Sunteți pe pagina 1din 9

Intensivo Academia Java

carreira Intensivo Academia Java uma seleo de tpicos da Academia Java especialmente desenvolvida para atender profissionais que desejam conhecer e trabalhar com Java, mas no tm disponibilidade para cursar o treinamento completo de 128 horas. Com uma seleo de quatro cursos, esta carreira abrange tpicos relacionados sintaxe da linguagem, conceitos e prtica de orientao a objetos, acesso a banco de dados e desenvolvimento de aplicaes web corporativas. Neste treinamento, os alunos aprendem de forma prtica a desenvolver aplicaes completas com a tecnologia Java, realizando atividades como: Interpretao de diagramas UML; Modelagem e implementao de classes de negcios; Integrao com bancos de dados relacionais; Desenvolvimento web em trs camadas;

Cursos
A Intensivo Academia Java composta por 88 horas de cursos: Cdigo IAJ1 IAJ2 IAJ3 IAJ4 VA_JP Nome Sintaxe da Linguagem Java (mais info) Programao Orientada a Objetos e UML com Java (mais info) Classes Utilitrias, Collections e JDBC (mais info) Desenvolvimento de aplicativos Web com JSP e Servlet (mais info) Reviso para Certificao (Vdeo-aulas) (mais info) Carga Horria 12 hs 36 hs 16 hs 16 hs 8 hs

Clique aqui para visualizar a tabela de preos que est no final do documento.

Resultados e Objetivos
Ao concluir este treinamento voc estar apto a: Utilizar os principais recursos oferecidos pela linguagem Java. Criar e interpretar modelos orientados a objetos em diagramas UML de classes e sequncia. Aplicar os conceitos de orientao a objetos usando a linguagem Java e suas APIs. Utilizar colees para armazenamento e organizao de dados em memria. Implementar o tratamento de erros na sua aplicao. Criar componentes de acesso a banco de dados utilizando JDBC e o design pattern DAO (Data Access Object). Implementar aplicaes web utilizando Servlets e JavaServer Pages (JSP). Utilizar o servidor Apache Tomcat para instalar e testar aplicaes Java para web.

Ao concluir este treinamento voc estar apto a: Desenvolver e gerenciar produtivamente seus projetos com o NetBeans ou Eclipse.

Material Didtico
O material didtico deste treinamento formado basicamente pelas apostilas da Academia Java que abordam os assuntos dos quatro cursos do Intensivo, so elas: - Apostila do AJ1 - Sintaxe da Linguagem Java - Apostila do AJ2 - Programao Orientada a Objetos e UML com Java - Apostila do AJ3 - Classes Utilitrias, Collections e JDBC - Apostila do AJ5 - Desenvolvimento de aplicativos Web com JSP e Servlet As apostilas so entregues em 2 fichrios que acompanham caneta e bolsa personalizados com a marca Globalcode. Alm disso, o aluno recebe um CD contendo todos os laboratrios do curso e algumas ferramentas utilizadas em sala de aula.

Intensivo Academia Java 2010 ...


O Intensivo Academia Java tambm foi atualizado para a verso 2010. Agora as apostilas oferecidas ao aluno neste treinamento (veja tpico sobre material didtico) so as mesmas utilizadas no treinamento Academia Java 2010, ou seja, est super atualizado. Os tpicos abordados em sala de aula tambm mudaram, incorporando recursos de Java SE 5 e 6 que auxiliam a codificao. Confira a lista de tpicos de cada curso.

Qual a diferena entre o Intensivo Academia Java e a


Um dos diferenciais do Intensivo que as turmas deste treinamento acontecem geralmente em perodos de frias em dias consecutivos (por exemplo de segunda sexta, 4 horas por dia). Por isso, a durao mdia do Intensivo de um ms, o que viabiliza a participao de pessoas que esto de frias da escola ou do trabalho. Em relao ao contedo, por ser um treinamento de carga horria reduzida, o Intensivo Academia Java no aborda o contedo do mdulo AJ4 (APIs Avanadas: Swing, I/O e Threads) da Academia Java e disponibiliza menos tempo para atividades de preparao para certificao SCJP.

