Sunteți pe pagina 1din 15

(UNESP 2007) 1- A seqncia indica os crescentes nveis de organizao biolgica: clula I II III populao IV V biosfera.

osfera. Os nveis I, III e IV correspondem, respectivamente, (A) rgo, organismo e comunidade. (B) tecido, organismo e comunidade. (C) rgo, tecido e ecossistema. (D) tecido, rgo e bioma. (E) tecido, comunidade e ecossistema.

(UNESP 2007) 2- Sobre o processo da transpirao dos vegetais, foram feitas as cinco afirmaes seguintes. I. Em torno de 95% da gua absorvida pelas plantas eliminada pela transpirao, principalmente pelos estmatos. II. Os estmatos abrem-se quando a turgescncia das clulas-guardas alta, fechando-se quando esta baixa. III. A reao mais imediata da planta pouca disponibilidade de gua no solo o fechamento dos estmatos. IV. A conseqncia do contido na afirmao III ser uma diminuio da difuso de CO2 para o interior das folhas. V. Considerando a concentrao de gs carbnico, a disponibilidade de gua no solo, a intensidade luminosa, a temperatura e a concentrao de oxignio, esta ltima a que exerce menor efeito sobre o processo de abertura e fechamento dos estmatos. So corretas as afirmaes (A) I e III, apenas. (B) I e IV, apenas. (C) II e IV, apenas. (D) I, II, III e V, apenas. (E) I, II, III, IV e V.

(UNESP 2007) 3- Na aula de biologia, a professora comentou que as brifitas poderiam ser consideradas os anfbios do reino vegetal. Esta afirmao vlida se considerarmos que as brifitas, assim como alguns anfbios, (A) apresentam um sistema de distribuio de gua pelo corpo que se d de clula para clula, por osmose. (B) reproduzem-se por alternncia de geraes (metagnese). (C) tm uma fase do desenvolvimento (gametfito) que ocorre exclusivamente na gua. (D) sofrem um processo de metamorfose, durante o qual se alteram os mecanismos de captao de oxignio. (E) vivem em ambientes midos e dependem da gua para a fecundao.

(UNESP 2007) 4- A figura apresenta a variao na produo de sementes pela populao de uma espcie de rvore, observada pelo perodo de 20 anos. As setas representam o perodo em que foi aplicado na rea um produto qumico utilizado para o controle de pragas.

Analisando o comportamento da curva, pode-se afirmar que o produto qumico utilizado provavelmente elimina (A) outras espcies de plantas que competem por nutrientes com a planta observada. (B) os insetos que se alimentam das sementes dessa planta. (C) os pssaros que se alimentam dos frutos dessa planta e que promovem a disperso das sementes. (D) os polinizadores dessa planta. (E) os microorganismos patognicos que infectam essa planta

(UNESP 2007) 5- O aqfero Guarani a principal reserva subterrnea de gua doce da Amrica do Sul e um dos maiores sistemas aqferos do mundo. (...) Sua recarga natural anual (principalmente pelas chuvas) de 160 km/ano, sendo que desta, 40 km/ano constituem o

potencial explorvel sem riscos para o sistema aqfero. Sua rea de recarga (...) a mais vulnervel e deve ser objeto de programas de planejamento e gesto ambiental permanentes para se evitar a contaminao da gua subterrnea e sobrexplotao do aqfero. (www.ambiente.sp.gov.br) Sobre o aqfero e o ciclo da gua, pode-se dizer que: (A) a gua acumulada no aqfero Guarani, se no extrada pelo homem, permanece indisponvel para a realizao do ciclo da gua. (B) sendo reabastecido continuamente com gua da chuva, o aqfero Guarani uma fonte inesgotvel de gua, sendo desnecessrio o controle de sua explorao. (C) quando a gua do aqfero Guarani utilizada para irrigao da lavoura, passa a compor o ciclo longo da gua. (D) as guas do aqfero Guarani so de excelente qualidade para o consumo domstico, pois esse depsito abastecido por rios ainda no poludos. (E) assim como o petrleo, as guas do aqfero Guarani constituem um recurso subterrneo no renovvel.

