Sunteți pe pagina 1din 46

Ensino Fundamental | 1o ao 5o ano

Demonstrativo
1

demo_EF_SEF.indd 1

30/09/2011 10:46:47

Material desenvolvido em parceira:

Equipe Editorial
Diretor

Lus do Amaral
Organizadora

Ktia Marrafo
Coordenadora Editorial

Simone Zattar
Projeto Grfico

Evandro Pissaia
Diagramao

Trust Editorial
Impresso

Ignia Grfica e Editora

demo_EF_SEF.indd 2

30/09/2011 10:46:53

Apresentao
O Sistema de Ensino Futuro apresenta sua proposta pedaggica para o 1 Segmento do Ensino Fundamental, pautada numa filosofia de ensino com prticas pedaggicas focadas no ldico como contribuio marcante na construo do conhecimento. Pensando nessa construo, desenvolvemos para os alunos cones que alertam sobre novas ideias e curiosidades. Apresentamos um livro rico em cores e imagens, com uma exposio criteriosa dos contedos, onde os alunos interagem com personagens, deixando o processo de ensino e aprendizagem dinmico e divertido. Na infncia tudo o que as crianas vivenciam e fazem, identificam como reais e levam, como suporte para a vida. Re etindo sobre isso elaboramos um material com atividades e dicas que chamam ateno de nossas crianas.

... No binquedo no peroo escoar, as oeras e as as da criana so, assim, sempre reais e so}iais, e nelas a criana assimila a realidade humana.
VYGOTSKI

demo_EF_SEF.indd 3

30/09/2011 10:46:55

Estrutura do Material

demo_EF_SEF.indd 4

30/09/2011 10:46:57

demo_EF_SEF.indd 5

30/09/2011 10:46:58

Sees nos contedos do

1 ano
o
Apresentao do contedo proposto de forma dinmica e ldica.

Atividades para fixao do contedo, onde o aluno aprende fazendo.

Proposta de atividades de criao e construo, visando consolidao do conhecimento.

Mostra a importncia de determinados assuntos relacionandoos com o dia a dia.

demo_EF_SEF.indd 6

30/09/2011 10:46:59

Sees nos contedos do

2o ao 5o ano
Apresentao do contedo proposto.

Atividades de fixao do contedo apresentado.

Incentivando os alunos a conhecerem de maneira prtica, ldica e criativa o contedo apresentado.

Este cone destaca questes relevantes de um determinado assunto, atravs de situaes e informaes, contextualizando o contedo apresentado.

Este cone mostrar uma curiosidade relacionada ao assunto apresentado, articulando o mesmo as informaes cotidianas.

demo_EF_SEF.indd 7

30/09/2011 10:47:08

Concepo Pedaggica
demo_EF_SEF.indd 8 30/09/2011 10:47:11

demo_EF_SEF.indd 9

30/09/2011 10:47:14

Lngua Portuguesa
Sem dvida o domnio das atividades verbais de grande importncia para a concretizao da cidadania. Atravs dos contedos da Lngua Portuguesa levamos o cidado a expressar-se, ler e escrever. Optamos por uma nova forma de ver a linguagem, valorizando a criao e a participao, de modo que possamos construir uma prtica pedaggica slida no ensino do Portugus. O sistema escolar e os responsveis por ele tm a obrigao de garantir o domnio pleno das atividades verbais, o que significa garantir a todos: 1. O domnio da leitura. 2. O domnio da escrita. 3. O domnio da fala em situaes formais. 4. A compreenso da realidade social, histrica e estrutural da linguagem. Vemos o ato, de ler, escrever e falar, como uma prtica histrica, dentro de uma viso de mundo no qual compreende-se que sempre h um sujeito em cada texto. Escrever como trabalho expressivo, induzindo a coeso e a coerncia do texto, elaborando com firmeza os recursos expressivos da lngua. Construindo com estilo prprio, reconhecendo textos narrativos, poticos, informativos e de fico. O ato de falar leva a capacidade de livre expresso, transmitindo opinies, informaes, ideias e defesa de pontos de vista. Falar utilizando a norma do padro oral quando necessrio, aproveitando sempre os recursos expressivos da lngua, praticando a convivncia democrtica quer pelo exerccio livre da expresso ou tambm pelo reconhecimento do direto do outro na livre expresso.

