Sunteți pe pagina 1din 5

A REVOLUCINRIA ESTAMPARIA TXTIL DIGITAL (A ponte digital entre a indstria txtil e a indstria da moda)

Leila e J. C. Macedo

A Estamparia Txtil Digital chegou para a indstria txtil para ficar e desempenhar um papel extremamente importante. Mtodo de no-contato de estampar o substrato, esta surpreendente tecnologia produz imagens, cores, padres e estampas utilizando cabeotes de impresso de jato-de-tinta comandados por computadores. Na verdade, a estamparia txtil digital est revolucionando a indstria txtil em todo o mundo. Para se entender melhor este fenmeno, recuemos um pouco na histria do setor de estamparia txtil. Tradicionalmente, esta modalidade tem se baseado em um modelo de produo de massa, onde os tecidos so produzidos pelas estamparias rotativas em grandes volumes. Os benefcios deste mtodo eram grande volume a baixo custo, mas sem levar em conta as suas desvantagens: altos custos de preparao (desenho, fotolito, abertura de quadros e gravao de cilindros, cozinha de cores, tratamento de efluentes), margem de erro que aumenta violentamente, processos de produo de amostras caros e demorados, longo ciclo que vai da criao produo, limitado nmero de cores por variante e anti-econmicas pequenas produes. A Estamparia Txtil Digital, por outro lado, se tornou a chave para se abrirem novos mercados. No apresenta nenhuma das desvantagens da estamparia tradicional, ao passo que oferece a capacidade de se utilizar um nmero ilimitado de cores, excelente reproduo de tons contnuos de imagens, tamanhos de repetio (rapport) ilimitados e a capacidade de estampar mltiplas criaes. Esta surpreendente tecnologia veio de encontro necessidade atual do mercado da moda, que hoje no requer e no deseja grandes metragens de um mesmo padro, mas procura por pequenas tiragens de diferentes e variados padres, atendendo demanda do mundo moderno por exclusividade e personalizao. Realiza desenhos impossveis para a estamparia convencional, j que trabalha como uma impressora que , no apresentando problemas com quantidade de cores, remontes, desencaixe de estampa ou medidas de rapport. Dentre as inmeras vantagens sobre a estamparia tradicional, salientamos as seguintes: Desenhos ilimitados e estampas com qualidade fotogrfica; Sua excepcional qualidade de estamparia oferece um design nico, que no pode ser facilmente copiado; Desenhos e padres completos em amostras antes de comear a produo; Personalizao e exclusividade facilitadas, com mltiplas escolhas de cores; Entrega imediata e rpida reposio, se necessria, o que significa nenhuma sobra ou necessidade de liquidao, j que se produz somente aquilo que foi vendido; Reduo de espao necessrio para a instalao de todo o equipamento; -1-

Reduo do consumo de gua e energia; Operao em local ambientalmente propcio, o que torna vivel a urbanizao dos negcios txteis; O investimento inicial para quem quer comear um negcio de estamparia digital acessvel, assim como seu custo de manuteno; Encurtamento do processo total da criao produo. O ciclo design-produo, que levava semanas, reduzido a horas; Sistema rpido e limpo de distribuio de tintas; Reduo nas perdas e total limpeza do ambiente; Reduo de mo-de-obra. At recentemente, desde a sua criao, a estamparia digital para tecidos estava limitada a criao de amostras, ou provas que antecediam a estamparia tradicional de larga escala, rotativa ou a quadros. Avanos tecnolgicos, porm, criaram o potencial para que a estamparia digital substitua a estamparia tradicional em curtas e mdias metragens, e at mesmo em algumas tiragens de produo de alta qualidade, tomando-se como base de comparao a qualidade, o custo e a velocidade. Devido ao rpido ciclo da moda, os fabricantes necessitam de novas criaes e respostas imediatas. Porm, novamente, devido a este mesmo rpido ciclo da moda, o estoque deve ser mnimo, portanto o volume de pedidos se torna menor, o mesmo acontecendo com o ndice de reposio. Tal processo traz novos e preciosos elementos para a moda: inovao e renovao constantes, alto nvel de detalhes, produtos que encantam e surpreendem, j que apresentam conceitos inovadores de exclusividade e design nico, agregando valor ao produto, sem exigir custo maior. Na estamparia digital, no h limites de criao. Voc pode estampar tudo o que sua mente criar. Neste momento, por exemplo, voc pode ter uma idia, vai e cria no computador e, se quiser, imediatamente estampa. Existe agilidade, inovao e rapidez . As possibilidades se tornam ilimitadas e propiciam uma moda exclusiva, que pode ter um alto valor agregado, sem que voc tenha altos gastos com isso. O mercado hoje exige esta agilidade pelo novo. Pequenas tiragens e com enorme variedade esta a chave do sucesso. O mercado brasileiro tem aceitado muito bem a tecnologia da impresso digital, depois de elucidadas as dvidas e confirmadas todas as vantagens que so oferecidas. Outro fator essencial o da assistncia tcnica, tanto no hardware como no software, que deve estar disponvel em pronto atendimento, assim como o da disponibilidade imediata no fornecimento das tintas e produtos para pr e ps-tratamento, quando necessrios. Ns, da Sintequmica, nos preocupamos com estes essenciais detalhes, j que temos 27 equipamentos vendidos e oferecemos a todos os nossos clientes tanto a assistncia tcnica, como tambm todos os tipos de tinta e produtos para o pr e ps-tratamento.

