Sunteți pe pagina 1din 6

INTELIGNCIA SOCIAL: analisando o amor entre o homem e a mulher.

Hlio Soares de Brito1 RESUMO Este trabalho prope-se a analisar aspectos relevantes do amor entre o homem e a mulher, descritos nos captulos 13 e 14, do livro de Daniel Goleman Inteligncia social: o poder das relaes humanas. O autor inova ao relacionar o tema com a neurocincia. Considera que o amor humano segue duas vias: a via secundria que corresponde aos circuitos subcorticais e a via primria que compreende o crebro racional. Os dois sistemas so ativados de maneira diferente no homem e na mulher. Conseqentemente, tanto podem propiciar a harmonia, como conflitos entre os casais. Esses pressupostos so associados a outros estudos sobre os nveis de satisfao dos casais. Finalmente, so feitos comentrios sobre os mtodos utilizados e propostas algumas recomendaes. Palavras chave: Amor Romntico. Apego, cuidado e sexo. Redes neurais. Experincias reparadoras. 1 INTRODUO Daniel Goleman fez o doutorado na Universidade de Havard, autor de vrios livros, como a Inteligncia Emocional, de ampla divulgao mundial, e Trabalhando com a inteligncia emocional. , tambm, co-autor de O poder da inteligncia emocional. redator do The York Times, onde escreve sobre a neurocincia e as cincias comportamentais. O tema desenvolvido, nesses captulos, j foram anteriormente investigados por outros pesquisadores, como o conceito de apego, cuidado e sexo. A inovao consiste, porque Goleman relaciona esse tema com os conhecimentos da neurocincia. Ser que existe correlao entre a dimenso biolgica e as relaes de amor entre o homem e a mulher? O texto de Goleman procura mostrar essa correspondncia ao conectar o amor romntico com as redes neurais do crebro. 2 O AMOR ROMNTICO Considera, o autor, que a neurocincia distingue as redes neurais referentes ao apego, cuidados e sexo. Para Goleman (2006, p. 217), as variaes do amor compreendem o amor romntico, familiar e dos pais:
A neurocincia distingue as redes neurais referentes ao apego, cuidados e sexo. Os trs sistemas se conectam para perpetuar a espcie. So variaes do amor romntico, familiar e dos pais - , bem como em nossa capacidade de conexo, seja em situaes de amizade, compaixo ou ao afagarmos um gato. Apego determina quem procuramos em busca de socorro, pessoas que mais sentimos falta quando
1

Mestre em Cincias da Famlia da Universidade Catlica de Salvador. Professor da Faculdade Castro Alves

ausentes; Cuidado o impulso para cuidar das pessoas com as quais nos preocupamos; E sexo ... bem, sexo sexo.

2.1 O que leva os casais unio e separao? Goleman (2006), ao incluir a dimenso biolgica do comportamento, amplia a compreenso da resposta dessa indagao, fundamentado, principalmente, nas pesquisas da neurocincia. Pondera que o amor romntico compreende os trs aspectos: apego, cuidado e sexo (desejo). Do ponto de vista cerebral, o amor tem duas vias: a via secundria que regida pelos circuitos subcorticais e a via primria que compreende o crebro racional. Esses dois sistemas so ativados de maneira diferente no homem e na mulher. Os homens, geralmente, tm nveis mais altos de testosterona, que estimulam o desejo (sexo) e nveis mais baixos das substncias que estimulam o apego. As mulheres, ao contrrio, tm nveis mais baixos da testosterona e mais altos da oxitocina, substncia mais ligada s necessidades de cuidados, aconchego e carinho. O nvel de satisfao do casal depende da harmonia entre as duas vias do amor, a primria e a secundria. Nas mulheres apaixonadas, por exemplo, pesquisas com fotos dos amados ativam centros diferentes no circuito do crebro social: o centro cognitivo de memria e ateno, ou seja, as mulheres costumam avaliar, previamente, o homem como seu futuro cnjuge. As mulheres tendem a se apaixonar mais lentamente que os homens. Tais diferenas podem criar conflitos no relacionamento amoroso:
parte a cultura e a diferena de gneros, talvez o maior dilema para o amor romntico tenha suas origens na tenso essencial entre os sistemas cerebrais subjacentes noo segura de apego e os subjacentes a carinho e sexo. [... ] quando existem conflitos, o amor pode cambalear; quando existe harmonia,o amor pode florescer. (GOLEMAN, 2006, p. 230).

