Sunteți pe pagina 1din 12

CONCURSO PBLICO - EDITAL N.

001/2011 CMARA MUNICIPAL DE MARAB PROVA OBJETIVA: 30 de outubro de 2011

NVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

Cargo: AGENTE DE PORTARIA


Nome do Candidato: ______________________________________________________ N de Inscrio: ________________________ ________________________________________
Assinatura

INSTRUES AO CANDIDATO
1.

Confira se a prova que voc recebeu corresponde ao cargo/nvel de escolaridade ao qual voc est inscrito, conforme consta no seu carto de inscrio e carto-resposta. Caso contrrio comunique imediatamente ao fiscal de sala.

2. Confira se, alm deste BOLETIM DE QUESTES, voc recebeu o CARTO-RESPOSTA, destinado marcao das respostas das questes objetivas. 3. Este BOLETIM DE QUESTES contm 50 (cinquenta) questes objetivas, sendo 15 de Lngua Portuguesa, 15 de Matemtica e 20 de Conhecimentos Especficos. Caso exista alguma falha de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova h espao reservado para rascunho. Esta prova ter durao de 04 (quatro) horas, tendo seu incio s 8:00h e trmino s 12:00h (horrio local). 4. Cada questo objetiva apresenta 05 (cinco) opes de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E). Apenas uma responde adequadamente questo, considerando a numerao de 01 a 50. 5. Confira se seu nome, nmero de inscrio, cargo de opo e data de nascimento, consta na parte superior do CARTO-RESPOSTA que voc recebeu. Caso exista algum erro de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correo. 6. obrigatrio que voc assine a LISTA DE PRESENA e o CARTO-RESPOSTA do mesmo modo como est assinado no seu documento de identificao. 7. A marcao do CARTO-RESPOSTA deve ser feita somente com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, pois lpis no ser considerado. 8. A maneira correta de marcar as respostas no CARTO-RESPOSTA cobrir totalmente o espao correspondente letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTO-RESPOSTA. 9. Em hiptese alguma haver substituio do CARTO-RESPOSTA por erro do candidato. A substituio s ser autorizada se for constatada falha de impresso. 10. O CARTO-RESPOSTA o nico documento vlido para o processamento de suas respostas. 11. O candidato dever permanecer, obrigatoriamente, na sala de realizao da prova por, no mnimo, uma hora aps o incio da prova. A inobservncia acarretar a eliminao do concurso. 12. O candidato dever devolver no final da prova, o BOLETIM DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA, recebidos. 13. Ser automaticamente eliminado do Concurso Pblico da Cmara Municipal de Marab, o candidato que durante a realizao da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital n 001/2011-CMM.

Boa prova.

LNGUA PORTUGUESA
Texto 1

Polticos bonitos tm vantagem nas eleies


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Essa eu ganho! Quem v cara no v plano eleitoral, mas isso pode importar menos do que a gente imagina. (Ou talvez a gente j imagine mesmo.) Ser que candidatos bonitos so mais propensos a serem eleitos?, se perguntaram os pesquisadores australianos Amy King e Andrew Leigh. Para descobrir, eles colheram dados l na Austrlia mesmo pas onde o voto obrigatrio e onde os eleitores recebem cartes com fotos dos candidatos dos principais partidos na hora de irem s urnas. Selecionamos avaliadores representativos do eleitorado para estimar a beleza dos candidatos dos principais partidos e, ento, estimamos o efeito da aparncia nos votos da eleio federal de 2004, contam. Os candidatos bonitos so, de fato, mais propensos a serem eleitos, com um aumento mdio de 1,5 a 2 pontos percentuais nos votos recebidos. O estudo aponta, ainda, que o efeito do rostinho bonito maior entre os candidatos homens do que entre as mulheres. E tambm que a beleza importa mais nos eleitorados com maior nmero de eleitores apticos aqueles que saram de casa para votar s porque foram obrigados. Protesto, ser?
Thiago Perin 21 de outubro de 2010 Disponvel em: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/category/politica/. Acesso em: 19 set. 2011.

