Sunteți pe pagina 1din 16

207

A EDUCAO ESCOLAR, A EXCLUSO E SEUS DESTINATRIOS


Carlos Roberto Jamil Cury* PUCMINAS

RESUMO: A educao escolar, similarmente a outras dimenses da vida sociocultural, coexiste, em pases marcados pela desigualdade, com o fato de ser inclusiva e seletiva nos modos e meios dessa incluso educacional e estar, ao mesmo tempo, sob o signo universal do direito. Nesse raciocnio, faz sentido perguntar quem so os "herdeiros" e/ou os reais atingidos pela privao dessa destinao universal da educao escolar como direito especfico. E esse raciocnio deve desembocar em outra pergunta que, logicamente, se sucede ao para quem. Trata-se, igualmente, de interrogar o para qu dessa incluso excludente. PALAVRAS-CHAVE: Escolar; Incluso; Excluso; Igualdade de oportunidades; Direito e efetivao TITLE ABSTRACT: In countries marked by inequality, school education, similarly to other social-cultural dimensions, coexist with inclusiveness and the selectiveness of ways and means of educational inclusion simultaneously with being considered a universal right. From this viewpoint, it makes sense to inquire who its "inheritors" are and/or who is actually affected by the privation of the universal right of education as a specific right. This reasoning logically leads to another question: who the clientele is. Thus, the aim is also to investigate the objective of exclusive inclusion. KEYWORDS: School Education; Inclusion and Exclusion; School Education and Equal Opportunities; School Education, Right and Effectuation

Professor Adjunto da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais - PUCMINAS. E-mail: crjcury.bh@terra.com.br
*

Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

208

INTRODUO A educao escolar, merc de sua natureza conatural ao desenvolvimento das faculdades intelectuais do ser humano, graas ao potencial de sua vertente socializadora, veio se constituindo como um dos direitos mais importantes da cidadania. Por sua natureza conatural e de suas funes maiores (ensino/aprendizagem e cidadania), poucos houve que no vissem nela um horizonte a ser universalizado no mbito das sociedades, especialmente a partir da Modernidade. Basta chamar cena Jan Amos Comenius (1592 1670) e seu ensinamento maior: o ensinar tudo a todos, certamente uma formulao prxima do direito ao saber como um direito igualitrio dentro da escola formal.1 Os novos tempos da Modernidade no seriam tais sem o concurso da escola como lugar do direito ao saber e da cidadania. A esse direito conceituao duramente conquistada e formalizada pelas lutas sociais e parlamentares dos que compreenderam sua natureza e funes se imps sua institucionalizao e sua abertura como dever do Estado. Na efetivao desse horizonte, no faltou quem visse na educao escolar somente uma funo instrumentalizadora, prpria do indivduo possessivo, sujeito apenas das relaes contratuais de mercado. No seria abusado chamar ao procnio a famosa frase de Adam Smith (1723 1790), retomada por Marx, no captulo XII, livro I, de O Capital, que pregava os pontos mais essenciais da educao, ainda que em doses homeopticas a fim de evitar a degenerao completa da massa do povo, originada pela diviso do trabalho. Mas pela natureza multiplicadora da relao pedaggica, nsita no processo de constituio de conhecimentos pelo ensino/aprendizagem, a educao escolar rebela-se contra seu aprisionamento em uma dimenso exclusivamente instrumental. Da a preocupao em torn-la constitutiva dos e nos vrios cdigos legais dos direitos subjetivos do indivduo ut singulus e dos direitos sociais do cidado ut socius. Como assevera Bobbio (1992):
No existe atualmente nenhuma carta de direitos que no reconhea o direito instruo crescente, de resto, de sociedade para sociedade primeiro, elementar, depois secundria, e pouco a pouco at mesmo universitria. No me consta que, nas mais conhecidas descries do estado de natureza, esse direito fosse mencionado. A verdade que esse direito no fora posto no estado de natureza porque no emergira na sociedade da poca em que nasceram as doutrinas jusnaturalistas, quando as exigncias fundamentais que partiam daquelas sociedades para chegarem aos poderosos da Terra eram principalmente exigncias de liberdade em face das Igrejas e dos Estados, e no
Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

209

ainda de outros bens, como o da instruo, que somente uma sociedade mais evoluda econmica e socialmente poderia expressar.(p. 75)

Nossa Constituio da Repblica de 1988 contm a assuno desse direito multidimensional quando, resguardando a personalidade, o trabalho e a participao cidad, em seu art. 205 proclama:
A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

