Sunteți pe pagina 1din 69

NUTS II

PORTUGAL NORTE CENTRO LISBOA ALENTEJO ALGARVE AORES MADEIRA

NUTS II
PORTUGAL NORTE CENTRO LISBOA ALENTEJO ALGARVE AORES MADEIRA

MOVIMENTOS
REGULAR NO REGULAR TOTAL LOW COST*

MS

VARIAES

ACUMULADO

% MS 3 930 178 4 108 1 459 -3,2 11,9 -2,6 -5,3 8 267 330 8 597 3 050

MOVIMENTOS
TAP PORTUGAL RYANAIR EASYJET AIR NORTRUM LUFTHANSA RESTANTES TOTAL

MS

VARIAES

ACUMULADO

% MS 1 733 996 366 164 162 687 4 108 -1,1 -8,5 1,1 -2,4 -24,3 8,4 -2,6 3 653 2 077 754 345 338 1 430 8 597

13

15 17

17

19

21 17

23

25

27

29

31

33

35

37

Parceiros: Mecenas: Patrocinadores: Apoios Institucionais: Parceiros de Media: Organizao:

Museu do Douro Museu de Lamego Museu do Ca Centro de Arte Contempornea Museu do Abade de Baal Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

Nadir Afonso Histrica Almada Negreiros Graa Morais Portuguesa Internacional

e arte contempornea

tapearia de Portalegre

ns na arte

exposio

18 de maio a 30 de setembro 2012

Tiragem: 7000 Pas: Portugal Period.: Mensal

Pg: 14 Cores: Preto e Branco rea: 17,28 x 24,46 cm Corte: 1 de 7

ID: 41752041

01-05-2012

mbito: Viagens e Turismo

Dossi

Melchior Moreira

Porto e norte de Portugal um destino atrativo


m entrevista viajar, o presidente da entidade regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, acredita que apesar da crise, que vai com certeza este ano o mercado interno, o destino quer manter o bom posicionamento no ranking dos destinos nacionais.
viajar - COMO PersPeTiva esTe aNO TursTiCO TaNTO aO Nvel DO TurisMO NaCiONal, COMO iNTerNaCiONal?

melchior moreira - apesar da crise global com a qual nos vemos atualmente confrontados, a avaliar pelos resultados obtidos, atravs das estatsticas do iNe, embora com quebras em alguns mercados e uma significativa diminuio do nmero de turistas nacionais no primeiro trimestre, porque mesmo assim temos vindo a crescer em termos globais, quero acreditar ser possvel termos at final do ano um resultado melhor do que o alcanado at aqui. Para alm disso, mesmo consciente de algumas condicionantes normal prtica de frias por parte, tanto do mercado nacional, como do mercado internacional, as perspetivas so positivas, esperando podermos recuperar rapidamente a procura e deste modo mantermos o bom posicionamento que temos vindo a ter no ranking dos destinos nacionais.
v - O faCTO DO POrTO e NOrTe De POrTugal ser esseNCialMeNTe uM DesTiNO De ligaO area lOw COsT, NO PrejuDiCial Para O DesTiNO?

mm - embora no ache que isso fosse prejudicial para o destino, no considero que o Porto e Norte de Portugal seja essencialmente um destino de ligaes areas de servio low cost. Temos, isso sim, vindo a assistir a um crescimento do nmero de voos de servio low cost operados pela ryanair, easyjet e Transavia, a par de um aumento significativo de outras ligaes are-

as de full service, atravs de companhias de aviao diversas, traduzindo o crescente interesse pelo destino Porto e Norte de Portugal. Como sabe, o Porto e Norte hoje uma referncia em termos nacionais e um destino turstico com uma Marca consolidada que vem ganhando, dia aps dia, maior notoriedade junto do mercado externo. Naturalmente que h aqui vrios fatores a contribuir, nomeadamente, o aumento de voos atravs de companhias areas diversas que tm vindo a apostar em operaes com partida e chegada ao Porto, umas de servio low cost e outras de full service, com impacto num significativo aumento de passageiros, permitindo que em 2011, fosse possvel atingir o fabuloso nmero de 6 milhes. Porm, no podemos aqui esquecer o enorme contributo que o prestgio alcanado nos ltimos tempos pelo aeroporto francisco s Carneiro tem prestado, nomeadamente, pela enorme transformao estrutural sofrida atravs de um arrojado projeto da autoria do arqt joo leal, permitindo-lhe no s melhorar significativamente a imagem e a qualidade dos servios, como aumentar a sua capacidade logstica, fazendo-o inclusive subir na tabela do ranking mundial, tendo-se posicionado j algumas vezes em lugares cimeiros, justamente premiados pelo aCi (airports Council international).