01. O texto Polticos bonitos tm vantagem nas eleies


(A) (B) (C) (D) (E) relata casos de polticos bonitos eleitos na Austrlia. apresenta argumentos em favor da importncia do voto obrigatrio. informa o resultado de uma pesquisa sobre a relao beleza x voto. descreve as qualidades dos candidatos mais valorizadas pelo eleitorado. procura convencer o leitor das vantagens de votar em candidatos bonitos.

02. O enunciado Quem v cara no v plano eleitoral (linha 2) significa que


(A) (B) (C) (D) (E) os candidatos preferem aparentar aquilo que realmente so. a aparncia fsica importa tanto quanto os projetos de um candidato. os projetos eleitorais correspondem, em geral, beleza fsica do candidato. a boa aparncia no indica, necessariamente, a competncia de um candidato. candidatos mais bonitos tm menos projetos interessantes a desenvolver em um futuro mandato.

03. Quanto s ideias desenvolvidas no texto, falso afirmar que


(A) (B) (C) (D) (E) o comparecimento obrigatrio s urnas no entusiasma os eleitores. os eleitores obrigados a votar acabam por fazer escolhas mais criteriosas. a aparncia fsica conta mais na hora de escolher candidatos do sexo masculino. os eleitores demonstram pouco interesse pela plataforma eleitoral dos candidatos. o fator beleza tem maior influncia sobre a deciso dos eleitores obrigados ao voto.

04. Em relao s normas de ortografia, correto afirmar que


(A) (B) (C) (D) (E) h sete fonemas na palavra colheram (linha 6). ocorre um hiato na palavra percentuais (linha 13). a palavra apticos (linha 16) acentuada por ser paroxtona. a letra destacada na palavra propensos (linha 4) representa o fonema [z]. ocorreu um erro no emprego da crase em mais propensos a serem eleitos (linhas 11-12).

05. Em para estimar a beleza dos candidatos (linha 9), a palavra em destaque no significa
(A) (B) (C) (D) (E) medir. prezar. avaliar. calcular. aquilatar.

06. Em Essa eu ganho! (linha 1), o pronome essa refere-se a


(A) (B) (C) (D) (E) urna. beleza. eleio. vantagem. plano eleitoral.

07. Em relao aos fatos da lngua, verdadeiro afirmar que


(A) a palavra para sinaliza finalidade em Selecionamos avaliadores representativos do eleitorado para estimar a beleza (linhas 8-9). (B) o advrbio ainda indica lugar em O estudo aponta, ainda, que o efeito do rostinho bonito [...] (linhas 13-14). (C) menos expressa ideia de consequncia em mas isso pode importar menos do que a gente imagina (linhas 2-3). (D) a locuo de fato poderia ser substituda, sem prejuzo de sentido, por continuamente no enunciado Os candidatos bonitos so, de fato, mais propensos a serem eleitos (linhas 11-12). (E) tambm exprime estranheza, depreciao em E tambm que a beleza importa mais nos eleitorados (linha 15).

08. Em E tambm que a beleza importa mais nos eleitorados com maior nmero de eleitores
apticos (linhas 15-16), as aspas foram usadas em apticos para (A) enfatizar um vocativo. (B) assinalar o uso de uma palavra de origem estrangeira. (C) introduzir a explicao de um termo mencionado anteriormente. (D) atribuir a autoria da fala a outrem, que no o produtor do texto. (E) indicar que uma palavra est sendo usada fora de seu sentido usual.

