Sunteți pe pagina 1din 19

2 LNGUA PORTUGUESA

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER S QUESTES NUMERADAS DE 01 A 03, ASSINALANDO A NICA CORRETA.

H um debate acirrado entre paleontlogos sobre a origem do homem moderno. Por um lado, a chamada teoria multiregional, ou da continuidade regional, afirma que primatas do gnero Homo saram da frica de 1,8 a 2 milhes de anos atrs. De l, espalharam-se pela sia e Europa, diferenciados em diferentes espcies Homo ergaster, Homo erectus, Homo heidelbergensis, Homo neanderthalensis que, encontrando-se e misturando-se, gradualmente, e em diferentes lugares do mundo, deram origem ao Homo sapiens. No outro lado da barricada, a teoria chamada Out of Africa diz que o homem surgiu, sim, na frica. Porm, duas vezes. Quer dizer, da primeira vez, dando origem a espcies que se extinguiram todas; da segunda vez, apenas 150 ou 200 mil anos atrs, aparecendo j em sua forma moderna, de Homo sapiens. Volta e meia, h uma grande discusso envolvendo essas teorias. A polmica com os paleoantroplogos foi, e ainda , acirrada, diz a doutora Olga Rickards. Mas no podemos nos esquecer de que agora, graas anlise do DNA, as dvidas esto hoje praticamente resolvidas.. o que ela acha ... Esperemos, ento, que assim seja.
(Yurij Castelfranchi texto adaptado)

01. A respeito dos elementos lingusticos do texto, avalie os itens a seguir:


1. O termo negritado em: De l, espalharam-se pela sia e Europa, diferenciados em diferentes espcies constitui referncia de lugar e corresponde, no texto, a sia e Europa. 2. A expresso destacada em: Volta e meia, h uma grande discusso envolvendo essas teorias, constitui referncia temporal. 3. O trecho Quer dizer, da primeira vez, dando origem a espcies que se extinguiram todas ... esclarece o segmento anterior e a expresso destacada introduz esse esclarecimento. 4. Em: No outro lado da barricada, a teoria chamada Out of Africa diz que o homem surgiu, sim, na frica., a expresso sublinhada metaforiza o conceito de adversidade. O correto est em: A) 1, 2, 3 e 4. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 2 e 4, apenas. D) 1 e 3, apenas.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

02. Acerca das estruturas morfossintticas do texto, avalie os itens a seguir:


1. Na seguinte construo frasal: ... da primeira vez, dando origem a espcies que se extinguiram todas; da segunda vez, apenas 150 ou 200 mil anos atrs, aparecendo j em sua forma moderna, de Homo sapiens., o emprego das formas grifadas indicam um processo verbal ainda no finalizado. 2. No trecho: ... diferenciados em diferentes espcies Homo ergaster, Homo erectus, Homo heidelbergensis, Homo neanderthalensis ., todas as vrgulas foram usadas com a finalidade de separar os elementos de uma enumerao. 3. No trecho: Mas no podemos nos esquecer de que agora, graas anlise do DNA ..., a regncia do verbo em destaque obedece norma dita culta da lngua. 4. Na orao adversativa: Porm, duas vezes., a vrgula toma lugar do verbo subentendido. O correto est em: A) 1, 2, 3 e 4. B) 1, 2 e 4, apenas. C) 3 e 4, apenas. D) 2 e 3, apenas.

03. Esperemos, ento, que assim seja. (ltimo pargrafo)


No trecho acima, o emprego da primeira pessoa do plural em esperemos se justifica porque o autor: A) se refere a ele e doutora citada no texto. B) engloba o autor e os paleontlogos. C) abrange o autor e os possveis leitores. D) distraiu-se sobre o tratamento at ento dado ao tema.
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER S QUESTES NUMERADAS DE 04 A 09, ASSINALANDO A NICA CORRETA.

SOBRE O GENOMA HUMANO E OS DIREITOS DO HOMEM


A Declarao Universal sobre o Genoma Humano e os direitos do Homem um texto denso na conceituao e claro nas recomendaes, quase sempre ditadas pela tica. Em seus 25 artigos reitera basicamente princpios que vm se consolidando como pilares no domnio da biotica. A liberdade de investigar defendida incessantemente e h muito dinheiro, indstria e propaganda envolvidos nesse processo. Mas as responsabilidades inerentes s atividades dos pesquisadores no so apenas de ordem material. Elas so tambm de ordem moral e tica. O rigor, a prudncia, a honestidade intelectual e a integridade so essenciais. Na conduo das pesquisas, como na apresentao e utilizao de seus resultados, elas devem ser objeto de ateno particular, especialmente no mbito das investigaes sobre o genoma humano, em vista de suas implicaes ticas e sociais, uma vez que a falta desses zelos poderiam at tornar as investigaes ilcitas. Ficariam sem credibilidade se no fossem tomados esses cuidados. Os recentes relatrios da OMS corroboram tais ponderaes. Enfim, os direitos humanos s existem se forem respeitados.
(Aquiles Zuben 2007. Revista Centro Universitrio So Camilo fragmento)

04. Mas as responsabilidades inerentes s atividades dos pesquisadores no so apenas de ordem material.
(2 pargrafo),

a presena do segmento em destaque indica que, na continuidade do texto, haver um termo de

valor: A) B) C) D) aditivo e pertencente a uma outra ordem. adversativo e pertencente a uma ordem diferente da citada. explicativo e pertencente mesma ordem j referida. conclusivo e pertencente ordem citada anteriormente.
Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

05. No seguinte trecho: Mas as responsabilidades inerentes s atividades dos pesquisadores no so apenas
de ordem material. Elas so tambm de ordem moral e tica. (2 pargrafo), a correlao entre as palavras do texto que do o sentido de continuidade, expresso na questo anterior, ocorre entre A) denso / claro B) liberdade / responsabilidades C) apenas / tambm D) apresentao / utilizao

06. Ficariam sem credibilidade se no fossem tomados esses cuidados. (2 pargrafo).


No trecho acima, a relao entre as duas oraes mostra que a A) B) C) D) primeira se realiza contanto que a segunda no se realize. segunda consequncia da primeira. primeira uma hiptese para a realizao da segunda. primeira motivada pela segunda.

