Sunteți pe pagina 1din 13

LOTEAMENTOS IRREGULARES E CLANDESTINOS

Este trabalho tem a finalidade de apresentar uma abordagem sobre a da Lei de Parcelamento do Solo Urbano, tendo como principal objetivo destacar as irregularidades cometidas pelas pessoas envolvidas no processo de loteamento de solo urbano ou rural, sem aprovao e registro de tais empreendimentos. O loteamento tem implicaes sobre o bem-estar da coletividade em geral e no pode ser conceituado como simples exerccio do proprietrio do solo em dividir a sua propriedade em vrias parcelas, com o inequvoco fito de lucro, como se no repercutisse sobre o plano urbanstico do territrio do Municpio ou do Distrito Federal. QUAL A DEFINIO DE LOTE? Lote todo terreno, cujas dimenses atendam s exigncias mnimas da lei municipal, estadual e federal, que disponha de infra-estrutura bsica, isto , que disponha de redes de esgoto, de abastecimento de gua e de energia eltrica, bem como de equipamentos para escoamento de guas pluviais, iluminao pblica, etc. Lote seria, ento, o menor pedao de terra legal, que conta com uma infra-estrutura mnima.

PREVISO LEGAL LEI N. 6.766/79 O parcelamento do solo urbano o processo urbanstico que tem por finalidade proceder diviso da gleba, para fins de ocupao. disciplinado pela Lei n 6.766, de 19 de dezembro de 1979, que teve sua redao alterada pelas Leis n 9.785/99, 10.932/04 e recentemente pela Lei n 11.445/07. Pela Lei 6.766/79, o parcelamento do solo urbano poder ser feito mediante loteamento ou desmembramento. O loteamento vem a ser, a subdiviso de gleba em lotes destinados a edificao, com abertura de novas vias de circulao, de logradouros pblicos ou prolongamento, modificao ou ampliao das vias excedentes Em conformidade com o 1, do artigo 2 da citada lei, o desmembramento tambm a subdiviso de gleba em lotes destinados a edificao, porm, com aproveitamento do sistema virio existente, desde que no implique na abertura de novas vias e logradouros

pblicos, nem no prolongamento, modificao ou ampliao dos j existentes. Portanto, a distino fundamental entre loteamentos e desmembramentos consiste na alterao ou no do sistema virio existente. A Lei n 6.766/79 dispe sobre todos os requisitos necessrios para a criao de loteamento, estribada no plano diretor, que a legislao municipal destinada a fixar os usos permitidos e os ndices urbansticos de ocupao do solo, estabelecendo a poltica de desenvolvimento, ordenamento territorial e expanso das cidades. Podem-se resumir as providncias necessrias para a regularizao ou a implantao legal de um loteamento urbano, conforme as exigncias da Lei Federal n. 6.766/79. O loteador deve submeter o projeto do parcelamento prvia aprovao do Distrito Federal ou Municpio, obter o licenciamento ambiental, se o caso, e, depois de aprovado, promover o registro do loteamento no Cartrio do Registro de Imveis, quando, e somente a partir desse momento, podero ser alienados os lotes a terceiros, como segue dos seguintes preceitos: Reza o artigo 12 da Lei n. 6.766/79 (Lei de Parcelamento do Solo): O projeto de loteamento e desmembramento dever ser aprovado pela Prefeitura Municipal, ou pelo Distrito Federal. Dispe o artigo 18 do mesmo estatuto: Aprovado o projeto de loteamento ou de desmembramento, o loteador dever submetlo a registro imobilirio dentro de 180 (cento e oitenta dias), sob pena de caducidade da aprovao. J o artigo 37 do mesmo diploma legal assevera: vedado vender ou prometer vender parcela de loteamento ou desmembramento no registrado .

O parcelamento e ocupao do solo tem como objetivo desenvolver as atividades urbanas, bem como a concentrao equilibrada de pessoas e, tal parcelamento e ocupao deve ser estimulado e orientado pelo poder municipal para o bom desenvolvimento urbano, rural e industrial do prprio municpio, mediante controle do uso e aproveitamento do solo.

