Sunteți pe pagina 1din 15

Procedimentos Antes do Alinhamento

Antes de iniciarmos o alinhamento do veculo, devemos nos certificar da integridade dos componentes do sistema de suspenso e direo para que ao trafegar, os sistemas consigam cumprir a sua funo com eficcia. O sistema de direo deve ser: - Seguro - Suave - Preciso - Firme Seguro: Deve garantir nveis elevados de segurana ativa (facilidade de manobra) e segurana passiva (confiabilidade e robustez dos componentes, assim como a proteo do condutor em caso de coliso frontal). Suave: Se obtm mediante uma correta geometria da direo, tanto para orientar as rodas como para volt-las posio de repouso. A suavidade tambm se obtm atravs dos pneus em bom estado e a correta presso de inflao.

Preciso: Trata-se de um compromisso entre o esforo que o condutor realiza no volante para orientar as rodas e a capacidade da direo em transmitir ao condutor a sensao de contato com o solo. Para isto, a desmultiplicao no deve ser muito grande (o condutor normalmente no aprecia este tipo de direo), nem muito pequena (j que provoca fadiga e perda de preciso).

Firme: Deve referenciar-se na propriedade de no transmitir ao volante as oscilaes, vibraes e os esforos sbitos a que esto submetidas as rodas.

Evoluo da direo A direo dos primeiros automveis eram muito simples, j que para esterar as rodas girava-se todo o eixo dianteiro, assim como nas carruagens. Esta tcnica logo foi abandonada, devido a instabilidade dos automveis nas curvas, optou-se ento, por esterar as rodas e no todo o eixo. Assim, ao girar a direo, tambm giravam as rodas. Para facilitar o esteramento das rodas se aplicavam rodas de grande dimetro e peso. Em seguida apareceram rodas menores e mais leves, assim como o pneu de borracha. Com a evoluo do automvel e maior velocidade, exigiu-se tambm mais estabilidade, ento foram criados os ngulos de suspenso. Para facilitar a conduo e orientao da rodas, introduziram-se mecanismos desmultiplicadores e mais recentemente as diferentes direes servo assistidas.

Uma avaria no sistema de direo pode alterar a trajetria, afetar a estabilidade e a suavidade de funcionamento. A medio detalhada garante a correta verificao dos ngulos de geometria
Avarias do Sistema de Direo
Verificao de folgas

Para considerar vlidos os valores de prescrio de alinhamento necessrio realizar previamente a verificao da integridade do sistema. A verificao ou localizao de uma avaria no sistema de direo requer metodologia e sequncias de verificao. S assim se realizar corretamente a preparao: - Operaes prvias - Prova dinmica - Diagnstico e anomalias dos sistemas mecnicos - Controle e regulagens - Diagnstico e anomalias em direo servo assistida. Operaes prvias: Antes de verificar a direo, necessrio preparar o veculo. Do contrrio, as medidas tomadas podem ser equivocadas e sua reparao incorreta. Deve-se observar os pneus, a leitura correta do costado, sem deixar de considerar o seu dimetro medindo-se com rgua (fita mtrica) a correta inflao do pneu, levando-se em conta a sua temperatura (deve ser a temperatura ambiente), o desgaste da banda de rodagem. Verificar a existncia de folgas nos terminais de articulao, rolamentos e outros pontos de fixao da suspenso. Prova dinmica: Deve-se realizar um teste de rodagem e verificar com especial ateno o comportamento da suspenso e dos freios, se ocorrem tendncias esquerda ou direita ao acelerar ou ao frear, se h trepidaes, instabilidade na trajetria, sada em curva e sobre pisos irregulares, etc.

Diagnstico e anomalias dos sistemas mecnicos: So aqueles cujo a origem se deve ao estado defeituoso de algum componente da direo e podem provocar: - Desvio da trajetria quando se circula em linha reta - Existncia de folgas no volante - Dificuldade de acionamento da direo - Desgaste desigual dos pneus - Existncia de rudos estranhos Controle e regulagem: Verificar a geometria do veculo e o alinhamento de todas as rodas. O valor de cada ngulo depende das caractersticas construtivas e nem sempre possvel ajustar todos os ngulos. Preste ateno nas possveis deformaes nos batentes (eixo geomtrico, desvio de eixo traseiro e desvio das rodas dianteiras, divergncia em curva, etc). Diagnstico e anomalias em direo servo assistida: Uma vez realizado os passos anteriores verifique a direo servo assistida. Certifique-se se ela possue autodiagnstico e consulte as funes eltricas respectivas. Verifique se o circuito hidrulico mantm integridade, nvel de leo, vazamentos e rupturas. Verifique a presso hidrulica com o auxlio de um