07. ... os direitos humanos s existem se forem respeitados. (ltimo pargrafo).


No trecho acima, o nexo coesivo sinttico se nos permite reconhecer, entre as oraes, uma relao semntica de A) B) C) D) concluso. conformidade. condio. causa.

08. O item em que a palavra destacada tem um sinnimo corretamente indicado ao contexto :
A) ... quase sempre ditadas pela tica. impostas B) Em seus 25 artigos reitera basicamente... regulamenta C) ... tornar as investigaes ilcitas ... perigosas D) ... corroboram tais ponderaes. contrariam

09. Na conduo das pesquisas, como na apresentao e utilizao de seus resultados [...] em vista de suas
implicaes ticas e sociais, uma vez que a falta desses zelos poderiam at tornar as investigaes ilcitas. (2
pargrafo).

O termo que substitui o trecho grifado acima, sem alterao de sentido, : A) j que B) ainda que C) posto que D) apesar de que

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

5
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER S QUESTES NUMERADAS DE 10 A 15, ASSINALANDO A NICA CORRETA.

A indagao bsica que continua presente para a sociedade atual diz respeito ao significado e alcance das investigaes biomdicas e experimentao humana. O tema complexo e ambguo e chega a amedrontar na medida em que extrapola o plano tecnocientfico e atinge a prpria situao existencial do ser humano em todas as suas dimenses. Mesmo como investigao cientfica, modelo eminente de saber rigoroso e especializado, no se limita a um certo nmero de indivduos na sociedade. Enquanto isso, alguns elementos que se dizem da comunidade cientfica, e que, provavelmente, fazem experimentos humanos, talvez sem o rigor tico, ensaiam o anncio de descobertas, prometem respostas que ainda esto por vir. Digamos que essas no venham. Qual a alternativa oferecida a todos ns? Pedir que esperemos mais ainda pelos resultados dos experimentos, por melhores que sejam, entre eles os que desenvolveriam a vacina contra o cncer? No poderiam esses adorveis senhores de jalecos brancos parar um pouco e olhar para ns, simples mortais curiosos? O que se pode justificar o silncio fundamentado na razo de que a medicina, como investigao visando novos conhecimentos e prtica teraputica, desde tempos imemoriais, est profundamente vinculada condio humana na sua finitude e fragilidade, na dialtica da sade-doena. Mas seria o bastante? Para o encaminhamento dessas questes, diante de reveses e desvios condenveis no passado recente da humanidade, esperamos, sim, tratamento digno e humano; e que se amplie um cenrio de dilogo, como uma nova manifestao de atitude tica.
(Marceline La Roque REMAL Revista de medicina alternativa So Paulo, 2007, fragmento, adaptado)

10. Em relao ao texto lido, assinale a opo correta.


A) Como se trata de um texto crtico sobre a situao existencial do ser humano, o nvel de formalidade, as escolhas vocabulares e a impessoalidade da linguagem esto adequados a textos de correspondncias oficiais. B) Trata-se de um texto exclusivamente de natureza narrativa, em linguagem conativa empregada em nvel coloquial, que apresenta fatos e personagens do mundo cientfico agindo no tempo e no espao. C) um texto em que h evidncia de que o seu autor faz uso do tema para opinar, tambm em linguagem persuasiva, dissertando sobre questes de investigaes biomdicas e experimentao humana. D) Alm de avaliar positivamente a conduo das investigaes biomdicas e os experimentos, o texto, de natureza dissertativa, se aproveita do tema para opinar sobre questes existenciais da humanidade.

11. Digamos que essas no venham. (3 pargrafo).


Em termos argumentativos, a respeito do trecho acima, o segmento anterior a ele indica. A) hiptese a respeito de fato futuro sobre a qual o texto contra argumenta. B) argumento com o qual a jornalista pretende dar razo aos investigadores e aos experimentos. C) argumento dos pesquisadores, condenado provisoriamente pela jornalista. D) inferncia segura sobre fatos comprovados e que a jornalista condena.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

12. Em ... esperamos, sim, tratamento digno e humano ... (ltimo pargrafo), a autora refora sua opinio sobre
algo polmico. Nesse caso, o uso do advrbio sim significa que A) se trata de uma verdade universalmente aceita. B) a jornalista quer confirmar o que dizem os pesquisadores. C) o artigo escrito apresenta um certo ar irnico. D) a jornalista afirma algo que pode receber opinies opostas.

13. No poderiam esses adorveis senhores de jalecos brancos parar um pouco ...? (3 pargrafo).
No trecho acima, a jornalista, coerente com o tom que d ao texto, faz uso de um recurso de linguagem que se relaciona com a A) B) C) D) expresso exagerada de uma idia. oposio entre o falso atribudo e o verdadeiro. aproximao entre dois elementos que se identificam. inteno de suavizar uma expresso.

14. Digamos que essas no venham. Qual a alternativa oferecida a todos ns? Pedir que esperemos mais
ainda pelos resultados dos experimentos, por melhores que sejam, entre eles os que desenvolveriam a vacina contra o cncer? (3 pargrafo). No segmento acima, h uma srie de vocbulos que, estabelecendo a coeso textual, se referem a elementos anteriores, no texto: 1. Digamos que essas no venham. respostas 2. Pedir que esperemos ... a sociedade 3. ... melhores que sejam, entre eles ... experimentos 4. ... os que desenvolveriam ... experimentos O correto est em: A) 1, 2, 3 e 4. B) 1, 3 e 4, apenas. C) 2 e 3, apenas. D) 2 e 4, apenas.