Os requisitos em tela constam dos incisos do artigo 4 da lei de parcelamento do solo, e prevem, dentre outros, critrios concernentes o tamanho do lote (rea mnima de 125 m2 e frente mnima de 5 m) e urbanizao consciente (proporcionalidade densidade de ocupao prevista). A legislao prev, tambm, os casos em que no ser permitido o parcelamento do solo, abrangendo nos incisos do pargrafo nico do artigo 6 itens tais quais terrenos alagadios ou sujeitos a inundaes, terrenos aterrados com material nocivo sade pblica e reas de preservao ecolgica, de forma a patrocinar a funo social da propriedade. A previso legal do parcelamento do solo urbano inclui, os captulos destinados ao projeto de loteamento, sua aprovao e registro imobilirio, os contratos dele advindos, bem como tipifica condutas imputadas como crime aos que de alguma forma agirem irregularmente. Assim, os projetos de loteamentos, para serem aprovados, devem respeitar as diretrizes para uso do solo urbano, definidas pelo Municpio, sendo que o empreendedor e interessado apresentar requerimento Prefeitura, fazendo constar planta do imvel e todas as informaes elencadas pelo legislador no artigo 6 da Lei n 6.766/79 Alem disso, dever ser apresentadas certides atualizadas de matrcula da gleba (artigo 9), certido negativa de tributos municipais e o competente instrumento de garantia. E quando se trata de projeto de desmembramento, o empreendedor e vendedor, dever apresentar requerimento Prefeitura Municipal, acompanhado de certido atualizada da matrcula da gleba e da planta do imvel (artigo 10). Depois de aprovado pelo poder municipal, o empreendedor e loteador dever atender o disposto no artigo 18 da Lei n 6.766/79: submeter ao Registro Imobilirio no prazode 180 (cento e oitenta) dias, sob pena de caducidade da aprovao. Verifica-se que para se finalizar e ter aprovado loteamento atravs do parcelamento urbano, so necessrio cumprir e respeitar vrias etapas, ou seja, a autorizaes do Municpio e rgos ambientais (quando necessitar desmatamento), apresentao de documentos que comprovem a idoneidade do proponente, bem como croquis, plantas, etc. Portanto o loteamento clandestino ou irregular todo aquele que no tem autorizao, seja porque os rgos pblicos competentes no tm conhecimento de sua existncia ou, quando levado a seu conhecimento no adquire a aprovao para sua implementao e comercializao.

As atividades dos loteadores e empreendedores, devem ser fiscalizadas pelo poder Municipal, atravs de rgo competente, e alm do poder municipal tambm submetidas ao controle do Ministrio Pblico.

A ATUAO DO MINISTRIO PBLICO PARCELAMENTO DO SOLO URBANO.

NOS

CASOS

ENVOLVENDO

O Ministrio Pblico, o rgo que tem uma funo muito importante e dentre estas funes est a fiscalizao co cumprimento da lei. Nos em que tratam o parcelamento do solo urbano, e loteamento, so embasados na Lei n 7.347, de 24 de julho de 1985, com a importante alterao feita pela Lei n 10.257, de 10 de julho de 2001, que incluiu no rol dos direitos tutelados pela ao civil pblica a ordem urbanstica, vejamos abaixo o que diz a lei: Art. 1 Regem-se pelas disposies desta Lei, sem prejuzo da ao popular, as aes de responsabilidade por danos morais e patrimoniais causados: l ao meio-ambiente; ll ao consumidor; III ordem urbanstica; IV a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; V a qualquer outro interesse difuso ou coletivo. VI por infrao da ordem econmica. O Ministrio Pblico legitimado para a defender a ordem jurdica, o regime democrtico e bem como os interesses sociais e individuais indisponveis oriunda do caput do artigo 127 da Constituio Federal de 1988. Sendo certo que o CDC ampliou o rol dos direitos tutelados pela ao civil pblica, incluindo qualquer outro interesse difuso ou coletivo. No que diz a respeito da interveno do Ministrio Pblico no procedimento do parcelamento do solo urbano, a Lei n 6.766/79 prev 03 (trs) hipteses: a) Manifestao, no prazo de cinco dias, no procedimento de impugnao ao registro de parcelamento (artigo 19, 2); b) Notificao do loteador nos casos de loteamento no registrado ou no regularmente executado (artigo 38, 2); e c) Audincia, quando regularizado o loteamento, o loteador promova ao para levantar

