Sunteți pe pagina 1din 20

Artrite Psorisica

CRIAO E DESENVOLVIMENTO:
Comisso de Espondiloartrites

http://www.arthritis-experts.com/

CREDITO IMAGEM DA CAPA: EDITORAO: Rian Narcizo Mariano PRODUO: www.letracapital.com.br

Copyright SBR-Comisso de Espondiloartrites, 2012 O contedo desta cartilha pode ser reproduzido desde que citada a fonte.

Artrite Psorisica Cartilha para pacientes

ndice
O que artrite psorisica? ......................................4 A artrite psorisica uma doena transmissvel? ..4 Quando e como ocorre a artrite psorisica? ...........5 Quais so as formas clnicas da artrite psorisica? ..............................................................6 O que dactilite? ...................................................7 O que entesite? ....................................................7 Leses nas unhas so comuns em quem tem artrite psorisica? ...................................................8 Quais as doenas que podem estar associadas artrite psorisica? ................................................8 Quais so os profissionais mdicos mais indicados para o tratamento da artrite psorisica? ..............................................9 Como o mdico diagnostica a psorase? ................9 Quais so os instrumentos usados para o diagnstico e avaliao de portadores de artrite psorisica? ........................10 Como os pacientes com artrite psorisica so avaliados? ........................................................11 A artrite psorisica pode matar? .............................13 Qual o tratamento da artrite psorisica?.................13 Existe cirurgia para tratar artrite psorisica?.......... 14 Dvidas frequentes................................................. 14

1. O que artrite psorisica?


A palavra psora, do grego, significa prurido, coceira, sintoma frequente em pacientes que possuem doena cutnea. A psorase caracteriza-se pelo aparecimento de leses avermelhadas, escamosas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo. Entretanto, estas leses podem surgir em qualquer parte do corpo. A primeira descrio de psorase foi feita no final do sculo 18, mas acredita-se que Galeno (129200 d.C.), mdico e filsofo romano, j o havia feito anteriormente. Enquanto a psorase uma doena de pele que afeta 2% da populao no mundo todo, a artrite psorisica (que une manifestaes cutneas e articulares) ocorre em cerca de 10% dos pacientes com psorase. A artrite psorisica ocorre em igual porcentagem em homens e mulheres, a maioria j na vida adulta. Geralmente o acometimento da pele precede ou acompanha o articular e suas gravidades no esto relacionadas. Raras vezes h manifestaes nas juntas antes de haverem na pele. E quase 90% dos pacientes com psorase nunca desenvolvem doena articular. Exceo importante faz-se aos pacientes psorisicos que apresentam deformidades nas unhas. Estes tm tendncia maior ao desenvolvimento de artrite psorisica.

2. A artrite psorisica uma doena transmissvel?


A transmisso gentica de psorase j foi descrita h mais de 200 anos. Observe-se que esta do6

ena tem frequncia aumentada em algumas famlias. Sua base gentica complexa e o padro de herana no foi ainda completamente esclarecido. Alguns dos genes envolvidos so nicos para psorase, mas so frequentes na populao, distribudos em todo o mundo e em geral tm efeitos pequenos. Na maior parte dos casos, a doena multifatorial, envolvendo a interao entre vrios genes com desencadeantes ambientais (infeces, medicaes, estmulos antignicos, estresse fsico e/ou emocional). A psorase desenvolve-se em aproximadamente 50% dos irmos de pessoas com esta doena quando ambos os pais so afetados; em 16% quando somente um pai tem psorase; e em 8%, quando nenhum dos pais afetado. Em relao artrite psorisica, o risco de ter a doena entre irmos em relao ao risco na populao geral superior a 27, valor muito mais alto que o da psorase, que est entre 4 e 11. A prevalncia de psorase 19 vezes maior entre parentes de primeiro grau de pacientes com artrite psorisica em relao populao em geral.

3. Quando e como ocorre a artrite psorisica?


As estatsticas variam de pases e de raa, porm acredita-se que entre 5% e 40% das pessoas que tm psorase podem ter dor e inflamao das articulaes. Assim como na doena da pele, o acometimento articular atinge mais as pessoas da raa branca. Homens e mulheres so afetados igual7

mente e os pases europeus, como Dinamarca, Sucia e Rssia, so os mais atingidos. doena rara na frica e entre os ndios. No Brasil no existe levantamento preciso, mas algumas pesquisas com populaes regionais (Estado de So Paulo, por exemplo), constataram a presena em aproximadamente 15% a 20%. A grande maioria das pessoas que tm artrite psorisica apresenta a doena de pele antes das dores articulares, porm h alguns poucos casos em que se podem notar queixas de dores nas juntas antes da doena na pele. Os fatores preditivos mais aceitos, que aumentam o risco de um paciente com psorase cutnea desenvolver artrite, incluem a presena de leses em unhas, envolvimento cutneo mais extenso (quanto rea de pele afetada) e tambm histria familial de artrite psorisica.