Deste modo, julgo que estamos em condies de dizer que o crescente nmero de voos, nomeadamente os de servio low cost, aumentou a visibilidade do destino e tornou-o mais apetecvel, com o consequente crescimento da procura.
v - Que NOvas ligaes esTO PrevisTas Para esTe aNO?

gionais de Turismo, at ao momento, cabe a responsabilidade da promoo interna, sendo que a promoo externa da responsabilidade das agncias contratualizadas para o efeito e cujo plano de marketing fruto de negociao com o prprio Turismo de Portugal, obedecendo a critrios que se regem pelos produtos estratgicos de cada um dos destinos tursticos, condicionando por sua vez a escolha dos mercados (prioritrios, de aposta e/ou emergentes), junto dos quais as aes de promoo se desenvolvem. Naturalmente que a europa, com especial interesse para os pases considerados clssicos (alemanha, frana, reino unido e espanha, seguido do Benelux e itlia) so para ns importantes. No entanto, tem sido feita uma aposta em pases com um crescente interesse, de entre os quais se destaca o Brasil e os eua.

mm - Para alm das habituais rotas de longo e mdio curso, atravs de um conjunto diverso de companhias areas, est previsto um aumento de rotas que se iniciou j no final de Maro (c/ 2 novas rotas Munich c/ a sata e Toulouse c/ a easyjet), a chegada de mais 4 rotas posteriormente (Dole e Palma de Maiorca c/ a ryanair, Copenhagen c/ a sata e veneza c/ a volotea), bem como, at ao vero, o reforo de rotas atravs de voos sazonais da ryanair (liverpool, Pisa, las Palmas, Dublin, Carcassonne, Bologna, rodez, Bremen, Maastricht, la rochelle), da Transavia (Nantes), da sata (Toronto e Terceira) e da TaP (Porto santo). Por fim, dizer que a Taag aumentou em janeiro a sua operao para luanda, de 2 para 3 voos semanais e a sata, a partir de Maio, aumenta a oferta para Munique, de 1 para 2 voos semanais.
v - ONDe Que a regiO vai CeNTrar a sua PrOMOO? Que TiPO De PrOMOO exTerNa vai PriOrizar?

Mercado nacional iMportante


v - O POrTO e NOrTe De POrTugal a MarCa/regiO Das Mais aTraTivas NO CONTiNeNTe Para O TurisMO iNTerNO. NO eNTaNTO, faCe Crise eCONMiCa Que se verifiCa NO Pas e TeNDO eM CONTa Que NO haver suBsDiOs De frias e De NaTal, seM CONTar COM a exClusO De vriOs feriaDOs, COMO PersPeTiva a evOluO esTe aNO DO TurisMO iNTerNO? Que MeDiDas esTO a DeseNvOlver Para CONTrariar a POssvel reTraO DO MerCaDO iNTerNO?

mm - Como sabe, s entidades re-

mm - Conforme lhe disse, o Porto e Norte de Portugal um destino que para alm de ter merecido em 2010 a preferncia dos portugueses, cresceu em termos de procura ao longo de todo o ano de 2011 j com a crise absolutamente instalada e tem vindo a crescer quase ininterruptamente at hoje, razo pela qual o

Tiragem: 99127 Pas: Portugal Period.: Diria

Pg: 23 Cores: Cor rea: 17,52 x 24,18 cm Corte: 1 de 2

Tiragem: 5047 Pas: Portugal Period.: Diria Data: 2012/04/29 mbito: Regional

Pg: 18 Cores: Preto e Branco rea: 20,24 correio do minho x 17,33 cm Corte: 1 de 1

ID: 41868650

19-05-2012

mbito: Informao Geral

ID: 41643447

07-05-2012

Ttulo: Promoo da Eurorregio como destino turstico Tema: TPNP

Data:

2012/04/29

correio do minho

Imagem: 1/1 Hora: 00:00:00

Ttulo: Promoo da Eurorregio como destino turstico Tema: TPNP

Tiragem: 7200

Pg: 16 Cores: Cor rea: 20,97 x 28,67 cm Corte: 1 de 2

Praa Local
ID: 41774876 19-04-2012

Tiragem: 4000 Pas: Portugal Period.: Quinzenal mbito: Regional

Pg: 6 Cores: Preto e Branco rea: 29,61 x 36,38 cm Corte: 1 de 1

Pas: Portugal Period.: 2 por Semana

ID: 41513787

Roteiro mostra Minho Romntico

Svel com nota artstica em Vila Nova de Cerveira


Debulho de svel, svel frito e de escabeche so as variedades que podero ser degustadas nos restaurantes aderentes, no mbito do fim-de-semana gastronmico que ter lugar em Cerveira, de 27 a 29 de Abril, numa organizao da Cmara Municipal e do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Para sobremesa ser servido o tpico leite-creme e o biscoito de milho acompanhar o caf, mas tambm h animao especial preparada para os trs dias.

