Sunteți pe pagina 1din 14

CENTRO UNIVERSITRIO MDULO CURSO DE DIREITO

MAGNO APARECIDO DE SOUZA

FICHAMENTO: PRINCPIOS E GARANTIAS NA EXECUO PENAL: DA ASSISTNCIA, DOS DIREITOS E DEVERES DO PRESO.

CARAGUATATUBA 2012 MAGNO APARECIDO DE SOUZA

FICHAMENTO: PRINCPIOS E GARANTIAS NA EXECUO PENAL: DA ASSISTNCIA, DOS DIREITOS E DEVERES DO PRESO.

Trabalho de Execuo Penal do Curso de Direito, a ser apresentado no Centro Universitrio Mdulo, sob a orientao da Prof. Mestre Daniela Bornin e Carla Benitez Martins.

CARAGUATATUBA 2012 1 DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DO PRESO. Com a Constituio Federal vigente, nasceu o Estado Democrtico de Direito, e trouxe consigo as garantias constitucionais, cujo foi lapidada grandes normas e mudanas no ordenamento jurdico processual penal. Dentre eles cabe citar os direitos e garantias fundamentais, que do ponto de vista de Lus Roberto Barroso, dignidade humana representa superar a intolerncia, a discriminao, a excluso social, a violncia, a incapacidade de aceitar o diferente. Tem relao com a liberdade e valores do esprito e com as condies materiais de subsistncia da pessoa. Contudo podemos mencionar na norma constitucional que vedado as penas cruis conforme previsto no art. 5, XLVII, CF/88, garantindo aos cidados-preso o respeito integridade fsica e moral, que tambm previsto no art. 5, XLIX, CF/88, assegurando a proteo do cidado ante o arbtrio do Estado, protegendo sua liberdade atravs do princpio da ampla defesa e contraditrio conforme o art. 5, LV, CF. No encontramos somente esses princpios que alcanam os direitos constitucionais dos presos na Constituio Federal, podendo ainda citar entre outros o princpio do devido processo legal, mencionado no art. 5, LIV, CF, do sistema acusatrio, do juiz natural art. 5, XXXVII CF, da publicidade art. 5, LX, CF, dentre tantos outros previstos no artigo 5 da Constituio Federal. Pacelli cita que:

No extenso rol de direitos e garantias enumerados no art. 5 da Constituio da Repblica, h normas que instituem direitos subjetivos no plano material, (...) e outras que estabelecem garantias instrumentais de proteo queles direitos, como o caso de inmeros dispositivos de natureza processual ou procedimental que podem ser reunidos na clusula do devido processo legal, cujo contedo destinado genrica proteo dos bens e da liberdade, dado que ningum ser privado de sua liberdade e de seus bens sem o devido processo legal (art. 5, LIV). (PACELLI, 2009, 147).

Ao preso so assegurados todos os direitos no afetados pela sentena penal condenatria e seus direitos s podem ser limitados excepcionalmente nos casos previstos em lei, para isso a lei de execuo penal prev expressamente as ocasies em que os tais direitos podem sofrer limitao dentro do presdio, contedo este, que ser abordado com mais detalhes nos prximos captulos deste fichamento. Destarte, asseguramos que os presos possuem tanto pela Constituio Federal, quanto pela Lei de Execuo Penal seu direito vida, dignidade, liberdade, privacidade, dados a eles pelos princpios da dignidade da pessoa humana, que assegura e determinam os contornos de todos os demais direitos fundamentais. J o princpio da legalidade assegura que os presos s podem ter restries de direitos quando previamente previsto em lei. Os condenados mantm os direitos no atingidos pela sentena penal condenatria. A legalidade assegura ao sentenciado a liberdade no mbito da sua existncia e que no pode ser atingida pela sua sentena, tais como o direito de pensamento, unio familiar, privacidade entre outros. O princpio da igualdade garante igualdade aos presos no que diz respeito aos direitos fundamentais garantindo respeito s diferenas e assegurando tambm o direito de ser diferente, de no se submeter a tratamento de modificao de personalidade e proibindo a discriminao de tratamento, dentro ou fora do presdio, seja de ordem social, religiosa, racial, poltico-ideolgica. Cabe ainda salientar que o princpio da individualizao da pena assegura que a pena seja aplicada a pessoa individualmente, de forma a possibilitar o livre desenvolvimento da sua personalidade e que deve haver proporo entre gravidade do crime e gravidade da pena, devendo ser cumprida dentro das diretrizes constitucionais em respeito dignidade do sentenciado e no em funo dos anseios sociais de punio.

