Sunteți pe pagina 1din 13

2011

Onde o SharePoint pode ser usado?

www.canaltechshare.com.br
www.canaltechshare.com.br

Bruno Velaz

CanalTechShare

16/08/2011

Onde o SharePoint pode ser usado?

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

2011

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

OBJETIVO DO DOCUMENTO

Bruno Velaz, líder da comunidade CanalSharePoint e agora criador do CanalTechShare, novo portal de colaboração e é a evolução da maior comunidade de SharePoint do Brasil.

Este documento é criado com objetivo de mostrar Onde o SharePoint pode ser usado.

ENVIE SUGESTÕES

A nova comunidade CanalTechShare sempre está aberto para poder ajudar e também receber feedback. Para enviar sugesões para novos e-book envie email para:

ERROS E FALHAS!

Como sabem ninguém é perfeito. Para ajudar nesta colaboração contínua, por favor envia qualquer eventualidade ou até mesmo problemas, erros ou ajustes para nossos emails:

by CanalTechShare

C a n a l T e c h S h a r e

c

r

i

a

d o

p o r

B r u n o

V e l a z

Página 1

Onde o SharePoint pode ser usado?

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

2011

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

QUEM ESCREVEU ESTE TUTORIAL(E-BOOK)? AUTORES

2011 Q UEM ESCREVEU ESTE TUTORIAL ( E - BOOK )? A UTORES Bruno Velaz [Líder]

Bruno Velaz [Líder]

Consultor Taugor Corporation focado em soluções para Portais Corporativos, Intranet, EPM(Project Server) e BI. Técnico especialista em desenvolvimento de soluções SharePoint e .NET em projetos para grandes clientes como Sebrae e Grupo GERDAU, Syngenta, Grupo RANDON, SEBRAE e etc. Foi o principal responsável pelo projeto SISCSV (Certificado de Segurança Veicular), envolvendo tecnologias ShalrePoint , BI e .NET. Atuando também em projetos de integração de tecnologias como: PHP, MySsql, PostGreSql, Oracle. Professor do SENAC-RS em várias tecnologias, palestrante da TechNet e MSDN das tecnologias SharePoint, EPM, BI, CRM e palestrante de alguns eventos nacionais. Idealizador de um dos maiores eventos de SharePoint do Brasil TechShare.

Trabalhou formente na área de RMON usando ferramentas da Microsoft e CA (Computer Associate), usando ferramentas para demonstrações online usando C#, Asp.Net e C++.

É técnico fortemente certificado pela Microsoft, nos níveis: MCITP EPM 2007; MCAD; MCTS (Windows SharePoint Services 3.0, Microsoft Office SharePoint Server 2007 - configuração e desenvolvimento); MCTS Web Development Framework.Net 2.0 MCTS (SQL Server 2005)

Tem atuado diretamente na liderança da Comunidade CanalSharepoint.com.br e tentando difundir mais a tecnologias entre todos.

C a n a l T e c h S h a r e

c

r

i

a

d o

p o r

B r u n o

V e l a z

Página 2

Onde o SharePoint pode ser usado?

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

2011

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

O QUE É SHAREPOINT?

O "SharePoint" é a forma abreviada que algumas pessoas usam para referir-se a um ou mais produtos ou tecnologias do Microsoft SharePoint. Os produtos ou tecnologias do SharePoint 2010 incluem:

Microsoft SharePoint Foundation 2010 - SharePoint Foundation é a tecnologia de base de todos os sites do SharePoint. Está disponível para implantação gratuita no local e seu nome antigo era Windows SharePoint Services nas versões anteriores. É possível usar o SharePoint Foundation para criar rapidamente muitos tipos de sites em que você pode colaborar em páginas da Web, documentos, listas, calendários e dados.

SharePoint Server 2010 - SharePoint Server é um produto de servidor que depende da tecnologia do SharePoint Foundation para fornecer uma estrutura consistente e conhecida para listas e bibliotecas, administração e personalização de sites. O SharePoint Server tem todos os recursos do SharePoint Foundation, além de outros recursos e capacidades como Gerenciamento de Conteúdo Corporativo, business intelligence, pesquisa corporativa e perfis pessoais através de Meus Sites. O SharePoint Server está disponível para implantação gratuita no local ou como parte de uma oferta de serviço baseado em nuvem como o Microsoft Office 365.

