Sunteți pe pagina 1din 47

MANUAL DO USURIO

PESSOA JURDICA

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. permitida a reproduo total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cpias sejam feitas e distribudas sem fins lucrativos. O autor lembra que o ttulo e a data da publicao devem constar na cpia e tambm deve constar que a cpia foi feita com a permisso do autor. Alm disso, toda reproduo deve citar a fonte. Caso contrrio,a cpia ou a reproduo requer o pagamento de taxas e/ou a permisso por escrito.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

SUMRIO
O que NFSe? Benefcios 6 6 Benefcios para o Prestador de Servios 7 Benefcios para o Tomador de Servios Pessoa Jurdica Benefcios para o Tomador de Servios Pessoa Fsica 7 Quem est obrigado a utilizar a NFS-e? 7 Credenciamento 8 Como Acessar o Sistema 12

Primeiro Acesso com utilizao de Senha WEB 12 Primeiro Acesso com utilizao de Certificado Digital 13 Perfil do Usurio ou Empresa 16 Perfil do Usurio 16 Configurao do Perfil de Contribuinte Prestador de Servio Perfil de Contribuinte 19 Substituto Tributrio/Responsvel Tributrio 19 Emisso de NFSe 22 Passo 1 Tomador de Servios 22 Passo 2 Atividades 23 Tributao dos Servios Prestados Passo 4 Detalhamento da Nota Emisso da nota fiscal 26 Consulta de NFS-e 27 16

23 25

Notas Fiscais 27 Perodo 27 Prestador / Tomador 27 Visualizao de NFS-e Atividades 27 Cancelamento de NFS-e

27

28 28 28
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

Cancelamento de NFS-e emitida com ISS NO recolhido Cancelamento de NFS-e emitida com ISS RECOLHIDO Guias Pendentes 29 Guias Emitidas 29

Guias Pagas 29 Guias Canceladas 29 Emisso da guia pendente 30 Consulta de Guias Emitidas Estorno da guia 31 Guias Canceladas 32 Gerenciamento de Usurios 33

31

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

Neste Captulo
O que NFSe? Benefcios Credenciamento Como acessar o Sistema

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

O que NFSe?
Consiste na alterao da sistemtica atual de emisso de nota fiscal em papel por nota fiscal de existncia apenas eletrnica (digital). Considera-se Nota Fiscal de Servios Eletrnica NFS-e o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existncia apenas digital, em sistema prprio da Prefeitura Municipal de Campinas, com o objetivo de registrar as operaes relativas prestao de servios e conseqente incidncia de ISS. Sua validade jurdica garantida pela assinatura digital do emitente e recepo, pelo fisco. No eventual impedimento da emisso on-line da NFS-e, emitentes podem recorrer ao RPS Recibo Provisrio de Servios. Tambm poder ser utilizado pelos prestadores sujeitos emisso de grande quantidade de NFS-e (Exemplo: estac-ionamentos). Neste caso o prestador emitir o RPS para cada transao e provi-denciar sua converso em NFS-e mediante o envio de arquivos (processamento em lote). O sistema NFS-e est de acordo com o Modelo Conceitual desenvolvido pela Cmara Tcnica constituda pela ABRASF Associao Brasileira de Secretarias de Finanas das Capitais.

Benefcios
O sistema NFS-e implantado pela Secretaria Municipal de Fazenda, vai simplificar a vida dos prestadores de servios e gerar crditos para seus clientes (cidados e empresas da cidade de Campinas). A Nota Fiscal Eletrnica de Servios - (NFS-e) substituir gradativamente as tradicionais Notas Fiscais impressas, conforme cronograma estabelecido pelo Fisco Municipal. A implantao do sistema proporciona benefcios gerais bem como especficos para os seus usurios, destacam-se: Reduo do custo de impresso para prestadores de servios; Simplificao de Obrigaes Acessrias aos Contribuintes; Mnimo Impacto na Atividade do Contribuinte; Eliminao de erros de clculo e de preenchimento de documentos de arrecadao; Uso Tecnologia Certificao Digital; Validade Jurdica do Documento Eletrnico; Poltica de Contingncias e Segurana; Controle em Tempo Real, pelo Fisco, das Operaes Realizadas; Aperfeioamento do combate sonegao.

Benefcios para o Prestador de Servios


Poder utilizar como crdito para abatimento do IPTU; Reduo de custos de impresso e de armazenagem da NFS-e;
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

Dispensa de Autorizao para Impresso de Documentos Fiscais AIDF para a NFS-e; Emisso de NFS-e por meio da internet, com preenchimento automtico dos dados do tomador de servios, desde que conste da base de dados do sistema; Gerao automtica da guia de recolhimento por meio da internet; Possibilidade de envio de NFS-e por e-mail; Maior eficincia no controle gerencial de emisso de NFS-e; Simplificao das obrigaes acessrias.

Benefcios para o Tomador de Servios Pessoa Jurdica


Gerao automtica da guia de recolhimento por meio da internet, no caso de substituto tributrio; Possibilidade de recebimento de NFS-e por e-mail; Maior eficincia no controle gerencial de recebimento de NFS-e; Simplificao das obrigaes acessrias; Reduo da carga tributria individual ou recebimento de premiao de acordo com o incentivo escolhido pela Prefeitura Municipal de Campinas;

Benefcios para o Tomador de Servios Pessoa Fsica


Possibilidade de recebimento de NFS-e por e-mail; Reduo da carga tributria individual ou recebimento de premiao de acordo com o incentivo escolhido pela Prefeitura Municipal de Campinas;

Quem est obrigado a utilizar a NFS-e?


