Sunteți pe pagina 1din 72

www.tekoare.

com

ATITUDE!

Uma pequena coisa que faz uma grande diferena!

ATITUDE!

1/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Introduo

A melhor definio de sucesso que j li, escrita por Zig Ziglar, que por mais de 30 anos um dos mais requisitados e talentosos palestrantes do mundo na rea motivacional; estabeleceu para mim a diferena nica e decisiva entre as pessoas realizadas e as outras. Sucesso o que voc faz, comparado ao que poderia ter feito, com as habilidades que voc tem! Zig Ziglar

Esta definio mostra que sucesso no riqueza, no status social, no ter nascido em condies mais ou menos favorveis, no ter sorte, no estar no lugar certo na hora certa. Sucesso no apenas algo a ser alcanando por grandes empresrios, artistas ou atletas de elite. Sucesso para a dona de casa, o estudante, o vendedor, o pai, o religioso, e puxa quem dera, at para os polticos. Sucesso a atitude de se comprometer a fazer o melhor que puder, mesmo limitado por suas habilidades e deficincias, sempre o melhor, dia aps dia.

Este livro um livro de estrias, de reflexes, de frases, de mudanas de atitude. O leitor corre o risco, assim como o escritor correu e aceitou, de no poder mais enganar a si mesmo a respeito de sentir-se ou no realizado.

ATITUDE!

2/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Eis um teste para saber se voc terminou a sua misso na Terra: se voc est vivo, no terminou.

Richard Bach

ATITUDE!

3/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Apenas um Passo No importa quanto tempo voc tenha caminhado em direo ao norte, em apenas um nico passo voc pode estar caminhando ao sul. O que leva a mudar sua vida completamente? Apenas um nico passo. Voc est a um passo de comer uma dieta mais saudvel, um passo de ser um pai melhor, um passo de melhorar suas finanas, um passo de ficar mais qualificado em seu trabalho, um passo... Em um passo, seus piores problemas podem estar atrs de voc, ao invs de estarem na sua frente. Um nico passo pode mudar seu destino e faz-lo recomear na direo que voc quer ir verdadeiramente.

ATITUDE!

4/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Riqueza Escondida Com que freqncia voc conta suas bnos? Em sua luta diria para ter cada vez mais, com que freqncia voc agradece, ao menos a si mesmo, pelo que voc j tem? Talvez voc no sinta que tenha alguma riqueza por ainda estar pagando contas e mais contas. Mas riquezas voc tem at sem saber: as coisas que voc sabe, as pessoas em sua vida, sua espiritualidade, suas habilidades, suas opinies, sua perspectiva especial de vida, sua famlia, seus passatempos, seu humor, sua habilidade de ver oportunidades. A lista de possibilidades infinita, e so estas as coisas de mais valor do que qualquer outra coisa que voc possa imaginar. Lembre-se sempre de suas riquezas, do caminho percorrido, recorra a esses pensamentos em dias que lhe amanhecerem nublados.

ATITUDE!

5/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Sbado

Seu dia um presente especial. Se est ensolarado ou nublado ou chovendo, quente ou frio, cada dia uma oportunidade. O Sbado um dia de descanso para a maioria das pessoas com trabalhos regulares. Como voc aproveita este dia? Vai dormir at tarde, vai ficar na frente da TV vendo pessoas de sucesso? Ou voc aproveitar esta oportunidade para realizar algo? Sucesso na vida um composto de aes. Voc pode ter as melhores metas, a melhor educao, as habilidades mais requisitadas, a inteligncia mais extraordinria, e ainda, a menos que voc entre em ao, de nada adiantar. Ao traduzir suas metas em realidade. Ao a nica coisa que mover seus desejos mais ntimos em direo realizaes. O Sbado a sua oportunidade nica de dar uma passo a mais em direo aos seus sonhos. Cada dia um presente especial. Lembre-se de tratar cada um, como o tempo precioso que ele .
ATITUDE! 6/72 by Denilson Farias

www.tekoare.com

O Verdadeiro Segredo do Sucesso

Voc est pronto para aprender o verdadeiro segredo do sucesso? Sucesso em qualquer coisa: negcios, sade, relaes, educao, qualquer coisa que voc deseja. um segredo compartilhado por todas as pessoas prsperas no mundo. O segredo do sucesso ... No h nenhum segredo! No h nenhum segredo para o sucesso, algo voc pode comprar em um livro especial por apenas R$ 29,95. Muitas pessoas gostariam de pensar que tal coisa existe, e muitas pessoas gastam muito tempo e dinheiro procurando por este atalho. Ningum acorda de um dia para outro, do fracasso para o sucesso. Apesar das notcias que recebemos pelos jornais darem esta impresso, tudo um processo de melhoria contnua. Em vez de sonhar com passos enormes que te tirem do que voc hoje, para o sonho que voc deseja, pense em passos pequenos, assuma um compromisso de melhorar 1% ao dia!

ATITUDE!

7/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

A maioria das pessoas entretanto prefere os grandes sonhos, acham pouco uma melhora de 1%. Se hoje voc ganha 100, se comprometa a ganhar amanh 101, no final de uma ano de melhora contnua voc estar ganhando 1,3 milhes. Atletas de elite, homens de negcio, artistas, todos sabem disso, trabalham assim, degrau a degrau, apenas quando os vemos l topo parecem que l foram deixados de helicptero.

ATITUDE!

8/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Onde voc vai?

Pense no que voc est fazendo agora e onde voc quer ir. A maioria das pessoas desiste de pensar nos seus sonhos muito cedo. Passam o resto da vida sobrevivendo. Olhe o que voc est fazendo agora. Faz sentido para voc? O leva para onde quer chegar? No se esquea que se fizer sempre a mesma coisa, obter sempre os mesmos resultados. No desgrude de seus sonhos, e se voc no tiver nenhum, trate de achar.

ATITUDE!

