruta 35 Km. 330 (02954) 43-2915 Santiago del Estero | SDE - Vice Comodoro ngel Aragons Av. Madres de Ciudades S/N (0385) 434-0337 Trelew | REL - Aeropuerto Almirante Zar Ruta Nacional N3 Km. 1450 (02965) 42-0060 Ushuaia | USH - Aeropuerto Internacional de Ushuaia "Malvinas Argentinas" (02901) 43-6586 (Of. de ventas) 43-7265 (Trfico) Viedma | VDM - Aeropuerto Gobernador Castello Ruta Provincial 151 Km. 7 (02920) 42-6404 Tucumn | TUC - Aeropuerto Teniente Benjamn Matienzo Delfn Gallo S/N (0381) 426-0016 (Trfico) 426-3813 (Operaciones)

Embaixadas e consulados Para realizar trmites ou consultas, os visitantes estrangeiros podem entrar em contato com as embaixadas e consulados de seu pas. Em geral, tm escritrios em todos os grandes centros urbanos. Alemanha Villanueva 1055 Cidade de Buenos Aires 4778-2500 info@buenos-aires.diplo.de www.buenos-aires.diplo.de Horario: lunes a viernes de 08.30 a 11.00. Arabia Saud Alejandro Mara de Aguado 2881 Cidade de Buenos Aires 0800-3456-999. Segunda sexta-feira das 9h s 24h. Sbados e domingos das 9 s 19h.

Argentina.ar

20

Morar na Argentina

www.embajadasaudi.org Astrlia Villanueva 1400 Cidade de Buenos Aires 4779-3500 info.ba.general@dfat.gov.au www.argentina.embassy.gov.au Segunda quinta-feira das 9 s 13h e das 14 s 17.30 hs. Quinta-feira das 9 s 13 e das 14 s 16.30h. Bolvia Av. Corrientes 545, 2 piso Cidade de Buenos Aires 4394-1463 www.embajadadebolivia.com.ar Segunda sexta-feira das 9.30 s 17.30h. Brasil Carlos Pellegrini 1363, 5 piso Cidade de Buenos Aires 4515-6500 diversos@conbrasil.org.ar www.brasil.org.ar Canad Tagle 2828 Ciudad de Buenos Aires 4808-1000 bairs-webmail@international.gc.ca http://geo.international.gc.ca/latin-america/argentina/ Segunda quinta-feira das 14 s 16h. . Chile Av. Pte. Roque Senz Pea 547 2 piso Cidade de Buenos Aires 4331-6228 al 30. info@consuladodechile.org.ar www.consuladodechile.org.ar Segunda sexta-feria das 9 s 13h. China Av. Crislogo Larralde 5349 Cidade de Buenos Aires 4547-8100 Colmbia Carlos Pellegrini 1363 3 piso Cidade de Buenos Aires 4325-0258 turismo@embajadacolombia.int.ar comercio@embajadacolombia.int.ar cultura@embajadacolombia.int.ar educacion@embajadacolombia.int.ar www.embajadacolombia.int.ar Segunda sexta-feira das 9.30 s 13h e das 14.30 s 17.30h.

Argentina.ar

21

Morar na Argentina

Coria do Sul Av. del Libertador 2395 Cidade de Buenos Aires 4802-9665 www.embcorea.org.ar Costa Rica Av. Callao 1769 7 b Cidade de Buenos Aires 4814-1660 embarica@fibertel.com.ar Cuba Virrey Del Pino 1810 Cidade de Buenos Aires 4782-9049/ 89 info@ar.embacuba.cu www.embacuba.com.ar Ecuador Av. Quintana 585 9 piso Cidade de Buenos Aires 4804-0073 O Salvador Suipacha 1380 2 piso Cidade de Buenos Aires 4325-0849 / 8588 elsalvador@fibertel.com.ar www.embajadaelsalvador.com.ar Espanha Gral. Guido 1770 Ciudad de Buenos Aires 4814-9100 cog.buenosaires@correo.mae.es www.mae.es/consulados/buenosaires Segunda sexta-feira das 8.15 s 14.30h. Estados Unidos Av. Colombia 4300 Cidade de Buenos Aires 5777-4533 BuenosAires-GSO@state.gov http://buenosaires.usembassy.gov Frana Av. Santa Fe 846 4 piso Cidade de Buenos Aires 4312-2409 info@cgf.int.ar www.consulatfrance.int.ar Segunda sexta-feira das 9 s 12.30 e das 14 s 16h.