Todos os prestadores de servio presentes na tabela anexa a Portaria DRM/SMF n 001/09, 17/10/2009 e de acordo com o cronograma de ingresso da Portaria DRM/SMF N 001/10, 01/02/2010. Esto obrigados emisso da NFS-e todos os prestadores de servios pessoas jurdicas inscritos no Municpio. Tomadores de servios nomeados como Substitutos Tributrios pelo Municpio.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

Credenciamento
Para as pessoas jurdicas que devem acessar o sistema da NFS-e, ser necessrio inicialmente efetuar o credenciamento. O credenciamento obrigatrio para todas as empresas estabelecidas no municpio que devero realizar a emisso de nota fiscal atravs do sistema NFSe. De acordo com a Portaria DRM/SMF N 001/10, as empresas obrigadas a emitirem NFS-e pelo sistema constam no cronograma de ingresso, nomeados pelo item da lista de servio, junto com sua respectiva data de ingresso. O credenciamento composto pelo preenchimento e emisso do formulrio de credenciamento. O sistema emitir documento protocolado para comparecimento Prefeitura Municipal de Campinas junto com documentos informados no arquivo emitido. Para acessar o link da solicitao de credenciamento clique na opo Obter senha Web.

Para iniciar o preenchimento da solicitao de credenciamento clique em Cadastro de Prestador de Servios (Credenciamento para Emisso de NFSe).

O sistema apresentar o formulrio de preenchimento no qual devero ser preen-chidos os dados da pessoa jurdica. Preencha todos os campos. Os campos marcados com asterisco (*) so de preenchimento obrigatrio.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

Regime: Informe em qual Regime ir trabalhar na NFSe (Online / Lote); CNPJ: Preencha com o nmero do CNPJ da empresa que deseja credenciar. (Sem ponto, barra ou hfen); CPF: Preencha o CPF do scio da empresa; Posterior a esse preenchimento, o sistema ir preencher automaticamente os dados de Razo Social, CEP, endereo, telefone e e-mail j cadastrados no sistema ISS Digital sendo permitido alterar apenas o telefone e e-mail; EMAIL: Informe um email vlido para contato. Cuidado com erros na digitao e utilize sempre emails ativos. O email informado ser o nico canal de contato para a liberao do credenciamento; CNAE: Poder alterar (incluir/excluir) os CNAEs informados no momento da solicitao de credenciamento. Ao concluir clique em <Solicitar Credenciamento>. Ser emitida a solicitao com o nmero do protocolo gerado aps o preenchimento dos dados.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

O formulrio gerado dever ser entregue no endereo: Porta Aberta - Av. Anchieta, 200 Bairro Centro - Campinas / SP. Junto ao formulrio devero ser entregues os seguintes documentos: Apresentar documento original do outorgante com fotografia para possibilitar a conferncia da assinatura pelo servidor responsvel.Para os casos em que o signatrio desta Solicitao de Credenciamento for procurador, obrigatrio anexar a procurao do interessado, autorizando o procurador a represent-lo neste ato, e documento original do outorgante com fotografia, para possibilitar a conferncia da assinatura pelo servidor responsvel. Favor anexar cpia simples e original, para conferncia, dos seguintes documentos: a) Protocolo de solicitao de credenciamento para obteno da senha de autorizao de acesso ao Sistema Emissor da NFS-e (ISS Digital Web), emitido pelo sistema na internet; b) Via original do CPF e de Documento de Identidade do(s) representante(s) legal(is) do prestador de servio com poderes de representao, conforme indicado nos atos constitutivos da pessoa jurdica; c) Via original ou cpia autntica da procurao pblica ou particular com firma reconhecida, acompanhada da via original do CPF e de Documento de Identidade do outorgado; d) Em caso de substabelecimento de mandato, apresentar via original ou cpia autntica do instrumento correspondente. A entrega do formulrio e documentao no ser necessrio comparecimento do prprio interessado, nesse caso obrigatrio anexar a procurao do interessado, autorizando o procurador a represent-lo neste ato, e documento original do outorgante com fotografia para possibilitar a conferncia da assinatura pelo servidor responsvel.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

10

O formulrio juntamente com os documentos apresentados ser analisado. Caso os dados preenchidos no formulrio estejam corretos e todos os documentos solicitados tenham sido entregues, a sua senha ser desbloqueada. Aps o desbloqueio da senha pelos funcionrios da Prefeitura de Campinas, ser enviado um aviso ao email cadastrado com a senha para acesso ao sistema da NFS-e.

Ateno: Caso o seu email possua algum tipo de proteo contra emails indesejados, voc no conseguir receber nosso email de confirmao. Neste caso, antes de solicitar o credenciamento, sugerimos que desabilite a proteo.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

11

Como Acessar o Sistema


O acesso ao sistema realizado atravs de senha ou certificado digital. Para os prestadores de servios e para os tomadores de servios (pessoa jurdica) a etapa de credenciamento ser obrigatria, independente da opo pelo uso certificado digital. Os usurios j cadastrados na DMS podero acessar o sistema como Pessoa Fsica, porm no caso de terem seus cadastros vinculados a empresas prestadoras de servios, no tero mais acesso a elas. O acesso das empresas prestadoras de servios dever ser realizado atravs de credenciamento. Para maiores informaes sobre a solicitao e o acesso consulte o Manual de Credenciamento.

Primeiro Acesso com utilizao de Senha WEB


Para acessar o sistema digite o endereo http://nfse.campinas.sp.gov.br/ no navegador de internet instalado na mquina. Selecione a opo <Acesso ao sistema> localizada na parte central da pgina.