10

demo_EF_SEF.indd 10

30/09/2011 10:47:16

Faz-se importante destacar que na compreenso, est contida a atividade de reflexo sobre a linguagem. O aluno no dever somente dominar as atividades verbais de fala, de leitura e escrita. Junto a este trabalho importante realizar uma ao reflexiva sobre a linguagem, integrando as atividades verbais com o que se pensar delas. Pensar leva o cidado a reconhecer a estrutura da lngua e a imensa variedade de formas de expresso disponveis aos falantes, percebendo tambm distino entre a fala e a escrita. Para isso fundamental analisar textos feitospor autores diferenciados, analisar textos construdos por alunos, incentivando sua reconstruo, como forma de aprimoramento. No podemos abandonar os contedos gramaticais, pois eles tm um importante papel no domnio da lngua. O estudo dos contedos gramaticais deve ser contextualizado em sua forma funcional de modo a destacar a flexibilidade da lngua e sua riqueza expressiva. Nossa expectativa que o aluno seja capaz de construir, dominando a concordncia, a conjugao verbal e os demais itens que compe os contedos ofertados.

Encaminhamentos Metodolgicos
Atravs de uma nova viso de linguagem, defendemos a interao verbal, ou seja, a ao do sujeito historicamente situado, que no s se apropria como tambm transmite experincia e conhecimentos acumulados. Quanto maior for o contato com a linguagem, com o real, com a pluralidade e diversidade, maior ser o fluxo de ideias cada vez mais elaboradas. preciso se ter claro que a metodologia precisa ser construda, criada pelo professor, o que exige pelo menos: 1. O acesso a um saber lingustico slido, para que a aprendizagem no Ensino Fundamental se realize. Um saber que envolva o domnio da leitura, da escrita e da fala, concomitante com a reflexo cientfica sobre a linguagem. 2. Condies de trabalho coletivo garantido por meio de apoio institucional a grupos permanentes de estudos, locais e regionais.

11

demo_EF_SEF.indd 11

30/09/2011 10:47:16

3. A circulao de informaes, garantida por meio de publicaes peridicas e de circulao livres. Metodologicamente, de grande importncia para o aluno, que traga para a sala de aula, todos os tipos de textos literrios, informativo, publicitrio e dissertativo pondo em confronto suas linguagens, formas particulares ou com posicionais, com conhecimento de seu contedo, afim de que nosso aluno, atravs da clareza do professor, sinta o valor da leitura e do conhecimento no seu desenvolvimento.

Matemtica
A disciplina de matemtica uma cincia que pode ser usada para a dominao ou para a explorao por quem dela se apropria, se constituindo tambm em elemento formador, determinando uma compreenso mais crtica da realidade, dotando o individuo de mais competncia para discernir quais aes sero prprias para transformar sua vida e a sociedade. As descobertas matemticas tm colaborado com o homem e a sociedade, ao longo do tempo, no sentido de entender e transformar o mundo real. A matemtica esta inserida no mundo, sem ela a habilidade do raciocnio lgico fica deficitria. A matemtica deve ser direito de todos e o professor democrtico ter metas a seguir no seu trabalho didtico, tendo clareza de como se processa o desenvolvimento da Matemtica e sua importncia nas relaes sociais. Desenvolver a compreenso necessria para a resoluo de conceitos, situaes e problemas bsicos, mantendo o vigor e coerncia, despertando para a organizao do pensamento, atingindo a facilitao das dificuldades apresentadas durante toda a sua vida e fazendo parte do seu dia a dia.

12

demo_EF_SEF.indd 12

30/09/2011 10:47:17

Encaminhamento Metodolgico
A construo de um conceito matemtico deve ser iniciada atravs de situaes reais, que possibilitem ao aluno tomar conscincia de que j tem algum conhecimento sobre o assunto, a partir desse saber que a Escola promover a difuso do conhecimento matemtico organizado. Com relao aquisio de conhecimentos e importante destacar que os trabalhos supem que diferentes atividades sejam propostas sobre um mesmo assunto para que o aluno possa definitivamente compreend-lo; e mais, que cada conceito seja retomado ao longo do tempo, em diferentes situaes, para que ocorra efetivamente a assimilao. Os conceitos bsicos devero ser desenvolvidos a partir de problemas e estes problemas podem ser utilizados tambm como desafios a reflexo dos alunos. Numa viso crtica da Matemtica, no se abre mo dos contedos. Retomando-os numa perspectiva diferente, onde se valoriza o caminho que o aluno percorre pelo conhecimento de suas etapas de envolvimento, onde a compreenso tem prioridade sobre a sistematizao, que, todavia no abandonada, onde o processo de resoluo mais considerado que os resultados finais, sendo fundamental garantir que todos os contedos sejam sistematizados e formalizados. A definio dos contedos considerado fator fundamental para que o conhecimento matemtico, anteriormente fragmentado, seja agora visto em sua totalidade. Da, por exemplo, a necessidade do desenvolvimento conjunto e articulado das questes relativas aos nmeros e a geometria; o papel que desempenham as medidas ao permitir uma maior aproximao entre a Matemtica e a realidade. necessrio ter sempre presente que embora cada eixo tenha sua especificidade, eles no devem ser trabalhados de maneira isolada, pois na inter-relao entre os nmeros, geometria e medidas, que as ideias matemticas e o vocabulrio matemtico ganham resultados.