(UNESP 2007) 6- Quem esteja acompanhando minimamente o noticirio sobre mudanas climticas sabe que a questo central dos prximos anos e dcadas no mundo e no Brasil ser a energia que fontes vamos usar, que vantagens e conseqncias negativas podem ter cada uma delas. O caso do etanol, o lcool da cana-de-acar, uma dessas questes que j ocupam largo espao na comunicao. (Washington Novaes. O Estado de S.Paulo, 11.05.2007.) Sobre essa questo, pode se afirmar que: (A) ao crescer, a cana-de-acar reabsorve grande parte do CO2 emitido na queima do lcool combustvel. (B) a cultura da cana-de-acar emprega mo-de-obra qualificada. (C) a cana-de-acar pode ser estocada, o que permite fazer um plano de produo contnuo ao longo do tempo. (D) ocorre pouco uso de fertilizantes e pesticidas na lavoura da cana-de-acar. (E) no h necessidade de novos desmatamentos para ampliar as reas de plantio de cana-deacar.

(UNESP 2007) 7- Os principais grupos de plantas que colonizaram o ambiente terrestre foram as gimnospermas e as angiospermas. Muitos autores acreditam que os insetos tiveram um papel importante no sucesso das angiospermas nesse ambiente. Uma caracterstica das angiospermas que possibilitou a associao com os insetos a presena de (A) fruto com mesocarpo carnoso, que impede a ingesto das sementes pelos insetos durante a polinizao. (B) gros de plen com envoltrios resistentes, produzidos em estrbilos com reas secretoras, que atraem os insetos polinizadores. (C) carpelos mltiplos no ovulados e anteras plumosas, que foram insetos polinizadores a visitar muitas plantas. (D) flores com ptalas com cores, aromas ou secrees, que atraem insetos que atuaro na polinizao da planta. (E) sementes descobertas, formadas em flores rudimentares, que facilitam sua disperso pelos insetos.

(UNESP 2007) 8- O Cerrado o segundo maior bioma brasileiro, localizado em uma grande rea do Brasil Central. Por fazer fronteira com outros importantes biomas (a Amaznia ao norte, a Caatinga a nordeste, o Pantanal a sudoeste e a Mata Atlntica a sudeste), a fauna e flora do Cerrado so extremamente ricas.(...) Apesar do seu tamanho e importncia, o Cerrado um dos ambientes mais ameaados do mundo. Dos mais de 2 milhes de km de vegetao nativa restam apenas 20% e a expanso da atividade agropecuria pressiona cada vez mais as reas remanescentes. (www.conservacao.org.br) Qual das alternativas caracterizaria este bioma? (A) rvores com caules tortuosos e razes longas; animais, como tamandu-bandeira, tatucanastra e lobo-guar. (B) Muitas gramneas e poucos arbustos; animais, como tatu, marreco e quero-quero. (C) Muitos cactos, como o mandacaru, e rvores, como o umbuzeiro; animais, como tatupeba, caititu e calango. (D) Gramneas, aguap, ip e imbabas; animais, como ona parda, cervo, lontra, gara e soc. (E) Muitos pinheiros, como a araucria, alm de cedro, imbuia e gameleira; animais, como tatu, gralha-azul e sabi.

(UNESP 2008) 9- Joo e Antnio apresentaram-se como voluntrios para o experimento de um nutricionista. Joo, depois de passar um dia em jejum, foi alimentado com 500 g de milho

cozido. Antnio, tambm depois de jejuar, foi alimentado com 500 g da carne de um frango que cresceu alimentado apenas com milho. Com relao transferncia de energia ao longo da cadeia alimentar, pode-se dizer que, no experimento, (A) a quantidade de energia obtida por Antnio foi igual quela necessria para a formao de 500 g de carne de frango. (B) a quantidade de energia obtida por Joo foi igual quela necessria para a formao de 500 g de milho. (C) Joo e Antnio receberam a mesma quantidade de energia, igual quela necessria para a formao de 500 g de milho. (D) Joo e Antnio receberam mais energia que aquela necessria para a formao de 500 g de milho. (E) Joo e Antnio receberam menos energia que aquela necessria para a formao de 500 g de milho.

(UNESP 2008) 10- Dentre os grficos de 1 a 5, um deles representa a variao do nmero de espcies de organismos (eixo y) com relao ao aumento da latitude no planeta (eixo x); outro grfico representa o crescimento populacional (eixo y) em funo do tempo (eixo x) na ausncia de restries ambientais (resistncia do meio) e com ndice de mortalidade zero.

