Sunteți pe pagina 1din 17

UNIVERSIDADE CATLICA DE BRASLIA CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA TEMAS ESPECIAIS EM EDUCAO E SOCIEDADE

MEDIAO DE CONFLITOS NA ESCOLA


Alunas: MARIA DAS GRAAS MENDES DE SOUSA VVIAN FARIAS DA SILVA Taguatinga-DF., agosto de 2006. INTRODUO A escola apresenta-se como local privilegiado de socializao e, portanto, propcio ao desenvolvimento de sentimentos, afetos e emoes que podem em determinado momento gerar conflitos em que o dilogo cotidiano no seja capaz de solucionar. Quando isso ocorre percebe-se a necessidade de que sejam tomadas providncias para que essa situao conflituosa no se deteriorize vindo a tornar-se um ato de violncia. A esse respeito Ortega, (2002:143), afirma que:
O conflito emerge em toda situao social em que se compartilham espaos, atividades, normas e sistemas de poder e a escola obrigatria um deles. Um conflito no necessariamente um fenmeno da violncia, embora, em muitas ocasies, quando no abordado de forma adequada, pode chegar a deteriorar o clima de convivncia pacfica e gerar uma violncia multiforme na qual difcil reconhecer a origem e a natureza do problema.

Diante dos conflitos necessrio que a escola desenvolva aes preventivas e curativas no intuito de tornar as relaes e o ambiente escolar harmonioso, por meio da prtica do dilogo e da mediao dos conflitos. Desse modo a mediao de conflitos na escola se apresenta como uma proposta de pacificao, oferecendo aos sujeitos envolvidos no conflito a possibilidade de solucion-lo ou ameniza-lo por intermdio de ajuda especializada. Nesse sentido, a mediao definida pelo Instituto Mediare do Rio de Janeiro, (1998:06), como um processo no adversarial, confidencial e voluntrio, no qual um terceiro imparcial facilita a negociao entre duas ou mais partes, onde um acordo mutuamente aceitvel poder ser um dos desenlaces possveis. Assim

sendo, a imparcialidade, o dilogo e o consenso democrtico so prticas imprescindveis na resoluo dos conflitos. A idia de mediao de conflitos como mtodo formal para resolver ou solucionar controvrsias, difundiu-se a partir da dcada de 60, nos Estados Unidos, no entanto, apresenta-se como um meio em que h muito tempo o ser humano j utiliza, ou seja, a interveno de uma terceira pessoa para ajudar na negociao de interesses, porm no havia a intencionalidade nessa prtica. Este mtodo muito comum no Direito, j que junto com a arbitragem e a conciliao, tornou-se uma forma alternativa de resolver impasses, em que os envolvidos chegam a um acordo mtuo que satisfaa suas necessidade. No Brasil, ainda no existe uma legislao que regule a prtica da mediao, mas mesmo assim, uma tcnica muito utilizada nas diversas esferas em que seja necessria, entre elas pode-se citar a escola. A mediao de conflitos na escola pretende contribuir para a convivncia mais saudvel, construo da cidadania e enfrentamento da violncia, j que so os prprios envolvidos no conflito que tentam buscar meios de super-lo, prtica que ao longo do tempo, possibilita a criao da cultura da paz nas escolas. Espera-se que o processo de mediao de conflitos possa viabilizar o dilogo construtivo e a negociao de tomada de decises, visando relaes interpessoais confortveis na convivncia escolar. Assim, essa proposta apresentase escola como uma alternativa democrtica para prevenir situaes em torno dos diversos tipos de violncia. Portanto, o objetivo deste trabalho fornecer escola, ferramentas alternativas para evitar que situaes problemticas do cotidiano se desenvolvam e atinjam um nvel maior de violncia. Desse modo, o interesse em discutir sobre essa temtica se deu pela necessidade de contribuir na criao de relaes intergrupais, pautadas no dilogo e no respeito, de duas escolas pblicas do D.F, que recebero auxlio para diagnosticarem quais fatores esto propiciando a violncia e assim, caso haja interesse, implantar o processo de mediao nessas escolas. A demanda de atender essas duas escolas, do Ensino Fundamental, foi devido formao de um grupo em uma comunidade virtual, constitudo por alunos da escola A para vitimizar uma aluna da escola B. Visto que esta situao se prolongou de um pequeno conflito em que as partes envolvidas no foram capazes de resolver e nem receberam auxlio de uma pessoa preparada para tal. Diante