O sistema apresentar a tela de login. Informe o usurio e senha cadastrados. Preencha a imagem de verificao, respeitando maisculas e minsculas. Para confirmar clique em <Entrar>.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

12

Primeiro Acesso com utilizao de Certificado Digital


Certificado digital o documento eletrnico de identidade emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Autoridade Certificadora Raiz da ICPBrasil -AC Raiz e habilitada pela Autoridade Certificadora da SRF (AC-SRF), que certifica a autenticidade dos emissores e destinatrios dos documentos e dados que trafegam numa rede de comunicao, bem como assegura a privacidade e a inviolabilidade destes. Para acessar o sistema atravs da certificao digital, clique no aceso destacado na imagem a seguir:

Obs. Caso o computador que voc esteja utilizando no possua certificao digital a mensagem de crtica ser exibida, como mostrado abaixo:

ATENO: Para acesso a soluo NFSe fazendo uso desta certificao, se faz necessrio que o computador utilizado para acesso possua instalado a verso mais recente do software Java, um conjunto de ferramentas que permite a execuo desses aplicativos. Para certificar-se que seu computador possue a verso mais recente instalada siga os procedimentos abaixo: Acesse na Internet: http://www.java.com/pt_BR/ Clique em Tenho Java? como mostrado na figura abaixo.

Ser verificado automaticamente se seu computador j possui a ferramenta, insta-lada, caso sim ser exibida uma mensagem de sucesso. Caso no possua a ferramenta instalada, siga as orientaes de instalao recomendadas pelo fabricante.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

13

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

14

Neste Captulo
Perfil do Usurio ou Empresa Perfil do Substituto Tributrio

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

15

Perfil do Usurio ou Empresa


Independente da forma de acesso, o sistema apresenta as opes de menus referentes ao usurio ou empresa indicado.

Perfil do Usurio
Na opo Perfil do Usurio so apresentados os dados de cadastro do usurio logado no sistema. As reas Dados e Contatos do Usurio apresentam os dados informados no cadastro inicial referente ao documento de identificao, endereo, telefone, e-mail, entre outros. A rea Registro CRC do Usurio apresenta os dados do CRC quando o usurio logado for identificado como contador na DMS. Caso contrrio os campos aparecero em branco. As reas Responsabilidade Legal e Responsabilidade Contbil listam as empresas que foram vinculadas ao usurio.

Todos as opes de menu apresentam dados do usurio ou empresa identificado no login. Crdito, Notas Recebidas, Relatrio de atividades. Todos os dados so referentes ao CPF apresentado na rea <Meu Usurio> da tela. O detalhamento sobre cada menu, e suas respectivas funes podem ser consultadas nos prximos tpicos ou no Manual do Usurio Pessoa Fsica. Caso seja um usurio ou empresa logado no sistema, e queira ter acesso aos dados das empresas declarantes, necessrio realizar a seleo da empresa atravs do menu <Selecionar Empresa>. Aps esta etapa, os dados apresentados nos menus sero referentes empresa indicada na tela.

Configurao do Perfil de Contribuinte Prestador de Servio


Aps a seleo da empresa, todas as aes sero referentes ao CPF/CNPJ selecionado. Para a configurao do perfil da empresa ou usurio selecione a opo <Configurar Prestador>.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

16

A configurao do perfil necessria para que sejam validadas algumas informaes oriundas do cadastro dos usurios ou do econmico da prefeitura, no caso das empresas. - Dados constantes no cadastro econmico da prefeitura referentes a identificao da empresa; - Regime de Tributao da empresa selecionada; - Atividades; - Configurao de informaes adicionais de contato; Nota: Caso haja necessidade de alterao dos dados de IM, CNPJ e Razo Social ser necessrio realizar a alterao de DIC Documento de Informaes Cadastrais disponvel em http://www.campinas.sp.gov.br/. O perfil do prestador tambm possibilita a configurao de algumas informaes: - Indicao das alquotas para destaque na nota com relao aos impostos federais; - Site - Resumo - E-mail - Logo da empresa - Frase de segurana - Opes de recebimento e envio de email referentes NFS-e.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

17

Acompanhe abaixo a orientao de cada campo: Site - Informe o site da empresa que ser apresentado no documento da nota fiscal. Resumo - Informe um resumo sobre a empresa e suas atividades. E-mail - Informe um e-mail de contato principal da empresa. Logo da Empresa - Para indicar o logo da empresa clique em <Alterar Imagem>. Identifique o arquivo na mquina atravs do boto <Procurar> e clique em <Carregar>. Para sair da tela clique em <Voltar>.

As opes de Envio de E-mail so configuradas de acordo com as opes: Desejo receber e-mail a cada NFSe recebida. Ser enviada uma mensagem a cada vez que um prestador emitir uma nota fiscal para o CNPJ da empresa declarante. Desejo enviar e-mail automaticamente ao tomador de fora do municpio a cada NFSe emitida. Ser enviado um e-mail comunicando ao tomador de outros municpios sobre a nota fiscal emitida. Desejo enviar e-mail automaticamente ao meu contador a cada a cada NFSe emitida. Ser enviado um e-mail ao contador notificando a emisso de cada nota fiscal. Desejo enviar e-mail automaticamente ao responsvel legal a cada NFSe emitida ou recebida. Ser enviado um e-mail ao responsvel legal a cada nota fiscal emitida ou recebida para o CNPJ da empresa selecionada. DICA 01: Entre as convenincias disponveis na configurao do perfil do prestador existe a possibilidade de se informar os valores percentuais para dedues e alquotas dos impostos que faro parte da nota fiscal eletrnica a ser emitida. Caso esses valores sejam diferentes para uma determinada nota, no momento de sua emisso os mesmos podem ser alterados a qualquer momento.
DICA 02: Outra vantagem presente no perfil do usurio e a possibilidade de se customizar a nota fiscal eletrnica com a identidade visual da empresa prestadora. Esta logo ser exibida na nota fiscal eletrnica emitida podendo ser alterada a qualquer momento. Para este procedimento, basta clicar na opo <ALTERAR IMAGEM>. 1. Clique em <Arquivo> para selecionar a imagem desejada 2. Em seguida clique em <Carregar>

