Sunteți pe pagina 1din 2

Jos Fanha (Jos Manuel Krusse Fanha Vicente) - Biografia Nasceu em Lisboa a 19 de Fevereiro de 1951.

Licenciado em Arquitectura hoje professor do Ensino Secundrio (na Escola E.B 2/3 da Venda do Pinheiro), embora tambm seja guionista para televiso e cinema. Poeta, declamador, autor de letras para canes e de histrias para crianas, autor de textos para televiso, para rdio e para teatro e, tambm pintor nos tempos livres. Participou, entre muitas outras atividades, em teatro (como fundador e animador), participou em concursos de televiso, colaborou em programas de rdio e, tem trabalhado em adaptaes de inmeros textos teatrais ou televisivos. Pai oficial do exrcito. Me professora de msica. Tem 3 filhos: Joo (80), Sara (95), Matilde (97) Estudos liceais no Colgio Militar de Lisboa entre 1961 e 1968. Frequenta o Curso de Formao Artstica da Sociedade Nacional de Belas-Artes em 1968/69. Entre 69 e 76 tem experincias profissionais como jornalista (Record e Dirio de Lisboa Suplemento A Mosca -), desenhador de Arquitectura (Ministrio das Obras Pblicas, Ateliers dos arquitectos Maurcio de Vasconcelos, Frederico Georges, Manuel Vicente) e copy de publicidade. Licenciado em Arquitectura pela ESBAL (76). Trabalha brevemente na empresa ESTIL como arquitecto. co-autor do projecto de arquitectura do Centro Cultural da Embaixada de Portugal na Guin-Bissau (1978). Professor efectivo do Ensino Secundrio (78/09), onde leccionou diversas disciplinas, entre as quais "Histria das Artes Visuais", "Histria da Arte em Portugal", "Teoria do Design", "Geometria Descritiva", "Tcnicas de Expresso e Prticas de Representao, Educao Visual, Atelier de Artes, Arte e Design, etc. Orientador pedaggico na formao de professores da rea de Estudos Artsticos na Escola Superior de Educao de Lisboa (86/89). Tem o estatuto de formador de formadores, concedido pelo Conselho Cientfico-Pedaggico da Formao Contnua da Universidade do Minho. Mestre na rea de Educao e Leitura pela Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao da Universidade de Lisboa (2007). Doutorando na Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao da Universidade de Lisboa na rea de Histria da Educao e da Cultura Escrita. Poeta, divulgador de poesia e declamador. Como tal, desde 69, participou em milhares de sesses de animao cultural, acompanhando o grupo dos chamados baladeiros ou cantores de protesto, entre os quais Jos Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, Jos Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, etc, etc. Scio da Associao Portuguesa de Escritores e da Sociedade Portuguesa de Autores.

Para crianas: "Grande, grande, era o mgico Marlini" (Ed. Fungg, 77) "A porta" (Ed. Quetzal, 90) La porta (Ed. Adriano Salami, Itlia, 95) A noite em que a noite no chegou (Ed. Campo das Letras, 2001) Cantigas e cantigos (Ed. Terramar, 2004) Dirio Inventado de um Menino j Crescido (Ed. Gailivro, 2004) O dia em que o mar desapareceu (Ed. Gailivro, 2005) O dia em que a mata ardeu (Gailivro, 2007) O dia em que a barriga rebentou (Gailivro, 2009) Zulaida e o Poeta e outros contos (Ed. Gailivro, 2007) Os sapatos do pai Natal (Ed. Galivro, 2008), A porta (Gailivro, 2009), Cantigas e cantigos para formigas e formigos (ed. Terramar, 2010) Poemas com animais, antologia de poemas portugueses sobre animais (Ed. Gailivro 2004) Poemas da natureza, antologia de poemas portugueses sobre a natureza, (Ed. Gailivro, 2006), Poemas para um dia feliz antologia de poemas portugueses, (Ed. Gailivro, 2007)

- Para jovens: Srie Alex Ponto Com: Alex Ponto Com (Ed. Texto, 2006) Alex Ponto Com 2 - Joe Silicone vai escola (Ed. Texto, 2007), Alex Ponto Com 3 - Mary Lob, a lagosta assassina (Ed. Texto, 2009) Srie Os 4 cavaleiros, em conjunto com Lusa Beltro: Misso em Happy-Cosmos, (Presena, 2008) Sol Negro, (Presena, 2009)

S-ar putea să vă placă și