Sunteți pe pagina 1din 5

1

Globalizao
Mdulo 01

Prof. Pardal
As grandes navegaes e as conquistas do fim do sculo XV at o inicio do sculo XIX marcaram a primeira etapa da integrao econmica mundial. Nessa poca, a expanso comercial de potncias europeias como Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda permitiu a interligao gradativa de regies da Terra que antes estavam isoladas. A fase inicial da integrao econmica mundial caracterizou-se pelo mercantilismo. Essa doutrina econmica adotada pelas monarquias nacionais do sculo XV ao XVIII propunha a interveno do Estado na economia, com o objetivo de fortalecer o poder poltico e econmico. O que desejava acumular riquezas por meio da instalao de colnias e da estruturao do comrcio mundial. O objetivo principal da poltica mercantilista era a obteno de uma balana comercial favorvel, ampliando o valor das exportaes ao mximo e reduzindo o das importaes. Com o desenvolvimento do colonialismo (sc. XVI), a conquista, a dominao e a ocupao de novos territrios com a finalidade de formar uma colnia. Tem como objetivos a explorao de recursos naturais para a obteno de novos produtos que pudessem ampliar suas exportaes para as metrpoles. Figura 2.

GLOBALIZAO:
A FORMAO DA ECONOMIA GLOBAL O processo de integrao mundial
Quando comparamos o cotidiano do sculo XVIII com o nosso, ficamos impressionados em perceber como o mundo se transformou desde ento. Em todas as reas da economia, a fabricao em srie e a aplicao da cincia ao processo produtivo geraram uma fantstica expanso da produo e do consumo. Esse processo de desenvolvimento est intimamente relacionado crescente integrao da economia mundial. Quanto mais os pases se integravam, maior ficava o mercado mundial. Quanto maior o mercado, maior a recompensa financeira para aqueles que inventassem produtos novos, tcnicas de produo mais avanadas ou conseguissem produzir com mais qualidade ou a preos mais baixos. O fato de podermos encontrar nos supermercados produtos do mundo inteiro mostra a integrao dos mercados mundiais, mas esse apenas um dos aspectos da globalizao. Essa palavra indica um processo de integrao mundial que envolve, alm da esfera econmica, as esferas poltica, social e cultural.
Figura 1 (Rede de Supermercados)

Fonte: Google imagem (acesso em 16/05/2012).

A rigor, a integrao mundial vem ocorrendo desde que as sociedades fizeram os primeiros contatos entre si, e a partir da, estabeleceram um intercambio de mercadorias, tcnicas e culturas. No entanto, em muitos momentos da histria, houve uma grande intensificao desses contatos, como nas fases de expanso colonialista, quando esses contatos foram impostos, ou no final do sculo XX, quando foram buscados voluntariamente.

Fonte: Google imagem (acesso em 16/05/2012).

Cuiab/MT - 2012
Prof. Pardal http://blogdageoprofpardal.blogspot.com.br/ E-mail: odevalveras@gmail.com

Globalizao
Mdulo 01 Estabeleceu-se assim uma Diviso Internacional do Trabalho (DIT). As colnias passaram a constituir uma economia complementar: vendiam seus produtos a preo baixo e compravam outros a preo elevado. Com exceo dos produtos de consumo local, as colnias produziam somente o que era necessrio s metrpoles, como caf, algodo, acar e metais preciosos. Tudo que pudesse gerar lucro se transformava em mercadoria. Por esse motivo, houve um reflorescimento da escravido, o que causou a morte de um grande nmero de cativos, tanto no continente africano como no americano. O trfico de escravizados tornou-se um dos negcios mais lucrativos da poca. Essa primeira fase foi essencial para o desenvolvimento da economia mundial, pois permitiu o acmulo de capitais nos pases colonizadores e criou condies para que ocorresse a Revoluo Industrial. Entretanto, os pases praticamente dizimaram e mantiveram-se por sculos subordinados ao pacto colonial, atrasando seu desenvolvimento econmico e social e sua industrializao.

Prof. Pardal
Figura 3 (Ciclos de inovao tecnolgica da economia industrial).

Fonte: Google imagem (acesso em 21/05/2012).

