Sunteți pe pagina 1din 11

Estrutura da Administrao Pblica 1.

Conceito de servio pblico: Servio pblico todo aquele prestado pela Administrao ou por quem lhe faa s vezes, debaixo de regras de direito pblico, para preservao dos interesses da coletividade. O servio pblico prestado debaixo de regras de direito pblico, independentemente de quem esteja frente da execuo, pois tais regras so as nicas capazes de preservar o interesse da coletividade. Segundo o princpio da continuidade da prestao do servio pblico, a execuo do servio pblico, em regra, no pode ser interrompida. Assim, a greve dos servidores pblicos no pode implicar em paralisao total da atividade, caso contrrio ser inconstitucional (art. 37, VII da CF). 2. Quem pode prestar o servio pblico: Tanto a Administrao como quem lhe faa s vezes podem prestar o servio pblico. A titularidade na prestao de um servio pblico intransfervel, isto , nunca sai das mos da Administrao. O que pode ser transferido aos particulares a execuo do servio pblico, mas nunca a titularidade. Sendo o Poder Pblico titular do servio pblico, pode estabelecer regras para a execuo do servio pblico, ou seja, pode aplicar sanes; pode retomar o servio por interesse pblico; pode retomar quando mal utilizado e etc. 3. Formas de prestao do servio pblico: A execuo do servio pblico pode ser realizada de forma direta (centralizada) ou de forma indireta (descentralizada) Execuo Direta ou Centralizada: Ocorre quando a execuo do servio pblico for realizada pela Administrao direta, isto , pelo prprio titular do servio pblico.

Execuo Indireta ou Descentralizada: Ocorre quando a execuo do servio pblico for realizada por terceiro que no se confunde com o titular do servio pblico. Descentralizar significa tirar do centro, tirar a execuo da Administrao Direta.

A execuo descentralizada pode ser feita por terceiros que se encontrem dentro ou fora da Administrao:
o

Terceiros que esto dentro da Administrao: Administrao Indireta: Autarquias, Fundaes, Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista e ainda as Agncias reguladoras e Executivas. A administrao pblica, direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos

Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia... (art. 37 da CF). Terceiros que esto fora da Administrao: Particulares. A descentralizao do servio pblico para particulares s pode ser feito atravs de Concesso, Permisso e Autorizao (formas de se promover uma descentralizao de servio pblico a particulares).
o o

Descentralizao por outorga e por delegao:

Descentralizao por outorga: Transfere-se a titularidade e a execuo do servio pblico para terceiros. H dois requisitos para que a descentralizao seja por outorga: Que a pessoa esteja dentro da Administrao indireta e que esta pessoa tenha personalidade jurdica de direito pblico. Assim, s h descentralizao por outorga para as Autarquias e para as Fundaes Pblicas que tenham personalidade jurdica de direito pblico.

Descentralizao por delegao: Transfere-se a execuo do servio pblico para terceiros. A descentralizao para particulares sempre por delegao, pois a titularidade jamais sai das mos da Administrao. A descentralizao para Empresa Pblica e para a Sociedade de Economia Mista tambm se faz por delegao, pois, embora esteja dentro da Administrao Indireta, no tem personalidade jurdica de direito pblico. 4. Diferena entre descentralizao e desconcentrao: A descentralizao uma forma de transferir a execuo de um servio pblico para terceiros, que se encontram dentro ou fora da Administrao. J a desconcentrao uma forma de se transferir a execuo de um servio pblico de um rgo para outro dentro da Administrao direta (tambm pode ocorrer transferncia de competncia dentro do mesmo rgo). Assim, a diferena est na amplitude da transferncia. Exemplo de desconcentrao: Servio Pblico executado pela Secretaria se Segurana Pblica transferido para a Administrao Penitenciria.

