Sunteți pe pagina 1din 14

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING Campus Regional de Goioer Fsica Departamento de Cincias Disciplina: Laboratrio de Fsica III Prof.

Elen Gimenes

Paqumetro

Everton Rodrigo Avancini Priscila Akemi Tiago Tadeu Gonalves

29.774 67.980 69.653

Goioer, Maro de 2012.

NDICE

1. INTRODUO ...................................................................................................................01 2. DESENVOLVIMENTO TERICO.....................................................................................02 3. OBJETIVOS.........................................................................................................................06 4. METODOLOGIA.................................................................................................................07 5. ANLISE DOS RESULTADOS.........................................................................................08 6. DISCUSSO DOS RESULTADOS....................................................................................09 7. CONCLUSO......................................................................................................................10 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..................................................................................11

1. INTRODUO

Neste experimento, com a utilizao de um paqumetro foram tomadas as medidas de uma arruela cilndrica com ressaltos, para determinarmos seu volume interno.

2. DESENVOLVIMENTO TERICO

O paqumetro um instrumento usado para medir precisamente as dimenses lineares internas, externas e de profundidade de uma pea. O uso do paqumetro destinado em medies de pequeno porte, podemos medir parafusos, porcas, tubos, profundidade de furos e muito mais. O paqumetro trata-se de uma rgua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paqumetro possui dois bicos de medida, sendo um ligado escala e o outro ao cursor. O cursor ajusta-se a rgua e permite sua livre movimentao, sendo dotado de uma escala auxiliar chamada nnio ou vernier. Essa escala permite a leitura de fraes da menor diviso da escala fixa. Existem diversos tipos de paqumetros para possibilitar medidas em peas de caractersticas diferentes. Entre eles temos: Paqumetro universal: o paqumetro mais utilizado, serve para realizar medies internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Paqumetro com bico mvel (basculante): muito empregado para medir peas cnicas ou peas com rebaixos de dimetros diferentes. Paqumetro de profundidade: Serve para medir profundidade de furos no vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Paqumetro duplo: Serve principalmente para medir dentes de engrenagens. Paqumetro digital: Utilizado em leitura rpida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatstico.

Figura 1: Paqumetro Universal

1. Orelha fixa 2. Orelha mvel 3. Nnio ou vernier (polegada) 4. Parafuso de trava 5. Cursor 6. Escala fixa de polegadas 7. Bico fixo 8. Encosto fixo 9. Encosto mvel 10. Bico mvel 11. Nnio ou verneir em milmetros 12. Impulsor 13. Escala fixa de milmetros 14. Haste de profundidade

Um paqumetro (por vezes tambm chamado de craveira) um instrumento utilizado para medir a distncia entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paqumetro pode ser to simples como um compasso. O paqumetro ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medio lida em sua rgua. Vernier, ou nnio, a escala de medio contida no cursor mvel do paqumetro, que permite uma preciso decimal de leitura atravs do alinhamento desta escala com uma medida da rgua. Os paqumetros so feitos de plstico, com haste metlica, ou inteiramente de ao inoxidvel. Suas graduaes so calibradas a 20C. A medida de um comprimento com uma escala mtrica, graduada em milmetros, em geral permite obteno de resultado aproximado at dcimos de milmetro, desde que se faa avaliao visual da frao de milmetros que possa estar contida no comprimento que se mede. Um observador treinado,em escala bem feita (quando as condies de observao forem favorveis), pode avaliar at 0,1 de diviso. Entretanto, ao estimar um desvio cometido na medida de um comprimento, com escala mtrica,deve-se levar em conta que h duas coincidncias a serem observadas: a do inicio a do fim do objeto,o que acarreta dupla incerteza. O paqumetro um instrumento dotado de trs pares de bases de referencia. Entre todos os se pode ajustar a medir. O paqumetro bastante utilizado para medidas de pequenos comprimentos em geral e, em particular, para medidas de dimetros externos, dimetros internos e profundidades, conforme o par de bases entre as quais for intercalado o objeto a medir. No corpo do instrumento est gravada a escala principal e nele esto, ainda, as primeiras bases de cada um dos trs pares. Sobre uma pea mvel deslizante, encontram-se as segundas bases e acha - se gravada uma escala auxiliar nnio ou vernier que facilita a leitura de fraes de diviso da escala principal. Seja n o numero de divises do nnio e u a amplitude (comprimento) de cada diviso. O comprimento total da escala do nnio ser nu. Quando o paqumetro est fechado, isto quando as duas bases de medidas de cada par esto encostadas uma na outra, a distancia entre elas, evidentemente, nula e o trao zero da escala do nnio coincide com a continuao do trao zero da escala principal. Quando se desloca a parte mvel do paqumetro, a distncia que houver entre as bases de medida ser igual a distancia entre o trao zero da escala e o trao zero do nnio. Assim, o trao zero do nnio serve do ndice para as leituras de comprimento na escala principal. Quando o zero do nnio cai entre uma diviso p e a diviso seguinte p+1 da escala principal mais uma frao f dessa unidade. Caractersticas: O cursor ajusta se a rgua e permite sua livre movimentao, com um mnimo de folga. Ele 4