Argentina.ar

22

Morar na Argentina

Guatemala Av. Santa Fe 830 5 piso Cidade de Buenos Aires 4313-9160 / 9180 embagua@peoples.com.ar Gr-Bretanha Dr. Luis Agote 2412 Cidade de Buenos Aires 4808-2200 www.britain.org.ar/index_sp.html Segunda sexta-feira das 9 s 14h. Hati Av. Pte. Figueroa Alcorta 3297 Cidade de Buenos Aires 4807-0211 embajadahaiti@fibertel.com.ar Holanda Olgaa Cosenttini 831 3 piso Cidade de Buenos Aires 4338-0050 bue-tcz@minbuza.ml www.embajadaholanda.int.ar Honduras Av. Callao 1564 2 piso Cidade de Buenos Aires 4803-0077 / 1769 embajadahonduras@fibertel.com.ar Israel Av. de Mayo 701 10 piso Cidade de Buenos Aires 4338-2500 Itlia Billinghurst 2577 Cidade de Buenos Aires 4011-2100 ambasciata.buenosaires@esteri.it www.ambbuenosaires.esteri.it Mxico Arcos 1650 Cidade de Buenos Aires 4118-8800 www.embamex.int.ar Palestina Riobamba 981 Cidade de Buenos Aires 4816-6651

Argentina.ar

23

Morar na Argentina

embajada@palestina.int.ar www.palestina.int.ar Panam Av. Santa Fe 1461 1 piso Cidade de Buenos Aires 4811-1254 www.embajadadepanama.com.ar Paraguai Av. Gral. Las Heras 2545 Cidade de Buenos Aires 4802-3826 / 3432 Per Av. del Libertador 1720 Cidade de Buenos Aires 4802-2000 contacto@embajadadelperu.com.ar www.embajadadelperu.com.ar Segunda sexta-feira das 9 s 13 e das 15 s 18h. Portugal Maip 942 17 piso Cidade de Buenos Aires 4312-3524 / 0187 www.embaixadaportugal.com.ar Repblica Dominicana Av. Santa Fe 830 7 piso Cidade de Buenos Aires 4312-9378 Rssia Rodriguez Pea 1741 Cidade de Buenos Aires 4813-1552 / 8039 embrusia@fibertel.com.ar www.argentina.mid.ru Sria Av. Callao 956 Cidade de Buenos Aires 4813-2113 / 5438 Sua Av. Santa Fe 846 12 piso Cidade de Buenos Aires 4311-6491 bue.vertretung@eda.admin.ch www.eda.admin.ch/buenosaires Horario: lunes a viernes de 09.00 a 12.00.

Argentina.ar

24

Morar na Argentina

Unio Europia Ayacucho 1537 Cidade de Buenos Aires 4805-3759 delegation-argentina@ec.europa.eu www.delarg.ec.europa.eu Uruguai Las Heras 1907 Cidade de Buenos Aires 4807-3040 / 50 urubaires@embajadadeluruguay.com.ar www.embajadadeluruguay.com.ar Venezuela Virrey Loreto 2035 Cidade de Buenos Aires 4785-2226 / 4788-4944 embajada@argentina.gob.ve www.argentina.gob.ve Horario: lunes a viernes de 09.30 a 12.30. A listra completa pode ser consultada no stio La nmina completa se puede consultar en el sitio de Cancillera, del Ministerio de Relaciones Internacionales, Comercio y Culto Ms informacin: www.mrecic.gov.ar/portal/guia-dip/rep-ext/rep-ext.html