Administrao Indireta 1. Introduo: As pessoas da Administrao indireta podem ser criadas para a prestao de servio pblico ou para a explorao de atividade econmica. 2. Prestao de servio pblico: Com relao ao servio pblico, criam-se pessoas na Administrao indireta para que existam especialistas e, assim, o servio pblico seja prestado com maior eficincia (princpio da eficincia e especialidade). 3. Atividade econmica: 2

Quando o Poder Pblico explora atividade econmica, o faz como exceo, pois como regra geral diz que cabe a iniciativa privada a explorao da atividade econmica. Assim, estas pessoas s exploraram atividade econmica nas hipteses previstas na Constituio. Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta da atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos de segurana nacional ou relevante interesse coletivo, conforme definido em lei (art. 173 da CF). Estas pessoas, quando exploraram atividade econmica, no podero ter privilgios que a iniciativa privada tem. Ex: O regime dos seus servidores ser o celetista. A lei estabelecer o estatuto jurdico das empresas pblicas, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias, que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre: I -sua funo social s formas de fiscalizao pelo Estado e pela sociedade; II- a sujeio ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributarias; III- licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes, observado os princpios da administrao pblica; IV- a constituio e o funcionamento dos conselhos de administrao e fiscal, com a participao de acionistas minoritrios; V- os mandatos, a avaliao de desempenho e a responsabilidade dos administradores (art. 173, 1, I, II, III, IV e V da CF). Autarquias 1. Conceito: Autarquias so pessoas jurdicas de direito pblico criadas para prestao de servio pblico contando com um capital exclusivamente pblico. Com a criao da Autarquia, h uma descentralizao por outorga (transferncia da titularidade e execuo do servio pblico). A Autarquia surge como um longa manus da atuao do Estado, pois tem a mesma personalidade jurdica da Administrao direta por se criada para prestao de servio pblico. Ex: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social); INCRA (Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria); IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis); INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial); Banco Central (fiscaliza as demais instituies financeiras); CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econmica que tem por finalidade fiscalizar as atividades desenvolvidas pela iniciativa privada, nelas interferindo se forem contrrias Constituio, em particular s regras da ordem econmica: da livre concorrncia e livre iniciativa. Ir combater a formao de monoplio). 2.

Caractersticas:

Autonomia administrativa: A autarquia tem liberdade para gerir as suas atividades. Ex: Autarquia tem liberdade para contratar pessoas, mas com concurso pblico; para contratar servios, mas por licitao e etc. Autonomia financeira: A Autarquia tem verbas prprias que, em regra, vem do oramento, mas nada impede que venha dos servios por ela prestados.

Patrimnio prprio. 3

3. Controle: S pode existir um controle quanto legalidade dos atos praticados pelas Autarquias. Assim, a Administrao direta no poder interferir no mrito dos seus atos, tendo que respeitar a autonomia que elas receberam ao serem criadas. 4. Criao: As Autarquias s podem ser criadas e extintas por meio de lei especfica. Assim, para cada Autarquia deve existir uma lei. Somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo a lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de atuao (art. 37, XIX da CF). A lei ordinria que criar a Autarquia ser de iniciativa do Presidente da Repblica, por fora do artigo 61, 1, II e da CF. So de iniciativa do Presidente da Repblica leis que disponham sobre criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica, observado o disposto no art. 84, VI da CF. 5. Privilgios: Como a Autarquia tem personalidade jurdica de direito pblico e presta servio pblico, ter os mesmos privilgios da Administrao direta. Privilgios processuais (art. 188 do CPC): As autarquias tm prazo em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer, visto que esto includas na expresso Fazenda Pblica. A expresso contestar foi utilizada num sentido amplo, isto , no sentido de responder.

Privilgios tributrios (art. 150, 2 da CF): As autarquias so imunes a impostos sobre patrimnio, renda ou servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou delas decorrentes. No so imunes s taxas e contribuies de melhoria.

