Sunteți pe pagina 1din 3

FISCOSoft Impresso

Impresso gerada em 29/06/2011

Publicado em nosso site em 18/03/2011

ICMS/SP - Amostra Grtis - Condies para Iseno - Roteiro de Procedimentos Roteiro - ICMS - 2011/3515 Sumrio Introduo I - Definio II - Procedimentos quanto ao ICMS II.1 - Iseno II.1.1 - Aplicabilidade II.2 - Tributao II.2.1 - Base de clculo III - Procedimentos quanto ao IPI III.1 - Amostras de Produtos para Distribuio Gratuita sem Valor Comercial - Requisitos III.2 - Amostras de Tecidos III.3 - Ps Isolados de Calados III.4 - Rotulagem ou Marcao III.5 - Amostra Grtis Tributada IV - Importao V - Amostra Grtis Tributada - Crdito do Imposto VI - Amostra grtis isenta - Crdito do Imposto VI.1 - ICMS VI.2 - IPI VII - Emisso de Nota Fiscal VIII - Escriturao Fiscal Introduo Muitos contribuintes, para dar a conhecer o seu produto, utilizam-se da distribuio gratuita. Observadas determinadas condies essa distribuio gratuita poder usufruir benefcio fiscal tanto do ICMS quanto do IPI, conforme dispe o art. 3 do Anexo I do RICMS/SP Decreto n 45.490/2000 e o art. 53 do RIPI - Decreto n 7.212/2010. No presente Roteiro trataremos dos procedimentos a serem observados nessas operaes. I - Definio

Tanto a legislao do ICMS como a do IPI, consideram "amostra grtis", como sendo a mercadoria distribuda com pequeno ou nenhum valor comercial, desde que em quantidade estritamente necessria para dar conhecimento de sua natureza, sua espcie e qualidade. II - Procedimentos quanto ao ICMS

II.1 - Iseno

A legislao estadual confere iseno do imposto s sadas internas ou interestaduais, a ttulo de distribuio gratuita, de amostras de diminuto ou nenhum valor comercial, desde que em quantidade estritamente necessria para dar conhecimento da natureza, espcie e qualidade da mercadoria. Este benefcio aplica-se a qualquer produto desde que observadas as condies estabelecidas, conforme subtpico a seguir. Fundamentao: art. 3 do Anexo I do RICMS/SP.
II.1.1 - Aplicabilidade

A legislao quando estabelece as condies para fruio da iseno, prev hipteses distintas em relao aos medicamentos. Dessa forma, ser considerada amostra grtis a que contiver a indicao, em caracteres bem visveis, da expresso "Distribuio Gratuita", e ainda, devem consistir em quantidade no excedente a 20% (vinte por cento) do contedo ou do nmero de unidades da menor embalagem de apresentao comercial do mesmo produto, para venda a consumidor. Contudo, no que se refere aos medicamentos, ser considerada amostra grtis para fins de fruio do benefcio, a que contiver: a) quantidade suficiente para o tratamento de um paciente, tratando-se de antibiticos; b) 100% (cem por cento) da quantidade de peso, volume lquido ou unidades farmacotcnicas da apresentao registrada na Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA e comercializada pela empresa, tratando-se de anticoncepcionais; c) 50% (cinquenta por cento) da quantidade total de peso, volume lquido ou unidades farmacotcnicas da apresentao

FISCOSoft On Line

FISCOSoft Impresso registrada na ANVISA e comercializada pela empresa, nos demais casos; d) na embalagem, as expresses ''AMOSTRA GRTIS'' e "VENDA PROIBIDA" de forma clara e no removvel; e) o nmero de registro com 13 (treze) dgitos correspondentes embalagem original, registrada e comercializada, da qual se fez a amostra; f) no rtulo e no envoltrio, as demais indicaes de carter geral ou especial exigidas ou estabelecidas pelo rgo competente do Ministrio da Sade. Fundamentao: art. 3 do Anexo I do RICMS/SP.
II.2 - Tributao III.1 - Amostras de Produtos para Distribuio Gratuita sem Valor Comercial - Requisitos

Nas hipteses em que a mercadoria no observar as condies previstas no subtpico anterior dever ser tributada normalmente, todavia, nada impede que seja distribuda a titulo gratuito. Ou seja, as condies mencionadas anteriormente referem-se aplicao da iseno do ICMS e no possibilidade de distribuir gratuitamente produtos.
II.2.1 - Base de clculo

A iseno do IPI ser aplicada na sada de amostras de produtos para distribuio gratuita, de diminuto ou nenhum valor comercial, assim considerados os fragmentos ou partes de qualquer mercadoria, em quantidade estritamente necessria a dar a conhecer a sua natureza, espcie e qualidade, atendidos os seguintes requisitos: a) indicao no produto e no seu envoltrio da expresso "Amostra Grtis", em caracteres com destaque; b) quantidade no excedente de 20% (vinte por cento) do contedo ou do nmero de unidades da menor embalagem da apresentao comercial do mesmo produto, para venda ao consumidor; e c) distribuio exclusivamente a mdicos, veterinrios e dentistas, bem assim a estabelecimentos hospitalares, quando se tratar de produtos da indstria farmacutica. Fundamentao: art. 54, III do RIPI/2010.
III.2 - Amostras de Tecidos

A base de clculo do ICMS nas operaes com amostra grtis tributada ser composta dos seguintes valores: a) o preo FOB estabelecimento industrial vista, caso o remetente seja industrial; b) o preo FOB estabelecimento comercial vista, nas vendas a outros comerciantes ou industriais, caso o remetente seja comerciante.
Nota:
1) Tanto na letra "a" como na letra "b" adotar-se- sucessivamente: 1 - o preo efetivamente cobrado pelo estabelecimento remetente na operao mais recente; 2 - caso o remetente no tenha efetuado venda de mercadoria, o preo corrente da mercadoria ou de sua similar no mercado atacadista do local da operao ou, na falta deste, no mercado atacadista regional. 2) Na hiptese da letra "b", se o estabelecimento remetente no efetuar vendas a outros comerciantes ou industriais ou, em qualquer caso, se no houver mercadoria similar, a base de clculo ser equivalente a 75% (setenta e cinco por cento) do preo de venda corrente no varejo, observado o disposto na Nota anterior.