13

demo_EF_SEF.indd 13

30/09/2011 10:47:18

Cincias
Para que ocorra o perfeito equilbrio entre o homem e a natureza, se faz necessrio, que o homem e os demais animais da natureza, se relacionem de modo em conviver em harmonia. O animal se adapta natureza de acordo com suas necessidades, e esta adaptao pouco se modifica. J o homem, apesar de sua origem animal, vive socialmente e se obriga a mudar seu comportamento devido ao seu desenvolvimento histrico social. Com a evoluo do homem pelo trabalho, surgiram necessidades e serem sanadas, ento se criou uma linguagem prpria. A humanidade obteve a cada nova gerao uma incorporao de todos os conhecimentos acumulados, possibilitando avanos maiores. O objetivo do estudo e ensino de Cincias explicar as necessidades histricas que levam o homem a compreender e a apropriar-se das leis que movimentam e produzem fenmenos naturais. Existe tambm a necessidade de saber-se quais foram as necessidades que levaram o homem a elaborar teorias para sua satisfao em atendimento s suas necessidades sociais. O trabalho humano se caracteriza na sociedade. A essencialidade desta sociedade tem seu limite no nvel das foras produtivas, atravs do trabalho que o ser humano mantm sua relao social. A evoluo do homem leva-o ao Capitalismo, aonde se transforma em trabalhador, manufatureiro e a medida que avana cria instrumentos que auxiliam neste desenvolvimento, neste momento histrico, a cincia da natureza assume seu papel na prtica cotidiana na vida dos homens. A cincia prtica est voltada para o conhecimento da natureza, seu domnio de funo. O conhecimento dos ciclos da natureza garante o desenvolvimento da agricultura, a descoberta de elementos qumicos, que vm dos minerais, permite a construo de armas e de outros instrumentos, facilita para que o homem v transformando a natureza de acordo com suas necessidades.

14

demo_EF_SEF.indd 14

30/09/2011 10:47:18

Quando o homem comea a revelar os fenmenos da natureza, percebe que eles esto em constante mudana. atravs da anlise do movimento histrico que se entende a ao revolucionria do homem, por exemplo, abandonaram o mtodo escolstico e estabeleceram como fundamental o domnio das leis da natureza que regem os fenmenos, que ocasionaram na produo de instrumentos. A bssola, a plvora, o telescpio e outros, foram elaborados de acordo com as necessidades concretas de um mundo, e levou os homens do sculo XV, XVI e XVII a dar nova valorizao do trabalho humano. O homem esta preocupado com o domnio das foras da natureza, do limite de suas possibilidades, e depois do domnio, preocupa-se em transform-la de acordo com as necessidades materiais. Com a industrializao do sc.XIX constituiu-se a produo em grande escala, mostrando o avano das foras produtivas, mantendo as relaes sociais de produo capitalista. A sociedade capitalista entrou em crise e a sociedade atual no consegue conceituar o homem, pois no concretizou o princpio de igualdade proposto desde o comeo do capitalismo embora tivesse realizado a riqueza material dessa sociedade. preciso compreender que no movimento atual o trabalho como agente de transformao, como prtica humana, leva o mundo a progredir, revela-se de forma contraditria. medida que se desenvolve a grande indstria, a criao de riqueza passa a depender cada vez menos do tempo de trabalho utilizado, e cada vez mais do poder dos agentes mecnicos postos em movimento no perodo de durao do trabalho. O avano tecnolgico levou o homem contemporneo a ter o domnio da produo, conseguindo produzir alm de suas necessidades. O homem dominou as cincias da natureza, ps a energia das foras da natureza (sol,ar, gua, solo, minrios) nas mquinas e desenvolveu condies tcnicas para que as mquinas fizessem o trabalho mais pesado e o mais delicado. Hoje com o uso da informtica e com a crescente robotizao na produo, acentua-se o nvel de desenvolvimento da indstria tecnificada. Com todos esses avanos, h condies materiais para a liberao do homem do trabalho fsico.

