Sunteți pe pagina 1din 6

Colgio Estadual Professor Newtom Guimares Disciplina: Artes Professora: Silvia n 22 2mA

Aluno: Leonardo Piva Botega

Arte Barroca

Maro/2012 Londrina

Barroco em Flandres

A pintura flamenga floresceu no comeo do sculo XV at o sculo XVII. A regio de Flandres, no norte da Blgica e nos Pases Baixos, produziu os maiores pintores do norte da Europa e atraiu muitos outros de regies vizinhas. A Pintura flamenga surgiu igualmente atravs do desenvolvimento de uma mentalidade burguesa (comrcio e banca; mercado da arte) e est ligado a uma evoluo ideolgica para novas formas menos trancendentais para com a Natureza: cultura visual fundamentada em tradies que privilegiam a observao atenta do mundo natural e valorizam a superfcie material da imagem. viso sinttica e unitria da perspectiva linear, contrape-se na pintura flamenga, uma anlise meticulosa da realidade integrada numa concepo mais emprica do espao. O elemento unificador a luz que envolve todas as partes da representao, valorizando os mnimos pormenores. O resultado uma descrio extremamente precisa da riqueza do universo visivel, onde o espao atribuido ao homem no central nem exclusivo, pois cada elemento, quer seja um objecto do quotidiano ou uma parte da paisagem, merece ser representado e adquire um significado simblico.

Peter Paul Rubens


Peter Paul Rubens foi um pintor flamengo inserido no contexto do Barroco. Rubens nasceu em Siegen, na Vestflia, de Jan Rubens e Maria Pypelincks. Seu pai, um calvinista, e sua me fugiram de Anturpia para Colnia em 1568, por causa do crescente tumulto religioso e das perseguies aosprotestantes durante o reinado do Duque de Alba nos Pases Baixos Espanhis. Em Anturpia, Rubens recebeu uma educao humanista, estudando latim e literatura clssica.

Rubens foi um artista muito prolfico. Suas obras sob encomenda foram majoritariamente sobre assuntos religiosos, pinturas "histricas", que incluem assuntos mitolgicos, e cenas de caadas. Ele pintou muitos retratos, especialmente de amigos e auto-retratos, e, no final de sua vida, ele pintou diversas paisagens. Ele tambm projetou diversas tapearias e gravuras, alm de sua prpria casa. Seus desenhos so muito vigorosos, mas no to detalhados; ele tambm se utilizou de estudos em leo para se preparar para suas obras. Ele foi um dos ltimos artistas a fazer uso consistente de painis de madeira como meio de apoio, mesmo para obras grandes, e se utilizou tambm de lona, especialmente quando a obra precisaria ser enviada para lugares distantes. Para suas peas de altar, ele por vezes pintou em ardsia para reduzir problemas com reflexos[23].

Barroco na ustria
ustria oferece uma grande riqueza cultural e artstica, desde tempos remotos. Este territrio estava habitado muito tempo atrs como provam a "Vnus de Willendorf", a "Bailarina" de Kreems e o homem mumificado da Idade de Pedra descoberto em 1991 num glacial dos Alpes Otztaler. Tambm pode-se ver restos celtas, romanos e cristos, entre outros. O estilo predominante em ustria o Barroco. Fisher von Erlanch conseguiu juntar as influncias estrangeiras com os elementos mais caractersticos nacionais conseguindo um estilo Austraco prprio. Edifcios to importantes como So Carlos Borromeo, a Biblioteca Nacional, o Palcio de inverno, uma parte do Palcio de Hofburg, todos eles em Viena e a Colegiada de Salzburgo so obras sua. Tambm destacam como arquitetos Hildebrant, construtor do Belvedere e Jakob Prandtauer com a Abadia de Melk. A pintura e a escultura e, em geral todas as artes, atingem um perodo de esplendor.

Barroco na frica

O barroco brasileiro, com epicentro em Minas Gerais, mas com ncleos importantes em Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, beneficiou-se economicamente do Ciclo do Ouro das dcadas de 1729 a 1750. Alm de terra das pedras preciosas, Minas Gerais era o maior centro mundial de produo do ouro na primeira metade do sculo XVIII. Apesar das restries da Metrpole, preocupada quase que exclusivamente com a arrecadao do metal para cunhagem de moedas, Vila Rica, atual Ouro Preto, era uma das mais faustosas cidades do mundo dessa poca. No entanto, o auge do barroco s viria a ocorrer um pouco depois, na segunda metade do sculo XVIII. Sua inspirao europia, sobretudo italiana e francesa (estilo rococ). O barroco foi uma tentativa de resposta ideolgica e artstica da Contra-Reforma, expanso das doutrinas ditas protestantes da Reforma e tambm herana humanista da Renascena. Isso ajuda a explicar a extrema religiosidade do barroco; ele pretendia o triunfo da sensibilidade teatral sobre o intelectual. Foi do perodo barroco que resultaram os mais belos monumentos religiosos do Brasil, no dizer de Fernando Azevedo, que acrescenta ter sido o setecentos o sculo do Aleijadinho. Este foi o gnio que deu aos centros urbanos de Minas Gerais algumas das igrejas rococ mais belas do mundo. natural, portanto, que muitos crticos considerem que com o estilo barroco que se inicia, de fato, a histria das artes no Brasil. Alm do ouro e das pedras preciosas, o barroco mineiro foi beneficiado por outras circunstncias. Uma delas relaciona-se com as associaes laicas chefiadas por patronos abastados e a outra foi o enfraquecimento das ordens religiosas, provocado pela poltica laica e centralizadora do Marqus de Pombal, primeiro-ministro do rei D. Jos I, de Portugal. Essas ordens religiosas, alm de exclusivistas do ponto de vista racial, no toleravam a participao de quem no provasse ter sangue puro (judeus, por exemplo).

Outro fator benfico foram as Irmandades, a quem estavam ligadas as corporaes de ofcios. Estas eram separadas pela cor dos seus membros: brancos, pardos (ou mulatos) e pretos, que competiam entre si. Contudo, no era uma competio muito excludente j que, com freqncia, o talento era priorizado. Dois exemplos: foi a Irmandade do Rosrio dos Homens Pretos quem patrocinou a publicao, em Lisboa, do livro Testemunho Eucarstico de o Aleijadinho, assim como ele foi o escolhido pela Irmandade de So Francisco, de brancos, para fazer a planta e construir as suas duas mais belas igrejas, em Vila Rica e em So Joo dEl Rei.

S-ar putea să vă placă și