Sunteți pe pagina 1din 4

INTRODUO A ECOLOGIA: O que Ecologia? Haeckel 1866 kologie (Oikos = casa, Logos = estudo) Cincia da relao organismo-ambiente.

. (Haeckel 1866) Estudo do ambiente natural, particularmente relaes organismo-adjacncias. (Ricklefs 1973 ) Estudo da distribuio e abundncia de organismos e das interaes que as determinam. (Towsend, Begon & Harper 2006)

Atravs da disciplina ecologia iremos bsicos, que so eles:

conhecer seus trs princpios

Primeiro Uma base em historia natural. Quanto mais soubermos sobre os habitas e seus organismos residentes, melhor conseguiremos generalizar. Segundo Uma apreciao do organismo como a unidade fundamental da ecologia. A estrutura e a dinmica das populaes, comunidades e ecossistemas expressam as atividades dos organismos e as interaes entre eles. Terceiro: A posio central do pensamento evolutivo no estudo da Ecologia. As qualidades de todos os sistemas ecolgicos expressam as adaptaes evolutivas de suas espcies componentes.

Os sistemas ecolgicos podem ser to pequenos quanto os organismos individuais ou to grandes quanto biosfera inteira.

( fig.1.1 grfico de sistemas ecolgicos. Livro Economia da Natureza, pg3)

Um sistema ecolgico pode ser um organismo, uma populao, um conjunto de populaes vivendo juntos( comunidade), um ecossistema ou a biosfera inteira da terra. Uma populao formada de muitos organismos de uma mesma espcie, uma comunidade compreende muitas populaes que interagem, um ecossistema representa a ligao entre muitas comunidades atravs do uso de recursos de energia e nutrientes e a biosfera compreende todos os ecossistemas da Terra. Vejamos alguns conceitos bsicos: Organismo_ Um ser vivo, unidade fundamental da Ecologia, j que em ecologia estudamos a relao entre os organismos e deles com o meio. Populao_ muitos organismos de uma mesma espcie vivendo juntos, elas diferem do organismo pois so potencialmente imortais, seus tamanhos so mantidos atravs do tempo pelo nascimento de novos indivduos que substituem os que morrem. As populaes possuem tambm propriedades, como fronteiras geogrficas, densidades e variaes no tamanho e na composio, como por exemplo, respostas evolutivas as mudanas ambientais e ciclos peridicos no tamanho. Comunidade_ muitas populaes de diferentes tipos vivendo em uma determinada rea, as populaes dentro das comunidades podem interagir de varias formas, como por exemplo sendo predadores e presas, ou ainda polinizadores ou dispersores. Ecossistema_ Todas as partes dos mundos fsicos e biolgicos que interagem. Podem ser pequenos ou grandes, s vezes incluindo muitos milhares de organismos.

Um tucano se alimentando de frutos de um palmito e uma bactria decompondo restos de vegetais na serrapilheira so ambos membros do mesmo ecossistema de floresta. Podemos falar de um ecossistema de floresta, um de cerrado, um de restinga e at de esturio como unidades distintas, isso devido as trocas de energia serem relativamente baixas, em comparao com as inmeras transformaes que acontecem dentro de cada um desses ecossistemas. Biosfera_ Todos os ecossistemas esto interligados na biosfera, que inclui todos os ambientes e organismos da Terra. As partes distantes da biosfera so interligadas atravs da energia e dos nutrientes transportados pelas correntes de vento e de gua e pelos movimentos dos organismos. Como exemplo dessa ligao entre as partes distantes da biosfera temos: 1-A gua de uma nascente que flui at um esturio conecta os ecossistemas terrestres e aquticos de toda uma bacia hidrogrfica com os do reino marinho. 2- As migraes da baleia jubarte (Megaptera novaeangliae), conectam os ecossistemas do mar da Antrtica com o mar de Abrolhos, porque as condies de alimentao do mar da Antrtica influenciam o nmero de baleias que migram e o seu sucesso reprodutivo em Abrolhos. Isso por sua vez, determina o efeito da populao de baleias no ecossistema da rea de reproduo.

Tambm chamada de baleia corcunda, uma das espcies mais conhecidas do mundo. Apesar de ter sido bastante caada no passado, a populao de jubarte vem crescendo em algumas regies do mundo. H mais de 30 mil no Hemisfrio

Sul. Mesmo assim, ambientalistas.

elas

ainda

so

consideradas

vulnerveis

pelos

Importante: A troca de matria entre os ecossistemas dentro da biosfera acentuada pelas conseqncias globais das atividades humanas. Por que estudar Ecologia?

~ 7 bi pessoas ~ 95 milhes nascimentos/ano ~ 260 mil nascimentos/dia

Necessidade : *Polticas de manejo para sistemas de suporte recursos hdricos terras cultivadas expanso urbana pesca Aplicao : prevenir/resolver problemas ambientais dirigir teoria/prtica econmica, poltica e social. Sucesso : Limpeza de rios Reduo de CFC Foco no CO2 e aquecimento global Proteo de espcies Cooperao internacional (WWF, IUCN) Acordos internacionais (RIO 92, Cites)

S-ar putea să vă placă și