15. Enquanto isso, alguns elementos que se dizem da comunidade cientfica, e que, provavelmente, fazem
experimentos humanos, talvez sem o rigor tico, ensaiam o anncio de descobertas, prometem respostas que ainda esto por vir. (2 pargrafo). Dos termos grifados acima, h dois que exercem a mesma funo sinttica e esto juntos na alternativa: A) B) C) D) alguns elementos comunidade cientfica experimentos humanos o anncio provavelmente respostas alguns elementos rigor tico

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

7
REA DE ATUAO GERAL
NAS QUESTES NUMERADAS DE 16 A 30, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

16. Sobre a tica profissional em Servio Social, correto afirmar que


1. o assistente social deve fazer opo por um projeto profissional vinculado ao processo de construo de uma nova ordem societria, sem dominao, explorao de classe, etnia e gnero. 2. o profissional dispe de um grau relativo de liberdade, de autonomia para avaliar, escolher, deliberar, projetar suas aes, dirigidas ao que considera ter valor positivo ou negativo, responsabilizando-se pelas escolhas feitas, levando em conta as consequncias de seus atos para si mesmo e para os outros. 3. a tica profissional vincula-se a um iderio emancipatrio, objetiva contribuir para a preservao desse iderio, buscando alargar as suas bases sociais na sociedade. 4. do ponto de vista profissional, possvel eleger a liberdade e a democracia como valor tico e princpios polticos orientadores do projeto profissional. O correto est em: A) 2 e 3, apenas. B) 1, 2, 3 e 4. C) 1, 3 e 4, apenas. D) 2, 3 e 4, apenas.

17. Sobre as competncias profissionais do assistente social na contemporaneidade, correto afirmar que
1. a competncia um desafio nem sempre vencido, ou seja, significa tambm ter conscincia para avaliar as limitaes cientficas e ticas, a profundidade e a frequncia dos dilemas e conflitos ticos e polticos que condicionam nosso exerccio profissional. 2. a competncia profissional, hoje, reconhecer, sem receio de enfrentar, os (novos) conflitos que surgem da relao com o usurio, e partilhar (discutir e participar) com os indivduos, familiares, instituies e sociedade (e cada um na sua esfera de competncia), as difceis decises e opes. 3. tradicionalmente, a competncia profissional era definida, exclusivamente, pela legislao, a partir da aquisio de um diploma e de sua inscrio no Conselho Regional, o profissional estava investido do poder do exerccio profissional, tendo competncia para tanto. 4. na contemporaneidade, a competncia profissional est definida muito mais pela postura e atuao social da categoria profissional a que pertence e, ainda, explicitamente, pelo desempenho individual do profissional no exerccio de sua autonomia e criatividade, no interior das organizaes, o que no significa desconsiderar as determinaes morais da sociedade. O correto est em: A) 2 e 3, apenas. B) 1, 2, 3 e 4. C) 1, 2 e 4, apenas. D) 2 e 4, apenas.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

18. Do ponto de vista dos valores ticos e dos princpios polticos, o Cdigo de tica do Assistente Social est
baseado em um projeto profissional democrtico, tendo por princpios fundamentais, 1. 2. 3. 4. participao na elaborao, gerenciamento e formulao de programas e projetos sociais. liberdade como valor tico central. defesa dos direitos humanos, contra o arbtrio. a favor da equidade e justia social, contra todas as formas de preconceito.

O correto est em: A) 2, 3 e 4, apenas. B) 2 e 3, apenas. C) 1, 2, 3 e 4. D) 3 e 4, apenas.

19. A profisso de Assistente Social teve sua regulamentao reformulada em 1993, atravs da Lei no 8.662, de
7 de junho de 1993, que estabelece as atribuies privativas do assistente social. Sobre a Lei de regulamentao da profisso, correto afirmar que 1. planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Servio Social. 2. encaminhar providncias e prestar orientao social a indivduo, grupos e populao. 3. realizar vistorias, percias tcnicas, laudos periciais, informaes e pareceres sobre a matria de Servio Social. 4. planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a anlise de realidade social e para subsidiar aes profissionais. O correto est apenas em: A) 1, 2 e 3. B) 2, 3 e 4. C) 1, 2 e 4. D) 1 e 3.

20. O Cdigo de tica do Assistente Social afirma ser dever do assistente social, nas suas relaes com os
usurios, A) decidir livre e autonomamente, sobre os interesses dos usurios. B) exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do usurio de participar e decidir livremente sobre seus interesses. C) devolver as informaes colhidas nos estudos e pesquisas aos usurios, no sentido de que estes possam us-los para o fortalecimento de seus interesses. D) depor como testemunha sobre situao sigilosa do usurio, quando autorizada pela justia.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

21. Trabalhador, tcnico e intelectual, o assistente social ocupa-se de relaes humanas, o que equivale dizer,
de relaes de poder, relaes econmicas, relaes sociais, relaes tnicas. O assistente social trabalhador intelectual que opera mediaes de relaes sociais em face dos conflitos em torno do acesso ao poder, cultura e riqueza. A matria-prima do trabalho profissional dos assistentes sociais so as demandas e as estratgias para lograr insero e participao na riqueza social. (SILVA, Ademir Alves da. Servio Social e direitos
sociais no contexto da crise. In Revista Servio Social e Sociedade, So Paulo: Cortez, 2009. Ano XXX - no 99, p. 450).

