Sunteți pe pagina 1din 2

ORIENTAES QUANTO AO JULGAMENTO DOS ARTIGOS SUBMETIDOS

1. TTULO:
O ttulo deve concisamente retratar o contedo do artigo. Deve ser completo, objetivo, preciso e sinttico. Um bom ttulo deve: a) ter as palavras mais importantes aparecendo no incio do ttulo; b) evitar o uso de palavras ambguas e confusas; c) separar em ttulo e sub-ttulo quando se tem muitas palavras; d) incluir palavras chaves que iro ajudar os pesquisadores encontrar o trabalho no futuro.

2. RESUMO:
O resumo deve trazer com preciso e conciso o contedo completo do artigo. Deve conter: objetivo do artigo, contextualizao (descrio e importncia) do problema, metodologia empregada e resultados encontrados.

3. INTRODUO:
A introduo deve apresentar com clareza a contextualizao e o objetivo do estudo realizado. Deve conter histrico do problema, dos mtodos de soluo e das teorias usadas em geral para resoluo do problema. Deve mostrar as questes orientadoras da pesquisa. Estas questes devem evidenciar a ligao entre a pesquisa e as outras que a precederam. As questes devem claramente mostrar a relao da pesquisa com o seu campo de estudos.

4. METODOLOGIA:
O artigo deve apresentar adequao quanto metodologia utilizada. A Metodologia deve conter uma sesso qualificando o tipo de pesquisa quanto aos mtodos e meios empregados. Deve descrever justificando, qualificando e quantificando a amostra, a populao e o universo da pesquisa. Deve trazer: a) uma descrio passo a passo de como foi conduzida a pesquisa. Uma descrio detalhada dos instrumentos de pesquisa; b) uma descrio detalhada do mtodo de anlise de dados; c) uma reviso detalhada das hipteses e questes chave que as testam relacionando-as com as os instrumentos de pesquisa e os mtodos de anlise de dados. Sempre que possvel fazendo anlise conseqncias de resultados; d) uma anlise das vantagens, desvantagens e limitaes da metodologia, bem como das formas de contornar estas limitaes que foram empregadas pelo autor.

5. REVISO BIBLIOGRFICA:
A reviso bibliogrfica deve ser atualizada e pertinente. Deve citar artigos sobre referenciais tericos ou abordagens alternativas ou competidoras com as do referencial terico empregado no artigo. Devem ser citados artigos de revistas cientficas Qualis A, dissertaes de mestrado e teses de doutorado, tanto nacionais quanto estrangeiras. Deve conter uma descrio das principais alternativas de: soluo diferente do referencial terico, metodologias, mtodos e tcnicas empregados na pesquisa, analisando pontos fracos e fortes, razes e situaes para adoo e rejeio dos mesmos em confronto com o referencial a ser adotado. Os referenciais tericos empregados devem ser descritos com riqueza visando dar o norte do raciocnio durante todo o trabalho. Ele deve justificar a natureza e contedo das hipteses, os mtodos empregados para anlise dos dados, bem como dos instrumentos de levantamento de fatos e dados. O autor ao selecionar um tema e problematiz-lo, precisa conhecer o que j foi escrito sobre o assunto, sob pena de estar simplesmente repetindo o que outros j fizeram. Alm disso, necessita conhecer pontos de vista, teses e teorias que possam fundamentar o trabalho e de onde se possam extrair alguns pressupostos tericos que o direcionem.

6. CONCLUSES:
As concluses devem ser apropriadas. Isto significa que elas respondem aos objetivos e questes estabelecidos. Esta sesso deve ser rica e detalhada, contendo um resumo dos fatos encontrados e uma analise quantitativa qualitativa centrada no mais em teoria mas nos fatos e conceitos do sistema real de que trata o artigo. As proposies, questes e objetivos enunciados na introduo devem ser endereados e deve ser demonstrado claramente que eles foram resolvidos. As hipteses devem ser qualificadas como verdadeiras, falsas, inconsistentes ou indeterminadas.

7. RELEVNCIA:
Os resultados obtidos devem ser relevantes. nfase deve ser dada contribuio feita pelo trabalho sociedade, teoria, tcnica, universidade em que foi feita e ao grupo de pesquisa em que se insere. Especialmente deve ser ressaltada a relevncia para a Engenharia de Produo.

8. REDAO E ORGANIZANIZAO DO TEXTO:


O artigo deve apresentar redao e organizao do texto (ortografia, gramtica, clareza, objetividade e estrutura formal) bem estruturadas e corretamente adequadas ao idioma. Um prrequisito para a aceitao do artigo que sua formatao esteja adequada s normas estabelecidas para o evento.

S-ar putea să vă placă și