6. Responsabilidade: As prprias Autarquias respondem por obrigaes, compromissos e prejuzos que causarem a terceiros, por conseqncia lgica da sua autonomia. A Administrao direta pode ser chamada a responder pelas obrigaes contradas pelas Autarquias apenas em carter subsidirio (depois de esgotadas as foras das autarquias) e no solidrio. 7. Falncia: As Autarquias no se submetem ao regime falimentar, pois so prestadoras de servio pblico. Agncias reguladoras (Autarquias de regime especial) 1. Conceito de Agncias Reguladoras: As Agncias Reguladoras so espcies do gnero Autarquias, assim possuem as mesmas caractersticas, exceto pelo fato de se submeterem a um regime especial. Tm por finalidade a regulamentao, controle e fiscalizao da execuo dos servios pblicos transferidos ao setor privado. 4

So dotadas de poder normativo: Podem estabelecer unilateral e previamente as regras atravs das quais um servio pblico ser executado por terceiro. No tm autonomia poltica (poder de fazer leis).

Fiscalizam o cumprimento das regras de execuo e aplicam penalidades quando as regras forem mal executadas.

Conferem estabilidade aos seus dirigentes, ainda que no tenham entrado atravs de concurso pblico Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, aps argio pblica, a escolha de titulares de outros cargos que a lei determinar (art. 52, III, f da CF).

So dotadas de maior autonomia financeira: Podem cobrar taxas pelos servios que fiscalizam atravs de lei que as criou.

2. Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL): ANEEL uma agncia reguladora vinculada (no subordinada) ao Ministrio das Minas e Energia. Foi criada pela lei 9427/96, tendo por objetivo a fiscalizao da execuo do servio de energia eltrica transferido a terceiros. O servio de energia eltrica um servio pblico que pode ser explorado diretamente pela Unio ou transferido a terceiros. Compete Unio explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso os servios e instalaes de energia eltrica e o aproveitamento energtico dos cursos de gua, em articulao com os Estados onde se situam os potenciais hidronergticos (art. 21, XII, b da CF). 3. Agncia Nacional de Telecomunicao (ANATEL): ANATEL uma agncia reguladora vinculada (no subordinada) ao Ministrio das Comunicaes. Foi criada pela lei 9472/97, tendo por objetivo a fiscalizao das execues de servios de telecomunicao transferidas a terceiros. Compete a Unio explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso os servios de telecomunicaes, nos termos da lei, que dispor sobre a organizao dos servios, a criao de um rgo regulador e outros aspectos institucionais (art. 21, IX da CF). 4. Agncia Nacional de Petrleo (ANP): ANP uma agncia reguladora vinculada (no subordinada) ao Ministrio das Minas e Energia. Foi criada pela lei 9478/97, tendo por objetivo a fiscalizao da execuo de servio pblico relacionado rea de petrleo. Ex: Fiscaliza a qualidade e o preo do combustvel. 5. Agncia Nacional de Sade (ANS): ANS uma agncia reguladora vinculada (no subordinada) ao Ministrio da Sade. Foi criada pela lei 9961/00, tendo por objetivo a fiscalizao da execuo do servio pblico de sade transferido aos particulares. A ANS fiscaliza as Seguradoras de sade. Ex: O prazo de carncia de emergncia ou urgncia de 24 horas; Se o Hospital for descredenciado, o segurado tem que ser informado e deve ser creditado outro.

