Sunteți pe pagina 1din 25

Sejam bem vindos ao curso de

Objetivos

Tratamento de NoConformidades e Oportunidades de Melhorias


Instrutor: Rafael Lucca Lerch

Capacitar os participantes no processo de tratamento de no-conformidades e oportunidades de melhoria em laboratrios de calibrao e de ensaio.

2 1 de 98 2 de 98

Programa do Curso Lembretes


1. Introduo: viso geral, conceitos e tipos de NCs

Uso de celular
2. Identificao do problema: anlises de causas-raiz,

Horrios

tomada de correes, aes corretivas e aes preventivas 3. Gesto de NCs e OMs: exigncias da ISO/IEC 17025, etapas do processo e elaborao de planos de ao 4. Exerccios
3

3 de 98

4 de 98

Consideraes Iniciais

Introduo

As normas de sistema de gesto da qualidade em laboratrios, em particular a ISO/IEC 17025, tem dado especial nfase manuteno e melhoria contnua do sistema. O tratamento das no-conformidades e oportunidades de melhoria no laboratrio fundamental para essa melhoria contnua do sistema.

5 de 98

6 de 98

+
A eficcia do sistema de gesto pode ser diretamente correlacionada a eficcia de seu sistema de tratamento de no-conformidades. Porm, o desempenho deste sistema depende, em ltima anlise, do envolvimento de toda a equipe e do suporte da alta direo.
Sistema ineficiente ineficaz

Nvel de Burocracia do Sistema

Sistema ineficiente eficaz

Nvel de atendimento norma

Sistema eficiente ineficaz

Sistema eficiente eficaz

7 de 98 8 de 98

No-conformidade

Conceitos relacionados

No atendimento a um requisito.

9 de 98

10 de 98

Causa-raiz

Ao corretiva

A razo ou causa fundamental de uma noconformidade.

Ao tomada para eliminar a causa de uma no-conformidade, de forma a prevenir sua recorrncia.

Ao Corretiva Ao Preventiva Correo!

11 de 98

12 de 98

Ao Preventiva

Correo

Ao tomada para eliminar a causa de uma potencial no-conformidade, de forma a prevenir sua ocorrncia.

Ao para eliminar uma no-conformidade identificada. Uma correo pode ser feita em conjunto com uma ao corretiva. Exemplo: retrabalho ou reclassificao.

13 de 98

14 de 98

Da ISO/IEC 17025...
No-conformidades podem ser registradas em qualquer

Tipos de no-conformidade

ponto

do

sistema

de

gesto:

parte

tcnica,

administrativa ou da qualidade. Exemplo: reclamaes, controle da qualidade,

calibrao de instrumentos, verificao de materiais, observaes do pessoal, certificados, anlises crticas pela direo e auditorias internas.

15 de 98

16 de 98

Categorias de no-conformidades

Classificando no-conformidades
Maiores: indicam quebra do sistema, por no atendimento a um requisito especificado, ou quando no fazemos o que estabelecemos em nossos procedimentos documentados. Menores: faltas de eventuais instrues onde se faam

Uma no conformidade pode ser categorizada de acordo com a sua criticidade ou impacto sobre o sistema de gesto.

necessrias, ou falhas ocasionais nos procedimentos auditados; quando no impacta o produto ou o processo. Observaes: falhas espordicas no sistema, que necessitam de ateno, no chegando a configurar no-conformidade sistmica; ou seja, so no-conformidades potenciais (eventualmente).

17 de 98

18 de 98

Viso geral do tratamento de problemas:

1. Identificao do problema 2. Observao / coleta de dados 3. Anlise de causas 4. Definio de planos de ao 5. Execuo das aes 6. Verificao das aes 7. Padronizao 8. Concluso
19 de 98 Fonte: MASP 20 de 98

Identificao do problema, coleta de dados e anlise de causas

Identificando o Problema
Diferena entre Situao Desejada vs. Situao Atual Erro, Desvio, No Conformidade ou Desperdcio Gerador de Desconforto e Prejuzo Algo que deve ser eliminado o mais rpido possvel

Identificando o Problema
Um problema pode ser identificado em qualquer ponto do sistema de gesto. Exemplos: Auditorias internas Em resultados de ensaios de proficincia Nas cartas de controle

Viso Alternativa: Oportunidade de Melhorar o Processo Nas anlises crticas do sistema de gesto Nas tarefas do cotidiano
21 de 98 22 de 98

Identificando o Problema
Quando identificado o problema, devem ser tomadas as devidas aes para elimin-lo. Algumas Ferramentas da Qualidade podem ser implementadas para identificao destes problemas e suas causas. Exemplo: Brainstorming, Estratificao, Folha de Verificao, Grafico de Pareto, Carta de Controle, Diagrama de Disperso, Mtodo dos 5 Por Qus, Diagrama de Causa e Efeito e FMEA.