Contudo, a natureza universalista da assuno dos conhecimentos organizados e sistemticos em nveis cada vez mais elevados encontra obstculos difceis de serem transpostos no interior de contextos sociais marcados pela desigualdade na apropriao dos bens socialmente produzidos. Eis por que, mais recentemente, essas barreiras vm sendo administradas pela categoria excluso. A tal categoria, por vezes e abusivamente, atribui-se a capacidade de explicar os males de nossa sociedade. A excluso, contudo, no um estado permanente, ela , no dizer de Martins (1997)
... um momento da percepo que cada um e todos podem ter daquilo que concretamente se traduz em privao: privao do emprego, privao dos meios para participar do mercado de consumo, privao de bem-estar, privao de direitos, privao de liberdade, privao de esperana. (p. 18)

Por isso, no se pode torn-la um conceito de tal modo abrangente e genrico que venha a ser empregado para significar e conceituar todo e qualquer problema social, de qualquer momento histrico ou de qualquer contexto social. Desse modo, preciso se interrogar se no seria mais acertado um conceito como incluso excludente, sobretudo caso se considere a lgica do capitalismo. Martins (1997) parece afirmar que a excluso um nome para dizer do
... conjunto das dificuldades, dos modos e dos problemas de uma incluso precria e instvel, marginal. A incluso daqueles que esto sendo alcanados pela nova desigualdade social produzida pelas grandes transformaes econmicas e para os quais no h seno, na sociedade, lugares residuais. (p. 26)

Ou em outra passagem do mesmo autor: A sociedade capitalista desenraiza, exclui, para incluir, para incluir de outro modo, segundo suas prprias regras, segundo sua prpria lgica. (p. 32)
Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

210

Eis que a educao escolar, similar a outras dimenses da vida sociocultural, ento coexiste nessa contradio de ser inclusiva e seletiva nos modos e meios dessa incluso e estar, ao mesmo tempo, sob o signo universal do direito. Ela no teve e ainda no tem sua distribuio efetivamente posta disposio do conjunto dos cidados sob a gide da igualdade de oportunidades e de condies. Nessa via de raciocnio, faz sentido perguntar sobre quem so os herdeiros e/ou os reais atingidos pela deserdao desta destinao universal, ou melhor, pela privao dessa destinao universal da educao escolar como um direito especfico. E esse raciocnio deve desembocar em outra pergunta que, logicamente, se sucede ao para quem. Trata-se de interrogar o para qu dessa incluso excludente. HERDEIROS E DESERDADOS NO BRASIL Se a insero do direito educao tornou-se, hoje, um princpio e uma norma do ordenamento jurdico brasileiro e se a atual realidade indica uma incluso excludente e seletiva, ento preciso verificar tambm, na ordem legal, como o ontem o inscreveu, at por uma razo de ordem processual e de memria histrica. Essa leitura pode tanto propiciar uma aproximao do processo histrico de cujo peso ainda hoje vemos as conseqncias, quanto pode nos permitir uma abertura para novas possibilidades. Nossa Constituio Imperial de 1824, no captulo das Garantias dos Direitos Civis e Polticos dos Cidados Brasileiros reconhece, no art. 179, XXXII, como direito dos mesmos a instruo primria gratuita. Ora, o art. 6 da mesma Constituio, ao definir o para quem dessa cidadania, tem como cidados brasileiros os que no Brasil tiverem nascido, quer sejam ingnuos ou libertos. Ora, os ingnuos so os que nasceram livres e filhos de pais livres. So os livres e naturais do pas, so cidados ex generatione e ex jus soli. J os libertos so aqueles alforriados que, libertandose da escravido, recuperaram a sua condio de homens livres. Assim, por oposio, a Constituio Imperial no reconhece os escravos como cidados. Desse modo, o estatuto da escravatura, tacitamente acolhido, tem, por abjeto que seja, o outro como objeto, propriedade, mercadoria. De acordo com Carvalho (2002):
...o fator mais negativo para a cidadania foi a escravido. Calcula-se que at 1822 tenham sido introduzidos na Colnia cerca de 3 milhes de escravos. Na poca da Independncia, numa populao de cerca de 5 milhes, incluindo uns 800 mil ndios, havia mais de 1 milho de escravos. (p. 19)

Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

211

Outro momento tcito de reconhecimento da escravido est no mesmo art. 179, XIX que abole os aoites, a tortura, a marca de ferro quente e todas as mais penas cruis. Alm dessa concepo hierrquica, socialmente abominvel, de etnias e de nativos no trabalho escravo no se pode esquecer da concepo relativa aos ndios. Para as elites, seu estgio no processo civilizatrio tido como o de hordas selvagens. O Decreto Imperial n. 1.318, de 1854, regulamentando a lei n. 601, conhecida como Lei de Terras, tem os ndios como aptos a serem segregados em aldeamentos para efeito de civilizao e de catequese, de acordo com o art.11 do Ato Adicional de 1834.2 poca da Independncia, ento, apenas por excluso socioetnica, 40% dos habitantes no s no teriam acesso educao como tambm no eram tidos como cidados. Se a isso ajuntarmos as mulheres, que, por uma concepo especfica da poca, as confinava aos limites da cidadania passiva, ento o universo dos no-cidados ou cidados imperfeitos sobe consideravelmente. poca, o direito de voto, privativo do sexo masculino, se regia pelo voto censitrio, portanto baseado nos recursos pecunirios ou territoriais do seu possuidor. Nossa primeira lei geral de educao de 1827, ao regulamentar o artigo da Constituio relativo gratuidade da instruo primria, trar outra limitao, agora de ordem espacio-populacional, j no seu art. 1, ipsis litteris: Em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos, havero as escolas de primeiras letras que forem necessrias. Tal limitao diz muito do interior do pas, do isolamento da populao residente em latifndios monoculturais, na pecuria e mesmo em regies de minerao. Diz muito quando dela se pode extrair uma conseqncia subjacente do tipo: que necessidade h em fornecer educao para esse pessoal? A que ela vai servir? No ser ela intil para tais populaes? Nesse sentido, a instruo destinar-se-ia, com as barreiras j assinaladas, aos moradores urbanos. O ordenamento legal acrescenta outro limite ampliao de sujeitos capazes das primeiras letras consoante a instruo primria gratuita posta na Constituio. Trata-se da descentralizao administrativa, quando o Ato Adicional de 1834 transfere para as Provncias, destitudas de recursos advindos de impostos mais rentveis, a competncia legislativa sobre a instruo pblica e, como j assinalado, sobre a catequese e civilizao dos indgenas.3
Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

212

Decorrente dessas limitaes em seu conjunto, no de se admirar que uma lei provincial do Rio de Janeiro, a de n. 1 de 02/01/1837, escreva em seu art. 3:
So proibidos de freqentar as escolas pblicas: 1: todas as pessoas que padecerem de molstias contagiosas; 2: os escravos e os pretos africanos, ainda que sejam livres ou libertos...4

Em 1888, a escravatura foi oficialmente abolida e, a seguir, instaura-se, em 1889, a Repblica Federativa, representativa e presidencialista com a Constituio de 18915. Com o fim do voto censitrio em favor do voto universal, masculino e letrado, a instruo tornou-se condio de direitos polticos. O recorte liberal dessa Constituio deixou ao sujeito individual a procura pela educao escolar, silenciando-se quanto gratuidade anteriormente posta. Ao mbito federativo ficou a possibilidade de se afirmar, nas respectivas Constituies Estaduais, tanto a gratuidade quanto, eventualmente, sua associao com a obrigatoriedade. Em vo foram as vrias tentativas legais e presses sociais, no perodo da Velha Repblica, pela afirmao nacional e constitucional da gratuidade e de maior presena da Unio no ensino obrigatrio. Nem mesmo a Reviso Constitucional de 1925/26, em cujo processo havia emenda nesse sentido, logrou xito.6 No admira, pois, que, pondo esperanas no futuro da Revoluo de Trinta, o Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, de 19327, retrata assim o passado imperial e o republicano at ento:
De fato, o divrcio entre as entidades que mantm o ensino primrio e profissional e as que mantm o ensino secundrio e superior vai concorrendo insensivelmente, como j observou um dos signatrios deste Manifesto, para que se estabeleam, no Brasil, dois sistemas escolares paralelos, fechados em compartimentos estanques e incomunicveis, diferentes nos seus objetivos culturais e sociais, e, por isto mesmo, instrumentos de estratificao social. (p. 40)

Esse trecho do Manifesto aponta para uma passagem de texto de Ansio Teixeira, signatrio do Manifesto, o qual poderia se intitular Escola Capitalista no Brasil. Essa escola teria como caracterstica a de possuir dois sistemas ou duas redes no sentido atribudo pelo mesmo Manifesto quando nele se ope a educao a ser (re)construda quela ento existente. Continua o mesmo texto dizendo da escola projetada:
...desprendendo-se dos interesses de classes, a que ela tem servido, deixa de constituir um privilgio determinado pela condio econmica e social do indivduo, para assumir um carter biolgico, com que ela se organiza para a coletividade em geral, reconhecendo a todo o indivduo o direito a ser
Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

213

educado at onde o permitam as suas aptides naturais, independente de razes de ordem econmica e social. (p. 33)

