Sunteți pe pagina 1din 4

BORGES E O OUTRO: UMA ANLISE PSICOLGICA DO DUPLO

BITTENCOURT, Amanda Rosa1; SVIO, Lgia 2

Palavras-Chave: Borges. Duplo. Psicologia. Introduo A explicao do duplo condiz com sua denominao: so dois seres ou duas imagens de si mesmo. Para entendermos o que duplo significa, podemos utilizar os preceitos tericos trabalhados na psicologia. Nela, o ver-se essencial para o desenvolvimento da personalidade, porque o nosso entendimento sobre quem somos abrange verificar a identidade que criamos. Para realizarmos a nossa abordagem sobre o duplo em Borges, utilizaremos a psicanlise, atravs do conceito de individuao de Carl Gustav Jung. Como explica Nascimento (s.d.), no procedimento da individuao ocorre o progressivo desenvolvimento psicolgico do individuo a procura de si mesmo. O consciente, retratado pela persona, e o inconsciente, retratado pela sombra, apesar de parecem incoerentes, podem ser integrados na identidade. O tema do duplo pode ser visto sob esse vis se refletirmos na relao eu-outro como um dilogo dentro da mesma pessoa, promovendo o seu autoconhecimento, fato presente na literatura de Jorge Lus Borges. Nesse trabalho, pretendemos analisar o conto 25 de agosto, 1983, sob o vis dos conceitos de individuao junguiano explicando como o duplo aparece na obra.

Desenvolvimento Segundo Bravo (1998), o termo mais famoso do duplo veio do alemo Dppelgnger, que significa aquele que caminha do lado e companheiro de estrada. Bravo (1998) escreve que o mito do duplo j surge, com outros nomes, em diversas mitologias. Conforme o passar dos anos, outros autores romanos e medievais trabalharam o assunto, at que o duplo teve o seu auge durante o movimento romntico.

Acadmica de sexto semestre do curso de Letras da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul PUCRS. E-mail: amanda.bitti@hotmail.com. 2 Orientada nesse artigo por Lgia Svio, professora doutora do curso de Letras da Faculdade Porto-Alegrense FAPA. E-mail: ligiasavio@fapa.com.br.

Otto Rank (1939) diz que os povos primitivos criaram a ideia de alma justamente para explicar a dualidade do indivduo, ele se dividiria em um corpo fsico e uma alma espiritual, a ligao implcita entre o eu e a morte. A confiana de que a alma era uma parte mortal e outra parte imortal fez com que o duplo no fosse visto apenas como uma parte derradeira da sobrevivncia, mas tambm como uma parte da vida, a qual tambm pertence morte. Como Jung divulgou suas prprias impresses sobre o assunto, ele ampliou as ideias da psicologia tradicional a essa nova compreenso atravs do conceito de Individuao. A psicanlise trabalha diretamente com essa relao dbia da personalidade humana: o inconsciente e o consciente. Em seu trabalho, Jung (2000) escreve que a conscincia no alcana a totalidade da psique; o homem no consciente de tudo que acontece com ele e com os outros ao seu redor. Conforme Nascimento (s.d. apud JUNG, 1984, p. 8), Jung diz uma das maneiras de superar a disparidade da relao consciente/inconsciente est no dilogo entre um e outro eu, um eu exterior e um interior, em busca de um si mesmo real, como um sujeito completo. A efetivao do processo de individuao consiste de dois abalos psicolgicos: promover a sinceridade dentro da persona e absorver os contedos reprimidos pela sombra. A persona, segundo Nascimento (s.d, apud JUNG, 1978, p. 9) um complexo sistema de analogia entre a conscincia individual e a sociedade, como uma mscara dedicada, por um lado, determinar um efeito sobre os outros e por outro lado, a encobrir a verdadeira natureza do sujeito. Nascimento (s.d. apud JUNG, 1978, p. 9) escreve que por meio da persona, o homem quer parecer com algum ideal, ento se esconde atrs de uma mscara, constri uma identidade de modo a se proteger e ser aceito no meio externo. Outro aspecto psicolgico do indivduo que reflete a relao eu-outro a sombra. Segundo Jung (2000), a sombra uma imagem do inconsciente pessoal. A figura da sombra personifica tudo o que o sujeito no reconhece em si e sempre o importuna, direta ou indiretamente, como, por exemplo, traos inferiores de carter e outras tendncias incompatveis. (JUNG, 2000, p. 277). Jung (2008) escreve que nesta situao de

reconhecimento da sombra, o sujeito trata de distinguir os aspectos obscuros de sua personalidade, tais como eles so na realidade, sem mscaras ou mentiras. Ambos os lados demonstram que o sujeito possui uma dicotomia, que sua natureza contrastante quanto complementar, aludindo aos conceitos de duplo. Podemos analisar a temtica do duplo relacionada aos processos de individuao na obra de Jorge Lus Borges,

como uma relao eu-outro procura do si mesmo, um eu dialogando com um outro, que ele mesmo psicologicamente.

