Sunteți pe pagina 1din 9

Fabricao e usos do cloro

cido clordrico (ou cido Muritico): O HCl produzido industrialmente em grande escala. A produo mundial em 1985 foi de 9 milhes de toneladas, hoje no ano 2000, com certeza excede as 10 milhes de toneladas ano. H diversos mtodos diferentes de obteno do cido clordrico: 1- Antigamente o cido clordrico era obtido exclusivamente a partir do sal comum pelo mtodo salt cake.Neste mtodo, trata-se sal-gema (NaCl) com cido sulfrico concentrado. A reao endotrmica era executada em dois estgios a diferentes temperaturas. A primeira dessas reaes era efetuada h cerca de 150C. O cloreto de sdio reagia com o cido sulfrico, revestido-se com NaHSO4 insolvel. Este impede a continuao da reao, e deu origem ao nome do mtodo salt cake.No segundo estgio, a mistura era aquecida a 550C aproximadamente, quando ocorria uma nova reao com cido sulfrico, com a formao de Na2SO4. Esse subproduto era vendido para a fabricao de papel e de vidro. 2- Em anos recentes, grande quantidade de cido clordrico impuro se forma como subproduto na indstria qumica orgnica pesada. Por exemplo, ocorre formao de cido clordrico na converso1,2-dicloroetano, de em cloreto de vinila, e na fabricao de derivados clorados de etano e de fluorcarbonetos clorados. Atualmente essa a maior fonte de cido clordrico. 3- cido clordrico de grande pureza fabricado pela combinao direta dos elementos. Uma mistura gasosa de hidrognio e cloro explosiva. Contudo, a reao transcorre de modo controlado se os gases forem queimados numa chama hidrognio-cloro, numa cmera de combusto especial. O processo fortemente exotrmico. 4- No laboratrio o cido clordrico pode ser obtido de maneira conveniente, tratandoNH4Cl com cido sulfrico concentrado. O NH4Cl mais caro que o cloreto de sdio (que era usado no processosalt cake). Contudo, prefere se oNH4Cl, porque o NH4HSO4 solvel e a reao no interrompida numa primeira etapa. 2NH4Cl + H2SO4 2HCl + (NH4)2SO4 O gs cloreto de hidrognio muito solvel em gua. Solues aquosas de cido clordrico so comercializadas como cido clordrico. Uma soluo saturada a 20C contm 42% de cido clordrico em peso, e o cido concentrado contm normalmente cerca de 38% de cido clordrico em peso (soluo aproximadamente 12M). O cido clordrico puro incolor, mas solues em grau tcnico so s vezes levemente amareladas, por causa da contaminao com Fe(III). O principal uso e a limpeza de metais, isto , a remoo de camadas de xidos da superfcie metlica. Tambm usado para fabricar cloretos de metais, na indstria de corantes e na indstria de acar. O cido clordrico gasoso preparado no laboratrio de maneira conveniente, a partir de cido clordrico e cido sulfrico concentrados. 1. IDENTIFICAO DO DO HCl

Nome de Produto: cido clordrico (em soluo) Nome Qumico: cido clordrico Outros nomes: cido muritico, cido hidroclrico Frmula: HCl. O cido clordrico comercial uma soluo aquosa contendo de 3 a 37% em peso do gs cloreto de hidrognio. Peso molecular: 36,47 CAS: N 7647-01-0 Cdigos de classificao: N 017-002-01-X CES: (conc. > 25%) 017-002-02-7 (10% < conc. < 25%)

2. COMPONENTES PRINCIPAIS APRENETANDO RISCOS O produto em si. 3.DADOS FSICOS Aspecto: O cido clordrico um lquido incolor ou amarelado; concentrado, ele tem um odor acre e picante, higroscpico e libera vapores visveis em contato com o ar mido. Ponto de fuso: -25,4oC (a 38% de concentrao). Densidade (D4 ): de 1,01 a 1,21 segundo as concentraes em HCl. Densidade vapor (ar = 1): (ClH gs) 1,268 o Tenses de vapor (ClH gs): C mbars 0 26 20 43 40 64 Solubilidade na gua: solvel Solubilidade em outros produtos: solvel no lcool, no ter, no benzeno, na acetona, no cido actico, no clorofrmio, etc. Usos: decapagem de metais, correo de solues alcalinas, fabricao de cloretos metlicos, regenerao de resinas de troca inica. 4.EXPOSIO: VALORES LIMITES AUTORIZADOS TLVC: (USA ACGIH 1992): 7,5 mg/m (CIH gs). Legislao brasileira: 5,5 mg/m - valor teto (ClH gs) 5. RISCOS PARA A SADE