So de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm por pessoa fsica ou jurdica de direito privado (art. 197 da CF). 6. Agncia nacional de vigilncia sanitria (ANVISA): ANVISA uma agncia reguladora vinculada (no subordinada) ao Ministrio da Sade. Foi criada pela lei 9782/99, tendo por objetivo a fiscalizao dos procedimentos e substncias de interesse para a sade. Ex: fiscalizao de alimentos e determinao de recolhimento de medicamentos e dos produtos com prazo vencido. Fundao 1. Conceito: Fundaes so pessoas jurdicas de direito pblico ou de direito privado criadas somente para a prestao de servio pblico, contando com um capital inteiramente pblico e patrimnio prprio personalizado. Se for dotada de personalidade jurdica de direito pblico, o servio pblico ser transferido por outorga (99% das fundaes que integram o Estado so de personalidade jurdica de direito pblico). Se for dotada de personalidade jurdica de direito privado, o servio pblico ser transferido por delegao. relevante no confundi-las com as Fundaes particulares, pois embora esta tambm tenha patrimnio personalizado, submete-se a regime jurdico diferente. Nas Fundaes particulares, os bens so particulares; No h um controle pelo Tribunal de Contas; Os seus dirigentes no se submetem a mandado de segurana, a ao popular e nem a Ao Civil Pblica. Ex: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatstica); FUNAI (Fundao Nacional do ndio); FEBEM (Fundao Estadual para o Bem Estar do Menor); Hospital das Clnicas; Biblioteca Nacional; Fundao Memorial da Amrica Latina; Fundao Zoolgico; Fundao Butant; PROCON (Fundao de Proteo e Defesa do Consumidor), Fundao Padre Anchieta Rdio e TV Cultura (esta ltima a nica Fundao com personalidade jurdica de direito privado). As fundaes que tiverem personalidade de direito pblico sero tambm chamadas de Autarquias Fundacionais, pois vo se assemelhar s autarquias, com exceo do patrimnio personificado. 2.

Caractersticas:

Autonomia administrativa: Tem liberdade para tomar suas decises nesse setor, sem necessitar de concordncia da Administrao Direta. Ex: Pode contratar pessoas atravs de concurso, Adquirir bens atravs de licitao; Gerir as suas atividades. Autonomia financeira: Tem verbas prprias para gerir suas atividades. A principal fonte de verbas vem do oramento, mas no impede que possam cobrar pelos servios que prestam.

Patrimnio prprio personalizado: personificado, diferenciando-se das demais.

patrimnio

personalizado,

As pessoas jurdicas de base associativa tm como aspecto principal as pessoas que as integram, j as pessoas jurdicas de base fundacional tm como aspecto peculiar o patrimnio, pois ele vai beneficiar as pessoas que se encontram na Administrao e as que esto fora dela. 3. Controle: H apenas um controle quanto legalidade dos atos praticados pelas Fundaes. Assim, a Administrao direta no poder interferir no mrito dos seus atos, tendo que respeitar a autonomia que elas receberam ao serem criadas. 4.

Criao: Se for pessoa jurdica de direito pblico: A lei especfica cria.

Se for pessoa jurdica de direito privado: A lei especfica autoriza a sua criao. Assim, s adquiriram personalidade jurdica aps aprovao e registro dos Estatutos. A lei deve ser especfica, assim para cada Fundao deve existir uma lei. Somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo a lei complementar, neste ultimo caso, definir as reas de atuao (art. 37, XIX da CF). A lei ordinria que criar a Fundao ser de iniciativa do Presidente da Repblica, por fora do artigo 61, 1, II e da CF. So de iniciativa do Presidente da Repblica leis que disponham sobre criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica, observado o disposto no art. 84, VI da CF. 5.
o

Privilgios: Privilgios processuais (art. 188 do CPC):

Se for pessoa jurdica de direito pblico: Tem os mesmos privilgios da Administrao Direta, isto , prazo em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer, visto que esto includas na expresso Fazenda Pblica. A expresso contestar foi utilizada num sentido amplo, isto no sentido de responder. Se for pessoa jurdica de direito privado: No tem privilgios, pois no integra o conceito de Fazenda Pblica.
o

Privilgios tributrios (art. 150, 2 da CF): As Fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico so imunes a impostos sobre patrimnio, renda ou servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou delas decorrentes. No so imunes s taxas e contribuies de melhoria.

6. Responsabilidade: As prprias Fundaes respondem por obrigaes, compromissos e prejuzos que causarem a terceiros, por conseqncia lgica da sua autonomia e patrimnio.

A Administrao direta pode ser chamada a responder pelas obrigaes contradas pelas Fundaes apenas em carter subsidirio (depois de esgotadas as foras das autarquias) e no solidrio. 7. Falncia: No se submetem a regime falimentar, pois so prestadoras de servio pblico.

