Sunteți pe pagina 1din 15

ASSOCIATIVISMO

Unio de pessoas em por um objetivo comum

Projeto Gerart 2009

Empreendedorismo / Ivanete Daga Cielo, Ricardo Mercadante, Fabiana Severo, Katia Fabiane Rodrigues, Ana Caroline Santos Franzen, Patrcia Hahn e Sandra Regina Kchesinski Bueno.

A SSOCIATIVISMO
Unio de pessoas por um objetivo comum

Esta apostila trabalha com o conceito de associao, suas vantagens, como fazer sua constituio e registro e descreve seus rgos constituintes e suas atuaes.

A todos um BOM ESTUDO!

Projeto Gerart
2009

Sumrio
Associaes ...............................................................................1 Vantagens .................................................................................1 Constituio e administrao ....................................................2
Roteiro de constituio ............................................................................ 3 O estatuto ............................................................................................... 3 A assemblia geral .................................................................................. 3 Os rgos da associao.......................................................................... 4 Os associados .......................................................................................... 5

Possibilidade de comercializao pelas associaes ..................5 rgos da associao ................................................................7 Passos para a criao de uma associao .................................8 Referncias .............................................................................10

Associativismo: unio de pessoas por um objetivo comum

ASSOCIAES
Com a inteno de superar obstculos, fortalecer relaes e promover a melhoria individual e coletiva, as pessoas e as empresas que tem objetivos comuns se unem em associaes procurando gerar benefcios ou fornecer servios para os associados. As associaes somam servios, atividades e conhecimentos na busca de um mesmo conjunto de interesses e podem ser formais, legalmente organizadas, ou informais, sem valor legal. Um dos principais objetivos das associaes de produtores defender os interesses especficos de seus associados, seja na hora de comprar a matria-prima ou de garantir meios para a obteno de preos justos na venda ou divulgao dos produtos. O Projeto Gerart tem como objetivo a criao de associaes municipais de saboeiros que iro trabalhar com a produo e comercializao de produtos artesanais de higiene pessoal. Nessas associaes participaro pequenos proprietrios rurais, arteses de outros ramos, donas de casas, comerciantes, entre outros, que se organizaro para iniciar e gerenciar uma atividade produtiva de artesanato em produtos de banho, para a divulgao de sua produo bem como para defender seus interesses de mercado.

VANTAGENS
O termo associativismo deriva de associaes, pois remete ao sentimento que os associados devem compartilhar, de repartir os dividendos e ajudar-se nas dificuldades. O associativismo permite que seus associados atinjam objetivos maiores e de forma mais rpida do que se estivessem trabalhando sozinhos, j que as pessoas desenvolvem o seu trabalho em equipe. Dessa forma, quando uma pessoa tem dificuldade para superar um problema, negociar uma compra ou administrar seu negcio, por exemplo, ela poder contar com o apoio de outras pessoas da associao. O trabalho associativista possibilita o crescimento pessoal e profissional, uma vez que, se houver interesse, as habilidades de uns podem ser aprendidas pelos outros, havendo uma troca de informao entre seus membros. Por meio das associaes possvel ligar-se as cooperativas. Estas, por sua vez, propiciam negociar preos mais baixos das matrias-primas com os fornece1

Associativismo: unio de pessoas por um objetivo comum

dores, fazer a padronizao da qualidade dos produtos finais, aumentar a clientela, facilitar a distribuio dos produtos e sua divulgao na mdia, abrir novos mercados possibilitando a venda para outras cidades, estados e mesmo pases, conseguir estandes de venda em feiras e promover cursos de capacitao, entre outras vantagens. No associativismo as pessoas trabalham como parte de uma estrutura facilitando o processo de encontrar solues para os problemas que surgem em qualquer negcio e permitindo que mais ideias sejam discutidas na hora de criar, produzir, divulgar e auxiliar nas estratgias de venda.