26-04-2012

mbito: Regional

Gastronomia, alojamento e passeios prometem apaixonar visitantes


Sandra Macedo Pimenta sandra.pimenta@maisactual.pt

mais uma ferramenta ao dispor dos turistas para dar a conhecer a regio do Minho. O roteiro Minho romntico acaba de ser lanado e oferece cerca de trinta sugestes para um fim-de-semana romntico na regio. Propostas gastronmicas, de alojamento e passeios tursticos nos concelhos de Amares, Pvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde. O roteiro enquadra-se na estratgia de actuao das Unidades de Acompanhamento e Coordenao Alto Ave e Alto Cvado. O Minho romntico. o local perfeito para comer, beber, passear, relaxar e namorar. um paraso no topo norte de Portugal. A afirmao de Rui

Marques, coordenador das UACs, deixada, em tom de desafio, no editorial do roteiro. O guia foi apresentado no passado dia 28 de Maro, na Quinta do Esquilo, em Amares. Na ocasio, o responsvel admitia que, com este lanamento, foi feita histria na promoo da oferta turstica da regio. Tendo sempre presente a lgica de uma promoo colectiva, Rui Marques considera que obrigatrio apostar nos fins-de-semana. Temos a beleza natural, um acolhimento de excelncia e uma restaurao inigualvel, estando, desta forma, reunidas condies para excelentes fins-de-semana romnticos. Na mesma linha, Carlos Jernimo, vice-

-presidente da Associao Comercial de Braga, reconhece que este roteiro vai ao encontro das exigncias dos consumidores. O desafio para pernoitar e comer em cinco concelhos, onde somos agradavelmente surpreendidos pela qualidade, afirma o tambm presidente da UAC do Alto Cvado.

DOCUMENTO APELATIVO
Para Ftima Moreira, vereadora da Cmara Municipal da Pvoa de Lanhoso e membro da UAC Alto Ave, o roteiro Minho romntico um documento apelativo. Trata-se de um programa ambicioso que vai de encontro ao novo perfil do turista que che-

ga at ns; um turista mais exigente, que quer um programa diversificado. Quem chega ao aeroporto S Carneiro prefere os produtos gastronmicos e o patrimnio cultural e s depois praia e sol, destaca. Para a vereadora, o prximo passo garantir que o roteiro chegue s mos de quem tem de chegar - ao consumidor - nos locais certos. Tambm presente na apresentao do roteiro, Marco Sousa, da Entidade Regional do Turismo do Porto/Norte de Portugal, destacou a importncia desta ferramenta para os turistas. importante inovar nesta rea do turismo, que est em contra-ciclo relativamente a outros sectores de actividade em Portugal.

O ROTEIRO
O trabalho da equipa da UAC, que conta ainda com fotografias de Srgio Freitas e textos de Pedro Antunes Pereira, resulta num roteiro de 133 pginas, onde so apresentadas sugestes gastronmicas, de alojamento e de passeios tursticos centrados em fins-de-semana romnticos. A informao , tambm, disponibilizada on-line, no site comerciocomrosto.com, estando, ainda, em preparao uma aplicao para que o contedo seja disponibilizado em smartphones e tablets. inovador e uma forma barata de fazer chegar a informao a milhares de pessoas, afirma Rui Marques. Destinado a casais entre os 25 e os 65 anos,

que gostem de relaxar, de apreciar a natureza, e que gostem do Minho, o roteiro vai permitir desvendar alguns dos segredos mais bem guardados deste paraso romntico. Para alm de divulgar o Minho, as UACs pretendem, tambm, aumentar as estadias na regio, aumentar o gasto mdio por estadia, e a taxa de prescrio pelo mundo fora. Rui Marques acredita que se trata de um pack verdadeiro e autntico, que ser certamente bem sucedido. Na forja esto mais 5 roteiros tursticos temticos, sempre com o objectivo de promover o potencial turstico do Minho.

A gastronomia tradicional cerveirense secular e tem sabor a rio. Revisitar os sabores ancestrais do rio Minho a proposta de mais este evento, que recupera as formas mais antigas de preparar o saboroso svel, espcie intimamente ligada ao forte relacionamento com o rio Minho e a toda uma histria ligada atividade piscatria. O svel assume-se como o peixe que simboliza o rio Minho, no s pelo seu aspeto, mas pelo fator econmico que representava para a populao. Com a entrada da Primavera, noutros tempos, chegavam a pescar-se aos milhares por dia. A criatividade familiar apurou o paladar. Foi a mulher do pescador que, com arte e engenho, criou o debulho de svel, como forma de aproveitar as peas do peixe menos requisitadas (a cabea. o rabo, as postas mais pequenas e as ovas), para confecionar um divinal arroz de svel, aromatizado com uma mescla de especiarias e ervas aromticas, que lhe conferem o estatuto de genuno e inconfundvel. O programa de animao prev, para sexta-feira,

dia 27, um espetculo de Folclore do Alto Minho, pelas 21h30, no Auditrio Municipal (ou Frum Cultural, caso as condies atmosfricas no permitam a realizao no exterior). No sbado, dia 28, estar patente a exposio As Maias, a partir das 10h00, no Centro Histrico. Ser tambm inaugurado o espao de acolhimento de auto-caravanistas, pelas 10h00, junto ao Centro de Transportes. noite ter lugar, pelas 21h30, um espetculo com a K&Batuna - Tuna Acadmica Mista, marcado para o Auditrio Municipal (com a alternativa do Auditrio do Frum Cultural). Domingo, dia 29, haver uma arruada com os grupos de bom-

bos do concelho de Vila Nova de sbado, dia 28, uma Estao de Cerveira, a partir das 14h30, no Servio para Autocaravanas, dotaCentro Histrico. da de meios de apoio a este turismo itinerante.

