Sunteți pe pagina 1din 17

INSTITUTO FEDERAL DO ESPRITO SANTO COORDENADORIA DE MECNICA CURSO TCNICO EM MECNICA

ALAN ANTNIO ZANOTTI DAVI TAVARES JUNIOR LEONARDO BARCELOS MATTOS

RELATRIO TCNICO DE ENSAIO VISUAL BASEADO EM AULA PRTICA

Vitria 2012

ALAN ANTNIO ZANOTTI DAVI TAVARES JUNIOR LEONARDO BARCELOS MATTOS

RELATRIO TCNICO DE ENSAIO VISUAL BASEADO EM AULA PRTICA

Relatrio Tcnico apresentado disciplina de Ensaios de Materiais do Curso Tcnico em Mecnica do Instituto Federal do Esprito Santo, como requisito parcial para avaliao. Prof. Christian Mariani.

Vitria 2012

ALAN ANTNIO ZANOTTI DAVI TAVARES JUNIOR LEONARDO BARCELOS MATTOS

RELATRIO TCNICO DE ENSAIO VISUAL BASEADO EM AULA PRTICA

Relatrio Tcnico apresentado disciplina de Ensaios de Materiais do Curso Tcnico em Mecnica do Instituto Federal do Esprito Santo, como requisito parcial para avaliao.

COMPONENTES DO GRUPO

_________________________________ Alan Antnio Zanotti

_________________________________ Davi Tavares Junior

_________________________________ Leonardo Barcelos Mattos

SUMRIO 1 INTRODUO..................................................................................... 4 1.1 OBJETIVO......................................................................................... 4 1.2 QUALIFICAO DA EQUIPE DE INSPEO.................................. 5 1.3 NORMA DE REFERNCIA................................................................ 5 2 MATERIAIS E MTODOS................................................................... 6 2.1 TCNICA DE ENSAIO....................................................................... 6 2.2 ESTADO DISPONVEL DA SUPERFCIE.......................................... 6 2.3 MTODOS DE PREPARAO DA SUPERFCIE ............................ 7 2.4 CONDIO SUPERFICIAL............................................................... 7 2.5 CONDIES DE ILUMINAO........................................................ 7 2.6 INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS....................... 8 2.7 CROQUI E MEDIDAS DO CORPO DE PROVA................................ 9 3 RESULTADOS ................................................................................... 11 3.1 RELAES DE DESCONTINUIDADES E IRREGULARIDADES... 11 4 CONCLUSO .................................................................................... 14 5 RECOMENDAES.......................................................................... 15 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS................................................... 16

1 INTRODUO
Este relatrio tcnico refere-se ao registro do desenvolvimento e resultados obtidos da atividade prtica de ensaio visual desenvolvida na disciplina de ensaio de materiais do curso tcnico em mecnica. O ensaio visual consiste na avaliao do estado superficial de um material ou corpo de prova para a identificao de descontinuidades e/ou defeitos. A principal ferramenta de trabalho neste processo o olho humano, que, devido a possveis variaes e dificuldades em determinadas atividades, podem ser auxiliados por equipamentos como lupas, microscpio, espelhos e ate cmeras de TV para visualizao em locais de difcil acesso como tubulaes de pequeno dimetro (Telecurso 2000). Para se manter um padro de qualidade nesse processo, alguns requisitos devem ser obedecidos como luminosidade adequada, distancia e ngulo de observao. Este processo muito utilizado devido ao seu baixo custo e praticidade, visto que se trata de um ensaio no destrutivo, no deixa marcas e pode ser utilizado em superfcies acabadas (Telecurso 2000).

1.1 OBJETIVO
Este ensaio tcnico visual tem como finalidade verificar defeitos e descontinuidades supostamente do processo de soldagem utilizando arco eltrico eletrodo revestido. Nesse ensaio visual, temos que levar em conta os seguintes critrios de aceitao: No ocorrncia de respingos com dimetro maior que 2 mm; No ocorrncia da falta de depsito de material maior que 3 mm de comprimento; No ocorrncia de poros com dimetro maior que 0,5 mm; No ocorrncia de mordeduras com dimetro maior que 2 mm.

1.2 QUALIFICAO DA EQUIPE DE INSPEO


O material foi analisado pelos alunos do curso tcnico em mecnica (3 mdulo), do Instituto Federal do Esprito Santo campus Vitria.

1.3 NORMA DE REFERNCIA


Norma ABNT NBR 10777 - Ensaio visual em soldas, fundidos, forjados e laminados 10/1989.

2 MATERIAIS E MTODOS
A seguir estar relacionado o passo a passo que foi utilizado para que se possa chegar a uma concluso, se o corpo de prova est em condies ou no de ser aprovado. Alm de descrever os diferentes tipos de materiais, instrumentos e equipamentos que foram utilizados neste ensaio.

2.1 TCNICA DE ENSAIO


A tcnica de ensaio, ou seja, o passo a passo, executado na aula prtica foi conforme a orientao do professor Christian Mariani.

2.2 ESTADO DISPONVEL DA SUPERFCIE


A primeira impresso que tivemos quando vimos o corpo de prova foi que ele estava um pouco oxidado, havia respingos de solda, falta de depsito de solda nas extremidades, falta de linearidade da solda, acabamento desbastado em suas bordas, a pea maior apresenta forma geomtrica que se aparenta a de um retngulo, a uma inclinao de aproximadamente 2, seu cordo de solda tem caracterstica proveniente de processo de soldagem por arco eltrico eletrodo revestido, sendo as juntas do metal base com formato k, isso tudo em ambos os lados do corpo de prova. Alm disso, os dois lados da chapa possuem identificao. O lado que tem a marca de CP02 (Figura 2) foi considerado como a frente da pea, e o outro lado que tem a marca de CP 03 LP (Figura 1), o verso da pea.