Sobre as demandas como matria-prima do trabalho profissional do assistente social, correto afirmar que as 1. demandas por moradia, renda, alimentao, terra, educao, seguridade social (sade, previdncia e assistncia social), cultura, lazer, transporte e justia interpelam os assistentes sociais e os transpem para o olho do furaco ao enredar-lhes na trama das disputas por lograr insero, participao, fruio da riqueza social pelo exerccio de direitos de cidadania. 2. demandas no campo da Seguridade Social, os assistentes sociais tero que avanar nas lutas pela consolidao do Sistema nico de Sade (SUS), que, com todas as limitaes, superior, por exemplo, ao sistema de ateno mdica norte-americano. 3. demandas na rea da sade, como expresso das condies de vida, exprime tambm os padres dominantes de relaes sociais e, as demandas dessa rea no se equacionam no mbito meramente mdico-medicamentoso. 4. demandas na gesto da Seguridade Social, no mbito da poltica social, supe o dilogo com as vertentes do pensamento social crtico e conservador em torno da construo de estratgias para o enfrentamento dos fundamentos da crise capitalista. O correto est apenas em: A) 2 e 3. B) 2, 3 e 4. C) 1, 3 e 4. D) 1, 2 e 3.

22. O exerccio da profisso na contemporaneidade exige um sujeito profissional que tenha competncia para
propor, para negociar com a instituio os seus projetos, para defender o seu campo de trabalho, suas qualificaes e atribuies profissionais. Sobre o exerccio profissional do assistente social na contemporaneidade, correto afirmar que 1. requer um profissional que v alm das rotinas institucionais para apreender, no movimento da realidade, as tendncias e possibilidades, ali presentes, possveis de serem apropriadas pelo profissional e desenvolvidas e transformadas em projeto de trabalho. 2. requer um profissional que afirme o compromisso com os direitos e interesses dos usurios, na defesa da qualidade dos servios prestados, em contraposio herana conservadora do passado. 3. supe um profissional que defenda, efetive e aprofunde os preceitos democrticos e os direitos de cidadania preservando inclusive a cidadania social, cada vez mais qualificada. 4. requer um profissional versado no instrumental tcnico-operativo, capaz de potencializar as aes no nvel de assessoria, planejamento, negociao, pesquisa e ao direta, estimuladora da participao dos sujeitos sociais nas decises que lhes dizem respeito, na defesa de seus direitos e no acesso aos meios de exerclos. O correto est em: A) 2 e 3, apenas. B) 1, 2 e 4, apenas. C) 1, 2 e 3, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

10

23. Pensar hoje uma atuao competente e crtica do assistente social na rea da sade
1. estar articulado e sintonizado ao movimento poltico partidrio dos trabalhadores e de usurios que lutam pela real efetivao do Sistema nico de Sade (SUS). 2. facilitar o acesso de todo e qualquer usurio ao servio de sade da instituio, bem como de forma compromissada e crtica no submeter a operacionalizao de seu trabalho aos rearranjos propostos pelo governo que descaracterizam a proposta original do SUS de direito. 3. tentar construir e/ou efetivar, conjuntamente com outros trabalhadores da sade, espaos nas unidades que garantam a participao popular e dos funcionrios nas decises a serem tomadas. 4. ter como eixo central a busca criativa e incessante da incorporao dos conhecimentos e das novas requisies profisso, articulados aos princpios dos projetos de reforma sanitria e tico-poltico do Servio Social. O correto est em: A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1, 2, 3 e 4. D) 2, 3 e 4, apenas.

24. A formulao da atual poltica de sade foi protagonizada pelo movimento da reforma sanitria, que fez uma
crtica poltica pblica de sade vigente, com caractersticas de cidadania regulada. Os princpios de universalizao e participao, e da responsabilidade do Estado em garantir o direito sade so os fundamentos do Sistema nico de Sade (SUS), como estabelece a Constituio Federal de 1988. 1. Constitui-se dever de o Estado garantir ateno sade queles contribuintes do sistema de seguridade social. 2. A Reforma Sanitria foi um movimento social que produziu a democratizao do setor sade. 3. Criao dos conselhos de sade com a paridade entre governo e sociedade civil. 4. Com o advento do SUS o mercado continuou com sua participao no setor sade, com exceo do controle sobre o sangue, o qual foi estatizado. O correto est em: A) 1, 2 e 4, apenas. B) 2 e 4, apenas. C) 1, 2, 3 e 4. D) 1, 2 e 3, apenas.

25. A Lei 8.080 (1990) dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento do Sistema nico de Sade (SUS), estabelecendo competncias comuns e especficas a cada esfera de gesto. direo Municipal do Sistema de Sade compete
A) planejar, organizar, controlar e avaliar as aes e os servios de sade e gerir e executar os servios pblicos de sade. B) acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do sistema nico de sade. C) em carter suplementar, formular, executar, acompanhar e avaliar a poltica de insumos e equipamentos para a sade. D) estabelecer critrios, parmetros e mtodos para o controle da qualidade sanitria de produtos, substncias e servios de consumo e uso humano.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

11

26. O sistema de planejamento do Sistema nico de Sade (SUS) define pontos prioritrios de pactuao
para a sua execuo, entre eles, 1. adoo do critrio das necessidades de sade da populao como orientador de seu processo. 2. cooperao entre as trs esferas de gesto para o fortalecimento e a equidade do processo de planejamento. 3. integrao dos instrumentos de planejamento. 4. articulao com as polticas de governo para o setor. O correto est em: A) 1, 2, 3 e 4. B) 2 e 4, apenas. C) 1, 3 e 4, apenas. D) 1, 2 e 3, apenas.

27. Nas lutas pela redemocratizao da sociedade brasileira, o conceito de Seguridade Social expresso na
Constituio Federal de 1988 foi um dos grandes avanos deste processo, embora que, restrito Previdncia, Sade e Assistncia Social. Neste sentido, a defesa da seguridade balizada no projeto tico-poltico profissional do Servio Social, tendo como concepo de seguridade um padro de proteo social de qualidade, em que A) a alocao dos recursos pblicos dimensionada dentro de uma perspectiva de otimizao, sem distino entre o publico e o privado. B) inserido e mobilizado em torno das polticas setoriais, possibilitando um atendimento populao mais direcionado e eficaz. C) a cobertura universal para as situaes de risco, vulnerabilidade ou danos aos cidados brasileiros, que incorpore outras polticas sociais. D) , sendo um espao de disputa de recursos, uma disputa poltica de marcas clientelistas e patrimonialistas.