as prestaes depositadas em juzo (artigo 38, 3). Atentamos que poder de polcia conferido ao Ministrio Pblico no se restringe somente ao disposto na Lei 6.766/79, pois sua atuao pode se dar forma repressiva e preventiva na esfera cvel e esfera criminal. Para atuar, o Ministrio Pblico, tem que ser provocado, pois no h como iniciar uma fiscalizao ampla a ponto de se constatar a existncia de loteamentos clandestinos, sem a ajuda da comunidade e de compradores de boa-f, que foram lesados. Assim a provocao pode partir de qualquer individuo, inclusive que podem ser os servidores pblicos dos rgos de fiscalizao e registro de parcelamentos do solo ou funcionrios de rgos de meio ambiente, e principalmente aqueles que compram os lotes e depois descobriram que caram em um possvel golpe. Uma vez instaurado o inqurito civil, o Promotor de Justia poder pedir a qualquer rgo, documentos que porventura necessitar para instruo do procedimento tais como certides, informaes, exames, percias. As informaes so obtidas junto Prefeitura e ao Estado acerca da aprovao do parcelamento; junto ao Cartrio do Registro de Imveis acerca do registro do parcelamento e da titularidade do domnio da gleba. Ainda poder o representante do Ministrio Pblico, poder intimar os adquirentes de lotes, que devero exibir os documentos relativos compra, e poder requisitar at mesmo oitiva de outras testemunhas; e principalmente do loteador ou empreendedor. Aps ouvida as testemunhas, o colhimento de provas e as informaes necessrias, o Promotor de Justia estar de posse de elementos para a propor ao civil e ao criminal pelas irregularidades. Tem a ao civil pblica por objetivo impor uma condenao em dinheiro ou o cumprimento de uma obrigao de fazer ou no fazer. E a ao penal a condenao dos proprietrios, vendedores, empreendedores e loteadores, que infligiram a lei. Assim, cabe ao Ministrio Pblico papel importante no combate aos loteamentos clandestinos e irregulares, principalmente por meio de aes preventivas, que visem educar a populao e coibir a prtica de atos danosos sociedade, e bastando para isso que a sociedade venha a denunciar e exigir que seus direitos como cidados sejam respeitados.

DOS POSSIVEIS CRIMES COMETIDO POR QUEM LANA LOTEAMENTO IRREGULAR Ao infligir as normas de que trata a LEI N 6.766, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1979, os loteadores e empreendedores, cometem alguns crimes. Vejamos porque: Com a finalidade livre e consciente os loteadores que vendem fraes e assinaram vrios contratos de compra e venda de frao ideal de imvel rural de loteamento irregular, tem pleno conhecimento dos vcios que envolvem a implantao do loteamento, bem como da sua irregularidade. Quando o empreendimento no logrou ser licenciado pelos rgos pblicos competentes, tendo sido implantado ao desafio da Lei Federal n. 6.766/79, praticaram crime contra a administrao pblica. A vejamos o texto da Lei 6.766/79, que assim dispe: Art. 50. Constitui crime contra a administrao pblica: I dar incio, de qualquer modo, ou efetuar loteamento ou desmembramento do solo para fins urbanos, sem autorizao do rgo pblico competente, ou em desacordo com as disposies desta lei ou das normas pertinentes do Distrito Federal, Estados e Municpios; II dar incio, de qualquer modo, ou efetuar loteamento ou desmembramento do solo para fins urbanos sem observncia das determinaes constantes do ato administrativo de licena; III fazer, ou veicular em proposta, contrato, prospecto ou comunicao ao pblico ou a interessados, afirmao falsa sobre a legalidade do loteamento ou desmembramento do solo para fins urbanos, ou ocultar fraudulentamente fato a ele relativo. Pena: recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa de 5 (cinco) a 50 (cinqenta) vezes o maior salrio mnimo vigente no pas. Pargrafo nico. O crime definido neste artigo qualificado, se cometido: I por meio de venda, promessa de venda, reserva de lote ou quaisquer outros instrumentos que manifestem a inteno de vender lote em loteamento ou desmembramento no registrado no registro de imveis competente; II com inexistncia de ttulo legtimo de propriedade do imvel loteado ou desmembrado, ressalvado o disposto no artigo 18, 4 e 5, desta Lei, ou com omisso fraudulenta de fato a ele relativo, se o fato no constituir crime mais grave. (NR) (Redao dada ao inciso pela Lei n 9.785, de 29.01.1999, DOU 01.02.1999)