Procedimento para Rodzio de Pneus

Antes de iniciarmos o alinhamento do veculo, devemos nos certificar da integridade dos componentes do sistema de suspenso e direo, para que a direo cumpra a sua funo com eficcia. O rodzio de pneu deve seguir os critrios de periodicidade quando no sofrem prescrio do fabricante. O rodzio de pneus visa a homogeinizao de desgaste em toda a banda de rodagem minimizando os desgastes provocados pela geometria e irregularidades do solo.. Quando no houver prescrio do fabricante, desmonte o pneu e vire-o no aro, de forma que o ombro interno passe a ficar montado no lado externo. Certifique-se da correta montagem do talo no aro, infle o pneu com a presso mxima permitida pelo fabricante para que ocorra um perfeito assentamento do pneu no aro e calibre-o de acordo com a prescrio do fabricante. A cada dois rodzios de pneus conveniente a substituio dos bicos de enchimento. Antes da instalao dos pneus e rodas no veculo balanceie-os em uma mquina de coluna, e se necessrio faa tambm um balanceamento local.

Ao montar os pneus no veculo certifique-se de cruz-los com referncia ao sentido de rotao que mantinham anteriormente, ou seja, o pneu dianteiro esquerdo deve ser montado no eixo traseiro direito. O pneu dianteiro direito deve ser montado no eixo traseiro esquerdo e assim sucessivamente. Desta forma ser mantido o sentido de rotao inicial dos pneus, evitando deformaes e rudos.

Medio de Altura Livre


Aps se certificar de que o nvel da rea de alinhamento atende a prescrio da fbrica, posicione o veculo de forma que ele fique bem nivelado, verifique a altura livre das molas individualmente, medindo do centro da manga de eixo at a superfcie interior do pra-lama. Alteraes na altura livre influenciam diretamente os ngulos da geometria. Ajustes dos ngulos de geometria sem a verificao da altura livre poder comprometer o desempenho do veculo causando instabilidade e insegurana. Verifique possveis cargas no porta malas antes de iniciar o alinhamento.

Procedimento para o Alinhamento


A utilizao de equipamentos de alta preciso com cmaras e sensores por infra vermelho auxiliam a verificao de desajustes e avarias. A verificao da geometria deve ser feita sempre que: Ocorra instabilidade direcional. Um ou mais pneus estejam com desgaste irregular. Casos em que tenham sido substitudos componentes avariados. Caso a suspenso tenha sido desmontada para reparos.

Fixador Cabeas sensoras

Pratos giratrios Alinhador

Os equipamentos de alinhamento controlados por paineis e projetores de luzes no so mais utilizados nos veculos atuais em virtude de serem limitados na leitura dos ngulos de geometria e por possuirem pouca preciso.

A plataforma de alinhamento deve manter um nivelamento que garanta a perfeita verificao e correo dos ngulos de gemetria dos veculos atuais e com desenvolvimento de suspenses avanadas como por exemplo a suspenso four link utilizada no Passat. O nivelamento mnimo da rea para suspenses convencionais deve ser de 2 milmetros do eixo dianteiro para o traseiro e transversalmente dianteira direita para a traseira esquerda e dianteira esquerda para a traseira direita. E transversalmente no mesmo eixo em 1 milmetro. Para suspenses avanadas a preciso de nivelamento deve ser a metade dos valores citados.

Fixador da cabea sensora

Nvel de bolha

Ao instalar o veculo na plataforma de alinhamento mantenha as rodas dianteiras sobre pratos deslizantes e giratrios e as traseiras com pelo menos pratos deslizantes. Instale os fixadores das cabeas sensoras nas rodas e proceda a compensao de excentricidade das rodas atravs do programa do equipamento de alinhamento. Aps a compensao de excentricidades flexione a suspenso dianteira e traseira para que se acomodem em ordem de marcha. Instale o depressor de freios, coloque as rodas retas para frente e nivele as cabeas sensoras. Obs.: A leitura do ngulo de caster, KPI e divergncia em curva feita entre 8 e 20, neste momento a roda no deve girar no seu prprio eixo, caso isto ocorra, repita a operao novamente.