Encontro de autocaravanas
Nos prximos dias 27, 28 e 29 de Abril, Vila Nova de Cerveira vai receber o I Encontro Luso-Galaico de Autocaravanas, numa coorganizao da Cmara Municipal, do Clube Portugus de Autocaravanas e do Camping Caravaning Clube de Galicia Vigo. A promoo do turismo e a divulgao do concelho so os principais objetivos da iniciativa, que vai juntar mais de seis dezenas de veculos. O municpio de Vila Nova de Cerveira vai inaugurar no prximo

Feira da almofada solidria


A primeira edio da Feira da Almofada Solidria foi um sucesso e os artigos disponveis inicialmente no chegaram para satisfazer a procura, o que obrigou reposio do stock por mais de uma vez. Quem no teve, mesmo assim, a oportunidade de adquirir almofadas e coxins a preos simblicos pode ainda faz-lo numa segunda edio, j no prximo sbado, dia 28, tambm no Largo do Terreiro.

Tiragem: 8000 Pas: Portugal Period.: Diria

Pg: 20 Cores: Cor rea: 26,39 x 25,54 cm Corte: 1 de 1


Tiragem: 8500 Pg: 8 Cores: Preto e Branco rea: 29,17 x 26,14 cm Corte: 1 de 2

ID: 41850569

18-05-2012

mbito: Regional

> Vieira do Minho dedica este ms ao turismo e promove diversas iniciativas.


I WORKSHOP DE TURISMO RURAL MINHO VIEIRA
ID: 41583496
cais. A Sol do Ave apoiou e recuperou diversas propriedades no concelho, atravs de vrios programas (LEADER, LEADER+, PRODER). Agostinho Peixoto na sua interveno destacou a temtica marketing turstico. Salientou que o empresrio tem que ajudar no crescimento do concelho. Segundo Agostinho Peixoto o principal produto de Vieira do Minho a natureza, onde o patrimnio ambiental a principal fonte econmica. No final do workshop a vereadora agradeceu a presena de todos, falou da barragem do Ermal como sendo uma das 21 finalistas ao Maravilhas de Portugal. Aurora Marques relembrou tambm que neste ms dedicado ao turismo decorrer ainda o evento Educacional de Turismo, e uma formao especfica na rea.

Pas: Portugal Period.: Diria

A natureza o principal produto de Vieira do Minho


Tiragem: 7500 Pg: 9 Pas: Portugal Cores: Cor Period.: Semanal rea: 11,00 x 30,51 cm

03-05-2012

mbito: Regional

REGIO

Segundo Melchior Moreira, Vieira do Minho tem condies de excelncia para o turismo de natureza e d um importante contributo para que a Regio de Turismo do Porto e Norte continue a distinguir-se entre as outras regies de turismo.

Vieira do Minho tem identidade prpria e essa deve-se natureza que a caracteriza. Agostinho Peixoto e Sofia Fernandes, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, so unnimes em definir as qualidades naturais desta regio minhota.
> redaco

17-05-2012

mbito: Regional

Corte: 1 de 1

AVELINO LIMA

A Cmara Municipal de Vieira do Minho em parceria com a Turismo Porto e Norte e a Sol do Ave realizaram o workshop Reflectir o Turismo Rural em Vieira do Minho. A iniciativa decorreu no Salo Nobre dos Paos do Concelho e teve por objectivo reflectir o turismo na sua generalidade bem como o enquadramento de Vieira do Minho nas dinmicas de desenvolvimento regionais e nacionais. O momento contou com as presenas da vereadora do Turismo, Aurora Marques, da administradora delegada da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Sofia Ferreira, Teresa Ramadas, da Sol do Ave e Agostinho Peixoto, Tcnico Superior de Turismo na

Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal. A vereadora do Turismo, Aurora Marques iniciou os trabalhos agradecendo aos presentes o facto de estarem neste workshop o que segundo ela demonstra claramente o interesse que cada vez mais sobressai da parte dos empresrios da rea do turismo alertando para o facto de termos que manter a nossa identidade, e trabalhar em rede. Na sua interveno a administradora delegada da Porto e Norte, Sofia Ferreira deu os parabns ao municpio e mostrou entusiasmo o interesse em participar no ms do Turismo em Vieira do Minho. Sofia Ferreira salientou o facto de Vieira do Minho ter uma especificidade em turismo rural e de natureza. Segundo Sofia

Ferreira, o turista que procura o Porto e Norte de Portugal um turista/visitante que tem um nvel genrico econmico, social e acadmico, mdia superior. A oradora referiu que a misso de TPNP promover o territrio. Todos ns enquanto cidados, agentes temos um papel fundamental, isto , temos que ter uma oferta com qualidade, sublinhou a responsvel do Porto e

Norte de Portugal. Segundo representante da Sol do Ave, Teresa Ramadas a Sol do Ave tem tido uma interveno em todo o concelho centrada em trs objectivos: promover e garantir nveis superiores de qualidade de vida populao local; dinamizar e diversificar a base econmica local, optimizando a capacidade endgena de gerao de rendimento; preservar e valorizar os recursos lo-

Iniciativa foi explicada por representantes da Cmara de Vieira, da entidade de Turismo do Norte e da associao Sol do Ave

Programa conjunto da Cmara e do Turismo do Norte

Vieira do Minho dedica ms de maio ao turismo


2012/04/26 Ambitur Imagem: 1/1 Hora: 14:37:00

Data:

DANIEL LOURENO

Ttulo: Fins-de-semana gastronmicos no Arouca Geopark Tema: TPNP

Santa Gula...

