Sunteți pe pagina 1din 13

GESTO AMBIENTAL AULA 4 EDUCAO AMBIENTAL NAS ORGANIZAES

INTRODUO

Os limites da legislao ambiental, o


clamor da sociedade civil organizada e a necessidade de buscar um diferencial de mercado esto levando mais e mais empresas implementar um Sistema de Gesto Ambiental (SGA). A primeira etapa educar todos os envolvidos no processo.

OS DEZ MANDAMENTOS AMBIENTAIS NA EMPRESA

1 - Estabelea princpios ambientalistas

Estabelea compromissos, padres ambientais que incluam metas possveis de serem alcanadas.

2 - Faa uma investigao de recursos e processos Verifique os recursos utilizados e o resduo gerado. Confira se h desperdcio de matria-prima e at mesmo de esforo humano. A meta ser encontrar meios para reduzir o uso de recursos e o desperdcio.

3 - Estabelea uma poltica ecolgica de compras Priorize a compra de produtos ambientalmente corretos. Procure por produtos que sejam mais durveis, de melhor qualidade, reciclveis ou que possam ser reutilizveis.

4 - Incentive

Fale com todos os colaboradores sobre a importncia de agirem de forma ambientalmente correta e buscar formas alternativas de combate ao desperdcio e prticas poluentes.

5 - No Desperdice

6 - Evite Poluir Seu Meio Ambiente

Faa uma avaliao criteriosa e identifique as


possibilidades de diminuir o uso de produtos txicos. Faa um plano de descarte, incluindo at o que no aparenta ser prejudicial como pilhas e baterias, cartuchos de tintas de impressoras, etc. Faa a regulagem do motor dos veculos regularmente e mantenha a presso dos pneus nos nveis recomendveis. Assegure-se que o leo dos veculos est sendo descartado da maneira correta pelos mecnicos.

7 Evite riscos Verifique cuidadosamente todas as possibilidades de riscos de acidentes ambientais e tome a iniciativa ou participe do esforo para minimizar seus efeitos. No espere acontecer um problema para s a se preparar para resolver. Promova treinamentos de preparao para emergncias.

8 - Anote seus resultados

Registre cuidadosamente suas metas ambientais e os resultados alcanados. Isso ajuda no s que o grupo se mantenha estimulado como permite avaliar as vantagens das medidas ambientais adotadas.

9 Comunique-se

No caso de problemas que possam prejudicar seu vizinho ou outras pessoas, tome a iniciativa de informar em tempo hbil para que possam minimizar prejuzos. Busque manter uma atitude de dilogo com a sociedade.

10 - Arranje tempo para o trabalho voluntrio Organizar e participar de mutires ecolgicos de limpeza e recuperao de ecossistemas e reas de preservao degradados, redigir um projeto que permita obter recursos para a manuteno de um parque ou mesmo para viabilizar uma soluo para problema ambiental, fazer palestras em escolas, etc. Isso bom para voc, para o planeta e para o marketing social da empresa.

S-ar putea să vă placă și