dessa situao, acredita-se que o processo de mediao de conflitos seja um instrumento de pacificao e de construo de valores e de um ambiente em que se possa conviver sem medo. Segundo o Instituto Mediare do RJ, (p.2), a idia principal do projeto estimular uma atmosfera pacfica nas escolas, a partir de criao do hbito de dilogo e resoluo de conflitos por meio de solues apresentadas pelos prprios envolvidos e, portanto, principais interessados em resolv-los. Desse modo, os protagonistas do conflito sero os alunos, j que a proposta evitar que problemas de convivncia e respeito entre eles cresam e tornem-se atos de violncia. Porm, nada impede, se houver necessidade ou interesse, que seja implantado um programa de mediao de conflitos para atender o restante da comunidade escolar, nesse caso, os protagonistas seriam professores, pais, direo e funcionrios em geral. Mas vale ressaltar que a proposta ora apresentada de mediao de conflitos entre os alunos, em que eles prprios so os protagonistas e preferencialmente tambm sero os mediadores. Portanto, acredita-se que a proposta apresentada, possa contribuir para a construo de hbitos de dilogo e respeito entre os alunos das escolas citadas, e de outras que tambm tenham interesse, na medida em que disponibiliza meios viveis de realizar a mediao de conflitos como um suplemento da prtica pedaggica e institucional, prtica que supera as punitivas encontradas no contexto escolar, como advertncias e expulses, e realizadas pelo corpo discente o que pode proporcionar maior interesse e participao dos estudantes para juntos encontrarem alternativas de erradicar ou diminuir o ndice de violncia. REFERENCIAL TERICO A mediao apresenta-se como um processo voluntrio e confidencial em que um terceiro, imparcial, ajuda a duas ou mais pessoas em conflito a buscar uma soluo mutuamente aceitvel ao seu problema. Sabe-se que o conflito pode ser compreendido como uma resistncia de interesses, podendo ser inevitvel, mas com uma prtica intencional de interveno pode-se antecipar, canalizar e manejar. Ortega, (2002:147), assinala que:

A mediao a interveno, profissional ou profissionalizada, de um terceiro um especialista no conflito travado entre duas partes que no alcanam, por si mesmas, um acordo nos aspectos mnimos necessrios para restaurarem uma comunicao, um dilogo que, necessrio para ambas (...) com o reconhecimento da responsabilidade individual de cada um no conflito e o acordo sobre como agir para eliminar a situao de crise com o menor custo de prejuzo psicolgico, social ou moral para ambos os protagonistas e suas repercusses em relao a terceiros envolvidos.

Nesse contexto, o papel do mediador se apresenta como uma ferramenta favorvel ao dilogo com discusso bem planejada e socializao de idias e critrios agradveis s partes envolvidas. Assim, o mediador deve ser imparcial e favorecer a comunicao entre os protagonistas do momento de crise, a fim de suaviz-lo. Cabe ressaltar que ele apenas facilitador e organizador do processo de tomada de decises, responsabilidade nica dos envolvidos no conflito. O mediador deve ser um indivduo preparado psicolgica e metodologicamente para conduzir as sesses de mediao contribuindo para o desenlace tranqilo da situao problemtica e para a qualidade das relaes interpessoais entre os envolvidos. Para que isso ocorra, ele deve saber escutar, promover o dilogo, ter equilbrio emocional para no se envolver no conflito e conduzir as sesses em um clima de respeito entre as partes. De acordo com o Projeto Escola de Mediadores, organizado pelos Institutos Viva Rio, Mediare e NOOS, (p.5), o mediador dever ter como caractersticas principais integridade absoluta, imparcialidade constante e competncia tcnica em comunicao e no processo de mediao. Precisa se sentir apto para desenvolver esse trabalho e quando no, ter a liberdade para se afastar ou neg-lo, compreendendo sua funo social. Visto que no qualquer pessoa que pode tornar-se um mediador, faz-se necessrio uma seleo entre os candidatos ao cargo, para tal sugere-se que sejam observados fatores como a aceitao das normas do projeto, a capacidade de dilogo, disponibilidade de tempo, aceitao social e auto-estima. Segundo Ortega, (2002:158), so critrios que devem ser levados em considerao na escolha dos mediadores:

Deve ser uma atividade voluntria e desejada pelo (a) candidato (a); Devem ser consideradas as atitudes e habilidades sociais; So importantes as atitudes de solidariedade e capacidade de dilogo; necessria a disponibilidade de tempo, tanto para o treinamento como para o desenvolvimento de mediaes futuras;

interessante que o potencial mediador (a) seja um (a) menino (a) bem aceito (a) socialmente; No se exige a condio de lder, mas ser uma pessoa que goze de aceitao social; muito recomendvel um bom nvel de auto-estima ou o reconhecimento de que importante lutar por isso; exigvel a aceitao das caractersticas e normas bsicas do programa institucional de mediao.