15

demo_EF_SEF.indd 15

30/09/2011 10:47:19

Com o desenvolvimento da produo do comercio e do consumo, efetivou uma superproduo de diversos produtos. Podemos constatar que as grandes quantidades de alimento bsico para a nossa sobrevivncia so queimados em praa pblica e apodrecem nos armazns em funo do baixo preo em mercado. Percebemos que neste aspecto, dominar a natureza no realizou o principal objetivo: igualdade entre os homens. O desenvolvimento da cincia da natureza um processo autnomo e independente das relaes econmicas. Para se pensar na construo do conhecimento cientfico, necessrio que o ensino de cincias seja mais gil e interativo de modo que a construo do conhecimento se faa na compreenso e na elaborao de conhecimentos. O ensino de cincias pode ajudar na compreenso da realidade desde que se fundamente nas relaes mltiplas com os elementos do ecossistema e das interaes entre estes. O objetivo de oportunizar uma leitura mais clara dos vrios elementos do sistema, fsico, qumico e biolgico, tendo como orientao ao transformadora que o homem exerce sobre a natureza. Para o entendimento desta relao, necessitamos entender o ecossistema e a dinmica da natureza, inter relao entre sistema fsico, biolgicos e a influncia do sol e dos demais elementos do universo e ao do homem na natureza. O ecossistema no planeta Terra um conjunto formado pela gua, nutrientes, clima, luz solar, e toda vida nele contida. Se considerarmos o maior ecossistema sendo a biosfera, que maior camada do planeta onde h possibilidade de vida, nosso sistema fsico se constitui numa fina camada que envolve a terra e pelos sistemas biolgicos que nele habitam. A biosfera abriga o ser humano que deve ser analisado em dois planos: o biolgico e o social. Essas duas instncias se processam de forma conjunta e dinmica. No plano social atravs do trabalho, que se processa a interveno do homem na natureza, o qual determina as mudanas e transformaes do meio. O desenvolvimento industrial, mecanizao da agricultura. O aprimoramento da pesquisa, os problemas ambientais devido ao uso inadequado de diversos produtos considerados competitivos no Mercado, mas com srios riscos

16

demo_EF_SEF.indd 16

30/09/2011 10:47:20

para populao; no plano biolgico, no homem e no meio aonde ocorrem fenmenos naturais (fsico, qumicos e biolgicos), fatores primordiais para a sobrevivncia do homem e seu desenvolvimento.

Encaminhamento Metodolgico
Os eixos devem globalizar todos os conceitos fundamentais e sua relao. Os eixos opostos so: 1. Noes de astronomia 2. Transformao e interao de matria e energia 3. Sade, melhoria da qualidade de vida. Esses contedos devem se entrelaar, de modo que tornem a realidade mais abrangente. O ensino de cincias deve ser um caminho para que os professores e os alunos possam entender, analisar e criticar os fenmenos e os objetos das cincias. Ao explicar as transformaes da matria e da energia, devemos relacionar e demonstrar a ao do homem sobre a natureza. Algumas transformaes ocorrem por fenmenos naturais, outras pelo homem e algumas destas interferem em diversas reas como poltica, social, econmica, cultural, ecolgica e etc... Criando correlaes damos ao educando a liberdade de discutir, questionar e criticar, interagindo nos contedos.

Geografia
Com a extino da matria de Estudos Sociais e com retorno da Geografia e Histria, educadores, professores e pesquisadores trabalham em cima de questes que visam a transformao da Geografia a nvel terico e metodolgico, com o intuito de passar-se de uma Geografia capaz de observar, interpretar, analisar e pensar