Figura 1: Corpo de prova lado CP 03 LP

Figura 2: Corpo de prova lado CP 02

2.3 MTODOS DE PREPARAO DA SUPERFCIE


Primeiramente foi passada uma escova de ao ao longo do cordo de solda, nas partes onde no houve depsito de material e em partes das chapas. Depois o cordo de solda foi lixado com a lixa de granulometria 120 e logo aps a de 400. Feito isso, utilizou-se um trapo, que foi levemente molhado com thinner, e passado em toda a extenso do cordo de solda e em seu redor. Esses mtodos citados acima foram aplicados nos dois lados do corpo de prova, CP 02 e CP 03 LP. .

2.4 CONDIO SUPERFICIAL


Aps executado todos os mtodos necessrios no corpo de prova, o mesmo j est em condies de ser avaliado para ser aceito ou recusado diante dos critrios que foram impostos.

2.5 CONDIES DE ILUMINAO


Para sabermos qual a intensidade da luz na cabine, foi utilizado o luxmetro, que um aparelho que mede o grau de luminosidade emitido pela lmpada. Ao fazer a medio, o aparelho estava sobre a bancada de observao, do lado da pea e a uma distncia de 1,220 metros da lmpada. Resultado, o luxmetro marcou 740 lux.

2.6 INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS


A seguir esto relacionados os materiais, instrumentos e equipamentos que foram utilizados neste ensaio visual. Ambiente de anlise da amostra IFES Campus Vitria Capela de exausto RSSA/08 Laboratrio de ensaios no destrutivos; Escova de ao STARFER; Lixa 120 NORTON modelo 710; Lixa 400 NORTON modelo T223; THINNER e diluente Tintas FARBEN THINNER 5000 - Validade: 12/2011 Mesmo o produto estando vencido, o professor Christian Mariani autorizou o uso do mesmo para fins didticos; Trapo material descartado aps o uso; Metro STARRETT; Rgua escala em mm e polegada sem identificao; Luminria com lmpada CE; Luxmetro Instrutherm LD-240 CE NO: 08061105 CEFETESVITORIA-30144; Celular LG T-310 utilizado para fotografar a pea;

2.7 CROQUI E MEDIDAS DO CORPO DE PROVA


Logo abaixo esto o croqui do corpo de prova e suas respectivas medidas conforme mostra a tabela.

Figura 3: Pea lado CP 03 LP Tabela de Medidas Letra A B C D E F G H I J Medida (mm) 235 63 10 215 63 10 210 8 188 14 Descrio Comprimento da pea maior Largura da pea maior Espessura da pea maior Comprimento da pea menor Largura da pea menor Espessura da pea menor Comprimento da solda no lado CP 03 LP Distncia entre as peas Comprimento da solda no lado CP 02 Largura da solda

10

O corpo de prova tem um suporte cujo dimetro de 8 mm, e est fixado nele por pontos de solda, supostamente arco eltrico eletrodo revestido.

Figura 4: Comprimento lado CP 02

Figura 5: Largura lado CP 02

11

3 RESULTADOS
Aps a preparao do corpo de prova para anlise, podemos observar que havia alguns defeitos e descontinuidades no mesmo.

3.1 RELAES DE DESCONTINUIDADES E IRREGULARIDADES


Podemos observar que ao longo do cordo de solda apresenta: rea com pouca incidncia de respingos de soldas com dimetro que podem estar compreendidos entre 1 a 2 mm (Figuras 6, 7, 8 e 10); No possui uniformidade em sua extenso (Figura 11); Apresenta acabamento irregular nas extremidades; Falta de preenchimento superior a 3 mm (Figuras 6, 7, 8 e 9); No foram identificados indcios de porosidades e mordeduras.

Figura 6: Respingos e falta de material (solda)

Figura 7: Respingos e falta depsito de material

12

Figura 8: Respingos e falta depsito de material

Figura 9: Falta depsito de material

Figura 10: Respingos

13

Figura 11: Falta linearidade

14

4 CONCLUSO
Foi concludo que o ensaio visual tem como objetivo verificar defeitos e descontinuidades supostamente do processo de soldagem utilizando arco eltrico eletrodo revestido. Sabendo que os critrios de aceitao so os seguintes: No ocorrncia de respingos com dimetro maior que 2 mm; No ocorrncia da falta de depsito de material maior que 3 mm de comprimento; No ocorrncia de poros com dimetro maior que 0,5 mm; No ocorrncia de mordeduras com dimetro maior que 2 mm. Logo, observado e comparado as caracterstica do corpo de prova com os critrios estipulados pela literatura, conclumos que o material analisado no se enquadra nos requisitos mnimos estipulados para aprovao, devido falta de preenchimento de solda nas extremidades das juntas. Ou seja, o corpo de prova no poder ser aceito.

15

5 RECOMENDAES
recomendada a contratao de um profissional mais capacitado e qualificado para que execute o processo de soldagem a arco eltrico eletrodo revestido. Garantindo assim uma melhor qualidade no cordo de solda e no correr o risco do corpo de prova ser reprovado no ensaio.

16

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Marques, Paulo Villani; Modenesi, Paulo Jose; Bracarense, Alexandre Queiroz, Soldagem fundamentos e tecnologia 2 edio. Ribeiro, Levi, Tecnologia da Soldagem, gerencia de ensino, coordenadoria de recursos didticos, Vitria, 2011.

S-ar putea să vă placă și