Aps a seleo do candidato a mediador, que pode se feita por meio de um questionrio com a finalidade de identificar valores e caractersticas bsicas, e ainda por entrevista individual; faz-se necessrio o treinamento que inclui conhecimentos psicolgicos e tcnicos, com momentos tericos e prticos. Sugerese para isso um perodo de aproximadamente quarenta horas semanais, com dinmicas e linguagem clara e objetiva. A capacitao deve incluir temas como: etapas e processo de desenvolvimento, afetividade, empatia, capacidade de dilogo, conhecimento da natureza do conflito e a escuta. A capacitao deve ser ministrada por uma equipe de apoio, que pode ser formada por diferentes seguimentos da comunidade escolar, como direo, docentes, alunos, pais e funcionrios em geral. No entanto, faz-se necessrio a presena de profissionais com uma formao que inclua a psicologia, dentre os quais se pode citar o psiclogo, orientador educacional, psicopedagogo e docentes com algum curso de extenso na rea, pois so esses profissionais que sero responsveis diretos pelo treinamento e portanto, necessitam ser qualificados para tal com o conhecimento exigido na psicologia e do processo de mediao. A equipe

de apoio tambm responsvel pela implantao do programa de mediao na escola e de acordo com o Instituto Mediare (p.8) tem como atribuies bsicas:
1. acompanhamento dos primeiros passos do projeto; 2. a capacitao dos jovens e definio de seus limites de ao; 3. monitorar e apoiar os trabalhos, quando necessrio.

A mediao pode ser aplicada em qualquer contexto de convivncia em que haja conflito, impasses em que o dilogo entre as partes envolvidas no seja capaz de resolver, requerendo a interveno do mediador, sujeito alheio e imparcial a situao. Para tanto h a necessidade de um local apropriado que garanta sigilo e cordialidade, para que o trabalho de mediao seja possvel e um tempo especfico para realiz-lo. Referindo-se ao local e ao tempo necessrios para a interveno Ortega, (2002:151), afirma que:
A atividade de mediao, alm de algumas seqncias temporais adequadas, exige um espao igualmente idneo. Um espao que preserve a intimidade, cujas condies no provoquem incmodo e onde os protagonistas possam ser escutados entre si, e o mobilirio facilite o contato visual direto (...) difcil estabelecer um limite concreto, mas, em todo caso, um nmero de sesses nunca inferior a trs e no superior a oito ou dez, sempre com um intervalo de tempo entre uma e outra que permita aos protagonistas ir maturando sua possvel mudana de atitudes, comportamentos e formas de comunicar seus sentimentos e iniciativas.

Ainda em relao ao tempo, faz-se necessrio ressaltar que ele deve ser estabelecido nas primeiras sesses para que os protagonistas do conflito tenham conscincia da durao das sesses e se comprometam a utiliz-lo da maneira mais proveitosa, pois ao final desse perodo tero que tomar uma deciso em relao situao em que esto envolvidos. Antes de implantar o processo de mediao nas escolas, necessrio que seja realizado um diagnostico para compreender a dimenso da violncia e as

formas que so utilizadas para preveni-la. Alm disso, tambm importante ter bem delimitado os objetivos da proposta, para saber por onde comear e at que ponto haver xito. Entretanto, mesmo com todo o planejamento da proposta, ela s pode ser implantada na escola se for solicitada pelos protagonistas dos conflitos e assumida como componente do projeto pedaggico da escola. Para que o processo de mediao ocorra sem grandes oscilaes, algumas normas devem ser estabelecidas, como: confidencialidade, intimidade, liberdade de expresso, imparcialidade e compromisso com o dilogo. Em relao a essas normas, Ortega, (2002:151-152), caracteriza-as sendo:
Confidencialidade: o (a) mediador (a) se compromete, diante das pessoas s quais presta ajuda, a guardar sigilo sobre o contedo das conversaes. Intimidade: os protagonistas do conflito no sero forados a falar mais do que considerem parte de sua intimidade. Liberdade de expresso: os protagonistas se comprometem a expressar-se com liberdade, mas assumindo que, nos dilogos, esto proibidos os insultos e ataques verbais, fsicos ou psicolgicos. Imparcialidade: o mediador se compromete a no tomar partido em nenhuma das partes em conflito... deve ter a liberdade de levar ao conhecimento dos responsveis pelo programa a natureza do suposto conflito e, caso necessrio, mudar ou abandonar a mediao e propor outra estratgia de interveno ou outro (a) mediador (a). Compromisso de dilogo: os protagonistas se comprometem a falar de suas dificuldades e conflitos nas sesses de trabalho.