17

demo_EF_SEF.indd 17

30/09/2011 10:47:21

criticamente a realidade, a fim de acompanhar, compreender e identificar as possveis transformaes sociais. A inteno , pois, passar-se de um ensino baseado em citaes, descries e decorebas, para uma concepo cientifica da produo e organizao do espao geogrfico. Antes, procurava-se mostrar ao seu aluno homem/meio, homem/natureza, ou seja, organizao do espao pelo homem, viso esta que tendia desaparecer, pois o homem estudado atravs da Geografia Humana, da Geografia Fsica; e da Geografia Econmica, desestruturando a ideia de que a natureza um conjunto formado por estes elementos, os quais se encontram em equilbrio dinmica e instvel. Itens como estes, abaixo, caracterizam esta abordagem: Confunde-se a ideia de sntese paisagem / espao como produto da ao humana. So enfatizados memorizao, descrio e citao ao invs de anlise e interpretao. Os alunos no adquirem a viso total do espao, visto que o trabalho social, que o elo de ligao entre o homem e o meio, no aparece nesses estudos. A Geografia Tradicional v o homem como um ser imvel, abstrato e atpico, e no um ser biolgico e social, envolvido nesta ou naquela classe social, entre conflitos e contradies, gerada pelo prprio meio e pelas prprias relaes sociais. A escolha da implantao de uma Geografia Crtica que mostre a realidade, o espao geogrfico como sendo um espao social, o qual produzido e reproduzido pela prpria sociedade, onde o espao se realiza e se reproduz. Visa propiciar condies aos alunos que se compreendem como sujeitos da Histria, assim como agente da transformao social uma aprendizagem com maior movimento, mais instrumentalizada e no esttica. Dessa maneira, deve-se escolher os contedos necessrios apreenso do espao geogrfico como uma totalidade, envolvendo espao e sociedade, natureza e homem. Por isso, compreende-se que a interveno do homem na natureza, que no se d individualmente, e sim de todos esses elementos interligando-os ao conjunto, para que no ocorra uma separao brusca dos fatos que giram em torno do aluno, e porque no, do mundo, pois atravs desta nova concepo Geogrfica (formao do aluno, entendimento da realidade que vive e a viso global do homem e a natureza) outros temas renascem, abrem caminho como

18

demo_EF_SEF.indd 18

30/09/2011 10:47:21

tambm resgata-se a totalidade no ensino da Geografia, remetendo-os para a contribuio e transformao da sociedade em que vivem.

Encaminhamento Metodolgico
Realizada a compreenso de espao dentro de um processo histrico contraditrio e desigual, emerge a necessidade de se estender realidade contempornea, as quais alm de complexas se do em um determinado lugar ou momento, e que s sero captadas atravs da observao orientada pelo professor, que aos poucos consegue levar o aluno a desenvolver as noes relativas ao processo social. A Famlia e Escola devem ser desenvolvidas de maneira em que se posicione; relaes sociais, formao caracterstica, formas de organizao familiar e escolar, estruturas familiares diversas, inseridas dentro de um contexto histrico social. Com estas observaes, est se trabalhando a noo de representao espacial, afim de conduzir o aluno a compreender o espao que rodeia, assim como, a sociedade ao ocupar um espao de acordo com seus interesses e necessidades, tambm modificar este espao e efetuar a transformao da natureza.

Histria
Os contedos atualmente trabalhados em Histria caracterizam-se pela objetividade e imparcialidade visando somente o passado. O estudo dos acontecimentos julgados relevantes deve ser conduzido cronologicamente, e, se prope a ensinar os homens a partir de um passado exterior a ele, aos seus problemas e interesses. A Histria composta por peas recortadas segundo critrios geogrficos ou cronolgicos, arbitrrios que se encaixam pela narrativa, encaixe este, feito pelo professor.

19

demo_EF_SEF.indd 19

30/09/2011 10:47:22

Esta concepo de Histria h muito tempo contestada, pelo desenvolvimento da cincia histrica, mas continua viva e atuante nas escolas. Em uma proposta nova para o ensino de Histria, no se pode aprender a concepo tradicional, de forma cronolgica, com memorizao de nomes e datas, onde o aluno ocupa uma posio passiva de aprendizagem e a Histria s o conhecimento do passado. Uma concepo renovada de Histria pressupe: Aprende-la de modo crtico. Tornar a Histria como produto da ao de todos os homens. Estudar as sociedades no tempo e no espao, o que tem em comum ao mesmo tempo e em tempos diferentes. Estudar a Histria em seu movimento contnuo, dinmico, total em constante transformao. Recuperar a dinmica em cada sociedade numa viso crtica, problematizando o passado a partir da realidade imediata. Na Histria que se constri como cincia, no existe uma posio passiva frente ao passado, mas faz perguntas, indaga, investiga fazendo relao com o presente. A seleo e tratamento dos contedos significativos so fundamentais no Ensino Fundamental, e devem ser direta ou indiretamente vida do aluno. A nova concepo da Histria no abandona a cronologia (necessria para racionar historicamente), nem despreza o fato e o acontecimento. O aluno alm de aprender os contedos significativos, deve ter noo de temporalidade (que no a mesma em todas as sociedades). Durante o Ensino Fundamental o aluno deve aprofundar sua compreenso de sociedade contempornea compreendendo seu papel como sujeito da histria e agente de transformao social.