9/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Excelncia
O Figueira e o Oliva, haviam entrado juntos na empresa. Participaram do mesmo e concorrido sistema de seleo que uma organizao deste porte exigia. Eram concorrentes para cargos iguais e portanto ocuparam cadeira no mesmo setor, supervisionados pelo mesmo gerente, foram por muito tempo colegas de trabalho. Com o passar dos contra-cheques, Figueira pouco a pouco foi melhorando os dgitos da sua conta corrente, enquanto os de Oliva pareciam estes grandes relgios digitais quebrados que ficam expostos na rua, sempre com os mesmos nmeros. claro que a mulher do Oliva, que notava as compras cada vez maiores da mulher do Figueira, pressionava o marido diariamente (pouco antes de dormir, momentos antes dele tentar-lhe beijos mais apaixonados), o que acabou obrigando o marido a tomar uma deciso. Assim, neste momento, estava o Oliva sentado na frente de seu gerente: O senhor sabe, estou aqui h tanto tempo, tenho desempenhado minhas funes com competncia, no falto, no chego atrasado, cumpro meus horrios, participo, dou minhas opinies, enfim, acredito que mereo um aumento. Alm do mais o Figueira que entrou junto comigo na empresa j recebe muito melhor.

ATITUDE!

10/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Voc est certo Oliva, voc merece uma oportunidade. Voc pode fazer uma favor para mim? Sem dvida, responde Oliva j pensando na noitada que vai ter com a esposa. Voc pode sair e comprar meia dzia de laranjas para mim? Pr j! Sai Oliva desenfreado para comprar as laranjas, sabe que isso um teste, e est determinado a faz-lo o mais rpido possvel. Corre at a mercearia que fica na esquina da quadra e retorna em apenas 10 minutos.

Aps seu retorno, o gerente agradece as laranjas e antes que Oliva se levante, chama o Figueira e pede o mesmo favor: - Figueira, pode me fazer uma favor de comprar meia dzia de laranjas. O senhor precisa para agora? Estou terminando um relatrio importante para a reunio da diretoria. precisava para agora. Tudo bem, estou indo.

Dez minutos, quinze, vinte e cinco, e nada do Figueira que s aparece depois de 40 minutos. Oliva est sorrindo, seu aumento est no papo. O que houve Figueira, pergunta o gerente.

ATITUDE!

11/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Sabe o que , sa para comprar as laranjas, e fui at a mercearia na esquina, mas chegando l percebi que as laranjas alm de passadas e ressecadas estavam num preo absurdo, como sabia que estas laranjas no iriam adiantar para o senhor, andei mais um pouco at encontrar laranjas maduras e suculentas a um preo justo.

O gerente agradece, e Oliva sem dizer uma palavra aproveita e segue o passo apressado de Figueira para fora da sala.

ATITUDE!

12/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Conquistar no o suficiente, preciso saber seduzir. Voltaire

ATITUDE!

13/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

A necessidade de Foco Cinqenta e trs mensagens de e-mail para ler, telefonemas a cada 10 minutos, o leo do carro venceu a 350Km, seu chefe marcou duas reunies e quer trs relatrios para ontem, sua mulher ligou avisando do aniversrio do seu afilhado, justo hoje que tem o futebol com a turma, algum avisou para ler uma matria que saiu no jornal, chegaram 3 fax, seu subordinado ligou dizendo que no pode vir trabalhar hoje, o pessoal da rede informa que esta ficar fora do ar no perodo da tarde. Informao, responsabilidade, decises, projetos. Coisas que exigem sua ateno, coisas que exigem seu tempo. Voc termina uma e trs mais aparecem. Voc no tem vontade de jogar tudo para cima e gritar? Estes problemas no so apenas seus, e se quer saber ser sempre assim. Para isso que serve o foco, tenha um foco em sua mente, o foco que d o contexto do que relevante para voc, sem isto voc sai atirando em 15 direes, quando apenas uma era importante. Todo o seu esforo no ser sugado diariamente por pequenas coisas, todo o seu esforo ser direcionado apenas ao que for mais relevante.
ATITUDE! 14/72 by Denilson Farias

www.tekoare.com

Sendo assim tenha uma idia muito clara donde voc vai, do que voc quer fazer. E lembre-se freqentemente disto.

ATITUDE!

15/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Faa algo diferente

No fique todo o tempo da sua vida no piloto automtico. fcil tornar a vida enfadonha fazendo o que mais fcil: no mudar nada. Voc s cresce quando se desafia, e o melhor desafio se por em situaes novas. A cada situao nova dominada, uma grama a mais de auto-confiana e auto-estima sero acrescentadas. Faa um curso novo, pegue outro caminho de casa para o escritrio, almoce em lugares diferentes, leia algo que nunca leu, faa algo diferente. Saia do piloto automtico e tome a direo de seus passos.

ATITUDE!

16/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Esquea O que faz voc quando algum corta a sua frente quando est dirigindo? O que faz voc quando algum rude com voc? Inconscientemente ou no, as pessoas freqentemente esto aborrecendo umas as outras, o preo a ser pago para se viver em comunidade. O segredo voc continuar determinado no caminho que voc fixou para seguir, em vez de perder seu bom humor com outras pessoas. esta a grande advertncia de "virar a outra face", a estratgia de ignorar provocaes constantes para continuar no seu prprio rumo.

ATITUDE!

17/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Medo?

Embora no haja nenhuma garantia de obter sucesso se tentarmos algo, h uma garantia certa de no realizar nada se ns no tentarmos. Medo de fracassar um dos maiores obstculos para obter o sucesso. O medo importante por que no h coragem sem medo. Coragem no ausncia de medo, o desafio de enfrent-lo. Erros, derrotas, fracassos, nos do os limites de nossas fraquezas, no os limites de nossas foras.

ATITUDE!

