Sunteți pe pagina 1din 3

Shirlley Padia Lopes

Resenha do livro Sobre Televiso de Pierre Bourdieu

Embora tenha se formado filsofo, Pierre Bourdieu foi um importante socilogo francs, sendo at considerado por muitos como um dos intelectuais mais importantes aps Sartre e Foucault. Sua contribuio vasta e o maior destaque dado abordagem das estruturas simblicas, de modo que toda sua produo seja baseada nessa teoria. Inclusive nesta obra em questo, Sobre Televiso, na qual ele discorre sobre a violncia simblica. O autor faz uma cida crtica televiso enquanto meio e uma critica mais ferrenha ainda aos jornalistas que a compe. Ele divide a obra em duas partes, sendo que na primeira aborda os bastidores, os estdios das televises e, na segunda, aborda a estrutura social de composio da televiso e como ela age na sociedade. J no prlogo diz:
De fato, penso que a televiso, atravs dos diferentes mecanismos [...], expe a um grande perigo as diferentes esferas da produo cultural, arte, literatura, cincia, filosofia, direito; creio mesmo que, ao contrrio do que pensam e dizem, sem dvida com toda a boa-f, os jornalistas mais conscientes de suas responsabilidades, ela expe a um perigo no menor a vida poltica e a democracia.

Bourdieu comea desqualificando o papel de supostos pensadores que aparecem na televiso. Diz que o papel dos verdadeiros intelectuais de evitar, de no legitimar esse meio, ou como ele fez, ir Televiso falar mal e denunciar a prpria Televiso. Diz que esses supostos pensadores, na verdade, no obtm o respeito de seu meio e procuram, ou se vendem, pelo reconhecimento de um meio antiintelectual.

So inmeras e fascinantes engrenagens que nos faz ir percebendo. Por exemplo, ao trazer o conceito de Violncia Simblica para introduzir como se forma, ou no se forma, a conscincia das pessoas a partir de notcias de variedades que sempre foram o alimento predileto da imprensa sensacionalista; o sangue e o sexo, o drama e o crime sempre fizeram vender [...]. Sobre a Violncia Simblica diz:
[...] uma violncia que se exerce com uma cumplicidade tcita dos que a sofrem e tambm, com freqncia, dos que a exercem, na medida em que uns e outros so inconscientes de exerc-la ou de sofr-la.

A partir deste conceito, trata da incapacidade do meio televiso de fazer avanar o pensamento humano. Pois a ttulo de entretenimento, como o citado acima, no faz o pensamento das pessoas sair do lugar comum, no o faz evoluir e em nada contribui para o desenvolvimento intelectual das pessoas e, essa a violncia que sofremos ao nos utilizarmos desse meio. Um tpico excelente do livro o A circulao circular da notcia no qual desnuda o processo em que a TV influenciou outros meios, como os jornais impressos, a um ponto tal que o que vira furo de notcia aquilo que respaldado, noticiado tambm pela televiso. Desmistifica a imagem de que a concorrncia gera a qualidade e credibilidade dos jornais impressos j que dizer haver neles uma homogeneizao oriunda de se ter as mesmas restries, as mesmas pesquisas de opinio, aos mesmos anunciantes [..]. Bourdieu ilustra como o procedimento da imprensa de cobrir o furo alheio gera uma situao em que todos falam do mesmo assunto e, portanto, no se tem variedade o que [...] produz um formidvel efeito de barreira, de fechamento mental. Um ltimo tpico que abordarei aqui o A urgncia e o fast-thinking. Nele, o socilogo aborda a relao que considero basilar: a do tempo de pensamento. Diz, retomando o pensamento platnico, que na televiso no se pode pensar, pois pensar requer tempo. Fao a contraposio com o tempo da leitura de um livro, por exemplo, em que se retoma a sentena no compreendida inmeras vezes at que o significante tenha algum significado. Mas j na televiso, o autor

questiona se existe a possibilidade de pensar com rapidez e mais uma vez critica os fast-thinkers, que seriam aqueles comentaristas, os intelectuais escolhidos para a irem a TV explanar sobre qualquer assunto que a realidade demande ou no. Questiona a capacidade desses pensadores em darem respostas aos acontecimentos com a rapidez em que eles acontecem e que a Televiso noticia. A obra imperdvel para qualquer pessoa que tenha interesse em sair do senso comum e entender a estrutura de funcionamento no s da Televiso, mas dos meios de produo como um todo. Para ns, futuros jornalistas, julgo como uma reflexo mais que necessria uma vez que podemos refletir sobre o tecnicismo de nossas aulas de TeleJornalismo e sua incansvel procura de retratar mais do mesmo, do pitoresco ao grotesco em nome de um espetculo medocre. Bourdieu nos convida, assim como ele tem esperana em ser o papel da sociologia, ao engajamento para que a realidade seja transformada a partir do momento em que pensada, mas por isso precisa ser PENSADA. Apesar de aparentemente rechaar a classe dos jornalistas, ele reconhece que existem [...] os pequenos, os jovens, os subversivos, os importunos que lutam desesperadamente para introduzir pequenas diferenas nesse enorme mingau homogneo imposto pelo crculo (vicioso) da informao [...]. A grande dificuldade de qualquer teoria ser colocada em prtica, que essas teorias e conceitos elencados e explanados por Bourdieu saim da abstrao e sejam concretizados compete a ns.

S-ar putea să vă placă și