As diferencias entre os dois sistemas cerebrais, tanto podem levar dependncia, como separao do casal. Para Jaak Panksepp (apud GOLEMAN, 2006), a paixo pode tornar o casal viciado um no outro e similar dependncia do pio. Goleman pondera que a sintonia entre as pessoas amadas no se encontra no apego obsessivo que sufoca os parceiros, mas no respeito ao espao pessoal do outro. 2.2 Estilos de apego dos casais Refere-se ainda, o autor, aos estudos de Phillip Shaver, que revelaram vrios tipos de apego identificados nos casais: 55% dos americanos so seguros, mantm relacionamentos ntimos e confortveis, menos conflitos; 20% so ansiosos, tm preocupaes obsessivas, dependncia emocional, medo de serem abandonados e de no serem amados, mais conflitos; 25% so evitativos, no confiam no parceiro, temem maior proximidade com o parceiro e compartilhar emoes. Esses tipos de apego so moldados na infncia e podem ser modificados pela experincia, pela psicoterapia ou relacionamentos reparadores. Para Erikson, (apud GOLEMAN, 2006), conforme os padres de apego dos pais, pode-se estimar, com preciso de 70%, o estilo de apego dos filhos: os pais seguros correspondem a filhos seguros; pais ansiosos a filhos ansiosos; pais evitativos a filhos evitativos.

Shore, (apud GOLEMAN, 2006, p. 196), fala sobre as experincias reparadoras:


Schore argumenta que os relacionamentos positivos mais adiante na vida podem ampliar a reescrita dos scripts neurais que foram criptografados no crebro durante a infncia.

O terapeuta, um parceiro amoroso ou um bom amigo podem propiciar experincias reparadoras nos relacionamentos mal sucedidos. 2.3 Como aumentar o nvel de satisfao dos casais? Segundo Goleman (2006), as pesquisas revelam que 94% das mulheres e 92% dos homens fantasiam durante o ato sexual; outros relatos falam em 47% para os homens e 34% para as mulheres. Outro estudo revelou serem mais freqentes as fantasias com outra pessoa que com o parceiro atual. Tais fantasias, geralmente, descrevem o outro como um objeto para satisfazer os prprios desejos. A intimidade e o desejo sexual podem aumentar, se os parceiros concordam em vivenciar essas fantasias, principalmente os relacionamentos mais antigos. Comentrios Os pressupostos de Goleman podem ser associados a outros estudos realizados sobre a avaliao dos nveis de satisfao de casais. Pesquisa de Heilborn (1995, apud Brito, 2005), por exemplo, pode ser relacionada com alguns conhecimentos da neurocincia. Heiborn, comenta que os casais, no incio de uma relao intensa de convivncia, geralmente, experimentam uma emoo denominada de paixo, que corresponde aos opiides neurais; depois de dois anos, aproximadamente, a relao perde a sua vibrao inicial e passa a ser reconhecida como amor, que corresponde a serenidade e cuidados recprocos induzidos pela oxitocina; em seguida, vai caindo na rotina que alguns denominam de burocratizao da relao. A autora acredita que a distncia ideal entre os cnjuges constitui-se em desafio para os casais. , tambm, bastante conhecido o estudo de Olson (1988), para o qual, o grau de satisfao dos cnjuges, geralmente, varia de acordo com as etapas do ciclo vital. Tal satisfao, geralmente, mais significativa quando o casal no tem filhos ou possui filhos menores de 12 anos, do que quando tem filhos adolescentes e maiores de idade. Para esse autor, a insatisfao conjugal tende a assumir uma forma de U pouco profunda. Comea com o nascimento do filho primognito e prossegue, lentamente, atravs dos anos, atingindo seu momento crucial com a emancipao dos filhos e o estgio do ninho vazio, quando os filhos se casam e deixam o lar dos pais. Ainda sobre a satisfao dos cnjuges, Brito (2005), realizou pesquisa com grupos de famlias consideradas resilientes e vulnerveis e constatou que o vnculo conjugal apresentase como o maior fator de risco nos dois grupos. Em 75% dos casais, a unidade conjugal pouco diferenciada dentro do sistema familiar; pouco gratificante, pois a relao percebida como pouco prazerosa e construtiva. J o apego afetivo com os filhos foi analisado

como o maior fator protetor da famlia, conforme pode-se observar no relato de uma das esposas:

Sabe o que , no dia que fez 23 anos que ns estamos juntos[...]a quando eu fui dar parabns pra ele, eu disse assim: Eu no sei se lhe dou psames ou se lhe dou parabns! Mas eu no falei isso em tom que nosso relacionamento merecesse psames no. A expresso no essa aturar {...] as lagrimas, sorriso e tudo e ele que interpretou por ser uma coisa ruim, mas no foi isto [risos]. Talvez pela diferena de idade[...] o que realmente desgastou a relao que eu me sentia uma viva de marido vivo, de dizer assim: Cad o seu marido? Ah, no veio! No veio por que? Porque no quis. Sempre voc t dando desculpa pra algum[...] a cama s cama com tudo aquilo na sua cabea no acontece nada. Na minha relao pr ele ficou muito ruim mesmo. Elas (as filhas) sofreram muito e a a gente conversou e eu voltei (a esposa voltara aps abandono provisrio do lar). O que me incomodava antes, hoje j no me incomoda. (BRITO, 2005, p. 67).