Sabe-se que as regras apresentadas abrangem o programa de mediao de conflitos como um todo, podendo ser utilizadas na sensibilizao e divulgao da proposta. No entanto, percebe-se a necessidade de estabelecer um contrato de compromisso, entre mediador e os envolvidos no conflito, normas que nortearo as

sesses de mediao. O contrato, estabelecido na primeira sesso, deve ser uma construo democrtica entre as partes envolvidas, mas importante que sejam observados aspectos como: Quantas sesses sero necessrias para o processo de mediao; Os protagonistas do conflito devem deixar claro que a mediao um desejo voluntrio dos envolvidos e devem se comprometer a buscar alternativas, por meio do dilogo honesto, para solucionar a crise; Explicitar o compromisso de ajuda do mediador na pontualidade, na escuta respeitosa e facilitar a conversa entre as partes interessadas; O mediador tem como princpio nunca expor suas opinies e critrios aos protagonistas, a no ser para relembr-los das normas da mediao ou intervir no clima de hostilidade da conversao, quando necessrio; As partes envolvidas devem estar conscientes de seu compromisso com a mediao e se comprometerem a no usar de agresses verbais, psicolgicas ou fsicas. Ao trmino das sesses de mediao espera-se que os envolvidos encontrem alternativas mutuamente viveis para solucionar o conflito, criando assim, um pacto de convivncia, se no amigvel, respeitoso. Portanto o objetivo da mediao no construir amizades, mas contribuir para melhores relaes interpessoais, melhorando a qualidade da convivncia no ambiente escolar. Em relao ao fechamento das sesses de mediao, Ortega, (2002:165) afirma que:
Nas sesses finais, preciso ajudar os protagonistas a assumir o xito do processo como uma conquista de suas novas atitudes e comportamentos, ou a compreender que necessitam ir pensando em outras frmulas de enfrentar seus problemas, caso as relaes interpessoais, pelas condies em vivem, no possam ser evitadas.

Vale ressaltar que a eficincia de um processo de mediao est relacionado com sua aceitao pelo grupo ao qual destinado. Pensando nisso, sugere-se que a mediao na escola seja desenvolvida nos primeiros anos de escolaridade do aluno, por meio da vivncia dos valores humanos e resgate da solidariedade e respeito para com o outro, pois para Santos, (2001:17), muitas so

as aes de solidariedade possveis, a fim de reduzir as manifestaes de violncia contra a escola, ou na escola. Trata-se de um processo de construo da paz, que reconhece a escola como espao de construo de uma cidadania que contemple o multiculturalismo. Assim, pode-se afirmar que a prtica da mediao envolve mudanas na conjuntura escolar, essas transformaes podem ser inovadoras, no sentido em que buscam modificar as estruturas de resoluo de conflitos, ou podem ser destrutivas, quando ignoram as prticas desenvolvidas pela escola at ento, para alter-las radicalmente. No entanto, espera-se que a mediao escolar, ao invs de eliminar a autoridade dos mtodos empregados pela escola na resoluo de conflitos, possa contribuir para a reflexo de como esses mtodos so utilizados e acrescentar instrumentos que tornem democrtica a tomada de decises. Acredita-se que a mediao deve ser apoiada pelas regras de conduta que a escola dispe, assim, poder resguardar e proteger os que a procura, os mediadores e a equipe de apoio. Ao mesmo tempo, deve ser inserida gradativamente no currculo escolar para que no seja uma ao isolada, mas incorporada no cotidiano da instituio, que torne possvel ensinar e aprender a mediar conflitos, assim como se faz com outras habilidades. Portanto, para que o processo de mediao tenha xito no ambiente escolar necessrio um currculo que contemple a cultura da paz. Assim preciso que seja compreendido como um desejo de toda comunidade interna e externa da escola para efetivao do processo de mediao de conflitos. CONCLUSO A mediao um processo de ajuda em situao de crise e est sendo pensada para o conflito, de ordem passageira, porm sua efetivao, na cultura escolar, requer uma interveno pontual, a servio de conflitos que no se resolvam espontaneamente. Assim seu papel prevenir que tais conflitos cresam e transformem-se em atos de violncia. Isso acontece na medida em que so disponibilizados aos agentes do conflito momentos e locais adequados para, com auxilio do mediador, buscarem por meio do dilogo e do respeito uma soluo plausvel s necessidades dos envolvidos. Visto que quando a mediao no acontece cabe aos sujeitos do conflito, em momento de elevada afetao emocional, buscarem sozinhos o que cada um acredita ser o certo, fato que desencadeia uma srie de fatores que podem