Inalao (vapores) Sintomas: Irritao intensa do nariz, dos olhos e da garganta. Tosse intermitente, respirao difcil e irregular, com risco de broncopneumonia qumica e edema pulmonar agudo. Em caso de exposies repetidas ou prolongadas: dor de garganta , sangramento do nariz, bronquite crnica e eroso do esmalte dos dentes. Primeiros Socorros: Recomendao: a pessoa que est socorrendo a vtima deve cuidar-se para no sofrer, ela mesma, uma intoxicao aguda.

Afastar a vtima, o mais rpida possvel do local poludo, transport-la com o tronco elevado para um lugar calmo e arejado. Evitar o resfriamento com o uso de cobertores. Oxignio, se necessrio. Assistncia mdica em todos os casos. Transporte urgente para um hospital.

Grau de risco: 4 Contato com os olhos: Sintomas: (Vapores): irritao intensa, lacrimejante. (Lquido): irritao dolorosa, vermelhido dos olhos , inchao das plpebras. Risco de queimadura e seqelas graves (perda da viso). Primeiros Socorros: Recomendao: em caso de projeo nos olhos e no rosto, tratar os olhos com prioridade.

SEM PERDA DE TEMPO, lavar os olhos com gua corrente durante 15 minutos, mantendo as plpebras bem abertas. Consultar um oftalmologista com urgncia em todos os casos. Se necessrio, transporte urgente para um hospital.

Grau de risco (vapores): 1 (lquido): 4 5.3 Contado com a pele (lquido): Sintomas:

Irritao, vermelhido, risco de queimadura. Em caso de projeo abundante, risco de estado de choque (dor).. Em contatos prolongados ou repetidos: risco de dermatose.

Primeiros Socorros:

SEM PERDA DE TEMPO, encaminhar a vtima, mesmo que ainda vestida, para o chuveiro, retirar sapatos, meias e roupas contaminadas. Lavar a parte atingida com gua e sabo, enxaguar com gua corrente e morna.. Evitar o resfriamento com o uso de cobertores. Vestir roupas limpas. Em caso de dor persistente ou de vermelhido, consultar um mdico.

Ingesto:

Sintomas (lquido):

Irritao intensa e risco de queimadura muito grave da boca, da garganta, do esfago e do estmago. Nuseas e vmitos escurecidos (com sangue), cibras abdominais. Risco de estado de choque (palidez das faces, tendncia sncope, pulso fraco e irregular), de hemorragia digestiva e de perfuraes digestivas. Risco de broncopneumonia qumica ou de edema pulmonar.

Primeiros Socorros: Se o indivduo estiver consciente:


Fazer lavar a boca com gua fresca. No fazer vomitar, dar de beber gua fresca ou leite vontade. Evitar o resfriamento com o uso de cobertores.

Se o indivduo est inconsciente


Desapertar as roupas e deit-lo em posio lateral de segurana. Oxignio. Mdico urgente em todos os casos e transporte para um hospital Assistncia mdica em todos os casos. .

Se o indivduo est inconsciente


Desapertar as roupas e deit-lo em posio lateral de segurana. Oxignio. Mdico urgente em todos os casos e transporte para um hospital.

Grau de risco: 4

6.RISCOS DE INCNDIO EXPLOSO

Ponto de fulgor: Temperatura de auto-ignio: Limites de inflamabilidade: Perigo de incndio exploso:O produto dos vapores no inflamvel nem explosiva. Em presena de gua ou umidade, reage com a maioria dos metais provocando a liberao de HIDROGNIO, muito inflamvel (limite inferior de inflamabilidade: 4% v / v no ar, limite superior de inflamabilidade > 75% no ar). Meios de extino habituais:gua pulverizada para baixar os vapores, carbonato de sdio ou cal extinta para neutralizar o cido. Combate ao incndio:Evacuar a zona de perigo. Admitir no local somente as equipes de interveno, devidamente equipadas.Se possvel, esvaziar os recipientes que contm o produto para longe da zona de fogo, ou resfri-los com gua pulverizada.