28. Pesquisas recentes demonstram que os indivduos mais informados, mais escolarizados e provenientes de
meios sociais mais avanados, so menos tradicionais a respeito dos papis femininos e do comportamento sexual. Da, ser correto afirmar que A) B) C) D) o lugar da mulher na sociedade independente do fator educacional. a escolaridade e o pensamento tradicional compem uma relao simtrica. o fator educacional dependente do papel da mulher na sociedade e de seu comportamento sexual. a idealizao do lugar da mulher na sociedade dependente do fator educacional.

29. Um dos objetivos do Sistema nico de Sade (SUS) estabelecido pela Lei n 8.080, de 19 de setembro de
1990, a A) B) C) D) identificao dos fatores condicionantes da sade. colaborao na proteo do meio ambiente. execuo de aes de vigilncia imunolgica. realizao de aes de saneamento bsico.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

12

30. A Poltica Nacional de Ateno Bsica, integrante do Pacto pela Sade, caracteriza a Ateno Bsica por
um conjunto de aes de sade, no mbito individual e coletivo, que abrangem a promoo e a proteo da sade, a preveno de agravos, o diagnstico, o tratamento, a reabilitao e a manuteno da sade. O municpio responsvel pelo cumprimento dos princpios, pela organizao e execuo das aes de Ateno Bsica em seu territrio, sendo algumas de suas atribuies 1. garantir infra-estrutura necessria ao funcionamento das Unidades Bsicas de Sade, dotando-as de recursos materiais, equipamentos e insumos suficientes para o conjunto de aes propostas. 2. inserir preferencialmente, de acordo com sua capacidade institucional, a estratgia de Sade da Famlia em sua rede de servios, visando organizao sistmica da ateno sade. 3. garantir fontes de recursos para compor o financiamento do Piso da Ateno Bsica (PAB) fixo e varivel. 4. organizar o fluxo de usurios, visando a garantia das referncias a servios e aes de sade fora do mbito da Ateno Bsica. O correto est em: A) 2 e 4, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 1, 2 e 3, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.
REA DE ATUAO ESPECFICA
NAS QUESTES NUMERADAS DE 31 A 60, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

31. Para que os assistentes sociais possam interferir nos determinantes sociais do processo de sade-doenas, no resgate da sade enquanto direito social, faz-se necessrio os seguintes encaminhamentos,
A) incentivar a associao coletiva e adaptar as estruturas e formas de convivncia s novas realidades dos sujeitos sociais. B) fornecer assistncia social as pessoas carentes, conscientizar e mobilizar com vistas a promoo social. C) utilizar a prerrogativa de determinar e priorizar suas demandas e organizar e planejar suas aes. D) substituir valores, hbitos e formas de pensamento, fornecer recursos e coordenar sua distribuio.

32. O perfil profissional capacitado para responder s questes de seu tempo, aponta como um dos maiores
desafios que o assistente social vive no presente, o de ser um profissional 1. crtico social lcido e refinado, estudioso e pesquisador, gestor qualificado e prestador de servios. 2. denunciante das armadilhas do pensamento conservador, articulador do pensamento crtico com o pensamento estratgico. 3. propositivo, mediador e negociador, defensor de direitos sociais, empenhado em assegurar a visibilidade, a legitimidade, a qualidade e a resolutividade de sua prtica profissional, sob a perspectiva da garantia de direitos e da construo da cidadania. 4. observador, a favor da fiscalizao e universalizao das polticas sociais e da construo de uma nova institucionalidade societria. O correto est em: A) 2 e 3, apenas. B) 1, 2, 3 e 4. C) 1, 2 e 3, apenas. D) 1, 3 e 4, apenas.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

13 33. Estudos sobre famlia brasileira, na dcada de 80, revelam mudanas ocorridas na sua configurao. Estas mudanas tm sido compreendidas como decorrentes de uma multiplicidade de aspectos, dentre os quais se destacam, 1. a transformao e liberao dos hbitos e dos costumes, especialmente relacionados sexualidade e nova posio da mulher na sociedade. 2. a reduo significativa das famlias recompostas e das famlias monoparentais. 3. o desenvolvimento tcnico-cientfico, que proporcionou, entre tantas invenes, os anticoncepcionais e o avano dos meios de comunicao de massa. 4. o modelo de desenvolvimento econmico pelo Estado brasileiro, que teve como consequncia o empobrecimento acelerado das famlias na dcada de 80, a migrao exarcebada do campo para a cidade e um contingente muito grande de mulheres, crianas e adolescentes no mercado de trabalho. O correto est em: A) 1, 2 e 3, apenas. B) 1, 2, 3 e 4. C) 1, 3 e 4, apenas. D) 2 e 4, apenas.

34. A famlia brasileira hoje apresenta mudanas significativas em todos os segmentos da populao,
mudanas essas decorrentes do processo de modernizao da sociedade na segunda metade do sculo XX. Tal processo gerou um novo padro demogrfico na realidade brasileira. A famlia dos anos 90 tem uma configurao marcada pelas seguintes caractersticas populacionais. 1. Aumento da concepo em idade precoce. Isto implica o aumento da gravidez entre adolescentes. 2. Aumento das famlias recompostas. Este fato consequncia do aumento de separaes e dos divrcios nos ltimos anos. 3. Aumento acentuado da taxa de fecundidade das mulheres brasileira. 4. Aumento significativo das famlias monoparentais, com predominncia das mulheres como chefes de casa. O correto est em: A) 1 e 4, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1, 2, 3 e 4. D) 1, 2 e 4, apenas.