4. Quais so as formas clnicas da artrite psorisica?


Existem cinco formas de apresentao da artrite psorisica: 1 Forma oligoarticular (envolvimento de poucas articulaes inflamadas) Atinge menos que cinco juntas, particularmente grandes articulaes, como joelhos, tornozelos e unhas, podendo envolver tambm pequenas articulaes das mos e ps. Esta a forma de inicio mais comum. 2 Forma poliarticular, ou seja, de muitas juntas inflamadas ao mesmo tempo; assemelha-se a outro tipo de reumatismo, chamado artrite reuma8

toide. Pode evoluir com deformidades articulares. Envolve mos, ps, joelhos e tornozelos. 3 Acometimento das articulaes distais dos dedos das mos (as que esto prximas s unhas, que frequentemente tambm esto acometidas). 4 Forma mutilante, como o nome est dizendo, provoca grandes destruies nas juntas, principalmente mos e ps. 5 Envolvimento preferencial da coluna - a forma mais rara, mas provoca dor constante na coluna vertebral, evoluindo com limitaes fsicas.

5. O que dactilite?
O envolvimento dos tecidos que esto em volta das articulaes confere a esta doena um carter especial, pois quando alguma articulao de um dedo, seja das mos ou dos ps, acometida junto com uma inflamao das estruturas que envolvem esta articulao, observamos um inchao geral que chamamos de dactilite, que quer dizer uma inflamao de todo o dedo.

6. O que entesite?
Outros locais, fora das juntas, que tambm podem se inflamar so os tendes, especificamente aonde eles se fixam aos ossos; chamamos estes locais de enteses, e a inflamao destes locais designamos de entesite. A descrio faz lembrar uma tendinite, mas, na verdade, um pouco mais extensa que isto, pois envolve tambm a parte ssea onde o tendo est ancorado. As formas mais comuns de entesite so as do
9

tendo de Aquiles, da fscia plantar (sola do calcanhar) e dos ossos plvicos.

7. Leses nas unhas so comuns em quem tem artrite psorisica?


Depresses, hemorragias debaixo da unha, espessamento da unha e at mesmo destruio completa da unha (oniclise) so leses comuns nos pacientes com artrite psorisica, estando associadas ao acometimento das articulaes interfalangeanas distais (pequenas articulaes dos dedos prximas s unhas).

8. Quais as doenas que podem estar associadas artrite psorisica?


O paciente com artrite psorisica tm maior risco de apresentar hipertenso arterial, diabetes mellitus tipo 2, obesidade e distrbios dos lipdios (colesterol e triglicerdeos). Todas estas alteraes aumentam o risco de doenas cardacas e vasculares (infarto e derrame).

10

9. Quais so os profissionais mdicos mais indicados para o tratamento da artrite psorisica?


O mdico dermatologista e o reumatologista so os profissionais treinados adequadamente para a avaliao de pacientes que tenham doena cutnea e articular simultaneamente.

10. Como o mdico diagnostica a psorase?


O diagnstico da psorase principalmente clnico em face do tipo e da distribuio das leses, alm da histria evolutiva da doena. A curetagem metdica de Brocq, que consiste no raspado das leses com cureta, fornece dois importantes sinais clnicos: sinal da vela a curetagem destaca escamas semelhantes s encontradas na raspagem de uma vela; e sinal do orvalho sanguneo aps a retirada das escamas, encontra-se superfcie vermelho-brilhante com pontos hemorrgicos. O diagnstico da artrite psorisica tambm clnico, uma vez que se trata de uma espondiloartrite, cujas caractersticas so fator reumatoide negativo, ausncia de ndulos subcutneos, acometimento de articulaoes dos membros inferiores, ombros e pequenas articulaes das mos, alm de tendinites, entesites e aumento difuso de alguns dedos, que aparecem na maioria das vezes aps perodo varivel de tempo do comprometimento cutneo.
11