Alinhamento da Suspenso Four Link


A suspenso Four Link utilizada no Passat constituda de 4 braos com 4 articulaes independentes ligadas a manga de eixo que visam proporcionar melhor estabilidade, menor sensibilidade com as irregularidades do solo e maior conforto ao dirigir. Uma das exclusividades desta suspenso o chamado Ponto S, que podemos definir por ser uma variao da convergncia que medida em 2 pontos. Desta forma a suspenso Four Link pode se movimentar em 6 ngulos diferentes sem interferir nos braos da suspenso. Ao trafegar em piso irregular a suspenso movimenta as articulaes da direo transcrevendo um arco. Em determinadas situaes, as irregularidades do solo fazem com que o sistema de direo trabalhe no limite de sua articulao, provocando desvio da roda, alterando momentaneamente a sua trajetria causando instabilidade direcional. Nos limites da transcrio do ar criado nas articulaes dos braos, eles tornam-se mais curtos. Para solucionar este incoveniente a suspenso Four Link prev um ajuste no terminal de articulao da direo em sentido vertical. A verificao da curva de convergncia ou Ponto S deve ser feita em duas fases: Com o veculo em ordem de marcha (todos os lquidos abastecidos, roda sobressalente, ferramentas, etc.), a convergncia deve ento ser medida. Esta condio, denominamos posio B1. A verificao se d elevando-se a suspenso em 60 milmetros sem que os pneus percam o contato com o solo, a convergncia deve ser medida novamente e ento comparada atravs do equipamento de alinhamento. Esta condio denominamos posio B2.

A variao de convergncia entre o ponto B1 e o ponto B2 denominamos de constante de alinhamento S ou Ponto S. Antes de proceder o ajuste da convergncia, ajuste se necessrio o ngulo de camber.

Os valores de alinhamento esto condicionados ao tipo de estrada e altura livre, e esto classificados em porta agregado: - 1BA designa suspenso regular (piso em bom estado). - 1BE designa suspenso para veculo esportivo. - 1BB designa suspenso para pisos mal conservados. - 1BP - designa suspenso para pisos mal conservados (modelo 2001 >). Estas identificaes so obtidas na etiqueta com os dados do veculo localizada no vo da roda sobressalente e no manual do proprietrio.

Identificao de chassi

Identificao das ferramentas

A verificao e ajustes previstos necessitam de ferramentas especiais conforme abaixo: - VAG 1907 parafuso de centralizao da caixa de direo. - VAG 1941 dispositivo para ajuste do camber - VAG 1925 Dispositivo para elevar a suspenso - VAG 1925/4 Dispositivo clibre de altura para elevao em 60 milimetros. - VAG 1925/6 Dispositivo clibre de altura para suspenso 1BB/1BP.

Ajuste do ngulo de Camber O ajuste do ngulo de Camber no prev ajustes individuais das rodas, mas sim, o deslocamento do agregado, dividindo o ngulo entre as rodas direita e esquerda. Solte os para fusos 3 e 4 no lado esquerdo do agregado. Instale o VAG 1941 e aplique um torque de 10Nm.

Ajuste do Camber

Agregado do motor e transmisso

Solte os parafusos 1, 2, 5, 6, 7 e 8. Gire o parafuso 2 do VAG 1941 at obter o valor prescrito para o camber. Solte o parafuso 2 do VAG 1941 e verifique se os valores esto mantidos. Substitua os parafusos exagonais 7 e 8 e aplique um torque de 110Nm + 90. Substitua os parafusos exagonais 1, 2, 3 e 4 e aplique um torque de 60Nm.

Medio e Ajuste do Ponto S Instale o dispositivo VAG 1925 com o adaptador VAG 1925/4 e VAG1925/6. Gire o corpo roscado at que esteja em contato com os parafusos 5 e 6 do agregado. Nesta condio o veculo encontra-se na posio B1 e no deve ser elevado para a verificao da convergncia. A convergncia individual de cada roda deve ser comparada com os valores prescritos pela Volkswagen e se necessrio proceda a correo. Eleve o veculo e certifique-se de que os pneus no percam o contato com os pratos giratrios. Retire o adaptador VAG 1925/6 e eleve com as mos o VAG 1925/4 instalando os pinos de travamento no orifcio sobre o corpo roscado. Apoie o veculo sobre o VAG 1925. Esta condio determina a posio de B2.