35. A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispe sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional
(LDB), no artigo 29 preleciona que: A educao infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade. Em consonncia com a LDB, a educao infantil ser oferecida 1. 2. 3. 4. em creches ou entidades equivalentes, para crianas de at trs anos de idade. prioritariamente pelo Municpio. em pr-escolas, para crianas de quatro a seis anos de idade. atendimento gratuito em creches e pr-escolas as crianas de zero a seis anos de idade.

O correto est em: A) 2 e 3, apenas. B) 1 e 4, apenas. C) 1, 2, 3 e 4. D) 2, 3 e 4, apenas.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

14 36. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao em vigor institui uma nova concepo de educao infantil ao inclu-la no sistema educacional. A) B) C) D) Creches como espao para guarda das crianas em idade vulnervel. Aendimento integral de crianas de zero a trs anos de idade em creches. Pr-escola como espao compensatrio para insero no ensino fundamental. Creche e pr-escola como espao de superao da carncia cultural das crianas.

37. A idia de famlia formal, cujo comprometimento mtuo decorre do casamento, vem cedendo lugar certeza
de que o envolvimento afetivo que garante um espao de individualidade e assegura uma aurola de privacidade indispensvel ao pleno desenvolvimento do ser humano. Cada vez mais se reconhece que no mbito das relaes afetivas que se estrutura a personalidade da pessoa. a afetividade, e no a vontade, o elemento constitutivo dos vnculos interpessoais: o afeto entre as pessoas organiza e orienta o seu desenvolvimento. A busca da felicidade, a supremacia do amor, a vitria da solidariedade ensejam o reconhecimento do afeto como nico modo eficaz de definio da famlia e de preservao da vida. Esse, dos novos vrtices sociais, o mais inovador. Surgiu um novo nome para essa nova tendncia de identificar a famlia pelo seu envolvimento afetivo: famlia endomonista, que busca a felicidade individual vivendo um processo de emancipao de seus membros.
(DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007, p.52).

A partir da leitura do texto acima, correto afirmar que a famlia endomonista aquela que 1. identifica-se pela comunho de vida, de amor e de afeto no plano da igualdade, da liberdade, da solidariedade e da responsabilidade recproca. 2. resultam da pluralidade das relaes parentais, especialmente fomentadas pelo divrcio, pela separao e pelo re-casamento. 3. as relaes so muito mais de igualdade e de respeito mtuo, e o trao fundamental a lealdade. 4. a especificidade decorre da peculiar organizao do ncleo, reconstrudo por casais onde um ou ambos so egressos de casamentos ou unies anteriores. O correto est em: A) 2 e 4, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 1, 2 e 3, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

38. Frequentemente se ouve falar de doenas crnicas que ameaam a vida, a exemplo do cncer, que se
manifesta nas seguintes fases: 1. crise perodo sintomtico antes do diagnstico quando o indivduo ou a famlia sente que alguma coisa est errada, mas a natureza e alcance do problema no esto claros. 2. crnica, perodo longo ou curto, essencialmente entre o diagnstico inicial e o perodo de ajustamento, de aprender conviver com a doena. 3. conformismo, acomodao diante da impossibilidade de cura da doena, e sem tratamento. 4. terminal, estgio da doena em que a inevitabilidade da morte se torna aparente. O correto est em: A) 1 e 2, apenas. B) 2 e 3, apenas. C) 1, 2 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

15

39. O adoecimento de um ente querido revela a adaptao de familiares nova situao, ressignificando a
busca de esperana e superao da doena crnica. Neste sentido, a interveno do assistente social se configura em 1. 2. 3. 4. oferecer suporte terico-prtico, tico e emocional. compreender a luta do doente contra o tempo, em relao doena. viabilizar a perspectiva de um atendimento mais humano, com base nas condies concretas. diferenciar a esperana da iluso no impacto da doena na rotina e dinmica da vida familiar.

O correto est em: A) 1 e 2, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas C) 1 e 3, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

40. Em todo o Brasil, as doenas crnicas atingem 59 milhes de pessoas, segundo pesquisa divulgada pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, mar., 2010). Muitos doentes esto em finitude da doena e para lidar com esta demanda, so necessrias aes comprometidas do assistente social na rea de sade, com a vida humana, quanto ao(s) 1. cuidados paliativos parcial e lento do doente crnico, cuja doena no responde mais ao tratamento. 2. apoio psico-social e espiritual ao paciente e familiares na reelaborao de significados para os valores de vida. 3. cuidados com o grupo familiar pela equipe multidisciplinar de sade (assistente social, enfermeiro, mdico, psiclogo, fisioterapeuta). 4. dilogo com o doente e familiares enunciando o conformismo diante da impossibilidade de cura. O correto est em: A) 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 2, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

41. Na rea de sade, o assistente social enfrenta problemas no cotidiano de seu trabalho como a dor, o
sofrimento, a iminncia de morte, a perda e precisa dar respostas s questes imediatas, priorizando 1. 2. 3. 4. o direito sade, como direito do cidado e dever do Estado. o dever da instituio de prestar atendimento digno de servios de sade ao cidado. a articulao entre os interesses do cidado e da organizao prestadora de servios. os familiares e amigos, principal e mais valiosa fonte de apoio psicossocial.

O correto est em: A) 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 2, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

16 42. Na organizao capitalista, possvel humanizar as relaes sociais, pois permite ao assistente social conscientemente acreditar que sua funo contribui para que o doente crnico, como agente direto de direito social sade, se prepare para enfrentar situao de sofrimento e perda, da seguinte forma: 1. 2. 3. 4. tratando o paciente com humanidade. ouvindo, apoiando, orientando e aconselhando o paciente sobre sua enfermidade. contribuindo na resolutividade das aes sob sua responsabilidade. aliviando as tenses e mantendo o sigilo tico profissional.