DR

A primeira edio do workshop de turismo foi um verdadeiro sucesso

Uma conferncia com especialistas sobre turismo e, dias mais tarde, uma jornada de turismo educacional, com visitas a espaos rurais e naturais

do concelho do corpo ao programa Maio Ms do Turismo, que a Cmara de Vieira do Minho e a entidade de Turismo do Porto e Norte organizam. A iniciativa foi apresentada ontem, no salo nobre da Cmara

de Vieira, estando presente autarcas e o presidente da entidade de Turismo, Melchior Moreira. A primeira iniciativa realiza-se no prximo dia 16 (quarta-feira), pelas 15h00. Trata-se de encon-

tro de trabalho, na Cmara de Vieira sob o ttulo: Refletir o Turismo Rural em Vieira do Minho. Tem como destinatrios os empresrios de turismo em espao rural, empresas de animao e agncias de viagens.

Sofia Ferreira e Agostinho Segue-se uma passagem Peixoto, ambos em reprepelo Ermal, com visita sentao da entidade de ao complexo de teleski. Turismo do Porto e Norte, O percurso inclui ainda a e Mafalda Cabral, da asvisita ao parque de camsociao Sol do Ave, so pismo da Cabreira, onde os conferencisest a ser desentas. A moderavolvido um projeEstas iniciativas o est a carto de construo visam promover go da vereadode quatro bungao concelho de ra do Turismo lows, para atrair Vieira como da Cmara de turistas durante a um destino Vieira, Aurora poca baixa. Na de turismo Marques. Serradela, servida natureza do o almoo. Debater o De tarde, os visiturismo em estantes passam pela aldeia pao rural, analisar consdo Espindo, que est em trangimentos e desafios vias de classificao como neste setor em Vieira do Aldeia de Portugal. A jorMinho e sensibilizar os nada continua com um pasagentes para a importnseio no barco Brancelhe, cia do marketing e das venna albufeira da Caniada. das so os objetivos funO dia de passeio termina, damentais desta jornada pelas 18h30, com visita de reflexo. ao Aquafalls, o nico hoAldeias classificadas tel rural de cinco estrelas No prximo dia 26 (sdo distrito de Braga. bado), a jornada educacioDe acordo com a venal de turismo que estava readora do Turismo da Cinicialmente marcada para mara de Vieira do Minho, amanh, mas foi adiada deso esperados nesta inivido previso de mau temciativa promotores turstipo , vai levar os visitantes a cos e profissionais do sepontos tursticos do concetor oriundos de vrias relho de Vieira do Minho, nogies do pas, nomeadameadamente a povoaes mente Lisboa, Aveiro ou com o ttulo de Aldeias de Viseu e tambm da vizinha Portugal e outras em vias Galiza. Aurora Marques de classificao. justificou o adiamento da Com sada de Vieira do iniciativa para dia 26 com Minho s 9h30, o passeio o mau tempo desta semaleva os visitantes a duas na. quase todo o dia ao casas na aldeia de Agra. ar livre, explicou.
Pg: 12 Cores: Cor rea: 19,51 x 4,08 cm Corte: 1 de 1

Tiragem: 25000 Pas: Portugal Period.: Mensal

ID: 41975568

01-05-2012

mbito: Outros Assuntos

Caminhense (O)
Tiragem: 8500 Pas: Portugal Period.: Diria

Tiragem: 4100 Pas: Portugal Period.: Semanal

Pg: 3 Cores: Cor rea: 22,23 x 35,34 cm Corte: 1 de 2

ID: 41713898
Pg: 15 Cores: Cor rea: 9,30 x 23,45 cm Corte: 1 de 1

11-05-2012

mbito: Regional

VILA PRAIA DE NCORA EM FLOR 2012


500 Maias, foi uma das atraes do certame. Pelo ateli passaram centenas de pessoas para ajudarem o Grupo de Amigas e Amigos das Maias a ultrapassar o desafio proposto. De facto, o repto deixado pelo municpio foi largamente ultrapassado, para isso muito contriburam as escolas, os comerciantes e as vrias associaes do Vale do ncora, bem como os particulares que entregaram as suas Maias no Posto de Turismo para serem igualmente expostas. de referir ainda que os expositores do Mercado da