Texto 2

Jovens perdem o interesse nas eleies


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Desde a ltima eleio para presidente da Repblica, em 2006, o nmero de eleitores com 16 e 17 anos de idade caiu 25,65%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para o cientista poltico Valdir Pucci, o Brasil vive uma espcie de acomodao democrtica que provoca esse desinteresse dos jovens pela vida poltica. O Pas vive essa normalidade democrtica. Ns vamos ter uma eleio este ano mais burocrtica, o que no empolga o jovem. Essa realidade parecida com a dos lugares onde o voto facultativo, a eleio no mobiliza a sociedade, afirma o cientista poltico. Alm disso, segundo Pucci, o sentimento de descrdito em relao aos candidatos e situao poltica do Pas tambm causa o desinteresse. O cidado brasileiro como um todo tem um descrdito em relao poltica, de que no adianta votar porque tudo vai continuar como sempre esteve. E com os jovens no diferente, avalia. Na opinio dele, o que pode causar uma mudana neste cenrio daqui a quatro anos a entrada de novos nomes na briga poltica ou alguma alterao forte nos rumos do Pas. Se no tivermos nenhuma mudana grave no ritmo do Pas, nem surgir um novo nome, a tendncia ficar assim, destacou o cientista poltico.
Postado em 3 de maio de 2010. Disponvel em: http://correiodesantamaria.com.br/?p=4309. Acesso em: 21 set. 2011.

09. Com o enunciado Ns vamos ter uma eleio este ano mais burocrtica (linhas 6-7), Valdir Pucci refere-se a eleies em (A) 2006. (B) 2010. (C) 2011. (D) 2012. (E) 2014. 10. No h referncia s razes para o desinteresse dos jovens pelas eleies em
(A) Para o cientista poltico Valdir Pucci, o Brasil vive uma espcie de acomodao democrtica (linhas 3-4). (B) no adianta votar porque tudo vai continuar como sempre esteve. E com os jovens no diferente (linhas 13-14). (C) Essa realidade parecida com a dos lugares onde o voto facultativo, a eleio no mobiliza a sociedade (linhas 7-9). (D) o sentimento de descrdito em relao aos candidatos e situao poltica do Pas tambm causa o desinteresse (linhas 10-11). (E) o que pode causar uma mudana neste cenrio daqui a quatro anos a entrada de novos nomes na briga poltica (linhas 15-16).

11. A acomodao democrtica de que fala Valdir Pucci deve-se ao()


(A) (B) (C) (D) (E) falta de confiana nos polticos. preferncia pelo voto facultativo. excesso de democracia no pas. predominncia da burocracia nas eleies. funcionamento normal das instituies democrticas.

12. Em relao ao enunciado o sentimento de descrdito em relao aos candidatos e situao poltica do Pas tambm causa o desinteresse (linhas 10-11), verdadeiro afirmar que (A) o sujeito composto. (B) o desinteresse objeto direto. (C) causar um verbo intransitivo. (D) o ncleo do sujeito de descrdito. (E) em relao aos candidatos objeto indireto. 13. A classificao da palavra em destaque no est correta em
(A) (B) (C) (D) (E) Essa realidade parecida com a dos lugares (linhas 7-8) (artigo definido). no adianta votar porque tudo vai continuar (linha 13) (conjuno causal). ou alguma alterao forte nos rumos do Pas (linhas16-17) (pronome indefinido). Desde a ltima eleio para presidente da Repblica (linha 1) (preposio). acomodao democrtica que provoca esse desinteresse (linhas 4-5) (pronome relativo).

14. Em a eleio no mobiliza a sociedade (linhas 8-9), a palavra em destaque significa


(A) (B) (C) (D) (E) reprime. confunde. enfraquece. entusiasma. desencoraja.

15. Em Alm disso, segundo Pucci, o sentimento de descrdito em relao aos candidatos e
situao poltica do Pas tambm causa o desinteresse (linhas 10-11), a expresso destacada pode, sem alterar o sentido do perodo, ser substituda por (A) de fato. (B) por isso. (C) entretanto. (D) apesar disso. (E) de mais a mais.

