Sunteți pe pagina 1din 5

Dr.

Hamilton Resende
Advogado OAB/PI n 4.165 Advocacia e Assessoria Jurdica

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE ESPERANTINA PI

Processo n 957/2010 Denncia ROSELI DE SOUSA LIMA, j devidamente qualificado nos autos do processo em epgrafe, vem, respeitosamente, atravs de seu Advogado infra-assinado, apresentar DEFESA PRELIMINAR no que faz com base nos fatos e fundamentos abaixo expostos: A R foi denunciada pelo Ministrio Pblico sob a acusao de que, no dia 22 de setembro de 2010, por volta das 10h, no interior de sua residncia, possua com 23 (vinte e trs) trouxas de maconha e uma quantia de R$ 117,00 (cento e dezessete reais). Segundo inqurito, um equipe policial dirigiu-se at a residncia da mesma, para efetuar a priso de Z Roberto, irmo da denunciada, o qual mencionaram como receptador de objetos furtados. Quando da busca, foi encontrada o referido entorpecente, acusando-lhe de cometer o crime previsto no art. 33, da Lei n 11.343/2006. Em delegacia de polcia, a mesma afirmou categoricamente ser usuria de entorpecente e que a droga, para uso prprio, foi adquirida de uma pessoa de nome Rogrio, originrio da cidade de Teresina-PI. Ademais, completou que os valores apreendidos foram adquiridos atravs de programas realizados pela Requerida, uma vez que estava desempregada.

Dr. Hamilton Resende


Advogado OAB/PI n 4.165 Advocacia e Assessoria Jurdica

H que se ressaltar que, de acordo com o auto de apreenso de fls. 13, do referido processo, o valor encontra-se aprendido, mas no consta em seu bojo, assim como, no consta comprovante do depsito onde os valores foram depositados. No mais, em que pese os fatos elencados pelo Representante do Ministrio Pblico no intuito de condenar a Denunciada por crime de trfico de entorpecente, deixou, portanto, o acusador pblico de observar o contexto em que ocorrera tal fato. Data vnia, a pea acusatria no explana os fatos importantes que ocorreram no dia crime, sendo que foram desconsiderados porque foi baseada somente num Inqurito Policial falho, como ser demonstrado. Os fatos acima narrados revelam, sem qualquer sombra de dvidas, que a pea inicial no preencheu os requisitos do art. 41, do CPP, eis que absolutamente inepta. cedio que o crime de furto, imputado Denunciada, requer a existncia de dolo, alm da comprovao da materialidade e autoria do fato. Outrossim, analisando o conjunto probatrio processual existente extrai-se que no provas suficientes que conclusa pela culpa da mesma, passando de mera suposio, sem nenhuma prova concreta. No entanto, no h comprovao material alguma de que tal fato seria de responsabilidade da Acusada. Ante a isto, subsume-se do conjunto ftico que totalmente insuficiente para condenar a Denunciada, aplicando-se o princpio constitucional da presuno de inocncia e do in dbio pro reo, e ausente o requisito primordial da culpabilidade que a PROVA DA AUTORIA DO FATO, VEZ QUE TOTALMENTE INEXISTENTE. O art. 395, do Cdigo de Processo Penal elenca as possibilidades de rejeio da denncia, adequando-se perfeitamente ao caso, como segue: Art. 395. A denncia ou queixa ser rejeitada quando: I for manifestamente inepta;

Dr. Hamilton Resende


Advogado OAB/PI n 4.165 Advocacia e Assessoria Jurdica

II faltar pressuposto processual ou condio para o exerccio da ao penal; ou III faltar justa causa para o exerccio da ao penal Destarte, por no haver provas robustas contra acusada, e pelos fatos expostos e comprovados, resta apenas que o emrito Juiz(a), ante a completa irregularidade do flagrante que gerou a nulidade do processo, absolva sumariamente o Denunciado. IN VERBIS: (...) a absolvio sumria autorizada pelo cdigo penal norma tradicional do direito ptrio e inspira-se na razo preponderante de evitar para o ru inocente as delongas e os notrios inconvenientes do julgamento (...) (Magalhes Noronha Direito Processual Penal). Assim, por no estarem presentes os requisitos para o recebimento da denncia (art. 395, do CPP), faltando-lhe a JUSTA CAUSA necessria para a propositura da ao penal, devido deficincia do suporte probatrio colhido no inqurito policial, imperioso a absolvio da acusada por absoluta insuficincia de provas das acusaes que lhe so dirigidas. DAS ATENUANTES PROCESSUAIS A defesa comprovar a inexistncia de delito cometido pelo Ru pela absoluta ausncia de provas que comprovem a materialidade do delito assim como sua autoria. Alm da considerao da ausncia de provas matrias para a condenao h que se observar a possibilidade de julgamento diverso do demonstrado nos autos. Desta forma, deve o MM. Juiz ater-se nas condies atenuantes criminais, que tem por finalidade a reduo da gravidade criminal e, conseguinte, a dosimetria penal. O art. 65 faz as consideraes respeito das possibilidades de atenuao do prazo final da penal, quando diz:

Dr. Hamilton Resende


Advogado OAB/PI n 4.165 Advocacia e Assessoria Jurdica

Art. 65. So circunstncias que sempre atenuam a pena: III ter o agente: d) confessado espontaneamente, autoridade, a autoria do crime; perante a

Em outro ponto a ser observado, e que no destoa da tese defensria, quanto confisso espontnea perante a autoridade policial, j que o acusado relatou um conjunto de fatos, mas que no devem ser considerados como meios de prova, devendo serem apresentadas provas materiais externas e da autoria do acusado. H que considerar tambm as circunstncias jurdicas de que o Acusado primrio, de bons antecedentes e reside no distrito da culpa, devendo-lhe ser aplicada a menor pena cabvel, distanciando-o do outro Acusado, que possui vrios crimes. CONCLUSO Isso posto, requer seja rejeitada a pea inicial da ao com a ABSOLVIO SUMRIA DO ACUSADO, evitando-se que o denunciado responda por processo criminal sem a presena das condies da ao penal, ou de outro caso, seja rejeitada a Denuncia Ministerial, com a ABSOLVIO de pleno direito das acusaes que lhe so imputadas, nos termos do art. 386, do Cdigo de Processo Penal. Requer a produo de toda e qualquer prova admitida em Direito, principalmente as provas testemunhais, com a intimao das pessoas arroladas ao final desta defesa. Nestes Termos, Pede e Espera Deferimento. Esperantina-PI, 01 de maio de 2012 Hamilton Coelho Resende Filho Advogado OAB-PI 4.165 ROL DE TESTEMUNHAS:

Dr. Hamilton Resende


Advogado OAB/PI n 4.165 Advocacia e Assessoria Jurdica

1.

S-ar putea să vă placă și