A iseno do IPI tambm se aplica na sada de amostras de tecidos de qualquer largura, e de comprimento at 45 cm para os de algodo estampado, e 30 cm para os demais, desde que contenham, em qualquer caso, impressa tipograficamente ou a carimbo, a expresso "Sem Valor Comercial". A sada de amostras de tecidos cujo comprimento no exceda de 25 cm (algodo estampado) e 15 cm (demais) esto dispensadas da exigncia mencionada anteriormente. Fundamentao: art. 54, IV do RIPI/2010.
III.3 - Ps Isolados de Calados

Aplicar-se- tambm a iseno do imposto, nas sadas de ps isolados de calados, conduzidos por viajante do estabelecimento industrial, desde que tenham gravada, no solado, a seguinte expresso: "Amostra para Viajante". Fundamentao: art. 54, V do RIPI/2010.
III.4 - Rotulagem ou Marcao

Fundamentao: art. 38, II e III e 1 e 2 do RICMS/SP. III - Procedimentos quanto ao IPI As caractersticas para que seja concedida iseno do IPI so bem parecidas com as do ICMS. Vejamos. FISCOSoft On Line

Tanto os fabricantes como os estabelecimentos que encomendam a industrializao de produtos mediante a remessa de insumos so obrigados a rotular ou marcar seus produtos e os volumes que os acondicionarem, antes de sua sada do estabelecimento. Assim, devero constar nas mercadorias distribudas a ttulo gratuito as seguintes expresses: a) no caso de amostra grtis isenta do imposto - "amostra grtis";

FISCOSoft Impresso b) no caso de amostra grtis tributada - "amostra grtis tributada". Fundamentao: art. 273, 9 do RIPI/2010.
III.5 - Amostra Grtis Tributada

VII - Emisso de Nota Fiscal Na sada de mercadoria a ttulo de amostra grtis sujeita iseno, o contribuinte dever emitir nota fiscal com as seguintes especificaes, alm do preenchimento dos dados do emitente e do destinatrio: a) natureza da operao: "Amostra grtis"; b) CFOP: 5.911 (operaes internas) ou 6.911 (operaes interestaduais), conforme o caso; c) Descrio dos produtos; d) CST: 040 (se mercadoria nacional); 140 (se mercadoria estrangeira importada diretamente), ou 240 (se mercadoria estrangeira adquirida no mercado interno); e) unidade, quantidade, valor unitrio e valor total. f) em "Dados adicionais", no caso de amostra grtis apenas, mencionar: 1 - ICMS - isento conforme art. 3 do Anexo I do RICMS-SP; 2 - IPI - isento conforme art. 54 do RIPI/2010. Caso a amostra grtis seja tributada o contribuinte dever emitir Nota Fiscal com destaque do imposto.
Nota:
O contribuinte que receber mercadorias a ttulo de amostra grtis dever escriturar a respectiva nota fiscal no seu livro

Quando a mercadoria no satisfizer as condies estabelecidas na legislao para a aplicao da iseno, dever ser tributada. Para o clculo do imposto, o valor tributvel do IPI corresponder ao preo corrente do produto ou seu similar no mercado atacadista da praa do remetente. Fundamentao: art. 190 do RIPI/2010. IV - Importao A importao de amostra grtis tambm est amparada pela iseno do ICMS desde que a mercadoria no tenha valor comercial e desde que observadas as definies estabelecidas pela legislao federal que outorga a iseno do Imposto de Importao. Fundamentao: art. 37, II do Anexo I do RICMS/SP. V - Amostra Grtis Tributada - Crdito do Imposto Conforme mencionado anteriormente, para que seja aplicada a iseno do ICMS e do IPI, devero ser cumpridos os requisitos mencionados nos tpicos II e III. Caso as condies l estabelecidas no sejam cumpridas, o contribuinte dever tributar as operaes realizadas com amostra grtis normalmente por esses impostos quando incidentes. Considerando o princpio da no cumulatividade, uma vez tributada a sada da mercadoria, o contribuinte ter direito ao crdito do imposto (tanto do ICMS, quanto do IPI) referente entrada da mercadoria ou dos respectivos insumos em seu estabelecimento. Fundamentao: art. 59 do RICMS/SP. VI - Amostra Grtis Isenta - Crdito do Imposto

Registro de Entradas com os COPFs 1.911 (operao interna) ou 2.911 (operao interestadual).

VIII - Escriturao Fiscal A escriturao fiscal relativamente s operaes de sada de amostra grtis (isentas do ICMS e do IPI) ser feita no livro Registro de Sadas, devendo ser utilizadas as seguintes colunas: a) Valor contbil; b) ICMS - isentas ou no-tributadas; c) IPI - isentas ou no-tributadas. Fundamentao: art. 215 do RICMS/SP.

VI.1 - ICMS

Tendo em vista no haver disposio expressa na legislao sobre a manuteno nas operaes de sada de amostra grtis com a iseno do ICMS, os crditos apropriados em razo da entrada devero ser estornados.
VI.2 - IPI

Quanto ao IPI, os crditos podero ser mantidos conforme disposio do art. 11 da Lei n 9.779/99.

FISCOSoft On Line

S-ar putea să vă placă și