Esses grficos so, respectivamente, (A) 1 e 2. (B) 2 e 3. (C) 3 e 4. (D) 4 e 5. (E) 5 e 1.

(UNESP 2008) 11- A figura reproduz um experimento em que uma planta colocada em um vaso transparente recebe luz lateralmente, no caule e nas razes, conforme indicam as setas. Aps alguns dias, o caule apresenta-se voltado para a fonte de luz e as razes encontram-se orientadas em sentido oposto. Isso se deve ao das auxinas, hormnio vegetal que atua no controle do crescimento de caules e razes, promovendo o alongamento das clulas. Podemos afirmar corretamente que, no caule, as auxinas promoveram o crescimento do lado (A) no iluminado da planta, enquanto nas razes promoveram o crescimento do lado iluminado. A inclinao do caule e da raiz deve-se maior concentrao de auxina no lado no iluminado da planta. (B) iluminado da planta, enquanto nas razes promoveram o crescimento do lado no iluminado. A inclinao do caule e da raiz deve-se maior concentrao de auxina no lado iluminado da planta. (C) no iluminado da planta, assim como o fizeram nas razes. A inclinao do caule e da raiz deve-se maior concentrao de auxina no lado iluminado da planta. (D) iluminado da planta, assim como o fizeram nas razes. A inclinao do caule e da raiz devese maior concentrao de auxina no lado iluminado da planta. (E) no iluminado da planta, enquanto nas razes promoveram o crescimento do lado iluminado. A inclinao do caule deve-se maior concentrao de auxina no lado iluminado, enquanto a inclinao da raiz deve-se maior concentrao de auxina no lado no iluminado.

(UNESP 2008) 12- Leia as afirmaes seguintes. I. Ambiente aqutico continental, com densidade baixa de plncton. Grande parte das cadeias alimentares sustentada pela entrada de matria orgnica proveniente do ambiente terrestre. II. Ambiente aqutico continental, com densidade elevada de plncton. Grande parte das cadeias alimentares sustentada pela produo primria do fitoplncton. Escolha a alternativa que relaciona corretamente as afirmaes ao tipo de ambiente. (A) I: Rio, pois a correnteza existente nesses ambientes no permite, por muito tempo, o estabelecimento de populaes planctnicas. II: Lago, pois a gua parada permite s comunidades planctnicas se estabelecerem e a permanecerem. (B) I: Rio, pois as comunidades fluviais so muito pobres, sendo que os animais precisam se alimentar de matria orgnica que cai no rio. II: Oceano, que apresenta rica biodiversidade. (C) I: Lago, pois a situao da gua parada faz com que esse ambiente seja pobre em nutrientes e em organismos. II: Rio, cuja correnteza faz com que o ambiente seja rico e sustente uma diversificada comunidade planctnica.

(D) I: Oceano, cuja elevada profundidade faz com que os nutrientes fiquem concentrados no fundo, no permitindo o estabelecimento das comunidades planctnicas. II: Lago, que normalmente raso, o que faz com que os nutrientes estejam disponveis s comunidades planctnicas que a se estabelecem. (E) I: Rio, pois o sombreamento das matas ciliares no permite o estabelecimento do fitoplncton. II: Lago, pois a baixa densidade de peixes fluviais nesses locais permite que o plncton se estabelea.

(UNESP 2008) 13- Os animais da Amaznia esto sofrendo com o desmatamento e com queimadas, provocados pela ao humana. A derrubada das rvores pode fazer com que a fina camada de matria orgnica em decomposio (hmus) seja lavada pelas guas das constantes chuvas que caem na regio. (J. Laurence, Biologia.) O contido no texto justifica-se, uma vez que (A) a reciclagem da matria orgnica no solo amaznico muito lenta e necessita do sombreamento da floresta para ocorrer. (B) o solo da Amaznia pobre, sendo que a maior parte dos nutrientes que sustentam a floresta trazida pela gua da chuva. (C) as queimadas, alm de destruir os animais e as plantas, destroem, tambm, a fertilidade do solo amaznico, originalmente rico em nutrientes e minerais. (D) mesmo com a elevada fertilidade do solo amaznico, prprio para a prtica agrcola, as queimadas destroem a maior riqueza da Amaznia, a sua biodiversidade. (E) o que torna o solo da Amaznia frtil a decomposio da matria orgnica proveniente da prpria floresta, feita por muitos decompositores existentes no solo.

