Sunteți pe pagina 1din 16

Sndrome do Anticorpo Antifosfolipdeo

SAF

CRIAO E DESENVOLVIMENTO: Comisso de Vasculopatias ILUSTRAO DA CAPA: Gilvan Nunes EDITORAO: Rian Narcizo Mariano PRODUO: www.letracapital.com.br

Copyright SBR- Comisso de Vasculopatias , 2011 O contedo desta cartilha pode ser reproduzido desde que citada a fonte.

Sndrome do Anticorpo Antifosfolipdeo (SAF)


Cartilha para pacientes

ndice
O que SAF? .........................................................4 Quais as causas da SAF?........................................4 Quais so os sintomas? .........................................5 Como a SAF diagnosticada e classificada? .........6 Como evitar a SAF? ...............................................6 Como o tratamento? ............................................7 Qual a importncia do tratamento? ........................ 7 Quais so os medicamentos que alteram a ao dos anticoagulantes? ................................... 8 Quais os cuidados que o paciente deve ter com a alimentao durante o tratamento? .............9 Quais os cuidados ao fazer uma cirurgia durante o tratamento?............................................. 9 Quais so os cuidados que o paciente deve ter com sangramentos durante o tratamento?.........10 Quais os riscos de uma gestao em pacientes com SAF? .........................................10 Quais so os riscos para as gestantes que usam os medicamentos para tratar a SAF? .......................... 11 Como o tratamento das gestantes com SAF? ...... 11 necessrio fazer exames para monitorar o efeito das heparinas durante o tratamento? ...................... 12

1. O que SAF?
A Sndrome do Anticorpo Antifosfolipdeo (SAF), ou sndrome de Hughes, uma doena crnica em que o organismo passa a produzir anticorpos que afetam a coagulao sangunea, levando formao de cogulos que acabam obstruindo a passagem de sangue nas veias e artrias, que a chamada trombose. uma causa importante para a ocorrncia de trombofilia adquirida em homens e mulheres de qualquer idade, e de abortos repetidos. Trombofilia quer dizer tendncia a ter eventos trombticos (obstrues nos vasos sanguneos). Trombofilias adquiridas so aquelas nas quais no h um marcador gentico (polimorfismos dos genes da MTHFR, fator V e fator II so os principais) conhecido. Trombofilias congnitas so aquelas nas quais h um ou mais marcadores genticos conhecidos.

2. Quais as causas da SAF?


No se conhece o mecanismo que leva produo dos autoanticorpos que interferem no sistema da coagulao. Existem os chamados fatores desencadeantes que podem agir como gatilhos para a ecloso da SAF, em indivduos predispostos (que tm um ou mais tipos de anticorpos antifosfolipdeos circulando no sangue) ou novos eventos trombticos em indivduos que j tiveram trombose no passado relacionada SAF. Os mais conhecidos so
6

intervenes cirrgicas, infeces graves (que requerem internao e antibitico venoso), gestao, e no caso dos pacientes que j vinham sendo tratados para SAF, falhas do acompanhamento das dosagens do INR, ou suspenso do uso de anticoagulante.

3. Quais so os sintomas?
As manifestaes clnicas so diversas e variam de acordo com o local do vaso acometido. O baixo nmero de plaquetas (trombocitopenia) pode ser a primeira manifestao da SAF. Os sinais e sintomas da SAF variam desde manchas esparsas na pele que aumentam no frio (livedo), tromboflebite (ocluso de vasos sanguneos superficiais), insuficincia cardaca, microtrombose disseminada (trombos de vasos de pequeno calibre por todo o organismo) at outras formas mais graves de doena. A trombose venosa profunda , na maioria dos centros, a consequncia mais comum da SAF. O sistema arterial quando acometido, tem a circulao cerebral como o principal alvo. Algumas pacientes s apresentam a SAF durante a gestao com perdas fetais de repetio (ou outras manifestaes gestacionais); nesses casos, a trombose ocorre na placenta.