Encaminhamento Metodolgico
A funo do ensino da Histria desejvel deve dar conta de superar os desafios de desenvolver o senso crtico, rompendo com a valorizao do saber enciclopdico, socializando a produo da cincia histrica, passando da reproduo do conhecimento compreenso das formas de como se reproduz, formando um homem poltico capaz de compreender a estrutura do mundo da produo, onde se insere e nela ir interferir.

20

demo_EF_SEF.indd 20

30/09/2011 10:47:23

Para a realizao desta meta necessrio que o professor e o aluno sejam sujeitos deste momento e se integrem como construtores reelaborando e construindo o conhecimento, e possam resolver os problemas do cotidiano. Precisa haver por parte dos agentes envolvidos nesta relao, ensino aprendizagem da Histria, uma insero crtica do presente, pois a forma e a razo de nossa insero provocam diversidade de olhares sobre o passado. Tm-se condies de nos referir ao nosso presente de forma menos passiva e mais crtica, teremos condies de nos relacionar criticamente com o conhecimento histrico produzido e os contedos da Histria. Nosso trabalho envolver um ensino gil, atravs da produo da histria e de suas vrias linguagens, de modo que nosso aluno possa conhecer discutir e entender os fatos histricos.

21

demo_EF_SEF.indd 21

30/09/2011 10:47:32

Grade de Contedos

demo_EF_SEF.indd 22

30/09/2011 10:47:34

demo_EF_SEF.indd 23

30/09/2011 10:47:36

` Coordenaao visomotora ` Cor e Formas ` Espao e grandezas ` Tracejados ` Sequncia numrica at 99 Adio ` Sinais (>, <, =, =, +, -) ` Figuras planas

Matemtica

` Sequncia numrica at 20 ` Antecessor/sucessor ` Ordem crescente e decrescente ` Adio ` Subtrao

` Movimentao da letra cursiva maiscula e minscula

` Construo de frases ` Separao de slabas ` Masculino e feminino ` Singular e Plural ` Texto e interpretao do texto

Lngua Portuguesa

` Encontros voclicos ` Construes de palavras ` Texto ` Interpretao de texto

` Famlia

` Meios de comunicao ` Meios de transporte ` Meio ambiente gua Ar Solo

Natureza e Sociedade

` Profisses ` Corpo humano: partes higiene sentido

24

demo_EF_SEF.indd 24

30/09/2011 10:47:36

` Dzia e meia dzia ` Sequncia numrica at 99 Subtrao ` Medidas de capacidade (litro) ` Par e impar ` Dezena e meia dezena ` Par e mpar ` Medida de massa (quilo) ` Hora (exata)

ano

` Texto e interpretao do texto ` Diminutivo e aumentativo ` Substantivo prprio e comum ` Construo de textos

` Texto e interpretao de texto ` Sinais de pontuao ` Sinnimo/antnimo

` Folclore ` Rua do Colgio e da residncia ` Plantas: partes tipos germinao

` Escola ` Bairro ` Animais: cobertura do corpo locomoo habitat reproduo extino

25

demo_EF_SEF.indd 25

30/09/2011 10:47:36

` Subtrao ` Nmeros naturais Unidades e dezenas Nmeros ordinais Slidos geomtricos Adio Adio com agrupamento Subtrao com recurso e reagrupamento ` Pares e mpares ` Linhas ` Figuras planas

Matemtica

` Alfabeto

` Texto e interpretao do texto ` Separao de slabas ` Nmero de slabas ` Slaba tnica ` Acentuao e sinal grfico

Lngua Portuguesa

Uso da letra maiscula e minscula ` Texto e Interpretao do texto ` Encontro voclico ` Encontro consonantal e dgrafo