SharePoint Online - O SharePoint Online é um serviço baseado em nuvem, hospedado pela Microsoft, para empresas de todos os portes. Em vez de instalar e implantar o SharePoint Server no local, agora qualquer empresa pode simplesmente se inscrever no SharePoint Online para oferecer aos funcionários uma solução corporativa para a criação de sites com o objetivo de compartilhar documentos e informações com colegas, parceiros e clientes.

SharePoint Designer 2010 - SharePoint Designer é um programa grátis para projetar, criar e personalizar sites que executem o SharePoint Foundation e o SharePoint Server. Com o SharePoint Designer 2010, você pode criar páginas da Web com muitos dados, criar soluções avançadas habilitadas para workflow e projetar a aparência do seu site. Os sites que você cria podem variar de sites pequenos de equipes de gerenciamento de projetos a soluções de portal controlados por painéis para grandes corporações.

SharePoint Workspace 2010 - O SharePoint Workspace é um programa de desktop que você pode usar para colocar o conteúdo do site do SharePoint offline e colaborar no conteúdo com outros enquanto está desconectado da rede. Enquanto você e outros integrantes da equipe estiverem offline, você pode fazer alterações no conteúdo do SharePoint que depois será sincronizado com o site do SharePoint.

BENEFICIOS E VANTAGENS?

Uma grande característica do SharePoint é o fato de ele entregar uma série de funcionalidades em uma única solução, o que é excelente sob vários aspectos:

Do ponto de vista Financeiro, trata-se de um ótimo aproveitamento de investimento, pois a empresa só precisa adquirir uma solução para utilizar recursos que dependeriam de 5 ou mais softwares isolados.

C a n a l T e c h S h a r e

c

r

i

a

d o

p o r

B r u n o

V e l a z

Página 3

Onde o SharePoint pode ser usado?

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

2011

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

Do ponto de vista de TI, ganha-se com a manutenção de um único ambiente.

Do ponto de vista do Usuário, ganha-se com diminuição de necessidade de treinamento e com a própria familiaridade dos colaboradores com a utilização da mesma plataforma.

O SharePoint oferece recursos para:

Intranets, extranets e sites externos.

Recursos de redes sociais e comunidades dentro da corporação, como sites pessoais, categorização e classificação de conteúdo, blogs e wikis

Gestão de documentos e conteúdo, com versionamento, workflows, controle de permissões, políticas de retenção e auditoria de informações.

Pesquisa por conteúdo e por pessoas.

Criação de aplicações de maneira mais rápida, com formulários, workflows e integração com sistemas externos.

Business Intelligence (BI), com a criação de relatórios e painéis de bordo (dashboards) extremamente ricos em funcionalidades.

ONDE O SHAREPOINT PODERÁ NOS AJUDAR ?

1. AMBIENTES

2. GERENCIANDO O ACESSO AO CONTEÚDO

3. CONTAS DE USUÁRIO

4. PERMISSÕES E ACESSO.

5. BIBLIOTECA DE DOCUMENTOS

6. CONTROLE DE VERSOES

7. COAUTORIA DE DOCUMENTOS

8. GERENCIANDO O FLUXO DE TRABALHO

9. PESQUISA

10. PLANEJAR ESCOPOS

11. GERENCIAMENTO DE DOCUMENTO

12. CONTENT ORGANIZER

13. SDK PARA SHAREPOINT

14. GESTÃO DE PROCESSOS

15. E muito mais.

AMBIENTES FÍSICOS E ONLINE?

O SharePoint Online oferece um local único e integrado onde os funcionários podem colaborar com eficiência com membros de equipe, compartilhar conhecimento e encontrar recursos e informações da organização.

Ao começar, o site do SharePoint Online consiste em dois sites o Site de Equipe e o site. É muito importante entender a diferença entre os dois sites.

