Sunteți pe pagina 1din 34

CURSO RUP

PROFA. DRA. CICLIA RAQUEL MAIA LEITE CICILIAMAIA@GMAIL.COM

2011

Tpicos Abordados
Viso Geral do Processo Fases do Processo
Concepo Elaborao Construo Transio

As Caractersticas Regras do Processo Os 5 Workflows Representao do Processo


2

Viso Geral do Processo


O Processo Unificado encaixa-se na definio de processos: um conjunto de atividades executadas para transformar um conjunto de requisitos do cliente em um sistema de software. O Processo tambm uma estrutura genrica de processo que pode ser customizado adicionando ou removendo atividades com base nas necessidades especficas e nos recursos disponveis para um projeto. O RUP faz uso extensivo da UML.

Processo Unificado
Conjunto de atividades: bem definidas com responsveis com artefatos de entrada e sada com dependncias entre as mesmas e ordem de execuo com modelo de ciclo de vida descrio sistemtica de como devem ser realizadas RUP Verso do processo unificado da Rational/IBM Produto de processo: Visa melhorar a produtividade da equipe Elaborao e manuteno de modelos Guia para utilizar efetivamente a UML Vrias ferramentas disponveis Processo configurvel Incentiva 6 melhores prticas do desenvolvimento de software moderno 6 best practices.

Seis Melhores Prticas Desenvolver o software iterativamente Gerenciar requisitos Usar arquitetura baseada em componentes Modelar o software visualmente (diagramas) Verificar a qualidade do software Controlar as mudanas do software

Origem do RUP
1998 A Rational mudou de nome para RUP

1996-1997 Rational comprou a Objectory AB. Booch e Rumbaugh j fazia parte da Rational

1987 Jacobson deixou A Ericsson e iniciou a Objectory AB


6

1960 Ivar Jacobson Ericsson

Origem do RUP

Definio O RUP - um processo de desenvolvimento de software criado pela Rational Software Corporation. Descreve como desenvolver um software usando tcnicas provadas comercialmente.
Processo complexo pesado; Aplicvel a grandes:
Equipes de desenvolvimento de software; Projetos de desenvolvimento de software.

Contexto
Necessidade de software cada vez mais complexo: Cliente sempre quer mais software: Mais rpido; Melhor Qualidade; No suficiente apenas a presena de desenvolvedores altamente treinados: Precisamos de um guia organizacional: Um processo. Soluo apresentada: RUP

Mtodos Competidores
Mtodos competidores no campo da engenharia de software incluem: Cleanroom XP FDD Scrum

10

Regras do RUP O RUP define as seguintes linhas-mestras e templates para os membros da equipe para um ciclo de produo: Desenvolver software iterativamente; Gerir requerimentos; Usar arquiteturas baseada em componentes; Software de modelos visuais UML; Verificar a qualidade de software; Controlar as mudanas de software.
11

Caractersticas O desenvolvimento de sistemas seguindo o RUP um processo: Dirigido por casos de uso (use cases); Centrado na arquitetura; Iterativo e incremental.

12

Processo Dirigido por Casos de Uso


Benefcios: Caso de uso um modelo que define o que o sistema deve fazer da perspectiva dos usurios, subsistemas ou perifricos; Todos os casos de uso de um sistema compe a especificao funcional do sistema, ou seja, definem os requisitos do sistema; Dirigem vrias atividades de desenvolvimento: Criao e validao da arquitetura do sistema; Criao de casos de teste Planejamento das iteraes Criao de documentao do usurio Implantao do sistema
13

Processo Centrado na Arquitetura


Benefcios: fornece uma base slida para a construo do software; Melhor compreenso do sistema e organizao do desenvolvimento; Descrio da arquitetura envolve elementos mais importantes, como a coleo de vises dos modelos do sistema. RUP prescreve o refinamento sucessivo da arquitetura; A arquitetura representa a forma, enquanto que os use cases representam funcionalidade; Arquitetura e use cases devem ser balanceados.
14

Processo Iterativo e Incremental Benefcios:


Identificao de riscos adiantada; Preparao do Sistema para requisitos que mudam; Integrao contnua (facilita testes) e aprendizado facilitado; Desenvolvimento em mini-projetos (iteraes) que incrementam o desenvolvimento; Modelos evoluem nas iteraes.

15

Viso Geral do Processo


O processo define: Quem ir fazer? O que? E como ser atingido seus objetivos. Objetivo: Construir um software ou melhorar um j existente.
Requisitos novos Ou alterados Processo de Desenvolvimento de Software Sistema novo ou melhorado

Concepo
16

Elaborao

Construo

Transio

As 4 Fases

17

As 4 Fases (I)
O RUP define um conjunto de atividades: Bem definidas; Com responsveis; Com artefatos de entrada e sada; Com dependncias e ordem de execuo; Com modelo de ciclo de vida; Com uma descrio sistemtica de como executlas; Usando linguagem UML.