(UNESP 2009) 14- O grfico representa a evoluo da disponibilidade de sais nitrogenados no solo em uma determinada propriedade agrcola ao longo do tempo.

Aps observao do grfico, um estudante lanou as seguintes hipteses sobre o que pode ter acontecido nos perodos I, II e III:

I. Nesse perodo, foram cultivados arroz, milho ou cana, que so vegetais que no apresentam bactrias fixadoras de N2 associadas s suas razes. II. Nessa fase, a ausncia das bactrias fixadoras associadas s razes de leguminosas fez com que as plantas ficassem sem uma fonte de nitrognio. III. A recuperao do nitrognio no solo foi possvel graas rotao de culturas, com a plantao de espcies de leguminosas. Est correto o contido em (A) II, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III.

(UNESP 2009) 15- Como um micro-habitat, a pele humana um tanto quanto inspita. Os micro-organismos, para viverem nela, precisam enfrentar um ambiente mais seco e com mais limitaes nutricionais do que o encontrado, por exemplo, no tubo digestivo. Esses organismos podem colonizar a superfcie da pele e os folculos pilosos. Em geral, eles podem existir na pele humana sem causar problemas aos seres humanos e podem at desempenhar um papel protetor, prevenindo a colonizao por patgenos. No entanto, ocasionalmente essa microflora pode causar problemas, ocasionando infeces de cateteres e implantes ou mesmo odor desagradvel nas axilas. (Microbiology Today, 03.2008) As relaes interespecficas que aparecem no texto, conforme a sequncia em que foram citadas, so: (A) comensalismo, mutualismo e parasitismo. (B) parasitismo, comensalismo e predatismo. (C) protocooperao, predatismo e parasitismo. (D) comensalismo, antibiose e inquilinismo. (E) inquilinismo, parasitismo e protocooperao.

(UNESP 2009) 16- Leia o texto.

Nos ltimos anos, o declnio mundial no nmero de polinizadores gerou grandes manchetes na agricultura. O colapso das populaes de abelhas, que ainda no foi compreendido de maneira completa, atraiu mais ateno, mas existiam, tambm, de maneira mais ampla, indcios de declnio entre os demais polinizadores. (www.noticias.terra.com.br/ciencia. 23.10.2008. Acessado em 07.03.2009) Essa notcia, de fato, deve gerar preocupao na agricultura? (A) Sim, pois as gimnospermas, que so o grupo de plantas responsveis pela maior produo de alimentos, necessitam de polinizadores como as abelhas para se reproduzirem. (B) No, pois os alimentos produzidos na agricultura so provenientes de partes das plantas que no dependem da polinizao para se desenvolverem. (C) Sim, pois os polinizadores so os principais responsveis pela reproduo das angiospermas, que, por sua vez, so as maiores responsveis pela produo de alimentos. (D) Sim, porque os polinizadores so os responsveis pela disperso das sementes, garantindo a reproduo das angiospermas. (E) No, pois a maior parte da polinizao nas gimnospermas ocorre pela ao do vento, garantindo a produo de seus frutos, que so muito usados na alimentao humana.

(UNESP 2009) 17- Sr. Jos Horcio, um morador de Ipatinga, MG, flagrou uma cena curiosa, filmou-a e mandou-a para um telejornal. Da ponte de um lago no parque da cidade, pessoas atiravam migalhas de po aos peixes. Um socozinho (Butorides striata), ave que se alimenta de peixes, recolhia com seu bico algumas migalhas de po e as levava para um lugar mais calmo, beira do lago e longe das pessoas. Atirava essas migalhas roubadas no lago e, quando os peixes vinham para com-las, capturava e engolia esses peixes. Sobre os organismos presentes na cena, pode-se afirmar que (A) o socozinho um parasita, os homens e os peixes so os organismos parasitados. (B) o socozinho um predador, que pode ocupar o terceiro nvel trfico dessa cadeia alimentar. (C) o homem produtor, os peixes so consumidores prim-rios e o socozinho consumidor secundrio. (D) os peixes e o socozinho so consumidores secundrios, enquanto o homem ocupa o ltimo nvel trfico dessa cadeia alimentar. (E) os peixes so detritvoros e o socozinho consumidor primrio

(UNESP 2009) 18- No filme Espanta Tubares (Estdios DreamWorks, 2004), Lenny, um tubaro vegetariano que deseja a amizade dos outros peixes, disfara-se em golfinho e

consegue enganar at mesmo outros tubares. No filme, a transformao no muito difcil: Lenny coloca um focinho falso e um pouco de maquiagem. Embora o filme veicule uma srie de incorrees biolgicas, uma vez que se trata de uma fantasia, na biologia a semelhana fenotpica entre tubares e golfinhos explicada como resultado de um processo conhecido por (A) camuflagem. (B) mimetismo. (C) divergncia adaptativa. (D) convergncia adaptativa. (E) homologia.