1 Revoluo Industrial

O desenvolvimento tecnolgico e o processo de globalizao


De fato, a internacionalizao da economia e a interdependncia econmica entre os pases se acentuaram nos sculos XIX e XX, perodos marcados por intensas mudanas tecnolgicas: as revolues industriais. Iniciava-se uma poca em que as descobertas e as inovaes alteravam no s o mundo da produo, mas tambm a vida cotidiana e a paisagem: ferrovias, eletricidade, automveis, telefones, avies, computadores comearam a fazer parte desse novo mundo. Na figura 3, podemos observar a evoluo das inovaes tecnolgicas nos diversos ciclos da economia industrial. O ciclo hidrulico, do carvo, do petrleo, da eletrnica e da informtica. Observaremos agora como as revolues industriais, ocorrida inicialmente na Inglaterra, provocaram transformaes significativas na economia, sociedade, poltica e no espao geogrfico.

Foi um perodo de grandes inovaes tcnicas que ocorreu entre meados dos sculos XVIII e XIX. Caracteriza-se pela substituio do trabalho artesanal ou manufatura pela maquinofatura, onde esta utilizou fontes de energia modernas para movimentar mquinas (carvo, posteriormente o petrleo, e mais modernamente eletricidade), pela produo em larga escala e pela especializao do trabalho. A Inglaterra foi pioneira, industrializou-se antes de todas as outras potncias, utilizando a energia hidrulica, aperfeioou sua produo txtil e siderurgia, no chamado ciclo hidrulico. Com capital e mo de obra disponveis, um vasto imprio colonial que lhe fornecia diversas matrias-primas essenciais, como o algodo, e possibilitava a estabilidade poltica, a Inglaterra pde investir em equipamentos e inovaes. No ciclo do carvo, com a utilizao dessa nova fonte de energia para produzir vapor e movimentar mquinas e locomotivas, iniciou-se um perodo de mecanizao. As linhas frreas e os navios a vapor agilizaram o transporte de pessoas e mercadorias. Nessa fase ocorreram diversas mudanas sociais e econmicas, alm de transformaes na paisagem.
2 Revoluo Industrial

A partir de 1850, as novas mudanas no modo de produzir estenderam-se para outros pases, como Estados Unidos, Japo, Frana e Alemanha. As mquinas foram aperfeioadas e a produo tornou-se maior e mais veloz. Iniciava-se a Segunda Revoluo Industrial, que durou at o inicio do sculo XX.

Cuiab/MT - 2012
Prof. Pardal http://blogdageoprofpardal.blogspot.com.br/ E-mail: odevalveras@gmail.com

Globalizao
Mdulo 01 A utilizao da eletricidade e do petrleo como combustvel trouxe novos progressos. No ciclo do petrleo, na primeira metade do sculo XX, a indstria automobilstica tornou-se tomou impulso. Carros, trens eltricos, avies possibilitaram transportes mais rpidos e eficientes. O empresrio Henry Ford props diversas inovaes no processo produtivo com o objetivo de produzir mais em menos tempo, introduzindo nas fbricas a produo em srie (produtos padronizados e em grande quantidade) e a diviso da produo (cada trabalhador realiza apenas uma tarefa especfica). Esse processo adotado por outras fbricas ficou conhecido como regime fordista. A sistematizao desse processo foi feita por Frederick Taylor, que procurou intensificar ainda mais o ritmo de trabalho nas fbricas. A partir de vrias medidas de controle operacional, a execuo de tarefas em tempo cronometrado e o trabalhador fixo no seu posto de servio. A produo passou a ser planejada e controlada nos escritrios, havendo, portanto, a separao do trabalho intelectual do manual. Com essas modificaes, podemos falar em regime fordista/taylorista. Para dominar os mercados, as empresas passaram a adotar inovaes no processo produtivo e nas tecnologias de produo. Todos esses avanos tecnolgicos tornaram possvel produzir mais do que a demanda e iniciar uma era de consumo de massa desenfreado. O descarte em massa tambm se tornou uma realidade, com a substituio em ritmo constante e acelerado de determinados produtos por outros tecnologicamente mais modernos. Para aumentar as vendas, os empresrios aderiram ainda a prtica da obsolescncia (em que o produto deixa de funcionar aps um tempo planejado pelo fabricante.

