Sunteți pe pagina 1din 11

Cecon Contagem

Mineral Nquel
NOME Joo Ferreira PROFESSOR Claydson Faria

ndice
Histria do Nquel Depsitos do Nquel Principais mineral-minrio Propriedades Fsicas / Qumicas Caractersticas principais Extrao do Nquel no Mundo Extrao no Brasil Aplicaes Efeito do Nquel sobre a sade

Histria do Nquel
O uso do nquel remonta aproximadamente ao sculo IV A.C.. Geralmente junto com o cobre j que aparece com frequncia nos minerais deste metal. Bronzes originrios da atual Sria tm contedos de nquel superiores a 2%. Manuscritos chineses sugerem que o cobre branco era utilizado no Oriente desde 1400-1700 A.C, entretanto a facilidade de confundir as minas de nquel com as de prata induzem a pensar que, na realidade, o uso do nquel foi posterior, a partir do sculo IV A.C. Os minerais que contm nquel, como a niquelina, tem-se empregado para colorir o vidro. Em 1751 Axel Fredrik Cronstedt tentando extrair o cobre da niquelina, obteve um metal branco que chamou de nquel, j que os mineiros de Hartz atribuem ao viejo Nick (o diabo) o motivo pelo qual alguns minerais de cobre no poderiam ser trabalhados. O metal responsvel por isso foi descoberto por Cronstedt na niquelina, okupfernickel, diabo do cobre, como se chamava e ainda chamado o mineral.A primeira moeda de nquel pura foi cunhada em 1881.

Depsitos do Nquel

O nquel considerado um metal estratgico devido sua grande importncia como matria-prima na indstria do ao, e devido tambm distribuio de suas reservas no mundo, concentradas em alguns poucos pases. H apenas restritas possibilidades para a substituio do Nquel, que usado principalmente na produo de aos inoxidveis e de ligas metlicas. Dois tipos de depsito so responsveis pela produo do nquel: os sulfetos magmticos e as lateritas. Os primeiros formam-se por segregao de lquidos sulfetados imiscveis na base da cmara magmtica, a partir do resfriamento de magmas de natureza mfica a ultramfica, e so principalmente de idade proterozica. Um exemplo de depsito sulfetado o de Sudbury, no Canad, um dos maiores produtores de nquel do mundo. Os depsitos de nquel latertico formam-se pelo intenso intemperismo de Rochas ultramficas, e so, em sua maior parte, de idade cenozica. Ocorrem, principalmente, em rea de clima tropical, como na Nova Calednia, nas Filipinas e no Brasil. Outros tipos de. Depsito de nquel so os veios hidrotermais contendo sulfetos e os ndulos do fundo dos oceanos que, atualmente, no apresentam interesse. Econmico.

Principais Mineral-Minrio

O nquel aparece na forma de metal nos meteoros junto com o ferro (formando as ligas kamacita e taenita ), e acredita-se que exista no ncleo da Terra junto com o mesmo metal. Combinado encontrado em diversos minerais como garnierita, millerita, pentlandita e pirrotita.

Propriedades Fsicas /Qumica


Nome: Nquel

Smbolo: Ni Nmero atmico: 28 Massa atmica: 58.6934 Classe: metal Srie: transio Grupo: 10 Perodo: quatro Bloco: s Configurao eletrnica: [Ar]3d84s2 Abundncia: Crosta terrestre: 84 PPM Oceano: 7.9 NM Sistema solar: 2 106 (relativo a [H] 1012) Electronegatividade de Pauling: 1.91 Energias de ionizao: 1 737.1 kJ mol-1 2 1753.0 kJ mol-1 Estado fsico: slido Estrutura cristalina: cbica de faces centradas Cor e aparncia: branco-acinzentada, brilhante, com fraturas fibrosa, malevel e dctil. Ponto de fuso: 1455C Ponto de ebulio: 2913C Condutividade trmica: 91.2 W/ m.K Densidade: 8.908 g/cm3 Entalpia de fuso: 17.2 kJ/mol Volume molar: 6.59 cm3/mol Capacidade calorfica: 26.07 J/mol K

Caractersticas principais

um metal de transio de colorao branco-prateada, condutor de eletricidade e calor, dctil e malevel, porm no pode ser laminado, polido ou forjado facilmente, apresentando certo carter ferromagntico. encontrado em diversos minerais, em meteoritos (formando liga metlica com o ferro) e, em princpio, existe nquel no ncleo da Terra. resistente a corroso, e s pode ser utilizado como revestimento por eletrodeposio. O metal e algumas de suas ligas metlicas, como o metal Monel, so utilizados para manejar o flor e alguns fluoretos porque reage com dificuldade com essas substncias. Seu estado de oxidao mais comum +2, podendo apresentar outros. Tem-se observado estados de oxidao zero, +1 e +3 em complexos, porm so muito pouco caractersticos.