Elevao de 60mm

Compare os valores de convergncia com o prescrito pela Volkswagen para esta condio e corrija se necessrio da seguinte forma: Solte parafuso A e o parafuso B. Pressione o terminal de direo para baixo cerca de 4 milimetros. Gire o parafuso B at alcanar os valores prescritos. Aperte o parafuso A com torque 45 Nm e controle os valores ajustados. Aperte o parafuso B com torque de 7Nm. Retorne o veculo a posio B1 e retire os adaptadores, flexione a suspenso vrias vezes e verifique os valores de convergncia se ainda esto mantidos.

Ajuste do Ponto S

Balanceamento de Rodas
O balanceamento de rodas responsvel por manter os pneus em perfeito contato com o solo e garantir boa vida til eles. O diagnstico do desbalanceamento no visvel a princpio, mas perceptvel, pois mesmo em pista regular, o desbalanceamento provoca desconforto ao vibrar a carroceria causando rudos ou at mesmo provocando trepidaes. O desbalanceamento pode ocorrer de duas formas e com caractersticas distintas de comportamento. Primeiro precisamos entender as causas do desbalanceamento para efetuarmos um diagnstico adequado e para proceder a sua reparao. Quando as rodas ganham rotao, iniciase o fenmeno fsico da fora centrfuga e para manter um perfeito equilbrio de rotao devem estar em harmonia os pneus, as rodas, o tambor ou disco de freios, rolamentos, etc. At mesmo a distribuio de carga irregular pode provocar desequilbrio em uma nica roda, o que chamamos de efeito giroscpico, ou seja, a roda tende a girar sobre o prprio eixo. Efeito giroscpico nas rodas Trata-se de um fenmeno que ocorre em objetos que obtenham rotao em seu prprio eixo elevada. Ao iniciar-se a rotao, a distribuio de peso passa de vertical para oblqua. Em consequncia, surge uma fora que gera um movimento de translao do objeto sobre um novo eixo vertical.

No caso concreto de uma roda, o eixo de rotao passa a ser inclinado devido aos ngulos de direo, porque surge uma fora aplicada em um extremo da manga de eixo gerando por sua vez uma fora que dificulta a orientao das rodas atravs da direo. A fim de evitar estes efeitos, so aplicados a suspenso os ngulos de Camber e KPI e um perfeito balanceamento de rodas. A desigualdade nas dimenses dos pneus tambm pode provocar o mesmo efeito. O desbalanceamento pode se originar desde a montagem do pneu no aro de roda, tornandoo excntrico ou quando um pneu tem uma distribuio de massa (borrachas) irregular, a soma do peso do bico poder torn-lo excntrico.
Ponto de fora

Fora Eixo de rotao

A posio onde est instalada uma roda desbalanceada de grande influncia. Quando instalada no eixo dianteiro pode provocar instabilidade direcional e desgaste prematuro dos pneus e da suspenso. A excentricidade da roda faz com que o pneu toque o solo com muita fora, podendo at arrancar material do pneu, provocar rudo, etc. A verificao da excntricidade pode ser analisada atravs da elevao da roda do veculo; quando a giramos com as mos a roda no deve tender a parar sempre no mesmo ponto, caso isto ocorra indica que h distribuio de massa irregular, pois a gravidade a deslocar sempre para o ponto mais baixo. A este tipo de desbalanceamento denominamos desbalanceamento esttico, pois ocorre em sentido vertical.
Fora centrfuga faz uma massa girar 90
MASSA

Desbalanceamento Esttico

FORA CENTRFUGA EIXO DE ROTAO

A fora centrfuga provoca o deslocamento das massas a medida em que aumentamos a rotao. Exemplo: Quando giramos uma massa presa a um cordo a uma determinada velocidade, a fora centrfuga deslocar a massa at que forme o ngulo de 90 com o eixo de rotao. Do mesmo modo quando giramos uma rgua presa no centro ao eixo de rotao, o ngulo de 90 mantido mesmo com a elevao da rotao.

EIXO DE ROTAO

90

Quando fixamos uma rgua a um eixo de rotao, ao elevarmos a rotao, no desequilibrar a rgua, a qual manter o ngulo de 90 com seu eixo.

EIXO DE ROTAO

EIXO DE ROTAO

Se adicionarmos uma massa em cada extremidade da rgua, ainda manter o ngulo de 90 com o eixo de rotao. Porm, se adicionarmos uma massa desigual em cada extremidade da rgua, notamos que ao aumentar a rotao, ocorrer um desequilbrio nas extremidades da rgua, pois a massa sempre tender a formar o ngulo de 90 com o eixo de rotao. Sendo assim, quando a massa na extremidade esquerda formar o ngulo de 90, se deslocar direita e quando a extremidade direita formar o ngulo de 90 se deslocar esquerda.