4. Como a SAF diagnosticada e classificada?


A suspeita do diagnstico de SAF embasada na presena de um evento trombtico em pessoas sem riscos importantes como diabetes e ateroesclerose. O diagnstico (mais amplo) difere da classificao (mais restrita); essa ltima foi planejada por um grupo de experts no assunto para que se faam estudos cientficos e que somente sejam includos os pacientes com SAF, sem confundir com outras entidades, o que depende da associao de critrios clnicos como trombose de artrias ou veias e eventos obsttricos, e laboratoriais com anticorpos antifosfolipdeos (aPL) que podem ser de trs tipos principais: anticardiolipina, anti beta-2 glicoprotena I (valorizados somente quando em ttulos moderados ou altos) e lpus anticoagulante, todos de forma persistente ao longo do tempo.

5. Como evitar a SAF?


A SAF no tem como ser evitada, mas podem-se evitar as suas consequncias combatendo os fatores de risco para os eventos trombticos, cujo peso ainda maior nas pessoas que tm SAF. Os principais fatores de risco so: fumo, obesidade, vida sedentria, nveis elevados de colesterol e triglicerdeos, o uso de hormnios (principalmente estrgenos)
8

e certas drogas (como a clorpromazina, usada pelos neurologistas e psiquiatras para vrias condies), devendo, portanto ser evitados.

6. Como o tratamento?
A SAF no tem cura, mas o paciente pode evitar os eventos trombticos evitando ou corrigindo os fatores de risco para tromboses (citados acima) e usando uma terapia com anticoagulante oral para o resto da vida. Este consiste no uso de inibidores da vitamina K como os cumarnicos/varfarina. O tratamento deve ser monitorado por meio de exames de sangue peridicos. No chamado tempo de atividade de protrombina (TAP), o valor do ndice internacional de normalizao (INR) deve estar de acordo com a recomendao do seu reumatologista.

7. Qual a importncia do tratamento?


A SAF reconhecida atualmente como a trombofilia adquirida mais comum. Para pacientes que j apresentaram evento trombtico arterial ou venoso, bem como pr-eclmpsia (aumento da presso arterial com edema e perda de protena na urina) e/ou perdas fetais de repetio, o risco de isto ocorrer novamente alta. A SAF uma doena crnica e para evitar as consequncias, que podem ser graves,
9

irreversveis ou at mesmo fatais, requer-se uma boa adeso ao tratamento. Os pacientes devem ser esclarecidos sobre a conduta geral e o regime teraputico adotado para prevenir perdas fetais e a morbidade por eventos trombticos.

8. Quais so os medicamentos que alteram a ao dos anticoagulantes?


Inmeras substncias podem alterar a ao dos anticoagulantes orais, reduzindo sua ao e aumentando o risco de um evento trombtico ou aumentando a sua atividade e elevando o risco de sangramento. Neste ltimo grupo, destacamse a aspirina e os demais antiinflamatrios no-hormonais, que devem ser evitados. Aparentemente o celecoxibe (antiinflamatrio) e a dipirona (analgsico) interferem menos do que o paracetamol na anticoagulao oral e podem ser usados com maior segurana, mas de qualquer forma exigem acompanhamento laboratorial pelo mdico assistente. A lista de medicamentos que podem interferir na ao dos anticoagulantes orais extensa. Consulte sempre o mdico antes de fazer uso de qualquer medicao. Voc poder usar o medicamento que for indicado, desde que haja um controle rigoroso da sua interferncia com a anticoagulao oral.

10

9. Quais os cuidados que o paciente deve ter com a alimentao durante o tratamento?
A ao do anticoagulante oral se d por meio da inibio da vitamina K. O tratamento atual ideal visa a manter o valor do INR (que mede a atividade da medicao anticoagulante oral) estvel e evitar oscilaes. Com isso importante atentar para a dieta. Recomenda-se que o indivduo consuma quantidades dirias fixas de alimentos ricos em vitamina K. As principais fontes de vitamina K so os laticnios e as folhas verdes escuras.