Consideraes sobre a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 no que se refere tratamento de NCs e OMs.

23 de 98

24 de 98

Item 4.9 Controle dos trabalhos no-conformes Item 4.9 Controle dos trabalhos no-conformes
Poltica e procedimento para NC. Garantir: Objetivo: que o laboratrio estabelea uma designao de responsabilidades avaliao da importncia da NC imediata correo notificao a clientes definio de responsabilidades
25 de 98 26 de 98

sistemtica para o tratamento das no-conformidades registradas em seu sistema de gesto.

Item 4.9 Controle dos trabalhos no-conformes


Inicia pela avaliao da importncia da NC. Se houver possibilidade de repetir, deve ser chamado o procedimento para aes corretivas. Pode demandar a interrupo de servios e reteno de relatrios ou certificados.

Item 4.10 Melhoria


O laboratrio deve aprimorar continuamente a eficcia de seu sistema de gesto por meio do uso da poltica da qualidade, objetivos da qualidade, resultados de auditorias, anlise de dados, aes corretivas e preventivas e anlise crtica pela direo.

27 de 98

28 de 98

Item 4.11 Ao Corretiva


Objetivo: que o laboratrio estabelea uma

Item 4.11 Ao Corretiva

sistemtica para o tratamento das NCs registradas de forma a prevenir sua recorrncia atravs da implementao de aes corretivas.

Poltica e procedimento Designar autoridades para implementar as aes Deve ser dada especial ateno para anlise das causas da NC para que as aes corretivas sejam eficazes.

29 de 98

30 de 98

Item 4.11 Ao Corretiva

Item 4.12 Ao Preventiva

Selecionar e implementar aes corretivas mais provveis para eliminar o problema. Aes apropriadas magnitude e ao risco do problema. Auditorias adicionais, quando necessrio.

Objetivo:

que

laboratrio

estabelea

uma

sistemtica para o tratamento das potenciais NCs registradas de forma a prevenir sua ocorrncia atravs da implementao de aes preventivas.

31 de 98

32 de 98

Item 4.12 Ao Preventiva

Item 4.12 Ao Preventiva

Pode surgir atravs de: - observaes durante auditorias internas; - anlises crticas; - sugestes do pessoal; - discusses gerenciais; - outras oportunidades de melhoria.

Quando forem identificadas oportunidades de melhoria ou se forem requeridas aes preventivas, devem ser desenvolvidos, implementados e monitorados planos de ao para reduzir a probabilidade de ocorrncia de tais no-conformidades e para aproveitar as oportunidades de melhoria requeridas.

33 de 98

34 de 98

Exerccio de apoio: Documentando o processo Tratamento de NCs e OMs Nos grupos, elaborar um procedimento para atender aos itens 4.9, 4.11 e 4.12

35 de 98

36 de 98

Relato da NC
Para caracterizao de uma no-conformidade sempre preciso ter associada a ela: evidncia objetiva; um requisito no atendido da norma; quando em auditoria, a concordncia do auditado.

Relato da NC

Ser claro, objetivo, conciso e fornecer todas as informaes necessrias para o seu entendimento. Anotar informaes como: cdigo do documento, a reviso, o setor, o equipamento, a planilha, etc. Duas abordagens: incluir no relato da prpria NC a descrio das evidncias objetivas ou relatar parte as evidncias objetivas.

37 de 98

38 de 98

Relato da NC
Principais erros encontrados: Concluses sem evidncia objetiva ou no descrio completa das evidncias objetivas. Erros na identificao do requisito no atendido da norma. Falta de clareza na descrio da no-conformidade. Relato de detalhes pouco importantes. Vrias no-conformidades no mesmo requisito.