Nesse jogo do conflito social, expresso na dialtica privilgio x direito, expresses desse ltimo plo da relao comparecero na Constituio de 1934: a educao como direito, a obrigao dos poderes pblicos em prest-la, no ensino primrio, gratuita e obrigatoriamente nas escolas oficiais, a vinculao de percentuais dos impostos federativos para a educao e o estabelecimento de um plano nacional de educao.8 Contudo, no ensino ulterior ao primrio, ainda que tendencialmente gratuito, haver limitao da matrcula capacidade didtica do estabelecimento e seleo..., segundo a letra e do art. 150. Ou seja, para os que obtivessem seu certificado de concluso do primrio e quisessem prosseguir seus estudos, deveriam eles passar por exames de seleo, os conhecidos exames de admisso. As vagas dependeriam da capacidade didtica do estabelecimento e de sua gratuidade dependeria de legislao estadual. Mas o retorno ao privilgio, ao elitismo e a destinao de classe socialmente prvia para a educao do secundrio/superior ficaria meridianamente clara com o fim do frgil regime democrtico de 1934 e com o estabelecimento do regime de facto, em 1937.9 A Constituio desse regime, denominado Estado Novo, expressa nos seus artigos 125, 127 e 129, respectivamente, uma explcita viso organicista, hierrquica e elitista da educao e da sociedade:
A educao integral da prole o primeiro dever e o direito natural dos pais. O Estado no ser estranho a esse dever, colaborando, de maneira principal ou subsidiria, para facilitar sua execuo ou suprir as deficincias e lacunas da educao particular. A infncia e a juventude devem ser objeto de cuidados e garantias especiais por parte do Estado, que tomar todas as medidas destinadas a assegurar-lhes condies fsicas e morais de vida s e de harmonioso desenvolvimento das suas faculdades. infncia e juventude a que faltarem os recursos necessrios educao em instituies particulares, dever da Nao, dos Estados e dos Municpios assegurar, pela fundao de instituies pblicas de ensino em todos os seus graus, a possibilidade de receber uma educao adequada s suas faculdades, aptides e tendncias vocacionais. O ensino pr-vocacional e profissional destinado s classes menos favorecidas em matria de educao o primeiro dever do Estado. Cumpre-lhe dar execuo a esse dever, fundando institutos de ensino profissional e subsidiando os de iniciativa dos Estados, dos Municpios e dos indivduos ou associaes particulares e profissionais.

Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

214

A teoria dos dois sistemas, segundo Ansio Teixeira, ou, como prefere a sociologia educacional francesa, a teoria das duas redes, no poderia ser mais clara. Mas teve um outro reforo legal. o Decreto n. 4.244/42, em seu art. 22, relativo aos herdeiros Reforma do Ensino Secundrio: ... finalidade da educao secundria formar as individualidades condutoras pelo que fora desenvolver nos alunos a capacidade de iniciativa e de deciso e todos os atributos fortes da vontade. Por oposio, os destinatrios do ensino profissional so os que a Constituio de 1937 denominava de classes menos favorecidas. H aqui duplo dualismo: a escola pblica voltada para os que no conseguem entrar em escola particular, a qual, por sua vez - extenso da famlia -, deve ser subsidiada pelo Estado, formando as elites condutoras.10 E a escola pblica, voltada para as classes menos favorecidas, tem na educao primrio-profissional o seu lugar natural de receber uma educao adequada s suas faculdades, aptides e tendncias vocacionais, segundo o teor do mesmo do art. 129 da Constituio de ento. A superao desse duplo dualismo franco, explcito e seletivo seria objeto de passos lentos em vista da equiparao do ensino profissional com o ensino secundrio e a possibilidade de prossecuo em estudos superiores.11 A Constituio de 1946 retoma princpios da de 1934, tais como o da vinculao de impostos para o financiamento, a educao como direito, a gratuidade e obrigatoriedade do ensino primrio. Sob essa Constituio, aps debates intensos e apaixonados entre publicistas e privatistas, vem tona a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, prevista na Constituio, sob a lei n. 4.024/61.12 Essa lei deixa abertas brechas para que o ensino primrio obrigatrio no fosse integralmente cumprido. Seu art. 30, ao explicitar as isenes da obrigatoriedade, deixa claro quem no precisa ser destinatrio da educao escolar: os que comprovarem estado de pobreza, os que no puderem ir escola por haver insuficincia de escolas ou por estas j terem suas matrculas encerradas. Alm desses casos, incluem-se os indivduos que estejam com alguma doena ou anomalia grave. Raramente a face da desigualdade social, fruto de relaes econmicas, sociais, polticas e culturais, foi to clara: o indivduo em estado de pobreza est privado das virtudes de um direito proclamado como essencial para a vida social. Mas, certamente, no est excludo de continuar sendo mantido clientelisticamente nos espaos de um trabalho rural. Tambm o cidado cujo municpio ou regio do Estado carea
Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