dificultar ainda mais a negociao e gerar agresses verbais, psicolgicas e fsicas, caracterizando um quadro de violncia assumida. Assim, no momento apropriado, quando ocorre a interveno no conflito, por algum preparado, essa situao tende a amenizar e encontrar meios de retornar a convivncia pacfica e respeitosa, evitando assim a violncia. Faz-se necessrio ressaltar que a mediao no deve ser realizada quando j existe um ato violento, pois seria fora a duas pessoas em situao completamente opostas, vtima e agressor, a manterem relao respeitosa quando ainda h o medo, a angustia e ameaas. Isso poderia agravar ainda mais a situao, criando sentimentos de inferioridade e at transtornos emocionais por parte da vtima, ao mesmo tempo em que pode legitimar o status de poder do agressor. Por isso recomendvel que a mediao nunca seja realizada em situao de violncia explicita, porm, nada impede que quando esse quadro j estiver tranqilo, no havendo mais ameaas e nem medo, que seja realizada para buscar alternativas de para conviver pacificamente. Desse modo, acredita-se que a mediao de conflitos possa contribuir para o desenvolvimento social e emocional na escola, melhorar qualidade da convivncia escolar, na compreenso de que o conflito algo positivo quando permite uma ruptura na postura dos envolvidos e abertura para o dilogo e na construo de uma comunidade mais cooperativa e fraterna na escola. A escola por sua vez deve preparar os indivduos para a vida social atravs do desenvolvimento de algumas competncias exigidas pela sociedade moderna, que nos colocam diante de uma busca de igualdade dentro da diversidade existente. Isso requer uma prtica pedaggica globalmente compreensiva do ser humano em sua integralidade, em suas mltiplas relaes, dimenses e saberes. Numa poca em que uma srie de problemas sociais interfere no desempenho pedaggico da escola, precisamos que todos os seus protagonistas se juntem, somem esforos, para que sejam efetivados os princpios sobre os quais ela vai construindo e estimulando a interao, a cooperao entre os professores, funcionrios e alunos. Todos empenhados em reconstruir e restaurar as condies de base de uma relao pedaggica e educativa. Portanto, para erradicar ou reduzir a violncia na escola se faz necessrio um currculo organizado e capaz de conduzir o educando mudana de atitude pelo domnio de conhecimentos e habilidades compatveis com as demandas sociais.

RELATRIO DE VISITA 1 Dando continuidade ao trabalho terico sobre mediao de conflitos na escola, como exigncia da disciplina Temas Especiais em Educao e Sociedade, Ministrada pela professora Marlene Monteiro na Universidade Catlica de Braslia, foi realizada uma visita em uma escola classe de Taguatinga Sul - DF, com a finalidade de investigar se os alunos e a Orientadora Educacional confirmam a vivncia de atividades que favoream a mediao de conflitos por meio do dilogo e do respeito mtuo. Para tal, foi aplicado um questionrio com a Orientadora Educacional e um grupo de cinco alunos. O questionrio aplicado Orientadora Educacional foi composto por quatro questes objetivas e seis questes subjetivas. J o instrumento aplicado aos alunos foi composto por dez questes, sendo nove questes objetivas e uma questo subjetiva. A presente instituio de ensino localiza-se na regio administrativa de Taguatinga, especificamente no centro da cidade, e atende atualmente, quatrocentos e quarenta e sete alunos de diversas cidades satlites e do entorno, tais como Ceilndia, Samambaia, Recanto das Emas, guas Lindas, sendo que poucos so os que moram em Taguatinga. A escola possui oito salas de aula, sendo dezesseis turmas das sries iniciais do Ensino Fundamental, oito turmas por turno, quatro banheiros, uma videoteca, uma biblioteca, um laboratrio de informtica, sala de reforo, sala de Servio de Orientao Educacional SOE, ptio arborizado, quadra de esportes e uma pequena horta cultivada pelos prprios alunos. Funciona nos turnos matutino e vespertino e existe h dezesseis anos. Na visita a escola percebeu-se, no momento de recreao, atividades bastante diversificadas desenvolvidas em parceria com os alunos do curso de Educao Fsica da Universidade Catlica de Braslia. Foi um momento de diverso, no qual foi possvel perceber a ausncia de situao de conflito, confirmando-se essa observao quando uma aluna da quarta srie do Ensino Fundamental respondeu que os momentos de recreao na escola so bons, porque agente brinca e no h confuso.