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

18

ATENO: Existe uma limitao para a imagem a ser usada, so elas: 1. obrigatrio que seja um arquivo do tipo JPEG. 2. O seu tamanho no dever ultrapassar 10kb. 3. Para que no haja perda de resoluo, recomenda-se que o arquivo tenha 70 pixels de altura e 70 pixels de largura de dimenso.

Perfil de Contribuinte Substituto Tributrio/Responsvel Tributrio


Contribuintes marcados como substitutos tributrios pela prefeitura municipal tambm tero acesso NFSe, porm o acesso no permitir emisso de NFSe. Apenas consulta do movimento de servios tomados e emisso da guia de ISS Retido na Fonte. O perfil do contribuinte Substituto Tributrio/Responsvel Tributrio h necessidade de validao de algumas informaes e configurao das informaes referentes a recebimento de email das notas fiscais recebidas. As informaes que devem ser verificadas so: - Dados constantes no cadastro econmico da prefeitura referentes a identificao da empresa; - Regime de Tributao da empresa selecionada; Nota: Caso haja necessidade de alterao dos dados de IM, CNPJ, Razo Social ou Nome Fantasia ser necessrio realizar a alterao de DIC Documento de Informaes Cadastrais disponvel em http://www.campinas.sp.gov.br/. E as informaes que podem ser configuradas so: - E-mail - Informe um e-mail de contato principal da empresa - Frase de segurana - para identificao da origem do email, confirme em todas as mensagens recebidas se a frase indicada confere com a frase cadastrada. - Opes de Recebimento e Envio de Email referentes a NFS-e

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

19

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

20

Neste Captulo
Emisso de NFSe Consulta Cancelamento Guia de Recolhimento Gerenciamento de Usurios

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

21

Emisso de NFSe
A emisso de nota fiscal dividida em 4 passos, sendo que cada etapa determina ou no a seqncia no preenchimento. H a possibilidade atravs deste lanamento de substituir outra nota fiscal de servios eletrnica emitida com alguma inconsistncia. Da mesma forma que uma emisso todos os passos devem ser seguidos, sendo que o passo 3 no ser obrigatrio o preenchimento por se tratar de deduo para atividades que contemplem a deduo de materiais. Os passos devero ser seguidos para que a substituio seja validada no final.

Passo 1 Tomador de Servios


Neste primeiro passo deve-se indicar o tomador de servios. De acordo com o tipo do tomador o cadastro ser: Pessoa Fsica: A indicao no obrigatria. Caso o tomador no queria se identificar marque a opo Tomador Pessoa Fsica um Consumidor no identificado. Os demais campos no sero solicitados. Pessoa Jurdica residente no pas: A indicao ser obrigatria. Caso o tomador j tenha sido cadastrado, selecione o apelido informado. Quando o tomador no est cadastrado necessrio informar os campos CPF/CNPJ, Nome/Razo Social, Endereo, Telefone, Email e Apelido. Nota: Durante o cadastro do tomador ele pode indicar que deseja que sejam utilizados os dados que ele informou e que no seja permitida alterao. Neste caso informe apenas o apelido.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

22

Pessoa Jurdica residente no exterior: a indicao obrigatria, porm o preenchimento diferente. Preencha o campo Nome/Razo Social. Para a indicao do endereo selecione no campo UF a opo EX. os campos ficaro abertos para indicao do endereo. O campo CPF/CNPJ ser preenchido automaticamente pelo sistema. Preencha os campos necessrios na tela como nome, endereo e telefone. Aps a indicao do tomador de servios, clique em <Avanar>. Nota: uma nota poder ser de substituio se informado o nmero da nota e a data que est substituindo. A nota que est sendo substituda ser ento cancelada e a relao entre as duas ficar registrada.

Passo 2 Atividades
A Atividade Desenvolvida pela empresa possui configuraes que definem a se-qncia das telas de lanamento da notas fiscais de servios eletrnica. As atividades listadas no campo Atividade esto de acordo com o cadastro realizado junto Prefeitura Municipal de Campinas. Caso queria adicionar, alterar ou excluir alguma atividade ser necessrio realizar a alterao de DIC Documento de Informaes Cadastrais disponvel em http://www.campinas. sp.gov.br/. As atividades modificadas sero automaticamente atualizadas no prximo login na NFSe. Para preencher este passo, selecione uma atividade no campo Atividade. O campo Servio ser preenchido automaticamente. Ao selecionar uma atividade o sistema apresenta as configuraes dela e o servio a ela vinculado.