18/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Perguntas S o ser humano pode fazer perguntas. Todas as suas invenes como: livros, jornais, rdio, televiso, computadores, so ferramentas preparadas para darem respostas. Se vai ou no chover, se subiu o dlar, se o mercado vai crescer, se o estoque est baixo, se o custo vivel se a margem segura. Mas no so nas repostas que se encontram os segredos. Os segredos para melhorar, para inovar, para aprender, esto nas perguntas. Toda vez que uma pergunta feita, que algo questionado, surge uma nova oportunidade, um novo ponto de vista. Perguntas diferentes, solues diferentes. respostas diferentes,

Concentre-se nas perguntas!

ATITUDE!

19/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Se voc teve o poder de fazer as coisas andarem erradas, tambm tem o poder de faz-las andarem bem. David Viscott

ATITUDE!

20/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Assuma a responsabilidade Quem ou o que controla sua vida? Quem realiza algo neste mundo acredita que tudo que acontece a eles, eles prprios so responsveis por ter acontecido. No jogue a responsabilidade para seus pais, sua sorte, sua empresa, seu governo, seu destino, seu companheiro, seu ... Assuma as rdeas, assuma toda a responsabilidade, ento voc gradualmente vai mudar na direo desejada, quase que como por magia, mas s e to apenas pela deciso.

ATITUDE!

21/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Criando um hbito

to fcil criar um "bom hbito" como criar um "mau hbito". Isso um pouco do segredo de como as pessoas prsperas vivem. De fato igualmente fcil ter xito como o fracassar. somente uma questo de escolha. Voc pode passar seu tempo fazendo as coisas que o levaro mais e mais perto de suas metas, ou voc pode passar seu tempo tateando futilidades. As pessoas reclamam que " muito difcil se exercitar diariamente". Isso tolice. Exerccio e movimento so condies joviais, naturais, que nos fazem sentir-nos vivos. No difcil. somente criar o hbito. Uma vez que a escolha feita, no mais difcil do que o hbito assistir TV trs a quatro horas por dia! Crie o hbito de fazer as coisas que precisa diariamente.

ATITUDE!

22/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Faa um Desejo

Para jovens e crianas tudo possvel. Suas mentes no conhecem limitaes, funcionam e se motivam por desejos. Nossos desejos no se transformam em realidade por que o desejamos. Entretanto para eles poderem se transformar em realidade, antes preciso t-los! Tenha grandes desejos, so eles que fazem nosso sangue fervilhar.

ATITUDE!

23/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Escolhas Ter sucesso ou falhar. Ser amvel ou ser cruel. Escolher escutar ou falar. Economizar ou gastar. Sorrir ou resmungar. Chamar uma amigo ou assistir TV. Ajudar algum ou ferir. Buscar ou esperar. Dizer o quanto se ama, ou no dizer. Ter uma perspectiva positiva ou ser negativo. Continuar ou desistir. Chegar s 07:30 ou s 08:00. Enfrentar ou se esconder. Realizar ou reclamar. A vida uma seqncia de escolhas!!!

ATITUDE!

24/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Atitudes Assim que voc muda uma atitude, voc muda sua vida. No h necessidade de esperar nenhum acontecimento ou data especial, mude j: Faa algo novo, ou de um modo completamente diferente. V num novo lugar na hora do almoo, leia um livro ou revista que nunca leu, escute uma estao de rdio diferente, pegue um novo caminho at sua casa. Procure oportunidades para abrir sua mente. Faa algo algum com absolutamente nenhuma expectativa de retorno. Ajude algum que parea perdido, faa-o voluntariamente. Chame algum velho amigo que voc no fala a muito tempo. No venda nada, nem procure por oportunidades, apenas escute o que ele anda fazendo. Faa algum exerccio, ponha seu corpo em movimento. Desfrute um prazer simples. Um passeio no bosque, um por do sol, o vento.

ATITUDE!

25/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Influncias
Os caranguejos viviam bem e tranqilamente em seu mangue, quando sem mais nem menos foram capturados. Era ainda madrugada, mas at as dez da manh todos os caranguejos conhecidos da regio estavam amontoados, se acotovelando num imenso balaio de vime. Como nunca se soube de um caranguejo que houvesse voltado ao mangue depois de estar num balaio de vime, o desespero e a angstia tomava conta de todos. Havia porm uma exceo, um caranguejo otimista, determinado, esperanoso, criativo e auto-motivado. No meio daquela confuso ele teve a perspiccia de olhar para cima e intuir que se ele chegasse at l, onde acabava o balaio, ele estaria salvo. Reuniu foras e comeou sua escalada rumo ao topo, mas to logo adquiriu certa altura, os demais caranguejos vendo seu avano, fizeram o qu? Comearam a se dependurar neste caranguejo e tambm uns nos outros, at que todos caram. H muitos caranguejos procurando nos puxar, quando tentamos subir, ou nos afastamos deles, ou nunca se ouvir falar de um caranguejo que tenha escapado dum balaio de vime.

ATITUDE!

26/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Nas horas graves, os olhos ficam cegos; preciso ento enxergar com o corao. Antoine de Saint Exupry

ATITUDE!

27/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Auto Estima No h muita diferena entre uma pessoa espetacularmente realizada e outra que no. Mas h uma pequena diferena, porm crucial. E esta diferena o grau de auto estima de cada uma. Pessoas realizadas estimam seu prprio tempo, sua sade, sua capacidade de aprender, seus relacionamentos, seus objetivos e portanto, no desperdiam isso. Ame-se mais, e suas realizaes sero ilimitadas.

ATITUDE!

28/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Compromisso

Voc est sempre comprometido com algo, goste ou no, queira ou no. Trabalho, escola, horrios, obrigaes. Os compromissos esto sempre soando como algo cansativo, tedioso, importuno. Por isso relutamos em assumir compromissos, adiamos. Voc vai casar? - , pois , no tem mais jeito... Compromissos so essenciais para mudanas de atitude, compromissos so inevitveis e portanto se no podemos escapar, o melhor assumir com entusiasmo. O importante e perceber se seus compromissos esto te satisfazendo ou no! Se no estiverem, assuma outro compromisso: O de mudar agora!