Pode-se inferir que o sistema de troca recproca do casal est comprometido, uma vez que a esposa revela, ao mesmo tempo, insatisfao e acomodao na relao conjugal. Alega que falta companheirismo e est afetado o relacionamento sexual com o marido. J se separou provisoriamente, mas depois voltou ao lar por causa das filhas. Parece que a me atribui ao relacionamento com as filhas um significado especial, pois foi o motivo alegado para voltar a conviver com o marido e a famlia. Terapeutas Familiares ponderam que o desejo sexual do casal, no incio da relao , geralmente, mais intenso e depois tende a cair na rotina. Recomendam que esse desejo deva ser constantemente alimentado para evitar o seu declnio. Acreditam que o homem, mesmo cansado, na maioria das vezes, responde a estmulos sexuais. Enquanto a mulher acaba adiando o sexo ou porque lhe falta disposio fsica ou porque o parceiro no a estimula adequadamente ou pelo constrangimento de ter que tomar a iniciativa. A mulher, geralmente, necessita ser envolvida por um clima romntico e do toque do parceiro para se entregar ao sexo. Beavers e Hampson (1995) recomendam a realizao de programas de enriquecimento conjugal, como uma forma de propiciar competncias interpessoais ao casal. Ressaltam, os autores, a importncia de se realizar investigaes sobre a eficcia desses programas. 3 CONCLUSO Pode-se chegar a algumas concluses, destacando as principais contribuies e restries, referentes aos captulos 13 e 14, do livro de Daniel Goleman: Inteligncia social: o poder das relaes humanas. Para o autor, as diferenas existentes entre os sistemas cerebrais de apego, cuidados e sexo, do homem e da mulher, tanto podem levar unio, quanto separao dos casais. Os homens, geralmente, so mais estimulados pelo desejo (sexo) e as mulheres so mais propensas aos cuidados, ao aconchego e ao afeto. Apesar das investigaes da neurocincia ampliarem a compreenso da dimenso biolgica do amor entre os casais, o amor humano no pode ser reduzido a essa dimenso. Ao

contrrio, deve ser contextualizado e articulado com outras dimenses, como a psicolgica, a social, a cultural, a econmica e a poltica. Algumas pesquisas apresentadas, por Goleman, poderiam ser mais contextualizadas. Por exemplo, quando o autor apresenta os estilos de apego dos americanos, parece generalizar os resultados das pesquisas, sem antes descrever suficientemente as caractersticas da amostra. Os dados so meramente quantitativos, ou de laboratrio, quando poderiam ser complementados com outros recursos, como a anlise qualitativa e estudos longitudinais, para a melhor compreenso do problema. O tema desenvolvido to relevante que poderiam se formuladas novas indagaes. Por exemplo, se existe correlao entre os vrios estilos de apego, tais como, seguros, ansiosos e evitativos com a idade, com a diferena de gnero, com o grau de instruo, com a classe social e com as diferenas transculturais dos parceiros. Quais so as caractersticas de casais resilientes, aqueles que, apesar dos desafios ou condies adversas, mantm a unidade conjugal de forma sadia e adequada? Como fortalecer os vnculos conjugais? Esses conhecimentos so importantes para propiciar aos casais a compreenso e a empatia pelas diferenas de gnero, a fim de se minimizar os conflitos e propiciar o bem estar da famlia. Tais conhecimentos so, tambm, recursos teis para os profissionais da rea da educao, da sade, do trabalho e, em especial, para o desenvolvimento da Educao das Emoes. ABSTRACT This study proposes to examine relevant aspects of love between man and woman, described in Chapters 13 and 14, of Daniel Goleman's book Social Intelligence: the power of human relations. The author innovates to relate the issue with neuroscience. Believes that human love follows two tracks: the sideline that corresponds to the subcortical circuit and the primary route that corresponds to the rational brain. The two systems are activated differently in men and women. Consequently, both can provide the harmony, as conflicts between couples. These assumptions are associated with other studies on the levels of satisfaction among couples. Finally, comments are made about the methods used and proposed some recommendations. Key words: Romantic Love. Affection, care and sex. Neural networks. Remedial experience.

REFERNCIAS

BEAVERS, W. R.; HAMPSON, R. B. Familias Exitosas: evaluacin, tratamiento e intervencin. Traduccin de Fernando Ingls Bonilla. Buenos Aires: Paids, 1995. BRITO, H. S. Estresse, resilincia e vulnerabilidade: comparando famlias com filhos adolescentes na escola. Dissertao (Mestrado em Cincias da Famlia) Universidade Catlica de Salvador. Salvador, 2004. GOLEMAN, DANIEL. Inteligncia social: o poder das relaes humanas. Traduo de Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. HEILBORN, M. L. O Que Faz um Casal, Casal? Conjugalidade, Igualitarismo e Identidade Sexual em Camadas Mdias Urbanas. In: RIBEIRO, Ivete ; RIBEIRO, Ana Clara T. (Orgs.). Famlias em Processos Contemporneos: inovaes culturais na sociedade brasileira. So Paulo: Loyola, 1955. OLSON, D. H. Tipos de Famlia, Estrs Familiar y Satisfacion com la Famlia: una perspectiva del desarrollo familiar. In: FALICOV, C. J. Transiciones de la Familia: continuidad y cambio en el ciclo de vida. Traduo de Zoraida J. Valcrcel. Buenos Aires: Amorrortu, 1991.

S-ar putea să vă placă și