C a n a l T e c h S h a r e

c

r

i

a

d o

p o r

B r u n o

V e l a z

Página 4

Onde o SharePoint pode ser usado?

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

2011

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

Site de Equipe O Site de Equipe é um site interno em que equipes ou grupos de sua organização podem se conectar entre si e colaborar em documentos e outros arquivos. Você e seus colegas de trabalho podem usar o Site de Equipe para armazenar documentos e compartilhá-los com outros usuários, postar anúncios internos, agendar reuniões, controlar tarefas e problemas, armazenar informações em listas e assim por diante. Também pode criar vários subsites com base nos modelos de site disponíveis no Site de Equipe. Por exemplo, é possível criar um blog de equipe para funcionários compartilharem informações ou um espaço de trabalho de reuniões sociais para organizar eventos de equipe, reuniões da empresa e assim por diante. (AMBIENTE TRABALHA, criação do ambiente destinado ao usuários do Marketing).

Site O site é o local onde você cria sua presença pública na Internet. Esse é o site que seus clientes acessam para obter informações sobre sua organização. O site tem tudo o que é preciso para começar a criar seu site bibliotecas para armazenar conteúdo como logotipos, elementos gráficos ou documentos que você exibirá nas páginas do site e, o mais importante, a Ferramenta de Design de Sites que facilita a criação de um site. (“PORTAL”, criação do ambiente destinado ao usuários dos canais).

GERENCIANDO O ACESSO AO CONTEÚDO

O proprietário ou o administrador de um site pode conceder níveis de permissão a usuários e a grupos do SharePoint, que contêm usuários. As permissões podem ser aplicadas a um site, às listas e bibliotecas de um site e aos itens nas listas e bibliotecas.

Você pode atribuir níveis de permissão diferentes para objetos diferentes, por exemplo, site específico, lista, biblioteca, pasta em uma lista ou biblioteca, item de lista ou documento.

CONTAS DE USUÁRIO

O administrador global adiciona novos usuários usando o centro de administração do Microsoft Online Services, que é o portal para gerenciamento de usuários e configuração de serviços. Ao adicionar um novo usuário, o administrador global segue este procedimento:

Especifica se esse usuário também pode acessar o centro de administração

Define a localização geográfica desse usuário

Seleciona o tipo de licença de usuário

Cria um nome de usuário e senha para ele

PERMISSÕES E ACESSO

As permissões permitem que você determine quem pode acessar seu site de portal e o que eles podem fazer com o seu conteúdo. Por exemplo, você pode definir permissões para permitir que membros do projeto adicionem ou modifiquem o conteúdo, mas permitir que as pessoas fora do projeto apenas exibam o conteúdo sem alterá-lo. Também é possível definir as permissões para permitir que alguns indivíduos controlem o layout e a administração do site.

As permissões são concedidas atribuindo níveis de permissão específicos para pessoas ou grupos. Os seguintes níveis de permissão são oferecidos por padrão:

C a n a l T e c h S h a r e

c

r

i

a

d o

p o r

B r u n o

V e l a z

Página 5

Onde o SharePoint pode ser usado?

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

2011

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

Controle Total dá ao administrador acesso ao site. Os membros do grupo Proprietários da Home têm esse nível de permissão por padrão. Esse nível de permissão não pode ser personalizado ou excluído.

Criar permite que os usuários alterem o layout e as configurações nas páginas para as quais recebem direitos. Os usuários neste grupo podem criar listas e bibliotecas de documentos, editar páginas e aplicar temas, bordas e folhas de estilo ao site ou em coleções de sites.

Contribuir permite que os usuários enviem conteúdo para áreas do site das quais receberam direitos. Os usuários desse grupo podem adicionar, editar e excluir itens nas listas existentes e nas bibliotecas de documentos. Os membros do grupo Membros da Home recebem esse nível de permissão por padrão.

OBSERVAÇÃO

No Microsoft Office SharePoint Server 2007, os usuários com as permissões

de nível Contribuir podem editar itens de lista, o que não era permitido nas versões anteriores do SharePoint Portal Server. Essa é uma diferença importante para os grupos que estão atualizando para Office SharePoint Server 2007.