Maus Exemplos:
No foram realizados os treinamentos na documentao dos sistema de gesto para os novos tcnicos contratados em 2006. Os baixos ndices de satisfao dos clientes demonstram que os treinamentos no foram eficazes. No h controle, pois no h registros. Existe um procedimento para controle de documentos (PS02) que foi elaborado por um terceiro, que no entanto no est validado, nem documentado. O atual procedimento no representa o que realizado na prtica. O laboratrio deve registrar as condies ambientais.

39 de 98

40 de 98

Bons Exemplos:
No foram mantidos os registros dos treinamentos realizados em 2006 pelo pessoal do laboratrio, conforme prev o procedimento PSQ04, reviso 3.
(requisito 5.2.5)

Bons Exemplos:
Relato da NC: o laboratrio no mantm atualizado os registros de treinamentos realizados. Evidncia: no localizao dos registros dos treinamentos realizados em 2006.
(requisito 5.2.5)

A sistemtica para anlise crtica de pedidos, descrita no procedimento DSQ32, reviso 4, no garante que, quando ocorrerem desvios ao contrato inicial, o cliente devidamente informado.
(requisito 4.4.3)

No foi possvel evidenciar o registro da verificao da conformidade dos suprimentos XYZ adquiridos em 20 de maro de 2006.
(requisito 4.6.2)

Relato da NC: o procedimento utilizado pelo laboratrio para anlise crtica de pedidos no garante que quando ocorrerem desvios ao contrato inicial, o cliente devidamente informado. Evidncia: DSQ32, reviso 4.
(requisito 4.4.3)

No foi realizada auditoria interna de 2006, conforme previa o cronograma de auditorias internas do laboratrio.
(requisito 4.14.1)

Relato da NC: no foi mantido registro de verificao da conformidade de suprimentos adquiridos. Evidncia: suprimentos XYZ adquiridos em 20 de maro de 2006 sem registros de verificao de conformidade.
(requisito 4.6.2)

41 de 98

42 de 98

GERENCIMENTO DE NC E OM POR PDCA

A
Tratando as NCs e as OMs
AGIR PARA MELHORIA DO SISTEMA DEFINIR AES PARA TRATAR A NC OU A OM

VERIFICAR A IMPLEMENTAO E A EFICCIA DAS AES

EXECUTAR AS AES PLANEJADAS

C
43 de 98 44 de 98

Problema

Fluxograma do processo:
Tratamento de No-conformidade e Oportunidade de Melhoria.

NC ou potencial NC ou oportunidade de melhoria?

potencial NC/oportunidade de melhoria

no-conformidade

Tratar como 4.9

Tratar como 4.12

45 de 98

46 de 98

Tratando NCs

Registrar NC Tomar correes imediatas Notificar clientes, quando pertinente Avaliar importncia da NC H dvida sobre a conformidade das operaes?
No

Tratando NCs

Abrir Ao Corretiva Investigar causa(s)-raiz Selecionar e implementar aes Monitorar a(s) ao(es)

Sim

Ao(es) implementada(s)? Abrir Ao Corretiva


Sim

No

Abrir nova NC
No

H probabilidade do problema se repetir?


No

Sim

Aes eficaz(es)?
Sim

FIM

FIM
47 de 98 48 de 98

Tratando APs e OMs

Abrir AP/OM Identificar fontes de potenciais NCs ou OMs Selecionar e implementar APs ou OMs Monitorar a(s) ao(es)

ALGUMAS ARMADILHAS...
A Tendncia de esquecer as causas A Tendncia de agir sobre o sintoma / efeito

Ao(es) implementada(s)?
Sim

No

A Necessidade de mudar o comportamento


No

Abrir nova AP/OM ou NC

Implementar correo e no ao corretiva

Aes eficaz(es)?
Sim

FIM
49 de 98 50 de 98

ALGUMAS ARMADILHAS...
Concluir por Intuio Decidir pelo Caminho Mais Curto Dimensionar Mal o Problema Contentar-se com Uma nica Soluo Isolar-se com o Problema Desprezar os Detalhes

Exemplo do tratamento de uma NC

Problema/No-conformidade: No foi realizada auditoria interna de 2006, conforme previa o cronograma e auditorias internas do laboratrio.