MATEMTICA
CONSIDERE O TEXTO ABAIXO PARA AS PRXIMAS DUAS QUESTES. Em um terreno de 6.000m2 a prefeitura construiu uma praa, um colgio e uma creche. A Escola ocupou 0,6 do terreno, a creche 4/15 e a praa ocupou o restante do terreno.

16. A rea ocupada pela praa foi de (A) 3.600m2. (B) 3.000m2. (C) 1.600m2. (D) 800m2. (E) 600m2. 17. O terreno da escola tem forma retangular, com 60 metros de comprimento. A largura do terreno dessa escola mede (A) 65m. (B) 60m. (C) 50m. (D) 45m. (E) 40m.
CONSIDERE A INFORMAO ABAIXO PARA AS PRXIMAS DUAS QUESTES. O preo de uma passagem de nibus custa R$ 2,15.

18. Quanto gasta uma pessoa para ir e voltar ao trabalho de nibus em 20 dias de um ms? (A) R$ 79,75. (B) R$ 80,50. (C) R$ 82,75. (D) R$ 84,50. (E) R$ 86,00. 19. O chefe de uma seo recebeu R$ 50,00 para pagar as passagens de ida e de volta de nibus para
10 servidores. Quanto restar de troco? (A) R$ 7,00. (B) R$ 6,75. (C) R$ 6,50. (D) R$ 6,25. (E) R$ 6,00.

20. O novo prdio da Cmara Municipal de Marab tem um auditrio com 340 poltronas e um plenrio
menor, chamado de plenarinho, com 120 lugares. A razo entre o nmero de poltronas do plenarinho e do auditrio equivale a (A) 7/17. (B) 7/34. (C) 6/17. (D) 9/34. (E) 11/34.

21. A Cmara comprou 56 caixas de papel, algumas do tipo A4 e outras do tipo ofcio. A quantidade de
caixas de papel A4 trs quartos da quantidade de caixas de papel ofcio. Quantas caixas de papel ofcio foram compradas? (A) 24. (B) 29. (C) 30. (D) 31. (E) 32.

22. Em uma repartio pblica onde h 40 servidores, para cada 2 servidores que tiram frias no primeiro semestre h 3 que tiram no segundo semestre. Quantos servidores tiram frias no primeiro semestre? (A) 16. (B) 20. (C) 22. (D) 24. (E) 26. 23. Um comerciante paga salrios iguais a todos os seus funcionrios. Quando possua 7 funcionrios,
ele gastava R$ 8.820,00 de salrios. Com a chegada de mais 6 funcionrios, o custo total com salrios ser igual a (A) R$ 10.980,00. (B) R$ 11.430,00. (C) R$ 13.860,00. (D) R$ 16.380,00. (E) R$ 17.460,00.

24. Uma pessoa que ganha R$ 600,00 de salrio ter 2,5% de reajuste. Seu novo salrio ser de
(A) R$ 617,00. (B) R$ 616,00. (C) R$ 615,00. (D) R$ 614,00. (E) R$ 613,00.

25. Neste Concurso da Cmara Municipal de Marab h 5 vagas para agente de portaria, cuja
remunerao de R$ 674,10, e uma vaga para motorista, cuja remunerao de R$ 2.808,75. Qual o total a ser gasto com as remuneraes desses 6 servidores por ms? (A) R$ 6.195,25. (B) R$ 6.190,75. (C) R$ 6.182,50. (D) R$ 6.179,25. (E) R$ 6.165,75.

26. Havendo a diviso do atual Estado do Par, os 143 municpios sero distribudos de forma que o
Tapajs ficar com 21 municpios a menos do que Carajs e o Par ficar com 47 municpios a mais do que Carajs. Com quantos municpios ficar o Tapajs? (A) 18. (B) 39. (C) 45. (D) 67. (E) 86.

27. Um jornal custa R$ 0,75 de segunda a sbado, e no domingo custa R$ 1,00. Quanto gastou uma
pessoa que comprou esse jornal todos os dias de uma semana? (A) R$ 6,00. (B) R$ 5,25. (C) R$ 5,50. (D) R$ 5,60. (E) R$ 5,70.