Organismos oficiais

Administradora de Fundos de Aposentadorias e Penses (AFJP) Tucumn 500. CP (C1049AAJ) Cidade de Buenos AIres (5411) 4320-5600 interno 1000 / 0800-333-0049 Segunda sexta de 10 a 17h. www.safjp.gov.ar Administrao Nacional da Segurana Social ANSES) 08002226737 empresas@anses.gov.ar www.anses.gov.ar Ministrio das Relaes Exteriores, Comrcio Internacional e Culto Esmeralda 1212 (C1007ABR) Ciudad de Buenos Aires (011) 4819-7000 www.mrecic.gov.ar Comit de Elegibilidade para os Refugiados (CEPARE) Hiplito Yrigoyen 952 Cidade de Buenos Aires 5222-7122/7123 Segunda sexta de 8 a 13h.

Argentina.ar

25

Morar na Argentina

Direo Nacional de Migraes (DNM) Av. Antrtida Argentina 1355. CP(1104) Cidade de Buenos Aires (5411) 4317-0200/0237/0238 Segunda sexta de 8 a 13h. info@migraciones.gov.ar www.migraciones.gov.ar Ministrio de Educao da Nao Pizzurno 935 (C1020ACA) Cidade de Buenos Aires (011) 4129-1000 www.me.gov.ar Ministrio do Interior 25 de Mayo 101/145. CP(1002) Ciudad de Buenos Aires (5411) 4339-0800 www.mininterior.gov.ar Ministerio de Trabalho (MTEySS). Assuntos internacionais Av. Leandro N. Alem 650 2 piso Cidade de Buenos Aires (5411) 4310-6055 Segunda sexta de 8 a 13h. ainterna@trabajo.gov.ar www.trabajo.gov.ar Policia Federal Argentina Azopardo 620 Cidade de Buenos Aires (5411) 4346-7003 div_docycet@policiafederal.gov.ar www.policiafederal.gov.ar Programa Nacional de Normalizao da Documentao Migratria Ptria Grande 0800-333-728742 www.patriagrande.gov.ar Registro Nacional de Reincidncia Tucumn 1353 Cidade de Buenos Aires (5411) 4374-5611 al 13 infodnr@dnrec.jus.gov.ar www.dnrec.jus.gov.ar

Argentina.ar

26

Morar na Argentina

5. DIRETRIO ELETRNICO
Administradora de Fundos de Aposentadorias e Penses (AFJP) www.safjp.gov.ar Administrao Nacional da Segurana Social ANSES) www.anses.gov.ar Argentina. Stio oficial Marca Argentina www.argentina.ar Argentina. Stio governamental www.argentina.gov.ar Cmara Inmobiliria Argentina (CIA) www.cia.org.ar Ministrio das Relaes Exteriores, Comrcio Internacional e Culto www.mrecic.gov.ar Direo Nacional de Migraes (DNM) www.migraciones.gov.ar Estudar na Argentina http://spuweb.siu.edu.ar/studyinargentina/StudyinArgentina.htm Ministrio de Educao www.me.gov.ar Ministrio do Interior www.mininterior.gov.ar Ministrio de Trabalho (MTEySS). Assuntos Internacionais www.trabajo.gov.ar Museu Hotel de Inmigrantes www.mininterior.gov.ar/migraciones/museo/index.html Presidncia da Nao Argentina www.presidencia.gov.ar Policia Federal Argentina www.policiafederal.gov.ar Programa Nacional de Normalizao da Documentao Migratria Ptria Grande www.patriagrande.gov.ar Registro Nacional de Reincidncia www.dnrec.jus.gov.ar Secretaria de Polticas Universitrias www.me.gov.ar/spu/index.html

Argentina.ar

27

Morar na Argentina

6. FONTES
Argentina. Stio oficial Marca Argentina www.argentina.ar Argentina. Stio governamental www.argentina.gov.ar Ministrio das Relaes Exteriores, Comrcio Internacional e Culto www.mrecic.gov.ar Direo Nacional de Migraes (DNM) www.migraciones.gov.ar Estudar na Argentina http://spuweb.siu.edu.ar/studyinargentina/StudyinArgentina.htm Ministrio de Trabalho (MTEySS) www.trabajo.gov.ar

Argentina.ar

28

S-ar putea să vă placă și