Preparao para certificao


O principal desafio de um programador Java iniciante adquirir a experincia exigida pelo mercado para conseguir uma vaga. Nesse momento, ter uma certificao oficial como a SCJP (Sun Certified Java Programmer) pode aumentar as suas chances! No Intensivo, o contedo do curso apresentado em profundidade. Quem est se preparando para a certificao pode aproveitar as aulas para se preparar nos tpicos abordados e, depois, complementar seus estudos sobre outros assuntos que fazem parte da certificao mas no so tratados no treinamento (por exemplo, I/O e Threads). O aluno do Intensivo tambm tem a oportunidade de assistir, de casa e quantas vezes achar necessrio, s vdeo-aulas do mdulo VA_JP (Reviso para Certificao SCJP).

Quais cursos fazer depois ?


Existem diversos outros cursos recomendados para especializao depois de completar o Intensivo Academia Java. Recomendamos primeiramente que os alunos participem de minicursos gratuitos oferecidos semanalmente na unidade So Paulo e peridicamente em diversas outras unidades, universidades e eventos gratuitos. Os minicursos so uma forma de educao continuada e enriquecem e valorizam sua formao. Em especial, recomendamos os minicursos que falem sobre JavaServer Faces, Enterprise Java Beans, Java Persistence API, Adobe Flex, Google Web Toolkit, JUnit e outros que variam de acordo com sua rea de interesse. Se voc j teve tempo de praticar o que aprendeu neste curso e assistiu alguns minicursos para escolher em que rea quer se especializar, recomendamos os cursos: * AJ4 - APIs Avanadas: Swing, I/O e Threads - Mdulo da Academia Java que pode ser cursado em turmas em andamento. * Academia Web Developer - Para quem procurar uma formao completa de Web. * Core Web - Se voc quer aprender na prtica como desenvolver uma aplicao com JSF, JPA, Facelets e AJAX. * Hands-on JUnit - Se voc quer aumentar a qualidade dos seus projetos e valorizar seu currculo com baixo investimento. O mesmo serve para outros Hands-on como JPA e JSF. Mas no se esquea: antes de se matricular, assista aos minicursos gratuitos, conhea o material didtico do curso escolhido e converse com nossos instrutores!

Intensivo Academia Java


Sintaxe da Linguagem Java
(Carga horria 12 horas)

Este curso introdutrio programao orientada a objetos, abordando tpicos relacionados estrutura da linguagem e arquitetura da plataforma Java. Contm contedo preparatrio para certificao oficial da Sun (Sun Certified Java Programmer). Pr-Requisitos:
Lgica de programao Experincia com outra linguagem de programao

Tpicos:
Introduo Evoluo Tecnolgica Paradigmas de Programao Linguagens de Programao Linguagens x Ambientes de desenvolvimento Plataforma Java O que Java Histria do Java Mitos da linguagem Java Standard Edition (JSE) Java Micro Edition (JME) Java Enterprise Edition (JEE) Arquitetura da plataforma Java Standard Edition Fundamentos da linguagem A Linguagem Java Palavras reservadas Convenes do cdigo Comentrios Laboratrio prtico Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Variveis Tipos primitivos Tipos reference Variveis locais Escopo Laboratrio prtico Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Operadores Operadores unrios: !, ++, --, +, -, ~, cast Operadores aritmticos: +, -, *, / e % Operadores de comparao: <, <=, >, >=, == e != Operadores de comparao de tipo: instanceof Operadores lgicos Operadores de atribuio: =, +=,-=, *=, /=, %= Operador ternrio Laboratrio prtico Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Pgina 3 Controle de Fluxo if, else switch while do while for Laboratrio prtico break continue Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Arrays Arrays bidimensionais Arrays multidimensionais Enhanced For Mtodo main Laboratrio prtico Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Apndice Apndice I - Lista de exerccios extras Apndice II -Soluo das questes preparatrias para certificao Apndice III - Instalao do Java Development Kit 1.6

Av. Bernardino de Campos, 327, cj.22, 34 e 51 - Paraso - So Paulo - SP www.globalcode.com.br Fone 55 11 3171-1987
Documento gerado em 01/09/2010

Intensivo Academia Java


Programao Orientada a Objetos e UML com Java
(Carga horria 36 horas)

Neste mdulo so estudados os conceitos de orientao a objetos totalmente aplicados Java, alm de tratamento de erros e empacotamento de classes. uma preparao fundamental para o bom entendimento das APIs da plataforma Java SE e Java EE. Contedo preparatrio para certificao oficial da Sun (Sun Certified Java Programmer). Pr-Requisitos:
Conhecimento equivalente ao curso IAJ1 - Sintaxe da Linguagem Java