2 DA ASSISTNCIA AOS PRESOS SEGUNDO A LEI DE EXECUO PENAL O significado da palavra assistncia podemos entender pelo ato no qual o Estado deve suprir todas as necessidades daquele que esta sob sua custdia, encontrandose impossibilitado de buscar os recursos devidos e necessrios para sua existncia

ou at mesmo indispensveis. Entretanto no referido art. 10 da Lei de Execuo Penal encontramos na letra da lei o seguinte:

Art. 10 - A assistncia ao preso e ao internado dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno convivncia em sociedade. Pargrafo nico. A assistncia estende-se ao egresso.

A referida palavra objetiva prevenir o crime, o que no se enquadra em seu sentido mais amplo de prevenir que o crime ocorra, pois caso o agente que j cometeu o ato ilcito, a assistncia prevista artigo de lei supracitado no foi plenamente eficiente, entrando no quesito do arrependimento de ter praticado a ilicitude que deu causa ao cumprimento da pena.

O artigo seguinte da Lei de Execuo Penal, trs o rol taxativo das assistncias que o preso ou o internado ter amparo:

Art. 11. A assistncia ser: I - material; II - sade; III -jurdica; IV - educacional; V - social; VI - religiosa.

2.1 DA ASSISTNCIA MATERIAL Refere-se letra da lei da seguinte maneira:


Art. 12. A assistncia material ao preso e ao internado consistir no fornecimento de alimentao, vesturio e instalaes higinicas.

Art. 13. O estabelecimento dispor de instalaes e servios que atendam aos presos nas suas necessidades pessoais, alm de locais destinados venda de produtos e objetos permitidos e no fornecidos pela Administrao.

Conforme descriminado nos artigos acima, a assistncia destinada ao preso ou internado ser material, sade, jurdica, educacional, social e religiosa. Os aspectos sobre a assistncia material consistir basicamente no fornecimento ao preso ou internado sua alimentao de no mnimo trs refeies dirias sempre com qualidade e em quantidade suficiente a manter energia suficiente at o recebimento da prxima refeio, cabe ainda ressaltar que aos presos ou internados que estejam doentes, os idosos, s gestantes ou mulheres que estejam em perodo de amamentao, a alimentao fornecida pelo Estado dever ser diferenciada de modo a atender suas necessidades de refeies diferenciadas. Entre todo esse abrangente quesito que se trata da necessidade da alimentao o Estado deve oferecer assistncia no que tange ao vesturio e instalaes higinicas, proporcionar ao preso ou internado condies mnimas de higiene e limpeza, conforme dispe o artigo 12 da lei de execuo penal

2.2 DA ASSISTNCIA A SADE Refere-se letra da lei da seguinte maneira:

Art. 14. A assistncia sade do preso e do internado de carter preventivo e curativo compreender atendimento mdico, farmacutico e odontolgico. 1 (Vetado). 2 Quando o estabelecimento penal no estiver aparelhado para prover a assistncia mdica necessria, esta ser prestada em outro local, mediante autorizao da direo do estabelecimento. 3o Ser assegurado acompanhamento mdico mulher, principalmente no pr-natal e no ps-parto, extensivo ao recm-nascido. (Includo pela Lei n 11.942, de 2009)

Tratando da assistncia sade do preso e do internado, consiste no carter preventivo e curativo, ou seja, o preso ao ingressar no estabelecimento prisional, dever ser submetido a exames a fim de diagnosticar possveis doenas, infecciosas ou no, buscando a preservao de sua sade e dos demais presos. Aqueles que j se encontravam presos e no curso do cumprimento de sua pena forem acometidos por doena, devero receber tratamento adequado cura da enfermidade, devendo contar com a visita diria de um mdico at que sua sade seja restabelecida.