Agncias executivas 1. Conceito: o qualificativo atribudo a certas Autarquias e Fundaes por iniciativa da Administrao Direta, atravs de um contrato de gesto, para o atingimento, durante um prazo certo e determinado, de novas metas em troca de uma ampliao da sua autonomia financeira, gerencial e oramentria (Princpio da eficincia). No estamos falando na criao de novas pessoas jurdicas, mas sim de qualificativo atribudo s pessoas que j existem. 2. Quem atribui esse qualificativo: a Administrao Direta que ir atribu-lo, mais especificamente o Ministrio ao qual as Autarquias ou Fundaes esto vinculadas. 3. Finalidade da atribuio: atribudo um qualificativo s Autarquias e Fundaes para o alcance de novas metas que no estavam previstas inicialmente, conferindo, em troca, uma ampliao da sua autonomia financeira, gerencial e oramentria. Tendo em vista que a autonomia dessas pessoas foi estabelecida por meio de lei s poderiam ser ampliadas da mesma forma e no por meio de um contrato de gesto, como determina a Constituio. Entretanto, deve prevalecer a determinao da Constituio. 4. Instrumento para atribuio: O qualificativo atribudo atravs de um contrato de gesto. A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e direta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o Poder Pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: o prazo de durao do contrato; os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes; a remunerao do pessoal (art. 37, 8 da CF). 5. Caracterstica desse qualificativo: Tendo em vista que o qualificativo tem carter temporrio, assim que as metas forem cumpridas as agncias executivas voltam a ser Autarquias e Fundaes. Caber lei dispor sobre o prazo de durao do contrato. Empresas Pblicas 1. Conceito: 8

Empresas Pblicas so pessoas jurdicas de direito privado criadas para a prestao de servio pblico ou para a explorao de atividade econmica, contando com um capital exclusivamente pblico e constitudas sob qualquer modalidade empresarial. A descentralizao do servio pblico s se faz por delegao (s transfere a execuo do servio pblico). Com relao explorao de atividade econmica devem se submeter aos princpios da ordem econmica (art. 170 e 173, 1 da CF). Ex: BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social: financia projetos de natureza social - presta servio pblico); Caixa Econmica Federal (explora atividade econmica); Radio Brs (responsvel pela voz do Brasil: presta servio pblico). 2.

Caractersticas:

Autonomia administrativa: Tem liberdade para gerir as suas atividades, tomar decises. Ex: Pode contratar pessoas por concurso pblico; pode contratar servios por meio de licitao.

Autonomia financeira: Tem verbas prprias e verbas que vm do oramento.

Patrimnio prprio: A Administrao Direta transferiu parte de seu patrimnio a elas. No pode-se falar em execuo do direito privado contra a Empresa Pblica, pois o patrimnio pblico, dando-se o pagamento por meio de precatrios. 3. Controle da Empresa Pblica: H apenas um controle quanto legalidade dos atos praticados pelas Empresas Pblicas. Assim, a Administrao direta no poder interferir no mrito dos seus atos, tendo que respeitar a autonomia que elas receberam ao serem criadas. 4. Criao: Sendo a Empresa Pblica pessoa jurdica de direito privado, a lei autoriza a sua criao. Adquiriro personalidade jurdica com o registro de seus estatutos no rgo competente. A lei deve ser especfica, assim para cada Empresa Pblica deve existir uma lei. Somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo a lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de atuao (art. 37, XIX da CF). 5.

Privilgios:

Privilgios processuais (art. 188 do CPC): As Empresas Pblicas no tm privilgios processuais, pois estes s so conferidos Fazenda Pblica, expresso esta que s abrange as pessoas jurdicas de direito pblico.

Privilgios tributrios (art. 150, 3 da CF):

Quando explorarem atividade econmica: No tero privilgios tributrios. No sero imunes a impostos. Quando prestarem servios pblicos: No tero privilgios, salvo se no cobrarem tarifas dos usurios.