215

de recursos para abertura de escolas ou de vagas para todos tambm pode ser desobrigado da freqncia escola. Seus cidados, contudo, no esto proibidos de serem sujeitos ao trabalho precrio. A face manifesta dessa incluso excludente a privao de determinados direitos e bens sociais para ser, ao mesmo tempo, precariamente includo em outras dimenses da produo da existncia social.13 Vale lembrar que, at hoje, o Brasil conta com muitas crianas sob a gide da perversidade do trabalho infantil. Desse modo, as franquias postas na lei n. 4.024/61 fragilizam at mesmo o Cdigo Penal, que, em seu art. 246, estabelece penas para o crime de abandono intelectual por parte dos pais ou responsveis que no enviam seus filhos para a escola. A falta de acesso educao escolar patenteia a causa mais profunda: a desigualdade social associada fragilidade no pacto federativo. Essa situao to clara no poderia deixar de impactar os sistemas de ensino no que se refere qualidade do ensino/aprendizagem ofertados. O golpe militar de 1964, ao lado da maior precariedade no regime federativo, trar novos impactos para a educao escolar. A frgil Constituio de 1967 subtrai da educao a vinculao no momento em que essa mesma Lei ampliava o ensino primrio para 8 anos e o tornava obrigatrio apenas para a faixa etria de 7 a 14 anos. E esse foi o momento em que a migrao rural para os centros urbanos comeava a exigir expanso da rede fsica e a formao docente que considerasse o novo perfil de aluno entrante nos sistemas pblicos, perfil advindo de vrios segmentos das classes populares. Dessa poca, ainda, tem-se a maior facilidade, sob precrios regimes contratuais, de entrada de docentes nos sistemas de ensino em geral, de formados em instituies destitudas da integrao ensino/pesquisa e de qualidade limitada. Esse processo de produo da desigualdade, de cujo peso a realidade atual ainda detentora, vai nos mostrando a face dos sujeitos da privao: negros, pardos, migrantes do campo e de regies mais pobres do pas, trabalhadores manuais, moradores de bairros perifricos e pessoas fora da faixa etria legal. Mas preciso dizer que data dessa poca a crescente demanda por escolarizao primria, dado o surto de crescimento econmico pelo qual o pas passava, aliado urbanizao desordenada e forte industrializao nos grandes centros urbanos. Sem a devida redistribuio da riqueza produzida, o fosso entre ricos e pobres se aprofunda, realidade essa evidenciada por inmeras estatsticas do perodo.
Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

216

A busca pela redemocratizao do pas, vista da brutal desigualdade na redistribuio da renda, vista de um desenho pouco animador do pacto federativo, conduziu a uma impressionante mobilizao popular. Renascem os sonhos, sobem as expectativas, desenha-se a vontade de uma realidade mais promissora, mais democrtica e mais justa. A Constituio de 1988 exibe, na proclamao de direitos da cidadania, na assinalao de novas obrigaes do Estado, a vontade de fazer, no pas, no presente, um acerto de contas com a modernidade, expurgando do passado um enorme passivo com a justia e com a democracia. A a educao torna-se o primeiro dos direitos sociais (art. 6.), o ensino fundamental, gratuito e obrigatrio, ganha a condio de direito pblico subjetivo, os sistemas de ensino passam a coexistir em regime de colaborao recproca, a gesto democrtica torna-se princpio dos sistemas pblicos de ensino e a gratuidade, em nvel nacional e para todos os nveis e etapas da escolarizao pblica, se torna princpio de toda a educao nacional. O texto constitucional reconhece o direito diferena de etnia, de idade, de sexo e situaes peculiares de deficincia.14 Pode-se constatar, assim, como o Brasil avanou em sua legislao em matria de reconhecimento de direitos15 o que no pode ser minimizado mas, ao mesmo tempo, como estamos longe de estabelecermos um patamar que seja condizente com esses valores, princpios e normas, os quais, em ltima instncia, expressam o desejo de milhares de brasileiros. EDUCAO E SOCIEDADE O contraste entre a real situao do pas e a necessidade de eliminar vrias dessas marcas anacrnicas face modernidade, das injustias existentes face aos direitos sociais proclamados e do autoritarismo face democracia ganha relevo e apoio no texto constitucional. Prova disso o art. 3 da Constituio, que pe como objetivos fundamentais do Estado Democrtico de Direito a busca de uma sociedade livre, justa e solidria, a reduo das desigualdades sociais, das disparidades regionais e das discriminaes que ofendem a dignidade da pessoa humana. Em que pesem os avanos conquistados na educao escolar, desde ento, como a proximidade da universalizao do ensino fundamental, a disciplinarizao do financiamento, a ampliao do ensino mdio e a discreta abertura na educao infantil, h muito o que fazer. O diagnstico do Plano Nacional da Educao, lei n. 10.171/01, claro:
Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