Art. 51. Quem, de qualquer modo, concorrer para a prtica dos crimes previstos no artigo anterior desta lei incide nas penas a estes cominadas, considerados em especial os atos praticados na qualidade de mandatrio de loteador, diretor ou gerente de sociedade. Art. 52. Registrar loteamento ou desmembramento no aprovado pelos rgos competentes, registrar o compromisso de compra e venda, a cesso ou promessa de cesso de direitos, ou efetuar registro de contrato de venda de loteamento ou desmembramento no registrado. Pena: deteno, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa de 5 (cinco) a 50 (cinqenta) vezes o maior salrio mnimo vigente no pas, sem prejuzo das sanes administrativas cabveis. Ante a infrao ao art. 50, inciso I e pargrafo nico, inciso I, c.c. art. 37, todos da Lei n.. 6766/79, e os demais como incursos no art. 50, inciso I e pargrafo nico, inc. I, c.c. arts. 37 e 51, do mesmo diploma legal, os indivduos que so responsveis por loteamentos irregulares, devero ser processado nos termos da lei. Cabe aclarar que o mencionado a diploma extravagante, em seu artigo 51, cuidou de estender a responsabilidade pelo cometimento da infrao a todos aqueles que, de qualquer modo, venham a concorrer ou somar esforos para a consecuo do desiderato penalmente reprovvel, tais como proprietrios, vendedores, procuradores, corretores de imveis, praticando atos tendentes viabilizao material do ilcito, inclusive no que toca venda das fraes desmembradas no loteamento irregular. Valendo ressaltar que no crime contra a Administrao Pblica basta apenas uma vtima, no h necessidade de que se demonstre o prejuzo e a questo da prova ser bem mais fcil. Assim, o interesse pblico fica tutelado, especialmente no que se refere ao desenvolvimento e o interesse representado pelos adquirentes de lotes. No s o crime de contra a administrao pblica, mas tambm o crime de Estelionato, uma vez que est obtendo para si vantagem ilcita em prejuzo alheio, vejamos o texto do artigo 171 do Cdigo Penal: Art. 171. Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil ou qualquer outro meio fraudulento: Pena recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. No que toca ao crime de estelionato, presentes, os elementos constitutivos do tipo, porquanto os loteadores, obtm para si vantagem ilcita em prejuzo alheio, mantendo algum em erro mediante fraude.

Sendo certo que quando as irregularidades so cometida em concurso de pessoas, esta tambm consumado o crime de quadrilha, pois este crime se consuma pela simples associao e no pelo resultado da participao conjunta das pessoas associadas. Vejamos o que dispe o Cdigo penal: Quadrilha ou bando Art. 288. Associarem-se mais de trs pessoas, em quadrilha ou bando, para fim de cometer crimes: Pena recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos.

ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA QUE COMPROU OU DESEJA COMPRAR UM LOTE OU TERRENO. Extrado do site :www.igf.com.br Como devo proceder se gostar do lote e quiser compr-lo? Se no h impedimentos na Prefeitura e no Cartrio, o melhor mtodo para comprar um lote fazer uma proposta de compra ao corretor ou administradora. importante lembrar que proposta no contrato, constituindo-se apenas num documento que firma a inteno de compra. Qualquer sinal pago ao corretor vale como parte da entrada (a prazo) ou do valor total (na compra vista). Como fao para obter a escritura? Assim que estiver de posse dos recibos de pagamento devidamente quitados, do contrato e de todos os seus documentos pessoais, o momento de providenciar a escritura do imvel. O documento deve ser lavrado no tabelionato de notas. Em seguida, registrado no Cartrio de Registro de Imveis da regio. A escritura um documento fundamental, pois d ao proprietrio todas as garantias de propriedade do imvel, evitando problemas futuros e at despesas extras. Que deve constar, obrigatoriamente, na proposta de compra de um lote? Na proposta obrigatrio constar: a) Qualificao e manifestao de vontade das partes; b) Indicao do lote, conferindo sua localizao com a planta aprovada pela prefeitura; c) Valor total do lote e do sinal dado. Modo e forma de pagamento e forma de reajuste e o ndice que ser utilizado (informe-se sobre os ndices permitidos por lei); d) Promessa de firmar contrato e prazo para aceitao da proposta (o ideal no ultrapassar 30 dias).

Ateno: assine e date as vias da proposta ficando com uma delas. Saiba que no pagamento do sinal as partes podem estabelecer o direito de arrependimento, no dando continuidade ao negcio. Se a desistncia parte do comprador ele perde o sinal dado. Se parte do vendedor ele deve devolver o sinal em dobro. O que o comprador pode fazer ao descobrir que seu lote (e todo o loteamento) irregular?(arts. 38 e 40) Resposta: Quando o comprador de um lote verifica a irregularidade do loteamento deve suspender imediatamente o pagamento das prestaes ao loteador, passando a deposit-las no Registro de Imveis, e notificar o loteador para que regularize o loteamento. Caso o loteador regulariza o loteamento, ele poder levantar as prestaes pagas, podendo o comprador voltar a pagar as prestaes diretamente a ele. PRESTE ATENO Caso o loteador no regularize o loteamento, a Prefeitura poder promover a regularizao, para evitar leso aos adquirentes dos lotes e aos padres de desenvolvimento urbano. A regularizao pela Prefeitura lhe dar direito ao levantamento das parcelas depositadas pelos compradores no Registro de Imveis. Caso a Prefeitura no o faa, o comprador dever buscar ajuda e consultar um advogado, e fazer denuncia junto ao MINISTERIO PUBLICO. O que pode (arts. 32, 35 e 39) acontecer com o comprador inadimplente?

Resposta: A lei determina que o comprador que notificado, mas no paga prestao vencida, num prazo de 30 dias da notificao (inadimplente), ter seu contrato rescindido, e o conseqente cancelamento do registro. Podendo o loteador, inclusive, entrar com ao de reitegrao de posse, exigindo que o comprador desocupe o imvel. Em caso de resciso e cancelamento do registro por inadimplncia do comprador, tendo este efetuado o pagamento de mais de um tero do valor ajustado, dever ser restitudo, pelo vendedor (loteador), da quantia paga. O entendimento da Justia o de que inadmissvel a perda das parcelas pagas e do direito indenizao por benfeitorias (melhorias que o comprador tenha feito no imvel). Por fim, vedada a resciso do contrato por inadimplncia do comprador quando o loteamento no for regular, sendo obrigado o loteador a devolver as parcelas j pagas. Quais as conseqncias de a compra de um lote ser considerada uma relao de consumo? O loteador, considerado um fornecedor de produto (o lote), est sujeito s regras do Cdigo de Defesa do Consumidor. Dentre essas regras, est a vedao de clusula leonina (aquela que coloca o consumidor em desvantagem exagerada). Um exemplo de clusula leonina em contrato de compra e venda de lote aquela que determina que as prestaes pagas no sero devolvidas em caso de inadimplncia do comprador/consumidor. Esta clusula, por fora do Cdigo, considerada nula (inexistente), tendo o loteador o dever de devolver todas as parcelas pagas. Nesse sentido, h um julgado do Tribunal de Alada do Paran (ementa):