Na realizao da visita e na construo do relatrio, houve a colaborao de rika Alves, matriculada na disciplina Temas Especiais em Educao e Sociedade, da Faculdade de Pedagogia da Universidade Catlica de Braslia, no 2 semestre de 2006.

Apresentamos os dados coletados por meio do questionrio aplicado ao grupo de cinco alunos da quarta srie do Ensino Fundamental. Na questo nmero 1, perguntou-se: Voc gosta da sua escola? Todos os alunos responderam que sim. Na questo nmero 2, perguntou-se: O que voc mais gosta na sua escola? Os alunos apresentaram respostas diversificadas como: Educao fsica; O jardim da escola; De tudo, no tenho preferncia; A biblioteca; Das professoras, dos passeios realizados, do recreio, etc.

Nota-se a satisfao dos alunos com o ambiente escolar, sinalizando para boas relaes sociais dentro da escola. O ambiente escolar deve ter caractersticas prprias e atividade especifica revestida de diferentes dimenses que, na prtica se inter-relacionam. , portanto, o lugar de construo efetiva de conhecimento e valores, portanto, de cidadania. preciso que a escola opte pelo trabalho centrado no desenvolvimento humano, que visem integrao do aluno e sua ao, pois a ao um auxiliar indispensvel na tentativa de atingir os ideais de paz, cidadania, respeito mtuo e convvio social. Na questo nmero 3, perguntou-se: como so suas amizades na escola? Quatro alunos responderam que so boas e um aluno afirmou ser regular. Na questo nmero 4, perguntou-se: Como so os momentos de recreao na sua escola? Trs alunos responderam que so bons e dois disseram que so regulares. Assim, pode-se afirmar que preciso que a escola busque mecanismos que favoream relaes satisfatrias no ambiente escolar, sem imposies, mas por meio de discusses e prticas que levem o educando a refletir sobre suas aes e as conseqncias que elas geram de forma positiva ou negativa e como elas interferem nas relaes sociais. Na questo nmero 5, perguntou-se: Voc se sente seguro na sua escola? Todos os alunos responderam que sim. Na questo nmero 6, perguntou-se: De uma forma geral, como so as relaes entre as pessoas na sua escola? Todos os participantes responderam que so boas. Sobre a construo das relaes na escola, preciso que o educador veja o educando como um ser inacabado e aberto ao desenvolvimento e construo de

sua prpria formao individual, e desta maneira, abrir caminhos para modificar e melhorar as relaes na escola. Referindo-se as relaes construdas no ambiente escolar, Laing (apud, Schlemmer 1983:59), afirma que a cincia das pessoas o estudo do ser humano que tem inicio com o relacionamento com o outro como pessoa. Desta forma, as relaes construdas na convivncia escolar devem ser permeadas pelo respeito e pela aceitao incondicional do outro. Na questo nmero 7, perguntou-se: Voc percebe a presena do dilogo e do respeito entre os alunos da sua escola? Dois alunos responderam que sempre percebem e trs que s vezes percebem. Na questo nmero 8, perguntou-se: Sua escola oferece em sua prtica cotidiana algum tipo de atividade que facilita o dilogo entre os alunos? Quatro alunos responderam que sempre oferece e um respondeu que s vezes oferece. Nas questes nmeros 7 e 8 observa-se que h um conflito na percepo dos sujeitos sobre a presena do dilogo e do respeito mtuo entre os alunos. Para trabalhar o respeito mtuo, a justia, o dilogo e a solidariedade, Schlemmer (1983:53) assinala que:
[...] escolhendo exemplos de cooperao e respeito mtuo, testemunhamos a adeso solidariedade humana, estimulando a unidade, apesar e alm da diversidade, mostrando sentido de o homem se encontrar e no se dividir, si auxiliar e no se combater.