51 de 98

52 de 98

Correes
o primeiro tratamento dado no-conformidade a disposio dada para sanar o problema Ataca o efeito e no a causa Pode ser implementada imediatamente

Exemplos:
No-conformidade: No foi realizada auditoria interna de 2006, conforme previa o cronograma e auditorias internas do laboratrio. Correo: Realizar auditoria interna dentro de duas semanas.

53 de 98

54 de 98

Descrio das Causas

Exemplos:
No-conformidade: No foi realizada auditoria interna de 2006, conforme previa o cronograma e auditorias internas do laboratrio. Causas: Falta de planejamento por parte do laboratrio Sistemtica de controle do cronograma inadequada

Usar

as

tcnicas

apresentadas

anteriormente

(brainstorming, Pareto, 5 Por qus, Diagrama de causa e efeito, etc.) Identificar as causas-raz do problema

55 de 98

56 de 98

Aes Corretivas

Exemplos:
No-conformidade: No foi realizada auditoria interna de 2006, conforme previa o cronograma e auditorias internas do laboratrio.

Selecionar

as

aes

corretivas

que

sejam mais

provveis para eliminar o problema. Podem ser definidas mais de uma ao para um mesmo problema. Importncia para o gerenciamento das aes.

Aes corretivas: a. Planejar com maior antecedncia as auditorias internas. Avisar com antecedncia de 2 semanas o pessoal envolvido.
Prazo: 30 de abril de 2006. Responsabilidade: Fulano

b. Desenvolver sistema informatizado cronograma de auditorias internas.


Prazo: 20 de julho de 2006.

para

controle

de

Responsabilidade: Beltrano

c. Alterar o procedimento de auditorias internas descrevendo a sistemtica de planejamento de auditorias internas.


Prazo: 30 de julho de 2006. Responsabilidade: Fulano Responsabilidade: Fulano

d. Retreinar os envolvidos.
Prazo: 5 de agosto de 2006.
57 de 98 58 de 98

Aes Preventivas / Oportunidades de Melhoria

Exemplos:
Potencial No-conformidade: Pela anlise crticas dos dados das cartas de controle, h uma tendncia de degradao do padro de pH. Aes Preventivas: a.Repor o padro de pH
Prazo: 5 de maio de 2006. Responsabilidade: Fulano

Relatar claramente a AP ou OM. Podem ser usadas ferramentas de apoio para esta etapa, como o FMEA. Importncia para o gerenciamento das aes.

b. Realizar estudo sobre validade do padro de pH


Prazo: 10 de Agosto de 2006. Responsabilidade: Beltrano

59 de 98

60 de 98

Utilizao das Ferramentas da Qualidade Utilizao das Ferramentas da Qualidade


Atividade Ferramenta Brainstorming Estratificao Folha de verificao Diagrama de afinidades Diagrama de relaes Diagrama causa e efeito Diagrama de relaes Diagrama causa e efeito Grfico de Pareto Histograma Grfico de Disperso Grfico Seqenci al Cartas de Controle Diagrama Matricial Diagrama causa e efeito Diagramam Priorizao Diagrama de rvore Diagrama do Processo Decisrio Diagrama de Atividades 5W 2H Etapa Identificao do problem a Observao do problem a Verificao Execuo

Gerar, coletar e organizar idias

Podem

ser

utilizadas

em

todas

as

etapas

de

gerenciamento do problema. Convm que seja utilizada uma combinao destas. Erro comum: ajustar o problema s ferramentas. O raciocnio deveria ser o inverso.
Definir e priorizar aes Analisar dados

Identificao do problem a Observao do problem a Anlise do problem a Execuo Verificao

Anlise do problem a Plano de ao Ao Plano de Ao Ao


Fonte: Nodari (2007)

Definir estratgias e planos de ao

61 de 98

62 de 98

BRAINSTORMING

BRAINSTORMING

Suspenso de Julgamento Quantidade Origina Qualidade Processo Divergente / Convergente Sem Medo de Dizer uma Bobagem Brainwriting

Seo deve ser descontrada, propiciando ambiente adequado para um processo criativo. Regras:
No rir, criticar ou elogiar idias No fazer gestos de reprovao No julgar Toda idia deve ser inicialmente considerada

um

Aps, organizar e selecionar as idias num processo convergente.