217

estamos falhando nas metas da quantidade, especialmente na educao infantil, no ensino mdio, na educao de jovens e de adultos e na educao especial. E, no atingimento da qualidade, as coisas beiram o fracasso. Mais ainda, os sujeitos vitimizados continuam a ser os mesmos: negros, ndios, migrantes, moradores da periferia, pessoas com mais idade. Em uma palavra: os que so vtimas de uma renitente e injusta distribuio da renda. Da que situaes de desigualdade, de disparidade e de discriminao produzidas de fora da escola acabam por reforar situaes de precariedade no interior dela. A incluso excludente responde, pois, pela opo preferencial pelas classes populares isto : pelos que possuem baixa renda no mbito social, pelos que procedem de regies mais dspares e menos desenvolvidas do pas e pelos que padecem discriminaes de toda sorte, que vo do puro preconceito s prticas atentatrias aos direitos humanos. Vale lembrar que o Programa de Promoo de Reforma Educativa da Amrica Latina e Caribe (PREAL), em 2001, exarou um documento no qual reavalia as reformas educacionais havidas nos anos 1990 e contm algumas consideraes bastante importantes no que tange relao desigualdade social e educao.16
Os 10% mais ricos das pessoas de 25 anos de idade possuem entre 5 e 8 anos a mais de escolaridade que os 30% mais pobres. Em quase todos os pases para os quais se dispe de dados, o fato de viver em zonas rurais agrava as desigualdades educacionais. A disparidade no desempenho dos alunos reflete as desigualdades no acesso a uma educao de qualidade. Certos grupos tnicos e raciais so particularmente desfavorecidos. Com relao eqidade em termos de gnero, a situao da Amrica Latina relativamente boa.

Hoje, at mesmo setores mais conservadores do espectro poltico reconhecem que os graves problemas sociais extra-escolares interfe-rem negativamente no acesso, na trajetria e no desempenho dos alunos procedentes de famlias de baixa renda no foi prioridade nem em polticas pblicas, nem na ao de significativos segmentos das elites. O empurraempurra entre os poderes gerais do Imprio e dos poderes provinciais, a iniqidade da escravatura, a descentralizao sem recursos desde o Ato Adicional e a perversa distribuio da renda geraram uma herana at hoje pesada e no superada e que articula fatores sociais, tnicos, espaciais, regionais e o acesso, a permanncia e o desempenho qualitativo na escola. Comenta a esse respeito, no citado documento da PREAL (2001), o prof. Juan Carlos Tedesco:
Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

218

Quisiera expresar, en el marco de un acuerdo general sobre el documento, dos preocupaciones que deberan ser tenidas en cuenta en los anlisis y las propuestas que formulamos sobre estrategias de reforma educativa. La primera de ellas se refiere a las caractersticas del actual contexto econmico, social y cultural en el cual se desarrollan las reformas educativas. En muchos pases de la regin est aumentando la pobreza, la desigualdad social, la concentracin del ingreso y la prdida de capital social por la desconfianza creciente en las instituciones. Estos fenmenos - ampliamente documentados por las evidencias empricas disponibles - estn asociados estrechamente a los bajos resultados de la educacin. Todos estamos de acuerdo en sostener que la educacin es un factor importante de equidad social, pero en el contexto actual de Amrica Latina tambin es importante reconocer que un nivel bsico de equidad social es condicin necesaria para que la accin educativa sea exitosa. (p. 26)

Desse modo, ao no ignorar a situao socioeconmica de desigualdade, recupera-se a correlao sociedade e educao e seu impacto sobre o ensino/aprendizagem. Com isso evita-se exigir da ou at inculpar a escola pelo que no de sua responsabilidade. Considerar esse ngulo um passo importante para se pensar polticas pblicas de cunho redistributivista, maior financiamento para a educao, os planos de carreira do magistrio a partir de bases salariais recompostas. Por outro lado, o reconhecimento do condicionamento socioeconmico sobre a educao no significa negar ou mascarar a dinmica interna, responsabilidade prpria das escolas e suas conseqncias na trajetria e no desempenho dos estudantes e de seus agentes como empenho profissional, projeto pedaggico, atualizao de saberes e responsividade social e profissional. O conhecimento escolar, hoje bastante pesquisado, vem sendo visto como um fato de seleo (ou no) e de poder face dinmica do cotidiano escolar.17 CONSIDERANDO... A nossa legislao, certamente perfectvel em muitos aspectos, tem um tom bastante avanado e, sem dvida, contm elementos normativos em seus princpios que fazem jus a uma concepo democrtica. Como assevera Bobbio (1992, p. 79-80)
a existncia de um direito, seja em sentido forte ou fraco, implica sempre a existncia de um sistema normativo, onde por "existncia" deve entender-se tanto o mero fator exterior de um direito histrico ou vigente quanto o reconhecimento de um conjunto de normas como guia da prpria ao. A figura do direito tem como correlato a figura da obrigao.
Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