Na questo nmero 9, perguntou-se: Voc tem oportunidade de dar suas opinies na sua escola? Todos os alunos foram unnimes ao responderem sim. Na ltima questo, a nmero 10, perguntou-se: Sua participao aceita na sala de aula? Todos os alunos responderam que sim. Nota-se a importncia de conferir credibilidade e escutar o que o aluno tem a dizer para e a respeito da escola, assim, percebe-se que a relao dialgica do aluno com a escola fundamental para a convivncia respeitosa e a construo de um ambiente escolar pacfico e capaz de solucionar as possveis situaes de conflitos. A seguir, apresentamos as respostas obtidas no instrumento de pesquisa aplicado Orientadora Educacional. Antes, porm, torna-se necessrio ressaltar que hoje, a Orientao Educacional OE vista como um processo contnuo, sistematizado e integrado ao currculo da escola, que v o aluno como um ser

global, que se desenvolve harmoniosamente e equilibradamente nos aspectos fsico, intelectual, social, moral e educacional. Na questo nmero 1, perguntou-se Qual sua formao profissional? A OE respondeu ser formada nessa especializao por ps-graduao. Na questo nmero 2, perguntou-se: H quanto tempo voc atua como orientador (a) educacional nessa escola? A resposta obtida foi h 10 ou mais anos. Esse fator indicativo de conhecimento da realidade escolar e sinaliza para a maior eficincia das aes desenvolvidas por esse profissional, pois busca atuar precisamente nas necessidades apresentadas pela escola. Na questo nmero 3, perguntou-se: Nessa escola so desenvolvidos projetos que valorizam a prtica do dilogo e a cultura da paz com os alunos? Quais so esses projetos? Durante a aplicao do questionrio, a OE alegou estar sem disponibilidade de tempo devido a uma atividade que estava sendo desenvolvida na escola, por isso pediu para respond-lo e depois entregar. Nessa situao, ela no descreveu o que acontecia e nem os objetivos das atividades desenvolvidas. Buscou-se entrar em contato com a OE a fim de suprir essa necessidade, no entanto no houve xito, j que ela no se encontrava na escola. Sendo assim, as atividades desenvolvidas pelo SOE so os projetos: Coral cantos e encantos; Construindo imagens, concretizando sonhos; Famlia: fortalecimento e reconstruo; Recreio do brinquedo; Famlia tambm faz tarefa de casa.

Na questo nmero 4, perguntou-se: Quem os desenvolve? A resposta foi Orientao, direo e professores. Na questo nmero 5, perguntou-se: Como so feitas as intervenes com os alunos em situao de conflito? A resposta obtida foi atendimento individual, orientao da famlia. O atendimento individual uma tcnica da Orientao Educacional que permite ao Orientador um contato individual com o aluno, no qual por meio do dilogo e de atividades ldicas possvel uma mudana de comportamento por parte do orientando. Quando desse trabalho no possvel obter os efeitos esperados, ento se busca o contato e a orientao com a

famlia, atividade que pode oferecer informaes especficas do orientando e junto com a famlia traar metas que possam auxili-lo a superar os conflitos. Na questo nmero 6, perguntou-se: H apoio da gesto da escola na realizao das atividades? A resposta foi sim. Na questo nmero 7, perguntou-se: H participao dos professores na realizao dessas atividades? Como isso ocorre? A resposta foi sim, de forma indireta. Nessas questes nota-se a importncia de se realizar um trabalho em que todos os envolvidos no processo de construo da paz, estejam envolvidos, dividindo as responsabilidades e colaborando para que as atividades propostas atinjam os objetivos propostos. A participao do professor entendida na colaborao com o que o OE necessitar e encaminhando os alunos em situaes de conflito para o SOE. Assim, para que haja uma educao que favorea a prtica do dilogo e do respeito mtuo, necessrio que todo educador se comprometa de forma efetiva, dentro da sua rea de formao, a desenvolver atividades que contribuam para a formao de um ser humano capaz de lidar com o meio e com os outros seres humanos, de forma justa, fraterna e igualitria. Na questo nmero 8, perguntou-se: Voc percebe durante e aps a realizao dessas atividades que os alunos modificam seu comportamento? A resposta foi sim, atravs de suas atitudes. Na questo nmero 9, perguntou-se: Qual a relevncia do dilogo para a construo de relaes humanas confortveis no ambiente escolar? A resposta obtida foi muito relevante. Na questo nmero 10, perguntou-se: Voc considera que essa escola torna-se capaz de resolver situaes conflituosas mediante as atividades desenvolvidas em torno do dilogo e do respeito mtuo? A resposta foi sim, as pessoas amadurecem, aprofundam seus relacionamentos, elevam sua auto-estima. Sabendo-se que a escola um local privilegiado onde ocorre diversas discusses ao cotidiano dos alunos e dos educadores, a Orientadora Educacional demonstra compreender a responsabilidade social das aes desenvolvidas pelo SOE, promovendo atividades que tornem possvel a integrao educador educando e educandos entre si, vislumbrando mudanas de atitudes ao longo das atividades propostas e construo de hbitos de dilogo, respeito e auto-estima. O Orientador Educacional um profissional que deve estar engajado com o contexto onde sua prtica se efetiva, portanto com a educao, de um modo geral, Grinspun (2002:165).