28. Um faxineiro varre ou lava, no fazendo essas duas atividades em um mesmo turno: quando varre
de manh, lava de tarde ou o contrrio. Quantos dias ele lavou pela manh nos 5 dias em que varreu por duas tardes? (A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.

29. Um casal recebe mensalmente R$ 1.320,00 de salrios, sendo que a mulher recebe R$ 220,00 a mais do que o homem. Qual o salrio do homem? (A) R$ 770,00. (B) R$ 600,00. (C) R$ 590,00. (D) R$ 580,00. (E) R$ 550,00. 30. A sequncia numrica 3, 4, 6, 9, 14, 22... tem o stimo termo igual a (A) 33. (B) 34. (C) 35. (D) 36. (E) 37.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. Visando ao atendimento pblico em um rgo municipal, o agente de portaria tem que cuidar de sua aparncia. Assim sendo, primordial que se apresente com (A) perfume forte. (B) a higiene mal feita. (C) o uniforme em desalinho. (D) a farda adaptada a sua vontade. (E) o cabelo, barba e unhas arrumados. 32. Quanto forma de atendimento ao pblico, o funcionrio deve
(A) (B) (C) (D) (E) saber ouvir e ter segurana no que diz. bocejar e ter pacincia. ter segurana no que diz e reclamar. ser autoritrio e ter equilbrio emocional. usar o cliente para desabafar.

33. O funcionrio pode, s vezes, ter dificuldade para explicar ao usurio que no tem a explicao e/ou informao desejada. Em situaes dessa natureza, conveniente o funcionrio (A) fornecer informaes aleatoriamente. (B) solicitar ao usurio que volte mais tarde. (C) pedir ao usurio que lhe telefone em outra ocasio. (D) informar algo para no deixar o usurio sem resposta. (E) solicite ao usurio que aguarde um pouco, para que obtenha a informao solicitada. 34. Quando se dirigir ao usurio, o agente de portaria deve
(A) (B) (C) (D) (E) falar de forma educada e em voz alta. utilizar palavras muito tcnicas. empregar palavras inadequadas. usar expresses que demonstrem desinteresse. pronunciar as palavras de forma clara e natural.

35. O recebimento das correspondncias dever ser registrado no(a)


(A) (B) (C) (D) (E) livro de portaria. ata de assinaturas. agenda anual do rgo. bloco de anotaes prprio. sistema de protocolo ou livro de protocolo.

36. No que diz respeito ao envio de peridicos correto afirmar


(A) (B) (C) (D) (E) eles no so considerados correspondncia. devem ser enviados em envelope pardo ou branco. sua capa no deve ser exposta, pelo sigilo de correspondncia. devero ser remetidos em invlucro transparente ou que permita a visualizao. a qualificao do remetente no necessria, pois j consta no seu interior.

37. Para a expedio de correspondncias ou volumes acima de 500 gramas que sejam menos urgentes, mas em que o remetente necessite de rastreamento, o servio econmico indicado o (A) PAC. (B) RTC. (C) RAP. (D) EMS. (E) SEDEX.

10

38. Ao dirigir-se aos parlamentares de Marab, a forma de tratamento correta


(A) (B) (C) (D) (E) Vossa Senhoria. Vossa Excelncia. Vossa Magnificncia. Vossa Eminncia. Vossa Alteza.

39. O pronome de tratamento usado na frase S.S. um homem culto reporta-se a


(A) (B) (C) (D) (E) um rei. um papa. um soberano. um presidente. um sacerdote.

40. comum e tico sermos solidrios com nossos colegas, tendo com eles atitudes de
(A) (B) (C) (D) (E) lealdade e cordialidade. tolerncia e oportunismo. seriedade e agressividade. pessimismo e cooperao. indelicadeza e compreenso.

