Sunteți pe pagina 1din 3

Quantum de Planck e Expano do Universo

http://www.labvirt.fe.usp.br/noticias/n0003.html

Caetano, o Quantum de Planck e a Expanso do Universo

Caetano Veloso, na msica Livros do seu CD Livro, agraciado no ano passado com o Grammy, a mais importante premiao musical dos Estados Unidos, na categoria World Music, se expressa nestes belos versos:

Tropeavas nos astros desastrada Quase no tnhamos livros em casa E a cidade no tinha livraria Mas os livros que em nossa vida entraram So como a radiao do corpo negro Apontando pra a expanso do Universo Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (E, sem dvida, sobretudo o verso) o que pode lanar mundos no mundo.

Mas, o que significa a radiao do corpo negro e como se relaciona com a expanso do Universo? Caetano deve conhecer fsica: seu filho Moreno, alm de msico, estudante de fsica na UFRJ. Um corpo aquecido emite radiao eletromagntica em um largo espectro contnuo de comprimentos de onda, principalmente na regio do infravermelho (sensao de calor), mas com intensidade varivel que atinge um mximo num determinado comprimento de onda. bem conhecido, por exemplo, que um metal a 600 C, (por exemplo, em um forno eltrico) apresenta uma fraca colorao avermelhada enquanto que o mesmo material (por exemplo, em uma siderrgica) apresenta uma cor azulada a temperaturas bem mais altas. O Sol, cuja temperatura na superfcie de cerca de 6.000 C, o exemplo mais familiar de emisso de radiao trmica. Seu espectro abrange toda a regio visvel, incluindo a de comprimentos de onda maiores (infravermelho) e menores (ultravioleta). No site Physics 2000 existe uma animao bastante ilustrativa sobre o tema comprimentos de onda.

1 de 3

23/05/12 21:48

Quantum de Planck e Expano do Universo

http://www.labvirt.fe.usp.br/noticias/n0003.html

http://www.colorado.edu/physics/2000/waves_particles/index.html

Radiaao do corpo negro Um dos grandes problemas que ocupava a cincia no final do sculo XIX, consistia em determinar teoricamente a intensidade da energia de radiao emitida por um corpo negro. Max Planck (1858-1957) resolveu esse problema e atravs dele provocou uma revoluo na cincia e a busca de uma base conceitual para toda a fsica. Ele apresentou a sua teoria na sesso da Sociedade Alem de Fsica, em 14 de dezembro de 1900, data que hoje reconhecida como a fundao da fsica quntica. Para reproduzir os resultados experimentais, Planck teve que inventar um novo conceito: a quantizao da energia. A energia de um sistema, considerada at ento uma grandeza fsica contnua no mundo microscpico da matria, deveria ser discreta. Esta noo de descontinuidade da energia deu origem ao nascimento da teoria quntica, que tem sido fundamental para a compreenso da matria e da radiao. Em dezembro de 2000, o mundo inteiro festejou o nascimento da teoria quntica que foi completado com os trabalhos de Albert Einstein (1879-1955). Einstein criou o quantum de luz para a radiao, anlogo ao quantum de energia de Planck para a matria. Na dcada de 20, alm de Einstein foram importantes os trabalhos de Werner Heisenberg (1901-1976), Erwin Schrdinger (1887-1961), Paul Adrien Maurice Dirac (1902-1984) e Max Born (1882-1970) para o desenvolvimento da teoria quntica.

A expanso do Universo Uma das verificaes experimentais mais marcantes e precisas da lei da radiao de Planck a distribuio de energia trmica de fundo O Universo est repleto de uma radiao csmica de fundo temperatura de 2,73K, esta a mais importante evidncia da teoria do big bang, segundo a qual o Universo foi criado por uma grande exploso apoiada na expanso e resfriamento do Universo ao longo do tempo. Essa radiao o mais antigo fssil referente a um perodo em que a matria (prtons e eltrons) estava em equilbrio trmico com a radiao eletromagntica (todos os comprimentos de onda). Quando o Universo se resfriou temperatura de 3000K, a matria j era constituda por hidrognio atmico e a interao com a radiao se dava apenas nos comprimentos de onda das respectivas linhas espectrais do hidrognio. Nessa poca, a maior parte da radiao se separou da matria, esfriando-se, entropia constante, at a atual temperatura de 2,73 K. A primeira evidncia da radiao fssil foi encontrada por Arno Penzias (1933-) e Robert Wilson (1936-) no ano de 1964. A distribuio espectral da radiao de fundo, as microondas csmicas, foi obtida a partir dos anos 90 pela misso Cosmic Background Explorer (COBE). Os desvios da lei de Planck so mnimos (algumas partes por milho) e so devidos s flutuaes primordiais que resultaram no aparecimento das galxias.

Para ler mais sobre o assunto: Artigo de Moyss Nussenzveig Cincia Hoje, Vol. 28, n . 167, p. 71 dezembro de 2000.
o

Referncias:

1. Texto baseado no artigo "A inveno do Conceito de Quantum de Energia segundo Planck" Revista 2. 3. 4.
2 de 3 Brasileira de Ensino de Fsica 22 (4), p. 523, dezembro de 2000, por Nelson Studart. http://imagine.gsfc.nasa.gov/docs/science/know_l2/emspectrum.html http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/temperatura/universo/tmp.html http://www.if.ufrgs.br/oei/cgu/espec/intro.htm

23/05/12 21:48

Quantum de Planck e Expano do Universo

http://www.labvirt.fe.usp.br/noticias/n0003.html

5. http://www.fisica.ufc.br/hidrogenio2.htm 6. http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/fsc5509/espectros/ 7. http://www.colorado.edu/physics/2000/index.pl

Laboratrio Didtico Virtual - Nelson Studart - So Paulo, 02 de maio de 2001

Nelson Studart

So Paulo, 02 de maio de 2001

3 de 3

23/05/12 21:48

S-ar putea să vă placă și