Em Ferreira (apud Grinspun 2001:13):


pelo dilogo que os homens, nas condies de indivduos cidados, constroem a inteligibilidade das relaes sociais. Trata-se, pois, de eliminar tudo aquilo que possa prejudicar a comunicao entre as pessoas, pois s atravs dela se pode chegar a um mnimo de consenso. [...] a cidadania aparece como o resultado da comunicao intersubjetiva, atravs da qual indivduos livres concordam em construir e viver numa sociedade melhor.

A formao da cidadania compromisso de todos os engajados no trabalho escolar, inclusive do Orientador Educacional. Nesse processo a relao orientador orientando deve ser um relacionamento de pessoa para pessoa, onde o respeito e a aceitao incondicional do outro so elementos fundamentais. Portanto, a partir da visita e dos questionrios aplicados na escola, foi possvel perceber que h aes desenvolvidas pela instituio que valorizam hbitos de dilogo e o respeito mtuo. Torna-se necessrio ressaltar que na escola no h um projeto de mediao de conflitos, no entanto percebe-se na resposta dos alunos que o ambiente escolar composto por vrios elementos que satisfazem aos anseios dos educandos, estes vm a escola como local de prazer e construo de conhecimentos. Assim, pode-se afirmar que na escola h evidencias de serem desenvolvidas atividades que contemplem aos ideais da proposta de mediao de conflitos, tais como o dilogo e o respeito mtuo. Sabendo-se que a proposta de mediao de conflitos pode viabilizar o dilogo construtivo e a negociao de tomada de decises, visando relaes interpessoais confortveis na convivncia escolar. Apresentando-se escola como uma alternativa democrtica para prevenir situaes em torno dos diversos tipos de violncia. Segundo o Instituto Mediare do RJ, (p.2), a idia principal do projeto estimular uma atmosfera pacfica nas escolas, a partir de criao do hbito de dilogo e resoluo de conflitos por meio de solues apresentadas pelos prprios envolvidos e, portanto, principais interessados em resolv-los. Portanto, pode-se concluir afirmando que por meio das respostas obtidas na escola, h possibilidade de implantar um projeto de mediao de conflitos, visto que

as idias norteadoras dessa proposta j so vivenciadas na prtica escolar dos educandos. Assim, espera-se que para a consolidao da cultura da paz e construo de hbitos de dilogo e de respeito todos os envolvidos no processo educacional somem foras para que seja possvel conviver em um ambiente escolar harmonioso e seguro. Essa prtica deve ser incorporada no currculo escolar, tornando-se parte do cotidiano. REFERENCIAL BIBLIOGRFICO Apostila do curso bsico de capacitao em mediao. Instituto Mediare: Rio de Janeiro, 1988. GRINSPUN, Mirian P. Sabrosa. Zippin (org). A prtica dos Orientadores Educacionais. So Paulo: Cortez, 2001. GRINSPUN, Mirian P. Sabrosa. Zippin (org). A Orientao Educacional: Conflito de Paradigmas e Alternativas para a escola. So Paulo: Cortez, 2002. ORTEGA, Rosrio et al. Estratgias educativas para preveno das violncias; traduo de Joaquim Ozrio Braslia: UNESCO, UCB, 2002. Projeto Escola de Mediadores, organizado pelos Institutos Viva Rio, Mediare e NOOS. Disponvel em: <http://www.mj.gov.br/sedh/paznasescolas/Cartilha%20de %20Mediadores.doc>. Acesso em: 18 de agosto de 2006. As 19h30minhs. SANTOS, Jos Vicente Tavares dos. A violncia na escola: conflitualidade social e aes civiliza trias. Educ. Pesq., So Paulo, v. 27, n. 1, 2001. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1517-97022001000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 Ago. 2006. doi: 10.1590/S1517-97022001000100008. As 19h00min h. SCHLEMMER, Iria. Valores e Educao em Processo de Promoo Humana. Porto Alegre: Edies Renascentes, 1983.

S-ar putea să vă placă și