O correto est em: A) 2 e 3, apenas. B) 1, 2, 3 e 4. C) 2, 3 e 4, apenas. D) 1 e 2, apenas.

43. A pesquisa qualitativa em sade que responde s questes contextualizadas e complexas da realidade
social, necessita de mtodos e tcnicas de investigao. O uso de metodologias qualitativas permite 1. apreender o significado e a intencionalidade do problema a ser pesquisado. 2. captar a diversidade do universo de pesquisa. 3. trabalhar com amostras probabilsticas, buscando maior representatividade dos sujeitos. 4. utilizar amostras no probabilsticas para obter opinio ou conhecimento especfico de determinados sujeitos. O correto est em: A) 1, 2 e 4, apenas. B) 2 e 3, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

44. O trabalho do assistente social na rea de sade possibilita maior aproximao com a realidade emprica,
relacionada aos marcos tericos do mtodo qualitativo. Com relao aos instrumentos de pesquisa na investigao qualitativa, correto afirmar que 1. requer atitudes fundamentais como abertura, flexibilidade, capacidade de observao e de interao entre os investigadores e os atores sociais envolvidos. 2. costumam ser facilmente corrigidos e readaptados durante o processo de trabalho de campo. 3. a atividade de campo costuma ser improvisada, sem vnculo com a fundamentao terica. 4. o roteiro de entrevista visa apreender o ponto de vista dos atores sociais previstos nos objetivos da pesquisa, contendo vrias questes fechadas. O correto est em: A) 2, apenas. B) 1 e 2, apenas. C) 2, 3 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

17

45. O campo da sade produto de uma realidade complexa que envolve aspectos biolgicos, fsicos,
psicolgicos, sociais e ambientais. Nesta compreenso, os valores, as atitudes, as crenas e a cultura no esto contidos num dado estatstico, da a opo pela pesquisa qualitativa. Sobre as vantagens do mtodo qualitativo, correto afirmar que 1. trabalha com aspectos subjetivos amplos, com riqueza e profundidade de detalhes de pessoas e grupos a quem as aes se dirigem. 2. apresenta uma vinculao real entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. 3. a sofisticao numrica mascara a qualidade da pesquisa qualitativa. 4. atende s peculiaridades prprias dos sujeitos pesquisados na sua realidade social que nem sempre podem ser, adequadamente, quantificados. O correto est em: A) 2 e 3, apenas. B) 1, 3 e 4, apenas. C) 1, 2 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

46. A prtica profissional do assistente social na rea de sade representa uma das possibilidades de produzir
conhecimento por meio de pesquisa qualitativa. Do ponto de vista metodolgico, a pesquisa qualitativa envolve as seguintes tcnicas ou instrumentos: 1. 2. 3. 4. estudo de caso, observao, questionrio e entrevista. observao, amostra probabilstica, histria de vida e pesquisa bibliogrfica. estudo de caso, anlise de resultados, questionrio e entrevista. histria de vida e a anlise de documentos.

O correto est apenas em: A) 1 e 4. B) 1 e 2. C) 2, 3 e 4. D) 2 e 3.

47. O trabalho do assistente social na rea de sade passa pela compreenso de aspectos sociais, econmicos,
culturais e ambientais que interferem no processo sade-doena e na busca de estratgias para o enfrentamento de doenas crnicas. O assistente social deve estar atento quanto possibilidade de investigao em temticas relacionadas sade. Na realizao de pesquisa qualitativa, incluem-se as seguintes variveis: A) B) C) D) sexo, local de residncia, local de trabalho, ocupao, procedncia, situao conjugal, religio. sexo, escolaridade, temperatura, presso sangunea, peso, estatura. escolaridade, temperatura, procedncia, religio. faixa etria, renda, religio, profisso, ocupao, escolaridade.

48. O Servio Social uma profisso interventiva, inscrita na diviso sociotcnica do trabalho e, assim, no
sistema capitalista, traz exigncias para os assistentes sociais, no campo das polticas sociais, entre elas, A) o desvelamento das foras e dos processos sociais como meios capazes, por si s, de compreender a realidade. B) o desvendamento da realidade institucional na sua complexidade e a criao de meios para transform-la. C) a compreenso do trabalho do assistente social, a partir das suas vinculaes diretas com a realidade social. D) o entendimento do espao de interveno como um campo de mediaes.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

18

49. De acordo com o mtodo dialtico-marxista, a categoria de mediao possui dupla natureza, assim
definida: A) B) C) D) crtica / ontolgica. poltica / transformadora. reflexiva / ontolgica. crtica / reflexiva.

50. So consideradas atividades essenciais, na rotina do assistente social, numa unidade hospitalar de carter pblico:
A) acompanhar a alta do paciente, garantindo a forma de egresso e respeitando as condies adequadas sua completa recuperao. B) realizar visitas domiciliares s famlias dos pacientes internados para garantir a sua adequada e completa recuperao. C) realizar reunies e palestras, nas comunidades dos pacientes internados para facilitar a sua adequada e completa recuperao. D) planejar e gerenciar programas e projetos comunitrios em atenes primrias de sade para minimizar o processo de adoecimento da populao.

51. O assistente social, numa unidade hospitalar de natureza pblica, pauta sua interveno na seguinte
finalidade: A) prestar servio de qualidade, fundamentando-se na exigncia de racionalizao de custos para garantir a sade como direito de todos e dever do Estado. B) prestar servio de qualidade, fundamentando-se na prerrogativa constitucional que situa a sade como direito de todos e dever do Estado. C) prestar servio de qualidade, obedecendo s exigncias de eficincia e racionalizao das aes como prerrogativa constitucional que situa a sade como direito de todos e dever do Estado. D) prestar servio de qualidade, obedecendo s exigncias das normas e regras da unidade hospitalar, aos preceitos da qualidade total e do cdigo de tica profissional.