Leitura permite que os usuários e os grupos procurem, exibam e naveguem pelo conteúdo do site. Os usuários ou os grupos com esse nível de permissão também pode abrir itens e documentos atuais. Esse nível de permissão é atribuído ao grupo Visitantes da Home por padrão.

Leitura restrita foi criada para oferecer aos usuários o acesso a uma lista, biblioteca de documento, item ou documento específico, sem fornecer o acesso a todo o site. Versões de documentos mais antigas e informações sobre direitos de usuário não estão disponíveis para as pessoas e grupos com esse nível de permissão.

Aprovar permite que os usuários editem e aprovem as páginas, itens de lista e documentos.

Gerenciar Hierarquia permite os usuários criem sites e editem páginas, itens de lista e documentos.

Gerenciar permissões de um site pai afeta não apenas o site pai, mas todos os subsites que herdam desse site pai, por isso é importante pensar com cuidado quaisquer alterações dos níveis de permissão. Caso você queira alterar as permissões de um subsite que herda as permissões e não quiser alterar as permissões do site pai, poderá impedir que o subsite herde as permissões e criar permissões exclusivas no subsite.

Como os níveis de permissão são gerenciados no nível do site, é possível realizar as seguintes tarefas no site de nível superior de um conjunto de sites ou em qualquer subsite que tenha permissões exclusivas.

BIBLIOTECA DE DOCUMENTOS

O site inclui um conjunto de páginas da Web e bibliotecas padrão para permitir que você armazene o conteúdo relevante ao site, como imagens, modelos ou documentos. É possível acessar essas bibliotecas clicando no link relevante no Início Rápido, que é a área de navegação esquerda no site.

Observação:

C a n a l T e c h S h a r e

c

r

i

a

d o

p o r

B r u n o

V e l a z

Página 6

Onde o SharePoint pode ser usado?

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

2011

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

As listas e bibliotecas no site não são visíveis nem para os visitantes externos do site, nem de dentro da Ferramenta de Design de Sites. Para ver as listas e bibliotecas no site, clique no menu Arquivo e clique emSalvar e Publicar ou Fechar a página da Web.

Ao abrir os documentos do Microsoft Office de uma biblioteca, uma caixa de diálogo poderá aparecer solicitando a inserção de suas credenciais. Se isso acontecer, feche ou cancele a caixa de diálogo. O documento deve ser aberto normalmente.

Consulte a tabela a seguir para obter mais detalhes:

BIBLIOTECA

DESCRIÇÃO

Páginas da

A biblioteca Páginas da Web inclui um conjunto de páginas padrão normalmente usadas para criar um site, como Página Inicial, Sobre a Empresa, Fale Conosco e Mapa do Site. Você pode modificar essas páginas padrão ou criar as suas próprias.

Web

Imagens

Você pode armazenar as imagens de seu site carregando-as na biblioteca Imagens. Pode acessá-las em determinados pontos na Ferramenta de Design de Sites para adicioná-las às suas páginas da Web.

Documentos

Você pode armazenar quaisquer documentos relevantes ao site carregando-os na biblioteca Documentos. Pode acessá-los em determinados pontos na Ferramenta de Design de Sites para adicioná-los às suas páginas da Web.

Modelos

Você pode salvar qualquer página do site como um modelo e usá-lo para criar páginas da Web no futuro. O modelo armazena o design global da página; por exemplo, o conteúdo das zonas, o layout das zonas e qualquer elemento de plano de fundo.

OBSERVAÇÃO

Não é possível armazenar o design global do site em um

modelo. Se você salvar uma página da Web como um modelo, ele será adicionado à biblioteca Modelos.

TRABALHANDO COM TIPOS DE CONTEÚDOS

Sua lista ou biblioteca pode oferecer suporte a vários tipos de conteúdo. Os tipos de conteúdo permitem que as empresas organizem, gerenciem e manipulem grandes quantidades de conteúdo de maneira mais eficiente. Se sua lista ou biblioteca for configurada para permitir vários tipos de conteúdos, você poderá adicionar os tipos de conteúdos de uma lista de opções disponíveis que sua empresa usa com frequência, como Apresentações de Marketing ou Contratos.