7.REATIVIDADE Estabilidade: Estvel sob condies (ver 6, 4, 7, 2)/ No pode polimerizar. Produtos de decomposio apresentando ricos: Cloro e hidrognio. Condies a serem abolidas: Contato com materiais a ser abolido:Os cidos concentrados so muito corrosivos com relao maioria dos metais (ver 6.4). Reage com acidentes fortes (desprendimento de Cl2), o flor, os carburetos, os sulfetos, o acetato de vinila, as bases fortes, etc. Com o aldedo frmico h formao de vapores muito txicos de clorometileter 8.PROCEDIMENTOS EM CASO DE VAZAMENTOS OU DE EMANAES

Vazamentos: neutralizar com carbonato de sdio e diluir com gua

9.PRECAUES PARTICULARES (manuteno, armazenamento, etc.)

Estocagem: Em um lugar fresco, bem ventilado, ao abrigo da luz, longe de fontes de calor, de substncias inflamveis e reativas. Os reservatrios e os recipientes assim como as superfcies mas quais o vazamento pode ocorrer, devem ser resistentes ao produto (aos especiais, polietileno, revestimentos anticidos, etc.). Os recipientes devem ser cuidadosamente fechados. Manipulao:

Evitar os superaquecimentos locais, as projees de lquidos e o desprendimento de vapores no momento de esvaziamentos, transvasamentos, diluies ou dissolues do produto. Transvasamento, de preferncia, efetuar operaes em recipientes fechados.

Em todos os casos:

Instalaes eltricas estanques e anticorroso. Ponto de gua na proximidade. Bacia de reteno sob os reservatrios. O pessoal deve ser advertido dos perigos do produto.

10.ETIQUETAGEM

Cdigos europeus (Diretiva 91/325/CEE): (R: riscos, S : recomendaes de segurana) Corrosivo ( C ) (HCl de concentrao > 25%) CEE Irritante (Xi) (HCl de concentrao compreendida entre 10 e 25%) : Observao: sendo soluo, indicar a porcentagem ponderal. R 34: Provoca queimaduras R 37: Irritante para as via respiratrias. R 36/37/38: Irritante para os olhos, as vias respiratrias e a pele. S 2: Conservar fora do alcance das crianas. S 26: Em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente e abundantemente com gua e consultar um mdico. S 28: Em caso de contato com a pele, lavar imediatamente e abundantemente com gua. Cdigos brasileiros (NBR 7500): Rtulo de risco Painel de segurana 88 1789

11.TRANSPORTE

No ONU: 1789 Cdigos internacionais: Grupo de Embalagem Etiquetagem (n ) IMDG: Classe 8 II Corrosivo IATA: Classe 8 II Corrosivo -

Numerao de tanques 1789 IMDG: International Maritime Code for Dangerous Goods of the International Maritme Organization (Londres). IATA: International Air Transportes Association. Classe 8: Corrosivo Grupo de embalagem II: Perigoso Cdigos brasileiros:

(Portaria n 291, de 31/05/88) Nmero de risco: 88 Classe decrisco Grupo de risco: Quantidade isenta: 8 II 250 kg.

12.PROTEO DO MEIO AMBIENTE Tratamento de resduos:Neutralizar com uma base antes de lanar ao esgoto com grande quantidade de gua.

13.PROTEO COLETIVA E INDIVIDUAL

Ventilao:

Ventilao natural. Aspirao local em caso de possveis emisses de vapores (mais pesados que o ar).

Proteo respiratria: Aparelho filtrante em cartucho tipo B, a ser utilizado como mscara de fuga em caso de emanao. (Usar sempre aparelho de ar autnomo em caso de fogo ou interveno em local confinado). Proteo das mos: Luvas de PVC ou de borracha. Proteo dos olhos: culos qumicos ou mscara facial se h risco de projees. Presena de protees faciais ou frasco lava-olho nos locais de trabalho. (Os culos de proteo devem ser usados em todos os casos de operaes industriais). Outros equipamentos de proteo: Duchas nos locais de trabalho. No trabalho: botas, avental de borracha e vestimentas anticido e antigs em caso de interveno severa.