` A escola

Natureza e Sociedade

` A criana ` Brincadeiras e brinquedos ` Corpo humano partes do corpo Sentidos

` Linha da vida ` A famlia ` Alimentao ` Higiene e sade

26

demo_EF_SEF.indd 26

30/09/2011 10:47:36

` Dzia e meia dzia ` Unidade, dezena e centena ` Dobro ` Conceito da Multiplicao

` Metade ` Diviso ` Sistemas de Medidas Comprimento, capacidade, massa e tempo

` Substantivo coletivo ` Noo de texto (organizao e construo) ` Descrio ` Texto no verbal ` Substantivo prprio e comum ` Classificao do substantivo: gnero, nmero e graus ` Artigo definido e indefinido ` Adjetivo ` Gneros diversos: bilhete, carta, receita e poesia ` Frases interrogativos e exclamativas ` Pronomes ` Dilogo

ano

` Moradia e vizinhana A rua O bairro ` Preveno de doenas e acidentes ` As plantas

` Trnsito ` O ser humano e as plantas ` Animais e plantas ameaados de extino

27

demo_EF_SEF.indd 27

30/09/2011 10:47:36

` Nmeros naturais: crescente, decrescente ` Sucessor, antecessor ` Problemas com Adio e Subtrao ` Expresses com 2 operaes ` Problemas com Multiplicao e Diviso

Matemtica

` Sistema de numerao decimal: unidade, dezena, centena, milhar ` Valor absoluto,relativo e ordinais ` Nmeros romanos

` Texto e interpretao de texto ` Ordem alfabtica ` Texto e interpretao de texto Substantivos prprios e comuns Artigos Ortografia ` Produo de texto

Lngua Portuguesa

Encontros consonantais Encontros voclicos Dgrafos ` Ortografia Tipos de frases ` Produo de texto

Histria

` Vivendo em comunidades

` As comunidades dos municpios

Geografia

` Paisagens da cidade

` Atividades econmicas da cidade

` O Universo e o Sistema Solar

Cincias

28

Recursos naturais: gua, ar, solo O ser humano e o ambiente: poluio e preservao

` Os animais: como vivem, alimentao,vertebrados, invertebrados ` As plantas: partes e funes, desenvolvimento; ` Plantas medicinais

demo_EF_SEF.indd 28

30/09/2011 10:47:36

` Conhecendo Sistema monetrio ` Formas geomtricas planas Formas geomtricas espaciais Expresses com 4 operaes ` Representaes Fracionrias ` Medidas: tempo, comprimento, massa, capacidade

` Texto e interpretao de texto Slabas Sinnimos e antnimos Slaba tnica Artigos Acentuao e pontuao Gnero, nmero e graus dos substantivos Coletivos Ortografia ` Produo de texto ` Texto e interpretao do texto Leitura, interpretao e produo de textos Pronomes Adjetivos Verbo: presente, passado e futuro Ortografia ` Produo de texto

` Comunidades indgenas ` Quilombo

` Histria dos municpios Festas e tradies

ano

` Viver na cidade

` Problemas ambientais da cidade

` O corpo humano: sistemas ` Os alimentos ` Hbitos saudveis

` Saneamento bsico Transmisso e preveno de doenas

29

demo_EF_SEF.indd 29

30/09/2011 10:47:36

` Comparao de sistemas de numerao (egpcios e romanos)

` Dobro, Triplo, Qudruplo, quntuplo, sxtuplo ` Resoluo de problemas (multiplicao) ` Expresses com parnteses de colchetes ` Diversas formas geomtricas planas

Matemtica

` Resoluo de Problemas (Adio e Subtrao) ` Adio e Subtrao ( Clculo mental) ` Expresses com parnteses

` Texto e interpretao de texto

` Texto e produo de texto Separao e classificao quanto ao nmero de slabas e slaba tnica Encontro voclico e consonantal ` Ortografia ` Produo de texto Dgrafos Pontuao Substantivos: prprios/comuns, concreto, abstrato, simples/ compostos, primitivos/derivados e coletivos ` Ortografia ` Produo de texto ` Tipos de fontes histricas

Lngua Portuguesa

Histria

` As grandes navegaes ` Os primeiros habitantes ` A chegada dos portugueses

` Os portugueses ocupam o territrio ` Os africanos na frica e no Brasil

` O espao do municpio

` Hidrografia ` Tempo e clima ` Vegetao ` Atividades econmicas

Geografia

` Quem nos governa ` Os meios de orientao ` Relevo

` Universo

` Combusto ` Solo ` Vegetao

Cincias

Planeta Terra Ar gua

30

demo_EF_SEF.indd 30

30/09/2011 10:47:37

` Divisores ` Resoluo de problemas (diviso) ` Nmeros mistos ` Nmeros primos ` Mltiplos