Ao adicionar um tipo de conteúdo a uma lista ou biblioteca, você permite que essa lista ou biblioteca contenha itens desse tipo. Depois disso, os usuários poderão usar o botão Novo Item dessa lista ou biblioteca para criar novos itens desse tipo.

C a n a l T e c h S h a r e

c

r

i

a

d o

p o r

B r u n o

V e l a z

Página 7

Onde o SharePoint pode ser usado?

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

2011

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

Uma das principais vantagens dos tipos de conteúdo de listas ou bibliotecas é que eles permitem que uma única lista ou biblioteca contenha vários tipos de itens ou de documentos, cada um dos quais podendo incluir metadados ou comportamentos exclusivos.

CONTROLE DE VERSOES

Sua lista ou biblioteca pode ser definida para controlar versões, de modo que seja possível restaurar uma versão anterior caso você cometa um erro, e para exibir um histórico das alterações por versão. Quando as versões são controladas, as revisões nos itens ou arquivos e suas propriedades são armazenadas. Isso permite gerenciar melhor o conteúdo à medida que ele é revisado e até mesmo restaurar uma versão anterior caso você cometa um erro na versão atual. O controle de versão é especialmente útil quando várias pessoas trabalham juntas em projetos ou quando as informações passam por vários estágios de desenvolvimento

e revisão.

passam por vários estágios de desenvolvimento e revisão. A versão principal publicada no momento é destacada,

A versão principal publicada no momento é destacada, e o número da versão é um número inteiro.passam por vários estágios de desenvolvimento e revisão. Uma versão é criada quando as propriedades ou

Uma versão é criada quando as propriedades ou os metadados são alterados.é destacada, e o número da versão é um número inteiro. A primeira versão de um

A primeira versão de um arquivo é sempre a versão secundária número 0.1.quando as propriedades ou os metadados são alterados. O controle de versões está disponível para itens

O controle de versões está disponível para itens de lista em todos os tipos de lista padrão

incluindo calendários, listas de acompanhamento de problemas e listas personalizadas e para todos os tipos de arquivo que podem ser armazenados em bibliotecas, incluindo páginas

de Web Part.

COAUTORIA DE DOCUMENTOS

Dois ou mais usuários podem editar um documento do Word ou uma apresentação do PowerPoint ao mesmo tempo. Esse novo recurso permite que você leia e grave partes de um arquivo armazenado no SharePoint. Por exemplo, você pode trabalhar em um parágrafo de um documento do Word enquanto um colega trabalha em outro parágrafo do mesmo documento ao mesmo tempo.

C a n a l T e c h S h a r e

c

r

i

a

d o

p o r

B r u n o

V e l a z

Página 8

Onde o SharePoint pode ser usado?

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

2011

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

GERENCIANDO O FLUXO DE TRABALHO

Os fluxos de trabalho ajudam as pessoas a colaborarem em documentos e gerenciar tarefas de projetos através da implementação de processos empresariais específicos nos documentos e itens de um site do SharePoint. Os fluxos de trabalho ajudam as organizações a aderir a processos empresariais consistentes, e também melhoram a eficiência e a produtividade organizacional ao gerenciar as tarefas e as etapas de processos empresariais específicos. Isso permite que os responsáveis por essas tarefas concentrem-se na execução do trabalho e não no gerenciamento do fluxo de trabalho.

Os fluxos de trabalho podem simplificar o custo e o tempo necessários para coordenar processos empresariais comuns, como aprovação de projetos ou revisão de documentos, gerenciando e controlando as tarefas humanas envolvidas nesses processos. Por exemplo, uma organização pode criar e implantar um fluxo de trabalho personalizado básico para gerenciar o processo de aprovação de rascunhos de documentos em uma biblioteca de documentos.

PESQUISA

Para concentrar uma pesquisa em locais ou conteúdos específicos, os usuários finais selecionam escopos na lista de escopos ao lado da caixa Pesquisar. Eles podem escolher Todos os Sites para pesquisar todos os locais disponíveis ou podem selecionar outro escopo para limitar suas pesquisas a determinados locais ou a um conteúdo marcado como valores de propriedade específicos. Por exemplo, uma consulta no escopo Este Site (se disponível) concentrará uma pesquisa no site atual e em seus subsites.

