Sunteți pe pagina 1din 3

mile Durkheim (1798-1917)

- Formulou os primeiros conceitos da Sociologia e demonstrou que os fatos sociais tm caractersticas prprias, devendo por isso ser estudados por meio de mtodos diferentes dos empregados pelas outras cincias. - Sistematizou as regras do mtodo sociolgico (objeto, mtodo e as aplicaes desta cincia) - Prope um mtodo comparativo para captar a ordem social vigente, inspirando-se nas cincias naturais - A sociedade no apenas a simples soma de indivduos, mas sua combinao. Os problemas de ordem social implicam consenso e integrao. - Para Durkheim, a Sociologia o estudo dos fatos Sociais, modos de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora eles sejam exteriores s pessoas, so introjetados pelo indivduo e exercem sobre ele um poder coercitivo. O objetivo da Sociologia era estudar fatos que obedecem s leis sociais, invariveis e do mesmo tipo que as naturais

- Os fatos sociais tm as seguintes caractersticas: - generalidade o fato social comum a todos os membros de um grupo social ou grande maioria. - exterioridade o fato social externo ao indivduo, existe independentemente de sua vontade. - coercitividade os indivduos se sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido.

- A objetividade do fato social a explicao cientfica exige que o pesquisador mantenha certa distncia e neutralidade em relao aos fatos, resguardando a objetividade de sua anlise. Alm disso, preciso que o pesquisador abandone suas prenoes, isto , seus valores e sentimentos pessoais em relao ao acontecimento a ser estudado. - A neutralidade exige tambm a no interferncia do cientista no fato observado. - Durkheim aconselhava a encarar os fatos sociais como coisas, isto , objetos que, lhe sendo exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivduos pensassem ou declarassem a seu respeito.

- Para apoderar-se dos fatos sociais, o cientista deve identificar entre os acontecimentos gerais e repetitivos, aqueles que apresentam caracterisiticas exteriores comuns. A generalidade distingue o essencial do fortuito e especifica a natureza sociolgica dos fenmenos. - A Sociologia tinha por finalidade no s compreender a sociedade como tambm encontrar solues para a vida social. - A Sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais e patolgicos, isto , saudveis e doentios. - Para garantir a sociologia um mtodo to eficiente quanto o desenvolvido pelas cincias naturais, Durkheim aconselhava o socilogo a encarar os fatos sociais como coisas, isto , objetos que lhe sendo exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivduos envolvidos pensassem ou declarassem a seu respeito. - Concepo de uma Sociologia normativa (a sociedade tende a caminhar para a harmonia). - Procura responder a questo de como que uma coleo de indivduos pode constituir uma sociedade? Segundo o autor para que isso acontea necessrio que se estabeleam entre os indivduos laos de solidariedade (interdependncia) - A solidariedade social a condio do grupo que resulta da comunho de atitudes e de sentimentos, de modo a constituir o grupo em apreo uma unidade slida, capaz de resistir s foras exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face de oposio vinda de fora. - Sua tese de que a sociedade era mantida coesa por duas foras de unidade. Uma em relao a pontos de vista semelhantes compartilhados pelas pessoas, por exemplo, valores e crenas religiosas, o que ele denominou de solidariedade mecnica (Soc. feudal). A outra representada pela diviso do trabalho em profisses especializadas, que foi denominada de solidariedade orgnica (Soc. moderna). Esta classificao indicaria estgios de desenvolvimento de cada sociedade. A sociedade mais do que a soma simples dos indivduos. Existem normas, instituies e valores estabelecidos que constituem o social.

Temas principais: Religio; Suicdio; Crime; Educao; Festas (rituais); Diviso do trabalho social; Sociedades primitivas; Sociedade Moderna Resumo: Perspectiva analtica Empirista: O objeto de conhecimento constitui-se na medida em que rompe com o senso comum.

Conhecimento / cincia O conhecimento cientfico dos fenmenos sociais constitui a representao terica dessa realidade. Sujeito cognoscente O pesquisador afasta as pr-noes para chegar ao conhecimento cientfico dos fenmenos sociais e procura a objetividade. Objeto / Realidade A realidade social precede o indivduo, por isso o sujeito cognoscente apreende-a como um sistema de relaes entre partes (instituies sociais). Relao sujeito / objeto A realidade social impe-se ao sujeito do conhecimento, que a apreende mediante um esforo do esprito de sair de si mesmo, para trat-la como coisa, algo indenpendente dele. Sociedade A realidade das sociedades modernas industriais orgnica e tende estabilidade funcional. Por vezes patolgica, se as normas se desorganizam (disnomia) distanciando-se dos costumes ou permanecendo sem normas para a convivncia (anomia). Posio epistemolgica - Realismo cientfico. Mtodo O mtodo sociolgico especfico e comparativo Metodologia Funcionalismo Recurso metodolgico O conceito de funo corresponde a uma necessidade social a ser conhecida pelo pesquisador Ideal de cientificidade Neutralidade: Para conhecer a realidade, o pesquisador deve se afastar as pr-noes e pr-juzos. Teoria um conhecimento ordenado, resultante da observao dos acontecimentos regulares da sociedade. Sociologia A cincia da sociedade, com carter normativo, objetiva chegar formulao de leis gerais ou de generalizaes Objeto de estudo sociolgico Fatos sociais Relao sociedade/indivduo Prioridade do social sobre o individual. A realidade psquica no se confunde com a realidade de natureza social, considerada sui generis, por resultar da combinao das consequncias individuais e no da sua somatria. Princpio organizativo social Harmonia Princpio paradigmtico Integrao social Categoria bsica de anlise Solidariedade / coeso social. Mudana social Conjunto de regularidades sociais que comporta a ordenao, a previso e a evoluo.

S-ar putea să vă placă și