18

As 4 Fases (II)
RUP repete vrios ciclos at a aposentadoria do sistema. Cada ciclo gera um produto liberado para uso. Cada ciclo possui 4 fases:

Concepo

Elaborao

Construo

Transio

Tempo

19

As 4 Fases (III)
Um conjunto de artefatos (release) gerado a cada iterao; Um milestone gerado a cada fase; Cada fase ento subdividida em iteraes:

20

Fase: Concepo
Estabelecido o escopo do projeto e suas fronteiras; Determinando os principais casos de uso do sistema. Esses casos de uso devem ser elaborados com a preciso necessria para se proceder estimativas de prazos e custos. As estimativas devem ser globais para o projeto como um todo e detalhadas para a fase seguinte. Ao trmino dessa fase, so examinados os objetivos do projeto para se decidir sobre a continuidade do desenvolvimento.

21

Fase: Elaborao
Consiste de uma anlise mais refinada do sistema a ser construdo, juntamente com um plano detalhado do trabalho a ser feito. As metas da fase de elaborao so:
Analisar o domnio do problema; Estabelecer uma arquitetura com fundao slida; Desenvolver um plano de projeto; Minimizar elementos de riscos potenciais ao projeto.

Devem ser tomadas decises a partir da compreenso do sistema como um todo, implicando na descrio da maioria dos casos de uso e restries. Ao trmino desta fase, examina-se os objetivos do sistema, o escopo, a escolha da arquitetura e a resoluo de riscos principais.
22

Fase: Construo
Um produto completo desenvolvido de maneira iterativa e incremental, para que esteja pronto para a transio comunidade usuria. Ao trmino desta fase, verificamos se o software, o ambiente e os usurios esto preparados para entrar em operao.

23

Fase: Transio
Nesta fase o software disponibilizado a comunidade usuria. Logo, surge novas consideraes que iro demandar um desenvolvimento adicional para ajuste do sistema, assim como corrigir eventuais problemas no detectados ou concluir algumas caractersticas. Esta fase comea com um lanamento da verso beta do sistema e envolve os seguintes passos:
Marketing Instalao; Configurao Treinamento; Suporte Tcnico; Manuteno.

Ao trmino desta fase, examina se os objetivos do ciclo de vida foram satisfeitos e se h necessidade de comear outro ciclo de desenvolvimento.

24

Os 5 Workflows
Inclui os cinco workflows bsicos:
Requisitos
Modelo Caso de Uso Modelo Anlise

Anlise Projeto
Implementao

Modelo Projeto

Modelo Implantao

Teste
25

Modelo Implementao

Modelo Teste

Workflow: Requisitos
As principais atividades do workflow de requisitos visam construir o modelo de caso de uso que captura os requisitos funcionais do sistema que est sendo requisitado. Este modelo ajuda aos interessados do projeto a chegar a um acordo sobre as capacidades do sistema e as condies que o mesmo deve satisfazer. O modelo de caso de uso serve como alicerce para qualquer outro trabalho de desenvolvimento.

26

Workflow: Anlise
As principais atividades do workflow de anlise visam construir um modelo de anlise, que ajuda os desenvolvedores a refinar e estruturar os requisitos funcionais capturados no modelo de caso de uso. Este modelo contm realizaes de casos de uso mais apropriados ao trabalho de projeto e implementao.

27

Workflow: Projeto
As principais atividades do workflow de Projeto visam construir um modelo de projeto, o qual descreve as realizaes fsicas do caso de uso a partir do modelo destes e do contedo do modelo de anlise. O modelo de projeto serve como uma abstrao do modelo de implementao. O workflow de Projeto foca tambm o modelo de instalao, o qual define a organizao fsica do sistema.

28

Workflow: Implementao e Teste


Implementao:
As principais atividades do workflow de Implementao visam construir o modelo de implementao, o qual descreve os elementos do modelo de projeto, arquivos de cdigo-fonte, bibliotecas e componentes executveis.

Teste:
As principais atividades do workflow de Teste visam construir o modelo de teste, o qual descreve como teste de integrao e de sistema exercitaro componentes executveis a partir do modelo de implementao. O modelo de teste tambm descreve como estes testes sero realizados.

29

Iteraes e Incrementos
Cada fase do RUP est dividida em iteraes: simples mini-projetos que so parte de uma fase. Uma iterao tpica cruza todos os 5 workflows. Cada iterao resulta em um incremento.

30

Artefatos, Trabalhadores e Atividades


Artefato: qualquer poro significativa de informao interna ou a ser fornecida a interessados externos que desempenhe um papel no desenvolvimento do sistema. Trabalhadores: O RUP define um trabalhador como qualquer um que assume um papel no projeto. Atividades: Uma atividade uma tarefa que um trabalhador executa a fim de produzir um artefato. Cada Workflow compreende vrias atividades.

31

Vantagens do RUP
Vantagens: O RUP tem como base os princpios de engenharia de software refletidos na sua abordagem de desenvolvimento iterativo, incremental, orientada a requisitos e baseada em arquitetura; Srio investimento em ferramenta de suporte.

32

Referncias
Rational Software (http://www.rational.com)

33

Perguntas e Consideraes

Perguntas ?

Obrigada!!!

34

S-ar putea să vă placă și