Extrao do Nquel no Mundo

No mundo, j foram identificadas reservas de minrio de nquel em aproximadamente 20 pases espalhados por todos os continentes, resultando em um teor global mdio acima de 1%. As reservas de maior teor de nquel, a nvel mundial, so estimadas em mais de 47 milhes de t, suficientes por 45 anos, considerando a demanda atual de nquel da ordem de 980 mil t/ano. Se forem considerados todos os depsitos com reservas medidas e indicadas, este montante atinge cerca de 130,6 milhes de ton. Cuba detm o 1 lugar no que se refere s reservas mundiais de nquel, com 17,6% do total, seguida por Nova Calednia com 12%, Canad com 11% e Indonsia com 10%. O Brasil, com 4,5%, encontra-se em 10 lugar no contexto mundial. Estima-se que, segundo os teores mdios praticados, a necessidade brasileira do metal, a demanda atual e as atuais reservas medidas e indicadas de nquel contido, dispem-se de mais de 100 anos para explorao. A regio do pacfico asitico dispe de extensos depsitos de minrio Latertico (denominao de um dos tipos de minrio de nquel, posteriormente explicado), com teores de mdio a alto. Nesta regio, aproximadamente 70% da produo de nquel refinado oriunda de minrios laterticos, sendo os 30% restantes originados de minrios sulfetados.

Extrao no Brasil

O Brasil o stimo maior produtor de Nquel com 85.000 toneladas em 2008, aproximadamente. A Rssia a maior produtora com 19% do volume total, seguido por Canad com 15%, Austrlia com 11% e Indonsia com 9%. Principais empresas produtoras no Brasil: Companhia Nquel Tocantins (Votorantim) - 42,6%, Anglo American Brasil - 40,7%, e Minerao Serra da Fortaleza (Votorantim) - 16,6%. No Brasil os principais Estados produtores (base 2005) so: GO (83,5%) e MG (16,5%). Principais empresas produtoras no mundo: MMC Norilsk Nickel Group (Russia), Inco-Vale (Canada) BHP Billiton Plc (UK), Eramet Group (France), Falconbridge Limited (Xstrata) (Canad), e WMC Resources Ltd. (Austr-lia). Com a aquisio da Inco, no Canad, a Vale se tornou a maior produtora mundial de Nquel, com uma produo de 248 mil ton/ano.

Aplicaes

Aproximadamente 65% do nquel consumido so empregados na fabricao de ao inoxidvel (austenico ou corrente) e outros 12% em superligas de nquel. O restante 23% repartido na produo de outras ligas metlicas, baterias recarregveis, reaes de catlise, cunhagens de moedas, revestimentos metlicos e fundio.

Alnico, ligas para ims. O mu-metal se usa para proteger campos magnticos por sua elevada permeabilidade magntica. As ligas nquel-cobre ( monel ) so muito resistentes a corroso, utilizando-se em motores martimos e indstria qumica. A liga nquel-titnio ( nitinol-55 ) apresenta o fenmeno memria de forma e usado em robtica, tambm existem ligas que apresentam superelasticidade. Cadinhos de laboratrios qumicos. Catalisador da hidrogenao de leos vegetais Usado em cordas de guitarra e outros instrumentos

Efeito do Nquel sobre a sade


A exposio ao metal nquel e seus compostos solveis no deve superar aos 0,05 mg/cm , medidos em nveis de nquel equivalente para uma exposio laboral de 8 horas dirias e 40 horas semanais. O nquel tetracarbonilo (Ni(CO)4), gerado durante o processo de obteno do metal, um gs extremamente txico. As pessoas sensveis podem manifestar alergias ao nquel.

S-ar putea să vă placă și