ID: 41642919

04-05-2012

mbito: Regional

Mais de 700 maias do cor a Vila Praia de ncora


Vila Praia de ncora tem em exposio pelas principais artrias mais de 700 maias, no mbito do ateli Faz a tua Maia, inserido na programao do evento Vila Praia em Flor. O certame Vila Praia em Flor comeou no dia 30 de abril, com a promoo do ateli Faz a tua Maia, cujo desafio era elaborar 500 maias. Pelo ateli passaram centenas de pessoas para ajudarem o Grupo de Amigas e Amigos das Maias a ultrapassarem o desafio proposto. O repto deixado pelo Municpio foi largamente ultrapassado, para isso muito contriburam as escolas, os comerciantes e as vrias associaes do vale do ncora, bem como os particulares que entregaram as suas maias no Posto de Turismo para serem igualmente expostas. At domingo, Vila Praia de ncora est repleta de Maias para serem admiradas. Pas: O Municpio agradece e enaltece a colaborao das Portugal escolas, Period.: Diriaassociaes, aos funcionrios da loja de Turismo de Vila Praia de ncora e ao grupo de voluntrios j mbito: Online que sem o seu trabalho no conseguiramos alcanar e Pag.: 1 de 2 muito menos ultrapassar o objetivo inicial, o vereador da cultura do Municpio de Caminha. Este ano foram 700 unidades, quem sabe se para o ano chegam s 1000, diz Paulo Pereira. Mercado da Flor, exposies, workshop de Bonsai e muita animao so as propostas do Vila Praia em Flor at domingo. O projeto uma organizao da Cmara de Caminha em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Praia de ncora e o Turismo do Porto e Norte de Portugal.
DR

FOTOS:ANTNIO GARRIDO

CERTAME VILA PRAIA EM FLOR SUPEROU TODAS AS EXPECTATIVAS

A1

Publituris.pt
08-05-2012

ID: 41676588

Terminou no passado domingo com um balano muito positivo, segundo a organizao, a primeira edio do Vila Praia em Flor, certame organizado pela Cmara de Caminha em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Praia de ncora, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e empresrios locais. De 1 a 6 de Maio foram inmeras as iniciativas promovidas no mbito do certame, com destaque para as exposies, ateliers e workshops. Animao tambm no faltou com a or a servir de mote para os seis dias.
Centenas de pessoas visitaram o certame Vila Praia em Flor, que animou Vila Praia de ncora nos ltimos dias. O evento, realizado pela primeira vez no concelho, terminou com um balano muito positivo. As flores, as mais de 700 Maias, o Bonsai e a decorao em geral estiveram em destaque de 1 a 6 de maio, em Vila Praia de ncora. Segundo a organizao, o evento ultrapassou as expectativas iniciais, nomeadamente no que respeita afluncia de pblico que visitou o Mercado da Flor e as vrias exposies; e ao que participou nas vrias atividades, tais como o workshop do Bonsai e as atividades da Ludoteca. Para este balano positivo tambm contribuiu a animao realizada pelo Grupo de Danas e Cantares Regionais do Orfeo de Vila Praia de ncora e o Grupo Etnogrfico de Vila Praia de ncora. O ateli Faz a tua Maia, cujo propsito era elaborar

Flor se mostraram muito satisfeitos, no que respeita afluncia de pblico e s vendas. Sobre o evento Paulo Pereira, vereador com os pelouros do Turismo e da Cultura do municpio de Caminha, disse que os resultados foram bons, por isso este um evento que veio para car e que, certamente, se ir consolidar em poucos anos. Estamos convictos que em pouco tempo se tornar a imagem de marca da vila nesta altura do ano. Este projeto foi uma organizao da Cmara Municipal de Caminha, da Junta de Freguesia de Vila Praia de ncora e do Turismo do Porto e Norte de Portugal em colaborao com o comrcio e populao local.

Caminhense (O)
Notcias do Mar
ID: 41952817 01-05-2012
Tiragem: 9600 Pas: Portugal Period.: Mensal mbito: Outros Assuntos Pg: 59 Cores: Cor rea: 21,09 x 27,26 cm Corte: 1 de 1