Escopos padrão, como Todos os Sites e Pessoas são definidos no nível do Provedor de Serviços Compartilhados. Além disso, um administrador com permissões de administração de serviços compartilhados pode definir escopos personalizados. Qualquer escopo definido no nível do Provedor de Serviços Compartilhados é compartilhado entre todos os conjuntos de sites. O administrador de um conjunto de sites pode copiar um escopo personalizado, modificar essa cópia ou usá-la no estado em que se encontra, além de adicionar escopos personalizados para uso no conjunto de sites. Escopos podem incluir outros escopos conforme necessário. O administrador do conjunto de sites também cria grupos de exibição de escopos e organiza escopos dentro deles, para que os proprietários de sites possam aplicá-los de forma a modificar instâncias da lista de escopos para as caixas Pesquisar em suas páginas.

OBSERVAÇÃO Por padrão, o seletor de escopos na página Pesquisa Avançada fica oculto. Entretanto, um administrador com permissão para editar a página Pesquisa Avançada pode modificar a Web Part Pesquisa Avançada de forma a exibir sua lista de escopos e atribuir um grupo de exibição para preenchê-la com escopos.

PLANEJAR ESCOPOS

Um administrador define escopos de forma que os usuários possam concentrar suas pesquisas em locais e conteúdos específicos. Ao definir um escopo, você pode combinar regras de local com regras de propriedade para limitar as pesquisas como desejar. Por exemplo, um escopo pode direcionar uma consulta a sites específicos ou a documentos marcados com determinados valores de propriedades.

C a n a l T e c h S h a r e

c

r

i

a

d o

p o r

B r u n o

V e l a z

Página 9

Onde o SharePoint pode ser usado?

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

2011

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

OBSERVAÇÃO: Você pode disponibilizar valores de propriedades para pesquisas utilizando o recurso de propriedades gerenciadas para as quais certas propriedades de conteúdo são mapeadas. Uma lista das propriedades gerenciadas que podem ser usadas em escopos é exibida na seção Consulte de Propriedade das páginas Criar Escopo e Editar Escopo.

GERENCIAMENTO DE DOCUMENTO

SharePoint Server 2010 inclui recursos de gerenciamento de documentos que podem ser usados para controlar o ciclo de vida dos documentos na organização como são criados, revisados e publicados, além de como são por fim descartados ou retidos.

O gerenciamento de documentos controla o ciclo de vida dos documentos na sua organização como eles são criados, revisados e publicados e como são, por fim, descartados ou mantidos. Embora o termo "gerenciamento" implique o controle de informações a partir da alta gerência da organização, um sistema eficiente de gerenciamento de documentos deve refletir a cultura da organização que o utiliza. As ferramentas usadas para o gerenciamento de documentos devem ser suficientemente flexíveis para permitir que você tenha controle rígido sobre o ciclo de vida de um documentos, se isso estiver de acordo com a cultura e as metas da sua empresa, mas também para permitir que você implemente um sistema com uma estrutura mais flexível, se isso atender melhor às necessidades da sua empresa. Uma solução de gerenciamento de documentos eficiente especifica:

Quais tipos de documentos e outro conteúdo podem ser criados em uma organização.

Qual modelo deve ser usado para cada tipo de documento.

Os metadados que devem ser fornecidos para cada tipo de documento.

Onde armazenar um documento em cada etapa do seu ciclo de vida.

Como controlar o acesso a um documento em cada etapa do do seu ciclo de vida.

Como mover documentos na organização à medida em que os membros da equipe contribuem na criação, análise, aprovação, publicação e disposição dos documentos.

Quais políticas devem ser aplicadas aos documentos, de forma que ações relacionadas a documentos sejam auditadas, documentos sejam mantidos ou descartados corretamente e o conteúdo importante para a organização seja protegido.

Se um documento precisa ser convertido de um formato para outro à medida que ele se move pelos estágios do seu ciclo de vida.