CONSTITUIO E ADMINISTRAO
As associaes formais so consideradas pessoas jurdicas e necessitam ser registradas, para que possam atuar de forma legal no interesse de seus associados. Para isso necessrio a construo de seu estatuto e seu registro no cartrio de registro civil de pessoas jurdicas. Nas pequenas cidades pode ser feito no cartrio de registros gerais. A elaborao do estatuto requer ateno e dedicao, pois nele estar prevista a vontade, os desejos e objetivos dos associados e a regulamentao a qual os novos associados devero aderir. De acordo com o artigo 54 do CCB (Cdigo Civil Brasileiro) a constituio de uma associao dever conter: A denominao, os fins e a sede da associao. Os requisitos para admisso, demisso e excluso dos associados. Direitos e deveres associados. Fontes de recursos para sua manuteno. Modo de constituio e funcionamento dos rgos deliberativos (que so os que definem a linha de ao da associao). Condies para alterao, disposies estatutrias e para a dissoluo. Forma de gesto administrativa e aprovao das respectivas contas.

A associao deve ser constituda por escrito, por meio de um estatuto e registrada em cartrio com a declarao unnime da vontade dos associados de se unirem para sua formao. Para a constituio de uma associao existe a necessidade de ter no mnimo duas pessoas fsicas ou jurdicas que buscam objetivos em comum. Seu patrimnio constitudo pela contribuio de associados ou por doaes, entre outras formas.

Associativismo: unio de pessoas por um objetivo comum

Roteiro de constituio
Para a constituio de uma associao deve-se seguir o seguinte roteiro: A reunio de um grupo de interessados. A definio de objetivos do grupo. A escolha do nome da associao. Os rgos constituintes da associao (assemblia geral, direo, conselho fiscal). A elaborao do Estatuto. Realizao de assemblia de constituio, com eleio dos membros dos rgos constituintes da associao. Realizao da ata de constituio de associao. O registro em cartrio do estatuto dos livros obrigatrios e da ata de constituio. A retirada do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurdica) na Receita Federal. Obter inscrio na receita estadual inscrio estadual. Os registros na prefeitura, INSS e ministrio do trabalho. A elaborao do plano de trabalho da associao.

A inscrio estadual e a inscrio no INSS so necessrias somente se a associao pretender praticar atos comerciais.

O estatuto
Na elaborao do estatuto da associao devem constar alguns itens: Nome da associao. Sede e comarca. Finalidades e objetivos concretos da associao. Quem responde pelas obrigaes da entidade. O tempo de durao da associao, caso no seja de tempo indeterminada. As atribuies de cada um dos rgos internos. Quem exercer os cargos e funes de direo e conselho. As regras para eventuais modificaes do estatuto. Qual o processo de dissoluo da associao. O destino do patrimnio no caso de dissoluo.

A assemblia geral
A assemblia geral o rgo mximo da associao, pois permite a manifestao de todos os seus integrantes. So competncias da assemblia geral: Destituir os administradores.
3

Associativismo: unio de pessoas por um objetivo comum

Alterar o estatuto.

Para melhor organizao destas reunies, normalmente escolhe se um presidente de assemblia, que ordenar as falas nestes encontros. As assemblias gerais podem ser ordinrias ou extraordinrias. As assemblias ordinrias so reunies realizadas mensalmente, e nestas assemblias podem ser discutidas: A prestao de contas dos rgos de administrao. A eleio dos componentes dos rgos de administrao, conselho fiscal e outros. Outros assuntos de interesse dos associados.

As assemblias extraordinrias, so aquelas que ocorrem excepcionalmente, ou seja no estavam previstas no calendrio de reunies ordinrias mensais. Elas podem ser convocadas quando do interesse dos associados para tratar de assuntos diversos, como: Reformulao do estatuto. Fuso, incorporao ou desmembramento da associao. Mudana do objeto da sociedade. Dissoluo. E outros assuntos que forem necessrios.