As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado (art. 173, 2 da CF). 6. Responsabilidade: As prprias Empresas Pblicas respondem por obrigaes, compromissos e prejuzos que causarem a terceiros, por conseqncia lgica das suas caractersticas. Se a Empresa Pblica for prestadora de servio pblico, a Administrao Direta pode ser chamada a responder em carter subsidirio (depois de esgotadas as foras da empresa publica) e no solidrio. Entretanto, se for exploradora de atividade econmica, a Administrao direta no poder ser acionada, pois ela estar regulada pelo mesmo regime da iniciativa privada. 7. Falncia: Se a Empresa Pblica for prestadora de servio pblico no se submete a regime falimentar. Mas, se explorar atividade econmica pode falir, pois est competindo com a iniciativa privada. A Empresa Pblica no ser extinta pela falncia, pois s pode ser extinta por meio de lei. Sociedades de economia mista 1. Conceito: Sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de direito privado criadas para prestao de servio pblico ou explorao de atividade econmica, contando com um capital misto e constitudas sob a modalidade de sociedade annima. A descentralizao do servio pblico s se faz por delegao (s transfere a execuo do servio pblico). Com relao a explorao de atividade econmica, assim como as Empresas Pblicas, tambm esto submetidas aos princpios da ordem econmica (art. 170 e 173, 1 da CF). Diferem-se da empresa pblica, pois contam com um capital misto (participao da iniciativa privada) e so constitudas sob a modalidade de sociedade annima. Ex: Banco do Brasil (exerce atividade econmica); Petrobrs (presta servio pblico); Sabesp (presta servio pblico); Metr (presta servios pblicos); Cetesb (presta servios pblicos); Dersa (presta servios pblicos); Anhembi Turismo (presta servios pblicos); CET (presta servios pblicos). 2.

Caractersticas:

Autonomia administrativa: Tem liberdade para gerir as suas atividades, tomar decises. Ex: Pode contratar pessoas por concurso pblico; pode contratar servios por meio de licitao.

Autonomia financeira: Tem verbas prprias e verbas que vm do oramento.

Patrimnio prprio: A Administrao Direta transferiu parte de seu patrimnio a elas. No pode-se falar em execuo do direito privado contra a Sociedade de 10

economia Mista, pois o patrimnio pblico, dando-se o pagamento por meio de precatrios. 3. Controle: H apenas um controle quanto legalidade dos atos praticados pelas Sociedades de Economia Mista. Assim, a Administrao direta no poder interferir no mrito dos seus atos, tendo que respeitar a autonomia que elas receberam ao serem criadas. 4. Criao: Sendo a Sociedade de Economia Mista pessoa jurdica de direito privado, a lei autoriza a sua criao. A personalidade jurdica ser adquirida com o registro dos Estatutos no rgo competente. A lei deve ser especfica, assim para cada Sociedade de Economia Mista deve existir uma lei. Somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo a lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de atuao (art. 37, XIX da CF). 5.

Privilgios:

Privilgios processuais (art. 188 do CPC): As Sociedades de Economia Mista no tm privilgios processuais, pois estes s so conferidos Fazenda Pblica, expresso esta que s abrange as pessoas jurdicas de direito pblico.

Privilgios tributrios (art. 150, 3 da CF):

Quando explorarem atividade econmica: No tero privilgios tributrios. No sero imunes a impostos. Quando prestarem servios pblicos: No tero privilgios, salvo se no cobrarem tarifas dos usurios.

As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado (art. 173, 2 da CF). 6. Responsabilidade: As prprias Sociedades de Economia Mista respondem por obrigaes, compromissos e prejuzos que causarem a terceiros, por conseqncia lgica das suas caractersticas. Se a sociedade de economia Mista for prestadora de servio pblico, a Administrao Direta pode ser chamada a responder em carter subsidirio (depois de esgotadas as foras da empresa publica) e no solidrio. Entretanto, se for exploradora de atividade econmica, a Administrao direta no poder ser acionada, pois ela estar regulada pelo mesmo regime da iniciativa privada.

11

S-ar putea să vă placă și