Como os documentos são tratados como registros corporativos, que devem ser retidos de acordo com requisitos legais e diretrizes corporativas.

O SharePoint Server 2010 inclui recursos que implementam todos esses aspectos do gerenciamento de documentos. Para garantir que os profissionais de informações possam aproveitar os benefícios desses recursos com facilidade, sem precisarem abandonar as ferramentas e as operações que utilizam diariamente, os aplicativos do o Microsoft Office system, como o Microsoft Outlook e o Microsoft Word, também incluem recursos que oferecem suporte a cada estágio do ciclo de vida de um documento.

CONTENT ORGANIZER

O Content Organizer (Organizador de Conteúdo) é um recurso do SharePoint 2010 utilizado para roteamento automático de documentos. Em resumo, com ele, é possível criar regras

C a n a l T e c h S h a r e

c

r

i

a

d o

p o r

B r u n o

V e l a z

Página 10

Onde o SharePoint pode ser usado?

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

2011

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

utilizadas para direcionar automaticamente os documentos carregados pelos usuários no Portal SharePoint para as Bibliotecas ou Pastas corretas. Com isso, fica mais fácil manter a informação do SharePoint organizada, já que os arquivos serão direcionados para os locais corretos automaticamente, sem depender do nível de conhecimento dos usuários.

SDK PARA SHAREPOINT

O Microsoft SharePoint 2010 Software Development Kit (SDK) está disponível online e para

download. O SharePoint 2010 Referência: Software Development Kit inclui baixar arquivos

IntelliSense e numerosas amostras de código adicional.

O SDK inclui documentação e amostras de código para o Microsoft SharePoint Server 2010 e

Microsoft SharePoint Server 2010, que se baseia no SharePoint 2010 Foundation infra- estrutura. A documentação inclui descrições detalhadas das tecnologias que o SharePoint Server 2010 e SharePoint Server 2010 fornece aos desenvolvedores, documentação de referência para o servidor e modelos de objeto do cliente, e passo-a-passo os procedimentos para a utilização e programação com estas tecnologias e modelos de objeto. Este SDK também inclui as melhores práticas e orientações de instalação que irá ajudar você a começar com seus próprios aplicativos personalizados que construir e ampliar sobre a Fundação SharePoint 2010 e SharePoint Server 2010 plataformas.

GESTÃO DE PROCESSOS

O SharePoint, na posição de um portal de colaboração, é a solução ideal para automatização de processos das empresas. Basicamente, todo tipo de processo que utiliza formulários que devem passar por um fluxo de tarefas e aprovações pode ser automatizado dentro do SharePoint. Uma vez automatizado, o processo terá uma série de benefícios, como:

As tarefas são atribuídas automaticamente para os usuários certos, de acordo com o processo desenhado, sem que seja necessária troca manual de e-mails para que isso ocorra;

Como as pessoas são envolvidas automaticamente, garante-se que o processo será sempre seguido, já que não será possível burlar o mesmo;

As informações de diversos sistemas (como Sistemas SAP, Oracle, Datasul, Protheus, RM, etc) podem ser integradas aos processos, fazendo com que o usuário não tenham que se preocupar com a obtenção das mesmas, dedicando o seu foco totalmente à realização do processo;

São coletadas uma série de estatísticas sobre os processos, facilitando a melhoria contínua dos mesmos.

CONCLUSÃO

Caso tenha mais dúvidas sobre as tecnologias SharePoint, recomendo que fiquem atento de forma técnica e conceitual no site www.canaltechshare.com.br.

C a n a l T e c h S h a r e

c

r

i

a

d o

p o r

B r u n o

V e l a z

Página 11

Onde o SharePoint pode ser usado?

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

2011

Onde o SharePoint pode ser usado? 2011

Outras referência como o site da Microsoft® e site do produto, onde foram buscado as fontes para poder colocar neste e-book.

CONTATOS

Bruno Velaz - @brunovelaz - bruno.velaz@canaltechshare.com.br

Skype: bruno.velaz

http://facebook.com/brunovelaz

-

C a n a l T e c h S h a r e

c

r

i

a

d o

p o r

B r u n o

V e l a z

Página 12