ATITUDE!

29/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Dias

Sol ou chuva, calor ou frio, neblina ou geada. Muitas pessoas esperam para ver como ser o dia, e disso depende seu humor; ou na maioria das vezes mau humor. No muito comum em qualquer parte do planeta dias maravilhosos, portanto um desperdcio esperar por dias maravilhosos para sentir-se bem, inspirado, confiante, entusiasmado. Na mdia, a maioria dos dias so nublados, muitas vezes chuvosos, mas isso no tem nada a ver com sentir-mos nublados e chuvosos. No dependa mais do dia para ser alegre, no deixe que as condies do tempo abalem seu estado de esprito, sorria a cada manh, afinal este dia ser nico, viva-o com intensidade.

ATITUDE!

30/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Afirmaes de Sucesso Minha vida uma aventura excitante cheia de oportunidades e recompensas. Minha mente tem poder ilimitado. Minha prosperidade contribui prosperidade de outros. As demandas de vida despertam a grandeza que mente dentro de mim. O universo prov para mim todo desejo e necessidades. Hoje eu reconheo meus sucessos, os desfruto. Hoje eu estou comprometido com minhas metas. Hoje eu estou comprometido com resultados. Hoje eu estou disposto ao risco. Hoje eu trago solues, no reclamaes. Hoje eu comeo um hbito novo, o hbito de alegria, excitao e entusiasmo.

ATITUDE!

31/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Faa as pessoas se sentirem necessrias Lembre-se sempre que todos querem se sentir valorizados, necessrios a algum propsito. Quando voc satisfaz este desejo em alguma pessoa, voc recebe sua admirao, lealdade, respeito e cooperao. As pessoas podem ser uma fonte poderosa de idias, de motivao, de contatos empresariais... se voc encoraja a participao delas. A maioria das pessoas se sentem lisonjeadas quando perguntadas sobre alguma questo. H uma velha histria sobre vendas, onde um vendedor dobrou suas vendas, somente mudando sua abordagem ante ao cliente. Em vez de dizer: Vim lhe vender algo..., passou a perguntar: - Vim adquirir um pouco de conselhos, voc pode me ajudar? Que conselhos voc daria para eu vender este produto? H muitas pessoas dispostas a ajudar, e s voc perguntar.

ATITUDE!

32/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Seja o que for que voc possa fazer; ou sonhe fazer, comece. A ousadia envolve talento, poder e magia. Goethe

ATITUDE!

33/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Abrir a Mente Precisamos manter uma mente sempre aberta. Uma mente aberta curiosa e gosta de testar seus limites. A mente aberta no busca aprovao, ao contrrio aprecia a re-alimentao genuna e crtica construtiva. A mente aberta gosta de exercitar seus poderes, e busca constantemente maravilhas sobre o desconhecido. E a mente aberta est disposta a correr riscos calculados. Uma mente aberta nunca aceita qualquer coisa pr concebida, e no carregada de suposies limitantes. De fato, uma mente aberta reconhece limites como algo temporrio e trabalha para achar solues alm desses limites.

ATITUDE!

34/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Esteja pronto para oportunidade

Diariamente novas oportunidades apresentam-se para todo o mundo. Na maioria vasta destes casos, estas oportunidades esto perdidas. Como voc se prepara para Dinheiro, educao ou muitos mas no so to essenciais, correta. Sem a atitude correta passaro por voc. a oportunidade? contatos ajudam, quanto a atitude as oportunidades

Muitas pessoas desperdiam tempo buscando a oportunidade perfeita, elas querem se pr no lugar certo no momento certo, e deixar a oportunidade fazer todo o trabalho. Isto raramente acontece. H oportunidade em toda semente de ma. Com o nutrir certo a semente se tornar uma rvore e agentar uma proviso infinita de frutas. Na nossa vida as oportunidades tambm se apresentam na forma de uma pequena semente, somente a atitude de acreditar em algo, e persistir, que poder tornar algo que h pouco era "interessante" numa verdadeira oportunidade.

ATITUDE!

35/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Uma Mudana de Cenrio Freqentemente estamos trabalhando at tarde da noite em algum projeto, quando nos sentimos cansados ao ponto de perder toda a concentrao e no poder mais continuar. Se nesse momento, voc parar, colocar seus fones de ouvido e ouvir a msica que voc gosta, se sentir pronto para uma ou duas horas a mais de trabalho. Esta mudana de cenrio pode reavivar o corpo e o esprito. Assim como importante focar sua energia, um engano focar em qualquer coisa por muito tempo at a exausto. Voc perde perspectiva. Sua mente se fecha a idias novas. Mudar um pouco seus cenrios no um desperdcio de tempo. Lhe ajuda a voltar ao trabalho com energia renovada e novas idias.

ATITUDE!

36/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Perfeio Uma das principais causas de se adiar o que se tem a fazer, o desejo de fazer tudo perfeitamente. Muitas tarefas no so iniciadas porque pensamos que no temos bastante tempo no momento para as fazer perfeitamente. Seria timo se pudssemos fazer tudo perfeitamente. E certamente importante fazer o melhor em qualquer momento. Porm, s porque algo no pode ser feito to perfeitamente quanto desejamos, no significa que no possamos comear. No se preocupe sobre fazer tudo perfeito. Sempre ser possvel melhorar um pouco o que j foi feito, revisar, crescer 1%. Um trabalho feito menos que perfeitamente muito melhor que um trabalho que nunca feito. As mais altas torres, tambm comeam do cho. Provrbio Chins

ATITUDE!

37/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Beleza Nada mexe mais o esprito do mesmo modo que a beleza. H algo dentro de ns que ressona como produtividade, jovialidade e energia na presena da beleza. Beleza difcil reconhecer. definir, contudo fcil

Voc no tem que ser um pintor ou poeta para criar beleza. Voc no tem que ser um top model para ficar bonito. Qualquer coisa empreendida com paixo e compromisso pode produzir beleza. Seja o melhor que voc pode ser. Em seu trabalho, seu jogo, seu mundo, sua vida, fique bonito, procure por beleza nas coisas que faz, voc vai receber e dar inspirao.

