Sunteți pe pagina 1din 3

Aperfeioamento Profissional

Mentalizao produtiva no trabalho


Programe sua mente para ter um desempenho satisfatrio na profisso

Imprimir

e-mail Voc sente cansao, desmotivao ou desgaste no dia-a-dia em seu trabalho? Isso muito comum nos dias de hoje. claro que todos temos momentos mais leves, mas existem dias ou mesmo perodos em que achamos que no vamos conseguir cumprir todas as nossas tarefas, que no suportamos mais tanta presso no trabalho... que a corda vai se romper! E muitas vezes se rompe mesmo. Para suavizar esta realidade estressante, neste mundo de aes e pensamentos acelerados, proponho desenvolvermos o hbito de voltarmos nossa ateno para ns mesmos. Consegue perceber que quando a agitao se estabelece, seus pensamentos esto voltados para o passado ou para o futuro? Que voc est sempre - ou quase sempre - se "procupando" com alguma coisa? Reflita um pouco sobre esta ideia. Seja sincero. Assuma a verdade de que nunca est no "presente momento" quando isso acontece. Chamo de presente momento o aqui e agora, onde mora a percepo de ns mesmos vivendo de forma intensa.

Longe das limitaes, perto da criatividade


claro que muitas vezes temos que pensar em nossos afazeres, nos organizar, refletir em como resolver isso ou aquilo. Mas a intensidade com a qual ficamos presos a estes pensamentos intil e antiprodutiva. Acabamos sempre repetindo comportamentos com base em solues j experimentadas anteriormente. Ou seja, com esta atitude, nos privamos do benefcio de olhar e resolver as coisas de uma forma inovadora e criativa, a cada momento. Faz sentido para voc? Isso significa dar a si mesmo a oportunidade de colapsar uma nova realidade escolhida entre as mil possibilidades criativas possveis. Em outras palavras, o contato com uma mente atenta e livre das limitaes de memrias nos conduz a resolues diferentes e positivas todo o tempo. E o que melhor: de forma segura e tranquila. Bom, se continua lendo o texto por que de certa forma faz muito sentido para voc. Sendo assim, o que eu gostaria de propor um treinamento de presena, durante um ms. A responsabilidade, como tudo em sua vida, sua. Neste perodo de trinta dias, se voc tiver compromisso e disciplina na realizao do exerccio da presena, sua vida j ter mudado muito para melhor. Entenda abaixo os seis passos necessrios para programar sua mente e produzir mais no trabalho.

Primeiro passo: comprometimento


Comprometa-se seriamente com voc. Mesmo que no acredite muito inicialmente, ao menos d a si mesmo a oportunidade de experimentar mudar as coisas para melhor. A primeira semana pode no ser muito fcil, pois o hbito ainda no ter sido criado em sua vida. Mas no desista nunca! O prximo minuto pode ser aquele no qual o salto para um novo hbito mais produtivo pode se realizar. Persista sempre! Use toda a sua vontade de ter uma vida mais equilibrada e feliz.

Segundo passo: entre em contato com voc


Todos os dias reserve 15 minutos assim que acordar para entrar em contato com o seu corpo e com sua mente. Assim que despertar, lembre-se que hoje voc permite que tudo caminhe dentro da criatividade absoluta, mesmo que a situao de vida atual ainda no reflita isso. Busque sentir a alegria desta manifestao j agindo em seu dia ou ao menos a satisfao da possibilidade desta deciso. Repita: "seria to bom se...", e complete a frase de acordo com o seu desejo, sentindo o prazer desta ideia como uma possibilidade. Se achar melhor, imprima as afirmaes abaixo e leia ou grave em seu celular, escutando sempre que achar necessrio. Tudo que ns sentimos pode se tornar verdade, mesmo que ainda no tenha se materializado no plano fsico. Todo pensamento esta sempre na eminncia de se realizar, portanto tenha cuidado com o que idealiza. Afirmao Sado o sol e toda a natureza com muito respeito e gratido. Aceito e assumo minha mente ilimitada, pronta para as novas possibilidades em todo o meu dia de hoje. Sado com igual respeito, todas as pessoas que interagirem comigo hoje. Sado a minha prpria Presena no agora que me traz equilbrio, segurana, determinao, discernimento, compaixo, aceitao, desapego e amor incondicional. Acredito no fluxo da vida fortificando minha sade fsica, mental e emocional. Estou bem e que todo o planeta seja beneficiado com isso. Felicito o agora!

Terceiro passo: respirao e exerccio


Ao acordar, respire profundamente trs vezes. D total ateno ao seu corpo fsico. Sinta como ele est, espreguice, alongue-se. Ainda deitado, se quiser, coloque as pernas para cima e d 120 pedaladas, sempre pensando em avanar para o bem-estar (o exerccio melhora a sua circulao sangunea, trabalha os msculos da perna, glteo e diafragma, sem sobrecarregar a coluna). Antes de baixar as pernas e descansar por um minuto, segure

os ps com as mos mantendo as pernas esticadas (se no der para segurar os ps, basta manter as pernas esticadas para cima, sempre dentro de suas possibilidades). Entre esse e o prximo passo, observe como seu corpo est. Agradea a ele por fazer com que voc esteja vivo aqui e agora, e se proponha a cuidar dele com ainda mais responsabilidade hoje.

Quarto passo: poder pessoal


Sente-se ou se coloque em p, tomando conscincia de seu corpo e de sua mente dentro dele. Mantenha contato com sua respirao e assuma seu poder pessoal de realizao criativa agora (fora da limitao de memrias). Imagine a vontade que teria de se livrar de algum que tenta lhe manter em baixo d'gua. Pense na fora e na determinao que essa possvel situao lhe traria. Uma vontade ligada sobrevivncia, certo? Ento use essa mesma determinao para assumir seu Poder Pessoal em direo ao novo. Ou seja, esteja pronto e determinado para encarar com liberdade e leveza as novas oportunidades do novo dia.

Quinto passo: diga no aos pensamentos negativos


Experimente monitorar, na maior parte do tempo, seus pensamentos negativos gerados por memria. Quando identific-los, repita mentalmente: "so apenas pensamentos baseados no passado e eu acabo com eles, assumindo a liberdade de poder escolher entre outras mil possibilidades".

Sexto passo: observao


Durante qualquer atividade no trabalho, tente observar quais sentimentos determinada tarefa aflora em voc no momento presente. Sem julgamento, aceite que isso que tem no momento e que - com tranquilidade - tudo vai se resolver e as dificuldades vo virar passado. Respire profundamente e lembre-se de desejar e permitir que as novas possibilidades se materializem. S no agora a criatividade pode aparecer. Este hbito lhe conduzir em pouco tempo a uma postura de mais segurana, tranquilidade e discernimento em relao ao seu trabalho. A criatividade e as resolues assertivas se realizaro naturalmente com o passar dos dias. Simplesmente faa o que estou propondo. No racionalize ou julgue, pois assim voc poder perder tempo e oportunidades. A vivncia o que faz mudar nossa mente. Permita-se fazer diferente ou at fazer "a diferena". A responsabilidade toda sua em relao ao tipo de vida que quer ter. Aprenda aos poucos a produzir mais, com menos estresse. Comece agora!

S-ar putea să vă placă și