219

Polticas inclusivas supem uma adequao efetiva ao conceito avanado de cidadania coberto pelo ordenamento jurdico do pas. Por outro lado, o mesmo Bobbio (1992, p. 10) adverte:
A linguagem dos direitos tem indubitavelmente uma grande funo prtica, que emprestar uma fora particular s reivindicaes dos movimentos que demandam para si e para os outros a satisfao de novos carecimentos materiais e morais, mas ela se torna enganadora se obscurecer ou ocultar a diferena entre o direito reivindicado e o direito reconhecido e protegido. No se poderia explicar a contradio entre a literatura que faz a apologia da era dos direitos e aquela que denuncia a massa dos sem direitos. Mas os direitos de que fala a primeira so somente proclamados nas instituies internacionais e nos congressos, enquanto os direitos de que fala a segunda so aqueles que a esmagadora maioria da humanidade no possui de fato (ainda que sejam solene e repetidamente proclamados.

O avano no ordenamento jurdico, evidentemente muito diferente e superior do que se conheceu no passado, o contnuo pleito dos educadores e cientistas por melhor educao e at mesmo o empenho dos governos at agora realizado, apesar dos avanos alcanados, no foram suficientes para fazer da incluso um patamar de maior equidade na vida social. A realidade continua apresentando um quadro muito aqum dos benefcios que a educao desencadeia para o conjunto social e se encontra longe das promessas democrticas que ela encerra. A retrao do Estado, forosa em alguns casos, funcional noutros, no pode se efetivar em omisso diante de situaes de desigualdade, disparidade, discriminao e privilgios. E nem pode exonerar-se do seu papel de garantia do direito educao como inalienvel pessoa e sociedade. dele, sobretudo, que a sociedade continua esperando condies para a ultrapassagem de situaes de excludncia, vindas do passado e aliadas a outras nascidas dos tempos presentes. Estamos diante de um desafio instaurador de um processo que amplia a democracia e educa para a cidadania, rejuvenesce a sociedade e irriga a economia. Estamos diante da necessidade de uma sada urgente para uma educao de qualidade. Uma sada que obedea aos ditames da razo que a educao inaugura. O Estado que no assume essa via decreta sua perdio. A sociedade que no busca essa sada aceita a autoridade da submisso e refuga o caminho da autonomia. Sabendo-se que a incluso excludente uma necessidade sob o capitalismo, sabendo-se que a resistncia a essa forma precria de incluso
Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

220

tambm se d sob forma de inconformismo como negao dessa necessidade, no se pode ignorar os movimentos de busca e superao. Ela tanto pode ser uma forma de resistncia a uma suposta condenao quanto a procura por outros horizontes, mais equnimes, mais emancipatrios. Para sair de uma condio que nos constrange, em vrios aspectos, a um confinamento educacional prprio do sculo XIX, preciso considerar as mediaes que possibilitem aos grupos sociais e ao Estado a pactuao de um novo esforo em prol da educao, sem o qual no ultrapassaremos os limites dos avanos at agora celebrados em boa parte em solenes proclamaes. E uma dessas mediaes uma poltica de Estado que, atendendo o interesse maior de todos, presentifique o potencial da educao, superando as barreiras que impedem a construo de uma democracia mais ampla. Se quisermos associar democracia e modernidade, ou o pas como um todo toma a deciso inadivel e necessria de priorizar a educao bsica como tarefa inadivel ou perderemos a velocidade da Histria em vista da construo de um espao social que seja inclusivo de mais igualdade e mais liberdade.
REFERNCIAS BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. BUFFA, Ester. Ideologias em conflito: escola pblica e escola privada. So Paulo: Cortez e Moraes, 1979. COMENIUS, Jan Amos. Didactica Magna. So Paulo: Martins Fontes, 2006. CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. CUNHA, Clio. Educao e autoritarismo no Estado Novo. So Paulo: Cortez, 1981. CUNHA, Luiz Antonio. O ensino profissional na irradiao do industrialismo. So Paulo: UNESP; Braslia: FLACSO, 2000. CURY, Carlos Roberto Jamil. Cidadania republicana e educao: governo provisrio do Mal. Deodoro e Congresso Constituinte de 1890-1891. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. CURY, Carlos Roberto Jamil. A educao na reviso constitucional de 1925-1926. Bragana Paulista: EDUSF, 2003. CURY, Carlos Roberto Jamil. Os fora de srie na escola. Campinas: Autores Associados, 2005. FVERO, Osmar (Org.). A educao nas constituintes brasileiras. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2001. FORQUIN, Jean-Claude et al. Sociologia da educao: dez anos de pesquisa. Petrpolis: Vozes, 1995. HORTA, Jos Silvrio Bahia. O hino, o sermo e a ordem do dia: regime autoritrio e educao no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994. MACHADO, Regina Luclia Machado de Souza. Educao e diviso do trabalho. So Paulo:
Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