41. No que diz respeito tica profissional, o fato de o funcionrio revelar a terceiros o que veio a saber
por fora da execuo do trabalho corresponde quebra de qual virtude? (A) Zelo. (B) Sigilo. (C) Competncia. (D) Honestidade. (E) Diligncia.

42. O servidor no pode omitir ou falsear a verdade, mesmo que contrarie a vontade do cidado
interessado. Diante deste fato, marque a alternativa correta. (A) Toda pessoa tem direito verdade. (B) O cidado se desenvolve com o hbito do erro. (C) O cidado interessado no pode ser contrariado. (D) O usurio no percebe quando a informao no verdadeira. (E) O indivduo j est acostumado com o poder corruptivo da opresso.

43. considerado como grave dano moral aos usurios dos servios pblicos, alm de ser uma atitude antitica ou ato de desumanidade, (A) deixar que as pessoas sintam-se vontade. (B) realizar a prestao dos servios pblicos. (C) tratar bem as pessoas que pagam seus tributos. (D) negligenciar o tratamento aos seus superiores. (E) deixar as pessoas espera de soluo de um problema, ocasionando a formao de longas filas. 44. Postura correta de um servidor pblico ao perceber que poder ocorrer algum acidente no local de
trabalho: (A) comunicar o fato apenas ao seu chefe imediato. (B) telefonar imediatamente para o presidente do rgo. (C) deixar que o encarregado da manuteno do prdio fique ciente do fato por conta prpria. (D) comunicar o fato ao responsvel pela segurana to logo tenha conhecimento dele. (E) manter somente os responsveis pelo rgo cientes do que est prestes a acontecer.

11

45. O acidente que sofre um trabalhador no deslocamento de sua residncia at o seu local de trabalho
conhecido como acidente (A) de trajeto. (B) de trnsito. (C) por deslocamento. (D) a servio da empresa. (E) pelo exerccio do trabalho.

46. O funcionrio considerado no exerccio do trabalho quando estiver (A) lanchando longe do ambiente de trabalho. (B) conversando com os colegas fora do local de trabalho. (C) realizando tarefas particulares longe do ambiente de trabalho. (D) nos perodos destinados a refeio ou descanso, no local de trabalho. (E) satisfazendo suas necessidades fisiolgicas distante do local de trabalho. 47. A linguagem uma arma poderosa e eficiente da comunicao. Em uma reunio de trabalho, importante (A) ser apenas ouvinte. (B) falar sem pensar. (C) mostrar que entende de tudo. (D) saber falar no momento oportuno. (E) sempre opinar para no passar despercebido. 48. Para que se tenha um bom relacionamento no ambiente de trabalho, deve-se
(A) evitar ser irnico. (B) estar sempre carrancudo. (C) interromper quando algum falar. (D) conversar com os colegas na hora do trabalho. (E) ser desatento s orientaes dos colegas de trabalho.

49. importante conhecer o regimento interno da organizao na qual se trabalha e as funes


exercidas por cada uma das pessoas. Na convivncia com seus colegas de trabalho, a postura correta a ser adotada pelo servidor (A) no procurar saber o que fazem os seus colegas. (B) no criticar outro servidor ou colaborador em pblico. (C) no se interessar pela soluo das tenses e conflitos. (D) achar a sua tarefa mais importante que as dos demais. (E) agir de forma desatenta, repassando informaes incompletas.

50. A respeito das relaes humanas no trabalho, o servidor dever (A) ficar alheio s dificuldades do outro, uma vez que a cooperao facultativa. (B) relacionar-se de forma coloquial, sem dispensar ateno aos atos formais. (C) solucionar o que lhe for solicitado apenas quando no tiver outra atividade. (D) preservar a honra e a tradio dos servios pblicos por meio de seus atos. (E) agir da forma que desejar, pois seus atos no influenciam na imagem do servio.

12

S-ar putea să vă placă și