ATITUDE!

38/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Determinao
Era uma vez duas empresas concorrentes que viviam felizes pois dividiam igualmente um prspero e gentil mercado, se alternavam saudavelmente entre o primeiro e o segundo lugar. At que um dia, no se sabe como nem de onde, apareceram ao mesmo tempo nas duas felizes empresas duas cobras da mesma espcie, a famosa espcie Crisis Problematicus. Numa das empresas houve logo um alvoroo, o grupo de funcionrios que a viu primeiro passou alguns dias tentando isolar a cobrar, cada um deles percebia uma oportunidade de se destacar na empresa se conseguisse a faanha. Como o resultado no apareceu chamou-se o gerente. Este que h muito tempo no via uma cobra, fez o que era certo e correto, avisou imediatamente a diretoria. A diretoria que estava terrivelmente ocupada com um drago que ocupava h meses o setor financeiro, tomou a certa deciso de chamar um consultoria especializada. Todos ficaram tranqilos pois a cobra estaria em boas mos. A consultoria, percebendo a ocupao da diretoria com o drago e que o gerente no tinha mais o SEPMC Super Especial Pau de Matar Cobra em suas mos, ficou 1 ano estudando a cobra dentro da empresa. No final de uma ano e muitos honorrios depois, foi apresentado diretoria um relatrio completo sobre a cobra: da onde vinha, para onde ia, o veneno e os

ATITUDE!

39/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

possveis anddotos, probabilidades, grficos e coffebreak. Mais o mais terrvel de tudo foi descobrir que por causa desta inoportuna cobra, a empresa havia perdido uma grande fatia do bolo do mercado para sua principal concorrente que agora reinava sozinha e absoluta. A concorrente? Quando apareceu a cobra na concorrente, o funcionrio que estava mais perto pegou uma vassoura e a matou.

ATITUDE!

40/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

A vida necessita de pausas.

Carlos Drumond de Andrade

ATITUDE!

41/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Critica "Ningum pode lhe fazer sentir inferior sem seu consentimento" Eleanor Roosevelt Como voc reage critica? Voc se abala? Muitas pessoas esto ansiosas para reclamar e s criticando sentem um prazer perverso por derrubar os outros. Voc no quer que estas pessoas controlem seu estado de espirito? Muita critica til, quando algum o critica, procure algo objetivamente til e positivo no que eles esto dizendo. Ento descarte todo o resto. Ha muitas pessoas que voc nunca ir agradar. Isso um problema deles, no seu. Aprenda o que voc puder com seus crticos. Mas no deixe sua felicidade na mo deles.

ATITUDE!

42/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Concentre-se Onde voc foca sua energia mental?

As perguntas que voc faz, determinaro o respostas que voc adquire. As expectativas que voc tem dia-a-dia formaro o mundo no qual voc mora. Tudo que grande em sua mente ser em parte grande na sua realidade. O que captura sua ateno? O que ocupa sua mente? O mundo ao redor de voc no pode ser luminoso e bonito se o mundo dentro escuro e sombrio. Concentre-se no melhor e voc ter o melhor.

ATITUDE!

43/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Persista Com persistncia, qualquer um pode produzir uma diferena. Esforos pequenos, enfocados, com o passar do tempo, com persistncia e determinao, provocam resultados magnficos. como a lupa que concentrando raios solares acaba por produzir combusto. por impacincia que ns ziguezagueamos em tantas direes diferentes, e no chegamos a lugar nenhum. Onde voc quer ir? Quem voc quer ser? O que voc quer realizar? Que possibilidades esto a esperando por voc cumprir? Persista!

ATITUDE!

44/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Mais e mais Quanto mais voc realiza, mais forte voc se torna. Quanto mais voc reclama, mais voc se torna um reclamo. Quanto mais voc aprende, melhor voc se torna um aprendiz. Quanto mais voc d desculpas, melhor voc se torna em dar desculpas. Maus hbitos so muito fortes, por que foram construdos por muito tempo, qualquer bom hbito inicialmente parece uma ao fraca, mas so a nica maneira de se obter mudanas de atitude. impossvel se tornar um campeo em um nico treinamento. Fora leva tempo e repetio para se desenvolver. Comece agora a repetir os bons hbitos que o tornaro um vencedor.

ATITUDE!

45/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Isto ser divertido Sabe aquelas coisas que voc sabe que tem que fazer e est relutante em comear? Pense no que voc precisa fazer e fale para si mesmo: "- Isto ser divertido"! Soa como um pouco de loucura, mas realmente pode fazer uma diferena. Assim que voc diz "que isto ser divertido", sua mente comea a olhar com outros olhos para a tarefa, buscando justificativas para esta declarao. De fato como voc no pode experimentar o futuro, seu crebro cria expectativas, se voc fala que ser divertido, essa expectativa que ele cria. Se voc "fala que isto provavelmente ser horrvel" ser horrvel, simplesmente porque voc se convenceu anteriormente. "Isto ser divertido"!

ATITUDE!

46/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Outras vezes ouo passar o vento, e acho que s para ouvir passar o vento vale a pena ter nascido. Fernando Pessoa

ATITUDE!

47/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Pense e faa "A vida com sabedoria deve ser uma vida de contemplao combinada com ao". M. Scott Peck Pensar e visualizar no o suficiente para realizar seus objetivos. Pensamentos no realizaro muito a menos que estejam combinados com aes. Alm disso, as aes devem estar enfocadas em resultados, se no correm o risco de serem inteis ou at destrutivas. O pensamento faz suas aes efetivas, e suas aes servem para fazer seus pensamentos uma realidade. Pensamento no um substituto para ao, assim como a ao no um substituto para o pensamento. A maioria das pessoas so inclinados mais para um que para o outro. uma tendncia natural agir sem pensar, ou pensar sem agir. Pensamentos criam desejos, desejos provocam aes, aes mudaro seu desempenho, mudanas em seu desempenho mudaro sua vida.