52. A centralidade ou matria-prima do trabalho do assistente social a


A) B) C) D) situao social problemas da populao usuria. expresso da questo social. questo social. poltica social como legitimadora das relaes de poder e explorao, bem como do atendimento das necessidades dos usurios.

53. No que se refere questo social no Brasil,


1. um elemento central na relao entre profisso e realidade, pois evidencia a questo da diviso da sociedade em classes, em que a apropriao da riqueza socialmente gerada extremamente desigual. 2. traz como resultantes a pobreza e a excluso social que permeia a vida das classes subalternas na sociedade e com as quais o Servio Social se defronta na sua prtica cotidiana. 3. tem sido tratada de forma politizada, com programas que possibilitam o acesso aos bens, servios e recursos sociais, geridos principalmente pelo terceiro setor. 4. precisa ser abordada pelo Servio Social como desafio de construir e reinventar mediaes capazes de articular a vida social das classes subalternas com o mundo pblico dos direitos e da cidadania. O correto est em: A) 1, 2, 3 e 4. B) 1 e 3, apenas. C) 2, 3 e 4, apenas. D) 1, 2 e 4, apenas.
Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

19 54. Alguns estudiosos da proteo social internacional destacam que dois fatores concorreram decisivamente para a poltica social adquirir densidade institucional. Estes fatores so: A) B) C) D) revoluo tecnolgica e a queda do muro de Berlim. revoluo industrial e as mobilizaes sociais. segunda guerra mundial e a expanso do socialismo. emancipao da mulher e a terceira revoluo tecnolgica.

55. A experincia europia do welfare state significou um importante avano no campo da proteo social,
sugerindo, inclusive, abordagens que a vinculavam a um processo de ruptura silenciosa com o capitalismo. Para outro grupo de analistas sociais, esta ruptura seria improvvel, porque o welfare state um fenmeno contraditrio. Assinale a contradio fundamental do welfare state. A) Atende necessidades sociais, impondo limites s livres foras do mercado preservando, todavia, o modo de produo capitalista. B) Atende necessidades sociais indiferente ao processo de rentabilidade econmica. C) Orienta-se pela universalizao dos direitos sociais subordinando as exigncias de rentabilidade econmica. D) Focaliza a ateno s demandas sociais das parcelas mais pobres para no prejudicar os interesses do livre mercado.

56. Do ponto de vista terico e poltico, a globalizao e a mundializao so fenmenos distintos, orientados
por lgicas e objetivos divergentes. Assinale a alternativa que tem a principal divergncia. A) A globalizao produto de uma concentrao poltica, enquanto a mundializao expressa os interesses egostas do mercado. B) A globalizao atende aos interesses do capital financeiro, enquanto a mundializao obedece aos desideratos dos grandes grupos industriais. C) A mundializao pressupe instituies polticas de mbito mundial capazes de estabelecer concertao econmica, enquanto a globalizao valoriza os interesses das grandes indstrias e do capital financeiro. D) A mundializao pressupe a eliminao da autonomia nacional e o predomnio do mercado sobre os fatores constitutivos da vida sociocultural, enquanto a globalizao pode ser considerada como um amplo processo civilizatrio.

57. Para importantes cientistas sociais, o processo de globalizao econmica produz impactos arrasadores na
esfera poltica. Assinale a alternativa que destaca os efeitos mais preocupantes destas mudanas. A) B) C) D) O fortalecimento do Estado-nao, o revigoramento da democracia e a reestruturao dos partidos polticos. O revigoramento do poder do Estado, o esvaziamento da democracia e o esvaziamento do poder do voto. A municipalizao do poder, a valorizao da democracia participativa e a valorizao do bipartidarismo. O esvaziamento do Estado, a obsolescncia da democracia e o desmoronamento dos partidos polticos.

58. Os crticos da doutrina econmica neoliberal acusam-na de representar um grande retrocesso para o campo da proteo social, significando, em particular, uma negao do Estado de Bem-Estar. Assinale a alternativa que traduz o fundamento desta critica.
A) Para os neoliberais, o Estado de Bem-Estar destruiria a liberdade dos cidados e a vitalidade da concorrncia, da qual depende a prosperidade de todos. B) O Estado de Bem-Estar, segundo a crtica neoliberal, no poderia ser uma experincia dos pases em desenvolvimento. C) Com o Estado de Bem-Estar, a classe trabalhadora ameaava a estabilidade poltica do modo de produo capitalista. D) O Estado de Bem-Estar foi uma estratgia de gesto cuja vitalidade se circunscrevia ao contexto de crise para o qual foi concebido.
Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

20

59. O Pacto pela Sade, institudo atravs da Portaria n 399/2006, com o propsito de consolidar o Sistema
nico de Sade brasileiro, resultante de uma avaliao realizada pelas trs esferas de governo sobre a dinmica e a organizao do SUS, considerando a necessidade de reviso da partilha de responsabilidades e aprimoramento da gesto. O Pacto de Gesto, um dos seus componentes, introduziu uma mudana referente organizao do SUS. Trata-se da A) implantao da Poltica Nacional de Promoo da Sade, com destaque para as aes de mudana nos estilos de vida da populao. B) mobilizao da sociedade na defesa do direito sade. C) criao das Comisses Intergestoras Bipartite e Tripartite. D) constituio do Colegiado de Gesto Regional para qualificar o processo de pactuao regionalizado.

60. A perspectiva de gnero nas polticas sociais, para alm de definir a mulher como pblico prioritrio, significa considerar com destaque o (a)
A) B) C) D) distino entre o mbito domstico e o mundo do trabalho onde a mulher est inserida em vrias jornadas. realidade da mulher e a sua condio de desigualdade. valor da cultura feminina como potencializadora de um mundo sem violncia e explorao. perspectiva da subjetividade da mulher.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Analista de Gesto em Pesquisa e Investigao Biomdica Assistente Social

S-ar putea să vă placă și