-2-

APLICAES E MERCADOS POTENCIAIS PARA A ESTAMPARIA TXTIL DIGITAL Provas e amostras; Moda Fashion (moda ntima, moda esportiva, moda praia, etc); Decorao de interiores; Bandeiras e banners; Tecidos tcnicos; Grficos reforados com tecidos; Etiquetas; Mesas de jogos; Bolsas, cintos, calados e acessrios; IMPRESSORAS DIGITAIS Existem vrios tipos de impressoras digitais, que se encaixam praticamente em dois grupos: - Plotters, que inicialmente foram construdas para impresso de papel, e posteriormente adaptadas para imprimir ou estampar tecidos. - Mquinas de impresso digital em tecidos, com cabeotes criados exclusivamente para estampar tecidos digitalmente. Nossos equipamentos se encaixam neste grupo. So equipamentos construdos no Japo pela TOSHIN-KOGYO CO LIMITED, com a marca ICHINOSE. So cinco tipos de impressoras digitais, cada uma dirigida s necessidades especficas de cada setor do universo txtil: ICHINOSE 2020 estampa qualquer substrato txtil de at 1,80m de largura, e velocidade de at 66 m. quadrados por hora na resoluo de 360 DPI, diminuindo a velocidade se a resoluo necessria sobe para 540 ou 720 DPI. Possui 16 cabeas de impresso em dois trilhos com 8 cabeas em cada um. A vantagem que este equipamento oferece a possibilidade de usar dois tipos de tinta alternados para diferentes artigos txteis. ICHINOSE 2020 EX estampa qualquer substrato txtil de at 1,80m de largura, e velocidade de at 160 m/h. quadrados por hora na resoluo de 360 DPI, diminuindo a velocidade se a resoluo necessria sobe para 540 ou 720 DPI. Possui 16 cabeas de impresso de gotas variveis com 508 jatos por cabea em dois trilhos com 8 cabeas em cada um. A vantagem que este equipamento oferece a possibilidade de usar dois tipos de tinta alternados para diferentes artigos txteis.

-3-

Buy Now to Create PDF without Trial Watermark!!

ICHINOSE IP2 estampa substratos de at 1,80m de largura com at 84 m. quadrados por hora na resoluo de 360 DPI, apresentando a tecnologia de impresso de ltima gerao variable drops, que libera tamanhos de gotas de tinta de tamanhos diferentes conforme a necessidade de qualidade e definio requeridas. ICHINOSE 2030 tambm estampa substratos de at 1,80m de largura, sendo que sua velocidade de impresso sobe para 160 m. quadrados por hora, na resoluo de 360 DPI, apresentando tambm a nova tecnologia de impresso variable drops.

ICHINOSE 3320 estampa substratos com at 3,20m. de largura, ou pode estampar dois rolos de tecido de 1,50 a 1,60 m. de largura. Destinada ao setor de decorao ou especificamente para lenis.

As impressoras IP2, 2020 EX e 2030 com suas novas cabeas de impresso, que liberam cada uma 508 jatos de tinta, contra 255 do modelo anterior, e constituem um grande avano tecnolgico, pois seu sistema de variable drops agregam um grau maior de definio aos artigos que necessitam de qualidade extra e de desenhos superelaborados necessrios s grifes de luxo. Estas novas impressoras digitais podem ser equipadas com um opcional denominado alinhador de trama, que colocado no alimentador de tecidos, logo na entrada do equipamento, e faz com que as aurolas sejam milimetricamente protegidas, muito til em artigos em seda natural de alta qualidade. Todos os equipamentos so robustos e destinados produo contnua, preparados para operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, apresentam secagem imediata aps estampa, so equipados com tapete para colagem de tecido, cabeas de impresso ajustveis conforme a espessura do substrato, e so capazes de estampar todos os tipos de substrato, inclusive toalhas, malhas e elastomricos.

Created by eDocPrinter PDF Pro!! -4-

Buy Now to Create PDF without Trial Watermark!!

As tintas utilizadas neste equipamento so corantes cidos, reativos e dispersos, e pigmentos base dgua, especialmente formuladas pela DuPont Artistri para trabalhar em todos os tipos de fibras, incluindo seda, nylon, viscose, algodo, polister e suas misturas. O software que equipa as mquinas ICHINOSE o KOTHARI, destinado a satisfazer a exigentes demandas de cor da indstria de estamparia digital, com capacidade de aceitar uma ampla linha de formatos de arquivo, com grande variedade de designs e rpida simulao de produo. Enfim, como afirmamos inicialmente, no h dvida de que a estamparia txtil digital veio para ficar. Estima-se que, em 2005, mais de 85 milhes de substratos txteis foram produzidos por algo como 2.300 impressoras digitais. A empresa I.T Strategies prev que os substratos txteis digitalmente estampados tero uma taxa de crescimento de 19%, subindo para mais de 186 milhes de metros quadrados at 2010. Prevem, tambm, que o nmero de impressoras digitais alcanar 5000 unidades. Cabe s empresas antenadas e conscientes das profundas mudanas por que est passando a indstria da estamparia txtil se adaptarem aos novos tempos.

Created by eDocPrinter PDF Pro!! -5-

S-ar putea să vă placă și