Os rgos da associao
Na administrao de uma associao preciso que existam pelo menos trs rgos: a assemblia geral, a diretoria administrativa e o conselho fiscal, pode haver um quarto rgo que o conselho deliberativo. As assemblias gerais j foram mencionadas anteriormente. A diretoria administrativa o rgo responsvel pela gesto da associao e execuo das decises dos associados. Deve necessariamente existir e composto pelos seguintes membros: Presidente o principal representante dos associados, maior responsvel pela gesto da associao. Vice-presidente auxilia o presidente na execuo das decises tomadas em assemblia, e na busca por atender as necessidades dos associados. Secretrio cuida da documentao da associao, faz as atas das reunies, e agiliza os demais processos administrativos, colaborando e promovendo suporte para as tomadas de decises.
4

Associativismo: unio de pessoas por um objetivo comum

Tesoureiro o responsvel pelo controle financeiro, preocupando-se em manter a contabilidade organizada, e prestando contas frequentemente dos saldos e movimentaes efetuados. O conselho fiscal tem como funo fiscalizar os atos administrativos, e verificar o cumprimento dos deveres legais e estatutrios, trazendo mais transparncia s atividades e movimentaes financeiras da associao. Normalmente composto por seis membros.

Os associados
Em conformidade com a legislao, os associados devem ter direitos iguais, mas o estatuto pode instituir categorias com vantagens especiais. A qualidade de associado intransfervel. A excluso do associado s permitida por justa causa e de acordo com o estatuto. Nenhum associado pode ser impedido de exercer direito ou funo que lhe tenha sido conferida.

POSSIBILIDADE DE COMERCIALIZAO
PELAS ASSOCIAES
Nos termos do art. 53 do cdigo civil, constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos. Portanto, as associaes no possuem fins econmicos, logo, no podem ser constitudas para realizar operaes de mercado. Isto no significa que elas no possam vender produtos ou mercadorias e prestar servios, no entanto este no deve ser seu objetivo principal. Como exemplo desta situao pode-se citar o caso da APAE que uma associao com fins teraputicos, mas que pode vender vassouras e cartes de natal entre outros, que forem produzidos pelas crianas como mtodo de um trabalho teraputico. A venda, neste caso, acessria e no o objetivo da instituio. Pode-se exemplificar essa situao ainda levantando o caso de uma igreja que pode vender bblias, velas e imagens, entre outros, para seus fiis, embora o objetivo desta entidade promulgar a f e a venda destes produtos seja apenas um meio para atingir seus fins.

Associativismo: unio de pessoas por um objetivo comum

Ou mesmo uma associao comercial que venda cartilhas sobre gesto de negcios ou tcnicas de venda, por exemplo. Est venda contribui para o aprimoramento dos seus associados, embora a venda em si no seja o objetivo de sua constituio. Pela legislao, as associaes alm de no terem fins econmicos tambm no podem ter finalidade lucrativa, o que significa que as associaes no podem distribuir os lucros gerados aos associados, mas apenas utiliz-los para a manuteno de suas atividades e pagamento de seu quadro funcional. A receita gerada s pode ser transformada em benefcio da prpria associao em busca da melhora de suas atividades.

Associativismo: unio de pessoas por um objetivo comum

RGOS DA ASSOCIAO

rgos da Associao: - Assemblia geral - Direo - Conselho fiscal

Assemblia Geral: dirigida por uma mesa, formada por membros eleitos podendo ser um presidente, um auxiliar e um secretrio. rgo mximo compete-lhe alm de outras atividades, aprovar plano de atividades, aprovar e alterar estatutos, aprovar relatrios de atividades.

Direo: Direo: composta por no mnimo trs membros, podendo ser um presidente, um secretrio e um tesoureiro. Sua principal funo a gesto da associao.

Conselho Fiscal: composto por no mnimo trs pessoas, podendo ser um presidente, um secretrio e um relator. Compete basicamente o controle das contas da associao.
7

Associativismo: unio de pessoas por um objetivo comum

PASSOS PARA A CRIAO DE UMA ASSOCIAO


Reunio informal: reunir um grupo de pessoas com os mesmos objetivos ou interesses e discutir a criao de uma associao.

