Sunteți pe pagina 1din 7

FSICA I UNISAL / ENGENHARIAS BALSTICA: LANAMENTO DE PROJTEIS

Balstica a cincia que se preocupa em estudar o movimento de corpos lanados ao ar livre, o que geralmente est relacionado ao disparo de projteis por uma arma de fogo. Ao se estudar um projtil disparado por uma arma de fogo, pode-se separar seu movimento em trs partes distintas: a balstica interior, balstica exterior e a balstica terminal. A balstica interior fica encarregada de estudar o que ocorre desde o momento do disparo at o instante em que o projtil abandona a arma. Este estudo fica baseado ento na temperatura, volume e presso dos gases no interior da arma durante a exploso do material combustvel, assim como tambm se baseia no formato da arma e do projtil. Dependendo da quantidade utilizada de plvora, deve-se ser estudado qual o material utilizado para a construo da arma e do projtil para evitar exploses desagradveis. A construo do cano interno da arma tambm tem de ser bem projetada. Grandes desenvolvimentos da balstica interior foram realizados por Benjamin Robins, um engenheiro que realizou diversos experimentos nesta rea no sculo XVIII. A balstica exterior trata de estudar o que ocorre a partir do instante em que o projtil abandona a arma e o instante em que este atinge o alvo. Neste estudo entra a aerodinmica, preocupada em estudar qual a relao entre o movimento do projtil e o ar que o envolve. Calibre, formato, massa, velocidade inicial e rotao so fatores determinantes para a construo de um projtil com grande poder de destruio. Da simples anlise fsica do assunto utilizando energia,

podemos deduzir que a massa e a velocidade so muito importantes no desenvolvimento de uma arma e de um projtil, j que a energia cintica de um corpo igual a Ec= mv2, e como a energia que ser transmitida ao alvo ser igual energia cintica, a maximizao desta permitir um melhor resultado. Um dos motivos de controvrsia do passado estava relacionado com a trajetria dos projteis. Antes de Galileu, acreditava-se que a trajetria descrita por um projtil era retilnea, porm Galileu e Newton demonstraram que a trajetria de qualquer corpo sob ao da gravidade era parablica. Os mtodos utilizados para a medio da velocidade dos projteis eram variados, e podiam ser feitos atravs da medio do momento deles ou ento da distncia percorrida entre dois pontos em um intervalo de tempo. O primeiro mtodo era feito utilizando-se para isto um pndulo balstico, que consistia em um anteparo pendurado em um teto. O projtil acertava ento este anteparo e o deslocava. O ngulo de deslocamento era medido e sabia-se ento qual era o momento transferido pelo projtil para o corpo, e atravs da frmula para o momento, Q=mv, achamos facilmente o valor da velocidade. A balstica terminal se encarrega de estudar o que ocorre no momento do impacto do projtil com o alvo. 0 estudo de balstica terminal envolve muitas formas empricas, porm estudos tericos so realizados tambm para maximizar a penetrao, permitir ou no a fragmentao do projtil ao atingir o alvo, a utilizao ou no de apetrechos explosivos nos extremos do projtil, aumentando desta forma sua capacidade de destruio, etc. Nos ltimos anos, o estudo da balstica tem obtido grandes xitos, j que o desenvolvimento de fotografias de alta-velocidade e do estroboscpio tm permitido o estudo aprofundado da movimentao de projteis desde o momento em que so disparados at o instante em que

atingem o alvo. Estes estudos so feitos atravs da incluso destes dados em supercomputadores que permitem a otimizao de armas e projteis.

Lanamento de Projtil Uma partcula lanada com velocidade inicial v0, segundo um ngulo em relao ao eixo horizontal (lanamento oblquo), estando sob a ao da acelerao da gravidade, agindo verticalmente para baixo, impondo uma trajetria parablica, resultante da composio de dois movimentos. Sendo a velocidade uma grandeza vetorial, podemos decomp-la segundo os eixos x e y, com o intuito de estudarmos os movimentos separadamente. Com respeito a vertical, tem-se o movimento uniformemente variado e movimento uniforme segundo o eixo horizontal, visto que a acelerao da gravidade sendo vertical, no tem componente nesta direo. Em termos das componentes da velocidade inicial, percebese que:

1. A componente de v0, na direo do eixo x dada pela equao (3.01)

(3.01) 2. A componente de v0, na direo do eixo y dada pela equao (3.15) (3.02)

Equaes de Posio e Velocidade As equaes de posio e velocidade esto agrupadas de acordo com o tipo de movimento, alm de considerarmos a origem dos eixos de referncia na posio de lanamento da partcula, o que faria de x0 e y0 valores nulos. Vamos s equaes:
1. Movimento na direo X (MRU)

(3.03)
2. Movimento na direo Y (MUV)

deslocamento velocidade Torricelli Obteno de Alguns Resultados no Lanamento de Projtil

(3.04) (3.05) (3.06)

Os resultados sero obtidos para uma referncia positiva sendo considerada para cima e a origem adotada no ponto de lanamento. Os resultados so:
1. Altura mxima ymax. Por Torricelli (3.06) e sabendo-se que vy

nulo, mxima dada pela equao (3.07)

ento,

altura

(3.07)
2. Tempo de subida ts. Partindo-se da equao de velocidade (3.05) e

sabendo-se que vy nulo, encontra-se para o tempo de subida, equao (3.08) (3.08) 3. Alcance mximo R = xmax. O alcance mximo quando o tempo t igual ao tempo de queda tq. Sendo o tempo de queda o dobro do tempo de subida, pois y = 0 e usando-se a equao de movimento (3.04)

obtm-se o tempo de queda

e substituindo-se o tempo de queda na equao de movimento horizontal (3.03) encontra-se

rearranjando tem-se para xmx (3.09)

4. Equao da Trajetria: y em funo de x Devemos isolar o tempo

na equao de movimento para o eixo x (3.03) e substituir na equao de movimento para o eixo y (3.04) encontrando-se

de onde se tem y em funo de x mostrado na equao (3.10) (3.10)

TRAJETRIAS EM FUNO DO NGULO DE LANAMENTO

VARIAES DO VETOR VELOCIDADE DURANTE A TRAJETRIA

TRAJETRIA DO CENTRO DE MASSA

S-ar putea să vă placă și