Tiragem: 4100 Pas: Portugal Period.: Semanal

Pg: 2 Cores: Preto e Branco rea: 29,10 x 35,65 cm Corte: 1 de 3

ID: 41957438

25-05-2012

mbito: Regional

NEA2 no Centro da Definio da Estratgia Martima

Norte de Portugal Posiciona-se na Linha da Frente da Nutica Atlntica


A experincia e o conhecimento adquiridos no projecto NEA2 sero uma das matrizes base da Estratgia Martima Atlntica, posicionando, assim, a fileira nutica e os Estados dos 23 parceiros do projecto, entre os quais Portugal, na primeira linha do desenvolvimento do sector.
o forte empenho da INTERCLTICA como parceiro portugus e, em resultado disso, a afirmao de Portugal, nomeadamente da Regio Norte, nas questes da nutica e a potenciao de plataformas de trabalho. Esta conferncia de imprensa contou com a presena de Carlos Neves, Vice-Presidente da CCDR-Norte, Joo Fonseca Ribeiro, Director-Geral de Poltica do Mar, Vtor Lemos, VicePresidente da Cmara Municipal de Viana do Castelo, Teresa Lameiras, da Autoridade de Gesto do Programa de Cooperao Transnacional Espao Atlntico, Guilherme Guimares, da INTERCLTICA, Francisco Lobato, campeo portugus de Vela Ocenica, Anne-Marie Hodemon, do Conselho Regional da Bretanha, e Franois Arbellot, Coordenador Tcnico do NEA2. INTERCL TICA promove a nutica portuguesa A segunda edio do projecto Nutica no Espao Atlntico, financiado pelo Programa de Cooperao Transnacional Espao Atlntico, atravs do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), resulta de uma colaborao entre Portugal, Espanha, Frana, Irlanda e Reino Unido, que se desenrolou entre 2009 e 2011. Traduziu-se no desenvolvimento de 100 aces distribudas por trs eixos temticos, econmico, social e ambiental. Os participantes nestas jornadas foram unnimes em considerar que o projecto teve um balano muito positivo. A INTERCLTICA apresentou tambm nesta reunio plenria do NEA2 dois guias ambientais, que, em breve, sero lanados publicamente. O guia para a Gesto Sustentvel de Eventos Nuticos, um referencial que adapta a futura ISO 20121 organizao de eventos nuticos e desportivos, e o guia para a Gesto Ambiental de Centros Nuticos, que rene um vasto conjunto de boas prticas associadas s actividades nuticas: gesto de infra-estruturas, servios e comunicao. Entre as vrias aces protagonizadas por esta associao portuguesa, destaque tambm para a criao de um kit de Sensibilizao Ambiental, uma ferramenta pedaggica em fase de concluso, que auxiliar responsveis de equipamentos ldico-desportivos municipais, escolas, federaes e clubes nuticos, na consciencializao dos mais novos. Na vertente econmica, tambm deu um contributo importante para a criao do Observatrio do Sector Nutico para o Espao Atlntico, elaborou o 1. Guia de Turismo Nutico da rea Metropolitana do Porto, com vista constituio da Rede Atlntica de Turismo Nutico. Esta aco, destinada a empresas tursticas, associaes e clubes nuticos e que foi apresentado na BTL 2012, contou com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Contribuiu ainda para a afirmao da regio Norte e de Portugal com a criao do um produto de turismo nutico designado Passeios Nuticos Atlnticos. Do vasto programa deste encontro plenrio do NEA2 ainda fizeram parte a apresentao dos Atlantic Games 2012, a decorrer entre 16 e 20 de Julho em Quiberon (Bretanha), uma visita Marina do Douro, que pretende ser uma resposta forte e diferenciadora na Pennsula Ibrica, e um jantar na Casa da Msica.

Reunio AG NEA2

ste contributo para a elaborao do Plano de Aco da Estratgia Martima Atlntica foi reafirmado na reunio plenria dos parceiros do NEA2, que teve lugar no Porto nos passados dias 26 e 27 de Maro, na qual tambm foi realizado um balano muito positivo da execuo deste projecto europeu. Desta reunio plenria do projecto NEA2 Nutica no Espao Atlntico 2, que contou com a presena de 18 dos seus 23 parceiros, em representao de cinco Estados-Membros, resultou um documento de trabalho, que ser apresentado s entidades europeias envolvidas na definio da Estratgia Martima Atlntica. Este documento apresenta um conjunto de propostas, a implementar pelos parceiros europeus entre 2014 e 2020, potenciando o crescimento econmico da fileira nutica atlntica e do emprego, bem como o estabelecimento de laos fortes entre a populao do Espao Atlntico e o mar atravs da nutica.

As aces propostas esto aliceradas na inovao, no networking e no desenvolvimento do sector da nutica nas suas diversas vertentes. Para Portugal o projecto NEA2 considerado de extrema importncia, pois possibilita a sua pertena a uma rede europeia com uma participao de primeira linha na Estratgia Martima Atlntica e, em simultneo, enquadra-se nas grandes opes estratgicas do Governo Portugus e nas agendas temticas da Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), nomeadamente na Agenda Regional para o Mar e do Turismo. Este programa de trabalho contemplou uma conferncia de imprensa, na CCDR-N, sobre o projecto NEA2, na qual os presentes realizaram uma avaliao muito positiva do projecto e ressalvaram o seu importante contributo para a cooperao transnacional no Espao Atlntico e para a definio da Estratgia Martima Atlntica. Tambm destacaram

Localizada no corao do centro histrico de Caminha, ocupando uma bela residncia apalaada do Sculo XVIII que foi pertena do Conselheiro Silva Torres, homem que d nome a principal praa da Vila de Caminha, foi inaugurada na passada sexta-feira a nova unidade hoteleira designada design & wine. O projecto, da autoria do arquiteto Pedro Guimares, est integrado na importante cadeia internacional de design hotis, uma rede de hotis procurada pelos amantes do design, da cultura, das artes e da inovao, bem patentes na decorao desta nova unidade hoteleira, principalmente nos quartos.