ATITUDE!

48/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

O preo Se sucesso no tivesse um preo, todo o mundo o desfrutaria. Se realizao no tivesse nenhum preo, tambm no teria nenhum valor. Ns tendemos a pensar em uma grande realizao em termos do resultado final. Mas no assim, a realizao est fazendo no esforo, o pagamento de seu preo. Viver o sucesso requer esforo, compromisso, disciplina, foco, paixo e pagar o preo cobrado. No preo que se est disposto a pagar, estar o valor que se quer buscar.

ATITUDE!

49/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Pessoas Como voc tem tratado as pessoas que realmente ama? Faa isso regularmente: Feche os olhos e imagine que as pessoas que ama, de um momento para outro no esto mais em sua vida. O que voc estaria arrependido de no ter dito? De no ter feito? Aquela palavra, aquela ligao, aquele abrao, um sorriso. Corra, ainda tempo. Lembre-se que no por elas que voc o faz, por voc. No esquea que as coisas mais importantes na vida, no so coisas!

ATITUDE!

50/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Impactos Negativos O mundo todo, e ns mesmos freqentemente, somos uma fonte inesgotvel de estmulos negativos para os outros. At os 18 anos j escutamos 180.000 vezes a frase: -"No faa isso que no d certo". Televiso, jornais, conversas de escritrio, todos esto falando o tempo todo de desgraas e dificuldades. E ns nos satisfazemos apenas em no sermos as vtimas da vez. Comece a eliminar os estmulos negativos, comece por eliminar seu despertador que soa um alarme para acord-lo, alarmes so sempre sinalizadores de perigo (incndio, ambulncia, roubo), no poderia ser pior o estmulo para comear um dia. Elimine e no emita impactos negativos, fuja das conversas pessimistas, dos profetas de catstrofes (...este pas vai quebrar...), acorde com msica.

ATITUDE!

51/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Dificuldades Desafios difceis podem entrar em sua vida quando voc menos espera. Quanto mais voc se preocupa com eles, mais eles o deixam para baixo, e mais impotente voc fica. Uma vida cheia de desafios freqentemente cansativa e incmoda, mas imensamente melhor que uma vida cheia de nada. Seus prprios desafios particulares podem parecer extremamente injustos, e eles provavelmente so. Mas isso no lhes faz menor do que so na realidade, nem tira a sua responsabilidade de enfrent-los. Aceite os desafios quando eles aparecem, embora eles tragam rompimento e dor, eles tambm trazem crescimento e poder. Destino em parte as cartas que recebemos para jogar, isto no podemos escolher, mas podemos escolher a maneira como vamos jog-las.

ATITUDE!

52/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

No o que voc faz. a maneira como voc faz. isso que gera resultados. Oliver e James Young

ATITUDE!

53/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Tesouro enterrado Se voc soubesse onde se encontra uma Arca do Tesouro, qual esforo faria para desenterrar? Mesmo que levasse dois ou trs anos? Voc ainda faria o esforo? Provavelmente sim, se voc soubesse com certeza onde e o quanto de tesouro h l. Se voc no estivesse bastante seguro sobre isso, ou se tivesse dvidas se este tesouro realmente existiu, talvez voc tentasse alguns dias e depois desistiria. Se voc est confiante no que est fazendo, ento sua mente surgir com solues, e voc sentir que o esforo mais leve, e que o suor vale a pena. Mas se voc est inseguro, voc ficar rodeando por vrias opes sem nunca se dedicar profundamente em nada. Quando os romanos queriam dominar uma regio, desembarcavam suas legies na terra a ser conquistada e logo depois, atiravam os navios nas pedras. Os soldados sabiam que ou dominavam ou no voltariam para casa. Quando escolher seu tesouro a ser encontrado, jogue seu barco nas pedras!
ATITUDE! 54/72 by Denilson Farias

www.tekoare.com

Faa o que no pode ser feito Eles dizem que no pode ser feito? Ento ache um modo de fazer. Qualquer coisa que seja considerada impossvel uma oportunidade que espera por ser colhida. H um poder incrvel em ser capaz dizer "eu posso" quando todo o mundo est dizendo "no pode ser feito". fcil dizer "no" para evitar o desafio e o esforo. Sucesso vem a esses que dizem "sim" e ento fazem acontecer. Reclamaes e desculpas mantero voc encarcerado em um mundo tedioso de mediocridade. Bem-vindo aos desafios. Tome a iniciativa. Sinta a satisfao de realizar o que antes nunca tinha sido tentado. Procure coisas que no podem ou no sero feitas. Esto a suas oportunidades.

ATITUDE!

55/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Algo o motiva Alguma coisa te obriga a entrar em ao. Alguma coisa age sobre voc com 100% de xito. Voc sabe o que ? Algo o empurra para fora da cama de manh. At mesmo nos dias que voc dorme tarde, voc eventualmente se levanta. Voc sabe por que? Algo o impulsiona a fazer as coisas que voc faz. Talvez seja sua famlia, sua f, sua viso, seu medo, o desejo de uma vida melhor, amor, prazer, ou um nmero infinito de outras coisas. Provavelmente seja uma combinao de muitos destes fatores. diferente, mas igual para todo o mundo. Quando em dvida, procure dentro de voc este algo mais. Estar l, pronto para impulsionar a realizao de tudo o que voc fixou em sua mente e quer alcanar.

ATITUDE!

56/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

O passado O passado a histria que verdade. No pode ser mudado. Quando ns ignoramos e no respeitamos o passado, ns colocamos o futuro em risco. Embora o passado no possa ser mudado, ainda valioso por que pode ensinar. Tentar viver no passado loucura. Aprender com o passado sabedoria. O passado pode ser uma influncia completamente positiva porque ns somos capazes de ver s o que til, e transcender todo o resto. Seu passado no o controla. Voc controla ele. Influencia voc apenas na medida que voc permite. Fique com o melhor do passado, e use-o para construir seu prprio e luminoso futuro.