(UNESP 2009) 19- Considere a figura.

A anlise da figura leva hiptese de que a espcie (A) 1 um predador que, aps a introduo da espcie 2, sua nica presa, pode experimentar um significativo aumento populacional. (B) 1 uma planta nativa que se tornou praga aps a introduo da espcie 2, um polinizador eficiente. (C) 1 foi introduzida na rea e reduziu a populao da espcie 2 por competio. (D) 2 foi introduzida na rea e passou a competir com a espcie 1 por recursos. (E) 2 um parasita que mantm a populao de seu hospedeiro, a espcie 1, sob controle.

(UNESP 2009) 20- O professor chamou a ateno dos alunos para o fato de que todos os ipsroxos existentes nas imediaes da escola floresceram quase que ao mesmo tempo, no incio do inverno. Por outro lado, os ips-amarelos, existentes na mesma rea, tambm floresceram quase que ao mesmo tempo, porm j prximo ao final do inverno. Uma possvel explicao para este fato que ips-roxos e ips-amarelos apresentam (A) pontos de compensao ftica diferentes e, provavelmente, so de espcies diferentes.

(B) pontos de compensao ftica diferentes, e isto no tem qualquer relao quanto a serem da mesma espcie ou de espcies diferentes. (C) fotoperiodismos diferentes e, provavelmente, so de espcies diferentes. (D) fotoperiodismos diferentes, e isto no tem qualquer relao quanto a serem da mesma espcie ou de espcies diferentes. (E) fototropismos diferentes, e isto no tem qualquer relao quanto a serem da mesma espcie ou de espcies diferentes.

(UNESP 2009) 21- Um rapaz apaixonado desenhou no tronco de um abacateiro, a 1,5 metros do cho, um corao com o nome de sua amada. Muitos anos depois, voltou ao local e encontrou o mesmo abacateiro, agora com o dobro de altura. Procurou pelo desenho que havia feito e verificou que ele se encontrava (A) praticamente mesma altura e mantinha o mesmo tamanho e propores de anos atrs. (B) a cerca de 3 metros do cho e mantinha o mesmo tamanho e propores de anos atrs. (C) a cerca de 3 metros do cho e mantinha as mesmas propores, mas tinha o dobro do tamanho que tinha anos atrs. (D) a cerca de 3 metros do cho e no tinha as mesmas propores de anos atrs: estava bem mais comprido que largo. (E) praticamente mesma altura, mas no tinha as mesmas propores de anos atrs: estava bem mais largo que comprido.

(UNESP 2010) 22- Um estudante de biologia anotou em uma tabela algumas caractersticas de quatro espcies vegetais:

A partir desses dados, pode-se dizer que na rvore filogentica que reconstitui a histria evolutiva dessas espcies,

(A) as espcies 1 e 2 compartilham entre si um maior nmero de ancestrais comuns que aqueles compartilhados pelas espcies 1 e 3. (B) a espcie 4 tem uma origem evolutiva mais recente que a espcie 3. (C) a espcie 1 mais aparentada espcie 2 que espcie 3. (D) as espcies 1, 2 e 3 formam um grupo natural, ou monofiltico. (E) as espcies 2, 3 e 4 formam um grupo artificial, ou parafiltico.

(UNESP 2010) 23- O vento soprava fraco, dobrando levemente as hastes de uma planta dominante, que mal superava a altura do tornozelo, mas nem sempre era assim. Na maior parte das vezes o deslocamento de ar era intenso e se transformava num jato de uivos poderosos, durante as tempestades de vero. ...Aoitadas pelo deslocamento de ar, as hastes se dobravam e se agitavam para liberar o contedo das copas, arredondadas como antigas lmpadas incandescentes. Ento as sementes partiam. Cada uma pousaria num ponto distinto, determinadas a perpetuar a espcie, adaptando-se com a disposio de migrantes que desembarcam numa terra estranha. O futuro est ali, no l, de onde partiram. (Ulisses Capozzoli. Memria da Terra. Scientific American Brasil, janeiro 2010. Adaptado.)