Tributao dos Servios Prestados


De acordo com a configurao da atividade selecionada as opes dos campos Tipo de Recolhimento, Operao e Tributao podem alterar. O campo Tipo de Recolhimento deve ser preenchido selecionando uma das opes. A Recolher quando o imposto for devido pelo prprio prestador do servio. Retido na Fonte quando o imposto for retido na fonte pelo tomador do servio. O campo Motivo somente habilitado em casos em que a reteno na fonte obrigatria e no ocorre. Para este caso o sistema habilita o campo para indicao do Motivo da No Reteno. O campo Local da Prestao indica onde o servio foi prestado. Para alterar clique no boto <Seta para baixo> e selecione o Estado e o Municpio desejado. De acordo com a configurao da atividade, a informao pode ser influenciar no campo Tributao. O campo Tributao define se haver clculo de imposto. As opes tambm podem variar de acordo com a configurao da atividade. Para alterar a opo default, selecione outra opo na lista clicando no boto <Seta para baixo>. As opes disponveis so:
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

23

Isenta de ISS; Imune; Exigibilidade Suspensa; Tributvel; No Tributvel; Tributvel Fixo - opo apresentada somente para contribuintes enquadrados em regime de recolhimento fixo; Tributvel SN opo apresentada somente para contribuintes optantes pelo Regime Simples Nacional. O campo Alquota apresenta a alquota vinculada a atividade selecionada. No caso da tributao da nota fiscal ter tributao No Incidente no Municpio este campo ficar aberto para indicao da alquota do municpio. Clique em <Avanar> para dar continuidade ao preenchimento.

Passo 3 Dedues
Este passo somente apresentado quando a atividade selecionada no passo 2 permitir deduo da base de clculo. O preenchimento do Mapa de Dedues realizado atravs do cadastro das notas fiscais recebidas que iro compor o Mapa, identificando algumas caractersticas da nota. O valor total identificado como deduo ser deduzido integralmente da nota fiscal de servios eletrnica que est sendo emitida.
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

24

O campo Tipo de Deduo identifica qual o tipo de despesa relacionada nota. Selecione uma das opes da lista clicando no boto <Seta para baixo>. As opes disponveis so: Despesas com Materiais. Despesas com Subempreitada. O campo CPF/CNPJ do Prestador identifica o fornecedor nota fiscal que compe o Mapa de Deduo. O campo Nmero NF identifica a numerao da nota fiscal. O campo Valor Total NF identifica o valor total da nota fiscal incluindo servios e outras despesas. O campo Valor Deduo identifica o valor referente despesa selecionada e que dever ser deduzido da nota fiscal de servios eletrnica que est sendo emitida. Para confirmar o cadastro desta nota fiscal clique no cone

Para dar continuidade ao preenchimento, clique em <Avanar>.

Passo 4 Detalhamento da Nota


Neste passo so identificados os itens que compem a nota fiscal da mesma maneira em uma nota fiscal convencional. Os itens devero ser adicionados um a um indicando descrio, quantidade e valor unitrio. No campo Descrio caracteriza o servio prestado e demais informaes pertinentes indicar na nota que est sendo emitida. H uma restrio de 1.500 caracteres para o preenchimento deste campo. No campo Item informe os itens que compem a nota fiscal. (Mximo de 25 Itens por nota) No campo Qtde informe a quantidade referente ao item descrito. No campo Valor Unitrio informe o valor de cada item. O campo Total calculado automaticamente baseado no valor unitrio e na quantidade de itens. Para confirmar o cadastro deste item clique no cone a serem adicionados. , mesmo que no haja mais itens
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

25

Na rea grifada sero apresentadas as informaes da nota fiscal, totalizando as informaes dos itens cadastrados acima. O sistema apresenta, de acordo com as informaes apresentadas no Perfil do Prestador, as alquotas para os impostos e contribuies federais. A alterao da porcentagem da alquota dos impostos resultar no recalculo do valor devido para o imposto alterado. Para que seja destacado desmarque o imposto.

Emisso da nota fiscal


Aps o preenchimento de todos os passos, clique em <Visualizar> para que seja apresentada em modo de visualizao a nota fiscal de servios eletrnica que est sendo emitida. Ateno: neste momento a nota ainda no est emitida e pode ser editada em qualquer um dos passos de preenchimento. Para emitir a nota fiscal de servios eletrnica clique em <Emitir>. A nota fiscal ser apresentada na tela.

Quando a nota fiscal emitida, de acordo com a configurao indicada no perfil do prestador e do tomador o sistema envia os emails. Existe ainda a possibilidade de enviar a nota fiscal emitida por e-mail na parte inferior da tela de visualizao. Para enviar email com o link para acesso desta nota fiscal: Preencha o campo Para com o endereo de e-mail do destinatrio. O campo Assunto preencha com a identificao do e-mail que est sendo enviado. O campo Corpo de E-mail preencha com o texto que desejar. Para confirmar o envio clique no boto <Enviar E-mail>. Para imprimir a nota fiscal clique no boto <Imprimir> localizado na parte inferior da pgina.
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

26

Consulta de NFS-e
A consulta de Nota Fiscal uma facilidade de busca das notas emitidas e recebidas. Dentre os filtros possveis h a possibilidade de busca pela tributao, status, perodo, prestador ou tomador. Acompanhe as consultas utilizando os filtros descritos abaixo:

Notas Fiscais

Emitidas ou Recebidas refere-se ao tipo de nota. ISSQN Prprio, Reteno na fonte e Canceladas estas observaes complementares podem ou no serem utilizadas para identificao a nota.

Perodo

Por Perodo de Incidncia competncia do lanamento.

Prestador / Tomador

Para pesquisar as notas emitidas para um determinado tomador ou as notas recebidas de um determinado prestador identifique no campo CPF/CNPJ o documento de identificao e preencha o campo Nome/Razo Social.