ATITUDE!

57/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

O que voc est tentando provar? Quanto voc gasta de seu tempo e esforo em uma tentativa ftil de viver para superar as expectativas dos outros? O que voc est tentando provar? E por qu? Realizao no vem de impressionar os outros, mas de ser, completa e magnificamente como voc pode ser, a pessoa que voc . Considere o quanto de sua ansiedade, preocupao e frustrao vem de seu esforo para satisfazer as expectativas do outros: dizer as "coisas certas", dirigir o "tipo certo" de carro, usar a "roupa correta". Claro que ns devemos ser respeitosos aos padres de comportamento que nos rodeiam. Mas devemos ter cuidado para no sermos escravizados por definies arbitrrias do que tem valor e o que no tem. Paradoxalmente, quanto mais voc se torna sua prpria pessoa, mais voc ser admirado pelos outros. Fixe seus prprios padres, e os fixe alto. Procure excelncia com sinceridade. Se esquea de ter que provar qualquer coisa.

ATITUDE!

58/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Voc ama a vida? Ento no desperdice tempo, pois desse material que a vida feita. Benjamin Franklin

ATITUDE!

59/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

A sua volta Veja a beleza do mundo ao redor de voc. Ela despertar e reavivar a mesma beleza dentro de voc. Admire e aprecie a disciplina e a fora de outros. Voc se tornar mais forte e disciplinado. Tudo em que voc prestar ateno no mundo que o cerca, ressoa dentro de voc. Se voc v inveja e se ressente pelo sucesso de outros, o sucesso passa a ser algo negativo para voc. No entanto se voc reconhece e respeita as realizaes dos outros, este sucesso passa a fazer parte de voc, e voc parte dele. Voc no pode escapar das conseqncias de um pensamento negativo, indiferentemente de para quem dirigido este pensamento. Procure ser positivo em todos os momentos, voc no pode receber se no estiver disposto a dar, assim, d sempre o melhor que voc tem.

ATITUDE!

60/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Tudo ou nada Quem opta por um "tudo ou nada" freqentemente fica com nada. O sucesso alcanado atravs de pequenos degraus. Raramente possvel para algum comear do topo. Certamente recomendvel almejar ser o melhor. Voc no chegar l se no pensar deste modo, mas voc no chegar l imediatamente. Voc vai precisar esperar algum tempo em quinto, quarto, terceiro e segundos lugares. O mesmo princpio se aplica se voc est em uma empresa, competitiva ou no. Se h muita competio preciso trabalhar ao mximo em busca de excelncia em cada degrau. No ter tudo no significa ter que se conformar com o nada.

ATITUDE!

61/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

A Lei da Gravidade Toda pessoa neste planeta est sob a influncia permanente de uma fora limitante e poderosa chamada gravidade. A gravidade torna difcil, levantar e movimentar objetos volumosos, nos faz cansado e at nos faz ficar menor quando envelhecemos. Embora a gravidade seja uma limitao poderosa, ns no viveramos sem ela. Ela torna possvel as forma de vida deste planeta. Assim tambm com todas as limitaes que enfrentamos, ns nunca poderemos ser totalmente livres de limitaes, muitas delas que parecem nos limitar de algumas habilidades, de fato nos apoiam em outras. Tudo o que a humanidade j realizou, foi realizado por pessoas com limitaes. No seja o defensor mais ardente de suas limitaes! "Isso no para mim", "nunca fui bom nisso", "agora j tarde para comear", etc... Em vez de tentar brigar com suas limitaes, deixa-as trabalhar seu favor.

ATITUDE!

62/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Ateno Preste ateno nas pessoas que falam com voc, e voc lhes falar mais que suas palavras, Preste ateno em quem voc ama, e o amor crescer, Preste ateno em seu jardim, e ele se tornar belo e luminoso, Preste ateno em seu trabalho, e ele crescer, Preste ateno em sua comunidade, e ela ser um lugar maravilhoso para viver, Preste ateno na direo que toma sua vida, e encontrar a realizao. Prestar ateno no fcil. H muitas distraes. preciso esforo e inteno. Escute, assista, entenda, responda, aguarde. As pessoas agradecem, a vida agradece, a quem lhes d ateno.

ATITUDE!

63/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Propsitos A fundao de uma construo define, e muito, os limites de um edifcio. Uma vez que a fundao feita, no possvel mudar sua localizao, nem alterar muito o tamanho desta construo. A fundao deve ser slida e forte, mesmo que signifique perder em flexibilidade. Escolhas so difceis, dizem muito para quem est escolhendo e quase nada aos outros. Embora voc possa ter qualquer coisa, voc no pode ter tudo. Voc tem que fazer uma escolha, voc tem que pr uma fundao slida na qual vai construir sua realizao. Embora suas possibilidades sejam infinitas, alcanar qualquer coisa, requer que voc as tenha definido. De tudo aquilo que possvel, faa uma escolha. E ento honre esta escolha com seu esforo e compromisso.

ATITUDE!

64/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Assim como um bolo de dez toneladas, o mundo mais do que se pode comer de uma vez s. Portanto, escolha uma fatia e divirta-se. Samuel M. Silver

ATITUDE!