Compromisso de compra e venda bem imvel e pagamento em parcelas mensais resciso possvel ante o inadimplemento do devedor, com conseqente reintegrao na posse no obstante, ante a incidncia do Cdigo de Defesa do Consumidor (art. 53, caput) e da lei de parcelamento do solo urbano (art. 34), deve o adquirente obter a devoluo das parcelas j pagas, com atualizao monetria e ser ressarcido pelas benfeitorias necessrias e teis entendimento doutrinrio. recurso conhecido e provido (Apelao Cvel 0067003700 So Jos dos Pinhais juiz Moraes Leite segunda Cmara Cvel j.: 16/10/96). Quais medidas deve-se tomar antes de comprar um lote? Antes de comprar um lote, preciso fica atento a alguns detalhes, como: a) no se deve comprar, nunca, um lote sem visit-lo antes; isso evita que se compre um brejo, parte de um lote, um morro, uma rea preservada, aterrada ou de proteo a mananciais; b) importante localizar o terreno mostrado na planta aprovada pela prefeitura, e verificar se tem saneamento bsico e servios como ruas abertas, luz, gua, transporte coletivo, estabelecimentos comerciais prximos; c) antes de comprar, v a prefeitura; verifique se o loteamento est aprovado e se o cronograma de obras est sendo cumprido. Se a rea for de utilidade pblica, poder ser desapropriada. Se o terreno estiver localizado em zona urbana, o loteamento depende da aprovao de vrios rgos pblicos. Caso v comprar chcaras ou stios, informe-se primeiramente na Delegacia Regional do Incra, para ter certeza que a rea est em zona rural. d) verificar no Cartrio de Registro de Imveis se o loteamento est registrado; lembre-se de pedir uma certido de propriedade, com negativa de nus e alienaes. Isto prova que o imvel est desembaraado e quem o verdadeiro proprietrio. Quais os procedimentos a tomar aps estar com a escritura em mos? Quando o proprietrio j possui a escritura, deve solicitar por escrito na Prefeitura a alterao do imposto territorial para seu nome, fornecendo o endereo para entrega das guias Quais procedimentos deve-se tomar ao assinar o contrato de compra de um lote? Assim que tiver posse da sua via do contrato, registre-a no Cartrio de Registro de Imveis da regio. obrigatrio constar no contrato: nome, carteira de identidade, CPF (CGC para pessoa jurdica), nacionalidade, estado civil e residncia do comprador e do vendedor; nome e localizao do imvel, nmero e data do registro, descrio, confrontaes, rea e demais caractersticas do imvel; preo, prazo, valor do sinal, forma e local do pagamento; taxas de juros que sero aplicadas sobre o saldo devedor e sobre as prestaes vencidas e no pagas; declarao das restries urbansticas da legislao local; caso seja encontrada diferena de metragem na rea do imvel (para mais ou para menos), deve constar como ser feito o acerto. Qual o procedimento que deve ser adotado para que o loteamento seja regular?