Anlise da obra Borges conhecia os simbolismos que o duplo apresenta.Em vrios textos, vemos que ele detinha todos os conhecimentos necessrios, como autores que ele havia lido que partilharam o tema do duplo. No conto analisado, o Borges mais velho citar alguns desses escritores, enfatizando a aluso ao duplo, tais como Stevenson, Shakespeare, Goethe e Keats. No conto 25 de agosto, 1983, Borges apresenta o duplo de uma forma direta, de uma maneira que vai conduzindo o leitor sensao de estranhamento. O personagem vai at um hotel noite, onde existem plantas duplicadas em espelhos e o prprio dono no o reconhece. Ora, como diz Chevalier e Gheerbrant (1991), a noite onde o inconsciente se libera de sua priso, a escurido representando um duplo aspecto: as trevas que envolvem a transformao e a preparao do dia, onde a luz da vida se mostrar. No momento em que o personagem se depara com o seu nome no livro de presena, apresenta a primeira certeza da temtica do duplo no conto. [...] ocorreu a primeira surpresa das muitas que essa noite me depararia. Meu nome, Jorge Lus Borges, j estava escrito e a tinta, ainda fresca. (BORGES, 1999, p. 425). Temos a revelao do outro, o encontro com o outro Borges, que ele mesmo, como diz o dono do hotel, depois, olhoume bem e corrigiu-se: Desculpe. O outro se parece tanto, mas o senhor mais jovem. (BORGES, 1999, p. 425). Conforme Chevalier e Gheerbrant (1991), a velhice um sinal de sabedoria e virtude, uma reunio de experincia e conhecimento, uma imagem imperfeita da imortalidade. Podemos ver o velho Borges no conto como um duplo sbio do jovem Borges, uma figura do inconsciente que conhece o mundo, uma sombra eterna, que escapa as limitaes do tempo, como diz Chevalier e Gheerbrant, ser um velho existir desde antes da origem; existir depois do fim desse mundo. (CHEVALIER; GHEERBRANT, 1991, p. 934).
Que estranho dizia , somos dois e somos o mesmo. Mas nada estranho nos sonhos. [...] Posso morrer a qualquer momento, posso perder-me naquilo que no sei e continuo sonhando com o duplo. O fatigado tema que me deram os espelhos e Stevenson. (BORGES, 1999, p. 426)

Os dois se compreendem, so duas facetas da mesma pessoa que compreende o que o outro sente e como o outro pensa. O velho Borges coloca o prenncio de sua morte e comenta que justamente na hora da morte, ele continua sonhando com o duplo. Se verificarmos isso sob o vis da psicologia analtica, a morte o momento em que nos aproximamos mais perto do nosso inconsciente, a morte um desdobramento do eu, outra fase da vida; o personagem coloca que apesar de que vai perder-se no que ainda no sabe, ele continua sonhando com o duplo, o tema mais trabalhado em tantos lugares e tempos, o assunto relacionado morte e ao seu interior.

Concluso Como diz Nascimento (s.d.), acreditamos que a temtica do duplo utilizado por Borges em sua literatura foi vlida tambm, para o autor, como uma passagem de elaborao intelectual e afetiva de si mesmo, atravs das zonas inconscientes de sua vida. Recursos que a arte tem condies de propiciar, de fato, a todo indivduo. A literatura pode ser um meio de explicao do homem, revelando os conflitos que esse possui. E Borges faz isso, ele relaciona o consciente e o inconsciente em sue trabalho, promovendo uma reflexo dos seus leitores e a criao de uma critica pessoal que o processo de individuao, conhecer a si mesmo e se aceitar por isso. Referncias BORGES, Jorge Lus. A Memria de Shakespeare. In: Obras completas. So Paulo: Globo, 1999. BRAVO, Nicole Fernandez. Duplo. In: BRUNEL, Pierre. (Org.). Dicionrio de Mitos Literrios. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1998. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionrio de Smbolos. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1991. JUNG, Carl Gustav. Aion: estudos sobre o simbolismo do si-mesmo. Petrpolis: Vozes, 2008. JUNG, Carl Gustav. Os arqutipos e o inconsciente coletivo. Petrpolis: Vozes, 2000. NASCIMENTO, Rubem de Oliveira. Uma perspectiva psicolgica do duplo na literatura de Jorge Luis Borges. In: Revista Interdisciplinar de Estudos Ibricos, [s.d]. Disponvel em: <http://www.estudosibericos.com/arquivos/iberica9/borgesnascimento.pdf>. Acesso em: 23. Ago. 2010.

S-ar putea să vă placă și