221

Cortez e Associados, 1989 MARTINS, Jos de Souza. Excluso social e a nova desigualdade. So Paulo: Paulus, 1997. MARX, Karl. O Capital: crtica da economia poltica. So Paulo: Abril Cultural, 1983, vol. I, t. I. MELLO, Guiomar Namo de. Fatores intra-escolares como mecanismos de seletividade no ensino de 1 Grau. Educao e Sociedade, n. 2. So Paulo, 1979. MOREIRA, Antonio Flvio. Sociologia do Currculo: origens, desenvolvimento e contribuies. Em Aberto, n. 46, 1990. NOSELLA, Maria de Lourdes Deir. As belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didticos. So Paulo: Cortez e Moraes, 1979. ROCHA, Marlos Bessa Mendes da. Tradio e Modernidade na Educao: o processo constituinte de 1933-34. In: FVERO, Osmar (Org). A educao nas constituintes brasileiras. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001. ROSENBERG, Flvia. Discriminaes tnico-raciais na literatura infanto-juvenil brasileira. Tempo Brasileiro, n. 63, So Paulo, 1990. SAVIANI, Dermeval. Educao brasileira: estrutura e sistema. So Paulo: Saraiva, 1973. SBPC. Documenta. Educao n. 3 A (Re) Construo da Educao no Brasil. So Paulo: SBPC, 1995. SMITH, Adam. A riqueza das naes: investigao sobre sua natureza e suas causas. So Paulo: Abril Cultural, 1983. v. II. SOARES, Jos Francisco. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: SOUZA, Alberto de Mello e (Org.). Dimenses da avaliao educacional. Petroplis: Vozes, 2005. p. 174-204. YOUNG, Michael. O currculo do futuro: da nova sociologia da educao a uma teoria crtica da aprendizagem. Campinas: Papirus, 2000. NOTAS Cf. Comenius, 2006.

De acordo com Martins (1997, p. 30-31), "...tivemos duas escravides: a indgena e a negra, cada uma regulada por um estatuto jurdico diferente. (...) no sculo dezoito, porm, que se d uma cessao mais ou menos eficaz da escravido indgena. O Diretrio dos ndios do Maranho e do Gro-Par liberta os ndios administrados, nome que tinha a sua escravido. Eles passam, ento condio de teoricamente livres e, na prtica, mais ou menos servos dependentes do grande proprietrio. Milhes de indgenas foram vtimas de extenso genocdio".
3

Essa descentralizao do sistema de ensino vige at hoje, embora passando por conotaes especficas. Afora a inconstitucionalidade explcita com o art. 6 da Constituio Imperial, essa lei provincial impede a presena, nos bancos escolares, de pessoas de "cor preta", vindas da frica, ainda que no-escravizadas.
5 6 7 8 4

Cf. Cury, 2001. Cf. Cury, 2003. Cf. SBPC, 1995. Cf. Rocha In: Fvero, 2001.
Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

222
9 10 11 12 13 14 15

Cf. Horta, 1994. Cf. Cunha, 2000; Cunha, 1981. Cf. Machado, 1989. Buffa, 1979; Saviani, 1973. Cf. Martins, 1997. Cf. Cury, 2005.

O reconhecimento diferena teve, como caminho, trabalhos de denncia, sobretudo, no mbito de currculos discriminatrios entre os anos 1970 e 1980. Cf. Nosella, 1979; Rosenberg, 1980.
16

Consulta em www.oei.es/quipu/Informe_preal2001.pdf, em 31/03/2008.

Recebido: 07/07/2008 Aprovado: 10/07/2008 Contato: Avenida Dom Jos Gaspar, 500 - Prdio 40 - Sala 106 Corao Eucarstico 30535-610 Caixa Postal 2686 Belo Horizonte - MG Brasil

Educao em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 205-222 | dez. 2008

S-ar putea să vă placă și