2.3 DA ASSISTNCIA JURDICA

Refere-se letra da lei da seguinte maneira:


Art. 15. A assistncia jurdica destinada aos presos e aos internados sem recursos financeiros para constituir advogado. Art. 16. As Unidades da Federao devero ter servios de assistncia jurdica nos estabelecimentos penais. Art. 16. As Unidades da Federao devero ter servios de assistncia jurdica, integral e gratuita, pela Defensoria Pblica, dentro e fora dos estabelecimentos penais. (Redao dada pela Lei n 12.313, de 2010). 1o As Unidades da Federao devero prestar auxlio estrutural, pessoal e material Defensoria Pblica, no exerccio de suas funes, dentro e fora dos estabelecimentos penais. (Includo pela Lei n 12.313, de 2010). 2o Em todos os estabelecimentos penais, haver local apropriado destinado ao atendimento pelo Defensor Pblico. (Includo pela Lei n 12.313, de 2010). 3o Fora dos estabelecimentos penais, sero implementados Ncleos Especializados da Defensoria Pblica para a prestao de assistncia jurdica integral e gratuita aos rus, sentenciados em liberdade, egressos e seus familiares, sem recursos financeiros para constituir advogado. (Includo pela Lei n 12.313, de 2010).

O artigo 15 da Lei de Execuo Penal prev a assistncia jurdica aos presos e aos internados que no dispe de recursos financeiros contratao de defensor particular. Referida disposio encontra-se respaldada no seguinte princpio constitucional, vejamos:

Art. 5 da CF, LXXIV. O Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos.

2.4 DA ASSISTNCIA EDUCACIONAL Refere-se letra da lei da seguinte maneira:


Art. 17. A assistncia educacional compreender a instruo escolar e a formao profissional do preso e do internado. Art. 18. O ensino de 1 grau ser obrigatrio, integrando-se no sistema escolar da Unidade Federativa. Art. 19. O ensino profissional ser ministrado em nvel de iniciao ou de aperfeioamento tcnico. Pargrafo nico. A mulher condenada ter ensino profissional adequado sua condio. Art. 20. As atividades educacionais podem ser objeto de convnio com entidades pblicas ou particulares, que instalem escolas ou ofeream cursos especializados. Art. 21. Em atendimento s condies locais, dotar-se- cada estabelecimento de uma biblioteca, para uso de todas as categorias de reclusos, provida de livros instrutivos, recreativos e didticos.

Dentre as assistncias vemos, ainda, a assistncia educacional que um preceito constitucional, que compreende a instruo escolar e formao profissional do preso

ou do internado, devendo o Estado obrigatoriamente promover o ensino de primeiro grau queles que no o tiverem. O referido artigo da Lei de Execuo Penal embasado no artigo 205 e 208, I, 1 e 2 da Constituio Federal, cujo prev:
Constituio Federal Art. 205 - A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Art. 208 - O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de: I - educao bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria; 1 - O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo. 2 - O no-oferecimento do ensino obrigatrio pelo Poder Pblico, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

2.5 DA ASSISTENCIA SOCIAL

Refere-se letra da lei da seguinte maneira:


Art. 22. A assistncia social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepar-los para o retorno liberdade. Art. 23. Incumbe ao servio de assistncia social: I - conhecer os resultados dos diagnsticos ou exames; II - relatar, por escrito, ao Diretor do estabelecimento, os problemas e as dificuldades enfrentadas pelo assistido; III - acompanhar o resultado das permisses de sadas e das sadas temporrias;

10

IV - promover, no estabelecimento, pelos meios disponveis, a recreao; V - promover a orientao do assistido, na fase final do cumprimento da pena, e do liberando, de modo a facilitar o seu retorno liberdade; VI - providenciar a obteno de documentos, dos benefcios da Previdncia Social e do seguro por acidente no trabalho; VII - orientar e amparar, quando necessrio, a famlia do preso, do internado e da vtima.