Antes mesmo da elaborao do projeto de loteamento, o loteador dever solicitar Prefeitura Municipal informaes sobre a rea que pretende lotear, para que a Prefeitura possa estabelecer diretrizes de uso do solo, determinar as reas que devero ser reservadas para implantao de equipamentos pblicos (como postes de luz, redes de gua e esgoto), dentre outras coisas. Aps a expedio dessas diretrizes, e da elaborao do projeto, o loteador dever submet-lo aprovao da Prefeitura (salvo quando a aprovao for de competncia do Estado, como o caso de uma gleba de terras situada entre dois municpios), determinando um prazo para que as obras sejam executadas. Depois de aprovado o projeto, este dever ser registrado no Registro de Imveis, acompanhado dos documentos enumerados na lei (art. 18), tais como, o ttulo de propriedade do imvel, certides negativas de tributos incidentes sobre o imvel (atestam que o proprietrio pagou todos os impostos referentes ao imve, como o IPTU), etc. Verificados todos os documentos e consultada mais uma vez a Prefeitura, ser feito o registro do loteamento, com uma indicao para cada lote. Cabe ao loteador elaborar contratos de compra e venda de lotes, com observncia dos requisitos da lei (art. 26), os quais sero submetidos a registro. Por fim, o comprador do lote ter direito ao registro do lote adquirido em seu nome, mas somente aps a quitao das obrigaes assumidas no contrato de compra e venda. Vale lembrar que a lei probe a venda de parcelas de loteamento (lotes) no registrados. (arts. 6 a 26). O que configura o crime contra a Administrao Pblica? (art. 50) Resposta: Os crimes contra a Administrao Pblica se caracterizam pela no observncia das determinaes da Lei n 6.766/79. Dentre as condutas criminosas, destacam-se: efetuar loteamento sem a respectiva autorizao o Poder Pblico; ou a execuo da obra em desacordo com os termos da autorizao concedida; ou ainda vender lote em loteamento no registrado (irregurlar) A Justia Criminal tem entendido que comete crime contra a administrao pblica, punido pela lei que disciplina o parcelamento do solo urbano, o agente que participa da implantao de loteamento para fins urbanos, sem autorizao dos rgos pblicos competentes e registro no imobilirio ou que intermedia promessas de venda de lotes irregulares, em tratativas dos negcios com os pretendentes. (nesse sentido: Tribunal de Justia de So Paulo Apelao Criminal n. 207.507-3 So Paulo 4 Cmara Criminal Relator: Bittencourt Rodrigues 13.05.97 V. U.). Outro julgado entendeu que a venda de lotes disfarados, como se fossem gleba bruta, constitui crime penalmente punvel, pois frauda as disposies da lei n 6766/79, que regula o parcelamento do solo urbano e veda o loteamento clandestino (Tribunal de Alada Criminal de So Paulo Apelao n 1.013.923 7 Cmara Relator: Luiz Ambra j.: 25/07/96).

BIBLIOGRAFIA BER, Cludia Maria. O papel do Ministrio Pblico no parcelamento do solo urbano.

Biblioteca Virtual do Ministrio Pblico do Estado de So Paulo. So Paulo, 27 jul. 2006. Disponvelem:. Acesso em: 03 jul. 2007. LEAL, Rogrio Gesta. O parcelamento clandestino do solo e a responsabilidade municipal no Brasil: estudo de um modelo. R. Direito, Santa Cruz do Sul, n. 2, p. 7-22, dez. 1994. NOGUEIRA, Wagner Rodolfo Faria. Parcelamento do solo. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 84, 25 set. 2003. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4349. Acesso em: 03 jul. 2007. PINTO, Victor Carvalho. Ocupao irregular do solo urbano: o papel da legislao federal. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1149, 24 ago. 2006. Disponvel em: . Acesso em: 03 jul. QUEIJO, Maria Elizabeth. Crimes relativos ao parcelamento e desmembramento do solo. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo, RT v. 39, jul. 2002, p. 189-213. RIZZARDO, Arnaldo. Promessa de Compra e Venda e Parcelamento do Solo Urbano. So Paulo: RT, 1998. SITE www.igf.com.br

Prezado Jornalista Andr Luiz,

uma verdadeira farra o que vem acontecendo em Irec nos ltimos anos,com relao a parcelamento irregular do solo e especulao imobiliria. Os donos de "loteamentos" entre aspas j que no ouve o devido processo,nem so respeitadas as normas urbansticas, portanto ilegal, esto ganhando muito dinheiro e no esto cumprindo aquilo que lhe cabe. No h rede de energia eltrica,no rede de abastecimento de gua e muito menos rede de esgotamento sanitrio. Pedimos aos rgos competentes Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Infraestrutura,ao Ministrio Pblico e a Cmara de Vereadores que intervenham a fim de resolver esse problema. A cidade de Irec tem um destacado papel no cenrio regional,funcionando como caixa de ressonncia. Dessa forma tudo que feito aqui repercuti na

regio. Ademais queremos uma cidade bonita,organizada,limpa e suas autoridades respeitadas. Weliton Tatiano

S-ar putea să vă placă și