63 de 98 64 de 98

ANLISE DE PARETO

ANLISE DE PARETO Criando uma Folha de Verificao


EARBES LD A. T IP O D E D E F E IT O R is c o M ancha R u g o s id a d e A c e n tu a d a T r in c a Fenda D u r e z a B a ix a D e fo r m a o P o r o s id a d e TO TAL G ERAL T U R N O :_ _ _ _ _ _ _ _ _ P E R O D O :_ _ _ _ _ _ _ _ % :_ _ _ _ T O T A IS

Classifica os problemas por tipos, pela sua ocorrncia, num processo de estratificao de dados Princpio 80 / 20 Problemas Poucos Vitais / Muitos Triviais 20% dos Problemas Causam 80% das Dores de Cabea

P E A S F A B R I C A D A S :_ _ _ _

P E A S R E P R O V A D A :_ _ _ _ N M E R O D E O C O R R N C IA S

65 de 98

66 de 98

ANLISE DE PARETO Preenchendo a Folha de Verificao


EARBES LTD A. T IP O D E D E F E IT O R isc o M a nc ha R ugosida de A c entua da T rinca F enda D urez a B a ix a D eform a o P oros ida de T U R N O : noite P E R O D O :2 3 a 2 8 se t/9 5 % :2 7 T O T A IS 32 12 4 18 6 3 52 23 150 P E A S F A B R IC A D A S : 1 9 0 PEA S REPRO VA D AS: 52 N M E R O D E O C O R R N C IA S ///// ///// ///// ///// ///// ///// // ///// ///// // //// ///// ///// ///// /// ///// / /// ///// ///// ///// ///// ///// ///// ///// ///// ///// ///// // ///// ///// ///// ///// /// TO TAL G ERAL

ANLISE DE PARETO Preparando uma Folha de Dados


E A R B E S LTD A . PE A S FA B R IC A D A S: 1 9 0 D E FE ITO D eforma o R isco Porosidade Trinca M a ncha Fenda O utros TO TA IS 52 32 23 18 12 6 7 15 0 TU R N O : noite PE R O D O :2 3 a 2 8 set/9 5 % :2 7 35 56 71 83 91 95 100 % A C U M U LA D A

PE A S R E PR O V A D A S: 5 2 % SO B R E TO TA L 35 21 15 12 8 4 5 100

N .O C O R R N C IA S

O b s.: "O utros" corresponde "R ugosida de A centua da " e "D urez a B a ix a".

67 de 98

68 de 98

ANLISE DE PARETO Traando os Eixos do Grfico


150 100%

ANLISE DE PARETO Construindo as Barras do Grfico


150 100%

52 32 23 18 12 6 7

0
Deformao Risco Porosidade Trinca Mancha Fenda Outros

0%

0%

69 de 98

70 de 98

ANLISE DE PARETO Construindo a Curva Acumulada


150 100%
95% 91% 83%

Exerccio de Apoio Exerc

71% 56% 52 32 23 18 12 6 7

Realizar a anlise e o grfico de Pareto considerando os dados da tabela a seguir.

35%

0
Deformao Risco Porosidade Trinca Mancha Fenda Outros

0%

71 de 98

72 de 98

CAUSAS DO GRANDE No DE ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL CAUSAS Alcoolismo Falta de Ateno Pressa Falta de Conscientizao Excesso de Servio Legislao Branda M Conservao das Mquinas Carga Horria Longa Falta de Sinalizao M Condio das Instalaes Falta/M Uso dos EPI's Negligncia TOTAL OCORRNCIA 10 37 3 55 2 3 20 3 1 2 15 10 161 % 6,21 22,98 1,86 34,16 1,24 1,86 12,42 1,86 0,62 1,24 9,32 6,21 100,00
Problema 1o. Por qu

Mtodo dos 5 Por Qus


Questiona o por qu da no conformidade at chegarmos as suas causas-raiz, mostrando-nos que aes devemos tomar para eliminar o problema. Prega a aplicao sucessiva pergunta da: por qu?
Causa 1o. 2o. Por qu Causa 2o. 3o. Por qu Causa 3o. 4o. Por qu Causa 4o. 5o. Por qu Causa-Raiz

73 de 98

74 de 98

Exemplo do Mtodo dos 5 Por Qus


Em uma praa nos E.U.A, havia uma srie de monumentos. Um monumento especfico, de Abraham Lincoln, despertou a ateno da equipe responsvel pela preservao da praa. Este monumento estava se deteriorando muito mais rpido que os outros monumentos. Ento todos se reuniram e comearam a discutir o problema utilizando os 5 Por Qus.