Hipoclorito de sdio: O hipoclorito de sdio empregado como desinfetante e desodorante em leiterias, fbricas de laticnios, suprimentos de gua, rejeitos de esgotos e em atividades domsticas. Tambm usado como alvejante em lavanderias. O mtodo mais comum de fabric-lo mediante o tratamento da soluo de hidrxido de sdio pelo cloro gasoso. Cl2 + 2NaOH NaCl + gua + NaOCl O outro mtodo, j usado amplamente, o da eletrlise de uma soluo concentrada de cloreto de sdio, com o que se obtm o mesmo produto. As cubas eletrolticas no tem diafragma e so operadas a uma elevada densidade de corrente, com uma soluo quase neutra. As clulas so projetadas para funcionar a uma temperatura baixa e para manter o contato entre o cloro libertado no nodo e a soluo de soda custica do ctodo.

Clorito de sdio: O clorito de sdio (NaClO2) foi introduzido em 1940 pela Mathieson Chemical Corp. O produto comercial a 80% tm cerca de 125% de cloro disponvel. fabricado a partir do cloro, passando-se pelo clorato de clcio e o dixido de cloro, terminando-se com a reao: 4NaOH + Ca(OH)2 + C + 4ClO2 4NaOCl2 + CaCO3 + 3H2O Depois de e filtrar o carbonato de clcio, a soluo de NaOCl2 evaporada e secada em tambor. O NaOCl2 um agente oxidante poderoso, porm estvel. capaz de eliminar uma grande parte da colorao dos materiais celulsicos sem afetar a celulose. Por isto, usado nas indstrias de papel e de tecidos, particularmente no alvejamento final do papel Kraft. Alm de ser empregado como um oxidante, o NaOCl2 tambm fonte de um outro composto de cloro, o dixido de cloro, mediante a reao:

NaOCl2 + Cl2 NaCl + ClO2 O dixido de cloro tem 2,5 vezes o poder de oxidao do cloro e importante na purificao de guas, no controle de cheiros e no branqueamento da polpa da madeira.

Cloratos e Percloratos: O clorato de sdio fabricado em grandes quantidades, aproximadamente a metade da produo destina-se ao alvejamento da polpa da madeira, sendo o restante usado em propelentes slidos de foguetes, e herbicidas e desfolhantes, e no perclorato de potssio destinado a explosivos. O clorato de sdio produzido pela eletrlise de uma salmoura saturada e acidulada, misturada a dicromato de sdio (na razo de 2g/L), para reduzir a ao corrosiva do cido hipocloroso libertado pelo cido clordrico presente. A soluo da salmoura feita com a gua abrandada, ou com a gua condensada de um evaporador, e com sal gema isento de clcio e magnsio. A cuba retangular em ao fica cheia com a salmoura ou ento com uma soluo salina obtida pela recuperao do clorato, dissolvida em gua de evaporador. A temperatura da cuba mantida em 40 Celsius mediante gua de arrefecimento. Os produtos da eletrlise so o hidroxido de sdio, no ctodo, e o cloro no nodo; em virtude de no haver diafragma na cuba, ocorre a mistura dos dois e forma se o hipoclorito de sdio, que ento oxidado a clorato. A reao global : NaCl + 3 H2O NaClO3 + 3H2 H= +223,9 kcal A soluo esgotada das cubas bombeada para tanques, onde aquecida a 90 C, com vapor vivo, a fim de destruir qualquer trao de hipoclorito presente. O licor analisado, determina-se o seu teor de cromato, e adiciona-se-lhe o coreto de brio necessrio para precipitar quase todo o cromato. A lama de grafitas dos eletrodos e o cromato de brio depositam-se no fundo do tanque e a soluo lmpida bombeada, atravs de um filtro de areia, para os tanques de armazenamento de um evaporador. Neste tanque, a soluo neutralizada com barrilha e evaporada num evaporador a dois estgios at conter aproximadamente 750 g/l de clorato de sdio. Depois da evaporao, a soluo decantada, para remover o cloreto de sdio, que constitui o sal da soluo recuperada, e o clorato, que so novamente utilizados. O lquido depois da decantao filtrado e resfriado. Este resfriamento leva de trs a cinco dias, e os cristais de clorato de sdio so, depois, centrifugados e secados. O perclorato de potssio feito pela converso do clorato de sdio em perclorato de sdio, em cubas eletrolticas de ao, com nodos de platina que operam a 5,5 - 6,0 V e 2.500 A, em temperaturas da ordem de 65 C. A soluo de perclorato de sdio adicionase uma soluo filtrada de cloreto de potssio, precipitando-se os cristais de perclorato de potssio, que so centrifugados, lavados e secados. A gua me da soluo contm, agora, cloreto de sdio, que pode ser usado como eletrlito para a fabricao de clorato de sdio.

S-ar putea să vă placă și