Sunteți pe pagina 1din 5

SISTEMAS DE INFORMAO Sistemas de Gesto Empresarial

Carlos Eduardo da Costa

RESUMO

O presente trabalho demonstra os principais conceitos dos Sistemas de Informao. A evoluo dos S.I. antes da informtica e as vantagens de um bom S.I. O trabalho tambm apresenta os sistemas usados nas organizaes e os tipos de sistemas por elas usados, e a forma de se proteger dos vrus e eventuais ataques. Expe o quanto importante para a organizao, um planejamento ao implantar um Sistema de Informao.

Palavra-chave: Sistema de Informao; Organizaes; Planejamento.

1 INTRODUO

A informao tudo na administrao de uma organizao. Mas para uma boa informao e necessrio existir um conjunto de caractersticas para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Entender como os Sistemas de Informao funcional so fundamentais para uma empresa colocar em prtica aquilo que realmente precisa de um sistema.

2 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

De acordo com Wikipdia (2007), Sistemas de Informao a expresso utilizada para descrever um sistema automatizado ou manual, que envolve pessoas, mquinas, e mtodos para organizar, coletar, processar e distribuir dados para os usurios do sistema envolvido. Um Sistema de Informao poder ser usado ento para prover informao, qualquer que seja o uso feito dessa informao.

Para Matsuda (2007), Sistemas de Informao so processos administrativos que envolvem processos menores que interagem entre si. O sistema dividido em subsistemas que podem ser: produo/servio, venda, distribuio, materiais, financeiro, recursos humanos e outros, dependendo do tipo de empresa. O departamento de informtica da empresa cruza esses subsistemas, o que leva a uma abordagem sistemtica integrativa, envolvendo questes de planejamento estratgico da empresa.

2.1 EVOLUO DOS SISTEMAS DE INFORMAO

Ainda segundo Wikipdia (2007), os sistemas de informao surgiram antes mesmo da informtica. Antes dos computadores, as organizaes se baseavam basicamente em tcnicas de arquivamento e recuperao de informao. Existia a figura do arquivador, a pessoa responsvel em organizar os dados, registra-los, catalog-los e recupera-los quando necessrio.

Esse mtodo exigia um grande esforo para manter os dados atualizados e tambm para acess-los. As informaes em papel no possibilitavam o cruzamento de informaes e analise de dados. Por exemplo, a atualizao do inventrio de estoque exigia um grande numero de pessoas, o que aumentava a probabilidade de erros. Com o advento da informtica todo o processo foi informatizado com o surgimento dos Sistemas Operacionais ou Orientado Operao.

2.2 VANTAGENS DOS SISTEMAS DE INFORMAO

Wikipdia (2007), ainda define que em um Sistema de Informao, vrias partes trabalham juntas visando um objetivo comum. Esse objetivo o fluxo mais confivel e menos burocrtico das informaes. As principais vantagens so: acesso rpido a informaes; integridade e veracidade da informao; garantia de segurana de acesso a informao. Acesso informao de boa qualidade so essenciais para uma boa tomada de deciso.

3 OS SISTEMAS DE INFORMAO NAS EMPRESAS

Matsuda (2007) define que dentro de um Sistema de Informao empresarial, h diversos aspectos que devem ser observados como, por exemplo: a criao da informao (coleta); a comunicao da informao (transmisso); tratamento da informao (interpretao); memorizao da informao (arquivamento). muito importante que a empresa controle poltica e logisticamente sua informao. Politicamente para definir que informaes sero utilizadas e logisticamente para definir como obter as informaes.

A informao no se limita ao que produzida na empresa. Matsuda (2007) esclarece que a informao deve ser analisada por diversos ngulos, como informao para o trabalho e relacionais; informao interna e externa; informao qualitativa e quantitativa; informao formal e informal e informao altamente especializada. Informao certa e disponvel no tempo correto determinante para que os

administradores tomem decises mais acertadas.

3.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAO

Wikipdia (2007) descreve trs tipos de Sistemas de Informao que trabalham integrados: Sistema de Informao Operacional (tratam das transaes rotineiras da organizao, encontradas em todas as empresas automatizadas); Sistema de Informao Gerencial (agrupam e sintetizam os dados das operaes da organizao para facilitar a tomada de deciso pelos administradores); Sistema de Informao Estratgico (integram e sintetizam dados de fontes internas e externas, utilizando ferramentas de anlise e comparao complexas, simulao e outras facilidades para a tomada de deciso da cpula estratgica da organizao).