Problema: Deteriorao acelerada da esttua de Abraham Lincoln


1. Por que o monumento est se deteriorando mais rpido do que os outros? Porque ele limpo com mais freqncia. Comentrios do grupo: Ento vamos diminuir a freqncia de limpeza. 2. Por que o monumento limpo com mais freqncia? Porque nesse monumento h mais dejetos de morcegos. 3. Por que h maior quantidade de dejetos de morcegos no monumento? Porque h muitos morcegos ao redor do monumento.
Comentrio do grupo: Vamos colocar um espantalho prximo ao monumento para espantar os morcegos.

4. Por que h grande quantidades de morcegos prximos ao monumento? Porque h muitos insetos em torno do monumento, atraindo os morcegos. Comentrio do grupo: Vamos aplicar inseticida para acabar com os insetos. 5. Por que h insetos em torno do monumento? O tipo de iluminao (lmpada) atrai os insetos em torno do monumento.

75 de 98

76 de 98

Ao do grupo:

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO

Trocar a lmpada por outra que no atraia inseto para o monumento. Isso far com que os morcegos se desloquem para outro local, pois sua fonte de alimentos haver terminado. Assim, no haver mais dejetos de morcegos e no ser mais necessria a limpeza diria do monumento, o que ir diminuir sua deteriorao!!!
77 de 98

Relao Efeito / Causas Equacionar Problemas Organiza a busca das causas Ferramenta Essencialmente Grfica / Visual

78 de 98

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Causas Primrias na Manufatura - 6 Ms

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Causas Primrias, Secundrias. ...


Causa Primria

MO-DE-OBRA

MEDIDA

MQUINA

Causa Secundria
Causa Terciria Causa Terciria

Causa Secundria
Causa Terciria

PROBLEMA (EFEITO)

MTODO

MATRIA-PRIMA

MEIO AMBIENTE

Problema (Efeito)

79 de 98

80 de 98

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Exemplo de Representao das Causas


M o-de-Obra
Uso Inadequado
Falta Treinamento Distrao

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Marcando as Causas Importantes


MQUINA Causas Importantes

No Lubrificou
Negligncia
PROBLEMA (EFEITO)

M quina Quebrada
MEIO AMBIENTE

81 de 98

82 de 98

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Especificaes


Problema (Efeito) Especfico Normal: Diagramas Complicados Causas Passveis de Ao Layout Importante: Escreva Pouco Sobre Muitas Causas e No Muito Sobre Poucas Causas Problemas Complexos: Dividir Diagrama Pode ser necessrio realizar um brainstorming antes.

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Problema (Efeito) Especfico

CORTES DE MATERIAL EXECUTADOS COM ERRO CORTES DE MATERIAL ERRADOS E DEMORADOS CORTES DE MATERIAL COM MAIS DE 10 MIN. Problema genrico e abrangente Problemas especficos

83 de 98

84 de 98

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Normal: Diagramas Complicados

Seqncia do Diagrama de Causa e Efeito

Definir o problema a estudar Realizar brainstorming para definir todas as potenciais causas Organizar as causas primrias no diagrama (podem-se utilizar os 6Ms) Desdobrar as causas secundrias no diagrama Desdobrar as causas tercirias no diagrama e continuar at que as causas estejam suficientemente detalhadas e sejam identificadas as causas-raz.

85 de 98

86 de 98

FMEA Anlise de Modo e Efeito de Falha


Exerccio de Apoio Exerc uma ferramenta de gerenciamento de risco, que visa a Conforme orientao do instrutor, realizar em grupos um diagrama de causa e efeito para um problema. Apresent-lo a turma. Avalia-se o processo/produto desejado e listam-se seus possveis modos falhas. Isto ajuda listarmos aes preventivas para o problema no ocorra. preveno de problemas. Atua como fonte de aes preventivas e oportunidades de melhoria.