TENDNCIA DAS MASSAS

TENDNCIA DE OSCILAO DO EIXO

Em um automvel, uma roda desbalanceada ter o mesmo efeito, porm, este efeito s perceptvel nas rodas dianteiras em virtude do sistema de direo permitir articulaes esquerda e direita. O desequilbrio nas rodas aumentar a medida em que aumentar a rotao nas rodas, este tipo de desbalanceamento denominado desbalanceamento dinmico. A correo dos desequilbrios esttico e dinmico feita com o balanceamento atravs da compensao de contra pesos de chumbo, fixando-os nas partes mais leves. Desta forma podemos dividir a roda em quatro pontos.

Exemplo: Se tivermos uma massa excedente como o ponto1, devemos instalar um contra peso da mesma grandeza a 180 do ponto 1, e se necessrio instale um contra peso de mesma grandeza no ponto 2 para equilibrar o ponto 4. Um balanceamento nestas condies garante o equilbrio da roda tanto esttico como dinmico.

Um perfeito balanceamento depende de inspees criteriosas na periferia do pneu, na banda de rodagem e aro de roda. A mxima excentricidade radial tolervel de 1,6mm e a mxima excentricidade axial tolervel de 2,0 mm. Estas medies devem ser feitas com relgio comparador. Quando as medies vencerem as tolerncias no ser possvel balancear a roda. A excntricidade dos pneus poder ter origem por longos perodos sem utilizao do veculo, neste caso, as excentricidades podero desaparecerem em alguns minutos de rodagem a uma velocidade constante. Ao balancear uma roda em um equipamento de coluna, fixe se possvel, a roda em flanges que garantam a sua centralizao, caso contrrio o balanceamento poder no ser bem sucedido.

A excentricidade na roda poder ter origem nos furos de fixao (principalmente rodas de liga leve) por falta de critrio no torque aplicado s rodas, como por exemplo, torquear um parafuso quando os outros da mesma roda ainda esto desroscados ou com torque excessivo em um nico parafuso. Uma sequncia lgica de torque proporciona adequao a fixao da roda. Quando um desbalanceamento for de tal grandeza que exija uma massa considervel de contra peso aconselhvel mudar o pneu de posio no aro de roda. Para isto existem programas especficos em balanceadores de coluna. Obs.: No h prescrio para a grandeza da massa a ser instalada na roda, porm, quando for necessrio instalar mais que 100 gramas de cada lado do aro conveniente desmontar o pneu e reposicion-lo.

Balanceamento Local X Balanceamento de Coluna No balanceamento de coluna necessrio remover a roda do veculo, porm, um balanceador de coluna trabalha com 2 sensores piezo eltricos sendo capazes de detectar o deslocamento esttico e dinmico. O balanceamento local no necessita retirar a roda do veculo, porm, trabalha com um nico sensor piezo eltrico e portanto s consegue realizar o balanceamento esttico. O balanceamento local ento mais indicado para acabamento fino, aps ter sido executado o balanceamento dinmico.

Posicione a roda at que o balanceador indique a posio do desbalanceamento, observe a tabela, e atente para os seguintes pontos: - Se o contra peso estiver na seo 2, indica que a massa residual excessiva, ento conserve a posio e diminua o valor da massa solicitado no balanceador. - Se o contra peso estiver nas sees 3, 4, 5 e 6, mantenha o valor da massa e apenas a reposicione em sentido a seo 1 num intervalo menor que uma seo. - Se o contra peso estiver entre as sees 7 e 8, indica que a massa est leve no valor que o balanceador indicar e reposicione o contra peso em sentido da posio 1 em intervalo menor que uma seo.

Quando balanceamos uma roda nem sempre obtemos um resultado satisfatrio em uma nica operao. Por exemplo, quando instalamos um contra peso de acordo com a solicitao da mquina e ainda houver algum valor residual poder ter ocorrido que a fixao do contra peso no tenha sido devidamente instalada. Neste caso a causa do valor residual excessiva ou faltante utilizando uma regra bsica possvel concluir o diagnstico.

Tabela de posio de contra pesos

1 8 4 6 2

7 3 5

S-ar putea să vă placă și