Prof. Pardal
enriquecia os grandes comerciantes e o reis. Agora, a indstria necessitava de liberdade tanto para importar matrias-primas a preos baixos quanto para exportar sem restries. Nascia assim a proposta do livre-comrcio. A partir de 1850, os pases europeus foram pouco a pouco aderindo ao livre-comrcio e estabeleceram o padro-ouro. Esse foi um sistema no qual todos os pases cotavam a sua moeda em ouro e se comprometiam a troc-la pelo metal a qualquer momento, facilitou muito o intercmbio comercial, pois, era como se houvesse uma nica moeda no mundo. A Inglaterra era o centro do livre-comrcio. L estavam os bancos financiadores, os navios de carga, as seguradoras e boa parte da indstria. Em razo da grande integrao comercial e financeira dos pases, muitos economistas consideram o perodo entre 1871 e 1914 uma nova fase da globalizao. No fim do sculo XIX, a disputa pelos mercados e pelo domnio econmico do mundo levou as potncias a uma poltica de expanso e de conquista de novos territrios, alm da necessidade de matrias-primas e de mercados para os produtos que produziam em suas indstrias, esses pases procuravam expandir o capital excedente de suas empresas. O principal alvo foram as reas dos continentes asitico e africano, ficou conhecido como Imperialismo. A disputa por novos mercados envolveu outras potncias que se industrializaram a partir da segunda metade do sculo XIX, como Alemanha, Itlia, Blgica, Japo, Dinamarca e Estados Unidos. Nessa poca, o comrcio mundial j englobava todos os continentes e havia alterado o modo de vida tradicional da populao de lugares antes isolados. Na figura 4, analisem as fases ou etapas do sistema capitalista. A partir do sculo XVI, atravs das grandes navegaes os pases colonizadores iniciam suas exploraes territoriais alm-mar, descobrindo novas regies e lugares jamais visitados. Regies e povos at ento desconhecidos recebem o impacto de exploradores e invasores com objetivos de obter lucros e explorar seus recursos naturais. Dessa forma o capitalismo desenvolve-se e cria sua prpria estrutura de controle global, onde as potncias colonizadoras

A consolidao do capitalismo mundial


O perodo da Segunda Revoluo Industrial acompanhado por mudanas importantes que consolidaram o sistema capitalista mundial. Os novos interesseis industriais reclamavam por mudanas na velha poltica mercantilista. At ento, a obteno de grandes supervits comerciais

Cuiab/MT - 2012
Prof. Pardal http://blogdageoprofpardal.blogspot.com.br/ E-mail: odevalveras@gmail.com

Globalizao

Prof. Pardal

Mdulo 01 imprimem um poder de expanso que prevalece at Exerccios propostos os dias atuais. 1. Em sua opinio, como ocorreu o processo de integrao econmica mundial? 2. Descreva uma transformao tecnolgica de cada Figura 4 Evoluo do Sistema Capitalista ciclo da economia industrial e, duas modificaes na paisagem causadas pelas inovaes tecnolgicas? 3. Analise esta imagem e compare com a figura 2. Na economia de mercado estabelea essa relao: produtos / consumo / poder aquisitivo.

4. Com relao revoluo industrial com a substituio de ferramentas manuais por mquinas e da fora humana pela motriz.

Qual a importncia dessa revoluo a que estamos nos referindo? 5. Explique a relao: Pases Desenvolvidos industrializados X Pases Subdesenvolvidos / DIT. Fonte bibliogrfica (Referncias) TERRA, Lygia. Conexes: estudos de geografia geral e do Brasil. Lygia Terra, Regina Arajo, Raul Borges Guimares. 1. Ed. So Paulo: Moderna, 2010. www.google.com/imagens
Fonte :http://geoincognita.blogspot.com.br/2012/04/divisaointernacional-do-trabalho-dit.html Acesso em 12/05/2012

Cuiab/MT - 2012
Prof. Pardal http://blogdageoprofpardal.blogspot.com.br/ E-mail: odevalveras@gmail.com

Globalizao
Mdulo 01

Prof. Pardal

Cuiab/MT - 2012
Prof. Pardal http://blogdageoprofpardal.blogspot.com.br/ E-mail: odevalveras@gmail.com

S-ar putea să vă placă și