3.2 CARACTERSTICAS E VANTAGENS DOS SISTEMAS DE INFORMAO

Para Matsuda (2007), um sistema de informao formado por trs componentes: as pessoas que participam da informao da empresa; as estruturas da organizao (circuitos de informao, documentos) e as tecnologias de informao e de comunicao. Isso tudo leva a um grande volumes de dados e informaes que gera uma complexidade de processamento. As principais vantagens so: suporte tomada de deciso; valor agregado ao produto; aumento da qualidade do produto; oportunidade de negcios; carga de trabalho manual reduzida e principalmente o controle das operaes.

Para Bonde (2007), os sistemas de informao so peas fundamentais para as empresa. No apenas na elaborao de relatrios, mas de todos os departamentos e atividades da empresa. Tudo o que acontece, so registrados por um sistema, que pode ser acesso pelos funcionrios. Mais uma vez deve ser considerada a importncia do administrador nesse processo, que vital para a corporao.

3.3 SEGURANA NOS SISTEMAS DE INFORMAO

Para Terra (2007), a vulnerabilidade das redes corporativas cresce em ritmo mais acelerado do que as atualizaes e correes dos Sistemas de Informao. Apesar dos antivrus e firewall (para barrar invases externas) estarem em todas as empresas, isso no suficiente para que o sistema esteja livre de vrus, cavalos de tria, ataques combinados, vazamento de informaes ou fraudes.

Ainda para Terra (2007), a complexidade das estruturas das corporaes em funo dos nmeros de perifricos, redes, banco de dados e outros aplicativos, exige proteo de toda a infra-estrutura. Pois cada usurio um ponto fixo nas redes IP de alta velocidade, pois esto sempre conectados on-line e acabam

nem percebendo quando so vitimas de um ataque. Por esse motivo o gerenciamento e a gesto da segurana so duas modalidades apontadas como as principais fontes de negcios nesse mercado e andam na contra mo da queda de investimentos da rea de Tecnologia da Informao.

4 PLANEJAMENTO SOBRE SISTEMAS DE INFORMAO

Para Contador e Santos (2007), o planejamento dos Sistemas de Informao uma atividade que define o futuro desejado para os sistemas da organizao, o modo que devero ser suportados pelas tecnologias. Os principais objetivos de se fazer um planejamento so: buscar maior eficincia interna, criando uma base de informaes necessrias para o bom funcionamento operacional e gerencial; administrao das informaes do ambiente externo; planejamento dos recursos de tecnologia da informao parra suportar o Sistema de Informao envolvendo qualidade de hardware e software; utilizao da informao perante os concorrentes.

Contador e Santos (2007), ainda esclarecem que o planejamento dos Sistemas de Informao deva fazer parte integrante da atividade de planejamento estratgico da empresa, diante a sua importncia. O planejamento ainda resulta inevitavelmente em mudanas na organizao, que se manifestam principalmente nos funcionrios, obrigando-os a refletir sobre a organizao, a desejar acompanhar a evoluo e a inovao organizacional da empresa.

5 CONCLUSO

Podemos concluir que os Sistemas de Informaes atuais devem atender a todas as necessidades de uma empresa, desde reas como recursos humanos at ao cho de fbrica. Os gestores das empresas s tomaram uma deciso, apoiados em relatrios bem elaborados em com uma informao precisa. de fundamental importncia os funcionrios estarem integrados ao ambiente e polticas de trabalho da empresa para que o Sistema de Informao seja planejado e implantado na organizao.

6 REFERNCIAS

BONDE. A importncia dos Sistemas de Informao. Disponvel em: <http://www.bonde.com.br/colunista/colunistasd.php?id_artigo=1646>. Acesso em: 20 set. 2007.

CONTADOR e SANTOS. Planejamento de Sistemas de Informao Avaliao do estudo de Sullivan.

Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v9n3/14569.pdf>. Acesso em: 21 set. 2007.

MATSUDA. Teoria dos sistemas. Disponvel em: <http://sites.mpc.com.br/gberaldo/Teoria%20dos%20sistemas.pdf>. Acesso em: 24 set. 2007.

TERRA. O perigo que ronda os sistemas. Disponvel em: <http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI216000-EI4803,00.html>. Acesso em: 21 set. 2007.

WIKIPDIA. Sistema de Informao. Disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_de_informa%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 22 set. 2007.

WIKIPDIA. Sistema de Informao de Gesto. Disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o_de_gest%C3%A3o>. Acesso em: 23 set. 2007.

S-ar putea să vă placă și