10. Quais os cuidados ao fazer uma cirurgia durante o tratamento?


O paciente em uso de anticoagulante oral deve avisar a todo profissional da sade com quem for se consultar. No caso de um procedimento cirrgico ou dentrio (extrao), pode ser necessrio o uso de plasma, para impedir sangramento ou anticoagulao com heparina (na suspenso da anticoagulao oral). Portanto, o mdico assistente que acompanha a anticoagulao deve ser avisado.

11

11. Quais so os cuidados que o paciente deve ter com sangramentos durante o tratamento?
O paciente deve ser alertado sobre os fatos corriqueiros que podem elevar o risco de sangramento se o INR estiver maior do que 6,0; o que pode ocorrer se houver falha da monitorao da dose do anticoagulante oral. O paciente deve evitar exposio a riscos de cortes e leses por acidentes. Recomendamos o uso de gelo e compresso e, quando possvel, elevao do local cortado. Em caso de hemorragia, a equipe mdica deve ser imediatamente consultada. O uso de plasma fresco prefervel ao de vitamina K para reverso da anticoagulao, quando se faz necessrio.

12. Quais os riscos de uma gestao em pacientes com SAF?


Com o tratamento adequado, o risco de aborto cai para menos de 20%. Em pacientes que j tiveram aborto prvio, o risco de aborto em uma prxima gestao no tratada de cerca de 80%. Alm de abortamentos no incio da gestao e perdas fetais (no segundo e terceiro trimestre de gestao), a SAF est relacionada a crescimento intrauterino restrito, oligohidrmnia (diminuio do volume do lquido amnitico), baixo peso fetal e insuficincia placentria.
12

13. Quais so os riscos para as gestantes que usam os medicamentos para tratar a SAF?
Durante a gravidez, os medicamentos utilizados para tratamento da SAF (AAS e heparinas) no apresentam risco para a gestante ou para o feto. Aps o nascimento, tambm no h problemas com esses medicamentos durante o aleitamento materno. Os anticoagulantes orais inibidores da vitamina K podem induzir malformaes congnitas quando utilizados no incio da gestao, mas podem ser usados com segurana depois da 14. semana, desde que controlados pela equipe mdica. Esse apenas um dos motivos pelos quais a gestao de pacientes com SAF deve ser programada e detectada logo nas primeiras semanas. Recomendamos que quando h o atraso menstrual se faa o exame de sangue para diagnstico da gravidez. Para que se troque a anticoagulao oral pela via subcutnea.

14. Como o tratamento das gestantes com SAF?


O tratamento da gestante com SAF difere. Utiliza-se a heparina no fracionada e de baixo peso molecular associada ao AAS infantil nas pacientes que vinham em uso de anticoagulao oral para SAF arterial ou venosa. Para pacientes com SAF obsttrica pode ser usada somente
13

a aspirina em baixa dose ou o esquema acima de acordo com a indicao individual. Durante o uso prolongado de heparina, especialmente na gestao, importante usar suplemento de clcio e vitamina D, tomar sol trs vezes por semana durante 15 minutos e fazer atividade fsica (ex: caminhada, Tai chi, Yoga) para evitar a ocorrncia de osteopenia (diminuio da densidade mineral dos ossos). Mesmo com uma dieta adequada, importante atentar para a suplementao destes elementos; os nveis de vitamina D (25 OH vitamina D3) podem ser monitorados por testes sanguneos, e ajustados de acordo com a necessidade de cada um(a).

15. necessrio fazer exames para monitorar o efeito das heparinas durante tratamento?
No se tem monitorado os nveis de antiFator Xa em usurias de heparinas de baixo peso molecular (enoxaparina, dalteparina ou fraxiparina) durante a gravidez. Alguns mdicos recomendam, porm as evidncias mostram que a utilizao da dose plena de heparina apresenta bons resultados, no sendo necessrio realizar exames. J quando se utiliza a heparina nofrancionada, importante ter o valor do tempo de protrombina antes do tratamento e ajustar a dose das injees de acordo com os resultados subsequentes durante a gravidez.

14

Sociedade Brasileira de Reumatologia www. reumatologia.org.br Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2.466 gr. 93-94 CEP 01402-000 So Paulo SP Fone/fax: 55 11 3289 7165

www.letracapital.com.br

S-ar putea să vă placă și