O texto retrata uma cena na Terra h alguns milhes de anos. Pode-se dizer que o texto tem por protagonista as_________ e descreve um processo que lhes permitiu____________ . Os espaos em branco poderiam ser corretamente preenchidos por (A) brifitas manterem-se como uma mesma espcie at os dias atuais (B) pteridfitas manterem-se como uma mesma espcie at os dias atuais (C) pteridfitas diversificarem-se em vrias espcies, algumas delas at os dias atuais (D) gimnospermas manterem-se como uma mesma espcie at os dias atuais (E) gimnospermas diversificarem-se em vrias espcies, algumas delas at os dias atuais

(UNESP 2011) 24- Tudo comea com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Voc j deve ter visto uma revoada deles na primavera. So atrados por luz e calor, e quando caem no solo perdem suas asas. Machos e fmeas se encontram formando casais e partem em busca de um local onde vo construir os ninhos. So os reis e as rainhas. Dos ovos nascem as ninfas, que se diferenciam em soldados e operrios. Estes ltimos alimentam toda a populao, passando a comida de boca em boca. Mas, como o alimento no digerido, dependem de protozorios intestinais que transformam a celulose em glicose, para dela obterem a energia.Mas do que se alimentam? Do tronco da rvore de seu jardim, ou da

madeira dos mveis e portas da sua casa. Segundo os especialistas, existem dois tipos de residncia: as que tm cupim e as que ainda tero. (Texto extrado de um panfleto publicitrio de uma empresa dedetizadora. Adaptado.)

No texto, alm da relao que os cupins estabelecem com os seres humanos, podem ser identificadas trs outras relaes ecolgicas. A sequncia em que aparecem no texto : (A) sociedade, mutualismo e parasitismo. (B) sociedade, comensalismo e predatismo. (C) sociedade, protocooperao e inquilinismo. (D) colnia, mutualismo e inquilinismo. (E) colnia, parasitismo e predatismo.

(UNESP 2011) 25- Para discutir ecologia, a professora citou uma das estrofes do Hino da Campanha da Fraternidade 2011, promovida pela Igreja Catlica, cujo lema Fraternidade e a Vida no Planeta: (...) Olha as florestas: pulmo verde e forte! Sente esse ar que te entreguei to puro... Agora, gases disseminam a morte; O aquecimento queima o teu futuro. (...)

Sobre essa estrofe do hino, os alunos fizeram as seguintes afirmaes:

I. O primeiro verso uma meno funo fotossinttica das florestas, estabelecendo uma analogia entre essa funo e a exercida pelo pulmo dos vertebrados, pois cada uma dessas funes retira da atmosfera e nela libera os mesmos gases. II. O segundo verso uma referncia atmosfera primitiva da Terra, a qual permitiu o aparecimento das primeiras molculas orgnicas e, posteriormente, dos primeiros organismos vivos. III. O terceiro verso faz referncia poluio atmosfrica. Gases txicos so liberados pela atividade humana, comprometendo a sade das populaes e dos demais organismos. IV. O quarto verso referncia direta s queimadas, que tm por objetivo a formao de pastos em detrimento da conservao da mata nativa. correto o que se afirma em (A) III, apenas. (B) IV, apenas. (C) I e II, apenas. (D) III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

(UNESP 2012) 26- Segundo a teoria da curva ambiental de Kuznets, o ndice de poluio e de impactos ambientais nas sociedades industriais comporta-se como na figura abaixo: a degradao da natureza aumenta durante os estgios iniciais do desenvolvimento de uma nao, mas se estabiliza e passa a decrescer quando o nvel de renda e de educao da populao aumenta.Considere a curva ambiental de Kuznets representada na figura e quatro situaes ambientais distintas: I. Implantao de programas de reflorestamento. II. Mata nativa preservada. III. Estabelecimento de uma comunidade clmax. IV. rea desmatada para extrao de madeira.

Na curva, as posies marcadas de 1 a 4 correspondem, respectivamente, s situaes (A) I, IV, III e II. (B) II, III, I e IV. (C) II, IV, I e III. (D) IV, I, II e III. (E) IV, III, I e II.

S-ar putea să vă placă și