Ao preso ou internado, ainda garantido o direito assistncia social com o objetivando a ressocializao, preparando-o para o retorno ao convvio em sociedade. Essa ressocializao, depois de longo afastamento e habituado a uma vida sem responsabilidade prpria, traz ao indivduo dificuldades psicolgicas e materiais que impedem a sua rpida sintonizao no meio social. Eis por que o motivo de se promover, sempre que possvel, por etapas lentas, a sua aproximao com a liberdade definitiva. (Ccero Carvalho Lage, Cincia Criminal e Penitenciria)

2.6 DA ASSISTNCIA RELIGIOSA

Refere-se letra da lei da seguinte maneira:


Art. 24. A assistncia religiosa, com liberdade de culto, ser prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participao nos servios organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instruo religiosa. 1 No estabelecimento haver local apropriado para os cultos religiosos. 2 Nenhum preso ou internado poder ser obrigado a participar de atividade religiosa.

Segundo Nucci: o preso merece receber a oportunidade de participar de cultos, com ampla liberdade de crena, inclusive de no ter nenhuma, bem como de ter consigo livros referentes religio adotada. O referido direito citado acima uma previso constitucional, dissertada no artigo 5, inciso VI:

11

Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias.

3 DOS DEVERES DOS PRESOS SEGUNDO A LEI DE EXECUO PENAL H um captulo que disserta sobre os deveres dos presos na Lei de Execuo Penal, e em seu texto de lei diz que:
Dos Deveres Art. 38. Cumpre ao condenado, alm das obrigaes legais inerentes ao seu estado, submeter-se s normas de execuo da pena. Art. 39. Constituem deveres do condenado: I - comportamento disciplinado e cumprimento fiel da sentena; II - obedincia ao servidor e respeito a qualquer pessoa com quem deva relacionar-se; III - urbanidade e respeito no trato com os demais condenados; IV - conduta oposta aos movimentos individuais ou coletivos de fuga ou de subverso ordem ou disciplina; V - execuo do trabalho, das tarefas e das ordens recebidas; VI - submisso sano disciplinar imposta; VII - indenizao a vitima ou aos seus sucessores; VIII - indenizao ao Estado, quando possvel, das despesas realizadas com a sua manuteno, mediante desconto proporcional da remunerao do trabalho; IX - higiene pessoal e asseio da cela ou alojamento; X - conservao dos objetos de uso pessoal. Pargrafo nico. Aplica-se ao preso provisrio, no que couber, o disposto neste artigo.

Nucci cita que:

12

no ha como evitar as obrigaes legais inerentes ao seu estado, como aceitar a privao da liberdade de ir, vir e ficar a estreiteza do seu direito a intimidade, em particular pelo permanente acompanhamento e pela constante vigilncia; a diminuio do seu direito de se associar, de se comunicar com terceiros, de ter um domicilio como asilo inviolvel (a cela, embora seja seu lugar de permanncia, no pode ser considerada sua casa; a imposio de horrios para se alimentar e para dormir, dentre outros fatores.

4 DOS DIREITOS DOS PRESOS SEGUNDO A LEI DE EXECUO PENAL O rol taxativo dos direitos dos presos extenso comparado aos deveres a eles inerentes, conforme podemos observar na lei de execuo penal nos artigos 40, 41, 42 e 43 da referida lei. Importante ressaltar, mais uma vez, com o art. 3 da LEP, que ao condenado esto assegurados todos os direitos no atingidos pela sentena ou pela lei.
Art. 3 Ao condenado e ao internado sero assegurados todos os direitos no atingidos pela sentena ou pela lei.