dotado de uma escala auxiliar, chamada nnio ou Vernier. Essa escala permite a leitura de fraes da menor diviso da escala fixa. Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resoluo de: 0,05mm, 0,02mm. As superfcies dos paqumetros so planas e polidas, e o instrumento geralmente feito de ao inoxidvel. O paqumetro um instrumento de medio cujo ponto alto est na versatilidade, de vez que ele apresenta recursos especficos para medir dimenses internas (orelhas), profundidade de orifcios (haste), ressaltos (extremidades anteriores das partes fixas e mveis), dimenses externas entre superfcies curvas (bico, parte fina, sempre na direo radial) e dimenses externas em geral (bico, parte larga). A parte fixa do paqumetro apresenta, em geral, duas escalas, a superior em polegadas e a inferior em milmetros, estando os nnios correspondentes gravados na pea mvel. Para um trabalho correto com o paqumetro, necessrio: segur-lo adequadamente (polegar no apoio especfico existente na parte mvel, demais dedos envolvendo a parte fixa, que contm as escalas - o paqumetro, assim como muitos instrumentos, foi projetado para um mundo s de destros...); selecionar a maneira correta de aplic-lo pea; cuidar do perfeito ajuste entre o instrumento e a pea. seus encostos limpos; a pea a ser medida deve estar posicionada corretamente entre os encostos. Manejar o paqumetro sempre com todo cuidado, evitando choques. No deixar o paqumetro em contato com outras ferramentas, o que pode lhe causar danos. Evitar arranhaduras ou entalhes, pois isso prejudica a graduao. Ao realizar a medio, no pressionar o cursor alm do necessrio. Limpar e guardar o paqumetro em local apropriado, aps sua utilizao

de bastante importncia o conhecimento do paqumetro para que possamos fazer as medidas corretamente.

3. OBJETIVOS O experimento pretende verificar e estudar medidas de uma arruela cilndrica com ressaltos, partindo da utilizao do paqumetro na extrao dos dados, e posteriormente calcular a rea o volume da pea.

4. METODOLOGIA Para a realizao das medies da pea utilizamos um paqumetro universal, como aquele identificado na Figura 1, e uma arruela cilndrica com quatro ressaltos.

5. ANLISE DOS RESULTADOS


Dimetro (mm) Altura (mm) 1 Ressalto 2 Ressalto 3 Ressalto 4 Ressalto 5 Ressalto rea (mm) Volume (mm)

16,02 15,03 12,07 11,15 17,7

5,8 4,2 2,5 3,3 2,8

201,46 177,3 114,36 97,6 245,9

1168,5 744,8 285,9 322,05 688,6

Volume Total 3209,85 mm

6. DISCUSSO DOS RESULTADOS

Com a utilizao do paqumetro, conseguimos medir os dimetros e alturas de cada ressalto da arruela cilndrica, e atravs destes dados, conseguimos determinar o volume de cada ressalto e consequentemente o volume total interno da pea.

7. CONCLUSO

O paqumetro a ferramenta de medio mais conhecida para a realizao de medies rpidas e relativamente exatas. Com esta ferramenta podem ser feitas medies de dimenses internas, externas e de profundidade. Por ser um instrumento de preciso, devem ser tomados todos os cuidados para sua preservao, evitando pancadas, colocao de peas sobre o instrumento, quedas, etc. O paqumetro utilizado para fazer medies com rapidez, em peas cujo grau de preciso seja de at 0,02 mm. E com a utilizao do paqumetro, conseguimos tomar as medidas da arruela cilndrica com ressaltos com um grau de preciso satisfatrio.

10

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Using_the_caliper_new_en.gif , acesso em 01/03/2012. http://bricolagetotal.com/como-usar-um-paquimetro/, acesso em 01/03/2012.

11

S-ar putea să vă placă și