87 de 98

88 de 98

FMEA Anlise de Modo e Efeito de Falha

Passos do FMEA
1. Identificar processo a ser analisado

Objetiva identificar os possveis modos de falhas de um dado produto/processo e suas respectivas causas, bem como os efeitos dessas sobre o cliente Determina-se o impacto de cada falha sobre o cliente, a probabilidade de uma dada causa e/ou modo de falha ocorrer e da possibilidade de se detectar o modo de falha e/ou a causa antes que o problema atinja o cliente.
89 de 98

2. Identificar e conhecer os modos das falhas: forma pela qual ocorre a falha. Questionar: Como poder ocorrer a falha? Que modo de falha poder ocorrer nesta operao? 3. Descrever os efeitos de cada modo da falha: a conseqncia que o modo da falha acarretar caso ocorra. Questionar: o que ir acontecer se o processo falhar? 4. Descrever a causa de cada modo da falha: descrio concisa da discrepncia que deu origem ao "Modo da Falha". Exemplos: desajustes; matria-prima fora de especificao; falta de treinamento;

90 de 98

Passos do FMEA
5. Determinao do controle atual: so os controles que esto sendo empregados atualmente. Exemplos: sistemas de conferncia, bancadas de testes, dispositivos automatizados. 6. Ocorrncia: probabilidade estimada de ocorrer a "Causa da falha".
ESCALA - CRITRIO 01 - Probabilidade muito remota de acontecer (1: 100.000 // 0,001%) 03 - Nmero de ocorrncias baixo (1: 10.000 // 0,01 %) 05 - Nmero de ocorrncias moderado (1: 1000 // 0,1%) 07 - Nmero de ocorrncias alto (1:100 // 1%) 10 - Nmero de ocorrncias em propores alarmantes (1:10 // 10%)

Passos do FMEA
7. Severidade: avaliao subjetiva das conseqncias ao cliente e ao usurio na ocorrncia da falha. Para avaliao, os "Efeitos de Falha" devem ser cuidadosamente analisados.
ESCALA CONSEQNCIAS 01 - O cliente e o usurio no percebero a falha na utilizao diria 03 - Tanto o cliente quanto o usurio podero detectar a falha, porm no ocasionar reclamao ou retrabalho; 05 - O cliente detectar a falha, solicitando retrabalho; 07 - O cliente detectar a falha, solicitando retrabalho e/ou devoluo. Trata-se de funcionamento deficiente do produto que afeta o usurio; 10 - Infringi regulamentos e/ou leis. So falhas que podero causar campanha de troca.

91 de 98

92 de 98

Passos do FMEA
8. Deteco: assumindo que a falha ocorreu, a probabilidade desta ser detectada antes do produto sair da empresa.
ESCALA - DETECO 01 - Certamente ser detectado; 04 - Provavelmente ser detectado 08 - Provavelmente no ser detectado; 10 - Certamente no ser detectado

Fluxograma do FMEA

9. Risco (RPN): o produto dos ndices de ocorrncia, severidade e deteco. Objetiva indicar prioridade s aes preventivas. 10. Aes Preventivas: implementar aes preventivas para modos de falhas com maiores ndices de risco.
93 de 98 94 de 98

5W1H
Pode-se utilizar os mtodos de 5W1H ou 5W2H para gerenciar todo o tratamento da NC ou da OM.
O que?

Definindo Planos de Ao pelo 5W1H

Por qu?

Como? Descrio da(s) aes

Onde? Setor / rea

Quem?

Quando?

Objetivo do 5W1H: ferramenta para estruturar um cronograma da execuo e/ou de monitoramento de trabalhos ou projetos. Neste caso, usada para estruturar o PLANO DE AO.

Descrio da Causa-raz NC ou OM

Responsvel Prazo

95 de 98

96 de 98

Exerccio de Apoio Exerc

Nos grupos, elaborar um formulrio para tratamento de NCs e OMs e registrar neste documento todo o tratamento para um determinado problema (relato do problema, classificao, aes tomadas, etc.). Rafael Lucca Lerch
rafael@portalcertificar.com.br 51 3379 0480

Nosso Muito Obrigado pela Participao!!

Apresent-lo a turma.

97 de 98

98 de 98

S-ar putea să vă placă și