Ou seja, cada sentena condenatria h caractersticas nicas de penas, algumas tendo maior nmero de direitos que no so compatveis aos artigos abaixo citados:
Art. 40 - Impe-se a todas as autoridades o respeito integridade fsica e moral dos condenados e dos presos provisrios. Art. 41 - Constituem direitos do preso: I - alimentao suficiente e vesturio; II - atribuio de trabalho e sua remunerao; III - Previdncia Social; IV - constituio de peclio; V - proporcionalidade na distribuio do tempo para o trabalho, o descanso e a recreao; VI - exerccio das atividades profissionais, intelectuais, artsticas e desportivas anteriores, desde que compatveis com a execuo da pena; VII - assistncia material, sade, jurdica, educacional, social e religiosa; VIII - proteo contra qualquer forma de sensacionalismo; IX - entrevista pessoal e reservada com o advogado;

13

X - visita do cnjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados; XI - chamamento nominal; XII - igualdade de tratamento salvo quanto s exigncias da individualizao da pena; XIII - audincia especial com o diretor do estabelecimento; XIV - representao e petio a qualquer autoridade, em defesa de direito; XV - contato com o mundo exterior por meio de correspondncia escrita, da leitura e de outros meios de informao que no comprometam a moral e os bons costumes. XVI atestado de pena a cumprir, emitido anualmente, sob pena da responsabilidade da autoridade judiciria competente. (Includo pela Lei n 10.713, de 2003) Pargrafo nico. Os direitos previstos nos incisos V, X e XV podero ser suspensos ou restringidos mediante ato motivado do diretor do estabelecimento. Art. 42 - Aplica-se ao preso provisrio e ao submetido medida de segurana, no que couber, o disposto nesta Seo. Art. 43 - garantida a liberdade de contratar mdico de confiana pessoal do internado ou do submetido a tratamento ambulatorial, por seus familiares ou dependentes, a fim de orientar e acompanhar o tratamento. Pargrafo nico. As divergncias entre o mdico oficial e o particular sero resolvidas pelo Juiz da execuo.

Encontramos no artigo 40 da Lei de Execuo Penal referncia garantia do respeito devido por todas as autoridades integridade fsica e moral dos presos, entretanto o artigo 41 da lei da referida lei estabelece direitos elementares que devem ser assegurados aos que esto sob a responsabilidade do Estado, como o direito da dignidade da pessoa humana previsto na nossa Constituio, que faz referncia ao direito alimentao, vesturio, educao, instalaes higinicas, assistncia mdica, farmacutica e odontolgica, direitos a continuidade do exerccio das atividades profissionais, artsticas e desportivas anteriores priso, desde que compatveis, direito a assistncia social e religiosa, ao trabalho remunerado e a previdncia social, direito a proporcionalidade entre o tempo de trabalho e o de descanso e recreao, direito a visita do cnjuge, da companheira, de parentes e

14

amigos em dias determinados, contato com o mundo exterior por meio de correspondncia escrita, da leitura, e de outros meios de informao. Ainda, no mesmo artigo esto descritos direitos que visam assegurar a defesa dos interesses do preso em razo da priso, cujo podemos citar a proteo contra qualquer forma de sensacionalismo, assistncia jurdica, entrevista pessoal e reservada com o advogado, chamamento nominal, igualdade de tratamento, audincia especial com o diretor do estabelecimento, representao e petio a qualquer autoridade, em defesa de direito e nos casos das legislaes especiais, o referido direito do idoso e da mulher de ficar em prises adequadas a sua condio pessoal. No que tange as condies especiais das mulheres, o direito a elas de ficarem presas em estabelecimentos que contem com berrio para que possa amamentar seus filhos.

5 BIBLIOGRAFIA

S-ar putea să vă placă și