Projeto estatuto: na reunio informal elaborar projetos para o estatuto, que sero as regras da associao a serem cumpridas no futuro.

Escolha do nome: para que a associao seja reconhecida precisa receber um nome, um slogan e um smbolo. importante que esses elementos sejam nicos, j que sero a marca de reconhecimento da associao

Assemblia geral: com o projeto de estatuto e o nome da associao em mos, convoca-se uma reunio com todos os membros. Eleger os elementos participantes dos rgos da associao. Essa reunio deve ter ata datada e assinada por todos os presentes, pois esta ser necessria para a legalizao da associao.

Inscrio associao: requerer inscrio junto ao cartrio de registros de ttulos e documentos, sendo este assinado pelo presidente da associao.

Continua...

Associativismo: unio de pessoas por um objetivo comum

...Continuao

Anexos ao requerimento devem estar duas vias da ata da assemblia, uma via do estatuto, lista de presena com a assinatura dos fundadores, relao de integrantes do conselho e diretoria com indicao de nacionalidade, estado civil, profisso e residncia. Se houver estrangeiro juntar o visto de permanncia no pas, se solteiro declarar a sua maioridade e se houver participao de personalidade jurdica juntar a prova de sua existncia legal. Todas as folhas devem ser rubricadas pelo presidente.

Personalidade jurdica: a associao uma empresa jurdica e passa a existir aps providenciar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica) da Associao junto delegacia da Receita Federal.

Registro de livros: consiste no registro dos livros obrigatrios da associao. So eles, o livro de presena, de atas das assemblias, das atas das reunies da diretoria, de atas do conselho e o livro dirio.

Livro dirio dever ser registrado na Delegacia da Receita Federal. Demais livros com todas as folhas rubricadas pelo presidente. Todas as atas de reunies devero ser transcritas nos livros prprios. A associao poder adquirir outros livros de carter auxiliar como o Caixa e Razo.

Associativismo: unio de pessoas por um objetivo comum

REFERNCIAS
ASSOCIAES. Como criar uma associao. Disponvel em: <http://www.associacoes.org> Acesso em: 20 abr 2009. CRIAO DE ASSOCIAO. Roteiro para criao de associao. Disponvel em: <HTTP://www.mozartrussomanno.com.br> Acesso em: 20 abr 2009. SOUZA, L. C. Associaes. Vitria: Sebrae, 2007. ASSOCIAO OU COOPERATIVA. - Comercializao. Disponvel em: <http://www.sebraesp.com.br/fique_olho/notas_empreendedor/legislacao/asso ciacao_cooperativa> Acesso em: 01 mai 2009. VASCONCELOS, E. P. L. Associativismo e cooperativismo: conhecer e participar. Belo Horizonte: EMATER - MG, sd.

10

Este o Volume II da coleo de apostilas do Projeto Gerart e trata do tema associativismo. O projeto Gerart foi criado por professores da Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paran, e faz parte do programa Universidade Sem Fronteiras Extenso Tecnolgica Empresarial da SETI (Secretaria de Estado da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior). Busca contribuir com a gerao de empregos pela transferncia de conhecimentos adquiridos na Universidade. Conhecimentos estes, da rea de fabricao de produtos artesanais de higiene pessoal e gesto de empresas.

O projeto possui parceria com as prefeituras dos municpios participantes: Diamante DOeste. Iracema do Oeste. So Jos das Palmeiras. So Pedro do Iguau. Vera Cruz do Oeste.

Como principais objetivos o Projeto Gerart busca formar associaes municipais e uma cooperativa regional de produo e comercializao de produtos para higiene pessoal; contribuir com a melhoria da renda dos associados, fazendo uso, quando possvel, de matrias primas regionais para fabricao dos produtos propostos.

S-ar putea să vă placă și