` Sistema monetrio ` Fraes e nmeros decimais ` Expresses com parnteses , colchetes e chaves ` Medidas: tempo e de comprimento ` Medidas : massa e de capacidade

` Texto e Interpretao de texto Orao: sujeito e predicado Advrbios Verbos (3 conjugao) Interjeio Dilogo ` Ortografia ` Leitura e interpretao de texto ` Texto e interpretao do texto Plural Singular Adjetivos ` Ortografia ` Produo de Texto

` Expanso territorial e minerao ` Em busca da independncia

` O primeiro Imprio e o Perodo Regencial ` O segundo Imprio ` Vivendo no Brasil Imperial

` Regio Sudeste: aspectos fsicos, econmicos

` Rio de Janeiro: regies e municpios

ano

` O ser humano ` Animais ` Cadeia alimentar ` Alimentao ` gua potvel ` Saneamento bsico

31

demo_EF_SEF.indd 31

30/09/2011 10:47:37

` As quatro operaes ` Problemas (adio, subtrao, multiplicao e diviso) ` Expresses numricas ` Retas: segmento de reta e semi-reta

` Mltiplos ` Divisores ` Nmeros na forma de frao ` Operaes com frao ` ngulos

Matemtica

` Texto e interpretao de texto

` Texto e interpretao de texto Adjetivos ptrios Graus dos adjetivos Locuo adjetiva ` Verbos do indicativo ` Pronomes: pessoais, possessivos, interrogativos ` Produo de Texto

Lngua Portuguesa

` Identificao e classificao da slaba tnica Encontro voclico, consonantal e dgrafo Substantivo: primitivo e derivado ` Produo de texto

` O Brasil republicano

Histria

` Brasil: de Colnia e Imprio ` O Brasil Imperial

A Repblica Velha ` A Era Vargas ` Um perodo democrtico

Geografia

` Representando a Terra ` Os mapas

` Localizao do Brasil ` Brasil: estados e regies

Cincias

` Universo e Terra A gua: gotas da vida A atmosfera da Terra

` A superfcie da Terra ` As plantas e os animais

32

demo_EF_SEF.indd 32

30/09/2011 10:47:37

` Sistema monetrio brasileiro ` Conhecendo Porcentagem ` Nmeros na forma decimal ` Operaes com sistema decimal ` Problemas (nmeros decimais) ` Polgonos ` Problemas (porcentagem) ` Conhecendo potncia ` Utilizando medidas: tempo e de comprimento ` Utilizando medidas: massa, e de capacidade ` Texto e interpretao de texto ` Texto e interpretao de texto Substantivos sobrecomuns, epicenos, comum de dois gneros, composto, primitivo e derivado Preposio Crase Advrbios ` Produo de texto Orao: sujeito e predicado Verbo subjuntivo ` Numeral ` Conjuno Interjeio Locuo verbal Verbos auxiliares ` Verbo imperativo ` Produo de texto

` A ditadura militar ` O retorno da democracia

` Vivendo a cidadania no Brasil

` Aspectos naturais do Brasil ` Clima e vegetao do Brasil

` Economia brasileira ` Populao do Brasil

` Sistema nervoso e rgos dos sentidos ` Reproduo e desenvolvimento do ser humano

` A matria da Terra ` Relaes do ser humano com a natureza

ano
33

demo_EF_SEF.indd 33

30/09/2011 10:47:37

demo_EF_SEF.indd 34

30/09/2011 10:47:39

Amostras do Material

demo_EF_SEF.indd 35

30/09/2011 10:47:42

demo_EF_SEF.indd 36

30/09/2011 10:48:00

ano

demo_EF_SEF.indd 37

30/09/2011 10:48:11

demo_EF_SEF.indd 38

30/09/2011 10:48:19

ano

demo_EF_SEF.indd 39

30/09/2011 10:48:30

demo_EF_SEF.indd 40

30/09/2011 10:48:37

ano

demo_EF_SEF.indd 41

30/09/2011 10:48:47

demo_EF_SEF.indd 42

30/09/2011 10:48:59

ano

demo_EF_SEF.indd 43

30/09/2011 10:49:14

demo_EF_SEF.indd 44

30/09/2011 10:49:31

5
demo_EF_SEF.indd 45

ano

30/09/2011 10:49:44

demo_EF_SEF.indd 46

30/09/2011 10:49:45

S-ar putea să vă placă și