Visualizao de NFS-e

No campo Nmero da NFS-e indique o nmero da nota e clique em <Visualizar>. A nota ser apresentada em modo de visualizao. Os campos Nmero do RPS e Srie do RPS devem ser preenchidos para a visualizao da nota gerada aps a converso. Para confirmar clique em <Visualizar>.

Atividades

Permite filtrar a consulta de acordo com a atividade indicada nas notas. Este filtro pode ser utilizado em conjunto com os campos Tipo do ISS, Perodo e Prestador/Tomador. Para confirmar a consulta das notas fiscais, clique em <Consultar>. Aps a identificao da nota fiscal possvel visualizar as notas, cancelar uma NFS-e emitida, Anexar Carta de Correo ou gerar um PDF com a relao das notas identificadas na busca.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

27

A consulta das notas fiscais exibir uma tela identificando o contribuinte selecionado, os filtros utilizados na busca, o resumo da consulta e o detalhamento das notas fiscais com uma relao das notas. Para visualizar uma nota fiscal clique no nmero de identificao da nota. O boto <Gerar PDF> cria no formato PDF um documento com a relao das notas identificadas nessa consulta. possvel abrir ou salvar na mquina o arquivo gerado.

Cancelamento de NFS-e
O cancelamento de uma NFS-e emitida se dar de duas formas de acordo com a indicao de pagamento. Para NFS-e emitida com ISS ainda no recolhido o cancelamento ser realizado pelo prprio contribuinte. Para NFS-e emitida e com ISS j recolhido o cancelamento dever ser realizado atravs de solicitao Prefeitura Municipal de Campinas via processo administrativo.

Cancelamento de NFS-e emitida com ISS NO recolhido

Para realizar o cancelamento de uma nota NFS-e selecione a opo Consultar Nota Fiscal. Realize a busca da nota que deseja cancelar.

Selecione a opo Cancelar referente a nota desejada. Informe o Motivo do cancelamento e clique em <Cancelar Nota> para confirmar a opo.

Nota: O cancelamento de nota individual e caso esta nota esteja vinculada a guia de ISS j emitida ser necessrio o estorno desta guia para depois realizar o cancelamento da NFS-e.

Cancelamento de NFS-e emitida com ISS RECOLHIDO

Para realizar o cancelamento de uma NFS-e com o ISS j RECOLHIDO ser necessrio entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Campinas no setor de atendimento ao Contribuinte e solicitar o cancelamento do documento digital. Sero solicitadas algumas informaes e processado o cancelamento. O ISS j recolhido ser disponibilizado ao contribuinte como valor para compensao em pagamentos posteriores. Nota: A NFS-e cancelada poder ser consultada pelo contribuinte atravs da tela de Consulta de Nota Fiscal.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

28

Guia de Recolhimento
Nesta rea possvel emitir, consultar e estornar guias de ISS prprio e/ou retido na fonte. A Guia de ISS Prprio composta pelas NFSe emitidas pelo prestador selecionado dentro de determinada competncia. A Guia de iss Retido na Fonte composta pelas NFSe recebidas dentro da competncia informada que tiveram seu imposto retido pelo tomador selecionado. As guias de ISS, de acordo com decreto N 9.540, devem ser recolhidos at o dia 10 do ms subseqente ao fato gerador. Caso uma guia no tenha sido emitida na data correta, possvel emiti-la j com acrscimos legais. Determinado qual o imposto a ser recolhido possvel buscar entre os filtros:

Guias Pendentes

Considerando a competncia e o tipo do tributo selecionado o sistema rene todas as notas fiscais dentro de uma nica guia. No caso de emitir uma guia de ISS Prprio possvel selecionar as notas que iro compor a guia a ser emitida.

Guias Emitidas Guias Pagas

Considerando a competncia e o tributo esta busca apresentar todas as guias j emitidas e no recolhidas. Considerando a competncia e o tributo esta busca apresentar todas as guias emitidas que foram recolhidas.

Guias Canceladas

Considerando competncia e tributo esta busca apresentar todas as guias emitidas que foram estornadas.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

29

Verifique agora, de acordo com o filtro de busca utilizado, o resultado apresentado e as demais funcionalidades.

Emisso da guia pendente

Aps confirmao da busca o sistema apresenta tela para seleo da guia. Para esta opo o sistema sempre apresentara uma nica guia. Selecione a guia.

Aps a seleo da guia apresentado um resumo geral com valores, acrscimos, dedues e quantidade referente a todas as notas includas na competncia.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

30

Caso a guia a ser emitida seja de ISS prprio possvel selecionar as notas que iro compor a guia. Para selecionar as notas clique em <Selecionar Notas>. Marque as notas que desejar, confirmar a seleo no boto <confirmar>.

Para emitir a guia de ISS (Prprio ou Retido) clique em <Emitir Guia>. NOTA: No possvel selecionar as notas para a guia de ISS retido.

Consulta de Guias Emitidas

A consulta do das guias emitidas e no recolhidas realizada considerando a empresa selecionada, a competncia informada e o tributo indicado. Selecione a guia desejada para visualizar os dados que compem a guia. Selecionada a guia apresentado um resumo dos valores, quantidade de NF, dedues e acrscimos e as notas. No possvel alterar uma guia emitida, porm, antes do seu recolhimento, caso haja necessidade de alterao deve ser realizado o seu estorno.

Estorno da guia

Uma guia estornada no mais apresentada na busca de guias emitidas e a nota que a compem no estava mais vinculada a uma guia emitida. Para realizar o estorno de uma guia clique em <Estorno> e confirme a opo em <ConfirNFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

31

mar Estorno>. Para realizar a emisso desta guia, realize a busca em Guias Pendentes.