65/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Acreditar
Jos era um menino de 9 anos quando resolveu trabalhar. No exatamente por que precisasse, pois era um menino de classe mdia e estudava em escola particular. Mas seu pai, que desde cedo queria mostrar ao filho as virtudes do trabalho, pagava-lhe a melhor escola, mas no dava um tosto para Jos gastar com suas porcarias; e voc sabe, aos 9 anos ns desejamos muitas porcarias. Jos ento, cansado de furtar os bolsos do palet de seu pai a procura de algumas moedas, mesmo por que o velho no era de dar esta moleza, resolveu ingressar no mercado de trabalho. E com 9 anos, cerca de 30 quilos, mal sabendo cuidar de si mesmo, resolveu trabalhar como guardador de carros na mesma churrascaria em que um tio era garom. Mas no era uma churrascaria qualquer, o que ela tinha de especial era o fato de oferecer aos seus clientes um estacionamento totalmente fechado! Havia inclusive uma cancela e um rapaz que controlava a entrada e sada dos automveis. Algum pode imaginar se Jos foi capaz de ganhar algum dinheiro cuidando de carros num estacionamento totalmente fechado e seguro? Ganhou, ganhou muito mais do que podia imaginar, talvez muito mais do que as gorjetas deixadas dentro da churrascaria, pde descobrir que o mundo tinha muito mais porcarias do que uma pessoa precisa. Foi nessa poca, aos nove anos, que Jos aprendeu as duas mais importantes lies de sua vida, aprendeu que

ATITUDE!

66/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

preciso acreditar que as coisas daro certo, aprendeu que preciso presumir. Jos no ficou enchendo sua cabea com dvidas a respeito de se primeiro negcio, no pensou que se o estacionamento era fechado e seguro como algum poderia lhe dar dinheiro por algo que no precisa. Jos presumiu, acreditou que se fosse gentil o suficiente, alegre e entusiasmado (como so todas as crianas) ele ganharia seu dinheiro, como realmente ganhou. Aprendeu tambm sua segunda e igualmente valiosa lio, aprendeu que no o que uma pessoa faz, como ela faz que far a diferena entre alcanar ou no. O como ser sempre mais importante do o que. No importava estar cuidando de carros onde no precisava, o que importava era como ele fazia isso, sempre saia correndo at o carro, indicava sempre a melhor vaga para o motorista, procurava sempre a melhor sombra, abria a porta para sua acompanhante, tinha um sorriso sincero maior que seu pequeno rosto, dava o melhor BOM DIA, que a pessoa j havia recebido. Assim Jos nunca mais parou de ganhar dinheiro, tambm nos conta que conseguiu namorar a menina mais bonita do colgio: - Eu presumi que se eu queria namorar algum como ela, ela deveria estar pensando a mesma coisa!

ATITUDE!

67/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Realizando o Impossvel No princpio seu sonho parecer impossvel. Coloque suas aes e seu esforo e ele se transforma de impossvel para inverossmil. H agora uma luz minscula de esperana. Ainda, embora seja possvel, embora pudesse acontecer, provavelmente no vai. Trabalhe nele de qualquer maneira. Continue trabalhando, e logo voc perceber que seus esforos elevaram seu sonho de inverossmil, para provvel. Voc comea a sentir tudo o que voc j fez, e agora j pior parar. Trabalhe nele mais e mais. Ento, seus ps sentem um precipcio. A vida lhe aparece com uma curva inesperada. Tudo se quebra. De repente, seu sonho no vai acontecer. Trabalhe mais e mais, procure um modo para fazer ele acontecer. Voc veio muito longe para se render sem uma briga. Os obstculos que pareciam to insuperveis, era justamente o passo final na estrada para a realizao de seu sonho. Voc finalmente chegou, atingiu seu sonho. Continue seus trabalhos. Agora sua chance para seguir alm do topo.
ATITUDE! 68/72 by Denilson Farias

www.tekoare.com

Ser Positivo fcil ser positivo e otimista quando as coisas vo bem. O desafio real de viver com um enfoque positivo, quando a vida comea a lhe dar problemas e mais de problemas. So nestes momentos que uma perspectiva positiva pode fazer a diferena entre superar e desistir. Ficar positivo no significa ignorar a existncia dos problemas. Significa manter acesos os objetivos propostos, e acreditar que em toda dificuldade h oportunidades e crescimento. Significa encarar os problemas com objetividade, livre de auto-piedade ou pensamentos tendenciosos. Voc pode ser positivo, no importa o que acontea. No negue seus problemas, e no deixe que eles o neguem.

ATITUDE!

69/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Mudanas O que era novo ontem, hoje antigo. Belchior Coisas mudam. Pessoas mudam. Regras mudam. O mundo muda. Desejos mudam. Condies mudam. Opinies mudam. A mudana est em todos os lugares, todo o tempo. O que era certo ontem, diferente hoje, e ser qualquer outra coisa amanh. Pense nas pessoas que voc conheceu durante algum tempo. Voc realmente sabe como so agora? Lembre-se, todo mundo muda tambm. Abrace mudana e ela trabalhar para voc. Resista a mudana e o mundo passar por voc.

ATITUDE!

70/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Diamantes O diamante uma das mais raras, caras e resistentes pedras conhecidas. Diamantes so uma forma cristalina de carbono puro. Assim como se faz carbono em forma de um fino e escuro grafite para lpis, ele pode ser transformado num cristal duro e claro como o diamante. Isto s acontece em condies especiais: submetido a uma temperatura de 1.500 graus e uma presso 65.000 vezes maior que a normal. Assim somos ns, submetidos presso, sujeitos desafios que a vida e ns mesmos nos propomos, que nos tornamos transparentes, resistentes e raros como um diamante.

ATITUDE!

71/72

by Denilson Farias

www.tekoare.com

Mude o mundo Diariamente voc muda o mundo de alguma maneira. Voc no pode evitar isto. Assim que este dia termine, o mundo ser um pouco diferente, um pouco por causa do que voc fez. Um lugar melhor, ou pior, justo ou indiferente? Vai depender do que voc faz. Voc pode mudar o mundo. Voc mudar o mundo. Voc muda o mundo. Voc tem o poder e a habilidade de mud-lo para melhor, ento escolha as atitudes corretas. Voc est mudando o mundo. uma grande responsabilidade e uma tremenda oportunidade.

ATITUDE!

72/72

by Denilson Farias

S-ar putea să vă placă și