O hemograma pode mostrar anemia. Os exames de atividade inflamatria esto quase sempre elevados, mas de maneira discreta nos casos de comprometimento articular ou de grande envolvimento cutneo. A glicemia pode encontrar-se elevada e o aumento das taxas de glicose ter algum grau de correlao com a doena. A dosagem de cido rico tambm pode estar aumentada e, em alguns casos, correlaciona-se com a extenso das leses de pele, embora isto nem sempre seja possvel de demonstrar. Colesterol e triglicerdeos correlacionam-se com aumento do cido rico e obesidade. Bipsias do fgado realizadas antes de qualquer tratamento sistmico tm encontrado alteraes hepticas discretas. Nos casos em que as manifestaes clnicas suscitam dvidas, pode-se lanar mo da bipsia com exame histopatolgico (retirada de pequeno fragmento da leso que analisado no microscpio) que mostra alteraes sugestivas de psorase como aumento da camada mais superficial da pele (a epiderme) e aumento do nmero de clulas inflamatrias e de vasos sanguneos na camada abaixo, a derme.

11. Quais so os instrumentos usados para o diagnstico e avaliao de portadores de artrite psorisica?
Nem toda inflamao articular em psorisicos representa manifestao da artrite psorisica. pouco comum, mas no raro, vermos psorase coexistindo no mesmo paciente com outra doen12

a articular, como artrite reumatoide, osteoartrite, artrite gotosa e outras. Primeiramente, no existe um exame diagnstico especfico para a artrite psorisica. Como j dito anteriormente, o mdico dever somar os sinais clnicos-chave de envolvimento assimtrico de articulaes, entesite, dactilite, envolvimento interfalangeano distal e proximal e inflamao no esqueleto axial, extra-articulares (leses ungueais, irite, lceras orais) com achados laboratoriais e radiogrficos. Com relao ao achados laboratoriais, geralmente ocorre aumento das provas inespecficas de atividade inflamatria. Esses testes laboratoriais rastreiam a atividade da doena atravs do seu carter inflamatrio. Entre as anormalidades radiogrficas, a mais significativa a coexistncia entre eroso e neoformao ssea nas articulaes distais. Outras alteraes radiolgicas incluem degenerao em falanges distais, periostite e neoformao ssea no stio das entesites, destruio de articulaes isoladas, leses chamadas pencil-in-cup (lpis na xcara).

12. Como os pacientes com artrite psorisica so avaliados?


Em reumatologia, a avaliao clinica do paciente o elemento mais importante para o mdico no momento de decidir o tratamento. Alem da impresso clinica subjetiva, aquele acho que est indo bem ou mal, importante ter medidas obje13

tivas, numricas (por exemplo, o nmero de juntas doloridas ou inchadas), para poder avaliar o grau de inflamao e acompanhar isso no tempo, para decidir se o tratamento est sendo eficaz ou no. Na artrite que acompanha a psorase temos trs formas principais: a inflamao das articulaes (artrite); a inflamao das entradas de tendes e ligamentos nos ossos (entesite); e a inflamao da coluna vertebral (espondilite). O reumatologista perguntar, portanto, se voc tem sintomas de inflamao nas juntas como dor contnua, inchao e rigidez na coluna, como dor noite, e rigidez e dor nos tendes, como dor e inchao atrs do calcanhar (tendo de Aquiles) e debaixo do calcanhar (fasciite plantar). Em seguida, todas estas partes devero ser examinadas, procurando dor local, inchao e limitao do movimento (at medindo com uma fita mtrica o quanto a coluna movimenta). Pessoas que tenham parentes, mesmo distantes, com psorase, devem evitar as situaes que podem desencadear a doena como fumo, lcool, estresse emocional, traumas fsicos e uso de medicaes sabidamente implicadas com o incio da doena, como aspirina, betabloqueadores e ltio. Pacientes com histria familial de psorase, ou com caspa que no melhora com tratamento convencional, associadas ou no a dores nas juntas, devem ficar atentos para o surgimento de leses de pele tipo placa com vermelhido e descamao, que podem revelar o incio da doena. Pacientes que apresentam a doena de pele e/ou das articulaes devem manter acompanhamento regular com dermatologista ou reumatologista familiarizado com a doena.
14

13. A artrite psorisica pode matar?


Depois de alguns anos atendendo a casos de artrite psorisica, percebemos que esta uma pergunta que passa pela cabea dos pacientes. importante que se saiba que as causas de morte entre os pacientes com artrite psorisica variam bastante, assim como na populao em geral. Mas alguns estudos demonstraram um aumento na percentagem de mortes por algumas causas, entre elas, as cardiovasculares, seguidas pelas pulmonares e neoplsicas. Porm, muitas correlaes entre a doena e os danos diretos a rgos especficos ainda no esto completamente elucidadas. Por isto, devemos enfatizar que os pacientes devem ser estimulados a ter uma vida saudvel, com alimentao correta, prtica de exerccios, cuidados com os fatores psicolgicos e acompanhamento por uma equipe de sade multidisciplinar, voltada para o cuidado com o paciente em suas vrias necessidades.