Guias Canceladas

De acordo com a empresa selecionada, competncia e tributo o sistema apresenta as guias que foram emitidas e estornadas. Nesta tela, as guias so apresentadas, porm no possvel a edio.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

32

Gerenciamento de Usurios
O acesso ao sistema no primeiro momento pode ser realizado por prestadores e tomadores de servios. No acesso por empresas prestadoras com CNPJ da empresa juntamente com sua respectiva senha possvel indicar subusurios. Estes subusurios tero acesso aos dados da empresa de acordo com as permisses fornecidas e j devero possuir uma senha WEB para acesso ao sistema. Quando o acesso referente a tomadores de servios ele normalmente realizado pelo responsvel indicado no cadastro da empresa e este pode indicar subusurios para que tenham acesso empresa de acordo com as permisses concedidas. Para indicar um subusurios, siga os passos a seguir: Na rea Dados do Subusurio preencha o campo CPF/CNPJ e clique em <Localizar Usurio>. Nesta opo possvel incluir ou alterar um subusurio j indicado. O nome do subusurio ser apresentado para confirmao. Deve ser informado o status do cadastro, ou seja, ativo ou inativo, bem como suas permisses de acesso. Ao trmino da indicao dos campos necessrio realizar a gravao. Verifique que o subusurio apresentado na lista de subusurios e pode ser alterado a qualquer momento. NOTA: O subusurio no tem acesso as suas permisses, nem como alter-las e sua indicao apenas possvel aps o cadastro e recebimento da senha WEB.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

33

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

34

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

35

Emisso de RPS
Aps acessar o sistema DIM e selecionar o declarante, dirija-se ao Menu RPS como mostrado na imagem a seguir:

Emisso de RPS
Permite gerar e imprimir o Recibo Provisrio de Servios RPS que devero ser, posteriormente, convertidos em NFSe.Para a emisso, siga os passos descritos abaixo:

1. Clique em Emisso de RPS; 2. A tela para a emisso ser exibida, perceba que esta tela possua 3 abas de informaes, so elas: Dados do Tomador, Dados da Nota e Dados Complementares; 3. Clique no boto <Incluir> localizado no rodap da tela;

4. A primeira tela que deve ser preenchida para as informaes do Tomador de Servios. O sistema permite a busca dos j cadastrados anteriormente para a escriturao das notas. Preencha as demais informaes necessrias de endereo: CEP, cidade, logradouro etc.
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

36

Ao preencher todas as informaes clique em <Gravar> para salvar os dados informados. 5. O prximo passo a ser informado so os dados da nota fiscal. No h um modelo prdefinido para o Recibo Provisrio de Servios - RPS, no entanto ele dever ser confeccionado ou impresso contendo todos os dados que permitam a sua converso para a NFS-e, em especial o CPF ou CNPJ do tomador de servios informados no passo anterior.

Preencha todas as informaes nos campos pedidos. Ao finalizar o preenchimento das informaes clique em <Gravar> para saldar os dados informados da nota. Ateno: de carter obrigatrio o preenchimento dos itens que faro parte da nota. Para informar os itens clique na figura destacada na imagem a seguir:

Aps clicar no boto Itens da Nota ser exibida a tela abaixo, clique no boto <Incluir> e preencha as informaes: Descrio, Quantidade, Valor unitrio e Valor Total. Repita os passos caso haja mais itens a serem cadastrados. Clique em <Gravar> e no final clique em Sair para retornar a Tela de Dados da Nota.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

37

6. A Aba Descrio da Nota Fiscal permite ao usurio informar observaes em relao ao RPS emitido. Tendo tambm a opo de cancelamento do Recibo atravs da marcao da caixa Cancelada como mostrado na imagem a seguir:

Impresso de RPS
Esta funcionalidade permite a impresso dos Recibos informados atravs da DMS no procedimento anterior. Para impresso siga os passos a seguir:

1. Selecione o Recibo a ser impresso na lista na coluna Marca em seguida clique no cone de impressora localizado no rodap da tela. Caso queira selecionar todos os recibos clique no boto Selecionar Todas NF.

Entregar RPS
O procedimento para entrega de RPS segue a mesma metodologia para entrega de Declarao no sistema DMS ( ISS Digital). Seguem os passos a serem executados:

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

38

1. Selecione opo checkbox Arquivo para procurar o arquivo anteriormente gerado e no enviado clicando no boto <Lupa>. 2. Selecione a Inscrio Municipal do declarante atravs do boto <Lupa> que se encontra ao lado do campo. 3. Selecione o Ms de Competncia clicando no boto <Calendrio>. 4. Clique no boto <Adicionar>; 5. Ao final clique no boto <Entregar> para fazer a entrega ou <Gravar em Disco> para enviar posteriormente.

Imprimir o Protocolo de Entrega RPS


Esta funo imprime o Comprovante de Entrega gerado pelo sistema. 1. Selecione o diretrio ou o disquete onde se encontram os arquivos de protocolos entregues e marque-os no campo Pasta (Diretrio). 2. Na rea Selecione o(s) Protocolo(s). 3. Caso tenham sido apresentados vrios protocolos filtre as Declaraes preenchendo os campos Nmero do Lote, Ms clicando no boto <Seta para baixo> e Ano. Ao final clique no boto <Filtrar>. 4. Pressione o boto <Imprimir> ou selecione no checkbox <Tela> para visualizar antes da impresso e clique no boto <Imprimir>.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

39

Consulta Envio de Lote


Esta funo consulta os lotes j enviados. Informe o Perodo para pesquisa ou nmero do lote e em seguida clique no boto <Consultar Lote>.