Tpicos:
Introduo criao de classes Classes & Objetos Atributos Laboratrio prtico Mtodos Laboratrio prtico Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Introduo a UML UML e Metodologias de desenvolvimento de software Principais diagramas da UML Introduo ao diagrama de classes Exerccio: Modelagem de classes Encapsulamento Getters e Setters Modificadores de acesso Objeto this Encapsulamento de atributos compostos Acoplamento (Coupling) Laboratrio prtico Sobrecarga de mtodos Exemplos Sobrecarga com tipos ambguos Varargs e sobrecarga Laboratrio prtico Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Construtores Declarando construtores Sobrecarga de construtores Blocos de inicializao de objetos Garbage Collector e remoo de objetos Laboratrio prtico Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Modificador Static Atributos estticos Mtodos estticos Bloco de inicializao esttico Representao do modificador static na UML Laboratrio prtico Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Associao Representao de associaes na UML Cardinalidade/ Multiplicidade Navegabilidade Restries Associao reflexiva Agregao Composio Dependncia Classe Associativa Estudo de caso: Modelagem de uma empresa Laboratrio prtico Laboratrio prtico Laboratrio prtico Herana Representao de herana na UML Exemplos Herana e modificador private Modificador protected Referncia implcita super Construtores x Herana Sobrescrita de mtodos Laboratrio prtico Modificador final Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Classes abstratas e interfaces Modificador abstract Laboratrio prtico Interfaces Laboratrio prtico Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Polimorfismo Cast de objetos Polimorfismo Tipos de retorno covariantes e polimorfismo Pgina 4

Av. Bernardino de Campos, 327, cj.22, 34 e 51 - Paraso - So Paulo - SP www.globalcode.com.br Fone 55 11 3171-1987
Documento gerado em 01/09/2010

Intensivo Academia Java


Programao Orientada a Objetos e UML com Java
(Carga horria 36 horas)

Tpicos:
Acoplamento e polimorfismo Laboratrio prtico Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Pacotes Declarando o pacote das classes Utilizando classes de outros pacotes Dicas para utilizao de pacotes Componentes: JAR (Java ARchive) Laboratrio prtico Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Tratamento de erros Excees Laboratrio prtico Tratamento de excees Laboratrio prtico Sobrescrita de mtodos e lanamento de excees Laboratrio prtico Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Diagramas de Sequncia Elementos de um Diagrama de Sequncia Estudo de caso Laboratrio prtico Apndice I Apndice: Soluo das questes preparatrias para certificao Apndice: Soluo dos laboratrios opcionais de UML Apndice II Apndice: JavaDoc Apndice: Tags padro do Javadoc Apndice: Executando o utilitrio Javadoc

Av. Bernardino de Campos, 327, cj.22, 34 e 51 - Paraso - So Paulo - SP www.globalcode.com.br Fone 55 11 3171-1987
Documento gerado em 01/09/2010

Pgina 5

Intensivo Academia Java


Classes Utilitrias, Collections e JDBC
(Carga horria 16 horas)

Neste curso sero estudadas classes fundamentais para o desenvolvimento de aplicaes corporativas como Wrapper Classes, Colees, conectividade com banco de dados (JDBC) e manipulao e formatao de datas. Curso com contedo preparatrio para certificao oficial da Sun (Sun Certified Java Programmer) Pr-Requisitos:
Conhecimento equivalente ao curso IAJ1 - Sintaxe da Linguagem Java Conhecimento equivalente ao curso IAJ2 - Programao Orientada a Objetos e UML com Java

Tpicos:
Classes Utilitrias Wrapper classes de tipos primitivos Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) String, StringBuffer e StringBuilder Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Manipulao de Datas Laboratrio prtico Colees Collections Framework Mtodo equals() e hashCode() A interface java.util.Collection A interface java.util.List Laboratrio prtico A interface java.util.Set As interfaces java.util.SortedSet e NavigableSet Laboratrio prtico A interface java.util.Map Laboratrio prtico As interfaces java.util.SortedMap e NavigableMap Overview das interfaces e classes Certificao Sun Certified Java Programmer (SCJP) Java Database Connectivity (JDBC) Design Patterns Driver JDBC O pacote java.sql Conexes com o banco de dados Laboratrio prtico java.sql.Statement Laboratrio prtico java.sql.Resultset Laboratrio prtico java.sql.PreparedStatement Laboratrio prtico Trabalhando com chaves geradas (auto-increment) Frameworks de persistncia Apndice Apndice: Soluo das questes preparatrias para Av. Bernardino de Campos, 327, cj.22, 34 e 51 - Paraso - So Paulo - SP www.globalcode.com.br Fone 55 11 3171-1987
Documento gerado em 01/09/2010

certificao

Pgina 6

Intensivo Academia Java


Desenvolvimento de aplicativos Web com JSP e Servlet
(Carga horria 16 horas)