14. Qual o tratamento da artrite psorisica?


A artrite psorisica sem tratamento pode evoluir para deformidades irreversveis. A escolha do tratamento depender das estruturas acometidas em cada paciente. Deve-se avaliar a presena de acometimento articular axial (coluna vertebral) e perifrico (articulaes de braos e pernas), alm da presena de dactilites, entesites e leses nas unhas. O tratamento convencional feito inicialmente pelo uso de anti-inflamatrios
15

no-hormonais e drogas remissivas de doena (como o metotrexato, a sulfassalazina, a leflunomida e a ciclosporina). Nos casos em que no h melhora com ao tratamento convencional e nos casos moderados a graves, o uso dos agentes biolgicos pode ser necessrio. Atualmente, os agentes biolgicos liberados para o uso no tratamento da artrite psorisica so o infliximabe, o etanercepte, o adalimumabe e o golimumabe.

15. Existe cirurgia para tratar artrite psorisica?


esperado que todos os pacientes tenham a progresso do dano articular prevenida. Mas muitos precisam de tratamento cirrgico para reposio de juntas. Aproximadamente 7% dos pacientes precisam de tratamento cirrgico para correo de alguma articulao aps 13 anos de doena. Essas correes incluem as articulaes do quadril, do joelho e das pequenas juntas das mos e ps, principalmente nas formas que costumam causar deformidades.

16. Dvidas frequentes


A) Quem tem artrite psorisica deve fazer exerccios? Sim. Os exerccios fazem parte do tratamento da doena e devem ser orientados e supervisionados por um profissional habilitado: fisioterapeuta, educador fsico, terapeuta ocupacional, mdico.
16

Nunca devem produzir dor ou cansao. E no devem causar esforo excessivo nas articulaes. B) Posso fazer exerccios mesmo com as juntas inchadas? Sim. importante movimentar a articulao, mesmo estando edemaciada, pois o repouso prolongado pode ser prejudicial. Movimentos leves so importantes para prevenir contraturas, manter a amplitude de movimento e reduzir a fraqueza muscular. Lembre-se: os exerccios no devem provocar dor. C) Exerccios de fora so benficos? Mais recentemente, alguns estudos tm mostrado reduo da dor e melhora de funo nas atividades da vida diria, em pacientes com doena inflamatria articular que realizam exerccios de fortalecimento com pesos livres, ou em mquinas de musculao. Mas lembre-se, pode ser necessria a superviso de um profissional habilitado. D) Devo usar frio ou calor nas juntas? Mesmo tratando-se de uma inflamao articular, no existe um consenso a respeito da aplicao de calor ou frio. Alguns pacientes podem beneficiar-se do uso do gelo, outros do uso de banhos quentes, bolsas trmicas, etc. Esses tratamentos, se utilizados corretamente, no levam a piora do quadro. E) Devo caminhar ou correr? As doenas articulares so causas de limitao das atividades fsicas. Essa inatividade resulta em fraqueza muscular, cansao,
17

depresso, aumento da dor, piora de sintomas cardiovasculares. Por isso, o recomendado fazer exerccio aerbio de baixo impacto, como caminhadas, bicicleta ergomtrica, hidroginstica e natao (caso esteja com a pele inflamada e descamando, consulte seu mdico antes de entrar em uma piscina). Esses exerccios devem ser feitos trs vezes por semana, durante 40 minutos. F) O que deve ser feito caso haja dor ou cansao durante o exerccio? Diminua a intensidade e a velocidade dos exerccios, faa menos repeties. Caso a dor ou o cansao continuem, interrompa os exerccios e procure um profissional. Lembretes: Respeite o limite de sua dor Evite carregar muito peso Realize suas atividades com boa postura Divida as tarefas no realizando tudo de uma vez Faa sempre suas atividades lembrando-se de conservar energia para a prxima tarefa Proteja suas articulaes de esforo desnecessrio No fique por muito tempo na mesma posio, movimente-se No fique acima de seu peso ideal.

18

Sociedade Brasileira de Reumatologia www. reumatologia.org.br Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2.466 gr. 93-94 CEP 01402-000 So Paulo SP 20 Fone/fax: 55 11 3289 7165

www.letracapital.com.br

S-ar putea să vă placă și