Recuperao de RPS Convertidos


Esta funo recupera o movimento de RPSs j cadastrados na base de dados para que possa ser dada continuidade na numerao para as emisses. Deve ser utilizada no caso de ter ocorrido reinstalao do sistema e a base de dados est sem as informaes cadastradas anteriormente. 1. Tipo de Recuperao: Escolha por aquivo, para recuperao Offline e automtica, quando conectado a internet. 2. Em seguida informe a Inscrio Municipal; 3. No Campo Recuperar informe se deseja recuperar todas as notas ou apenas as selecionadas. 4. Informe o perodo a ser recuperado. 5. Em seguida clique em <Adicionar>.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

40

6. Para finalizar, Clique no boto <Recuperar Movimento> localizado no rodap da tela ou em <Gravar em disco> para armazenar o arquivo.

Cadastro de Alquotas para Prestadores de Servios


Esta funo permite que sejam cadastradas as alquotas do prestador de servios selecionados. As alquotas sero utilizadas para clculo dos impostos na emisso do RPS. 1. Clique no boto <Incluir> localizado no rodap da tela; 2. Selecione a Inscrio Municipal do declarante atravs do boto <Lupa> que se encontra ao lado do campo. 3. Informe as alquotas nos campos respectivos; 4. Clique no boto <Gravar>;

Consulta de Lote RPS


A consulta de Lote RPS possibilita ao contribuinte prestador de servios a consulta aos lotes enviados pela DMS dos RPSs que foram convertidos em NFS-e. Para realizar a busca informe o nmero do lote ou um intervalo de data. Informe a imagem de segurana e clique em <Consultar>.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

41

Esta busca apresenta como resultado quadro resumo com o Nmero do Lote, Quantidade de notas, processadas, Valor das notas e Valor das Notas de Deduo. E no detalhe, as notas geradas.

Situao de Lote RPS


Quando um lote de RPSs cadastrados na DMS enviado para converso em NFSe possvel que no seja processado no mesmo momento. Para a consulta situao de envio do lote e seu processamento utilize esta funo. Para realizar a busca informe o nmero do lote ou um intervalo de data. Informe a imagem de segurana e clique em <Consultar>.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

42

Verificar Autenticidade
A opo Verificar Autenticidade possibilita ao usurio consultar a veracidade de uma nota fiscal recebida. Com o documento em mos possvel que qualquer tomador de servios possa consultar, sem a necessidade de ter um cadastro no sistema. Para consultar a veracidade de uma nota fiscal de servios eletrnica preencha os campos CNPJ do Prestador de Servios, o Nmero da NFS-e e o Cdigo de Verificao da NFSe. Para confirmar clique em <Verificar>.

Consulta de RPS
A opo Consultar de RPS possibilita que o tomador de servios que recebeu um Recibo Provisrio de Servios RPS consulte a sua converso em NFS-e. Com o documento em mos possvel que qualquer tomador de servios possa consultar, sem a necessidade de ter um cadastro no sistema. Para a consulta devero ser informados os seguintes dados: CNPJ do Prestador de Servios: (quem emitiu o RPS); Nmero do RPS, CPF/CNPJ do Tomador de Servios: (quem recebeu o RPS).

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

43

Talo Fiscal Eletrnico


A opo Talo Fiscal Eletrnico gera arquivo em PDF com todas as notas emitidas no perodo selecionado. O arquivo gerado poder ser gravado no seu computador. Para gerar o arquivo preencha os campos Data Inicial e Data Final. Aps isso clique em <Gerar>, ser baixado automaticamente um arquivo em PDF e poder ser visualizado na tela de seu computador.

Exportao de Nota Fiscal


O movimento das NFS-e emitidas possam ser importadas em outro sistema para controle, armazenamento dos dados possvel exportar um arquivo da NFSe para posterior importao em sistema prprio. O sistema disponibiliza atravs desta funcionalidade a opo de gerar um arquivo no formato XLS (Planilha do Excel) ou XML (Linguagem de marcao) com layout especfico e aps a adequao do sistema prprio ao arquivo os dados podem ser facilmente importados. Para gerar o arquivo informe o perodo desejado, o tipo do arquivo e clique em Exportar. Confirme a abertura ou gravao do arquivo na mquina.

Exportao de Guia
Quando o contribuinte trabalha com sistema prprio e deseja armazenas os dados emitidos referente s guias de pagamento neste sistema h a opo de exportar em arquivo os dados das guias j emitidas. O movimento das NFS-e emitidas possam ser importadas em outro sistema para controle, armazenamento dos dados possvel exportar um arquivo da NFSe para posterior importao em sistema prprio.
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

44

O sistema disponiliza atravs desta funcionalidade a opo de gerar um arquivo no formato XLS (Planilha do Excel) ou XML (Linguagem de marcao) com layout especfico e aps a adequao do sistema prprio ao arquivo os dados podem ser facilmente importados. Para gerar o arquivo informe o perodo desejado, o tipo do arquivo e clique em Exportar. Confirme a abertura ou gravao do arquivo na mquina.

Calendrio
Permite ao usurio consultar as notas emitidas/recebidas por data, os dias que possurem movimentao de nota emitida e/ou recebida ir ser destacado com uma cor mais acinzentada. Para mudar o ms da busca basta clicar nos botes de seta >> e clicar no dia correspondente.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

45

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

46

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

47

S-ar putea să vă placă și