Neste curso o aluno aprende a desenvolver aplicaes Web utilizando Java Servlet e JavaServer Pages. Os laboratrios prticos permitem implementar uma aplicao Java completa para web de comrcio eletrnico. Pr-Requisitos:
Conhecimento equivalente ao curso IAJ1 - Sintaxe da Linguagem Java Conhecimento equivalente ao curso IAJ2 - Programao Orientada a Objetos e UML com Java Conhecimento equivalente ao curso IAJ3 - Classes Utilitrias, Collections e JDBC

Tpicos:
Arquitetura distribuda Aplicaes Enterprise O que Java Enterprise Edition (Java EE) A Plataforma Java Enterprise Edition Anlise de arquiteturas Desenvolvimento para Web Aplicaes Web Tomcat Estrutura de diretrios de desenvolvimento Deployment de aplicaes Java Servlet Overview histrico O que um Servlet? A class HttpServlet O ciclo de vida do Servlet no Container Deployment Descriptor Request e Response Introduo HTTP Get HTTP Post A Interface HttpServletRequest A Interface HttpServletResponse Criando o Servlet OlaMundo Laboratrio prtico Recebendo parmetros de request Laboratrio prtico Laboratrio prtico Laboratrio prtico Recursos avanados Navegao Laboratrio prtico ServletConfig ServletContext Laboratrio prtico Gerenciamento de Sesso Introduo Obtendo uma sesso Pgina 7 Atributos da sesso Invalidando uma sesso Exemplo Laboratrio prtico Java Server Pages Introduo Ciclo de vida do JSP Ambiente de desenvolvimento e produo Elementos utilizados em JPSs Diretivas JSP Objetos implcitos Laboratrio prtico O prximo passo: Tags customizadas Modelos de programao (Design) Page-centric ou Model-1 Dispatcher ou Model-2 Model View and Controller (M.V.C) Laboratrio prtico Apndice Apndice I: Projetos Web com NetBeans Apndice II: Pool de Conexes Apndice III: Servlet Listener

Av. Bernardino de Campos, 327, cj.22, 34 e 51 - Paraso - So Paulo - SP www.globalcode.com.br Fone 55 11 3171-1987
Documento gerado em 01/09/2010

Intensivo Academia Java


Reviso para Certificao (Vdeo-aulas)
(Carga horria 8 horas)

Este mdulo formado por um conjunto de vdeo-aulas com contedo de reviso para a certificao SCJP (Sun Certified Java Programmer), que o aluno da Academia Java ou Intensivo Academia Java pode assistir sem sair de casa e quantas vezes quiser.

Av. Bernardino de Campos, 327, cj.22, 34 e 51 - Paraso - So Paulo - SP www.globalcode.com.br Fone 55 11 3171-1987
Documento gerado em 01/09/2010

Pgina 8

Intensivo Academia Java


Tabela de preos
Qtde. de Parcelas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Taxa -5% 0% 6% 6% 6% 10% 10% 10% 15% 15% 15% 15% Parcela R$ 2.078,97 R$ 1.094,19 R$ 773,23 R$ 579,92 R$ 463,94 R$ 401,20 R$ 343,89 R$ 300,90 R$ 279,63 R$ 251,66 R$ 228,79 R$ 209,72 Total R$ 2.078,97 R$ 2.188,39 R$ 2.319,69 R$ 2.319,69 R$ 2.319,69 R$ 2.407,23 R$ 2.407,23 R$ 2.407,23 R$ 2.516,65 R$ 2.516,65 R$ 2.516,65 R$ 2.516,65

Promoo exclusiva para Ex-alunos das carreiras Globalcode Se voc j cursou ou est cursando uma das carreiras da Globalcode voc tem 5% de desconto em qualquer condio de pagamento. Formas de Pagamento: Cheque pr-datado ou Carto de Crdito(Visa/Mastercard).

Tabela vigente em 01/09/2010. Preos sujeitos a alterao sem comunicado prvio.

Av. Bernardino de Campos, 327, cj.22, 34 e 51 - Paraso - So Paulo - SP www.globalcode.com.br Fone 55 11 3171-1987
Documento gerado em 01/09/2010

Pgina 9

S-ar putea să vă placă și