CAMINHA INAUGUROU NOVA UNID


que este um exemplo para que os mais pessimistas possam acreditar que o futuro de Portugal pode ser melhor, desde que sejam dadas aos investidores condies para desenvolverem projetos inoe acordar com as vistas para a esplendorosa foz do rio Minho. Aproveitando a presena do ministro Miguel Relvas na cerimnia de inaugurao, e tomando como exemplo este novo projeto, da Cmara de Caminha, considerou a inaugurao do design & wine hotel especial no s porque se inaugura um novo hotel, mas tambm porque permitiu a requalificao de um edifcio segundo autarca, mais um fator de interesse turstico e de desenvolvimento econmico para o concelho. Aos investidores a presidente da Cmara agradeceu a confiana depositada em Caminha. O hotel design & wine vem preservar a identidade histrica desta vila e do centro e manter esta linda fachada. Permitiu recuperar um edifcio que acusava os danos do tempo e vem acima de tudo dar nota que importantssimo o trabalho de interligao entre a autarquia e estes casos de sucesso, sublinhou. A aposta na gastronomia e nos vinhos, colocando o concelho de Caminha na rota do enoturismo da regio, foi outro dos aspetos que Jlia Paula Costa fez questo de evidenciar. Este projeto , sem dvida, uma pedrada no charco. A aposta no segmento de vinhos coloca Caminha na rota do enoturismo e vem dar realce aos excelentes vinhos da nossa regio que merecem ser promovidos. Na cerimnia de inaugurao foi tambm celebrado um protocolo de dinamizao cultural entre a Cmara e a nova unidade hotelera. Atravs do Protocolo o Design & Wine Hotel compromete-se a ceder a sala polivente do hotel para a promoo de exposies, conferncias, tertlias ou outro tipo de eventos de cariz cultural organizadas pelo Municpio. Da mesma forma, a Cmara Municipal comprometese a oferecer condies especiais nas entradas na Torre do Relgio - Ncleo Museolgico do Centro

Transformar um imvel desabitado do sculo XVIII numa unidade hoteleira de referncia internacional, capaz de aliar o design, a cultura, o patrimnio, a gastronomia e o vinho, com a inovao, foi, para o autor do projeto, o arquiteto Pedro Guimares, um grande desafio. O novo hotel de Caminha constitui, para o projetista, uma importante pea para o desenvolvimento sustentado da regio que muito necessita que a aposta num turismo de qualidade seja continuada e reforada. Numa altura difcil para a Europa e para Portugal, Pedro Guimares salienta que este um tipo de investimento que contraria a ideia de que os portugueses so desorganizados, e incumpridores. O autor do projeto considerou

vadores e sustentveis. Esta unidade hoteleira aposta na riqueza patrimonial e ambiental local, na cultura, na gastronomia e no vinho, como sublinha o projetista que fez questo de salientar o inovador corpo hitech que permitir aos hspedes adormecer a ver o bonito cenrio noturno do Monte de Santa Tecla

Pedro Guimares lanou o desafio: no somos bons apenas l fora, tambm o somos em Portugal. Criem-se objetivos, tarefas e esperana no futuro, que os portugueses faro o resto. Um projeto vanguardista Jlia Paula Costa, presidente

classificado com grande valor histrico e cultural que passa agora a estar aberto ao pblico. A chefe do executivo caminhense considerou o novo hotel um projeto criativo, inovador e vanguardista, que soube utilizar bem os recursos comunitrios. Para alm de um bom exemplo empresarial o novo hotel ser,

Vista Marina do Douro

Marina do Douro

24deMaiode2012

portugu s

english

VDEOS

NOTCIAS
Itiner rios de Turismo Equestre - Porto e Norte (vdeo) 2012-05-24

O Turismo de Portugal associou a TURIHAB e o Turismo do Porto e Norte na concretiza o do projeto -piloto ?ITINERRIOS TEMTICOS DE TURISMO EQUESTRE ? MINHO LIMA?. O Turismo Equestre um segmento do Turismo de Natureza particularmente relevante para a qualificao da oferta tur stica ao permitir diversificar os servi os de anima o dispon veis, bem como dinamizar iniciativas regionais em territ rios com recursos naturais e patrimoniais relevantes. Pretendeu-se com este trabalho desenvolver uma metodologia e requisitos aplic veis ao desenvolvimento desta atividade, um guia de boas prticas para os agentes tur sticos e a identificao de quatro itinerrios na regio do Minho Lima, com capacidade de operacionaliza o imediata: ? Pelas Aldeias de Portugal?; ?Do Minho ao Lima?; ?Entre as lagoas e a Serra de Arga? e ?Pelos Caminhos de Santiago?. Como resultado deste projeto foram elaborados dois documentos t cnicos ?Itinerrios Equestres ? Metodologia de implementa o; Estudo de caso Minho Lima? produzido pela TURIHAB e ?Itiner rios Equestres ? Guia de Boas Prticas para agentes tur sticos? produzido pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, validados tecnicamente pela Federao Equestre Portuguesa e disponveis para consulta. A regio piloto Minho -Lima, no Norte de Portugal, para al m dos recursos naturais e culturais da regi o e da sua oferta turstica complementar, possui uma grande concentra o de cavalos da ra a garrana, bem como uma grande concentrao de centros equestres e instala es para a realiza o de importantes eventos, para al m d e u m calendrio diversificado de festividades regionais ligadas ao cavalo e profissionais competentes. Pretende-se, agora, o envolvimento dos agentes tur sticos na dinamiza o, comercializao e promo o desta oferta diferenciadora, bem como a dissemina o da metodologia e boas pr ticas a outras regi es do pa s, por forma a desenvolver, de forma sustent vel, a atividade de Turismo Equestre e posicionar Portugal como um destino de referncia internacional. Link Relacionado: Guia das Boas Prticas - Turismo Equestre AQUI Link Relacionado: Veja o clip: Itinerrios de Turismo Equestre ShareThis

NUNO PALMA NO G.P.FREESTYLE DE HAMBURGO (19/05/12)


[+]

Voltar | Topo

129

S-ar putea să vă placă și